Notícias

por admin publicado 09/11/2018 11h15, última modificação 13/11/2018 13h37

Parlamentares solicitam atenção para as obras paradas no município

por Comunicação — publicado 05/10/2022 08h46, última modificação 05/10/2022 08h46
Parlamentares solicitam atenção para as obras paradas no município

Foto: Vladimir Barreto

 

Vereadores fizeram um apelo, na sessão ordinária da terça-feira (04), às candidatas ao Governo do Estado para que, quando tomarem posse do cargo, priorizem as obras paradas no município de Caruaru. Na tribuna, Mano do Som, (União Brasil), citou as três principais construções interrompidas na cidade. Entre elas, o Hospital da Mulher, o Centro de Polícia Científica e o Projeto Janelas Para o Rio. O Cabo Cardoso (PP) afirmou que recebe demandas de pacientes da UPAE, por ambulâncias para transferências, diariamente. O parlamentar disse que tem recorrido ao município, visto o descaso do Estado com a saúde em Caruaru.

Na ocasião, as vereadoras e vereadores votaram 39 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações.

 Com destaque ao requerimento nº 2634/2022, que solicita o voto de pesar pelo falecimento do empresário Fernando Henrique Lucena. A matéria é de Aline Nascimento (Cidadania) e subscrita pelos demais edis, que durante a sessão fizeram um minuto de silêncio, em respeito aos familiares e amigos. 

Os requerimentos nº 2618/2022 e nº 2614/2022 visam a prática de esportes e o lazer da população. O primeiro, da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), solicita à Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), a retomada do Projeto Nossa Avenida. A iniciativa visa a liberação da rua Manoel de Freitas até as imediações do Centro, para a promoção do convívio social e de atividades físicas aos domingos. O segundo, de Aline Nascimento, solicita, ao Poder Executivo, a criação de uma secretaria com atribuição exclusiva para esportes e lazer. 

Ainda na sessão, os parlamentares lamentaram a baixa representação do município na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), nestas eleições. Eles também ressaltaram a necessidade de cobrar dos deputados eleitos, que não são da cidade, mas receberam votos da população local. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Outubro Rosa ilumina a fachada da Câmara de Caruaru

por Texto: Sara Sabrina (estagiária) Edição: Louzi Neves — publicado 04/10/2022 12h48, última modificação 04/10/2022 12h48
O Legislativo seguirá na campanha com o objetivo de conscientizar a população com relação à prevenção e combate à doença.
Outubro Rosa ilumina a fachada da Câmara de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Durante o décimo mês do ano, a iluminação externa da Câmara de Vereadores vai refletir a campanha Outubro Rosa. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que de acordo com pesquisas é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras.

O principal intuito da campanha é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce, tendo em vista o crescente número de casos no país. A projeção para o ano de 2021 era de 66.280 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante deste preocupante cenário, o Outubro Rosa reforça a necessidade do cuidado, mostrando às mulheres que precisam ir anualmente ao médico e fazer exames específicos para a mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os sintomas mais comuns de câncer de mama são aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosa e bem definidos. Outros sinais semelhantes, é que a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, acompanhados ou não de dor.

O Legislativo seguirá na campanha com o objetivo de conscientizar a população com relação à prevenção e combate à doença. Durante o mês, as redes sociais da Casa vão contar com informações e incentivo para que todas as mulheres se cuidem.

Poder Legislativo faz apelo por eleições sem violência

por Comunicação — publicado 28/09/2022 08h45, última modificação 28/09/2022 08h45
Poder Legislativo faz apelo por eleições sem violência

Foto: Vladimir Barreto

 

As vereadoras e vereadores fizeram apelo à população, na sessão ordinária da terça-feira (27), acerca do respeito à democracia. “Que a população tenha sabedoria e maturidade para fazer suas escolhas, que a paz reine diante de tanta intolerância. Que a gente possa exercer nosso papel de cidadania no próximo domingo (02) e que todo resultado seja respeitado”, ressaltou o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB). Na ocasião, foram votadas 30 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações.

Na tribuna, Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre o piso salarial dos médicos veterinários, servidores do município. A parlamentar afirmou que na última seleção os profissionais ocuparam seus cargos recebendo pouco mais de um salário mínimo. Dantas afirmou que em acordo com a Lei Federal nº 4.950/66 a categoria deveria receber o equivalente, na época em que a Lei foi sancionada, a seis salários mínimos. A vereadora ressaltou que o último aumento da categoria foi de 5% e fez um apelo para que o tema seja discutido com urgência, visto que a Lei Orçamentária Anual está prestes a ser analisada e votada.

Katia da Rendeiras (Republicanos) destacou a falta de infraestrutura na Travessa Mizael Alves Florêncio, afirmando ser um descaso, por parte do poder público, a situação em que a via se encontra. A vereadora disse que fez alguns requerimentos relacionados a esgotamento sanitário e serviços de infraestrutura no início do ano, mas eles não foram atendidos. Disse ainda, que muitas crianças têm adoecido por causa do esgoto a céu aberto.

Cabo Cardoso (PP) destacou a denúncia de um morador do bairro do Salgado, sobre briga de alunas nas dependências da Escola Municipal Professora Laura Florêncio. O vereador fez um apelo para que a Guarda Municipal intensifique as rondas nas escolas do Salgado e São João da Escócia, no intuito de coibir qualquer tipo de prática delituosa. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Poder Legislativo aprova PLC que prevê aumento da arrecadação tributária

por Comunicação — publicado 23/09/2022 07h55, última modificação 23/09/2022 18h17
Poder Legislativo aprova PLC que prevê aumento da arrecadação tributária

Foto: Vladimir Barreto

 

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (22), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 123/2022, do Poder Executivo. A propositura prevê o aumento da arrecadação tributária para implantação de ações que necessitam de recursos municipais. Entre as medidas, está a concessão de benefícios para contribuintes como profissionais autônomos em início de carreira. Na ocasião, foram votados outros três Projetos de Lei do Poder Executivo.

O PL nº 9.385/2022 trata sobre a flexibilização do Caruaru MotoFest, que ocorre anualmente na última semana do mês de setembro. De acordo com a justificativa do projeto, a fixação de uma data para a realização do evento dificulta a organização e a captação de patrocínios. Com a aprovação da matéria, a data da festa será definida pela Fundação de Cultura de Caruaru, entre os meses de setembro e outubro. 

Os outros dois projetos dizem respeito à Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC). O PL nº 9.388/2022 trata da prorrogação, por mais um ano, do contrato de concessão da autarquia. Já o PL nº 9.389/2022 prevê alteração de Lei Municipal nº 6.630/2020, que estabelecia a extinção do cargo efetivo de Agentes de Trânsito. A Lei aprovada, no plenário da Casa, restabelece o cargo dos agentes em acordo com a Lei Federal nº 14.229/2021. 

