Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Sessão Solene entrega Medalha de Honra ao Mérito à Rádio Cultura do Nordeste

por Núcleo de Comunicação — publicado 08/11/2019 20h00, última modificação 11/11/2019 12h32
“É uma rádio que se comunica e respeita a nossa cultura e que dá um espaço muito grande para as pessoas também se expressarem”, contou o presidente da Casa.
Sessão Solene entrega Medalha de Honra ao Mérito à Rádio Cultura do Nordeste

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru homenageou na noite da última sexta-feira (08), a Rádio Cultura do Nordeste, através da entrega da Medalha de Honra ao Mérito aos diretores da rádio e também ao radialista Tavares Neto. As proposituras são de autoria do vereador Lula Torres e do ex-vereador Fernando Soares (In Memorian).

A emissora presta o serviço de levar informação à população de Caruaru há 61 anos e para a jornalista Elaine Dias, coordenadora do jornalismo na rádio Cultura, é uma grande felicidade participar de um momento como esse porque é uma empresa que tem história. "É conhecida como a escolinha do rádio aqui em Caruaru, então grandes nomes já passaram e grandes nomes estão presentes e eu fico muito feliz em fazer parte desta família que tem como principal objetivo trazer jornalismo e cultura para todos os ouvintes”, disse ela.

O vereador Lula Tôrres (PSDB), disse que a Câmara entende o papel da Rádio Cultura na vida da população da Cidade de Caruaru e também da região. “É uma rádio que se comunica e respeita a nossa cultura e que dá um espaço muito grande para as pessoas também se expressarem”, contou o presidente da Casa.

Durante a Solenidade um vídeo foi apresentado para mostrar a história da emissora e também o que ela representa ao Município. O diretor da rádio, Júnior Almeida agradeceu a homenagem e falou o quanto esse momento significa para todos que fazem parte da empresa. “Eu creio que é uma glorificação de ter o reconhecimento pelo trabalho que eles desempenham. É um momento ímpar e gratificante!” , ressaltou.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Reunião Conjunta de Comissões analisa a LOA e o PPA para o exercício de 2020

por Núcleo de Comunicação — publicado 06/11/2019 09h00, última modificação 07/11/2019 10h52
Foram analisadas 47 emendas, mas apenas 37 foram aprovadas.
Reunião Conjunta de Comissões analisa a LOA e o PPA para o exercício de 2020

Fotos: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (06), aconteceu na Câmara Municipal mais uma reunião conjunta das comissões, desta vez para analisar a Lei de diretrizes orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) de 2020. Estiveram presentes representantes da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) e também Legislação e Redação de Leis (CLRL).

 Na LOA o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. É um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo tem o dever de transformá-la em lei.

Os vereadores da Casa adicionam emendas tanto a LOA quanto ao PPA e essas emendas definem o direcionamento dos gastos na Cidade. Foram analisadas 47 emendas, mas apenas 37 foram aprovadas. As que foram retiradas ou receberam parecer desfavorável, apenas não cumpriram questões técnicas e/ou adequações constitucionais.

 Para o vereador Pb. Andrey Gouveia do Patriota, presidente da CLRL, os vereadores continuam cumprindo seu papel ao examinar e votar os projetos, seguindo sempre o parecer do jurídico da casa. “Estivemos analisando hoje a LOA e o PPA, onde analisamos especificamente características jurídicas, os pareceres e os encaminhamentos advindos das emendas. A maioria das emendas dos vereadores foram aprovadas nas Comissões”, disse ele.

 A partir de agora os Projetos e as respectivas emendas ficam à disposição da presidência para serem colocadas em pauta para votação em plenário pelos 22 vereadores e a vereadora. Anderson Melo, advogado e analista legislativo da Câmara, explicou o próximo passo após a aprovação na reunião de Comissões. “Nós temos até o dia 30 de novembro para enviar para o Executivo a revisão do PPA e até o dia 5 de dezembro para enviar a LOA. Então esses são os prazos que a Câmara normalmente respeita', contou ele. 

Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/11/2019 15h20, última modificação 06/11/2019 09h26
O projeto de Lei de N° 8050/2019 de autoria do vereador Tafarel (Patriota) onde discute o descarte dos medicamentos que estejam em desuso ou vencidos, suas embalagens e materiais afins e similares para reutilização foi bastante elogiada pelos vereadores presentes.
Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

Fotos: Vladimir Barreto

A reutilização de materiais descartáveis e a proibição do fornecimento de canudos confeccionados em material plástico foram alguns dos assuntos discutidos na 69ª Ordinária desta terça-feira (05).

Confira os destaques da reunião:

Excesso de aplicações de multas:

O vereadores Sérgio Siqueira (Avante) e Daniel Lula Finizola (PT) foi até a tribuna e falou sobre a política utilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Destra) em relação ao excesso de aplicações de multas. De acordo com os edis, esse assunto já tinha sido abordado e denunciado anteriormente sobre a indústria de multas que estaria acontecendo no município de Caruaru. “Além de ser um crime contra o povo de Caruaru, também é um crime diante do próprio ordenamento brasileiro. No mínimo o gestor da Destra deveria vir aqui na Casa para nos dar explicação”, disse o Avante.

Sérgio mostrou diante do telão fotos a sede da Destra onde os trabalhadores do órgão utilizam, enfatizando a desorganização e péssimas condições do local, pedindo uma abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para resolver os atuais problemas desse caso.

Por fim, o vereador Lula Tôrres (PSDB) pediu uma reunião do jurídico da Casa para chamar os interessados nessa questão para averiguar e dar uma resposta imediata para a sociedade de Caruaru sobre os assuntos abordados.

Município ecológico:

O projeto de Lei de N° 8050/2019 de autoria do vereador Tafarel (Patriota) onde discute o descarte dos medicamentos que estejam em desuso ou vencidos, suas embalagens e materiais afins e similares para reutilização foi bastante elogiada pelos vereadores presentes.

A lei foi aprovada por unanimidade, ela estabelece que os estabelecimentos prestem serviço de saúde e os que comercializam ou fornecem medicamentos, situados neste município, deverão manter postos de coleta para recebimento do descarte de medicamentos que estejam vencidos ou impróprios.

O vereador Marcelo Gomes (PSB) também foi até a tribuna para enfatizar a proibição de fornecimento de canudos confeccionados em material plástico. No lugar dos canudos de plástico deverão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. O edil pedi a compreensão e força do Executivo em torno desse assunto.

Comércio na Praça:

O petista Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre reclamação dos ambulantes em relação ao Projeto “Comércio na Praça”. O petista falou do investimento de R$1.300,000 onde muitos comerciantes não estão felizes com o novo local e acreditam que perderam muita movimentação das vendas com a saída das principais ruas do centro da cidade. De acordo com Daniel, a economia da cidade vai cair bastante com esse projeto que teve a inauguração no dia 1° de novembro.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

Entrega do Título de Cidadão a Clóvis Santos nesta sexta-feira (01)

por Núcleo de Comunicação — publicado 01/11/2019 20h00, última modificação 04/11/2019 12h20
"Esse título me dá a honra de me igualar aos caruaruenses e por extensão virar pernambucano", disse o homenageado.
Entrega do Título de Cidadão a Clóvis Santos nesta sexta-feira (01)

Vladimir Barreto

Nesta sexta-feira (01), o advogado Clóvis Santos, militante da causa dos direitos humanos e trabalhistas, recebeu o Título de Cidadão Caruaruense. A propositura é do vereador Daniel Lula Finizola (PT).

Para Finizola, o advogado homenageado luta em favor da democracia e que o título é um reconhecimento pelos seus anos de contribuição com a cidade, através do direito. “Clóvis atua no campo progressista, é um advogado trabalhista, diante de todas as ameaças que a gente tem. Uma pessoa que há muito tempo está em Caruaru e que tem colaborado muito com esse debate na cidade”, disse ele.

Clóvis Santos nasceu em São Paulo, mudou-se para Caruaru aos 18 anos de idade, aqui desenvolveu sua carreira e também sua vida pessoal. “Atuei como sindicalista, atuo nos meios sindicais, tento ajudar as entidades a se formarem e prestarem outros serviços à comunidade. Esse título me dá a honra de me igualar aos caruaruenses e por extensão virar pernambucano”, contou o homenageado.

