Inclusão de artigos

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 29/11/2019 11h41
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício

Edjailson apresenta o “intervalo alternativo” do Pátio de Forró

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Edjailson da Carú Forró (PTdoB) aprovou requerimento...

O vereador Edjailson da Carú Forró (PTdoB) aprovou requerimento na Reunião Pública Ordinária desta quinta (06) solicitando ao presidente da Fundação de Cultura e Turismo – André Alexei, no sentido da ocupação dos espaços no Palco Principal do Pátio de Eventos – entre um show e outro – por trios pé-de-serra. Segundo o vereador, que traz o Forró no seu nome parlamentar, seria a oportunidade da promoção dos artistas forrozeiros – todos ficariam dançando neste intervalo – e, ao mesmo tempo estaríamos livre da TV São João – que além de não ter funcionado no primeiro final de semana foi motivo de críticas dos forrozeiros que estavam no Pátio de Eventos Luiz Luz Gonzaga.

Prefeito José Queiroz visita camarote da Câmara Municipal

por Victor Vargas — publicado 09/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O prefeito José Queiroz (PDT) fez uma visita, no sábado (08), ao camarote da Câmara Municipal...

O prefeito José Queiroz (PDT) fez uma visita, no sábado (08), ao camarote da Câmara Municipal, no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. O prefeito avaliou como positiva a primeira semana dos festejos, destacando a segurança, a estrutura de palco – com telões maiores, avance e animação digital – e a valorização dos artistas locais. “Fizemos uma grade com os âncoras e com 83% de artistas locais. E tivemos o cuidado de colocá-los em horários com garantia de público.”, disse o prefeito.

Na foto, o registro da visita ao camarote dos vereadores, foto de Rafael Lima/PMC.

*Com informações da Secom/PMC

Jajá garante que continuará marcando presença “onde o povo está”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Na tarde deste domingo (9), o vereador Jajá (PPS) esteve na “Caminhada do Cuscuz”...

Na tarde deste domingo (9), o vereador Jajá (PPS) esteve na “Caminhada do Cuscuz”. A surpresa é que o parlamentar largou o conforto do trio elétrico e fez a maior parte do percurso a pé. “Por que eu vou ficar em cima do trio se o povo está aqui embaixo? Não vejo nada demais em aproveitar a festa junto com a população”, destacou o parlamentar, durante a caminhada.

Esta não foi a primeira vez que Jajá esteve no meio da multidão. Na abertura do São João 2013, o vereador surpreendeu a todos e aproveitou boa parte da festa junto com o povo.

CRÍTICAS

E, como não poderia ser diferente, voltou a fazer críticas ao Governo Municipal. “A festa só não foi mais bonita porque o Alto do Moura está com uma estrutura precária”, alfinetou o parlamentar.

Texto e foto: Diogenes Barbosa/Ascom Jajá

Demóstenes quer centro de prevenção e tratamento da obesidade

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Demóstenes Veras (PSD) aprovou o Requerimento nº 893/2013...

O vereador Demóstenes Veras (PSD) aprovou o Requerimento nº 893/2013 destacando apelo ao prefeito José Queiroz no sentido da implantação de uma política de prevenção, acompanhamento e tratamento da obesidade mórbida. A ideia é a criação de um centro de referência para a prevenção, tratamento e acompanhamento da obesidade mórbida formado por uma equipe multidisciplinar. “Pretendemos que todas as famílias que necessitem desse apoio tenham esse serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde. A obesidade é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo ocidental, atingindo cerca de um terço da população e com aumento progressivo de incidência – sendo, por isso, chamada de epidemia do terceiro milênio. No Brasil, cerca de 15% dos adultos são obesos”, justificou o vereador e médico Demóstenes Veras.

AscomCâmara

Sivaldo aprova a “Ginástica no Parque”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento, direcionado ao prefeito José Queiroz...

O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento, direcionado ao prefeito José Queiroz, solicitando a criação e viabilização do Programa Ginástica no Parque, de acordo com propostas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na justificativa, o vereador destaca que  “O conceito de Cidade Saudável, proposto pela OMS, visa a utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida. Sem dúvida, este é um desafio enfrentado por Caruaru. Nos últimos anos, a cidade vem apresentando um ritmo de crescimento acelerado, com índices acima de muitas outras cidades do seu porte no país. A tendência é esse desenvolvimento aumentar com a vinda de novos investimentos. Caruaru tem uma faculdade de renome – como a Asces, que possui os cursos de fisioterapia e educação física – onde se poderia fazer convênios para estágios dos alunos dentro do programa – ficando ainda a opção de uma bolsa-incentivo. Este empreendimento visa contemplar o bem estar da população jovem, adulta e da terceira idade”, frisou o vereador.

AscomCâmara

Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Considerado pelo Guinness Book como o Maior Cuscuz do Mundo...
Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

Leonardo Chaves e Augusto Soares – Foto: Divulgação

Considerado pelo Guinness Book como o Maior Cuscuz do Mundo – hoje anexado à Caminhada do Forró – o evento, organizado pelo produtor cultural Augusto Soares – aconteceu neste domingo (09), com o ponto culminante – a degustação do cuscuz – realizada no Alto do Moura. Trios elétricos tocando forró acompanharam a caminhada, este ano reduzida – saindo do outro lado da BR 104 – para evitar a travessia, facilitar o trânsito e reduzir os riscos de acidente. No Alto do Moura a festa se estendeu até o anoitecer e contou com as participações dos vereadores Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara Municipal, e Jajá (PPS). “Indiscutivelmente é um grande evento, presenciei milhares de pessoas caminhando no ritmo do forró. A degustação do cuscuz é um momento especial dentro dos Festejos Juninos”, destacou o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Vereadores participam do “Forró do Pátio”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O camarote da “Casa Jornalista José Carlos Florêncio” foi movimentado neste final...

O camarote da “Casa Jornalista José Carlos Florêncio” foi movimentado neste final de semana com a presença dos vereadores, familiares, amigos, imprensa e convidados especiais. Independente de cor partidária, todos os edis participaram de um grande momento de confraternização junina, no sábado, quando ainda teve o show da Banda Caru Forró com a participação do vereador Edjailson. “Estamos atentos à lotação do camarote e dividindo os espaços com os vereadores – este final de semana foi animado e recebemos as visitas do prefeito José Queiroz, do presidente da Fundação de Cultura, André Alexei, e do diretor da Destra, coronel José Carlos”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Lula apela por caixa postal comunitária em Peladas

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
A Vila Peladas pode ganhar uma caixa comunitária como essa, implantada no interior de São Paulo...

A Vila Peladas pode ganhar uma caixa comunitária como essa, implantada no interior de São Paulo

O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou indicação direcionada ao diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota, visando a implantação de caixa postal comunitária na Vila Peladas, no 1º Distrito. “A implantação da caixa postal na Vila Peladas é urgente. Atualmente, as correspondências não são enviadas para as residências das pessoas e são devolvidas para os remetentes, causando sérios transtornos”, justificou o vereador do PR.

AscomCâmara

Confira os destaques da Reunião Pública desta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Nesta terça-feira (11), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realizará a sua 30ª...

Nesta terça-feira (11), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realizará a sua 30ª Reunião Ordinária da 1ª sessão legislativa. Na súmula da Ordem do Dia, constam cinco projetos de lei (que entram em 2ª discussão) sendo quatro do Poder Executivo e um do vereador Louro do Juá (DEM). Os projetos de lei de autoria do Executivo Municipal referem-se ao reajuste dos agentes de trânsito e guardas municipais efetivos, à lei de acesso à informação no âmbito municipal (Lei Federal nº 12.527), à alteração na legislação do Serviço Público de Transporte de Passageiros em Caruaru (Lei Municipal nº 5.085) e à abertura de crédito adicional especial no Orçamento do Município. O projeto de lei do vereador do Democratas dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros composta por bombeiro civil

Também deverão ser debatidos vinte requerimentos e três indicações. Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a construção de bicicletários em pontos estratégicos, no centro da cidade; para o do vereador Neto (PMN), para a implantação de brinquedos adaptáveis às crianças portadoras de necessidades especiais, nas praças de Caruaru; e para o do vereador Leonardo Chaves (PSD), solicitando a regulamentação dos transportes ao lado da Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade.

Três indicações também serão apreciadas: uma do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), para aimplantação de UTI Infantil municipal, uma do vereador Marcelo Gomes (PSB), para aimplantação de unidade da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), em Caruaru, e uma do vereador Demóstenes Veras (PSD), para a implantação de posto de atendimento do Detran, no Salgado.

Confira a íntegra da súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 30ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JUNHO DE 2013.  

  1. Ata da 29ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.443/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: altera a Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010, e revoga os parágrafos 3º, 4º e 5º do Art. 19 e o Art. 87 da Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010;
  3. Projeto de Lei nº 6.506/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: dispõe sobre o procedimento para acesso às informações no âmbito municipal, conforme Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.520/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: reajusta o vencimento dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de agentes de trânsito e guardas municipais do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.529/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: dispõe sobre a autorização para abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências;
  6. Projeto de Lei nº 6.467/2013/Vereador Louro do Juá(com emendas modificativa e aditiva de autoria da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/2ª Discussão: dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiro Civil, nos estabelecimentos que menciona e dá outras providências, e revoga a Lei Municipal nº 5.199, de 19 de março de 2012;
  7. Requerimento nº 1575/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de bicicletários em pontos estratégicos, no centro da cidade;
  8. Requerimento nº 1576/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: criação do vale cultura municipal;
  9. Requerimento nº 1577/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: calçamento na Rua Cruzeiro do Sul, Nova Caruaru;
  10. Requerimento nº 1578/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de ponte entre o Bairro Nova Caruaru e o Loteamento Severino Afonso;
  11. Requerimento nº 1579/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: canalização do Riacho do Mocó, entre o Bairro Nova Caruaru e o Loteamento Severino Afonso;
  12. Requerimento nº 1580/2013/Vereador Neto: implantação de brinquedos adaptáveis às crianças portadoras de necessidades especiais, nas praças de Caruaru;
  13. Requerimento nº 1581/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de praça em terreno localizado na Rua Manoel Leopoldino, Bairro Caiucá;
  14. Requerimento nº 1582/2013/Vereador Val das Rendeiras: saneamento e calçamento nas ruas do Bairro São José;
  15. Requerimento nº 1583/2013/Vereador Leonardo Chaves: regulamentação dos transportes ao lado da Praça Nossa Senhora do Rosário;  
  16. Requerimento nº 1584/2013/Vereador Leonardo Chaves: construção da calçada do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nerine Francisca de Carvalho, Povoado do Rafael;
  17. Requerimento nº 1585/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa José Batista de Lima, Loteamento Severino Afonso;
  18. Requerimento nº 1586/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Firmeza, 4º distrito;
  19. Requerimento nº 1587/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Cacimbinha, 4º distrito;
  20. Requerimento nº 1588/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Lagedo do Cedro, 4º distrito;
  21. Requerimento nº 1589/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Xicuru, 4º distrito;
  22. Requerimento nº 1590/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de UTI Infantil, neste município;
  23. Requerimento nº 1594/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua João Martins Neto, Loteamento José Carlos de Oliveira;
  24. Requerimento nº 1595/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Sérgio Ferreira, Loteamento José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 1596/2013/Vereador Lula Tôrres: calçamento nas proximidades da residência do Sr. Antonio Rodrigues até a residência do Sr. Rui, na Vila de Peladas;
  26. Requerimento nº 1597/2013/Vereador Lula Tôrres: calçamento nas proximidades da residência do Sr. Antonio Rodrigues até o Cemitério São João Batista, na Vila de Peladas;
  27. Indicação nº 141/2013/Vereador Marcelo Gomes: implantação de unidade da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), em Caruaru;
  28. Indicação nº 142/2013/Vereador Demóstenes Veras: implantação de posto de atendimento do DETRAN, no Bairro Salgado;
  29. Indicação nº 143/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de UTI Infantil, em Caruaru. 

AscomCâmara

Projeto de Lei do “transporte de passageiro” é rejeitado na Câmara

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Depois de muitas idas e vindas, inclusive no ano passado – e na Casa do Povo desde...

Depois de muitas idas e vindas, inclusive no ano passado – e na Casa do Povo desde o início do ano – de novo, com direito a Audiência Pública e interferência do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o Projeto de Lei nº 5.805 – enviado pelo Poder Executivo – que altera a legislação do serviço público de transporte de passageiros em Caruaru, voltou a ser rejeitado durante a Reunião Pública Ordinária desta terça-feira (11) na “Casa do Povo”.

Com a presença de estudantes da UESC e da UESPE – que protestavam contra o recente reajuste das passagens, empresários da área de transportes, representantes de várias entidades da sociedade organizada e da imprensa – as galerias da Casa do Povo apresentavam lotação máxima.

Apesar de várias outras matérias em votação – como a aprovada concessão de reajuste aos funcionários da Destra – o “Projeto de Lei dos Ônibus” – que já havia sido rejeitado na reunião da última quinta-feira (06) – por um voto – voltou a ser rejeitado – de novo – por um voto – já que matéria financeira requer 2/3 dos votos – o projeto entrou em votação com a defesa dos vereadores da situação – que deixaram claro a necessidade da aprovação – inclusive atendendo reivindicação do Ministério Público e do TCE, como frisou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) na tribuna da Câmara. No placar final – 15 vereadores deram o SIM, 1 se absteve e 7 deram o NÃO. Na discussão do Projeto de Lei 5.805, o vereador Louro do Juá (DEM) afirmou na tribuna que: “Derrotamos esse projeto na semana passada. O Ministério Público deve questionar a PMC sobre a mudança na Lei referente às licitações para as empresas de ônibus. Depois de três anos, o prefeito manda esse projeto para a Câmara e desconsidera o que votamos antes. Essa lei deveria ter sido votada em 2010”. O líder do governo, vereador Demóstenes Veras (PSD) contestou e chamou de inconsistentes as declarações da oposição: “Eu não consigo entender esse tipo de voto. Essa não é uma questão do prefeito, mas pela legalidade”. O presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, vereador Marcelo Gomes (PSB), afirmou na tribuna que “A lei atual inviabiliza a licitação. A oposição não apresentou nenhuma emenda ao projeto e fica jogando para a plateia”.

Hoje pela manhã, no gabinete da presidência, o vereador Leonardo Chaves lamentava a derrota do projeto. “Lastimo profundamente a decisão de alguns edis na noite de ontem. O povo de Caruaru vai sair perdendo, serão inviabilizadas as licitações e a legalização do serviço público”, comentou o presidente.

AscomCâmara

Leonardo Chaves nas festas dos bacamarteiros e da canjica de Peladas

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) confirmou presença no final da tarde desta quarta-feira (12) em Peladas onde vai participar da Festa dos Bacamarteiros daquela localidade rural. No próximo sábado, o parlamentar participa – também em Peladas, da Festa da Maior Canjica do Mundo. “O vereador Leonardo Chaves é convidado especial e vamos festejar com trios pé de serra, bandas de pífanos e as bandas – Os clones do forró, Forró Chinelar e Virados do Forró”, comentou o produtor do evento, Iron Rodrigues.

AscomCâmara

Neto comenta ações na Zona Rural

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Neto (PMN) visitou a redação da Assessoria de comunicação da Câmara...

O vereador Neto (PMN) visitou a redação da Assessoria de comunicação da Câmara, na manhã desta quarta-feira (12), e comentou que vem desenvolvendo ações na aração de terra – com o apoio da Secretaria de Agricultura da PMC – beneficiando 16 famílias nas localidades de Taquara de Cima e Taquara de Baixo. O parlamentar destacou ainda que as localidades de Cachoeira Seca, Sítio Campos, Pau Santo e Terra Vermelha estão sendo beneficiadas com uma limpeza geral e pintura de meio-fio. “Na próxima semana, vamos ser atendidos pela PMC e vamos fazer uma limpeza geral em Jacaré e Gonçalves Ferreira”, frisou Neto.

AscomCâmara

Leonardo na conferência da Acaccil

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Conferência Municipal da Igualdade será realizada na Acaccil...

I Conferência Municipal da Igualdade será realizada na Acaccil – Foto: Site Liberdade

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai indicar – na Reunião Pública Ordinária desta quinta-feira (13), o representante do Poder Legislativo no Fórum Organizativo da I Conferência Municipal da Igualdade Étnico–Racial de Caruaru. O evento, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de Caruaru, será realizado no próximo sábado (15), a partir das 13 horas na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras.

AscomCâmara

Marcelo Gomes destaca a “Lei dos Ônibus”

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis e autor do requerimento e relatório da Audiência Pública que tratou do Projeto de Lei 5.805 (popularmente conhecido como Projeto dos Ônibus), concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (13) ao jornalista Johnny Pequeno – com foco no projeto rejeitado na Reunião Pública da terça-feira (11).

De acordo com o Regimento Interno e a Lei Orgânica, o Projeto de Lei dos Transportes Coletivos só poderá ser reenviado para a Câmara no próximo Período Legislativo. Segundo o parlamentar o Projeto de Lei 5.805 deveria ter sido aprovado por unanimidade e a sua rejeição vai inviabilizar o processo licitatório, contrariar as orientações do Ministério Público e do TCE – com prováveis reflexos diretos na legalidade e na qualidade dos serviços. “O Projeto e Relatório da Audiência ficaram à disposição de todas as Comissões da Câmara e da sociedade de um modo geral – foi amplamente debatido e analisado. A PMC vai ter problemas para os encaminhamentos legais do processo licitatório”, comentou o parlamentar durante a sua entrevista.

AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
esta quinta-feira (13), a partir das 20h, acontece mais uma reunião pública...

Nesta quinta-feira (13), a partir das 20h, acontece mais uma reunião pública na Câmara Municipal de Caruaru. Na súmula da Ordem do Dia constam sete projetos de lei, vinte e três requerimentos e oito indicações.

Os projetos de lei se referem a nominação de ruas e são todos de autoria de vereadores, como o de nº 6.464/2013, de Marcelo Gomes (PSB), que denomina de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos) uma rua localizada no Alto do Moura.

Entre os requerimentos, alguns destaques, como o do vereador José Ailton (PDT), solicitando a colocação de banheiros químicos nas praças Nossa Senhora do Rosário, Chico Porto e Pintor Reginaldo Luiz de França. O vereador Lula Tôrres (PR) vai solicitar a adaptação dos parques ecológicos de Caruaru para as pessoas com deficiência. O vereador Eduardo Cantarelli (PSDB) quer a criação de lei municipal de incentivo ao esporte. O vereador Neto (PMN) vai solicitar a criação de instituição de ação social para acolher artistas caruaruenses que passem por dificuldades. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) quer a elaboração de projeto de captação de recursos e gerenciamento das festividades juninas e culturais de Caruaru e curso de inglês e espanhol gratuitos para os profissionais ligados à cultura, turismo e segmentos afins.