Ainda na sessão, foram aprovadas 54 matérias da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Poder Legislativo de Caruaru completa 173 anos da 1º Legislatura

por Comunicação — publicado 21/09/2022 09h51, última modificação 21/09/2022 09h51
Poder Legislativo de Caruaru completa 173 anos da 1º Legislatura

Foto: Vladimir Barreto

 

Parlamentares e historiadores do município utilizaram o plenário da Câmara, na sessão ordinária da terça-feira (20), em ato alusivo aos 173 anos da 1º Legislatura de Caruaru. Na ocasião, o filho do patrono da Casa, Hélio Florêncio, entregou à Mesa Diretora um documento municipal, datado de 1858, que reunia as normas municipais em todas as áreas de atuação do poder público. 

O professor e historiador, José Urbano falou sobre o contexto em que foi criado a Câmara de Vereadores, que na época eram chamados de conselheiros e o Poder era composto por apenas sete representantes. Ele também afirmou que já em 1858 os parlamentares se preocupavam com as questões ambientais, de acordo com documentos da época.

“A história dessa Casa acumula incontáveis reuniões, deliberações e a criação de projetos de lei. Diversos parlamentares passaram por aqui, assim como assessores e profissionais que trabalham em um só intuito, de promover o desenvolvimento e progresso da nossa capital do Agreste”, declarou o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB).

Ainda na sessão, o vereador Leonardo Chaves (PSDB) e a servidora Maria da Penha Farias receberam um título de reconhecimento pelos serviços prestados à Câmara durante décadas. Chaves está na Casa desde 1963 e a servidora iniciou em 1984. Em ocasião da celebração, foi exibido o teaser de um documentário institucional, produzido pelos servidores do núcleo de comunicação, que traz a história do Poder Legislativo em Caruaru, contada por vereadores, historiadores e servidores da Casa. Em breve, o documentário completo vai estar no YouTube Casa Legislativa.

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, os parlamentares também votaram 44 proposituras da ordem do dia entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo. 

Na tribuna, Aline Nascimento (Cidadania) fez um apelo ao Poder Executivo para que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de um programa de segurança alimentar e nutricional. A iniciativa visa ofertar alimentos básicos e de primeira necessidade a preços mais baixos para a população carente, tendo em vista a situação da pobreza que centenas de famílias vêm enfrentando nos últimos anos..

Katia da Rendeiras (Republicanos) falou sobre a violência no bairro das Rendeiras. De acordo com ela, na última semana, houve três homicídios na localidade. A parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado para que seja instalado um posto policial e implantada uma delegacia no bairro. “Os moradores estão vivendo a base do medo”, concluiu ela.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Personalidades de Caruaru recebem homenagens da Câmara de Vereadores

por Comunicação — publicado 19/09/2022 12h20, última modificação 19/09/2022 12h20
Personalidades de Caruaru recebem homenagens da Câmara de Vereadores

Foto: Vladimir Barreto

 

O Poder Legislativo concedeu, em solenidade, no sábado (17), sete títulos de cidadania caruaruense aos médicos: Aline Trindade, Adriano Marcel, Francisco Dannilo, Marco Aurélio, Nivaldo Ferreira, Oscar Capistrano e Ronaldo Alves, bem como o empresário Nivaldo Ferreira de Souza, pelos serviços prestados ao município. Além dos títulos, Aline e Oscar receberam também, a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Geminiano Campos. A ocasião foi conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), e estiveram presentes a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) e os vereadores Leonardo Chaves (PSDB), Galego de Lajes (MDB), Izaac da Saúde (Cidadania), Maurício Caruaru (Podemos), amigos e familiares dos homenageados, bem como o deputado estadual Tony Gel (PSB).

Todos os homenageados usaram a tribuna para agradecer os títulos de honraria. Doutor Rivaldo Ferreira ressaltou a importância da categoria durante a pandemia e falou sobre sua atuação: "No período pandêmico dormi durante 30 dias consecutivos no hospital, tentando salvar vidas de dia à noite”. A doutora Aline destacou sua trajetória no município, junto ao esposo, Marcos Aurélio.  Ela disse que foram bem recebidos em Caruaru, e que a cidade se tornou a sua casa.

O Presidente da casa agradeceu a todos os profissionais que estiveram presentes e destacou a relevância da participação de cada um em um momento tão importante e delicado como a pandemia. “Vocês, juntos com suas equipes, viram de perto o que a pandemia nos causou e ainda causa, visto que ela ainda existe, infelizmente. Mas sem a dedicação de vocês, evidentemente, seria muito mais difícil.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares discutem a infraestrutura de Caruaru

por Comunicação — publicado 14/09/2022 07h03, última modificação 14/09/2022 07h03
Parlamentares discutem a infraestrutura de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

Na sessão ordinária da terça-feira (13), as vereadoras e vereadores usaram a tribuna da Casa Legislativa para falar sobre a infraestrutura da Capital do Agreste. Anderson Correia (PP) falou sobre o descumprimento do cronograma da Compesa. De acordo com o edil, a companhia anuncia cinco dias com água, mas só libera dois. Correia afirmou que vai convocar uma audiência pública com o objetivo de discutir o descumprimento. “O cidadão paga, mas não tem água”. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), ressaltou que é preciso colocar na discussão da audiência a questão das reposições que atravessam a cidade com as obras do lote 4A da adutora do Agreste. 

Izaac da Saúde (Cidadania) disse que tem recebido queixas da população do Residencial Luiz Bezerra Torres com relação ao saneamento. O vereador declarou que os moradores afirmaram que a Compesa faz os reparos e deixa os buracos abertos.

Aline Nascimento (Cidadania) e Ranilson Enfermeiro (PSDB) agradeceram ao Poder Executivo pelos requerimentos, que solicitavam a manutenção das estradas da zona rural, atendidos. Os parlamentares afirmaram que estiveram na estrada que dá acesso ao Murici e os serviços de manutenção da via, que de acordo com Aline estava sucateada, estão sendo feitos. 

O vereador Val Lima (União Brasil) afirmou que o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) autorizou a construção de ruas e avenidas, bem como de uma escola e de uma creche em Cachoeira Seca.  

Na ocasião, foram aprovadas 28 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações. Além das matérias, também foram votados sete Projetos de Lei que visam a nomeação de ruas no bairro Luiz Gonzaga. Os projetos são do presidente da Casa. Bruno ressaltou que as ruas fazem parte de um novo conjunto habitacional e que a nomeação foi sintonizada para facilitar a criação do CEP. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Legislativo realiza ato de posse de Lairton Vieira

por Comunicação — publicado 09/09/2022 14h40, última modificação 12/09/2022 10h35
Legislativo realiza ato de posse de Lairton Vieira

Foto: Vladimir Barreto

 

A Câmara de Vereadores de Caruaru oficializou, em ato, na sexta-feira (09), na Casa Legislativa, a posse de Lairton Vieira (PTB). O vereador vai ocupar, em acordo com a resolução nº 634, a vaga do parlamentar Jorge Quintino (Solidariedade), que se licenciou conforme o requerimento nº 2416/2022. Estiveram presentes, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), o primeiro secretário, vereador Leonardo Chaves (PSDB), a chefe de gabinete, Soraya França, a esposa de Vieira, Elivânia Lídia e os filhos Nikolas Couto, Matheus e Helida Vieira.

