Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Nota de pesar - Luiz Vieira

por Leonardo Santos publicado 16/01/2020 18h57, última modificação 16/01/2020 18h57

A Câmara Municipal de Caruaru se solidariza com familiares, amigos e admiradores de Luiz Vieira, compositor caruaruense. Seu legado nas composições famosas como "Menino Passarinho" e em outras gravadas por diversos artistas brasileiros, jamais será esquecido. Os 23 vereadores desejam força a todos que lamentam a perda de Luiz Vieira neste momento.

Câmara de Vereadores homenageia o Poder Judiciário de Pernambuco em Sessão Solene

por Livia Feijo Portela publicado 10/01/2020 08h00, última modificação 10/01/2020 11h33
Receberam homenagens Desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
Câmara de Vereadores homenageia o Poder Judiciário de Pernambuco em Sessão Solene

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quinta-feira (09), a Câmara de Caruaru realizou a primeira Sessão Solene de 2020. Nesta reunião foram homenageados Desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A homenagem se deu pelo relevante serviço prestado à sociedade caruaruense no âmbito do Poder Judiciário.

Estiveram presentes autoridades dos três Poderes (Judiciário, Legislativo, Executivo), dentre elas, o prefeito em exercício, Rodrigo Pinheiro, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Caruaru, Fernando Júnior e os vereadores Marcelo Gomes (PSB), Bruno Lambreta (PDT), Galego De Lajes (PSD), Heleno Oscar (PATRIOTA), Italo Henrique (PSD), Pierson Leite (PSD), Fagner Fernandes (AVANTE), Daniel Lula Finizola (PT). 

A propositura é do vereador Lula Torres (PSDB), que em seu discurso trouxe que a Justiça é um elo que mostra à sociedade o dever, a obrigação e o direito, mantendo a sociedade nos trilhos.

Na ocasião o Presidente do TJ-PE, Adalberto de Oliveira Melo, além de receber a comenda também apresentou o projeto para a construção da sede da Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco que será a primeira sede do interior do estado.

Os vereadores da Casa ainda estão em período de recesso, as sessões e audiências voltam a acontecer em fevereiro e podem ser acompanhadas na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Câmara de Caruaru vai homenagear Poder Judiciário de PE

por Leonardo Santos — publicado 08/01/2020 11h40, última modificação 08/01/2020 11h40

Na próxima quinta-feira (09), as composições do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral - PE  e a primeira Câmara Regional do Tribunal de Justiça de PE receberão homenagens através da Câmara Municipal de Caruaru, pelos relevantes serviços prestados ao Agreste de Pernambuco. A propositura das comendas é de autoria do Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB). 

“Os desembargadores exercem papel fundamental na nossa sociedade, colocando em prática a justiça, atuando de forma isenta para a construção de uma sociedade mais justa. E é papel da Câmara, reconhecer este excelente trabalho realizado por eles” destaca Lula Tôrres. 

A sessão solene está prevista para acontecer às 10h, no Fórum Juiz Demóstenes Veras, no Bairro Universitário.

Câmara aprova reajuste salarial dos servidores municipais

por Núcleo de Comunicação — publicado 07/01/2020 13h10, última modificação 08/01/2020 08h14
Com esta ação do Legislativo, o Município de Caruaru já pode pagar o salário dos servidores com base no novo salário do mínimo, que teve um reajuste de 4,1%.
Câmara aprova reajuste salarial dos servidores municipais

Fotos: Vladimir Barreto

Os vereadores e a vereadora da Câmara Municipal de Caruaru se reuniram nesta terça-feira (07) para uma Sessão Extraordinária, que deu inicio ás 10h. O motivo da reunião foi discutir o projeto de reajuste salarial dos servidores municipais. Enviado pelo Poder Executivo, o PL adequa o salário dos servidores ao valor do salário mínimo vigente.

A leitura do Projeto de Lei foi executada durante a reunião, em seguida foi encaminhado para analise e discursão pela Comissão de Legislação e Redação de Leis, e a Comissão de Orçamento e Finanças. Com esta ação do Legislativo, o Município de Caruaru já pode pagar o salário dos servidores com base no novo salário do mínimo que é de R$ 1.039,00, tendo um reajuste de 4,1%.

“Fomos convocados de forma extraordinária em período de recesso dos vereadores, pelo Poder Executivo, para analisar e votar este projeto importante, e cumprimos nossa parte. Os vereadores e a vereadora fizeram seu papel na adequação do valor para os servidores públicos da nossa cidade” destaca o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PSDB).

Casa realiza última sessão ordinária do ano de 2019

por Livia Feijo Portela publicado 31/12/2019 21h00, última modificação 03/01/2020 09h58
Votado projeto de lei do Executivo que regulamenta os loteamentos fechados e os condomínios horizontais de lotes no perímetro urbano do município de Caruaru.
Casa realiza última sessão ordinária do ano de 2019

Foto: Vladimir Barreto

No último dia 31 de dezembro, a Câmara de Vereadores realizou sua última sessão ordinária do ano. Alguns vereadores utilizaram do seu tempo na tribuna para fazer um balanço das ações do ano de 2019. 

Durante o encontro, os vereadores votaram em segundo turno um projeto de lei do Executivo que regulamenta os loteamentos fechados e os condomínios horizontais de lotes no perímetro urbano do município de Caruaru. 

A partir desta data se inicia o recesso parlamentar, as sessões serão retomadas em fevereiro. As audiências e sessões da Câmara podem ser acompanhadas na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.


Plano Diretor é aprovado em segundo turno na Câmara de Vereadores

por Livia Feijo Portela publicado 24/12/2019 12h00, última modificação 24/12/2019 12h44
84ª Sessão Ordinária aconteceu nesta manhã de terça-feira (24). Foi votado em segundo turno o Plano Diretor do Município.
Plano Diretor é aprovado em segundo turno na Câmara de Vereadores

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta terça-feira (24), os vereadores estiveram reunidos em plenário para mais uma Sessão Ordinária onde foi discutido e votado, entre outros requerimentos e proposituras, em segundo turno a atualização do Plano Diretor Municipal. A votação teve 18 votos a favor e 3 contra.