Entre as indicações, destaque para o vereador Lula Tôrres, que pede a implantação de Código de Endereçamento Postal (CEP) na Vila Peladas; para o vereador Edjailson da Caru Forró, que solicita a instalação de antena de telefonia móvel na Vila do Juá e a implantação de telefone de uso público nas localidades de Palmatória II e Campo de Cima do Juá; para o vereador Gilberto de Dora (PSB), que solicita saneamento no Bairro Luiz Gonzaga e a implantação de rede de abastecimento de água para as comunidades de Cacimbinha, Marimbondo, Macacos e Firmeza; para o vereador Ricardo Liberato (PSC), que solicita a construção de delegacia da polícia civil ou Núcleo Integrado de Segurança Comunitária para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana, e a construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana.

Todos os projetos de lei, requerimentos e indicações podem ser conferidos abaixo:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 31ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 13 DE JUNHO DE 2013.

  1. Ata da 30ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.448/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/1ª Discussão: denomina de Rua José do Estado, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  3. Projeto de Lei nº 6.451/2013/Vereador José Ailton/1ª Discussão: denomina de Rua Renato José Moura, artéria localizada no Bairro Maria Auxiliadora;
  4. Projeto de Lei nº 6.461/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/1ª Discussão: denomina de Rua Manoel Bandeira, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  5. Projeto de Lei nº 6.464/2013/Vereador Marcelo Gomes/1ª Discussão: denomina de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos), artéria localizada no Bairro Alto do Moura;
  6. Projeto de Lei nº 6.469/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Pescara, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  7. Projeto de Lei nº 6.470/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Vicenza, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  8. Projeto de Lei nº 6.500/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Coral, artéria localizada no Bairro Kennedy;
  9. Requerimento nº 1598/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Avenida Roraima, Nova Caruaru;
  10. Requerimento nº 1599/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  11. Requerimento nº 1600/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de creche para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  12. Requerimento nº 1601/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passagem molhada na Rua Tenente Hipólito, interligando o Bairro Deputado José Antonio Liberato ao Loteamento Jardim dos Pinheiros III;
  13. Requerimento nº 1602/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: realização de ação social no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  14. Requerimento nº 1603/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Vimano, Bairro Maria Auxiliadora;
  15. Requerimento nº 1604/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Rubem Dionísio, Bairro Maria Auxiliadora;
  16. Requerimento nº 1605/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Salete Maria, Bairro Maria Auxiliadora;
  17. Requerimento nº 1606/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Chico Mendes, Bairro Maria Auxiliadora;
  18. Requerimento nº 1607/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Chico Mendes, Bairro Maria Auxiliadora;
  19. Requerimento nº 1608/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de creche na Vila do Juá;
  20. Requerimento nº 1609/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: curso de inglês e espanhol gratuitos para os profissionais ligados à cultura, turismo e segmentos afins;
  21. Requerimento nº 1610/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: elaboração de projeto de captação de recursos e gerenciamento das festividades juninas e culturais de Caruaru;
  22. Requerimento nº 1611/2013/Vereador Neto: criação de instituição de ação social para acolher artistas caruaruenses que passem por dificuldades;
  23. Requerimento nº 1613/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: criação de lei municipal de incentivo ao esporte;
  24. Requerimento nº 1614/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Ernesto Ferreira, Bairro José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 1615/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Ferreira de Almeida, Bairro José Carlos de Oliveira;
  26. Requerimento nº 1616/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutor de velocidade na Rua Presidente Café Filho, Boa Vista II;
  27. Requerimento nº 1617/2013/Vereador Lula Tôrres: adaptação dos parques ecológicos de Caruaru para as pessoas com deficiência;
  28. Requerimento nº 1618/2013/Vereador José Ailton: iluminação pública defronte ao Terminal Rodoviário de Caruaru;
  29. Requerimento nº 1619/2013/Vereador José Ailton: colocação de banheiros químicos nas praças Nossa Senhora do Rosário, Chico Porto e Pintor Reginaldo Luiz de França, nesta cidade;
  30. Requerimento nº 1620/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento no Bairro Luiz Gonzaga;
  31. Requerimento nº 1621/2013/Vereador Gilberto de Dora: complemento do saneamento e do calçamento na Rua Guaratinguetá, Caiucá;
  32. Indicação nº 143/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  33. Indicação nº 144/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de delegacia da polícia civil ou Núcleo Integrado de Segurança Comunitária para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  34. Indicação nº 145/2013/Vereador Ricardo Liberato: reforma e ampliação da Escola Estadual Santo Amaro;
  35. Indicação nº 146/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação de CEP na Vila Peladas;
  36. Indicação nº 147/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de antena de telefonia móvel na Vila do Juá;
  37. Indicação nº 148/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de telefone de uso público nas localidades de Palmatória II e Campo de Cima do Juá;
  38. Indicação nº 149/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento no Bairro Luiz Gonzaga;
  39. Indicação nº 150/2013/Vereador Gilberto de Dora: implantação de rede de abastecimento de água para as comunidades de Cacimbinha, Marimbondo, Macacos e Firmeza.

AscomCâmara

Em audiência com arcebispo, vereador pede atenção para o médio produtor rural

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo...

O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, nesta terça-feira (11), para pedir o apoio da igreja católica em relação ao agronegócio para o médio produtor. Também participaram do encontro, no Palácio Manguinhos, em Recife, o médico e agropecuarista Wellington Florêncio, o engenheiro civil Eduardo Gondim, o produtor rural José Reinaldo Madeira e o vereador Ricardo Liberato (PSC).   

Evandro Silva disse que a estiagem ‘quebrou’ os produtores e lembrou que pastos e rebanhos foram dizimados. “O Governo do Estado é bom para o pequeno produtor porque tem programa eleitoreiro, mas para o médio só tem mídia. Peço que o senhor sensibilize o governo e a CNBB. O médio produtor está sofrendo porque tem que tirar recursos dele próprio para recomeçar”, explicou o vereador, que também é produtor rural. 

Wellington Florêncio, coordenador da Câmara Setorial do Agronegócio da ACIC, lembrou que a situação é crítica e que os produtores precisam de meios para continuar trabalhando. “O nosso médio produtor é o pequeno produtor do Sul e Sudeste. Nosso rebanho no Estado foi reduzido a menos de 50%”, disse, ressaltando a dificuldade de acesso ao crédito governamental.   

Após ouvir as explanações, Dom Antônio citou que aquela era uma experiência nova para ele, uma vez que a igreja acostumou-se a apoiar ações visando ao pequeno produtor. “Vou levar o assunto para discutir em nossas instâncias e colocaremos no site da arquidiocese. O que puder fazer, farei”, disse o religioso, definido como justo o pleito da categoria. O vereador Evandro Silva também solicitou audiências com o secretário Estadual de Agricultura e com o governador Eduardo Campos. 

Fernandino Neto/Rádio Liberdade

Edmilson no forró

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), mesmo depois do período eleitoral...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), mesmo depois do período eleitoral, continua atendendo diariamente o povo, seja em seu escritório político, no térreo de sua residência, nas ruas ou na própria Câmara. Para atender à demanda diária, o vereador conta com uma equipe composta por vários assessores, cada qual com uma atribuição, mas ele mesmo faz questão de atender a maioria dos casos.

O vereador também é presença constante nas festas do Salgado, São João da Escócia e Jardim Liberdade, desde o início dos festejos juninos. No último domingo, mais de 200 pessoas o acompanharam até o Alto do Moura, durante a caminhada do Forró, com o Maior Cuscuz do Mundo. “Essa é a minha rotina. Gosto de estar no meio do povo em qualquer situação. Além de me sentir bem, é uma maneira de retribuir a confiança que as pessoas depositam em mim”, destaca.

Na sua agenda ainda constam a passagem por diversas palhoças e a participação na Festa do Salgadinho Gigante, no próximo dia 28, na Rua Doutor Pedro Eustáquio Vieira, no Salgado, ao lado de Coca, organizador do evento, e milhares de forrozeiros que degustarão a guloseima.

Risoní Santos Freitas/AI vereador Edmilson do Salgado

 

 

Polenta com Canjica na agenda do presidente

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai participar...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai participar, na noite desta sexta-feira (14), da Festa da Polenta na Av. São José, no Bairro São Francisco. No sábado (15), depois de prestigiar o “Forró da Macambira”, o presidente Leonardo vai direto para Peladas para degustar a “Maior Canjica do Mundo”. “Temos que ter muito cuidado nessa época – são muitos eventos no maior Ciclo de Festejos Juninos do Brasil – todos regados com o melhor da culinária junina – não podemos abusar para não sairmos da melhor forma. Ainda temos as Reuniões Públicas Ordinárias neste período o que nos deixa com uma agenda apertada e apetitosa diante dos maiores quitutes do mundo”, frisou o presidente Leonardo Chaves – forrozeiro e exímio marcador de quadrilhas.

AscomCâmara

Vereadores no Forró da Macambira

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O tradicional “Forró da Macambira” – que este ano tem como anfitriões...

O tradicional “Forró da Macambira” – que este ano tem como anfitriões o vice-governador João Lyra Neto (PDT) e o governador Eduardo Campos (PSB) – vai acontecer a partir das 19 horas deste sábado (15). O evento, que reúne o mundo político de Pernambuco na Fazenda Macambira, de propriedade do vice-governador, vai contar com a presença dos vereadores do “Casa do Povo” de Caruaru. A festa terá uma deliciosa ceia junina, especialmente planejada para a ocasião.

AscomCâmara

Rozael confirma Bolo Gigante do Divinópolis

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) – também presidente da Associação dos Moradores...

O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) – também presidente da Associação dos Moradores do Divinópolis – confirmou para o dia 27 de junho o corte do Bolo Gigante de Macaxeira. O evento, incluso na programação oficial dos Festejos Juninos de Caruaru, vai acontecer no Largo do Convento com barracas de comidas típicas e as participações da “Quadrilha do Projeto Saúde” e das bandas “Forrozão Chinelar” e “Os Clones do Forró”. 

AscomCâmara

Leonardo visita presidente do TCE

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD)...
Leonardo visita presidente do TCE

Presidente Teresa Duere, do TCE – Foto: TCE

O presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD) realizou visita técnica, na tarde desta quinta-feira (14), à presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – Tereza Duere. O vereador levou à presidente do TCE algumas indagações: como pagar uma verba indenizatória (débitos de R$368 mil com apenas R$60 mil programados? O que fazer?. A ex-deputada e presidente do Tribunal sugeriu uma consulta encaminhada através de documentos produzidos pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. “A presidente vai examinar e sugerir de que forma poderemos honrar esse compromisso da área de pessoal – herança deixada pela gestão passada – que não quitou o débito”, frisou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

União dos Vereadores vai realizar congresso em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar, entre os dias 27 e 29 de junho...

A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar, entre os dias 27 e 29 de junho, no Auditório do Teatro Difusora, o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais. A solenidade de abertura do evento vai contar com as presenças do vereador Severino Barbosa de Farias Filho, presidente da UVP e da Câmara Municipal de Surubim, do prefeito de Caruaru, José Queiroz e do presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves. Dentre os temas que serão destacados no evento da UVP estão “Modelo de Gestão Estadual aplicada aos Municípios – desafios e viabilidade”; “Papel do vereador – desafios do mandato”; “Julgamento das contas do prefeito e do presidente da Câmara: procedimentos e efeitos sobre a elegibilidade do agente político” e “Direitos humanos – do discurso à prática na construção de uma cidade melhor de se viver”.

As inscrições deverão ser confirmadas através do fone da UVP: (81) 3228 6465 .

AscomCâmara

Marcelo Gomes tira licença para tratamento médico

por Victor Vargas — publicado 16/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Marcelo Gomes (PSB) estará se afastando de suas atividades...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) estará se afastando de suas atividades pelos próximos 10 (dez) dias para tratamento de saúde.  O pedido de licença médica de saúde foi encaminhado à presidência da Câmara de Vereadores de Caruaru nesta quinta-feira (13).

Ao longo desses seis meses de exercício do mandato, Marcelo Gomes tem enfrentando sucessivas crises na coluna vertebral, devido ao problema diagnosticado como Discopatia Degenerativa da Vértebra L-4-L5. O parlamentar ressalta que as atividades de atendimento ao cidadão funcionará normalmente, sendo realizado pelos funcionários do seu gabinete, de segunda a sexta-feira, pela manhã, no anexo da Câmara de Vereadores.

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Canjica de Peladas e Polenta do São Francisco recebem Leonardo Chaves

por Victor Vargas — publicado 16/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), cumpriu uma agenda...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), cumpriu uma agenda junina repleta de forró e guloseimas gigantes neste final de semana. Na sexta, participou da Festa da Polenta da Av. São José no Bairro São Francisco – onde brincou e se confraternizou com o povo e lideranças políticas do bairro. No sábado, na zona rural, em Peladas, participou do corte da Maior Canjica do Mundo, evento com todas as atrações dos grandes festejos juninos de Caruaru. No final da noite, o presidente Leonardo Chaves ainda teve fôlego para prestigiar o camarote da Câmara no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga.

AscomCâmara

Forró da Macambira reuniu universo político pernambucano

por Victor Vargas — publicado 16/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O já tradicional Forró da Macambira reuniu na noite de ontem (15), no Sítio Macambira...

O já tradicional Forró da Macambira reuniu na noite de ontem (15), no Sítio Macambira, em Terra Vermelha, os mais variados segmentos da política do Estado de Pernambuco. O vice-governador João Lyra Neto, anfitrião do evento, e o governador Eduardo Campos recepcionaram os convidados com uma bela ceia junina e a nata do forró pé-de-serra de Caruaru. O evento teve a presença de vereadores da “Casa do Povo”, independente de cor partidária, em um grande ato de confraternização do universo político de Caruaru e Pernambuco. O governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho (PSB), o senador Armando Monteiro (PTB), o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), e a também anfitriã deputada Raquel Lyra (PSB) foram estrelas dentro de uma constelação que contou ainda com o presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves (PSD) e iluminou as fogueiras juninas do País de Caruaru na noite deste sábado (15). O governador se retirou do evento por volta da uma da madrugada e o “Forró da Macambira” se estendeu até os primeiros raios solares deste domingo (16).

AscomCâmara

Reitor da Unaveb visita presidente da Câmara Municipal

por Victor Vargas — publicado 17/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O reitor da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil – Unaveb, Dr. Jabes Oliveira Moura...

O reitor da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil – Unaveb, Dr. Jabes Oliveira Moura, realizou visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), na manhã desta segunda-feira (17). O encontro foi a oportunidade do parlamentar caruaruense conhecer os princípios, missão e conteúdo da Universidade, que surge para formar e qualificar edis. “O Brasil tem 54 mil vereadores – a grande maioria precisa ter acesso à informação acadêmica para exercer, na plenitude, os seus mandatos. A Unaveb nasceu na Bahia, já está sediada em Jacareí (SP), e vai ter Caruaru como referência de Centro de Formação no Nordeste”, destacou o reitor. Dentre outras personalidades do mundo político nacional, a Unaveb tem o aval do ex-ministro, ex-governador, ex-deputado – hoje vereador em Salvador (BA) – Waldir Pires. Convidado pelo reitor para ser um dos professores da Universidade, o presidente Leonardo Chaves afirmou, ao final do encontro, que vai estudar a possibilidade de inserir seus pares na primeira turma que será aberta em Pernambuco.

 AscomCâmara

Lula mostra preocupação com acessibilidade nos parques ecológicos

por Victor Vargas — publicado 17/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz...

O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz a adaptação dos parques ecológicos para pessoas portadoras de deficiência física. Segundo o vereador, a propositura tem a finalidade da inclusão social: “O objetivo principal desta solicitação é aprimorar as condições de atendimento as pessoas com deficiência, ampliando ao máximo a acessibilidade”, justificou o parlamentar.

AscomCâmara

Gilberto de Dora fiscaliza aração de terras

por Victor Vargas — publicado 17/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Gilberto de Dora (PSB) fez questão de fiscalizar o serviço de aração...

O vereador Gilberto de Dora (PSB) fez questão de fiscalizar o serviço de aração de terras que ele conseguiu através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Três máquinas estão na região do 4º Distrito, zona rural de Caruaru. Só nos sítios Marimbondo e Xicuru estão sendo beneficiadas 42 famílias. Se fossem pagar pelo serviço, teriam que desembolsar cerca de R$ 100,00 por hora de uso dos tratores. “Essas pessoas já tiveram muitos prejuízos por causa da seca. Precisamos contribuir para que o homem do campo volte a se reerguer”, afirma Gilberto de Dora.

O agricultor José Almir passou um certo tempo sem poder plantar nada. Ele ficou muito feliz quando viu que as máquinas chegaram à sua terra. “Depois da aração, vou plantar milho. Tenho certeza que Deus vai me ajudar”, comemora o agricultor.

*Fonte: Blog do Mário Flávio, com informações da AI/vereador Gilberto de Dora

Câmara envia resposta ao TJPE

por Victor Vargas — publicado 18/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Presidente da Câmara: “Todas as etapas foram cumpridas”

Presidente da Câmara: “Todas as etapas foram cumpridas”

A Câmara Municipal de Caruaru, através da Secretaria Jurídica, protocolou, nesta segunda-feira (17), a resposta ao pedido de informações feito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco referente à ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc). O sindicato está questionando a aprovação do novo Plano de Cargos e Carreiras – PCC dos professores da rede municipal, ocorrida em janeiro.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), afirmou que todo o trâmite legal foi cumprido. Bruno Martins, secretário jurídico da “Casa do Povo”, corroborou a declaração do presidente: “Todas as etapas e fases do processo legislativo foram cumpridas e as informações – como foi realizado o processo de análise e votação do projeto – serão prestadas nos autos do processo para que o relator observe e delibere sobre o assunto”.

*Com informações do Blog do Mário Flávio

32ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa

por Victor Vargas — publicado 18/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (18)...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 20h, a sua 32ª Reunião Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa. Na Ordem do Dia constam sete projetos de lei, todos de autoria do Legislativo, vinte e sete requerimentos e quatro indicações.

Entre os projetos de lei destaque para o do vereador Marcelo Gomes (PSB), que entra em 2ª discussão, denominando de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos) uma rua localizada no Alto do Moura.