Na ocasião, o empossado apresentou, ao primeiro secretário, seu diploma e declaração de bens, conforme os procedimentos exigidos. Apto para tomar posse do mandato de Quintino, Lairton firmou o compromisso com a população caruaruense. 

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do Município, desempenhar as atribuições do meu cargo com o objetivo de promover o bem comum, e o exercer sob a inspiração das tradições de lealdade, bravura e patriotismo do nosso povo”.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


PL que institui o vale transporte dos servidores do Poder Legislativo é aprovado

por Comunicação — publicado 09/09/2022 07h20, última modificação 09/09/2022 14h41
PL que institui o vale transporte dos servidores do Poder Legislativo é aprovado

Foto: Vladimir Barreto

 

Na sessão ordinária da quinta-feira (08), os parlamentares aprovaram, no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o Projeto de Lei nº 9.387/2022, da mesa diretora. A propositura prevê a instituição do vale transporte para os servidores, em atividade, efetivos ou comissionados, da Câmara de Vereadores. O benefício vai ser concedido mensal e individualmente e será emitido pelo Sistema de Blindagem Eletrônica (SIBE). Na ocasião, os parlamentares também aprovaram outras 34 proposituras da ordem do dia, entre requerimento e indicações.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre seu requerimento nº 2458/2022. A matéria solicita à secretária de saúde, Bárbara Florêncio, o fornecimento das medicações para o tratamento da diabetes e pressão alta nos postos dos bairros, Salgado e Novo Mundo. Dantas afirmou que recebeu a denúncia de lideranças comunitárias locais, a partir de seu gabinete itinerante e que, de acordo com eles, as respectivas unidades de saúde estão sem as medicações, o que tem causado transtorno, pois tem comprometido a saúde da população que utiliza os medicamentos. 

Ainda na sessão, o parlamentar Cabo Cardoso (PP), comunicou que o Governo do Estado de Pernambuco autorizou a abertura do concurso público para seleção de agentes da segurança pública. Cardoso aproveitou para convidar a população para inauguração do projeto social que oferta cursos preparatórios para os jovens que pretendem prestar o concurso e ingressar na carreira da segurança. O edil afirmou que são 150 vagas e que a inauguração vai ser dia (14) às 19h30. Além do curso preparatório, o vereador disse que a iniciativa também vai contar com cursos profissionalizantes.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares relatam falta de água recorrente em bairros da cidade

por Comunicação — publicado 07/09/2022 07h40, última modificação 07/09/2022 07h40
Parlamentares relatam falta de água recorrente em bairros da cidade

Foto: Vladimir Barreto

 

A vereadora Katia da Rendeiras (Republicanos), em seu momento na tribuna, na sessão ordinária da terça-feira (06), afirmou que tem recebido reclamações constantes com relação a falta de água no bairro Nova Caruaru. De acordo com a parlamentar, os moradores têm reclamado das faturas com valores altos cobrados pela Compesa, visto que a água não chega às torneiras da população da localidade.

“Não só nesses bairros que recebemos reclamações de falta de água. No meu entendimento jurídico, a Compesa descumpre totalmente a publicidade que ela dá no cronograma divulgado. Como é que você diz que a população vai ter água por cinco dias e só chegam dois. A partir do momento que a empresa não cumpre o que divulga no seu cronograma, ela está violando o princípio da publicidade da administração pública” disse o vereador Anderson Correia (PP). 

Na ocasião, o vereador Galego de Lajes (MDB) agradeceu ao Poder Executivo pelos serviços de terraplanagem que estão sendo realizados no 2º Distrito. 

O Cabo Cardoso (PP) falou sobre o piso salarial dos enfermeiros e cirurgiões dentistas. Ele afirmou que tem recebido reclamações constantes das categorias. 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), afirmou, que a secretária Bárbara Florêncio, em audiência pública, na manhã da terça-feira (06), disse que há um planejamento com relação aos pisos e que já foram realizados estudos de impacto, visto que o reajuste precisa está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Poder Legislativo discute piso salarial de enfermeiros e cirurgiões dentistas, em audiência

por Comunicação — publicado 07/09/2022 07h38, última modificação 07/09/2022 07h38
Poder Legislativo discute piso salarial de enfermeiros e cirurgiões dentistas, em audiência

Foto: Vladimir Barreto

 

Em audiência pública, na terça-feira (06), a Câmara de Vereadores de Caruaru, juntamente com representantes do Poder Executivo e das categorias de enfermeiros, técnicos e cirurgiões dentistas, discutiram o reajuste do piso salarial dos profissionais da saúde. O debate partiu de proposituras dos gabinetes do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e Jorge Quintino (Solidariedade). 

Entre as questões trazidas pelos profissionais constava a suspensão por sessenta dias, para análise do impacto financeiro e de infraestrutura, do piso salarial da categoria. A medida foi tomada no domingo (04), pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A classe questionou a secretária de saúde, Bárbara Florêncio, acerca do impacto da decisão do STF em Caruaru.

A secretária afirmou que a pasta tem mantido um diálogo aberto com as categorias e que o Executivo tem feito o possível para realizar o pagamento. Ela ainda ressaltou que o município tem, por lei, até janeiro para realizar o pagamento, mas que já estão sendo feitos os estudos de impacto financeiro. De acordo com ela, o piso em conjunto dos dentistas, enfermeiros e técnicos gera um impacto anual em torno de R$ 40 milhões e para enviar o PL para a Casa Legislativa é preciso, antes, identificar de onde vai sair a verba.

A dentista e diretora do Sindicato dos Odontologistas de Pernambuco, Zaira Patrícia Neri, destacou que a categoria luta por anos consecutivos e que é preciso reconhecer o esforço e trabalho da classe. “O piso não é um favor é lei”, ressaltou. 

“Nós cirurgiões dentistas tivemos que deixar nossos pacientes sem atendimento, precisamos mudar nosso itinerário e abdicar de alguns outros compromissos por conta de uma lei que não vem sendo cumprida”, disse o representante dos cirurgiões dentistas de Caruaru, Agostinho Santos.   