Sandro Ângelo Vila Nova, fazendo uso da Tribuna Popular, colocou-se como cidadão a respeito do Plano Diretor. Em sua fala, coloca não considera que houve participação popular no processo de atualização do referido instrumento, descrevendo como se deu todo o caminho até a chegada do projeto final que hoje foi votado.

O presidente da Casa, Lula Torres (PSDB), encerrou o momento considerando que tem orgulho do trabalho que os vereadores têm realizado na Câmara e que em seu trabalho são representantes do povo, atuando em prol dos cidadãos caruaruenses.

Na prática, a cidade agora possui um instrumento de planejamento que possibilita que a gestão pense mais estrategicamente ações para longo prazo.

As audiências e sessões da Câmara podem ser acompanhadas na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.


Plano diretor é discutido pelas Comissões

por Gabriela Cabral Mendes da Silva publicado 18/12/2019 12h35, última modificação 20/12/2019 09h28
Os vereadores analisaram o Plano Diretor e suas emendas. Representantes do Poder Executivo estiveram presentes na reunião para tirar dúvidas e participar do debate.
Plano diretor é discutido pelas Comissões

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (18), aconteceu mais uma reunião conjunta das Comissões para discutir sobre o Plano Diretor do Município e também o PL n° 8.481/2019, que trata sobre a concessão através de parceria Pública-Privada para prestação de serviços de iluminação pública.

Estiveram presentes as Comissão de Legislação e Redação de leis; Finanças e Orçamento; Obras, urbanismo e serviços públicos; Meio ambiente; Segurança pública, Educação, cultura e esportes, Direitos humanos e Ética parlamentar. 

Os vereadores analisaram o Plano Diretor e suas emendas. Representantes do Poder Executivo estiveram presentes na reunião para tirar dúvidas e participar do debate.

Após análise o projeto aguarda votação em plenário.

Câmara realiza sessão ordinária para votação de projetos de lei

por Livia Feijo Portela publicado 18/12/2019 07h00, última modificação 18/12/2019 09h25
Aprovado projeto de lei que cria Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Câmara realiza sessão ordinária para votação de projetos de lei

Foto: Vladimir Barreto

Na tarde desta terça-feira (17), o plenário da Câmara se reuniu novamente para a 81ª Ordinária. Durante a sessão foram analisados 26 requerimentos e projetos de lei. 

O destaque do dia é da participação social. Caruaru passa a contar com mais um espaço de controle social.

Foi aprovado em primeiro e segundo turno o projeto de Lei que estabelece a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para o município.  

A proposta é que o referido conselho seja responsável por auxiliar às ações e políticas de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação em Caruaru. 

Um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, composto por representantes do Poder Público, da Comunidade Acadêmica e de entidades de categoria econômica, profissional ou empresarial que promovam e/ou apoiem a Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa. 

As audiências e sessões da Câmara podem ser acompanhadas na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Audiência pública debate Plano Diretor do Município

por Núcleo de Comunicação — publicado 16/12/2019 11h15, última modificação 16/12/2019 11h14
Na manhã desta segunda-feira (16), o Plano Diretor, que deve gerir o crescimento do o município nos próximos 10 anos, foi discutido mais uma vez por meio de Audiência Pública.
Audiência pública debate Plano Diretor do Município

Vladimir Barreto

Na manhã desta segunda-feira (16), o Plano Diretor, que deve gerir o crescimento do o município nos próximos 10 anos, foi discutido mais uma vez por meio de Audiência Pública.

A solicitação foi feita pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), ele acredita que um Projeto de Lei como este deveria ser amplamente discutido Casa. Marcelo também falou sobre o prazo que o Poder Executivo estipulou para o retorno do PL. “Temos exemplo do Presidente de Recife, o plano começou a ser discutido, na Câmara, em novembro e vai terminar em Abril do próximo ano, com todo mundo fazendo suas considerações. E aqui não, aqui o Projeto de Lei do Plano Diretor deu entrada no dia 5 de dezembro e temos até, pelo menos, dia 20 ou então quando nós zerarmos a pauta do executivo. Eu acho que é um atropelo muito grande, pois é um projeto muito técnico, muito específico”, disse ele.

O arquiteto Rodrigo Lucas veio representando a classe e foi um dos componentes da Mesa. Ele falou que, do ponto de vista técnico, existem avanços no novo Plano Diretor que está sendo proposto. Ressaltou também a importância da revisão do PL. “O prazo é de dez anos, e atrasou mais quatro, então é positivo estar sendo retomada a revisão e o zoneamento desse novo Projeto de lei, ele reflete muito mais a cidade que a gente tem hoje”, contou o arquiteto.

Além disso, Rodrigo fez alguns questionamentos, dentre eles a questão do Gabarito, que é a limitação da altura dos prédios e das construções. Segundo ele, a cidade tem recebido esses Gabaritos, mas alguns bairros não receberam a limitação e isso pode prejudicar o bem-estar da população, com a falta de ventilação.

Laerte Lima, analista de projetos da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB), falou que a participação dos poderes (executivo e legislativo) nessa discussão é importante e que a URB cumpriu ao realizar todos os debates com a população.

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Reunião conjunta das comissões discute projetos encaminhados pelo Executivo

por Gabriela Cabral Mendes da Silva publicado 12/12/2019 18h55, última modificação 13/12/2019 11h52
Na tarde desta quinta-feira (12), as comissões de Legislação e Redação de Leis, de Finanças e Orçamento, de Meio Ambiente, de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, de Educação, Cultura e Esportes, de Saúde e Assistência Social, se reuniram para debater e votar sobre oito Projetos de Lei (PL) encaminhados pelo executivo.
Reunião conjunta das comissões discute projetos encaminhados pelo Executivo

Fotos: Vladimir Barreto

Na tarde desta quinta-feira (12), as comissões de Legislação e Redação de Leis, de Finanças e Orçamento, de Meio Ambiente, de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, de Educação, Cultura e Esportes, de Saúde e Assistência Social, se reuniram para debater e votar sobre oito Projetos de Lei (PL) encaminhados pelo executivo.

Dentre os PLs analisados, destacamos o Nº 8472/2019, que trata sobre a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na Cidade de Caruaru. O projeto visa trazer avanços nas mais diversas áreas, através de mecanismos inovadores que favoreçam cada vez mais a população. Também o PL Nº 8479/2019 que prevê reajuste salarial para os profissionais da Rede Municipal de Saúde.