Amigos, familiares e advogados também estiveram presentes na Sessão Solene.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (31)

por Núcleo de Comunicação — publicado 31/10/2019 15h00, última modificação 01/11/2019 08h49
O vereador Fagner Fernandes (Avante) fez uma reclamação diante da tribuna sobre a má distribuição das vacinas em torno do município.
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta quinta-feira (31)

Fotos: Vladimir Barreto

Durante a reunião ordinária realizada na última quinta-feira de outubro (31), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru analisaram cerca de 15 proposituras. Alguns edis usaram a tribuna para tratar de temas diversos que incluem Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações para a melhoria da cidade.

Confira os destaques da 68ª Ordinária durante o uso da tribuna:

Buracos na Avenida Brasil:

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre os buracos na Avenida Brasil, no Bairro Universitário. De acordo com ele, a situação está muito agravada e é preciso que haja uma solução rapidamente.

“Desde do dia 11 de setembro, em que o Executivo disse que iria investir R$ 45 mil na avenida, eu passo por lá e não vejo nenhuma melhoria nela. E aí eu pergunto, cadê o investimento nesse lugar de tanta importância para a cidade?”, disse Daniel.

O petista também relembrou a pauta dos ambulantes, disse que a Prefeita Raquel Lyra não está mostrando compreensão em relação a todo esse processo de mudança, podendo causar grandes danos financeiros para os trabalhadores envolvidos nessa mudança de local.

Falta de vacina nos postos de saúde:

O vereador Fagner Fernandes (Avante) enfatizou a falta de vacina nos postos de saúde da cidade de Caruaru. Ele reclamou sobre a má distribuição do Ministério da Saúde em torno do município. De acordo com Fagner, várias pessoas já fizeram reclamação sobre essa situação, por isso o município deveria tomar uma atitude e utilizar o dinheiro do Executivo para comprar as medicações, pois as crianças precisam de mais cuidado com a saúde.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Reitor recebe Título de Cidadania na Câmara nesta quarta-feira (30)

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/10/2019 19h50, última modificação 04/11/2019 12h18
“Agora eu sou caruaruense, não só por pura emoção ou por amor, mas por direito. Tudo farei para honrar esse privilégio de ser amante e filho de uma terra que encanta o Brasil”
Reitor recebe Título de Cidadania na Câmara nesta quarta-feira (30)

Fotos: Vladimir Barreto

Nesta quarta-feira (30), o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes (Unit), recebeu o Título de Cidadania Caruaruense, a propositura foi o vereador Ricardo Liberato (PDT).

Ricardo Liberato ressaltou a importância de homenagear o reitor, que tanto contribui com a educação no município e também em todos os polos onde a Unit está presente. “O reitor tem uma capacidade pessoal que impulsiona a instituição, então nada melhor do que nós chamarmos esse cidadão para ser nosso homenageado aqui no Legislativo Caruaruense”, contou o parlamentar.

Jouberto Uchôa é natural do estado de Sergipe e conta que se sentiu honrado por ser chamado agora, cidadão de Caruaru. “Agora eu sou caruaruense, não só por pura emoção ou por amor, mas por direito. Tudo farei para honrar esse privilégio de ser amante e filho de uma terra que encanta o Brasil”, disse o reitor.

Amigos, familiares e autoridades politicas também estiveram presentes na Sessão Solene.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (29)

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/10/2019 10h05, última modificação 01/11/2019 12h26
Na 67ª sessão ordinária foram analisadas 36 proposituras. Confira os destaques da reunião:
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (29)

Fotos: Vladimir Barreto

Os vereadores fizeram uso da tribuna nesta terça (29), para mais uma vez falar sobre questões referentes à transferência dos ambulantes do centro da cidade e também para pedir esclarecimentos a DESTRA sobre possível excessividade de multas.