Bárbara declarou que conhece a luta dos cirurgiões dentistas desde 2017 e que a pasta, juntamente com o Executivo, está trabalhando dentro do possível para pagar o piso digno aos profissionais. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Legislativo concede medalha de Cidadão Caruaruense a Thiago Pessoa Pimentel

por Comunicação — publicado 05/09/2022 09h10, última modificação 05/09/2022 09h10
Legislativo concede medalha de Cidadão Caruaruense a Thiago Pessoa Pimentel

Foto: Vladimir Barreto

 

Em solenidade, na sexta-feira (02), na Casa Legislativa, o advogado e professor universitário, Thiago Pessoa Pimentel recebeu o Título de Cidadania Caruaruense, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 1394/2022, propositura da parlamentar Perpétua Dantas (PSDB). Estiveram presentes na ocasião, professores da ASCES UNITA, familiares do homenageado e a propositora da matéria. 

Na tribuna, Perpétua ressaltou a importância da propositura, tendo em vista os relevantes serviços prestados por Pimentel. “Eu queria dizer que esse é um momento muito especial. É a primeira entrega de cidadania que eu faço, no meu primeiro mandato. Não é fácil defender os direitos dos desassistidos, dos vulneráveis, ter que acolher, entender, ir além do atendimento técnico e priorizar o atendimento humanizado, disse a vereadora”, sobre os trabalhos de Thiago na advocacia popular. 

Thiago agradeceu ao Poder Legislativo pela concessão da honraria. “A homenagem que recebo aqui faz com que eu me sinta acolhido e é com profunda gratidão, que garanto que Caruaru estará sempre em meu coração”.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


PL que institui a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar é aprovado em plenário

por Comunicação — publicado 01/09/2022 22h55, última modificação 01/09/2022 22h55
PL que institui a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar é aprovado em plenário

Foto: Vladimir Barreto

 

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (01), o Projeto de Lei nº 9.381/2022, do Poder Executivo. A criação da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) prevê a fiscalização das possíveis faltas funcionais praticadas pelos servidores públicos. O texto da matéria afirma: “O processo disciplinar é demanda crescente, bem como a necessidade dos trabalhos permanentes da CPPAD, pois todas as situações de descumprimento de deveres funcionais, que podem culminar desde a punição de mera advertência até a punição máxima de exoneração”.  Na ocasião também foram aprovadas outras 44 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações. 

Em seu momento na tribuna, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), falou sobre a falta de compromisso da Compesa com a região. “Um órgão estadual que, infelizmente, é uma tragédia para o nosso Estado. É cruel o que está acontecendo com a nossa cidade com relação ao abastecimento de água. Diariamente pessoas reclamando, recebi demandas dos bairros Afonsinho, Andorinhas e Rendeiras. Tudo que envolve a Companhia começa e não termina”. O presidente ainda ressaltou dois programas parados da Compesa: o Janelas para o Rio foi lançado em 2012 e o PSA Ipojuca. 

Ainda na ocasião, o representante do tradicional Boi Tira Teima, Roberto Gercino recebeu um voto de aplauso e congratulações. Na tribuna, Gercino destacou que o Boi existe desde 1922 e muitos caruaruenses mal o conhecem. Ele também falou das dificuldades na construção da sede, no Bairro São José. “Se algum caruaruense ainda não conhece o trabalho de vocês não é culpa dele e muitos menos do Boi Tira Teima, isso acontece porque a cultura na cidade, infelizmente, só é lembrada em momentos festivos”, disse a parlamentar Perpétua Dantas (PSDB). Ela ainda falou sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura e ressaltou que a Casa está aguardando ansiosamente pelo envio do PL, que institui o fundo, para votação do Legislativo.  

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


O Poder Legislativo de Caruaru adere ao setembro vermelho e verde

por Comunicação — publicado 01/09/2022 21h00, última modificação 01/09/2022 21h00
O Poder Legislativo de Caruaru adere ao setembro vermelho e verde

Foto: Vladimir Barreto

 

A iluminação externa da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a partir da quinta-feira (01) vai oscilar nas cores vermelho e verde em adesão ao movimento, que tem o objetivo de ressaltar, com o verde, a importância dos cuidados com a saúde do coração e o vermelho destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer de intestino.

O verde também simboliza a Semana Municipal de Educação Física e o Dia do Profissional de Educação Física, previstos na Lei Municipal nº 6.861/2022 e Lei Federal nº 11.342/2006, respectivamente. Através do requerimento nº 2199/2022, da vereadora Aline Nascimento (Cidadania), a Casa também homenageia a semana desses profissionais tão importantes para a saúde.

Durante todo o mês de setembro as redes sociais do Poder Legislativo contaram com campanhas de conscientização com relação aos cuidados, a prevenção e a importância da doação de órgãos.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares fazem apelo pela legalização dos toyoteiros

por Comunicação — publicado 31/08/2022 07h12, última modificação 31/08/2022 07h12
Parlamentares fazem apelo pela legalização dos toyoteiros

Foto: Vladimir Barreto


Na sessão ordinária da terça-feira (30), vereadoras e vereadores usaram a tribuna para falar sobre a situação dos toyoteiros, classe que esteve presente na ocasião ocupando a galeria do plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Recentemente a categoria fechou uma rua do Residencial Luiz Bezerra Torres, em protesto, alegando que foram impedidos de trabalhar pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC). 

Na tribuna, o Cabo Cardoso se manifestou em apoio aos profissionais. “A gente sabe que há um processo licitatório e que as empresas de ônibus venceram. Porém, querem abraçar o mundo sem poder, porque na zona rural tem local que só as toyotas chegam. Essa classe presta um serviço extraordinário e está sendo perseguida por parte do Poder Público.

“É uma luta difícil, contra empresários poderosos. Sofrem os trabalhadores e a população que precisa dos serviços de lotação para poder levar a feira para suas casas, onde os ônibus não chegam”, afirmou Leonardo Chaves (PSDB). 

Ainda na ocasião, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), afirmou que a secretária Bárbara Florêncio marcou uma audiência para discutir o piso salarial dos profissionais de odontologia e enfermagem para a próxima terça-feira (06), às 09 horas. Perpétua Dantas ressaltou que esse é um excelente momento para discutir o piso, pois a Lei Orçamentária Anual (LOA) está chegando e é preciso pensar no orçamento.  

Também estiveram presentes na sessão, os representantes do Rotary Club, Aroldo Leda, Henrique Andrade, Sandro Vila Nova e Lindomar Luiz. Eles receberam um voto de aplauso pelos serviços prestados ao município. Aroldo, representando os colegas, agradeceu a homenagem e falou sobre os 117 anos de atuação da entidade. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Policiais da ROTAM recebem honraria do Poder Legislativo

por Comunicação — publicado 27/08/2022 16h25, última modificação 27/08/2022 16h28
Policiais da ROTAM recebem honraria do Poder Legislativo

Foto: Vladimir Barreto

 

Em solenidade, na sexta-feira (26), na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, 21 policiais da ROTAM receberam a medalha de honra ao mérito General Aguinaldo de Oliveira. A honraria foi concedida através dos Projetos de Decreto Legislativo, proposituras do parlamentar Galego de Lages (MDB) e dos ex-vereadores Alecrim e Lícius Cavalcanti. A ocasião foi conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e estiveram presentes parentes e amigos dos homenageados.