Entre os 27 requerimentos – a maioria solicitando melhorias na infraestrutura do município – destacam-se dois do vereador Ricardo Liberato (PSC), um solicitando a reforma e ampliação das salas de aula e setores administrativos das escolas municipais Deputada Cristina Tavares e Teresa Neuma Pereira Pedrosa e o outro, reforma e adaptação do prédio da antiga Associação de Moradores da Vila Padre Inácio para abrigar o Posto de Saúde da Família na Vila Padre Inácio; o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) vai requerer a implantação de centro de informações turísticas no Alto do Moura, a construção de cemitério público municipal com velório; o vereador Demóstenes Veras (PSD) vai solicitar melhoria no tráfego na Rua Limeira Rosal, defronte do Sesc; O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) vai pedir a restauração da quadra poliesportiva da Praça Chico Porto, Bairro Maurício de Nassau; o vereador Neto (PMN) quer a atuação de programa de ação social na Vila Nossa Senhora das Graças, no Alto do Moura e

Entre as quatro indicações, destacam-se duas do vereador Edjailson da Caru Forró: uma solicitando a construção de Centro Especial de Detenção Provisória em Caruaru e a outra, a instalação de mais uma unidade do Expresso Cidadão. O vereador Demóstenes Veras vai solicitar a implantação de escola profissionalizante no prédio do antigo Centro Politécnico do Salgado e o vereador Lula Tôrres (PR), a implantação de academia para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Confira abaixo a íntegra da súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 32ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 18 DE JUNHO DE 2013. 

  1. Ata da 31ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.448/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/2ª Discussão: denomina de Rua José do Estado, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  3. Projeto de Lei nº 6.451/2013/Vereador José Ailton/2ª Discussão: denomina de Rua Renato José Moura, artéria localizada no Bairro Maria Auxiliadora;
  4. Projeto de Lei nº 6.461/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/2ª Discussão: denomina de Rua Manoel Bandeira, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  5. Projeto de Lei nº 6.464/2013/Vereador Marcelo Gomes/2ª Discussão: denomina de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos), artéria localizada no Bairro Alto do Moura;
  6. Projeto de Lei nº 6.469/2013/Vereador Leonardo Chaves/2ª Discussão: denomina de Rua Pescara, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  7. Projeto de Lei nº 6.470/2013/Vereador Leonardo Chaves/2ª Discussão: denomina de Rua Vicenza, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  8. Projeto de Lei nº 6.500/2013/Vereador Val das Rendeiras/2ª Discussão: denomina de Rua Coral, artéria localizada no Bairro Kennedy;
  9. Requerimento nº 1622/2013/Vereador Ricardo Liberato: reformar e ampliar as salas de aula e setores administrativos das escolas municipais Deputada Cristina Tavares e Teresa Neuma Pereira Pedrosa;
  10. Requerimento nº 1623/2013/Vereador Ricardo Liberato: votos de aplausos e congratulações ao Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Pernambuco, na pessoa do presidente da entidade, Senhor Paulo Jorge Gonçalves Santos;
  11. Requerimento nº 1624/2013/Vereador Ricardo Liberato: reformar e adaptar o prédio da antiga Associação de Moradores da Vila Padre Inácio para abrigar o Posto de Saúde da Família na Vila Pe. Inácio;
  12. Requerimento nº 1625/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonio André, Bairro Maria Auxiliadora;
  13. Requerimento nº 1626/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Rita Bezerra de Melo, Bairro Maria Auxiliadora;
  14. Requerimento nº 1627/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Airton Senna, Bairro Maria Auxiliadora;
  15. Requerimento nº 1628/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Adelson Francisco Melo, Bairro Maria Auxiliadora;
  16. Requerimento nº 1629/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Rua Ronaldo Justino da Silva, Bairro Caiucá;
  17. Requerimento nº 1630/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de centro de informações turísticas no Alto do Moura; 
  18. Requerimento nº 1631/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de cemitério público municipal com velório, em Caruaru;
  19. Requerimento nº 1633/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de praça entre as ruas E4 e E5, Bairro Kennedy;
  20. Requerimento nº 1634/2013/Vereador Demóstenes Veras: melhoria no tráfego na Rua Limeira Rosal, defronte do SESC;
  21. Requerimento nº 1635/2013/Vereador Demóstenes Veras: asfalto na Rua Francisco Amorim de Souza, Bairro Indianópolis;
  22. Requerimento nº 1636/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento na Rua Silveira Martins, Bairro Petrópolis;
  23. Requerimento nº 1637/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Avenida Cícero José Dutra, Bairro Petrópolis;
  24. Requerimento nº 1638/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua São Carlos, Bairro Petrópolis;
  25. Requerimento nº 1639/2013/Vereador Jajá: conserto do asfalto na Rua Antonio Guilherme Sobrinho, Nossa Senhora das Dores;
  26. Requerimento nº 1640/2013/Vereador Jajá: conserto do asfalto na Rua do Vassoural, bairro do mesmo nome;
  27. Requerimento nº 1641/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: conserto do calçamento na Rua Ageu Magalhães, Bairro São Francisco;
  28. Requerimento nº 1642/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: conserto do asfalto na Avenida Leão Dourado, Bairro Caiucá;

 

  1. Requerimento nº 1643/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração da quadra poliesportiva da Praça Chico Porto, Bairro Maurício de Nassau;

 

  1. Requerimento nº 1644/2013/Vereador Neto: programa de ação social na Vila Nossa Senhora das Graças, Bairro Alto do Moura;

 

  1. Requerimento nº 1646/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: remoção de metralhas no final da Rua Herculano Cordeiro, Bairro Salgado;

 

  1. Requerimento nº 1647/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: remoção de metralhas no final da Rua Coronel Rufino Demétrius, Bairro Salgado;

 

  1. Requerimento nº 1648/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: remoção de metralhas no final da Rua Matias de Albuquerque, Bairro Salgado;

 

  1. Requerimento nº 1649/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Carlos Sena Filho, Bairro Deputado José Antonio Liberato;

 

  1. Requerimento nº 1650/2013/Vereador Lula Tôrres: doação de terreno no Cemitério Dom Bosco, aos familiares da Senhora Ana Maria da Silva;

 

  1. Indicação nº 151/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de Centro Especial de Detenção Provisória, em Caruaru;

 

  1. Indicação nº 152/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de unidade do Expresso Cidadão, nesta cidade;

 

  1. Indicação nº 153/2013/Vereador Demóstenes Veras: implantação de escola profissionalizante no prédio do antigo Centro Politécnico do Bairro Salgado;

 

  1. Indicação nº 154/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação de academia para pessoas portadoras de necessidades especiais, neste município.

 AscomCâmara

Câmara Municipal vai condecorar Luiz Vieira e Rildo Hora na noite de São João

por Victor Vargas — publicado 18/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39

O multiartista Rildo Hora – Foto: Divulgação

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai condecorar com a Medalha de Honra ao Mérito 18 de Maio, insígnia honorífica destinada a pessoas nascidas em Caruaru e que tenham se destacado nacionalmente em suas áreas de atuação, os multiartistas, personagens vivos da história da Música Popular Brasileira, Rildo Hora e Luiz Vieira (que também é homenageado no São João 2013 – ao lado do radialista Agenor Farias e Dominguinhos). A Reunião Solene vai acontecer no dia 24 de junho – dia consagrado a São João.

AscomCâmara

Neto coordena noite gospel no Pátio de Eventos

por Victor Vargas — publicado 18/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Neto (PMN), membro da bancada evangélica da Câmara Municipal

O vereador Neto (PMN), membro da bancada evangélica da Câmara Municipal, aceitou o desafio proposto pela Fundação de Cultura e coordena a noite gospel que será realizada nesta quarta-feira (19) a partir das 19 horas no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. O evento é parte da programação oficial dos festejos juninos de Caruaru. A noite – intitulada “Caruaru, Capital da Adoração” – já tem confirmada as participações de Erasmo Miguel, Joseano Silva, Emanoel Oliveira, Ministério de Louvor Águas do Trono e Fernando Júnior (Sergipe). “Estamos animados e confiantes de que iremos fazer uma grande noite gospel no Pátio do Forró, reunindo toda a comunidade evangélica de Caruaru”, frisou o parlamentar.

AscomCâmara

Lula Tôrres pede academia especial em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 19/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Lula Tôrres (PR) encaminhou indicação aprovada ontem (18), no Plenário da Câmara...

O vereador Lula Tôrres (PR) encaminhou indicação aprovada ontem (18), no Plenário da Câmara, direcionada ao governador Eduardo Campos (PSB) e ao prefeito José Queiroz, solicitando o estudo da possibilidade de implantação de uma academia destinada a pessoas portadoras de necessidade especiais. Segundo o parlamentar, a prática de esportes previne e evita problemas de saúde ocasionados pelo sedentarismo – que hoje é uma das maiores causas de sérios problemas como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes. “Nós, agentes públicos, temos que dar apoio à prática de esportes, ao lazer e à realização de atividades físicas, que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e proporcionam uma vida saudável e ativa. Esta academia proporcionará aparelhos adaptados que facilitarão a prática de exercícios físicos para pessoas com necessidades especiais, dando-lhes mais liberdade e independência nos movimentos”, comentou o vereador Lula Tôrres.

AscomCâmara

Gilberto confirma São João do Xicuru

por Victor Vargas — publicado 19/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O 1º secretário do Poder Legislativo, vereador Gilberto de Dora (PSB), confirmou...

O 1º secretário do Poder Legislativo, vereador Gilberto de Dora (PSB), confirmou a programação dos festejos juninos do Xicuru – localidade situada na zona rural – 4º Distrito. Na programação do evento, totalmente produzido pelo parlamentar, tem missa às 16 horas, celebração eucarística às 16h30 e apresentação da quadrilha da comunidade às 17 horas. Os festejos de São João vão contar ainda com apresentação de batalhão de bacamarteiros, trio de forró pé-de-serra, comidas típicas e show da banda Pingo D’água.

AscomCâmara

REGISTRO HISTÓRICO: Prestes em Caruaru no ano de 1960

por Victor Vargas — publicado 19/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
Colaboradores: Luiz Teófilo
O lendário “Cavaleiro da Esperança”, Luiz Carlos Prestes, participou em 1960...

O lendário “Cavaleiro da Esperança”, Luiz Carlos Prestes, participou em 1960 de comício realizado pelas forças populares e pelo Partido Comunista Brasileiro em apoio à candidatura do Marechal Lott. Na imagem – presente do amigo Luiz Teófilo – identificamos, dentre outras lideranças do Estado de Pernambuco – o deputado federal Lamartine Távora, o jornalista Celso Rodrigues, o apresentador do comício, Paulo Martins, Luiz Carlos Prestes discursando ao lado de sua filha, Anita Leocádio, o  pintor Romero Figueiredo, o empresário Abdias Lé, o  pintor Fernando Florêncio e os deputados estaduais Ivo Valença e José Leite Filho (PCB).

AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta quinta-feira

por Victor Vargas — publicado 20/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, a sua 33ª ...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, a sua 33ª reunião pública da 1ª sessão legislativa. Na súmula da Ordem do Dia constam 32 requerimentos e uma indicação. Entre os requerimentos, destaque para os do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), solicitando a construção de creche municipal no Distrito de Gonçalves Ferreira e nos sítios Malhada de Pedra e Serra Velha, e a remoção do PSF que funciona na Escola Municipal Professora Sinhazinha para outro local; o vereador Neto, do PMN, solicita a implantação de escola de música para inclusão social, no Alto do Moura, destinada aos jovens infratores depois de cumpridas suas penas; o vereador Eduardo Cantarelli (PSDB) solicita calçamento e saneamento para diversas ruas na Vila do Aeroporto; o vereador Jajá (PPS) quer a criação de uma secretaria do meio ambiente, em Caruaru; o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) quer a ampliação do retorno defronte da Matriz de Nossa Senhora das Dores, na Avenida Rio Branco; o vereador Val das Rendeiras (PRTB) solicita a implantação de agência dos Correios no Bairro das Rendeiras; e o vereador Evandro Silva (PMDB) quer a transferência do São João de Caruaru do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, para local adequado ao porte do evento. A única indicação que vai ser apresentada na reunião é de autoria do vereador Edmilson do Salgado solicitando a construção de um presídio feminino industrial em Caruaru.

Confira abaixo a íntegra da súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 33ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 20 DE JUNHO DE 2013. 

  1. Ata da 32ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1632/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação da passagem molhada na Rua Bagé, Bairro João Mota;
  3. Requerimento nº 1651/2013/Vereador Jadiel Nascimento: calçamento na Rua Professor José Eládio de Lucena, Bairro Pinheirópolis;
  4. Requerimento nº 1652/2013/Vereador Jadiel Nascimento: saneamento e calçamento nas ruas Canoa, Caravelas, Corveta, Caiaque, Catamarã e Jangada, na localidade de Lagoa do Algodão;
  5. Requerimento nº 1653/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: reposição do calçamento na Rua Ivanildo Cordeiro de Souza, Bairro Vassoural;
  6. Requerimento nº 1654/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: sinalização entre as ruas Anacleto Bartolomeu e Santa Luzia, Bairro Salgado;
  7. Requerimento nº 1655/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: ampliação da ponte sobre o canal localizado na Rua Inácio Sebastião Chaves, entre os bairros Salgado e Riachão;
  8. Requerimento nº 1656/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: conserto do  calçamento na Rua Anacleto Bartolomeu, Bairro Salgado;
  9. Requerimento nº 1657/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: reforma na Escola Municipal da Vila do Juá;
  10. Requerimento nº 1658/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de creche municipal no Distrito de Gonçalves Ferreira;
  11. Requerimento nº 1659/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de creche municipal no Sítio Malhada de Pedra;
  12. Requerimento nº 1660/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de creche municipal no Sítio Serra Velha;
  13. Requerimento nº 1661/2013/Vereador Edmilson do Salgado: remoção do PSF que funciona na Escola Municipal Professora Sinhazinha, para local adequado ao citado equipamento;
  14. Requerimento nº 1662/2013/Vereador Neto: implantação de escola de música para inclusão social, no Alto do Moura, destinada aos jovens infratores depois de cumpridas suas penas;
  15. Requerimento nº 1663/2013/Vereador Neto: calçamento na Rua Manoel Nunes Filho, e complemento do calçamento na Avenida Hélio Tavares de Oliveira, Bairro Indianópolis;
  16. Requerimento nº 1664/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua São José, Vila do Aeroporto;
  17. Requerimento nº 1665/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Azul, Vila do Aeroporto;
  18. Requerimento nº 1666/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua São Jerônimo, Vila do Aeroporto;
  19. Requerimento nº 1667/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Vilela, Vila do Aeroporto;
  20. Requerimento nº 1668/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Pedro Pereira da Silva, Vila do Aeroporto;
  21. Requerimento nº 1669/2013/Vereador Jajá: asfalto na Rua Maria Luiza, Bairro Vassoural;
  22. Requerimento nº 1670/2013/Vereador Jajá: asfalto na Estrada da Pitombeira, Bairro Vassoural;
  23.  Requerimento nº 1671/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento na Av. Central, Bairro Petrópolis;
  24. Requerimento nº 1672/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade defronte do campus do IFPE, nesta cidade;
  25. Requerimento nº 1673/2013/Vereador Jajá: criação de uma secretaria do meio ambiente, em Caruaru;
  26. Requerimento nº 1674/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: ampliação do retorno defronte da Matriz de Nossa Senhora das Dores, na Avenida Rio Branco;
  27. Requerimento nº 1675/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: instalação de câmeras de monitoramento na Rua da Integração, Centro;
  28. Requerimento nº 1676/2013/Vereador Val das Rendeiras: câmeras de monitoramento na Praça da Juventude, Bairro Rendeiras;
  29. Requerimento nº 1677/2013/Vereador Val das Rendeiras: câmeras de monitoramento no Parque Municipal, Bairro Rendeiras;
  30. Requerimento nº 1678/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de agência dos Correios no Bairro Rendeiras;
  31. Requerimento nº 1679/2013/Vereador Evandro Silva: voto de aplauso ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido;
  32. Requerimento nº 1680/2013/Vereador Evandro Silva: realização de sessão solene alusiva aos cinquenta anos de fundação da Igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo;
  33. Requerimento nº 1681/2013/Vereador Evandro Silva: transferência do São João de Caruaru do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, para local adequado ao porte do referido evento;
  34. Indicação nº 155/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de um presídio feminino industrial, em Caruaru.

AscomCâmara

Neto participa de Dobradinha do Indianópolis

por Victor Vargas — publicado 20/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Neto (PMN) participou na noite desta quarta-feira (19) da Festa da Dobradinha...

O vereador Neto (PMN) participou na noite desta quarta-feira (19) da Festa da Dobradinha do Bairro Indianópolis. O evento, com muito Forró Pé-de-Serra, bacamarteiros e comidas típicas da época – é integrante da programação oficial dos festejos juninos de Caruaru e acontece na Rua Francisco Amorim de Souza. A homenageada da festa, a forrozeira Leonora Moreno, fez um grande show e recebeu a placa comemorativa das mãos do vereador Neto. “Fico feliz de homenagear Leonora Moreira no bairro onde tenho muito orgulho de ter nascido e me criado”, frisou o parlamentar.

Sucesso na noite gospel do Pátio do Forró

por Victor Vargas — publicado 20/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Neto (PMN) coordenou a produção do evento ocorrido na noite desta quarta-feira...

O vereador Neto (PMN) coordenou a produção do evento ocorrido na noite desta quarta-feira (19) – no Pátio do Forró – intitulada de “Caruaru: Capital da Adoração”. O evento gospel reuniu cerca de 3 mil pessoas de várias correntes evangélicas. O público foi animado pelos artistas Fernando Jr., Emanoel Oliveira, Emanoel do Acordeon, Erasmo Miguel, Joseano Silva, Brasas do Altar e Ministério Águas do Trono. “O evento foi produzido de última hora – mesmo assim conseguimos reunir um bom público. Agradeço a participação de todas as bandas e o apoio de todas as igrejas de Caruaru”, destacou o parlamentar, integrante da bancada evangélica da Câmara Municipal de Caruaru.

AscomCâmara

Rozael na produção do Maior Bolo de Macaxeira do Mundo

por Victor Vargas — publicado 23/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) confirmou a festa em homenagem ao Maior Bolo...

O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) confirmou a festa em homenagem ao Maior Bolo de Macaxeira do Mundo. O evento será realizado no Largo do Convento – na quinta-feira (27) a partir das 20 horas. “Vamos ter a apresentação da quadrilha da terceira idade do bairro, trio pé-de-serra, bacamarteiros e barracas de comidas típicas”, destacou o vereador.