O presidente da Comissão de Legislação, vereador Pb. Andrey Gouveia (PATRI), contou que na reunião de Comissões os parlamentares e representantes discutem sobre a constitucionalidade e a viabilidade dos Projetos.

O secretário da Fazendo, Diogo Bezerra também esteve presente na reunião para esclarecer dúvidas dos vereadores.

Todos os oito projetos foram aprovados nas comissões e seguem para plenário para serem votadas pelos parlamentares da Casa. Após a validação do legislativo, vai para a sanção da Prefeita Raquel Lyra.

 

Câmara promove na noite da quarta-feira (11) mais uma Sessão Solene

por Núcleo de Comunicação — publicado 11/12/2019 23h00, última modificação 12/12/2019 10h29
Sessão outorgou título de cidadania caruaruense aos senhores Piero Monteiro Sial e Edmar Lyra Cavalcanti Júnior, cumprindo proposituras do vereador Cecílio Pedro e do ex-vereador e atual Secretário Estadual Alberes Lopes, respectivamente.
Câmara promove na noite da quarta-feira (11) mais uma Sessão Solene

Foto: Vladimir Barreto

Na noite desta quarta-feira, 11, no plenário da Câmara, foi realizada sessão solene de outorga do título de cidadania caruaruense aos senhores Piero Monteiro Sial e Edmar Lyra Cavalcanti Júnior, cumprindo proposituras do vereador Cecílio Pedro e do ex-vereador e atual Secretário Estadual Alberes Lopes, respectivamente.

Os homenageados possuem trajetória de trabalho voltado ao desenvolvimento da cidade de Caruaru. Piero Monteiro Sial é natural de Recife, advogado do Mesquita, Verçosa e Monteiro Sial, escritório que está implantando uma filial na cidade de Caruaru e empreendedor do setor imobiliário, sócio da Carnaúba Capital.

Edmar Lyra Cavalcanti Júnior é jornalista político com atuação em vários veículos de comunicação em Pernambuco, atualmente é comentarista de várias rádios pernambucanas como Gravatá FM e Alternativa FM. Possui um blog próprio onde informa com destaque a cidade de Caruaru, dando luz à importância da cidade para o estado de Pernambuco.

Estiveram presentes agentes políticos e autoridades da região. A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.


Câmara recebe Secretário de Educação para diálogo na Sessão Ordinária desta terça-feira (10)

por Livia Feijo Portela publicado 10/12/2019 21h00, última modificação 12/12/2019 11h05
Foram analisadas 12 proposituras e discutidas ações da Educação no município de Caruaru.
Câmara recebe Secretário de Educação para diálogo na Sessão Ordinária desta terça-feira (10)

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (10), foi realizada sua 79ª Sessão Ordinária. Foram analisadas 12 proposituras. Na ocasião também foi promovido um espaço de diálogo com o atual Secretário de Educação do Município, Henrique César Freire de Oliveira. A presença do gestor foi solicitada pelo vereador Daniel Lula Finizola (PT) para prestação de contas sobre as ações realizadas na pasta.

Confira o destaque:


Durante a reunião, os vereadores trouxeram a situação de algumas escolas e creches da cidade que possuem situações delicadas e que precisam de atenção. 

O vereador Fagner Fernandes (AVANTE) denunciou a situação de algumas creches por ele visitadas: CMEI Dom Soares, Creche Tia Babu, Escola Genésio Campos. Na ocasião, solicitou ao gestor Henrique César que visite-as e busque solução dos problemas encontrados, entre eles forro caindo, ventiladores em péssimas condições, superlotação.  

O secretário coloca que nos seus 64 dias de gestão, até o momento visitou 10 unidades educacionais da cidade. Informou também que a prefeitura está recebendo 4,5 milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o que dará um fôlego a mais para o avanço nas metas prometidas pela gestão.

O Secretário trouxe que estão realizando avaliação de imóveis no município para locação, visando a instalação de mais creches, buscando cumprir a promessa das 8.000 novas vagas em creches para a população caruaruense.

Outros pontos importantes também foram colocados. Para mais informações, as audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Debate do Plano Diretor dos próximos 10 anos é realizado na Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 10/12/2019 14h30, última modificação 12/12/2019 10h26
“A gente vê que a participação de diversos seguimentos da sociedade, construtoras, movimentos sociais, faculdades; todos engrandecem e acima de tudo, o nosso plano diretor ganha uma maior consistência”, contou o diretor da URB.
Debate do Plano Diretor dos próximos 10 anos é realizado na Câmara

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta terça-feira (10) aconteceu mais uma audiência pública na Casa, desta vez para debater a revisão do Plano Diretor do Município. A propositura é do vereador Bruno Lambreta (PDT), que considera o debate importante, já que o projeto não passa por atualização desde 2004. “Essa discussão já foi iniciada em 2016 e se seguiu por 2017, 2018, e agora em 2019. Com o envio do Projeto de Lei, nós identificamos a necessidade de trazer esse debate antecipado para a Câmara com a participação da sociedade civil organizada, as entidades de representação e os vereadores e a vereadora”, disse ele.

Representantes do Poder Executivo municipal também estiveram presente na Audiência e Francisco Batista, diretor presidente da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB), foi quem realizou uma apresentação com as atualizações e informações do Plano Diretor, com as principais mudanças na infraestrutura da cidade.

Francisco acredita que a apresentação do Plano na Casa Legislativa é uma forma de fortalecer o projeto. “A gente vê que a participação de diversos seguimentos da sociedade, construtoras, movimentos sociais, faculdades; todos engrandecem e acima de tudo, o nosso plano diretor ganha uma maior consistência”, contou o diretor da URB.

Durante a reunião os vereadores, que estavam presentes e a população puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos aos representantes enviados pela Prefeitura.

Para Ivanildo Pedro, morador do residencial Xique-xique, o novo Plano Diretor pode corrigir erros e até permitir que eles não sejam repetidos nos futuro.