A ROTAM foi criada em 2019 pelo comando do 4º Batalhão da Polícia Militar, representada pelo Coronel Saraiva. O equipamento surgiu com o objetivo de desempenhar o policiamento especializado tático com apoio motorizado, atuando de forma itinerante e preventiva. 

O propositor Galego de Lages, na tribuna, elogiou os serviços prestados para o município desde de 2019, pelos policiais. “Os policiais que pertencem a equipe são destemidos, cumprem com fervor e vigor o seu papel, sem medir esforços para aumentar a sensação de segurança da população caruaruense”, disse o vereador. 

O vereador Cabo Cardoso (PP) discursou na tribuna da Casa representando o ex-vereador Alecrim, propositor de uma das honrarias entregues no plenário. “Diuturnamente esses heróis saem de casa sem saber se voltam, mesmo diante de tantas dificuldades, baixos salários e falta de condições dignas para exercer esse trabalho”. 

Representando os homenageados, o Coronel Saraiva agradeceu as honrarias e parabenizou o Poder Legislativo pela iniciativa. “Um espaço de reconhecimento por parte da população de Caruaru, porque os senhores são exatamente o povo caruaruense aqui representado. A atividade policial em si, ela já é uma atividade de alto risco e o trabalho militar realizado sobre duas rodas mais ainda”.

“A sociedade precisa cada vez mais valorizar isso, principalmente o poder público. Acredito que o grande diferencial, além dos índices e números, é o compromisso que vocês têm enquanto policiais”, finalizou o presidente da Casa. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Projeto que autoriza a gratificação dos agentes de trânsito e guardas municipais é aprovado

por Comunicação — publicado 25/08/2022 21h41, última modificação 25/08/2022 21h41
Projeto que autoriza a gratificação dos agentes de trânsito e guardas municipais é aprovado

Foto: Vladimir Barreto

 

Foi aprovado, no plenário da Casa, na sessão ordinária da quinta-feira (25), o Projeto de Lei Complementar, do Poder Executivo,  nº 122/2022 que altera a Lei Complementar nº 066/2019, do Plano de Cargos e Carreira e Vencimentos da Guarda Municipal e da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC). De acordo com o texto da matéria, “A gratificação de risco de vida, também denominada gratificação de periculosidade, é vantagem pecuniária, instituída por lei, que é atribuída a servidores que prestem serviço em condições especiais de segurança.” 

Na ocasião, o vereador Jorge Quintino (Solidariedade) falou sobre o descaso, por parte do Governo do Estado, com relação à questão ambiental. “Há 16 anos que praticamente não houve nenhum avanço no Estado de Pernambuco frente às questões ambientais”. O parlamentar chamou atenção para a situação do rio Ipojuca, que corta não apenas Caruaru, mas as cidades circunvizinhas. “É preciso tomar iniciativas com relação à revitalização e promover mais políticas públicas ambientais”. 

As vereadoras e vereadores fizeram um apelo a respeito das estradas da zona rural e convocaram a presença do secretário da pasta para prestar esclarecimentos com relação às estratégias que serão tomadas para solucionar o problema. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), disse que esteve em reunião com o secretário e o mesmo afirmou que o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) vai apresentar um contrato que prevê a aquisição dos equipamentos necessários para a manutenção das estradas. 

Ainda na sessão, a parlamentar Perpétua Dantas (PSDB) disse que seu requerimento nº 2280/2022, a respeito de um pedido de informação sobre a realocação dos enfermeiros da UPA do Salgado, que está desativada temporariamente, foi atendido. Dantas afirmou que vai participar de uma reunião com a secretária de saúde, Bárbara Florêncio, na próxima terça-feira (30) para discutir o cumprimento do piso salarial da enfermagem e a realocação dos servidores da saúde.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


UniFavip apresenta benefícios de convênio com o Poder Legislativo

por Comunicação — publicado 24/08/2022 12h36, última modificação 24/08/2022 12h36
UniFavip apresenta benefícios de convênio com o Poder Legislativo

Foto: Vladimir Barreto

 

A UniFavip Wyden esteve na sede da Câmara de Vereadores de Caruaru, na quarta-feira (24), para apresentar os benefícios do convênio firmado com o Legislativo. A apresentação foi conduzida pelo reitor, Diego Leite da Cunha, a gerente comercial, Clarisse Xavier e o consultor Gedeon Martins. A partir da presente data, os colaboradores e dependentes do conveniado receberão descontos nas instituições educacionais controladas pelo Centro Universitário. 

O reitor Diego apresentou os programas de inovação tecnológica que a UniFavip tem executado e os projetos de pesquisa com o objetivo de melhorar a experiência dos cidadãos de Caruaru. As inovações contemplam meio ambiente e infraestrutura através de mapeamentos urbanos que visam levar o município ao patamar de cidade inteligente. 

Com relação aos descontos, a gerente comercial afirmou que os servidores efetivos terão 15% de desconto mais os descontos de campanha que podem chegar até 50%. Já os comissionados 10% mais o desconto de campanha. Clarisse também disse que os vereadores podem indicar seus assessores e os mesmos terão o desconto de 10% desde que comprovem o vínculo com o Legislativo.

O Centro Universitário conta com cursos de graduação e pós-graduação, presenciais, semipresenciais e EAD.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Legislativo discute a criação do MEI pelos servidores da Assistência Social

por Comunicação — publicado 24/08/2022 09h04, última modificação 24/08/2022 09h04
Legislativo discute a criação do MEI pelos servidores da Assistência Social

Foto: Vladimir Barreto

 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), em seu momento na tribuna, na sessão ordinária da terça-feira (23) falou sobre a recente solicitação do Poder Executivo, para criação do cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) pelos servidores da Assistência Social do município. O vereador informou que foi contatado por alguns prestadores de serviço se dizendo insatisfeitos com a criação do MEI, porque de acordo com eles perderiam alguns benefícios federais.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) ressaltou os benefícios impactados com a formalização do cadastro de Microempreendedor Individual: aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, seguro desemprego, BPC LOAS, Prouni, FIES e bolsa família.

O presidente afirmou que entrou em contato com a secretária de assistência social e ela informou que o prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está fazendo um levantamento dos profissionais que possuem algum benefício para que os mesmos não precisem efetuar o cadastro. 