AscomCâmara

Sivaldo coordena evento Gospel no Estádio do Central

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
O vereador Sivaldo Oliveira (PP), integrante da bancada evangélica, confirmou a 1ª edição do “Polo Gospel”...

O vereador Sivaldo Oliveira (PP), integrante da bancada evangélica, confirmou a 1ª edição do “Polo Gospel” em Caruaru. O evento vai ser realizado na próxima quarta-feira (26), a partir das 19 horas, no Estádio do Central. O parlamentar, que também é presidente do Central, confirma, dentre as atrações,  Mariana e Felipe Valadão do Diante do Trono, Miriam Santos, Erasmo Miguel e o Pastor Cleiton Collins.

AscomCâmara

Cancelada sessão solene desta segunda

por Victor Vargas — publicado 24/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39

Foi cancelada a sessão solene marcada para esta segunda-feira (24) que iria homenagear o cantor, compositor e radialista Luiz Vieira com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito 18 de Maio. A informação foi dada agora há pouco pelo secretário de Administração da Câmara Municipal de Caruaru, Ricardo Chaves.
O cantor, que é caruaruense, estaria impossibilitado de comparecer à homenagem, aprovada em 2005 por unanimidade pelos vereadores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Além de Luiz Vieira, a medalha – criada para homenagear pessoas nascidas em Caruaru e que tenham se destacado nacionalmente em suas áreas de atuação – será outorgada também ao multiartista Rildo Hora.
A entrega da distinção será remarcada.

AscomCâmara

Câmara realiza hoje mais uma reunião pública

por Victor Vargas — publicado 25/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h39
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (25) a sua 34ª...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (25) a sua 34ª reunião pública dessa sessão legislativa. Na súmula da Ordem do Dia estão trinta e um requerimentos e duas indicações.

Entre os requerimentos, destaque para os do vereador Eduardo Cantarelli (PSDB), solicitando campanha educativa contra a prática da pichação e bicicletário nas escolas da rede municipal. O vereador Joseval (Val), do DEM, vai solicitar a construção de escola com creche na Rua Professora Joana Florêncio de Melo, no Jardim Boa Vista, e a recuperação da estrada da Mata, no 2º Distrito. O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) solicitará a restauração das praças Trajano Gomes da Silva e João Justino do Nascimento, na Vila Kennedy, e a melhoria na iluminação pública da Avenida Rui Barbosa até o viaduto da BR-104, no Divinópolis. O vereador Leonardo Chaves (PSD) vai requerer redutores de velocidade na Rua Gustavo Bezerra e nas avenidas Presidente Castelo Branco e Governador Moura Cavalcanti, no Bairro Agamenon Magalhães, e na Rua Manoel Capitão, no Riachão. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) vai apresentar alguns requerimentos, entre eles um solicitando a conclusão da construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal Laura Florêncio, no Salgado, e o outro, a instalação de quiosque de informação turística na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro.

As indicações são de autoria dos vereadores Edmilson do Salgado (PCdoB) – que pleiteia a construção de um presídio feminino industrial – e Edjailson da Caru Forró, que vai solicitar a proibição da cobrança de couvert artístico pelos restaurantes e bares no Pátio de Eventos em Caruaru.

Confira abaixo a íntegra da súmula com a Ordem do Dia.

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 34ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 25 DE JUNHO DE 2013. 

  1. Ata da 33ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1658/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de creche em Gonçalves Ferreira;
  3. Requerimento nº 1659/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de creche municipal no Sítio Malhada de Pedra;
  4. Requerimento nº 1660/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de creche municipal no Sítio Serra Velha;
  5. Requerimento nº 1661/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA remoção do PSF que funciona na Escola Municipal Professora Sinhazinha, para local adequado ao citado equipamento;
  6. Requerimento nº 1682/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: recapeamento com asfalto na Rua Santa Luzia, Salgado;
  7. Requerimento nº 1683/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de quiosque de informação turística na Praça Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade;  
  8. Requerimento nº 1684/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: conclusão da construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal Laura Florêncio, Salgado;
  9. Requerimento nº 1685/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: voto de aplauso à Igreja Congregacional Vale da Bênção da Vila Kennedy;
  10. Requerimento nº 1686/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: realização de sessão solene comemorativa aos 46 anos da Igreja Congregacional Vale de Bênção Central;
  11. Requerimento nº 1687/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: substituição do abrigo de passageiros na Rua do Vassoural, nesta cidade;
  12. Requerimento nº 1688/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Avenida Hipólito Gervásio do Nascimento, Pinheirópolis;
  13. Requerimento nº 1689/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua José Euzébio Ferreira, Indianópolis;
  14. Requerimento nº 1693/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutor de velocidade e conserto do calçamento na Rua José Chaves Filho, Jardim Panorama;
  15. Requerimento nº 1694/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: campanha educativa para coibir a prática da pichação no município;
  16. Requerimento nº 1695/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: bicicletário nas escolas da rede municipal de ensino;
  17. Requerimento nº 1697/2013/Vereador Edmilson do Salgado: doação de terreno no cemitério de Serra Velha para os familiares da Senhora Josefha Maria da Conceição;
  18. Requerimento nº 1698/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de abrigo identificando a parada de ônibus e lotações na PE-95, entrada do Sítio Lagoa do Algodão, 3º Distrito;
  19. Requerimento nº 1699/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de abrigo identificando a parada de ônibus e lotações na PE-95, entrada do Sítio Jucá, 3º Distrito;
  20. Requerimento nº 1700/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de abrigo identificando a parada de ônibus e lotações na PE-95, entrada do Sítio Barbatão, 3º Distrito;
  21. Requerimento nº 1701/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA construção de abrigo identificando a parada de ônibus e lotações na PE-95, entrada do Forró do Cibiu, 3º Distrito;
  22. Requerimento nº 1702/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: conserto do calçamento no entorno da Praça Santa Clara, Divinópolis;
  23. Requerimento nº 1703/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: redutores de velocidade na Rua João Cursino e na Avenida Rui Barbosa, Divinópolis;
  24. Requerimento nº 1704/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: melhoria na iluminação pública da Avenida Rui Barbosa até o viaduto da BR-104, Divinópolis, nesta cidade;
  25. Requerimento nº 1705/2013/Vereador Joseval (Val): construção de escola com creche na Rua Professora Joana Florêncio de Melo, Jardim Boa Vista, nesta cidade;
  26. Requerimento nº 1706/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada da Mata, 2º Distrito;
  27. Requerimento nº 1707/2013/Vereador Joseval (Val): voto de pesar pelo falecimento da Senhora Josineide Maria da Silva Lira;
  28. Requerimento nº 1708/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração das praças Trajano Gomes da Silva e João Justino do Nascimento, Vila Kennedy, nesta cidade;
  29. Requerimento nº 1709/2013/Vereador Leonardo Chaves: redutores de velocidade na Avenida Presidente Castelo Branco, Bairro Agamenon Magalhães, nesta cidade;
  30. Requerimento nº 1710/2013/Vereador Leonardo Chaves: redutores de velocidade na Avenida Governador Moura Cavalcanti, Bairro Agamenon Magalhães, nesta cidade;
  31. Requerimento nº 1711/2013/Vereador Leonardo Chaves: redutores de velocidade na Rua Gustavo Bezerra, Bairro Agamenon Magalhães;
  32. Requerimento nº 1712/2013/Vereador Leonardo Chaves: redutores de velocidade na Rua Manoel Capitão, Riachão;
  33. Indicação nº 155/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de presídio feminino industrial nesta cidade;
  34. Indicação nº 156/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: proibição da cobrança de couvert artístico pelos restaurantes e bares no Pátio de Eventos em Caruaru. 

 AscomCâmara


UVP vai realizar congresso em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 26/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar – entre os próximos dias 27 e 29...

A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar – entre os próximos dias 27 e 29 – o seu já tradicional Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais. O evento está previsto para acontecer no Auditório do Teatro Difusora e vai contar – na abertura solene – com as presenças do prefeito José Queiroz (PDT) e do presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD). Dentre os temas que serão abordados, a UVP destaca o modelo de gestão estadual aplicada aos municípios – desafios e viabilidade, papel do vereador – desafios do mandato, julgamento das contas do prefeito e do presidente da Câmara: procedimentos e efeitos sobre a elegibilidade do agente público, direitos humanos: do discurso à prática na construção de uma cidade melhor de se viver e políticas públicas para crianças e juventude.

Informações e inscrições na UVP – (81) 3228 6465 – neliauvp@yahoo.com.br

AscomCâmara

Gilberto de Dora já teve alta

por Victor Vargas — publicado 26/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Gilberto de Dora (PSB) teve alta na noite dessa terça-feira (25)...

O vereador Gilberto de Dora (PSB) teve alta na noite dessa terça-feira (25), depois de passar por tratamento intensivo no Hospital Memorial Caruaru, onde esteve internado desde a última quinta-feira (20) em função de um infecção urinária. O parlamentar estava sendo acompanhado por uma equipe médica e realizando tratamento intensivo para solucionar problemas relacionados com cálculo renal. “Estou me recuperando, mas sinto não ter participado do forró do Xicuru na noite de São João. Ainda deverei ficar afastado, no mínimo, uns 15 dias das atividades parlamentares”, comentou o vereador, que continua o tratamento em casa.

AscomCâmara

Leonardo apresenta voto de pesar para Waldeciel Araújo

por Victor Vargas — publicado 26/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), apresentou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), apresentou, na Reunião Pública Ordinária desta terça-feira (25), voto de profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-vice-prefeito Waldeciel Araújo Silva, ocorrido no domingo (23) na Casa de Saúde Santa Efigênia. “Ciel, como era hipocoristicamente chamado por seus amigos e familiares, ingressou na vida política partidária junto comigo em 1976 como membro integrante e atuante do Diretório Municipal do MDB, nos anos mais negros da história política brasileira – o funesto efervescer da ditadura militar que se instalara no País em 1964. Juntos, nos elegemos para o cargo de vereador e fizemos vibrante oposição – não apenas ao Governo Municipal, mas, principalmente ao regime de exceção que, com mão de ferro, oprimia a todos quantos a ele se opunham. Em 1982, Ciel foi eleito vice-prefeito na chapa com o prefeito José Queiroz no seu primeiro mandato”, destacou, emocionado, na tribuna, o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Lula vai condecorar Agenor Farias

por Victor Vargas — publicado 26/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na Reunião Pública Ordinária da quinta-feira...

O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na Reunião Pública Ordinária da quinta-feira (25) projeto de decreto legislativo concedendo a “Medalha de Honra ao Mérito Cantor e Compositor Luiz “Lua” Gonzaga” ao radialista e compositor Agenor Farias. Na justificativa, o parlamentar destacou que o radialista iniciou a sua trajetória profissional na Rádio Cultura do Nordeste em 1965 – inicialmente como operador de som, assumindo três anos após a função de locutor-apresentador. “Atualmente, Agenor apresenta o programa “Feira de Caruaru”, valorizando a sonoridade das culturas populares nordestinas, e contracena em um quadro do programa com os saudosos humoristas Coroné Ludugero e Otrope”, frisou Lula Tôrres.

AscomCâmara

Câmara realiza sua 35ª reunião pública

por Victor Vargas — publicado 27/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Vinte requerimentos e três indicações deverão ser apresentados na 35ª reunião ordinária...

Vinte requerimentos e três indicações deverão ser apresentados na 35ª reunião ordinária – aberta ao público – que a Câmara Municipal de Caruaru realiza, a partir das 20h, desta quinta-feira (27). Entre os requerimentos, destaque para o do vereador José Ailton, do PDT, solicitando o asfaltamento das ruas da feira livre do Bairro São Francisco; para o do vereador Joseval (Val), do DEM, solicitando a reforma na Praça da Vila do Juá, 2º Distrito; e o do vereador Leonardo Chaves, do PSD, presidente da Casa, que apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-vice-prefeito Waldeciel Araújo Silva, ocorrido no último domingo. Entre as três indicações, destaque para duas do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, solicitando a instalação de agência do Banco do Brasil e do Santander no Bairro do Salgado.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 35ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 27 DE JUNHO DE 2013. 

  1. Ata da 34ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1690/2013/Vereador Lula Tôrres: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Jair Câmara;
  3. Requerimento nº 1691/2013/Vereador Lula Tôrres: voto de aplauso ao 1º Batalhão de Bacamarteiros Mirins da Escola Municipal Landelino Rocha, Vila Peladas;
  4. Requerimento nº 1692/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de calçada ao redor da Escola Professora Adélia Leal, Petrópolis;
  5. Requerimento nº 1713/2013/Vereador José Ailton: asfalto nas ruas da feira livre do Bairro São Francisco;
  6. Requerimento nº 1714/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: calçamento na Rua Presidente Ernesto Geisel, Bairro Kennedy;
  7. Requerimento nº 1716/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento na Travessa Zacarias, Sítio Murici;  
  8. Requerimento nº 1717/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento na Travessa da Inconfidência, Sítio Murici;
  9. Requerimento nº 1718/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua da Inconfidência, Sítio Murici;
  10. Requerimento nº 1719/2013/Vereador Jajá: calçamento e asfalto na Rua da Inconfidência, Sítio Murici;
  11. Requerimento nº 1720/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: reparo no calçamento e redutor de velocidade na Rua José Antonio de Carvalho, Jardim Panorama;
  12. Requerimento nº 1721/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: reparo do calçamento e redutor de velocidade na Rua Henrique Casé;
  13. Requerimento nº 1722/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: reparo no calçamento e redutor de velocidade na Rua Carlos Lacerda, Jardim Panorama;
  14. Requerimento nº 1723/2013/Vereador Joseval (Val): reforma na Praça da Vila do Juá, 2º Distrito;
  15. Requerimento nº 1724/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do calçamento na Rua João Alexandre, Jardim Panorama;
  16. Requerimento nº 1725/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: asfalto na entrada do Polo Comercial de Caruaru;
  17. Requerimento nº 1726/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: ajustar em três tempos o semáforo localizado na Rua Esdras de Farias, Salgado;
  18. Requerimento nº 1727/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: iluminação na entrada principal do Bairro Cidade Jardim;
  19. Requerimento nº 1728/2013/Vereador Leonardo Chaves: instalação de paradas de ônibus nas avenidas Moura Cavalcanti e Carlos Fernandes Leite Machado, e nas ruas Marieta Cruz e Sociólogo Betinho, nesta cidade;
  20. Requerimento nº 1729/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Waldeciel Araújo Silva;
  21. Requerimento nº 1730/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: calçamento na Rua Luiz Malagueta Vieira, Bairro Universitário;
  22. Indicação nº 157/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: ônibus escolar nas dependências da Gerencia Regional de Educação, nesta cidade;
  23. Indicação nº 158/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de agência do Banco do Brasil no Bairro do Salgado;
  24. Indicação nº 159/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de agência do Banco Santander no Bairro do Salgado.

AscomCâmara

União dos Vereadores realiza congresso em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 27/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A União dos Vereadores do Brasil (UVP) realiza de hoje (27) até sábado (29)...

A União dos Vereadores do Brasil (UVP) realiza de hoje (27) até sábado (29), no Auditório do Teatro Difusora, o seu Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais. Nesta quinta-feira, a partir das 16h acontecem as inscrições e a entrega de material. Às 17h, está programada uma reunião dos dirigentes, conselheiros fiscais e coordenadores da UVP.  A solenidade de abertura do evento acontece na sexta-feira (28), às 9h30, e terá a presença do presidente da entidade, vereador Severino Barbosa de Farias Filho, do presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves, e do prefeito José Queiroz , além de lideranças regionais e estaduais.

Logo após a abertura, está programada a primeira plenária, às 10h30, com o tema O Modelo da Gestão Estadual Aplicada aos Municípios – Desafios e Viabilidade. À tarde, às 14h30, o tema será o papel do vereador – desafios do mandato.

Confira abaixo a programação completa:

27 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

16h00: Início das inscrições e entrega de material

17h00: Reunião Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Coordenadores da UVP

28 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

09h30min – SOLENIDADE DE ABERTURA

Vereador Severino Barbosa de Farias Filho – Presidente da UVP

Vereador Leonardo Chaves da Silva – Presidente da Câmara Municipal de Caruaru

José Queiroz de Lima – Prefeito de Caruaru

Lideranças Estaduais e Federais

PLENÁRIAS:

* 10h30min – O Modelo da Gestão Estadual Aplicada aos Municípios – Desafios e Viabilidade

Palestrante: Maurício Cruz – Secretário Executivo de Modelo de Gestão – PE

* 11h15min – Debates

* 12h00 – Intervalo para almoço

PLENÁRIAS:

* 14h30min – Papel do Vereador – Desafios do Mandato

Palestrante: Deputado estadual Daniel Coelho

* 15h15min – Debates

* 15h45min – Julgamento das Contas do Prefeito e Presidente da Câmara: Procedimentos e Efeitos sobre a Elegibilidade do Agente Político

Palestrante: João Batista Rodrigues – advogado e municipalista 

* 16h30min – Debates

* 17h00 – Encerramento

29 DE JUNHO – SÁBADO

PLENÁRIA:

* 09h00 – Direitos Humanos: Do Discurso à prática na construção de uma cidade melhor de se viver

Palestrante: Francisco de Assis – Ex-Secretário Estadual de Educação

* 09h45min – Debates

* 10h15min – Políticas Públicas para Criança e Juventude

Palestrante: Deputada estadual Raquel Lyra

* 11h45min – Debates

* 12h00 – Encerramento e sorteios de prêmios entre participantes inscritos

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

UVP – (81) 3228.6465 / neliauvp@yahoo.com.br

  AscomCâmara

Vereador Neto discute revitalização do Centro com entidades de classe

por Victor Vargas — publicado 27/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Neto (PMN) se reuniu na tarde desta quinta-feira (27) com representantes...

O vereador Neto (PMN) se reuniu na tarde desta quinta-feira (27) com representantes do Sindloja e da CDL para falar sobre a revitalização do Centro de Caruaru. O encontro foi realizado no escritório do vice-presidente da CDL Caruaru, Ivan Galvão, e contou com a participação do diretor legislativo do Sindloja, Alberes Lopes, e do pastor evangélico Marcelo Bega.

Esta é uma reivindicação antiga das entidades, que vêm buscando apoio da sociedade e do poder legislativo para que ações sejam tomadas e o comércio continue gerando emprego e renda para a cidade. Existe um projeto de revitalização do Centro elaborado pela Prefeitura de Caruaru, mas que até agora não foi colocado em prática. “Este projeto não pode só ficar no papel e o apoio do legislativo é importante para que nós consigamos cobrar do executivo a aplicação das ações existentes no projeto”, afirma o diretor legislativo do Sindloja, Alberes Lopes.