 As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Direito da mulher é tema de projetos votados na Reunião de Comissões desta manhã (06)

por Núcleo de Comunicação — publicado 06/12/2019 11h50, última modificação 10/12/2019 16h18
Também foram aprovados projetos para institucionalização da "Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher" (PL 8027/2019) e estabelecimento de preferência na transferência escolar para mulheres vítimas de violência (PL 8100/2019).
Direito da mulher é tema de projetos votados na Reunião de Comissões desta manhã (06)

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta sexta-feira (06), três comissões da Casa se reuniram (Legislação e redação de leis, Ética Parlamentar e Direitos Humanos) para debater sobre projetos de lei (PL), requerimentos e indicações.

Dentre os temas votados, destacam-se o Direito da Mulher. A Comissão de Direitos Humanos aprovou projetos que visam resguardá-lo.  Dentre eles está o PL N° 7912/2018, de autoria do vereador Fagner Fernandes (Avante), que visa o combate ao assédio sexual nos transportes coletivos de Caruaru. Se aprovado, o projeto pode facilitar a denúncia e também incentivar a conscientização. O PL foi aprovado e agora segue para votação em plenário.

Também foram aprovados projetos para institucionalização da "Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher" (PL 8027/2019) e estabelecimento de preferência na transferência escolar para mulheres vítimas de violência (PL 8100/2019).

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.


Câmara realiza 78ª Sessão Ordinária nesta quinta-feira (05)

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/12/2019 18h00, última modificação 10/12/2019 17h08
Na Sessão foi discutida o Plano Diretor do Município de Caruaru, onde o vereador Bruno Lambreta (PDT) disse que já houve uma articulação com a Prefeita para que fosse realizada uma audiência pública na próxima terça-feira (10), onde o assunto poderá ser discutido.
Câmara realiza 78ª Sessão Ordinária nesta quinta-feira (05)

Foto: Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (05), no plenário da Câmara, foi realizada a 78º Sessão Ordinária. Foram analisadas 16 proposituras.

Confira o destaque da tribuna:

PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CARUARU:

Marcelo Gomes (PSB) coloca que solicitará que sejam realizadas audiências públicas para a discussão aprofundada do projeto e argumenta que devido à proximidade do recesso de final de ano da Câmara, é primordial que não sejam votadas leis tão importantes sem tempo hábil para o diálogo.

O plano diretor da cidade é um instrumento de planejamento muito importante para qualquer município, pois nele são definidas áreas estratégicas para a expansão da cidade ao longo dos anos, entre outros temas relacionados ao funcionamento da cidade.

Daniel Finizola (PT) lamenta que, após tantas cobranças ao longo do ano para que o projeto chegasse à Câmara, isso tenha se dado apenas no último momento do ano.

Bruno Lambreta (PDT), coloca que já houve articulação com a Prefeita para que fosse realizada uma audiência pública na próxima terça-feira (10), onde o assunto poderá ser discutido.

ANIMAIS ABANDONADOS:

Na sessão deste dia, o vereador Fagner Fernandes (AVANTE) propôs um projeto de lei que busca diminuir casos de abandono de animais domésticos ou domesticados, Projeto de Lei nº 8482 de 2019. Justifica a necessidade de existência dessa lei para que tenhamos na nossa cidade mais respeito aos animais e para que, em casos onde hajam provas do abandono animal, algo possa ser feito diante da situação.

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

 


Câmara realiza audiência pública sobre o fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do BNB no país

por Núcleo de Comunicação — publicado 04/12/2019 23h00, última modificação 12/12/2019 09h45
Discussão cidadã sobre o Desenvolvimento da região Nordeste aconteceu nesta manhã no plenário da Câmara de vereadores de Caruaru.
Câmara realiza audiência pública sobre o fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do BNB no país

Fotos: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira, 04, foi realizada a audiência pública para discutir a necessidade de fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o avanço econômico da região Nordeste.

A propositura é do vereador Marcelo Gomes (PSB) que coloca em sua fala a preocupação que todos os brasileiros, em especial os nordestinos precisam ter com a onda de privatizações que temos visto no país e por isso se faz de grande importância falarmos sobre tais temas. O BNB tem 67 anos de existência com presente atuação no fortalecimento da nossa região.

Confira as informações destacadas do debate:

Fernando Batata, diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em sua fala coloca que “a missão do BNB é promover o desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, o lucro é consequência”. Assim, a viabilidade de existência do banco depende do FNE para que possa atuar como política pública, com ações direcionadas à democratização do crédito, atendendo a toda a população, inclusive os pequenos produtores e empreendedores.

Dorisval de Lima, bancário da agência BNB-Caruaru, colocou que os bancos públicos realizam um papel muito importante na promoção de desenvolvimento do país por possuírem, diferentemente dos privados, um olhar para o fortalecimento da economia da região, promovendo cidadania e democracia.

Também foi colocado que o FNE não pode ser direcionado a outros bancos que não sejam públicos, como está fazendo o governo federal. Instituições estatais como o BNB ficariam muito frágeis, prejudicando a todos os brasileiros, direta ou indiretamente beneficiados pelas políticas públicas que tais instituições promovem. “O BNB, dentre os bancos, é um o principal aliado ao empreendedorismo, característica muito forte do brasileiro”, colocou o representante da agência BNB-Santa Cruz do Capibaribe, Anderson Tabosa.
Abidoral Rodrigues, funcionário aposentado do BNB, técnico de campo, coloca que “crédito sem orientação é dinheiro jogado fora, o BNB faz crédito orientado e isso transforma vidas”.

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (03)

por Núcleo de Comunicação — publicado 03/12/2019 20h00, última modificação 04/12/2019 11h46
Realizada mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal. Requerimentos e indicações foram votados e aprovados pelos parlamentares. Destaque de hoje para aplicação dos recursos do FUNDEF em Caruaru.
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (03)

Fotos: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (03), ocorreu a 77º Sessão Ordinária, onde foram analisadas 49 proposituras. Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

 SITUAÇÃO DOS AMBULANTES DE CARUARU:

Sérgio Siqueira (AVANTE) denuncia truculência contra ambulantes do município por parte de alguns fiscais da prefeitura, segundo o vereador, vídeos e testemunhos sobre o fato que circula em rede nacional chegaram até seu gabinete e, por isso, pede que situações como essa não sigam ocorrendo e que providências sejam tomadas por parte da prefeitura.

O vereador Bruno Lambreta (PDT) também se colocou sobre a questão, colocando que a prefeitura emitiu nota oficial e que assim como todos espera que os responsáveis pelos excessos sejam punidos.