Na ocasião, o parlamentar Leonardo Chaves (PSDB) convocou a Comissão de Obras para uma visita à quadra da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, no 3º Distrito. De acordo com ele, o piso da quadra, que foi recentemente construída, se encontra todo quebrado e as obras nos muros do espaço ainda nem foram concluídas. O presidente da comissão, Edmilson do Salgado (PSDB), se prontificou em visitar a localidade para fiscalização das obras. 

Os representantes da Unidade Especializada de Caruaru (UNECAR), Cláudia Castro e Caio Correia estiveram presentes no plenário da Casa. Na tribuna, Cláudia ressaltou sobre a importância da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para inclusão e visibilidade dessas pessoas. Além disso, ela falou sobre os 35 anos de serviços prestados pela instituição e as dificuldades de manter a organização com uma verba mensal de R$ 10 mil para custear as despesas com os profissionais de saúde contratados, servidores e a infraestrutura. Castro fez um apelo para que o Legislativo possa intermediar um diálogo com o Poder Executivo. O presidente da Casa afirmou que fará a intermediação o mais rápido possível para que os poderes e a instituição consigam encontrar as medidas cabíveis.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Legislativo discute segurança na zona rural de Caruaru

por Comunicação — publicado 18/08/2022 21h05, última modificação 19/08/2022 11h58
Legislativo discute segurança na zona rural de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

O vereador Lula Torres (PSDB), em seu momento na tribuna, na sessão ordinária da quinta-feira (18), disse que recebeu queixas da população da Vila de Peladas com relação a onda de assaltos na região. Os demais parlamentares também relataram que foram procurados pelas lideranças comunitárias e também fizeram apelo para que as autoridades tomem alguma providência. Torres convocou a Comissão de Segurança Pública para que seja realizada uma visita às localidades em escuta aos moradores.  O presidente da Comissão, Ricardo Liberato (PSDB) afirmou que a comissão está à disposição para a visita.

Lula Torres e o Cabo Cardoso (PP) ressaltaram que a Polícia Militar tem feito o possível, mas que falta infraestrutura para os profissionais. Cardoso afirmou que o Governo do Estado não tem priorizado a segurança pública e que além do baixo salário, os policiais têm executado seu trabalho com equipamento defasado. 

Ainda sobre segurança, o vereador Mano do Som (União Brasil) afirmou que hoje foi inaugurado o Núcleo Avançado de Segurança, instalado na Praça do Marco Zero, no centro da cidade. Ele declarou que o equipamento vai oferecer mais segurança aos comerciantes e consumidores. Além disso, Mano disse que hoje, também começou a funcionar o aplicativo Caruaru Segura. A ferramenta facilita a comunicação da população com entes da segurança pública no município. 

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei nº 9.362/2022 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e prevê as metas e prioridades da administração pública para o orçamento de 2023. Ainda foram aprovadas 63 matérias da ordem do dia, entre requerimentos, projetos de decreto legislativo e indicações.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Câmara apresenta a LDO para 2023 em audiência pública

por Comunicação — publicado 17/08/2022 13h25, última modificação 17/08/2022 13h25
Câmara apresenta a LDO para 2023 em audiência pública

Foto: Vladimir Barreto

 

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) foi apresentada e discutida na quarta-feira (17), no plenário da Casa Legislativa. A Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Caruaru, estabelece quais serão as metas e prioridades orçamentárias para o ano seguinte (2023) e tem até o dia 30 de agosto para ser devolvida ao Poder Executivo. A propositura da audiência é do vereador Anderson Correia (PP). Estiveram presentes, parlamentares, representantes do Poder Executivo e lideranças comunitárias.

Na tribuna, o consultor do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM), Gilvan George Galvão, apresentou as metas e prioridades da administração em quatro eixos: desenvolvimento humano, inclusão e direitos; desenvolvimento rural, econômico e economia criativa; desenvolvimento urbano, sustentabilidade e gestão do território da cidade; planejamento e governança, gestão participativa e transporte. 

Entre os questionamentos e temas trazidos pelos participantes da audiência estavam: a falta de políticas públicas para a pessoa idosa; a situação dos comerciantes do calçadão Beira Rio, que estão reivindicando um local para continuar trabalhando, visto que há uma determinação judicial para que os mesmos sejam realocados; a falta de saneamento e manutenção nas estradas que dão acesso ao Loteamento Novo Mundo, bem como nas estradas da zona rural; a manutenção da estrutura das bandas escolares e a falta de investimento na cultura local. 

O representante da Comunidade do Araçá, Rozano José de Jesus, falou do impacto que a falta de manutenção nas estradas da zona rural causam no turismo local e no  transporte de alimentos para a cidade. De acordo com ele, um trecho de 35m² é o grande gargalo que impede a mobilidade entre a zona rural e a urbana. O representante da Associação dos Artistas de Caruaru, Cláudio Soares, falou sobre a falta de investimento na promoção da cultura local e suas produções, com destaque a precária  infraestrutura do Teatro João Lyra Filho.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Aline Portela, disse que foram feitas 5 plenárias de escuta à população, no âmbito rural e urbano e que as metas e prioridades estão dentro das demandas da população. Além disso, a gestora se colocou à disposição da população para mais esclarecimentos.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Câmara discute atualização do piso salarial dos cirurgiões dentistas

por Comunicação — publicado 16/08/2022 22h10, última modificação 16/08/2022 22h10
Câmara discute atualização do piso salarial dos cirurgiões dentistas

Foto: Vladimir Barreto


O parlamentar Jorge Quintino (Solidariedade), em seu momento na tribuna, na sessão ordinária da terça-feira (16), falou sobre o aumento salarial dos cirurgiões dentistas do município. As vereadoras e vereadores manifestaram apoio a causa e afirmaram aos profissionais da saúde, que estavam na galeria da Casa, que os mesmos podem contar com todo o apoio do Poder Legislativo. 

O Projeto de Lei nº 1.365/2022, que atualmente tramita no Senado Federal, prevê o reajuste do piso dos médicos e cirurgiões dentistas. De acordo com a Agência Senado, o salário desses profissionais seria fixado em R$ 10.991,19 pela jornada de trabalho de 20 horas semanais. 

Quintino afirmou que vai convocar uma audiência pública para discutir o reajuste com os representantes da categoria e do Poder Executivo. “Os cirurgiões dentistas têm sido uma classe injustiçada. Eles precisam fazer um movimento nacional. O Governo tem obrigação de atender a categoria”, disse o vereador Leonardo Chaves (PSDB), além de elogiar a iniciativa de Jorge Quintino pela audiência.