O vereador ouviu as reivindicações das entidades e vai apresentar requerimentos com intuito de cobrar melhorias em áreas como a de segurança e cobrar investimentos na  infraestrutura do local.

O comércio de Caruaru gera aproximadamente 20 mil empregos diretos e tem hoje 6 mil micro e pequenas empresas funcionando no município. “Precisamos olhar com mais carinho para este setor, que vem enfrentando dificuldades com a chegada de novos centros de compras à cidade. O poder legislativo precisa abraçar esta causa das entidades para juntos continuarmos crescendo e fazendo deste comércio um dos mais importantes do Nordeste”, explica Neto.

O vice-presidente da CDL e diretor do Sindloja, Ivan Galvão, aprovou a iniciativa do vereador em conhecer as dificuldades que os lojistas do Centro estão enfrentando e, a partir daí, buscar soluções para elas. “Foi muito promissor este encontro e isto mostra que o vereador está preocupado com o crescimento e desenvolvimento da cidade. O comércio do Centro tem um potencial muito grande e queremos transformar esta área em um grande shopping a céu aberto”, analisa Ivan.

AI/Vereador Neto

Sivaldo Oliveira realiza noite de louvor no Lacerdão

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Mais de 10 mil pessoas participaram, na noite de ontem (27), da noite de louvor e oração...

Mais de 10 mil pessoas participaram, na noite de ontem (27), da noite de louvor e oração promovida com o apoio do vereador Sivaldo Oliveira (PP), no Estádio Lacerdão. A iniciativa foi do Polo Gospel. O evento, transmitido ao vivo pela Rádio 102 FM, teve as participações de Mariana Valadão, Erasmo Miguel e vários outros cantores da região.

A entrada foi franca, porém foi solicitado que cada pessoa fizesse a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram destinados para o Ministério Sara Vida, que atua na recuperação de pessoas usuárias de drogas. 

AscomCâmara

Poder Legislativo vai receber o Movimento “Não é só pelos centavos”

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), atendeu...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), atendeu solicitação direcionada pelo Movimento “Não é só pelos centavos”, datada de 26 de junho (quarta-feira passada), visando encontro – do tipo Reunião Extraordinária – na Sala de Reuniões da “Casa do Povo” com todos os 23 vereadores. “Atendemos, de imediato, o requerimento deste Movimento – que se autoafirma ser sem vínculo partidário e criado através de redes sociais, com intuito de aderir de forma pacífica aos movimentos que se estendem pelo Brasil em prol de melhores condições de vida, de saúde, educação, melhor qualidade nos transportes coletivos e mais transparência na aplicação das verbas públicas. Estamos atentos ao que está acontecendo em Caruaru e no Brasil – vamos ouvir – conversar, falar de competências – todos os vereadores estão convidados para esta reunião – que certamente, será extraordinária”, frisou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

Marcelo e Leonardo na Cachoeidrilha

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os vereadores Marcelo Gomes (PSB) e Leonardo Chaves (PSD) participam, na noite...

Os vereadores Marcelo Gomes (PSB) e Leonardo Chaves (PSD) participam, na noite desta sexta-feira (28), a partir das 19 horas, em Cachoeira Seca, do evento junino Cachoeidrilha. O evento – realizado pela décima vez, já é uma tradição na zona rural. Dentre as atrações confirmadas, as presenças de quadrilha matuta, trio pé-de-serra e Renato Vilela e Banda.

AscomCâmara

Comunidade do Divinópolis faz bolo gigante de macaxeira

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis realizou a 7ª edição...

A Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis realizou a 7ª edição do “Maior Bolo de Macaxeira do Mundo” nesta quinta-feira (27) no Largo do Convento. O evento faz parte do calendário oficial dos Festejos Juninos da Capital do Forró. O presidente da  associação de moradores, vereador Rozael do Divinópolis (PMN), foi o anfitrião da festa que reuniu o prefeito José Queiroz (PDT), a primeira-dama Carminha Queiroz, o presidente da Câmara – Leonardo Chaves (PSD), a advogada Karlla Lacerda, a comunidade, turistas e a imprensa. O evento foi marcado por muito forró-pé-serra, comidas típicas, quadrilhas e o record de 350 Kg de bolo de macaxeira. “Agradecemos o apoio de toda a comunidade, da Fundação de Cultura e dos companheiros da Associação de Moradores – uma festa bonita e com homenagens aos jornalistas Mário Flávio e Hélio Junior e ao radialista Edvaldo Magalhães”, comentou o vereador Rozael.

AscomCâmara

Rafael vai fazer o “Maior Xerém com Galinha do Mundo”

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente do Poder Legislativo, vai participar...

O vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente do Poder Legislativo, vai participar – a partir das 12 horas, no domingo (30), no Distrito do Rafael, da “Festa do Maior Xerém com Galinha do Mundo”. O evento é parte do calendário oficial dos Festejos Juninos e vai encerrar uma longa programação de Comidas Gigantes de Caruaru. “A festa já é uma tradição no Rafael, agradeço o convide da comunidade e vamos para forrozar e comer xerém com galinha”, garantiu o presidente Leonardo.

AscomCâmara

*Na foto, o presidente Leonardo Chaves com o organizador do evento, Fábio Torres.

UVP abre Congresso na manhã desta sexta no Difusora

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Demóstenes Veras...

Os vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Demóstenes Veras (PSD), Romildo Oscar (PTN), Pastor Jadiel do Nascimento (PRTB), Marcelo Gomes (PSB), Rozael do Divinópolis (PMN) e o presidente Leonardo Chaves (PSD) participaram da abertura, na manhã desta sexta (28), do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco, no Auditório do Shopping Difusora. Na composição da mesa dirigente dos trabalhos, as presenças de vereadores dirigentes da UVP, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, deputada Raquel Lyra (PSB), presidente da UVP – Biu Farias – e do presidente Leonardo Chaves – que, no discurso de boas vindas, destacou a seriedade dos eventos da UVP, a movimentação pacífica das redes sociais que os políticos vêm assistindo no Brasil inteiro e o papel do vereador diante das cobranças dos movimentos sociais.

“Estamos reunindo os vereadores em Caruaru para debater temas da atualidade – aproveitar para o intercâmbio e conhecer os festejos de São Pedro na Capital do Forró. Caruaru, que é terra de personalidades da política pernambucana – como o vice-governador João Lyra Neto (PDT), a deputada Raquel Lyra (PSB), do prefeito José Queiroz (PDT) e do deputado Tony Gel (DEM)”, destacou, no seu discurso, o presidente da UVP, Biu Farias (Surubim).

Dentre os temas que estão sendo abordados até o meio dia deste sábado (29), a programação oficial destaca – o modelo de gestão estadual aplicada aos municípios – desafios e viabilidade, papel do vereador – desafios do mandato, julgamento das contas do prefeito e do presidente da Câmara: procedimentos e efeitos sobre a elegibilidade do agente público, direitos humanos: do discurso à prática na construção de uma cidade melhor de se viver e políticas públicas para a criança e juventude.

AscomCâmara

Rozael contesta ação do vereador Neto

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) ficou estupefato com a matéria divulgada...

O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) ficou estupefato com a matéria divulgada pela assessoria de imprensa do vereador Neto (PMN) destacando ações relativas à revitalização do Centro Comercial depois de um encontro no escritório particular com o diretor de um estabelecimento comercial do Centro da Cidade. “Entendo a preocupação do companheiro de partido – vereador Neto – todavia, estamos, inclusive com a participação do presidente Leonardo Chaves (PSD), definindo, depois de encontro com os dirigentes do Sindloja e da CDL, encaminhamentos de alternativas na busca de soluções para o Centro da Cidade. Vamos realizar, em agosto, Audiência Pública – já aprovada em Plenário – onde vamos discutir com todas as partes envolvidas – o que será melhor para as ruas Duque de Caxias, Vigário Freire, Rio Branco e XV de Novembro – dentre outras”, esclareceu o vereador Rozael.

AscomCâmara

Forró de São Pedro em Itaúna

por Victor Vargas — publicado 28/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Lideranças comunitárias de Itaúna vão realizar festa em homenagem a São Pedro...

Lideranças comunitárias de Itaúna vão realizar festa em homenagem a São Pedro neste sábado (29), a partir das 22 horas, com a participação de quadrilhas e da Banda de pé-de-serra Forró Quentão. “Estamos convidando o povo de Itaúna para o forró e para conhecer as barracas de comidas típicas”, destacaram os produtores do evento, Janailsom e Graça.

AscomCâmara

Cecílio comunica esforço por limpeza urbana no Salgado

por Victor Vargas — publicado 29/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Cecílio Pedro (PTB) comunica à população do Salgado – especialmente...

O vereador Cecílio Pedro (PTB) comunica à população do Salgado – especialmente os moradores das Ruas Rodopiano Florêncio, General Estilac Leal, 2º Travessa Rodopiano Florêncio e toda a região do entorno da Policlínica do Salgado – que vai continuar solicitando ao Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura a urgente limpeza, corte de mato na beira das ruas e calçadas e a retirada de metralhas. “Estou sendo cobrado pela população e aproveito para afirmar que venho, há cerca de dois meses, pedindo as providências e não sou atendido – além disso, os trabalhos de rotina de limpeza urbana não vêm sendo realizados. Continuo apelando pela população do Salgado”, denunciou o segundo secretário do Poder Legislativo, vereador Cecílio.

AscomCâmara

Bacamarteiros de Peladas recebem Leonardo no São Pedro

por Victor Vargas — publicado 29/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O Batalhão de Bacamarteiros de Peladas vai oferecer um almoço junino ao presidente...

O Batalhão de Bacamarteiros de Peladas vai oferecer um almoço junino ao presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), neste sábado (29), a partir das 12 horas. O evento será regado a muito forró pé-de-serra e “pipocos” de bacamarte. “Estamos contribuindo para o convívio e preservação deste segmento tão importante das culturas populares de Caruaru. Os bacamarteiros de Peladas são velhos amigos e merecem todo o nosso apoio”, comentou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

Jajá pede explicações sobre possível cobrança indevida de taxa aos feirantes

por Victor Vargas — publicado 29/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Com novas críticas à gestão do prefeito José Queiroz, o vereador Jajá (PPS) voltou...

Com novas críticas à gestão do prefeito José Queiroz, o vereador Jajá (PPS) voltou a chamar atenção na Câmara Municipal, durante a sessão desta quinta-feira (27). Diferente das últimas reuniões, quando criticou setores como a saúde e a educação, o parlamentar levou para a Casa José Carlos Florêncio outro “problema”: as mudanças no espaço que está sendo adaptado para voltar a sediar a Feira do Troca, no Parque 18 de Maio.

Convidado por feirantes a comparecer ao local, o vereador ouviu relatos que levam a crer que o acordo firmado entre a Prefeitura de Caruaru, o Ministério Público e a comissão de vereadores que esteve na feira (quando ficaram acertadas as mudanças no local) estaria sendo descumprido.

“Os feirantes estão sendo informados que só poderão voltar para o local onde trabalhavam após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 3 mil. No caso daqueles que possuem bancos maiores, que ocupam três ou quatro espaços, por exemplo, esse valor chegaria a R$ 12 mil”, criticou Jajá.

Para dar respaldo ao que estava sendo exposto na plenária, o vereador convidou o grupo de feirantes que está se sentindo prejudicado com a situação a comparecer à Câmara, o que chamou a atenção dos demais parlamentares.

OUTROS QUESTIONAMENTOS – Além de trazer à tona a possível cobrança, Jajá demonstrou descontentamento com outra informação repassada pelos feirantes: a de que eles ainda terão que arcar com todas as despesas para reconstrução das barracas onde poderão comercializar após as mudanças no espaço. “Estão indicando, inclusive, o nome de marceneiros, que poderão fazer os trabalhos. Isso é um absurdo”, complementou.

Diogenes Barbosa/Ascom Jajá

Leonardo no São Pedro da Cachoeira Seca

por Victor Vargas — publicado 01/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou da abertura dos festejos de São Pedro da Cachoeira Seca, na noite da sexta-feira (28). Quadrilha da comunidade, brincadeiras juninas e muito forró pé-de-serra marcaram as comemorações. “Aceitei o convite e senti de perto a energia do povo bom da nossa zona rural”, comentou Leonardo.

AscomCâmara

Bacamarteiros homenageiam Leonardo em Peladas

por Victor Vargas — publicado 01/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou de...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou de almoço especial – oferecido pela comunidade de Peladas aos bacamarteiros do Batalhão 2012, no sábado (29), dedicado às comemorações de São Pedro. “É sempre bom participar de eventos na zona rural que visam à preservação das raízes das nossas culturas populares. Quando falamos em bacamarteiros, sempre nos lembramos do Batalhão 2012”, frisou o presidente da Câmara Municipal.

AscomCâmara

Vila Rafael serve o Maior Xerém com Galinha do Mundo

por Victor Vargas — publicado 01/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Chaves (PSD), encerrou...

O presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Chaves (PSD), encerrou a sua programação de festejos juninos, na tarde deste domingo (30), na Vila do Rafael participando da Festa do Maior Xerém com Galinha do Mundo. “Leonardo Chaves tem ligações familiares com o Rafael e vem apoiando o evento com a mesma atenção que dispensa às necessidades de infraestrutura da comunidade”, afirmou o produtor do Xerém, Fábio Carneiro. Tempero de qualidade, muito forró pé-de-serra e barracas de comidas típicas integram a fórmula de sucesso do evento. “O Rafael é uma comunidade onde temos raízes. O Maior Xerém do Mundo fecha o calendário oficial dos festejos juninos de Caruaru. Agradeço a deferência dos produtores da festa”, destacou o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Vereadores recebem Movimento “Não é só pelos centavos”

por Victor Vargas — publicado 02/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O Movimento “Não é só pelos centavos” – responsável pelas manifestações de rua...

O Movimento “Não é só pelos centavos” – responsável pelas manifestações de rua que vêm acontecendo em Caruaru, espelho do que vem acontecendo em todo o País – foi recebido – na manhã desta terça-feira (2), na Sala de Reuniões da “Casa do Povo” – pelos vereadores – presidente Leonardo Chaves (PSD), Ranilson Enfermeiro (PSB), Zé Ailton (PDT), Lula Tôrres (PR), Jajá (PPS), Val das Rendeiras (PRTB), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Heleno do Inocoop (PRTB), Rozael do Divinopólis (PMN) e Edmilson do Salgado (PC do B). O Movimento foi representado pelos estudantes Rik Daniel e Halen Gueiros e pelo biomédico e professor Ayslan Carvalho.

A pauta da reunião foi produzida pelo Movimento “Não é só pelos centavos” e abordou a valorização do professor, obras públicas atrasadas na entrega à população – como as UPA´s, transporte coletivo urbano e Lei da Informação – “Como um tema puxa outro – abrimos espaço para abordagens de questões ligadas a outras áreas – por exemplo, a saúde pública e competências do Poder Legislativo”, frisou o presidente Leonardo Chaves. Segundo o professor Ayslan Carvalho, o objetivo da reunião foi unir forças para melhoria dos serviços oferecidos à população. “O que temos como foco principal é a luta pela educação que, como consequência terá reflexo na melhoria de outras áreas”.

Todos os vereadores participaram das discussões e se colocaram à disposição para encaminhamentos de soluções para a melhoria da qualidade de vida da população – “O movimento que vem acontecendo aqui em Caruaru é um exemplo para todo o Brasil. O principal intuito daqueles que vão às ruas é somente reivindicar melhorias, nada mais. Não houve registro de badernas ou violência”, afirmou o vereador Zé Ailton. “O que de fato precisamos é uma intensa fiscalização do Legislativo – através dessa ação poderemos ter as respostas que a população tanto busca”, destacou o estudante Rik Daniel.

O Movimento “Não é só pelos centavos” aguarda retorno do prefeito José Queiroz (PDT) para um encontro com agenda específica da área do Executivo. Ficou acertado, no final da reunião, que o presidente da Câmara Municipal vai agendar uma nova reunião – agora, com uma pauta mais ampla, contando também com a presença do Chefe do Poder Executivo.

AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta terça

por Victor Vargas — publicado 02/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (02), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (02), a partir das 20h, a sua 36ª reunião pública da 1ª sessão legislativa ordinária. Serão apresentados dezenove requerimentos e duas indicações. As indicações são de autoria dos vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando equipamentos sobressalentes em todas as unidades de saúde de médio e grande porte, e Neto (PMN), solicitando a construção de passarela entre a UPA e o Hospital Regional do Agreste, bem como, melhoria na iluminação daquele local.

Entre os requerimentos, destaque para os do vereador Edjailson da Caru Forró, solicitando a permanência de ambulâncias nas policlínicas, para transferência de pacientes a outras unidades de saúde e a realização de audiência pública para discutir as razões das recentes manifestações populares; o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) reitera solicitação de terraplanagem no anel viário, entre as Rendeiras e a PE-95; o vereador Sivaldo Oliveira (PP), solicita a construção de quadras poliesportivas nos parques ecológicos a serem implantados em Caruaru; o vereador Neto solicita a revitalização das ruas Duque de Caxias e 15 de Novembro, e melhoria na iluminação pública do centro da cidade.

Confira abaixo a súmula da Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 36ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 2 DE JULHO DE 2013. 

  1. Ata da 35ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1731/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: permanência de ambulâncias nas policlínicas, para transferência de pacientes a outras unidades de saúde;
  3. Requerimento nº 1732/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: voto de aplauso a todos que fizeram o maior bolo de saia do mundo no Bairro Cidade Jardim;
  4. Requerimento nº 1733/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: realização de audiência pública para discutir as razões das recentes manifestações populares;
  5. Requerimento nº 1734/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA terraplanagem no anel viário, entre o Bairro Rendeiras e a PE-95;
  6. Requerimento nº 1735/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA asfalto na Rua Dallas, São João da Escócia;  
  7. Requerimento nº 1736/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA asfalto na Rua Santa Luzia, Salgado;
  8. Requerimento nº 1737/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA asfalto na Rua Rodopiano Florêncio, Salgado;
  9. Requerimento nº 1738/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua 18, Jardim Boa Vista;
  10. Requerimento nº 1739/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua 20, Jardim Boa Vista;
  11. Requerimento nº 1740/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua 23, Jardim Boa Vista;     
  12. Requerimento nº 1741/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua São Martins, Jardim Panorama;
  13. Requerimento nº 1742/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Chicó de Oliveira, Jardim Boa Vista;
  14. Requerimento nº 1743/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: construção de quadras poliesportivas nos parques ecológicos a serem implantados em Caruaru;
  15. Requerimento nº 1744/2013/Vereador Lula Tôrres: lombadas nas ruas Safira e Topázio, Bairro Centenário;
  16. Requerimento nº 1745/2013/Vereador Jajá: construção de praça no loteamento Adalgisa Nunes, Bairro Cidade Alta;
  17. Requerimento nº 1746/2013/Vereador Jajá: placa indicativa da localidade de Murici;
  18. Requerimento nº 1747/2013/Vereador Neto: calçamento na Rua Euclides Leite, Bairro Pinheirópolis, e na Rua R-7, Bairro Cidade Jardim;
  19. Requerimento nº 1748/2013/Vereador Neto: revitalização das ruas Duque de Caxias e 15 de Novembro, e melhoria na iluminação pública do centro da cidade;
  20. Requerimento nº 1749/2013/Vereador Jadiel Nascimento: calçamento na Rua Mestre Galdino, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  21. Indicação nº 160/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: equipamentos sobressalentes em todas as unidades de saúde de médio e grande porte;
  22. Indicação nº 161/2013/Vereador Neto: construção de passarela entre a UPA e o Hospital Regional do Agreste, bem como, melhoria na iluminação daquele local.