 REVISÃO PLANO DIRETOR MUNICIPAL:

O vereador Marcelo Gomes (PDT) faz uma solicitação à Casa para que o Plano Diretor não seja votado neste ano, pois trata-se de reforma grande que precisa ser amplamente discutida com profissionais da área, inclusive. Coloca que até a presente sessão não foi feita a apresentação do Plano, o que torna o tempo restante até o recesso parlamentar ainda menor para a devida discussão.

FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO (FUNDEF):

Os recursos de precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) estão sendo destinados à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica.

O vereador Bruno Lambreta (PDT) coloca que está apresentando um anteprojeto sobre o tema ao Executivo para que o recurso, à medida que seja enviado ao município, tenha parte direcionada aos professores efetivos ativos e inativos do município.

FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB):

Daniel Lula Finizola (PT), colocou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB) financia a educação nos municípios e por isso a possível extinção que está sendo anunciada pelo Governo Federal precisa ser amplamente discutida em todo país.

Convidou os professores presentes e demais cidadãos para audiência pública sobre o fim do FUNDEB, que ocorrerá no próximo dia 13/12, 9h, no prédio da Câmara de Vereadores de Caruaru.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Colégio Criativo é homenageado pelos vereadores de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 27/11/2019 23h00, última modificação 02/12/2019 09h46
Honraria foi concedida à instituição de ensino por seu olhar especial para a promoção da educação no município.
Colégio Criativo é homenageado pelos vereadores de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na quarta-feira, 27, a Câmara de Vereadores, por meio de propositura do vereador Lula Torres (PSDB), entregou a medalha de honra ao mérito "Professora Sinhazinha" ao Colégio Criativo de Caruaru. 

A instituição de ensino foi representada pelos diretores Edmilson Vidal Júnior e Ana Karla Oliveira de Barros Vidal que em seu discurso afirmou: “Ter o reconhecimento desta casa é gratificante e nos impulsiona, ser educadora não é apenas uma profissão, é vocação, é acima de tudo amor e esse reconhecimento nos dá ânimo”.

Fundado em fevereiro de 2002, foi um dos pioneiros em inovar com trabalho direcionado à educação especial, tendo um importante papel na promoção da acessibilidade na sociedade caruaruense.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.


Câmara inicia discussão e votação do PPA e da LOA para o exercício de 2020

por Núcleo de Comunicação — publicado 26/11/2019 18h00, última modificação 02/12/2019 09h57
Proposituras e emendas ao PPA e LOA foram analisadas e discutidas, abordando diversos temas de interesse público.
Câmara inicia discussão e votação do PPA e da LOA para o exercício de 2020

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (26), ocorreu a 75º Sessão Ordinária, onde foram analisadas 51 proposituras, dentre elas emendas ao PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei de Orçamento Anual) para o exercício de 2020, que definem como o dinheiro público municipal será utilizado no próximo ano.

Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

Educação

Leonardo Chaves (PDT), faz um apelo e traz problema sobre a escola João Patrício de Carvalho, recentemente reformada, Pitombeiras de Tabocas, que tem 37 alunos, que está sobre a ameaça de ser fechada, o que provocaria um deslocamento das crianças para Santa Maria, que fica a cerca de 12 km e possui uma estrada perigosa.

Daniel Lula Finizola (PT), traz a informação sobre sua ida ao 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, onde foi reeleita Gleisi Hoffman, informando que o partido em Caruaru está organizando-se para lançar um projeto de partido e de cidade que seja progressista e que tenha participação popular no município para as próximas eleições. Também solicita uma discussão com o Secretário de Educação para entender o planejamento para essa área na cidade, com o fim de responder a questões como: o EJA, repasse do FUNDEB, novas vagas nas creches, entre outras.

O presidente, Lula Torres (PSDB), informou que dia 10/12/2019 está marcada uma visita do Secretário de Educação do município à essa Casa Legislativa.

Juventude

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) propôs emenda ao projeto da LOA, solicitando o direcionamento de recursos da publicidade para a Política Municipal de Juventude, no entanto em votação tal emenda foi rejeitada.

Idosos

Outra emenda rejeitada durante a sessão, também proposta por Daniel Lula Finizola (PT), propunha a destinação de recursos (40 mil reais) para a Política Municipal do Idoso.

Outros assuntos como Combate à Leishmaniose, Enfrentamento à violência contra a mulher, Igualdade Racial, Agricultura Familiar, Saneamento Básico também tiveram em discussão durante a sessão que foi suspensa por conta dos limites de horário e será retomada na próxima quinta-feira, com a votação do PPA e LOA.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.


Cidadãos Caruaruenses são homenageados em sessão solene na Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 25/11/2019 23h00, última modificação 02/12/2019 08h59
Edmilson de Souza, Coroné Caruá e Ivan Barbeiro receberam medalhas pelos serviços prestados à cidade de Caruaru.
Cidadãos Caruaruenses são homenageados em sessão solene na Câmara

Foto: Vladimir Barreto

A noite desta segunda-feira (25) foi festiva. Dentre os homenageados da noite está Edmilson Severino de Souza, radialista na cidade há 35 anos, recebeu a medalha de Honra ao Mérito "Jornalista José Carlos Florêncio" pela dedicação à comunicação em nossa cidade.

Também foi homenageado na cerimônia Heleno Francisco da Silva, conhecido como Coroné Caruá, in memorian. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito "Álvaro Lins", por sua inegável paixão pela cultura local e seu destaque na música, tendo escrito quase 100 composições, algumas gravadas por Santana e outros artistas. Nesse momento foi  representado por Rubiara Amanda da Silva.

Por fim, a terceira honraria da noite foi dirigida à Ivan Cursino de Araújo, conhecido como Ivan Barbeiro, in memorian, representado por Ironaldo Cursino de Araújo, recebeu a medalha de Honra ao Mérito "Jarbas Cavalcanti". Conhecido como um dos melhores barbeiros da nossa cidade, e que também dedicou-se à vida política de Caruaru,  trabalhando por sua comunidade onde morava no Salgado.

A propositura foi do vereador Moysés Santos (PATRIOTA), que colocou que é uma honra ímpar poder celebrar a vida de três grandes cidadãos que tanto contribuíram para a cidade.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.