Em seu momento na tribuna, o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) falou sobre as ações que estão sendo efetuadas no bairro Centenário. Ele agradeceu ao Poder Executivo e ressaltou a importante participação do Legislativo na construção de um diálogo entre os poderes em prol da população de Caruaru e da aprovação de projetos como o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). Entre as obras, está a reforma e requalificação das duas unidades de saúde do bairro, bem como das escadarias do Monte Bom Jesus e seus entornos.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Medalha de Honra ao Mérito é entregue a representantes da distribuidora Cardeal pelos seus 31 anos

por Comunicação — publicado 15/08/2022 09h31, última modificação 15/08/2022 09h31
Medalha de Honra ao Mérito é entregue a representantes da distribuidora Cardeal pelos seus 31 anos

Foto: Vladimir Barreto

 

Em sessão solene, na sexta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Caruaru concedeu a Medalha de Honra ao Mérito, Armando da Fonte, aos empresários Dorgival Francisco de Melo, Alfredo Alves da Cunha Neto e Alexandre da Cunha Melo.  

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e estiveram presentes, o propositor da honraria, o vereador Anderson Correia (PP), os parlamentares Leonardo Chaves (PSDB) e Carlinhos da Ceaca (MDB). Além dos edis, também estiveram na galeria da Casa, o compositor Onildo Almeida e sua esposa Elenita Almeida, o presidente da OAB, Fernando Junior, parentes e familiares dos homenageados.

Na tribuna, Anderson ressaltou a importância da empresa para o município e toda região e agradeceu a todos os vereadores e vereadoras que aprovaram a propositura. “A medalha Armando da Fonte destaca o empreendedorismo que vocês exercem aqui no nosso município e em toda região”, destacou. 

Ainda na ocasião, foi exibido um vídeo institucional da Cardeal, apresentando a empresa desde de sua fundação até os dias atuais. Os homenageados agradeceram a honraria e afirmaram continuar prezando por um bom serviço à população. Localizada em Caruaru, a Cardeal é uma distribuidora que atende todo o estado de Pernambuco, com mais de cinco mil artigos dos mais variados segmentos.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Rateio do Fundef e atualização do piso salarial dos agentes comunitários é aprovado na Câmara

por Comunicação — publicado 12/08/2022 07h27, última modificação 12/08/2022 07h27
Rateio do Fundef e atualização do piso salarial dos agentes comunitários é aprovado na Câmara

Foto: Vladimir Barreto

 

Na sessão ordinária da quinta-feira (12), os parlamentares aprovaram dois Projetos de Lei do Poder Executivo: um deles prevê o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef); o outro visa a atualização do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias. 

O PL nº 9.370/2022 repassa um valor estimado em R$ 30 milhões para os profissionais do magistério da educação básica, ativos ou aposentados, que ocuparam o cargo entre os anos de 1997 e 2007. A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) fez uma ressalva com relação ao repasse do Fundef,  salientando a necessidade de um pagamento equilibrado e justo com o tempo trabalhado. “Quem trabalhou um ou dois anos que receba pelo tempo que trabalhou”. 

A votação do piso salarial dos agentes comunitários, O PL nº 9.372/2022, foi aplaudida pelos profissionais que ocuparam a galeria da Casa. A matéria, que foi determinada a partir da Emenda Constitucional nº 120/2022 visa o aumento do salário de R$ 1.550 para R$ 2.424.  Os profissionais, além do aumento, receberão o retroativo ao mês de maio, quando a emenda entrou em vigor.

As vereadoras e vereadores parabenizaram os profissionais presentes na galeria pela conquista.“Essa votação de hoje é uma reparação histórica dos erros administrativos cometidos e da falta de reconhecimento de vocês. Parabéns a vocês, brilhantes profissionais. A nossa saúde não seria a mesma sem a atuação de vocês nas nossas comunidades”, disse Perpétua. 

O vereador Filipe José (PTB), que também é agente comunitário, falou sobre a luta diária desses profissionais, que tem sua jornada de trabalho fixada em 40 horas semanais, e da alegria que foi poder votar em um PL tão justo e esperado. “A luta por melhores condições vai continuar”, finalizou.

Na tribuna, Anderson Correia (PP), disse que esteve em Brasília em busca de recursos federais para construção de um hospital público veterinário para o município. Jorge Quintino (Solidariedade) fez um apelo para que a secretaria de administração providencie a contratação dos profissionais que atuam na preservação ambiental do Parque João Vasconcelos Sobrinho. 

Ainda na ocasião, os parlamentares também aprovaram 57 matérias da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares discutem situação dos comerciantes e loteiros de Caruaru

por Comunicação — publicado 09/08/2022 21h23, última modificação 09/08/2022 21h23
Parlamentares discutem situação dos comerciantes e loteiros de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) afirmou, em sessão ordinária nesta terça-feira (09), em seu momento na tribuna, que foi realizada uma reunião na segunda-feira (08) para discutir a situação dos loteiros e comerciantes do Parque 18 de Maio. De acordo com o edil, foi feito um apelo ao executivo para que seja realizado um encontro dos poderes Executivo e Legislativo com as representações para que possam chegar a um consenso. 

Na última quarta-feira (03) os loteiros fecharam uma rua do Residencial Luiz Bezerra Torres em protesto. Os manifestantes alegaram que foram proibidos de trabalhar pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTTC). 

O vereador Leonardo Chaves disse que a demanda pela regulamentação é antiga e que medidas já deveriam ter sido tomadas. “A zona rural não pode ficar sem transporte alternativo. Como eles irão se deslocar? O que acontece é a falta de interesse de resolver a situação da categoria”, ressaltou o vereador Galego de Lages (MDB).

Na ocasião, o secretário de ordem pública, Coronel Patrício e sua equipe apresentaram o aplicativo Caruaru Segura, que será lançado no dia 18 de agosto. A ferramenta visa a integração da população com os órgãos de segurança pública do município, como o corpo de bombeiros, as polícias civil e militar, a guarda municipal e a AMTTC. Eles destacaram que a iniciativa busca facilitar o acesso à segurança na cidade e que o Caruaru Segura vai funcionar em computadores, tablets e celulares, e não dependerá da velocidade da internet.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Bruno Lambreta é reeleito presidente do Poder Legislativo

por Comunicação — publicado 05/08/2022 07h20, última modificação 05/08/2022 07h21
Bruno Lambreta é reeleito presidente do Poder Legislativo

Foto: Vladimir Barreto

 

Em votação realizada no plenário da Casa, na quinta-feira (04), Bruno Lambreta (PSDB) foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru por unanimidade. As eleições do segundo biênio de legislatura, para Comissão Executiva, costumam acontecer em dezembro, mas em virtude do requerimento nº 2025/2022, também aprovado por unanimidade, o pleito ocorreu antecipadamente. A propositura da matéria é do vereador Anderson Correia (PP). 

O presidente Bruno ingressou na política como vereador em 2008 e está em seu terceiro mandato, no primeiro, participou da mesa diretora como 1º secretário. Em 2020 o parlamentar iniciou a 18ª legislatura ocupando a presidência para o biênio 2021/2022 e agora foi reeleito pelos colegas edis.  