AscomCâmara

Reunião da Câmara nesta quinta

por Victor Vargas — publicado 04/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (04) a sua 37ª reunião...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (04) a sua 37ª reunião da 1ª sessão legislativa. Os vereadores se reunirão para debater 25 requerimentos e uma indicação. A indicação, proposta pelo vereador Jajá, do PPS, é para o conserto do esgoto estourado na Travessa do Penedo, no Jardim Liberdade.

Entre os vinte e cinco requerimentos, destaque para o do vereador Marcelo Gomes, do PSB, solicitando a implantação de campanha educativa de coleta de fezes de cachorros nos parques e praças municipais de Caruaru. O vereador José Ailton, do PDT, quer a reforma e construção de duas salas de aula na Escola Municipal Fortunato Ribeiro da Silva, Sítio Riachão, no 3º Distrito. O vereador Ricardo Liberato, do PSC, solicita abastecimento contínuo de água potável para a cisterna pública comunitária localizada na Vila de Serrote dos Bois, no 4º Distrito; o vereador Lula Tôrres (PR), solicita a adoção do passe-livre para estudantes da rede municipal de ensino; o vereador Neto, do PMN, quer a construção de arcos de boas vindas nas entradas da cidade; os vereadores Joseval (Val), do DEM, e Eduardo Cantarelli (PSDB) vão apresentar cinco requerimentos, cada um, para o calçamento de ruas e avenidas no Bairro Maria Auxiliadora e o vereador Rozael do Divinópolis (PMN) quer a ampliação da Creche Tia Clarice, no Bairro Maurício de Nassau, e a construção de campo de futebol municipal na área do Colégio Municipal Álvaro Lins.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 37ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 4 DE JULHO DE 2013.

  1. Ata da 36ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1715/2013/Vereador José Ailton: reforma e construção de duas salas de aula na Escola Municipal Fortunato Ribeiro da Silva, Sítio Riachão, 3º Distrito;
  3. Requerimento nº 1750/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Avenida Maria Auxiliadora, bairro do mesmo nome;
  4. Requerimento nº 1751/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Avenida São Paulo, Bairro Maria Auxiliadora;
  5. Requerimento nº 1752/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Adelson Francisco de Melo, Bairro Maria Auxiliadora;
  6. Requerimento nº 1753/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Renato J. Moura, Bairro Maria Auxiliadora;
  7. Requerimento nº 1754/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Severino Carneiro Cavalcante, Bairro Maria Auxiliadora;
  8. Requerimento nº 1755/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua João Farias Neto, Bairro Universitário;
  9. Requerimento nº 1756/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: transformar em avenida, o percurso da Rua Americano Freire até as proximidades da Avenida Brasil, nesta cidade;
  10. Requerimento nº 1757/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: terraplanagem nas estradas de acesso ao Loteamento Moura Brasil, Bairro José Carlos de Oliveira;
  11. Requerimento nº 1758/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: terraplanagem e capinação no Bairro Cidade Jardim;
  12. Requerimento nº 1759/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de centro médico especializado em prédio não concluído no Loteamento Morada Nova, Rendeiras;
  13. Requerimento nº 1760/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: ampliação das partes laterais no entorno do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga;
  14. Requerimento nº 1761/2013/Vereador Marcelo Gomes: implantação de campanha educativa de coleta de fezes de cachorros nos parques e praças municipais de Caruaru;
  15. Requerimento nº 1762/2013/Vereador Ricardo Liberato: abastecimento contínuo de água potável para a cisterna pública comunitária localizada na Vila de Serrote dos Bois, 4º Distrito;
  16. Requerimento nº 1763/2013/Vereador Neto: construção de arcos de boas vindas nas entradas da cidade;
  17. Requerimento nº 1764/2013/Vereador Lula Tôrres: voto de aplauso ao Grupo de Batalhão Bacamarteiro nº 20, Vila Peladas;
  18. Requerimento nº 1765/2013/Vereador Lula Tôrres: voto de aplauso ao Grupo de Batalhão Bacamarteiro nº 95, Vila Peladas;
  19. Requerimento nº 1766/2013/Vereador Lula Tôrres: adoção do passe-livre para estudantes de rede municipal de ensino de Caruaru;
  20. Requerimento nº 1767/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: construção de campo de futebol municipal na área do Colégio Municipal Álvaro Lins, nesta cidade;
  21. Requerimento nº 1768/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: ampliação da Creche Tia Clarice, Bairro Maurício de Nassau;
  22. Requerimento nº 1769/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Maria Auxiliadora, bairro do mesmo nome;
  23. Requerimento nº 1770/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua São Paulo, Bairro Maria Auxiliadora;
  24. Requerimento nº 1771/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Chico Mendes, Bairro Maria Auxiliadora;
  25. Requerimento nº 1772/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua João Cordeiro Filho, Bairro Maria Auxiliadora;
  26. Requerimento nº 1773/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Luiz Célio de Souza, Bairro Maria Auxiliadora;
  27. Indicação nº 162/2013/Vereador Jajá: conserto de esgoto estourado na Travessa do Penedo, Jardim Liberdade.

AscomCâmara

Lula pede passe livre para estudantes

por Victor Vargas — publicado 05/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz...

O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz o estudo da possibilidade de concessão de passe livre para os estudantes do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal. Na justificativa, o vereador destaca que “muitas pessoas estão eliminadas da educação porque não têm condições de pagar o ônibus até a escola. O sistema de transporte coletivo precisa ser totalmente reestruturado, de modo que as tarifas não continuem aumentando, excluindo cada vez mais pessoas. O transporte precisa ser visto como um direito essencial, para todos os cidadãos”, frisou o parlamentar.

AscomCâmara

Gilberto de Dora faz blitz na zona rural e leva fotos para Câmara

por Victor Vargas — publicado 05/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A sessão desta quinta-feira (04) teve vários pontos altos. Um deles foi...

A sessão desta quinta-feira (04) teve vários pontos altos. Um deles foi quando o vereador Gilberto de Dora (PSB) usou a tribuna. O socialista fez o mesmo que a oposição vinha fazendo nas últimas semanas: usou um telão para apresentação de fotos. Mas as imagens eram bem diferentes.

Gilberto de Dora passou quase um dia inteiro fotografando a Vila de Xicuru. “Eu sempre vou na comunidade, mas dessa vez levei um fotógrafo de surpresa e olha o que encontrei” apontou. As imagens eram da escola, posto de saúde, do Cras, banheiro público e da praça da comunidade. Tudo muito bem cuidado e com boa estrutura.

Gilberto de Dora disse que a primeira blitz dele foi feita em Xicuru por ser a terra natal dele. “Não sei a situação dos outros locais, mas, a partir de agora, vou continuar rodando a cidade e fotografando. Se eu encontrar algo ruim vou mostrar, mas se for bom, mostro também” afirmou o edil.

O bom humor do parlamentar fez com que a apresentação tivesse momentos engraçados. As pessoas que estavam na plenária deram muitas gargalhadas e no final aplaudiram o vereador. O oposicionista Louro do Juá (DEM) elogiou Gilberto dizendo “que bom que o IV Distrito tem um representante como o senhor, que cuida de lá. Vereadores, façam o mesmo. Cuidem das suas comunidades!”. O líder do governo, Demóstenes Veras (PSD) , parabenizou o colega “Gilberto, que bom que você teve coragem de mostrar essas fotos. Se prepare que Caruaru vai passar por um boom de transformação na saúde, educação e em tantas outras áreas” afirmou.

AI/vereador Gilberto de Dora

Jajá propõe a criação do “Dia Municipal de Luta pela Educação”

por Victor Vargas — publicado 05/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Na noite desta quinta-feira (4), o vereador Jajá (PPS) apresentou na Câmara Municipal...

Na noite desta quinta-feira (4), o vereador Jajá (PPS) apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei voltado para a área de educação. Trata-se do PL nº 6.541/2013, que propõe a instituição do “Dia Municipal de Luta pela Educação”, e dá outras providências. A ideia é que a data passe a ser comemorada no dia 31 de janeiro, facultando-se, nesse dia, o direito de todas as pessoas que trabalham na área participarem de eventos alusivos à data.

Para justificar a importância do projeto de lei, Jajá destacou a necessidade de constantes investimentos na educação municipal para corrigir problemas que são descritos por ele como “graves”. “É um dia para refletir o que tem sido feito pelas nossas escolas, para cobrar das autoridades melhorias para a educação dos nossos filhos. É um dia para lembrar a responsabilidade de oferecer uma educação de qualidade”, complementou. O PL será votado durante a sessão da próxima terça-feira (9).

NOVAS DENÚNCIAS – Durante a sessão, Jajá voltou a chamar a atenção dos parlamentares, ao falar sobre “a lentidão nas obras de reestruturação da área onde funcionava a Feira do Troca”. Ele destacou que irá se reunir com os feirantes e representantes da Diretoria de Feiras e Mercados, nesta sexta-feira (5), a partir das 9h. O objetivo é esclarecer os questionamentos feitos pelos vendedores, inclusive, a possível cobrança de uma taxa para que possam voltar a trabalhar no local. A informação foi repassada pelos feirantes na semana passada, foi levada por Jajá à Câmara, e tem gerado polêmica.

Durante o discurso, o vereador também divulgou uma nova informação repassada pelos comerciantes. Segundo Jajá, eles garantem terem sido informados que a prefeitura não irá se responsabilizar pela segurança das barracas. “Os feirantes me informaram que a pessoa lá da Diretoria de Feiras e Mercados teria dito que eles terão de pagar para que alguém faça a segurança dos estabelecimentos, e não foi isso que foi combinado com o Ministério Público”, alerta.

Foto: Diogenes Barbosa/Ascom Jajá

Rozael apresenta Projeto de Lei para arrecadação de alimentos

por Victor Vargas — publicado 05/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº 6.540/2013...

O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº 6.540/2013, na reunião pública desta quinta-feira (4), instituindo no calendário oficial de eventos da cidade de Caruaru o “Mês municipal de doação de alimentos não perecíveis”. A intenção do vereador é que anualmente, sempre no mês de junho, ocorra arrecadação de alimentos nas entradas dos principais eventos juninos, assim como nos locais de grande circulação dos diversos órgãos públicos. “Os alimentos serão distribuídos com entidades filantrópicas cadastradas na Secretaria de Ação Social”, comentou o vereador Rozael.

AscomCâmara

Romildo pede ponte para o Vassoural e posto de saúde no Santa Rosa

por Victor Vargas — publicado 05/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Romildo Oscar (PTN) apresentou requerimentos destinados ao prefeito...

O vereador Romildo Oscar (PTN) apresentou requerimentos destinados ao prefeito José Queiroz solicitando o estudo para a implantação de uma ponte ligando a Rua Saldanha da Gama (Centro) à Rua Antônio Martins, no Vassoural, e a construção de um posto de saúde no Santa Rosa. Segundo o vereador, o posto de saúde do Santa Rosa não comporta mais a demanda do populoso bairro e a ponte visa à substituição da atual passagem molhada que, com as chuvas e o inverno, causa transtorno aos moradores da zona sul da cidade.

AscomCâmara

Demóstenes confirma reunião com executiva do PT

por Victor Vargas — publicado 08/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras (PSD)...

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras (PSD), confirmou reunião com a executiva do PT. O encontro está marcado para esta terça-feira (9), às 10 horas, na Sala de Reuniões da “Casa do Povo”. “Atendemos à solicitação do presidente do PT em Caruaru, Hérlon Cavalcanti, e vamos reunir toda a bancada de apoio ao governo na Câmara para debater a atual conjuntura política”, confirmou o líder Demóstenes.

AscomCâmara

Vereadores visitam Toritama e Santa Cruz do Capibaribe

por Victor Vargas — publicado 08/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Um comissão de vereadores, proposta pelo 1º secretário Gilberto de Dora (PSB)...

Um comissão de vereadores, proposta pelo 1º secretário Gilberto de Dora (PSB), visitou na manhã desta segunda-feira (8) o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe e o Parque das Feiras de Toritama. A ideia é conhecer os empreendimentos que proporcionaram a humanização das feiras da Sulanca de Santa Cruz e de Toritama. “O modelo que Santa Cruz apresenta é bom e os comerciantes estão trabalhando satisfeitos”, constatou o vereador Pastor Jadiel Nascimento (PRTB). Para o vereador Val (DEM), a visita foi muito proveitosa: “Percebemos o quanto falta para que os feirantes de Caruaru possam ter uma qualidade de trabalho adequada”. “Por onde passávamos os comerciantes de Caruaru chamavam para que os vereadores encaminhem providências – já que os prejuízos são crescentes a cada dia”, comentou o vereador Gilberto de Dora (PSB).

Participaram da visita aos centros de compras os vereadores Gilberto de Dora (PSB), Jajá (PPS), Edjailson da Caru Forró (PTo B), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Joseval – Val (DEM), Cecílio Pedro (PTB), Sivaldo Oliveira (PP) e Heleno do Inocoop (PRTB). A comissão de vereadores visita, amanhã (9), às 7 da manhã, a Feira da Sulanca de Caruaru.

AscomCâmara

*Foto: Katherine Coutinho/G1

Vereador Neto participa de reunião com as executivas estadual e nacional do PMN

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Neto (PMN) se reuniu nesta segunda-feira (8), no Recife, com membros...

O vereador Neto (PMN) se reuniu nesta segunda-feira (8), no Recife, com membros da executiva estadual do partido e com a secretária nacional do PMN, Telma Ribeiro. Durante o encontro, a secretária falou sobre a situação da legenda no Estado. “É muito importante um encontro como este. Era para todos os filiados fazerem o mesmo que Neto está fazendo hoje. Se eu não souber o que as pessoas que compõem esta legenda estão pensando, como vamos poder tomar alguma decisão? O partido político é um corpo humano e cada membro tem que estar em sintonia com o outro”, explica Telma Ribeiro.

O vereador Neto saiu da reunião com a missão de fortalecer ainda mais o partido em Caruaru. “Este encontro estreitou a nossa relação com o PMN. Vamos, a partir de agora, procurar, junto aos membros do partido na cidade, filiar mais membros e organizar encontros, para daí continuarmos crescendo em Pernambuco”, afirma Neto.

AI/Vereador Neto

Confira os destaques da reunião desta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Nesta terça-feira (09), a Câmara Municipal realiza sua 38ª reunião da 1ª sessão...

Nesta terça-feira (09), a Câmara Municipal realiza sua 38ª reunião da 1ª sessão legislativa. Serão apresentados trinta requerimentos e seis indicações. Entre os requerimentos – a maioria para intervenções urbanas, como calçamento, saneamento e asfaltamento – os destaques são para dois do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), um solicitando o funcionamento da farmácia da Policlínica do Salgado aos sábados, domingos e feriados, e o outro, a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato; para o do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), solicitando a construção de creche no Bairro Indianópolis, e para o do vereador Val das Rendeiras (PRTB), que solicita a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru. Na reunião desta terça, o vereador Marcelo Gomes (PSB), lembra, com requerimento de voto de aplauso, os 30 anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando a construção de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 38ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 9 DE JULHO DE 2013.

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  3. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  4. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;
  5. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  6. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  7. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  8. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  9. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  10. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  11. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  12. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  13. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  14. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  15. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  16. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  17. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  18. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  19. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  20. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  21. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  22. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  23. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  24. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  25. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  26. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  27. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  28. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  29. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  30. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  31. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  32. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  33. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  34. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  35. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  36. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  37. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros.

AscomCâmara

Bancada do governo recebe executiva do PT

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Convocada pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras...

Convocada pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras (PSD), a bancada situacionista participou de encontro sugerido pela executiva do PT de Caruaru. Participaram da reunião os vereadores Marcelo Gomes (PSB), Ranilson Enfermeiro (PTB), Demóstenes Veras (PSD), Leonardo Chaves (PSD), José Ailton (PDT), Edmilson do Salgado (PCdoB) e Romildo Oscar (PTN). A reunião aconteceu na Sala de Reuniões. “Viemos para trazer sugestões, como também algumas críticas, pois tudo é válido para que haja uma melhora no relacionamento”, destacou o petista Willon Sobral. “Nossa conversa é de extrema importância, onde tudo pode ser explanado, sem dúvidas teremos mais união dos partidos da base de apoio aos governos Zé Queiroz e Dilma”, frisou o líder Demóstenes Veras. “Achamos que o melhor caminho para aparar arestas foi a nossa conversa com a bancada, conseguimos colocar toda a situação que vem acontecendo nos bastidores da base aliada”, afirmou o dirigente da executiva do PT, Adilson Lira.

Os vereadores da bancada que não compareceram justificaram a ausência ao líder governista, Demóstenes Veras. “ O que temos que observar é que todo movimento político nacional passa por dificuldades, – mas não é através delas que vamos esquecer o benefício que recebemos do Governo Federal em prol de Caruaru”, comentou o presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves. Para o presidente do PT Caruaru, Hérlon Cavalcanti – “precisamos de mais recursos, isso não podemos negar, mas também temos que reconhecer tudo aquilo que vem sendo feito em prol de nossa cidade pelo governo Dilma”. O PT de Caruaru apresentou, durante a reunião, um documento produzido pelo partido onde são destacadas todas as sugestões para o atual governo Queiroz. “Vamos agendar agora um encontro com o prefeito para debatermos as ações do PT em Caruaru”, finalizou o presidente do diretório municipal do partido.

AscomCâmara

Vereadores visitam Feira da Sulanca

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Depois de realizar uma visita ontem (8) aos centros de compras de Santa Cruz...