Câmara homenageia fundadores do Colégio GGE

por Núcleo de Comunicação — publicado 22/11/2019 23h00, última modificação 02/12/2019 09h11
A instituilção tem uma história recente na cidade mas já é sujeito de grande transformação no Agreste Pernambucano.
Câmara homenageia fundadores do Colégio GGE

Foto: Vladimir Barreto

Na noite desta sexta-feira (22) a Câmara de Caruaru realizou uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Caruaruense e entrega da Medalha de Honra ao Mérito "José Condé" aos senhores José Folhadela dos Santos Neto, Jorge William de Freitas Lindo, Marcus Marcelo Santos de Melo e Herbetes de Hollanda Cordeiro Jr., fundadores do Colégio GGE. 

As proposituras foram apresentadas pelos vereadores Marcelo Gomes (PSB), Ricardo Liberato (PDT), Pb Andrey Gouveia (PATRIOTA) e Lula Tôrres (PSDB).

O Colégio se instalou na cidade há dois anos e, segundo o vereador Marcelo Gomes, antes as famílias tinham que promover um grande esforço para que seus filhos fossem estudar na capital buscando um bom resultado no vestibular, hoje isso mudou e em Caruaru temos bons colégios. Assim, os homenageados “enxergaram no desenvolvimento e na pujança da nossa cidade terra fértil para expandir seu negócio”, em pouco tempo já geram empregos diretos indiretos e por isso receberam a merecida homenagem.

O vereador Ricardo Liberato se manifestou colocando que o grupo GGE hoje tem cerca de 5000 alunos matriculados nas unidades de Recife e Caruaru. E, “na família temos a formação dos princípios mas na escola é onde se constrói a vida profissional, que é o que estão fazendo aos alunos matriculados”.

Estiveram presentes prestigiando o evento representantes de instituições de ensino da cidade, emissoras de comunicação e da Ordem dos Advogados do Brasil - Caruaru.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

 


Tribuna: Confira os destaques da sessão desta quinta-feira (21)

por Núcleo de Comunicação — publicado 21/11/2019 18h00, última modificação 02/12/2019 09h54
As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.
Tribuna: Confira os destaques da sessão desta quinta-feira (21)

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio deu início, na tarde desta quinta-feira (21), a 74ª Sessão Ordinária na qual foram apresentadas 17 proposições durante o expediente e votação de 53 pautas na ordem do dia - entre projetos de lei, projetos de decretos, requerimentos e indicações.

Confira os destaques da reunião:

O vereador Edjailson da Catu Forró (PRTB) subiu até a tribuna para falar sobre aplicativos que possam ajudar na locomoção das pessoas e com custos barateados no Município de Caruaru, pedindo agilidade no projeto de lei para ser discutidos e votados na Casa. "As pessoas precisam de transparência nos aplicativos, representando segurança para os passageiros e condutores", disse o vereador.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

UNIMED Caruaru é homenageada pelos seus 30 anos de existência

por Núcleo de Comunicação — publicado 14/11/2019 23h00, última modificação 02/12/2019 09h14
O grupo recebe a honraria por seus serviços prestados no Agreste Pernambucano.
UNIMED Caruaru é homenageada pelos seus 30 anos de existência

Foto: Vladimir Barreto

No último dia 14, a Câmara de Vereadores promoveu homenagem aos 30 anos da Cooperativa de Médicos de Caruaru - UNIMED Caruaru, nesta ocasião representada pela Dra. Nadyvan Carmem Ferreira de Pontes Queiroz, Diretora-presidente e por Dr. Pedro José de Oliveira Melo, Diretor Administrativo e Financeiro. 

A propositura é do Vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) que em seu discurso coloca que a Unimed - Caruaru presta um serviço diferenciado em nossa cidade e por isso se sente honrado por ter a oportunidade de prestar essa homenagem a todos que compõem a cooperativa.

É a maior cooperativa de serviços médicos do interior de Pernambuco, cerca de 470 médicos cooperados cuidando da saúde de cerca de 70.000 clientes em Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz, Belo Jardim, Bezerros, Gravatá e mais de 30 municípios do agreste central e meridional.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.



Sessão Solene entrega Medalha de Honra ao Mérito à Rádio Cultura do Nordeste

por Núcleo de Comunicação — publicado 08/11/2019 20h00, última modificação 11/11/2019 12h32
“É uma rádio que se comunica e respeita a nossa cultura e que dá um espaço muito grande para as pessoas também se expressarem”, contou o presidente da Casa.
Sessão Solene entrega Medalha de Honra ao Mérito à Rádio Cultura do Nordeste

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru homenageou na noite da última sexta-feira (08), a Rádio Cultura do Nordeste, através da entrega da Medalha de Honra ao Mérito aos diretores da rádio e também ao radialista Tavares Neto. As proposituras são de autoria do vereador Lula Torres e do ex-vereador Fernando Soares (In Memorian).

A emissora presta o serviço de levar informação à população de Caruaru há 61 anos e para a jornalista Elaine Dias, coordenadora do jornalismo na rádio Cultura, é uma grande felicidade participar de um momento como esse porque é uma empresa que tem história. "É conhecida como a escolinha do rádio aqui em Caruaru, então grandes nomes já passaram e grandes nomes estão presentes e eu fico muito feliz em fazer parte desta família que tem como principal objetivo trazer jornalismo e cultura para todos os ouvintes”, disse ela.

O vereador Lula Tôrres (PSDB), disse que a Câmara entende o papel da Rádio Cultura na vida da população da Cidade de Caruaru e também da região. “É uma rádio que se comunica e respeita a nossa cultura e que dá um espaço muito grande para as pessoas também se expressarem”, contou o presidente da Casa.

Durante a Solenidade um vídeo foi apresentado para mostrar a história da emissora e também o que ela representa ao Município. O diretor da rádio, Júnior Almeida agradeceu a homenagem e falou o quanto esse momento significa para todos que fazem parte da empresa. “Eu creio que é uma glorificação de ter o reconhecimento pelo trabalho que eles desempenham. É um momento ímpar e gratificante!” , ressaltou.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (07)

por Núcleo de Comunicação — publicado 07/11/2019 18h40, última modificação 02/12/2019 09h48
Dentre os assuntos em pauta, esteve em votação o PL nº 8390/2019 de autoria do vereador Allyson da Farmácia (CIDA), que trata sobre a instituição do dia municipal da reciclagem em Caruaru.
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (07)

Fotos: Vladimir Barreto

Durante a Reunião Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (07), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru analisaram cerca de cinquenta e oito proposituras. Alguns vereadores usaram a tribuna para tratar de temas diversos que incluem Projetos de Lei (PL), Requerimentos e Indicações.