Na ocasião, também foram reeleitos: primeira vice-presidente Aline Nascimento (Cidadania); segundo vice-presidente Ricardo Liberato (PSDB); primeiro secretário Leonardo Chaves (PSDB), segundo secretário Galego de Lajes (MDB); terceiro secretário Mano do Som (União Brasil) e quarto secretário Edmilson do Salgado (PSDB).

 Em seu momento na tribuna, o presidente agradeceu pela confiança em presidir a Câmara mais um biênio. “Quero agradecer a minha família, a todos os servidores que compõem a Casa, um agradecimento especial a toda população de Caruaru, da zona rural e urbana e aos meus colegas parlamentares pelo voto de confiança”

 Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Prefeito de Caruaru promete criação do maior concurso público da história

por Comunicação — publicado 03/08/2022 07h35, última modificação 03/08/2022 07h33
Prefeito de Caruaru promete criação do maior concurso público da história

Foto: Vladimir Barreto

 

Rodrigo Pinheiro (PSDB) esteve presente no retorno do recesso parlamentar, na sessão plenária da terça-feira (02). Na tribuna, o prefeito disse que, juntamente com sua equipe, está organizando a criação do maior concurso público da história de Caruaru. Pinheiro também aproveitou o momento para falar sobre o impacto econômico do São João do Reencontro. Ele afirmou que a movimentação financeira foi R$ 558 milhões, superando a expectativa de R$ 250 milhões, além disso, o mês junino possibilitou a criação de 7 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. 

Ainda na ocasião, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), ressaltou a importância da presença do chefe do executivo na sessão e o diálogo que a gestão tem estabelecido com o Poder Legislativo. Ele também falou sobre o retorno das sessões e reiterou que o recesso parlamentar corresponde apenas às reuniões ordinárias, que os parlamentares, servidores e a Casa não pararam durante o período.

Anderson Correia (PP), em seu momento na tribuna, falou sobre serviços de saneamento,  calçamento e iluminação no bairro Luiz Gonzaga. O vereador disse que tem recebido queixas frequentes de moradores. Ainda de acordo com ele, a secretaria de obras já foi informada, mas até agora nada. 

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) disse que, em reunião com o ex-secretário da SEDUC, discutiram a implementação da Lei nº 11.645/2008. A matéria trata da obrigatoriedade das disciplinas de cultura indígena e africana, nos ensinos fundamental e médio, nas escolas públicas do município. Dantas também afirmou que a capacitação e formação dos professores será promovida pela Escolegis, na sede do Poder Legislativo. 

Os parlamentares Galego de Lages (MDB), Leonardo Chaves (PSDB) e Aline Nascimento (Cidadania) falaram sobre as estradas e o transporte público da zona rural. Os edis ressaltaram a urgência de manutenção nas vias que conectam a zona rural e urbana. Além disso, a necessidade de disponibilizar um transporte para os estudantes universitários que estudam a noite na cidade. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Teatro Experimental de Arte recebe medalha de honra ao mérito

por Comunicação — publicado 01/08/2022 11h12, última modificação 01/08/2022 11h12
Teatro Experimental de Arte recebe medalha de honra ao mérito

Foto: Vladimir Barreto

 

Em sessão solene, na sexta-feira (29), o Teatro Experimental de Arte (TEA) recebeu a medalha de honra ao mérito no plenário da Casa. O grupo, reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado, recebeu a homenagem pelos seus 60 anos de atividade. A iniciativa da homenagem partiu de uma propositura do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB). A medalha foi entregue a Fábio Pascoal, filho e responsável por dar continuidade ao legado de um dos fundadores do grupo, Argemiro Pascoal. 

Estiveram compondo a mesa, o presidente da Casa, o vereador Mano do Som (União Brasil), o vice-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, e o presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior. Também estiveram presentes a representante do Instituto Histórico de Caruaru e da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, a professora Edivalda Leite Miranda, representantes de entidades culturais e agentes da cultura local. 

O TEA foi fundado em 16 de julho de 1962 com o espetáculo Um Elefante no Caos, dirigido por Antônio Medeiros, inaugurando a história do teatro moderno em Caruaru.  

Após a solenidade, o grupo se apresentou no pátio da Igreja da Conceição, no centro da cidade. A população pôde prestigiar o espetáculo O Auto da Compadecida, adaptação da obra de Ariano Suassuna.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Legislativo reforça a importância de diagnóstico da Esclerose Múltipla

por Comunicação — publicado 01/08/2022 11h09, última modificação 01/08/2022 11h09
Legislativo reforça a importância de diagnóstico da Esclerose Múltipla

Imagem: Equipe Comunicação

 

A partir da segunda-feira (01), a Casa Jornalista José Carlos Florêncio terá sua iluminação externa na cor laranja. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização Agosto Laranja, criada em 2014 pelo Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). A ação tem o objetivo de desmistificar a doença autoimune, do sistema nervoso central que acomete jovens adultos, sendo em sua maioria mulheres.  

Entre os sintomas da doença estão: fadiga, problemas de visão, problemas motores e alterações sensoriais, vertigens, sensação de rigidez dos membros, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga. 

Durante todo o mês de agosto, as redes sociais do Poder Legislativo atuarão com objetivo de conscientizar a população de Caruaru com relação ao diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade a quem possui essa condição crônica.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Transporte Público Coletivo: segurança da população foi tema abordado por parlamentares durante reunião com empresário na manhã desta quinta (21)

por Louzianne Neves publicado 21/07/2022 15h00, última modificação 22/07/2022 09h11
Transporte Público Coletivo: segurança da população foi tema abordado por parlamentares durante reunião com empresário na manhã desta quinta (21)

Foto: Vladimir Barreto

A preocupação urgente dos vereadores com a segurança dos passageiros de transporte coletivo de Caruaru foi transformada em diálogo na manhã desta quinta-feira (21) durante conversa com representantes da empresa Capital do Agreste. O encontro que aconteceu na sala das Comissões, a partir de solicitação apresentada pelo vereador Anderson Correia, reuniu o presidente Bruno Lambreta, a vereadora Aline Nascimento e os vereadores Mano do som, Filipe José e Irmão Ronaldo.

Na ocasião, o empresário Efren Peixinho, presidente da empresa Capital do Agreste, respondeu aos questionamentos dos vereadores e narrou as dificuldades enfrentadas pelo ramo do transporte nos últimos anos. Quando perguntado sobre as recentes colisões ocorridas com ônibus da empresa, alegou que foram ocasionadas por falha humana. A fim de prestar esclarecimento aos cidadãos, os vereadores solicitaram o laudo que atestou a motivação das batidas. “Estou satisfeito com os esclarecimentos e gostaria de solicitar os laudos para dar segurança e prestar satisfação à população”, pontuou o vereador Anderson Correia. 

Ações do documento