Depois de realizar uma visita ontem (8) aos centros de compras de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama, uma comissão de vereadores – composta por Gilberto de Dora (PSB), Jajá (PPS), Heleno do Inocoop (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Val das Rendeiras (PRTB) e Cecílio Pedro (PTB) – visitou na manhã desta terça-feira (9) a Feira da Sulanca de Caruaru. Depois de percorrer grande parte do antigo Campo de Monta – hoje Pátio da Feira – os vereadores destacaram as dificuldades e expectativas dos feirantes caruaruenses. “Constatamos as dificuldades e a certeza que Santa Cruz do Capibaribe – Moda Center – é referencial para as mudanças previstas para ocorrerem com a nossa Feira da Sulanca”, frisou o 1º secretário da Câmara, vereador Gilberto de Dora.

Os vereadores foram assediados pelos feirantes, que demonstraram preocupação com o futuro do espaço para comercialização da “sulanca” produzida em Caruaru. “Percebi diferença entre os feirantes na questão da satisfação pelo local de trabalho – percebi também um descrédito pelas ações parlamentares e principalmente o medo da privatização da feira”, comentou o vereador Neto.

AscomCâmara

Vereador homenageia Serra dos Cavalos pelos seus 30 anos

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou na última quinta-feira (4)...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou na última quinta-feira (4), voto de aplauso pela passagem dos 30 anos do Parque Ecológico Municipal, João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, no domingo (7).  A reserva florestal foi declarada Parque mediante autoria do Projeto de Lei do vereador Souza Pepeu. O Parque incorpora uma reserva de preservação permanente prevista no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal de Caruaru e também é reconhecido pela Unesco, através do Bureau da França, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.  O local serve de pesquisa e aulas práticas para estudantes e pesquisadores, além de abrigar espécies e contribuir com o clima na região. 

“A população caruaruense precisa compreender a importância do parque para o ecossistema local e sua preservação para hoje e as futuras gerações. Deve repudiar a depredação causada pelo homem, por exemplo, na realização de trilhas irregulares, ou despejando o lixo durante a visitação”, ressaltou o edil. 

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Lula Tôrres solicita rampa de acesso no centro da cidade

por Victor Vargas — publicado 10/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou requerimento solicitando ao prefeito...

O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz a construção de uma rampa de acessibilidade em frente à Casas Cabral e no canteiro nas proximidades da Câmara Municipal.

Na justificativa, ele explica que é necessário este tipo de rampa para o deslocamento das pessoas com necessidades especiais. “O direito de ir e vir das pessoas com deficiência é um ponto fundamental para a inclusão social destes indivíduos”, afirmou o parlamentar.

AscomCâmara

Mesa Diretora e Comissão de Ética vão analisar fatos ocorridos em Reunião Pública

por Victor Vargas — publicado 10/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), diante dos fatos que culminaram na suspensão da reunião pública de ontem (9), informou que o caso vai ser levado para análise da Mesa Diretora e posterior envio à Comissão de Ética. “Começou com a manifestação dos professores, que têm todo o direito de fazer seu protesto nas ruas, na Câmara – respeitando o trabalho dos vereadores, não tornando- os o alvo de sua insatisfação. Antes da votação do PCC, nos reunimos com os secretários da prefeitura e eles demonstraram que o plano, tal como era, acabaria por inviabilizar o Instituto Municipal de Previdência dos Servidores – o CaruaruPrev. Acreditamos no que o prefeito disse e votamos a favor. Como os vereadores não podem legislar sobre matéria financeira, a questão agora é com a prefeitura.”

Diante da impossibilidade de continuar a reunião – já que os manifestantes presentes nas galerias da Câmara não deixavam os vereadores falarem – os edis foram chamados para a Sala de Reuniões, onde houve um estranhamento entre os vereadores Jajá (PPS) e Romildo Oscar (PTN). “Não chegou a acontecer nenhuma agressão física, apenas uma discussão – interviemos e racionalizamos para que os ânimos abaixassem”, disse o presidente, que, no entanto, lamentou a postura de alguns dos colegas que acabaram, ainda que involuntariamente, insuflando os ânimos dos manifestantes contra os seus pares. “O que houve ontem foi um ato que deve ser analisado à luz do nosso Regimento Interno. Portanto, no uso das minhas atribuições legais, outra alternativa não nos restou, mas temporariamente suspender a reunião, e o assunto agora vai ser analisado pela Mesa Diretora com posterior encaminhamento para a Comissão de Ética”.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e composta pelos vereadores Demóstenes Veras (PSD), Zé Ailton (PDT), Marcelo Gomes (PSB) e Rozael do Divinópolis (PMN), tem um prazo de 30 dias – prorrogáveis por mais 30 – para analisar o caso e emitir seu parecer.

AscomCâmara

Presidente da Abrascam visita Câmara de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais...

O presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam – Josinaldo Barbosa de Araújo – servidor e vereador por Timbaúba (PE), visitou a Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (9).

Exercendo o 3º mandato de vereador e com 28 anos de funcionário público, Josinaldo Araújo é um velho amigo dos servidores da “Casa do Povo” e admirador da trajetória política do presidente Leonardo Chaves (PSD) – que também entrou na Câmara como funcionário aos 17 anos. “Vim, pessoalmente, convidar os companheiros da Câmara de Caruaru para participarem do 28º Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e 8º Encontro Nacional de Vereadores – vamos fazer uma homenagem especial a Caruaru”, destacou o vereador e presidente da Abrascam.

A Abrascam foi criada em em 1987 em evento nacional realizado em Nova Friburgo (RJ). Na época o representante de Caruaru foi o municipalista Newton Taumaturgo e, a partir desta data, anualmente – sempre em julho – o Congresso da Abrascam vem acontecendo regularmente. “Em Pernambuco o último evento aconteceu em 2011, em Petrolina – esperamos reunir esse ano, em Natal, entre os dias 23 e 26 de julho, cerca de 600 servidores e vereadores de todo o Brasil”, destacou o presidente da entidade.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, garantiu a representação Caruaru no evento. “É o momento da atualização em várias áreas legislativas e de rever os velhos amigos vereadores e servidores, como o vereador Josinaldo Araújo, que é uma honra tê-lo como presidente da Abrascam”, comentou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

*Na foto, Josinaldo Araújo, Maria da Penha e Leonardo Chaves.

Acompanhe os destaques da reunião pública desta quinta

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru volta a se reunir nesta quinta-feira (11)...

A Câmara Municipal de Caruaru volta a se reunir nesta quinta-feira (11), a partir das 20h. Deverão ser debatidos 12 projetos de lei, 2 do Poder Executivo, 8 do vereador Leonardo Chaves (PSD), um do vereador Lula Tôrres (PR) e um do vereador Val das Rendeiras (PRTB); além de 65 requerimentos e 7 indicações.

Entre os projetos de lei, destaque para o de nº 6.532/2013, de autoria do Executivo, que reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru.

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Evandro Silva (PMDB) defendendo a não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru. Outro destaque é o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a transferência da feira da sulanca para outro local. O vereador quer ainda que a farmácia da Policlínica do Salgado funcione aos sábados, domingos e feriados e a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato. O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita a construção de creche no Bairro Indianópolis. O vereador Val das Rendeiras apresentará vários requerimentos, entre eles um solicitando a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru, a realização de concurso público para agente da Destra, a inclusão da disciplina “música” na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino e o reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Neto (PMN), solicitando a implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru; para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando aconstrução de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira todos os requerimentos e indicações na súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 39ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JULHO DE 2013. 

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Ata da 38ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  3. Projeto de Lei nº 6.528/2013/Poder Executivo (acrescido de emenda modificativa de autoria do Vereador Marcelo Gomes)/1ª Discussão: dispõe sobre as regras de distribuição dos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos sob o regime de concessão, no âmbito do Município de Caruaru;
  4. Projeto de Lei nº 6.532/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.429/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua João Tavares, artéria localizada no Bairro Maurício de Nassau, nesta cidade;
  6. Projeto de Lei nº 6.472/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Ambruzzos, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  7. Projeto de Lei nº 6.474/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Arezo, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  8. Projeto de Lei nº 6.477/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Brindizi, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  9. Projeto de Lei nº 6.478/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Joaquim de Freitas Torres, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  10. Projeto de Lei nº 6.479/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Almir Afonso, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  11. Projeto de Lei nº 6.480/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Paulo Lima, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  12. Projeto de Lei nº 6.487/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua José Salvador da Silva Filho, artéria localizada no Bairro Vassoural, nesta cidade;
  13. Projeto de Lei nº 6.498/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Maria Alice de Carvalho Mendes, artéria localizada no Bairro Rendeiras, nesta cidade;
  14. Projeto de Decreto Legislativo nº 707/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio ao Senhor Alfredo Francisco da Silva (in memoriam);
  15. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  16. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  17. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;  
  18. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  19. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  20. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  21. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  22. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  23. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  24. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  25. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  26. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  27. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  28. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  29. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  30. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  31. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  32. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  33. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  34. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  35. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  36. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  37. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  38. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  39. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  40. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  41. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  42. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  43. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  44. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  45. Requerimento nº 1804/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Ivo Marinho dos Santos;
  46. Requerimento nº 1805/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar a Rua Santa Luzia, Salgado, em mão única;
  47. Requerimento nº 1806/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Catamarã, Loteamento Lagoa do Algodão;
  48. Requerimento nº 1807/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Lagoa do Algodão, localizada no loteamento do mesmo nome;
  49. Requerimento nº 1808/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Caravela, Loteamento Lagoa do Algodão;
  50. Requerimento nº 1809/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Canoa, Loteamento Lagoa do Algodão;
  51. Requerimento nº 1811/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de posto de saúde móvel na Feira da Sulanca;
  52. Requerimento nº 1812/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Caruaru, Bairro Maria Auxiliadora;
  53. Requerimento nº 1813/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Cândido Avelino, Salgado;
  54. Requerimento nº 1814/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Dr. José Mariano, Nossa Senhora das Dores;
  55. Requerimento nº 1815/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada do Sítio Patos, 2º Distrito;
  56. Requerimento nº 1816/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação no canteiro da Avenida José Rodrigues de Jesus, Indianópolis;
  57. Requerimento nº 1817/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do muro da Escola Municipal Luiz Pessoa da Silva, Vassoural;
  58. Requerimento nº 1818/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do calçamento na Rua Bernardo Vieira de Melo, Vassoural;
  59. Requerimento nº 1819/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Netuno, Loteamento João Batista;
  60. Requerimento nº 1820/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Urano, Loteamento João Batista;
  61. Requerimento nº 1821/2013/Vereador Val das Rendeiras: reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais;
  62. Requerimento nº 1822/2013/Vereador Val das Rendeiras: realização de concurso público para agente da DESTRA;
  63. Requerimento nº 1823/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Avenida Major João Coelho, Rendeiras;
  64. Requerimento nº 1824/2013/Vereador Val das Rendeiras: inclusão da disciplina música na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino;
  65. Requerimento nº 1825/2013/Vereador Jajá: complemento do calçamento na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  66. Requerimento nº 1826/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  67. Requerimento nº 1827/2013/Vereador Jajá: conserto do calçamento na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  68. Requerimento nº 1828/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  69. Requerimento nº 1829/2013/Vereador Neto: revitalização da popularmente conhecida Praça do Skate, Indianópolis;
  70. Requerimento nº 1830/2013/Vereador Neto: construção de espaço físico para seleção de materiais recicláveis nesta cidade;
  71. Requerimento nº 1831/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Júlio Simões, Pinheirópolis;
  72. Requerimento nº 1832/2013/Vereador José Ailton: REITERA iluminação na Praça Pintor Reginaldo Luiz de França, Indianópolis;
  73. Requerimento nº 1833/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça principal do Loteamento Novo Milênio;
  74. Requerimento nº 1834/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça e do parque localizados no Bairro Nova Caruaru;
  75. Requerimento nº 1836/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: transferência da feira da sulanca para local adequado;
  76. Requerimento nº 1837/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação dos roteiros dos coletivos nas paradas de ônibus de Caruaru;
  77. Requerimento nº 1838/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de pista municipal de bicicross em Caruaru;
  78. Requerimento nº 1839/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: capinação e retirada regular de lixo entre os bairros Cidade Jardim e Alto da Balança;
  79. Requerimento nº 1842/2013/Vereador Evandro Silva: não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru;    
  80. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  81. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  82. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  83. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  84. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  85. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros;
  86. Indicação nº 169/2013/Vereador Neto: implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru.

AscomCâmara

Vereador Neto se reúne com o presidente da Accape

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Neto (PMN) se reuniu na última terça-feira (09) com o presidente...

O vereador Neto (PMN) se reuniu na última terça-feira (09) com o presidente da Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape), Eriko Caruso. No encontro, o presidente da Accape pediu apoio ao vereador para cobrar da presidência da Câmara a realização de uma audiência pública para discutir os problemas relacionados à falta de CEP em várias ruas do município.

“Em junho, nos reunimos com o presidente da Câmara de Caruaru, vereador Leonardo Chaves, e com representantes da prefeitura. Ficou acordado que seria necessário discutirmos de forma mais ampla este assunto em uma audiência pública com a participação dos Correios, Ministério Público e outras instituições que estão enfrentando o mesmo problema. Até agora não recebemos informação de quando será esta audiência e os contadores e empresários estão passando por sérios problemas por causa da ausência do CEP”, explica Eriko.

A Accape vem recebendo reclamações de associados que estão com clientes que deixaram de abrir empresas no município ou estão funcionando sem receber nenhum tipo de correspondência por causa desta situação. “Não é um problema tão complexo de se resolver e precisamos de agilidade. Existem exemplos de municípios em Pernambuco, como o Cabo de Santo Agostinho, que enfrentavam o mesmo problema de Caruaru e com uma parceria com os Correios vêm solucionando as dificuldades relacionadas aos endereços”, afirmou o presidente da Accape.

O vereador Neto pretende levar esta discussão para o plenário da Câmara e cobrar da presidência uma data para a realização desta audiência. “A cidade está deixando de arrecadar recursos com a abertura de empresas e categorias importantes estão sendo prejudicadas. Vamos tentar definir já na próxima reunião uma data para esta audiência”, disse Neto. O presidente da Accape agradeceu o apoio do vereador. “Este encontro foi bastante positivo e agradeço ao vereador por estar apoiando a associação nesta luta de solucionar um problema que vem prejudicando a cidade de Caruaru”, finalizou Eriko.

AI/vereador Neto

Cancelada reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Acaba de ser cancelada a reunião pública ordinária que iria ser realizada...

Acaba de ser cancelada a reunião pública ordinária que iria ser realizada às 20h desta quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Caruaru. A central de ar condicionado da casa, que já tinha apresentado defeito na reunião passada, pifou de vez e até este momento os técnicos não conseguiram solucionar o problema. Como ficaria inviável a realização de uma reunião pública sem o sistema climatizador, a Câmara decidiu cancelar a sessão dessa noite, que deverá ser realizada na próxima terça-feira (16).

AscomCâmara

Leonardo fala de competências com mototaxistas

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os mototaxistas realizaram protestos na manhã desta sexta-feira (12)...

Os mototaxistas realizaram protestos na manhã desta sexta-feira (12) nas principais artérias do Centro de Caruaru. Durante as manifestações aconteceu uma parada estratégica na Câmara Municipal para cobrança de responsabilidade dos vereadores. Depois de queimarem pneus e entoarem palavras de ordem na Rua XV de Novembro, os manifestantes foram recebido pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), que quis saber o teor da manifestação. “Conversei com os manifestantes e garanti solução no que for da nossa competência – vamos atender aos mototaxistas nas questões referentes a “piloto-reserva” e “autorização de repasse” – na Reunião Pública Ordinária da próxima terça-feira teremos uma posição concreta no que tange esses itens – os demais – fiscalização, isenção de IPVA, taxa de alvará e desconto na compra de motos – são de competência da prefeitura e do Governo do Estado”, detalhou Leonardo aos manifestantes concentrados na Rua XV de Novembro.

Os manifestos dos mototaxistas prosseguiram no Marco Zero e na PMC durante toda a manhã desta sexta-feira e se estenderam por outros pontos da cidade no início da tarde.

AscomCâmara

Câmara vai realizar Sessão Solene domingo no Salgado

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo propositura apresentada pelo vereador Evandro Silva (PMDB)...

Atendendo propositura apresentada pelo vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal de Caruaru vai realizar Sessão Solene no próximo domingo (14), às 19h30, na Igreja Monte Carmelo, no Bairro do Salgado. “Vamos entregar a Medalha Frei Tito de Piegaio – destinada a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – aos catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antônio Félix e ao Monsenhor Guilherme Gomes”, detalhou o vereador Evandro Silva.

A Sessão Solene vai destacar e homenagear os 50 anos da Paróquia Monte Carmelo.

AscomCâmara

*Foto: Antônio Valdevino

Leonardo confirma Reunião Pública da terça-feira (16)

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a última Reunião Pública Ordinária deste período legislativo na próxima terça-feira (16), às 20 horas, na “Casa do Povo”. “Os técnicos em refrigeração garantiram o conserto dos equipamentos do plenário até este sábado (13). Estamos com uma Ordem do Dia acumulada com o conteúdo da reunião da quinta (12) e vamos trabalhar duro para limpar a pauta”, frisou o presidente. Os edis entram em recesso parlamentar no dia 18 de julho e retornam no dia 2 de agosto.

AscomCâmara

Vereadores no Debate da Rádio Jornal Caruaru

por Victor Vargas — publicado 13/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os vereadores Eduardo Cantarelli (PSDB), Louro do Juá (DEM), Joseval Val...

Os vereadores Eduardo Cantarelli (PSDB), Louro do Juá (DEM), Joseval Val (DEM), líder da oposição, e o presidente Leonardo Chaves (PSD) foram os convidados do programa Debate – apresentado pelo radialista Dílson Oliveira, na Rádio Jornal Caruaru. Foram destacados temas como a rejeição do Projeto de Lei dos Transportes Coletivos, a questão do PCC dos professores, protestos e manifestos nas ruas da cidade e os acontecimentos ocorridos na noite da terça-feira (9) envolvendo os vereadores Jajá (PPS) e Romildo Oscar (PTN). “Semana que vem a Comissão de Ética da Casa do Povo vai abrir os trabalhos e definir os encaminhamentos visando apurar e evitar que situações desagradáveis exponham o Poder Legislativo”, comentou o presidente Leonardo Chaves, durante o Debate da Rádio Jornal.