Dentre os assuntos em pauta, esteve em votação o PL nº 8390/2019 de autoria do vereador Allyson da Farmácia (CIDA), que trata sobre a instituição do dia municipal da reciclagem em Caruaru. Também o requerimento nº 2005/2019, feito pelo vereador Edjailson da Carú Forró (PRTB), que visa a possibilidade de realizar a construção de uma Praça Pública com pista de “pump track”, no Bairro Cidade Jardim. O pump track é uma modalidade esportiva que faz uso de equipamentos com rodas como bicicletas, skates, patins, patinetes e até cadeiras de rodas. É uma modalidade esportiva que vem sendo praticada nos centros urbanos de cidades de médio e grande porte, devido a sua facilidade.

Confira os destaques da 70ª Ordinária durante o uso da tribuna:

Pedido de esclarecimento à Destra:

Os vereadores voltaram a falar sobre as especulações de fraude no quantitativo de multas que vem sendo aplicadas pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA). Para o edil Sergio Siqueira (Avante), é necessário a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para avaliar o caso. “Nós queremos mostrar a verdade ao povo de Caruaru, caso a DESTRA não tenha participação nesses denuncias que vêm sendo feitas, então que venha e mostre a verdade dos fatos. Sendo verdade ou não, nós precisamos esclarecer”, disse ele.

Já o vereador Bruno Lambreta, líder do governo, as acusações e denuncias a criação da CPI
“Eu acho que a Casa está se posicionando corretamente, em buscar esses esclarecimentos. Conversei sobre isso no governo, quem quer que seja, que possa ter algum tipo de envolvimento nisso, se tem algum servidor ou prestador de serviço, tem que ser dado o nome. Não há por parte do governo nenhuma dificuldade e o governo quer a apuração disso, para que tudo seja esclarecido”, explicou ele.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Reunião Conjunta de Comissões analisa a LOA e o PPA para o exercício de 2020

por Núcleo de Comunicação — publicado 06/11/2019 09h00, última modificação 07/11/2019 10h52
Foram analisadas 47 emendas, mas apenas 37 foram aprovadas.
Reunião Conjunta de Comissões analisa a LOA e o PPA para o exercício de 2020

Fotos: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (06), aconteceu na Câmara Municipal mais uma reunião conjunta das comissões, desta vez para analisar a Lei de diretrizes orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) de 2020. Estiveram presentes representantes da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) e também Legislação e Redação de Leis (CLRL).

 Na LOA o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. É um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo tem o dever de transformá-la em lei.

Os vereadores da Casa adicionam emendas tanto a LOA quanto ao PPA e essas emendas definem o direcionamento dos gastos na Cidade. Foram analisadas 47 emendas, mas apenas 37 foram aprovadas. As que foram retiradas ou receberam parecer desfavorável, apenas não cumpriram questões técnicas e/ou adequações constitucionais.

 Para o vereador Pb. Andrey Gouveia do Patriota, presidente da CLRL, os vereadores continuam cumprindo seu papel ao examinar e votar os projetos, seguindo sempre o parecer do jurídico da casa. “Estivemos analisando hoje a LOA e o PPA, onde analisamos especificamente características jurídicas, os pareceres e os encaminhamentos advindos das emendas. A maioria das emendas dos vereadores foram aprovadas nas Comissões”, disse ele.

 A partir de agora os Projetos e as respectivas emendas ficam à disposição da presidência para serem colocadas em pauta para votação em plenário pelos 22 vereadores e a vereadora. Anderson Melo, advogado e analista legislativo da Câmara, explicou o próximo passo após a aprovação na reunião de Comissões. “Nós temos até o dia 30 de novembro para enviar para o Executivo a revisão do PPA e até o dia 5 de dezembro para enviar a LOA. Então esses são os prazos que a Câmara normalmente respeita', contou ele. 

Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/11/2019 18h35, última modificação 02/12/2019 09h56
Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

Fotos: Vladimir Barreto

A tarde desta terça-feira, 05 de novembro, foi de muito debate na Câmara Municipal de Caruaru. A 69ª Ordinária foi realizada, tendo ao todo 30 proposituras colocadas em pauta.

Confira os destaques da reunião:

Excesso de aplicações de multas:

O vereadores Sérgio Siqueira (Avante) e Daniel Lula Finizola (PT) foi até a tribuna e falou sobre a política utilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Destra) em relação ao excesso de aplicações de multas. De acordo com os edis, esse assunto já tinha sido abordado e denunciado anteriormente sobre a indústria de multas que estaria acontecendo no município de Caruaru. “Além de ser um crime contra o povo de Caruaru, também é um crime diante do próprio ordenamento brasileiro. No mínimo o gestor da Destra deveria vir aqui na Casa para nos dar explicação”, disse o Avante.

Sérgio mostrou diante do telão fotos a sede da Destra onde os trabalhadores do órgão utilizam, enfatizando a desorganização e péssimas condições do local, pedindo uma abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para resolver os atuais problemas desse caso.

Por fim, o vereador Lula Tôrres (PSDB) pediu uma reunião do jurídico da Casa para chamar os interessados nessa questão para averiguar e dar uma resposta imediata para a sociedade de Caruaru sobre os assuntos abordados.

Município ecológico:

O projeto de Lei de N° 8050/2019 de autoria do vereador Tafarel (Patriota) onde discute o descarte dos medicamentos que estejam em desuso ou vencidos, suas embalagens e materiais afins e similares para reutilização foi bastante elogiada pelos vereadores presentes.

A lei foi aprovada por unanimidade, ela estabelece que os estabelecimentos prestem serviço de saúde e os que comercializam ou fornecem medicamentos, situados neste município, deverão manter postos de coleta para recebimento do descarte de medicamentos que estejam vencidos ou impróprios.