AscomCâmara

Sessão Solene com Medalha Frei Tito de Piegaio neste domingo no Salgado

por Victor Vargas — publicado 14/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal...

Atendendo propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal de Caruaru realiza, neste domingo (14), a partir das 19:30 horas, Sessão Solene na Igreja Monte Carmelo, no Bairro do Salgado. Durante a Sessão Solene, em homenagem aos 50 anos da Paróquia Monte Carmelo, será entregue a medalha Frei Tito de Piegaio – destinada a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – aos catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antônio Félix, ao Monsenhor Guilherme Gomes e à família de Alfredo Francisco da Silva – in memoriam – através de propositura do vereador Lula Tôrres, por reconhecimento da dedicação e serviços prestados à Igreja Monte Carmelo e à Diocese de Caruaru. “Será uma noite de reconhecimento e homenagem a pessoas que muito trabalharam pela comunidade”, frisou o vereador Evandro Silva.

AscomCâmara

Sessão Solene do Salgado destacou 50 anos da Igreja Monte Carmelo

por Victor Vargas — publicado 15/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru, através de propositura do vereador...

A Câmara Municipal de Caruaru, através de propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), distinguiu os 50 anos da Paróquia Monte Carmelo com a realização de Sessão Solene e entrega da Medalha Frei Tito de Piegaio na noite deste domingo (14).

A cerimônia começou com uma missa celebrada pelo Monsenhor Guilherme Gomes e todo o clero da Paróquia do Monte Carmelo. Participaram da cerimônia e da Sessão Solene o deputado estadual Tony Gel (DEM) e os vereadores Evandro Silva (PMDB), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Heleno do Inocoop (PRTB), Lula Tôrres (PR), Louro do Juá (DEM), Edmilson do Salgado (PCdoB), Gilberto de Dora (PSB) e o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Durante a Sessão Solene foram distinguidos com a Medalha Frei Tito de Piegaio – concedida a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – os catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antonio Felix, o Monsenhor Guilherme Gomes, e Alfredo Francisco da Silva, in memoriam. “Recebo em nome da família e agradeço a distinção e o reconhecimento de ações e dedicação do meu pai durante décadas à Diocese de Caruaru e – particularmente – à Paróquia do Monte Carmelo”, destacou o ex- presidente da Câmara Municipal – advogado Antônio Silva.

AscomCâmara

Câmara realiza hoje última reunião do período legislativo

por Victor Vargas — publicado 16/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 15h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 15h, a sua última reunião antes do recesso parlamentar, que se inicia no próximo dia 18. A antecipação, de acordo com o presidente Leonardo Chaves (PSD), é devido à extensa pauta de votação. Na súmula da Ordem do Dia constam 12 projetos de lei (2 do Poder Executivo, 8 do vereador Leonardo Chaves, um do vereador Lula Tôrres e um do vereador Val das Rendeiras), 65 requerimentos e 7 indicações.

Entre os projetos de lei, destaque para o de nº 6.532/2013, de autoria do Executivo, que reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru.

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Evandro Silva (PMDB) defendendo a não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru. Outro destaque é o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a transferência da feira da sulanca para outro local. O vereador quer ainda que a farmácia da Policlínica do Salgado funcione aos sábados, domingos e feriados e a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato. O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita a construção de creche no Bairro Indianópolis. O vereador Val das Rendeiras (PRTB) apresentará vários requerimentos, entre eles um solicitando a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru, a realização de concurso público para agente da Destra, a inclusão da disciplina “música” na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino e o reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Neto (PMN), solicitando a implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru; para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando aconstrução de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira todos os requerimentos e indicações na súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 39ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JULHO DE 2013. 

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Ata da 38ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  3. Projeto de Lei nº 6.528/2013/Poder Executivo (acrescido de emenda modificativa de autoria do Vereador Marcelo Gomes)/1ª Discussão: dispõe sobre as regras de distribuição dos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos sob o regime de concessão, no âmbito do Município de Caruaru;
  4. Projeto de Lei nº 6.532/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.429/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua João Tavares, artéria localizada no Bairro Maurício de Nassau, nesta cidade;
  6. Projeto de Lei nº 6.472/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Ambruzzos, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  7. Projeto de Lei nº 6.474/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Arezo, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  8. Projeto de Lei nº 6.477/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Brindizi, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  9. Projeto de Lei nº 6.478/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Joaquim de Freitas Torres, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  10. Projeto de Lei nº 6.479/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Almir Afonso, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  11. Projeto de Lei nº 6.480/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Paulo Lima, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  12. Projeto de Lei nº 6.487/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua José Salvador da Silva Filho, artéria localizada no Bairro Vassoural, nesta cidade;
  13. Projeto de Lei nº 6.498/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Maria Alice de Carvalho Mendes, artéria localizada no Bairro Rendeiras, nesta cidade;
  14. Projeto de Decreto Legislativo nº 707/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio ao Senhor Alfredo Francisco da Silva (in memoriam);
  15. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  16. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  17. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;  
  18. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  19. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  20. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  21. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  22. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  23. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  24. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  25. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  26. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  27. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  28. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  29. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  30. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  31. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  32. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  33. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  34. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  35. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  36. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  37. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  38. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  39. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  40. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  41. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  42. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  43. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  44. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  45. Requerimento nº 1804/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Ivo Marinho dos Santos;
  46. Requerimento nº 1805/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar a Rua Santa Luzia, Salgado, em mão única;
  47. Requerimento nº 1806/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Catamarã, Loteamento Lagoa do Algodão;
  48. Requerimento nº 1807/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Lagoa do Algodão, localizada no loteamento do mesmo nome;
  49. Requerimento nº 1808/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Caravela, Loteamento Lagoa do Algodão;
  50. Requerimento nº 1809/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Canoa, Loteamento Lagoa do Algodão;
  51. Requerimento nº 1811/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de posto de saúde móvel na Feira da Sulanca;
  52. Requerimento nº 1812/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Caruaru, Bairro Maria Auxiliadora;
  53. Requerimento nº 1813/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Cândido Avelino, Salgado;
  54. Requerimento nº 1814/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Dr. José Mariano, Nossa Senhora das Dores;
  55. Requerimento nº 1815/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada do Sítio Patos, 2º Distrito;
  56. Requerimento nº 1816/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação no canteiro da Avenida José Rodrigues de Jesus, Indianópolis;
  57. Requerimento nº 1817/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do muro da Escola Municipal Luiz Pessoa da Silva, Vassoural;
  58. Requerimento nº 1818/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do calçamento na Rua Bernardo Vieira de Melo, Vassoural;
  59. Requerimento nº 1819/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Netuno, Loteamento João Batista;
  60. Requerimento nº 1820/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Urano, Loteamento João Batista;
  61. Requerimento nº 1821/2013/Vereador Val das Rendeiras: reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais;
  62. Requerimento nº 1822/2013/Vereador Val das Rendeiras: realização de concurso público para agente da DESTRA;
  63. Requerimento nº 1823/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Avenida Major João Coelho, Rendeiras;
  64. Requerimento nº 1824/2013/Vereador Val das Rendeiras: inclusão da disciplina música na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino;
  65. Requerimento nº 1825/2013/Vereador Jajá: complemento do calçamento na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  66. Requerimento nº 1826/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  67. Requerimento nº 1827/2013/Vereador Jajá: conserto do calçamento na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  68. Requerimento nº 1828/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  69. Requerimento nº 1829/2013/Vereador Neto: revitalização da popularmente conhecida Praça do Skate, Indianópolis;
  70. Requerimento nº 1830/2013/Vereador Neto: construção de espaço físico para seleção de materiais recicláveis nesta cidade;
  71. Requerimento nº 1831/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Júlio Simões, Pinheirópolis;
  72. Requerimento nº 1832/2013/Vereador José Ailton: REITERA iluminação na Praça Pintor Reginaldo Luiz de França, Indianópolis;
  73. Requerimento nº 1833/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça principal do Loteamento Novo Milênio;
  74. Requerimento nº 1834/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça e do parque localizados no Bairro Nova Caruaru;
  75. Requerimento nº 1836/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: transferência da feira da sulanca para local adequado;
  76. Requerimento nº 1837/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação dos roteiros dos coletivos nas paradas de ônibus de Caruaru;
  77. Requerimento nº 1838/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de pista municipal de bicicross em Caruaru;
  78. Requerimento nº 1839/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: capinação e retirada regular de lixo entre os bairros Cidade Jardim e Alto da Balança;
  79. Requerimento nº 1842/2013/Vereador Evandro Silva: não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru;    
  80. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  81. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  82. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  83. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  84. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  85. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros;
  86. Indicação nº 169/2013/Vereador Neto: implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru.

Os vereadores retornam do recesso parlamentar no dia 02 de agosto. 

AscomCâmara

Última reunião pública do 1º período surpreende sindicalistas

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 39ª Reunião Púbica da 1ª Sessão...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 39ª Reunião Púbica da 1ª Sessão Legislativa Ordinária na tarde desta terça-feira (16). Foram aprovados todos os ítens da Ordem do Dia – 12 projetos de lei (dois do Poder Executivo, oito do vereador Leonardo Chaves (PSD), um do vereador Lula Tôrres (PR) e um do vereador Val das Rendeiras, PRTB), 65 requerimentos e sete indicações.

Os jornalistas e radialistas que cobrem a “Casa do Povo” e as galerias – repletas de manifestantes ligados ao Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru, Associação dos Trabalhadores em Educação de Caruaru, Sindicato dos Comerciários de Caruaru e integrantes de movimentos estudantis universitários, dentre populares que acompanham os trabalhos legislativos – ficaram surpresos com a objetividade e determinação dos edis em limparem a pauta e evitarem confrontos entre as bancadas – governista e de oposição – e público presente.

“Quem esperava uma longa sessão de debates – como sempre acontece – ficou sem entender a determinação de cumprirmos o nosso papel legislativo. Mais uma vez a casa foi invadida por pessoas sem noção de respeito – sinceramente – é difícil de acreditar que aqueles manifestantes, mal educados, representam trabalhadores da educação”, comentou o presidente Leonardo Chaves. Depois de ouvir insultos e ser chamado de vagabundo, o vereador Evandro Silva (PMDB), sem esconder o mal estar – afirmou que vagabundo é uma expressão que não pode ser aplicada a quem trabalha o tempo todo a favor do povo, além de exercer a difícil tarefa de legislar e fiscalizar o Poder Executivo. “A total falta de respeito de dirigentes da área da educação nos deixa apreensivos com o conteúdo que deve estar sendo ministrado nas salas de aula – é lamentável”, frisou o vereador do PMDB.

Os vereadores de Caruaru entram em recesso legislativo a partir dessa quarta-feira (17) e retornam às Sessões Públicas Plenárias no dia 2 de agosto. Todos os departamentos da Câmara Municipal funcionam normalmente entre as 7 e 13 h.

AscomCâmara

Vereador Edmilson do Salgado participa de evento internacional

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) viajou ao Rio de Janeiro, nesta segunda (15)...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) viajou ao Rio de Janeiro, nesta segunda (15), com o objetivo de participar do Encontro Internacional de Jovens Maristas, que acontece de 17 a 22 de julho, no Colégio Marista São José, no Bairro da Tijuca. O parlamentar, que é leigo Marista, integra o grupo de trabalho coordenado pelas Irmãs Regina e Silvia, da Escola Marista do Salgado. A falta do edil à última reunião da Câmara, antes do recesso parlamentar, foi justificada através do ofício GB Nº 197/2013, enviado ao presidente da Casa.

Trata-se de um encontro promovido pelo Instituto dos Irmãos Maristas, sob a coordenação da União Marista do Brasil, e reunirá, aproximadamente, 300 participantes de 25 províncias maristas dos cinco continentes, entre eles, mais de 200 jovens de 40 países e convidados de instituições parceiras.

O tema do EIJM 2013 é “CHANGE: faça a diferença!”, e o lema, em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). O coordenador do EIJM, Ir. José de Assis Elias de Brito, destaca que o evento é dedicado à partilha de experiências de vidas e visa somar forças para enfrentar os desafios do mundo atual. 

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado

Comissão de vereadores vai visitar áreas já sugeridas para Feira da Sulanca

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Independente do recesso parlamentar, uma comissão de vereadores, composta pelos...

Independente do recesso parlamentar, uma comissão de vereadores, composta pelos edis Joseval Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Gilberto de Dora (PSB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Eduardo Cantarelli (PSDB), Jajá (PPS), Neto (PMN), Rozael do Divinópolis (PMN), Heleno do Inocoop (PRTB), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB) e Evandro Silva (PMDB), vai visitar na manhã desta quinta-feira (18) – com saída prevista da Câmara Municipal às 8 da manhã – uma área que se estende do Terminal Rodoviário de Caruaru à Vila do Rafael. “Os terrenos que vamos vistoriar são terrenos ditos e propalados, nos últimos anos – uns à beira da pista – outros um pouco afastados – como áreas com possibilidade da Feira da Sulanca ser reinstalada. Vamos levando também na comitiva assessores parlamentares e sulanqueiros”, destacou o coordenador da comitiva parlamentar e líder da oposição, vereador Joseval Val.

AscomCâmara

Leonardo Chaves no Conteúdo da Liberdade AM / Caruaru FM

por Victor Vargas — publicado 13/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado do programa Conteúdo – das Rádios Liberdade AM e Caruaru FM, no início da tarde desta quarta-feira (17). O programa, apresentado pelo jornalista Mário Flávio, contou com as participações do analista político Mário Benning e de ouvintes pelo telefone e internet. Durante uma hora o presidente respondeu sobre temas ligados a prestação de contas – acesso no Portal da Transparência, via www.camaracaruaru.pe.gov.br, competências da Câmara Municipal nas questões – manifestação das ruas (Movimento pelos vinte centavos), professores (PCC), mototaxistas, transporte coletivo, reuniões públicas e recesso parlamentar. “É sempre bom conversar sobre questões ligadas ao cotidiano do povo de Caruaru e do Poder Legislativo. Agradeço as oportunidades e lembro que a Câmara Municipal funciona normalmente neste período de recesso parlamentar”, destacou o presidente, após o programa radiojornalístico.

AscomCâmara

Leonardo nomeia Comissão de Representação durante recesso

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, nomeou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, nomeou – amparado no artigo 265 do Regimento Interno – a Comissão de Representação do recesso parlamentar deste 1º semestre da 1ª Sessão Legislativa – com validade entre os dias 18 de julho e 02 de agosto. A comissão – que tem a missão da representatividade parlamentar neste período de recesso é constituída pelos vereadores – presidente Leonardo Chaves (PSD) e os membros – José Ailton (PDT), Rozael do Divinópolis (PMN), Louro do Juá (DEM) e Pastor Jadiel Nascimento (PRTB).

AscomCâmara

Comissão de vereadores vistoria áreas para a Sulanca

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Uma comissão de vereadores, coordenada pelo líder da oposição Joseval Val...

Uma comissão de vereadores, coordenada pelo líder da oposição Joseval Val (DEM) e composta pelos vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PRTB), Louro do Juá (DEM), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Rozael do Divinópolis (PMN), Heleno do Inocoop (PRTB), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Eduardo Cantarelli (PSDB) e Jajá (PPS), realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma vistoria numa área compreendida entre o Terminal Rodoviário e a Vila do Rafael com o objetivo de contribuir com sugestões no processo das tantas vezes propalada transferência da Feira da Sulanca.

“Estamos preparados para ajudar o prefeito a resolver essa questão – não somos apenas oposição”, frisou Val (DEM). “O nosso objetivo foi encontrar um local ideal para todos os feirantes, comerciantes e turistas de compras – a nossa vistoria é uma forma de procurar o que a população tanto nos reivindica – esse é o nosso objetivo – buscar soluções”, comentou o Pastor Jadiel Nascimento (PRTB). Para Rozael do Divinópolis (PMN), tanto os vereadores de oposição como os de situação estão buscando o que tanto se espera para a Feira da Sulanca. “Não estamos medindo esforços na busca da solução e ajudar o Executivo no que for necessário para essa transferência”, enfatizou Rozael. No final da vistoria, o ex-feirante Jajá (PPS) enfatizou: “Estamos satisfeitos com o que encontramos em uma das localidades vistoriadas – com uma estrutura adequada que será o ideal para a transferência da Feira – sei o que é a vida de um feirante e o que é necessário para realizar o seu trabalho – por isso buscamos um local adequado para os feirantes”. Segundo o coordenador da Comissão, Joseval Val (DEM), o relatório da vistoria será entregue até segunda-feira (22) para o chefe do Executivo, imprensa e associação dos sulanqueiros.

AscomCâmara

Secretaria de Saúde vai realizar Audiência Pública na Câmara Municipal

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo solicitação da secretária de Saúde da PMC, Maria Aparecida de Souza...

Atendendo solicitação da secretária de Saúde da PMC, Maria Aparecida de Souza, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a realização da Audiência Pública da Saúde, na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, na Câmara Municipal de Caruaru. A realização da Audiência é estabelecida na Lei Complementar 141 – que determina a realização de audiência quadrimestral na “Casa do Povo” com o objetivo da prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados na saúde pública de Caruaru.

AscomCâmara

Leonardo Chaves será destaque em Congresso Nacional

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), será homenageado na abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores, na terça-feira (23), em Natal (RN). Segundo o presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam – servidor público e vereador Josinaldo Barbosa de Araújo, a homenagem é o reconhecimento da dedicação e serviços prestados nos últimos 40 anos pelo presidente Leonardo Chaves à Câmara Municipal de Caruaru. “Fico honrado em receber uma homenagem da Abrascam – entidade respeitada pelos seus 30 anos de serviços prestados aos vereadores e servidores de Câmaras em todo o território nacional”, frisou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

Vereador apresenta emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties

por Victor Vargas — publicado 20/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O projeto original destinava o total das receitas, ou seja, 100% para educação...
O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou, na última sessão da Câmara Municipal de Caruaru, emenda modificativa ao Projeto de Lei nº 6.528/2013 que estabelece a destinação das receitas municipais relativas aos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos. 

 

O projeto original destinava o total das receitas, ou seja, 100% para educação.  Seguindo os mesmo parâmetros do Senado, que aprovou  recentemente o projeto de lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo e dos rendimentos do Fundo Social à educação e 25% à saúde, o parlamentar solicitou alteração ao projeto. 

 

“Com o crescimento populacional acelerado nos últimos anos, entendemos que se faz necessário oferecer um sistema de saúde cada vez mais eficaz, ágil e de qualidade e, para isso, é fundamental obter recursos financeiros para construir uma saúde pública municipal com excelência”, afirmou. 

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Ações do documento