O vereador Marcelo Gomes (PSB) também foi até a tribuna para enfatizar a proibição de fornecimento de canudos confeccionados em material plástico. No lugar dos canudos de plástico deverão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. O edil pedi a compreensão e força do Executivo em torno desse assunto.

Comércio na Praça:

O petista Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre reclamação dos ambulantes em relação ao Projeto “Comércio na Praça”. O petista falou do investimento de R$1.300,000 onde muitos comerciantes não estão felizes com o novo local e acreditam que perderam muita movimentação das vendas com a saída das principais ruas do centro da cidade. De acordo com Daniel, a economia da cidade vai cair bastante com esse projeto que teve a inauguração no dia 1° de novembro.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Câmara realiza audiência pública sobre o fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do BNB no país

por Núcleo de Comunicação — publicado 04/11/2019 10h00, última modificação 10/12/2019 17h17
Discussão cidadã sobre o Desenvolvimento da região Nordeste aconteceu nesta manhã no plenário da Câmara de vereadores de Caruaru.
Câmara realiza audiência pública sobre o fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do BNB no país

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira, 04, foi realizada a audiência pública para discutir a necessidade de fortalecimento do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e o papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o avanço econômico da região Nordeste.

A propositura é do vereador Marcelo Gomes (PSB) que coloca em sua fala a preocupação que todos os brasileiros, em especial os nordestinos precisam ter com a onda de privatizações que temos visto no país e por isso se faz de grande importância falarmos sobre tais temas. O BNB tem 67 anos de existência com presente atuação no fortalecimento da nossa região.

Confira as informações destacadas do debate:

Fernando Batata, diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em sua fala coloca que “a missão do BNB é promover o desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, o lucro é consequência”. Assim, a viabilidade de existência do banco depende do FNE para que possa atuar como política pública, com ações direcionadas à democratização do crédito, atendendo a toda a população, inclusive os pequenos produtores e empreendedores.

Dorisval de Lima, bancário da agência BNB-Caruaru, colocou que os bancos públicos realizam um papel muito importante na promoção de desenvolvimento do país por possuírem, diferentemente dos privados, um olhar para o fortalecimento da economia da região, promovendo cidadania e democracia.

Também foi colocado que o FNE não pode ser direcionado a outros bancos que não sejam públicos, como está fazendo o governo federal. Instituições estatais como o BNB ficariam muito frágeis, prejudicando a todos os brasileiros, direta ou indiretamente beneficiados pelas políticas públicas que tais instituições promovem. “O BNB, dentre os bancos, é um o principal aliado ao empreendedorismo, característica muito forte do brasileiro”, colocou o representante da agência BNB-Santa Cruz do Capibaribe, Anderson Tabosa.
Abidoral Rodrigues, funcionário aposentado do BNB, técnico de campo, coloca que “crédito sem orientação é dinheiro jogado fora, o BNB faz crédito orientado e isso transforma vidas”.

As audiências públicas e sessões da Câmara podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Entrega do Título de Cidadão a Clóvis Santos nesta sexta-feira (01)

por Núcleo de Comunicação — publicado 01/11/2019 20h00, última modificação 04/11/2019 12h20
"Esse título me dá a honra de me igualar aos caruaruenses e por extensão virar pernambucano", disse o homenageado.
Entrega do Título de Cidadão a Clóvis Santos nesta sexta-feira (01)

Vladimir Barreto

Nesta sexta-feira (01), o advogado Clóvis Santos, militante da causa dos direitos humanos e trabalhistas, recebeu o Título de Cidadão Caruaruense. A propositura é do vereador Daniel Lula Finizola (PT).

Para Finizola, o advogado homenageado luta em favor da democracia e que o título é um reconhecimento pelos seus anos de contribuição com a cidade, através do direito. “Clóvis atua no campo progressista, é um advogado trabalhista, diante de todas as ameaças que a gente tem. Uma pessoa que há muito tempo está em Caruaru e que tem colaborado muito com esse debate na cidade”, disse ele.

Clóvis Santos nasceu em São Paulo, mudou-se para Caruaru aos 18 anos de idade, aqui desenvolveu sua carreira e também sua vida pessoal. “Atuei como sindicalista, atuo nos meios sindicais, tento ajudar as entidades a se formarem e prestarem outros serviços à comunidade. Esse título me dá a honra de me igualar aos caruaruenses e por extensão virar pernambucano”, contou o homenageado.

Amigos, familiares e advogados também estiveram presentes na Sessão Solene.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (31)

por Núcleo de Comunicação — publicado 31/10/2019 15h00, última modificação 01/11/2019 08h49
O vereador Fagner Fernandes (Avante) fez uma reclamação diante da tribuna sobre a má distribuição das vacinas em torno do município.
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (31)

Fotos: Vladimir Barreto

Durante a reunião ordinária realizada na última quinta-feira de outubro (31), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru analisaram cerca de 15 proposituras. Alguns edis usaram a tribuna para tratar de temas diversos que incluem Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações para a melhoria da cidade.

Confira os destaques da 68ª Ordinária durante o uso da tribuna:

Buracos na Avenida Brasil:

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre os buracos na Avenida Brasil, no Bairro Universitário. De acordo com ele, a situação está muito agravada e é preciso que haja uma solução rapidamente.

“Desde do dia 11 de setembro, em que o Executivo disse que iria investir R$ 45 mil na avenida, eu passo por lá e não vejo nenhuma melhoria nela. E aí eu pergunto, cadê o investimento nesse lugar de tanta importância para a cidade?”, disse Daniel.

O petista também relembrou a pauta dos ambulantes, disse que a Prefeita Raquel Lyra não está mostrando compreensão em relação a todo esse processo de mudança, podendo causar grandes danos financeiros para os trabalhadores envolvidos nessa mudança de local.

Falta de vacina nos postos de saúde:

O vereador Fagner Fernandes (Avante) enfatizou a falta de vacina nos postos de saúde da cidade de Caruaru. Ele reclamou sobre a má distribuição do Ministério da Saúde em torno do município. De acordo com Fagner, várias pessoas já fizeram reclamação sobre essa situação, por isso o município deveria tomar uma atitude e utilizar o dinheiro do Executivo para comprar as medicações, pois as crianças precisam de mais cuidado com a saúde.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Ações do documento