Na 67ª sessão ordinária foram analisadas 36 proposituras. Confira os destaques da reunião:

Pedido de esclarecimento à Destra:

Na tribuna, o vereador Sérgio Siqueira (Avante), falou sobre uma solicitação de informações a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA), mas que de acordo com ele, as explicações dadas foram rasas e incompletas sobre o que foi pedido. Entre os motivos do pedido de informações está o aumento do número de multas, que o vereador relata ser o dobro do ano de 2018.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder da oposição, falou que a preocupação do companheiro, Sérgio Siqueira é válida e que quanto mais claras as informações forem dadas, melhor para todos. Ele esclareceu também algumas das perguntas e se comprometeu em procurar mais informações, para que todos os esclarecimentos que são necessários sejam dados.

Transferência dos ambulantes:

Os vereadores Duda do Vassoural (PRTB), Fagner Fernandes (AVANTE) e Daniel Lula Finizola (PT) voltaram a falaram sobre a questão de transferência dos ambulantes do Centro da cidade para a Praça Leocárdio Porto e Largo dos Guararapes. Eles ressaltaram que a Audiência Pública deveria ser a melhor opção de diálogo do Poder Executivo com a categoria, apesar de a solicitação ter sido rejeitada pela maioria dos votos, na reunião da última quinta-feira (24).

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Sessão solene homenageia profissionais ligados à educação em Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 25/10/2019 20h35, última modificação 04/11/2019 11h29
Os professores Nadija Maria de Albuquerque e Rubenísio Silva Medeiros receberam o titulo de “Cidadão de Caruaru”.
Sessão solene homenageia profissionais ligados à educação em Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

Na noite da última sexta-feira (25), aconteceu mais uma Sessão Solene na Câmara Municipal, desta vez o objetivo era homenagear profissionais ligados à educação no município de Caruaru. A propositura é de autoria do vereador Fagner Fernandes do Avante e os professores escolhidos foram Nadija Maria de Albuquerque, Rubenísio Silva Medeiros e Edmilson Augusto, que fizeram parte da formação educacional do parlamentar. 

Para Fagner a base de tudo é a educação e os professores tem um papel fundamental nisso. “É através deles que se dedicam, que muitas vezes deixam de estar com suas famílias ou que levam até o trabalho para dentro de casa para poder oferecer o melhor para a gente. Comecei a gosta de politica na época da escola e esses professores fizeram parte no momento em que eu entrei em grêmio estudantil”, disse ele.

Os professores Nadija Maria de Albuquerque e Rubenísio Silva Medeiros receberam o titulo de “Cidadão de Caruaru” e agradeceram pelas homenagens que receberam do ex-aluno. “A gente tem uma grande honra de fazer parte de um hall de caruaruenses nascidos nessa cidade e outros recebidos de coração, como eu me sinto. É uma grande honra, com certeza!”. O professor Edmilson Augusto recebeu a medalha de honra ao mérito ““Gercino Pereira Tabosa”, e contou que se sentiu muito honrado de participar de um momento como este.

A Sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB). Familiares e amigos também estiveram presentes para prestigiar o evento.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Sessão Ordinária vota audiência pública para tratar relocação dos ambulantes de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 24/10/2019 17h40, última modificação 04/11/2019 12h19
Com 13 votos não, 3 sim e uma abstenção o projeto foi rejeitado.
Sessão Ordinária vota audiência pública para tratar relocação dos ambulantes de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

A Sessão Ordinária desta quinta-feira foi marcada pela presença de ambulantes e comerciantes da Cidade de Caruaru. A classe busca a autorização do Poder Executivo para continuar no centro da cidade, pelo menos até o dia 31 de dezembro.

Durante a reunião o vereador Ricardo Liberato pediu destaque na votação do requerimento N° 1944/2019, de autoria do vereador Daniel Lula Finizola, que solicita audiência pública para tratar a situação dos ambulantes. Com 13 votos não, 3 sim e uma abstenção o projeto foi rejeitado.


A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Protesto dos ambulantes foi destaque na reunião desta terça (22)

por Núcleo de Comunicação — publicado 22/10/2019 15h30, última modificação 24/10/2019 09h09
“O desemprego é muito grande no Brasil, então não chegou a hora de tirar os ambulantes das ruas da cidade. Antes de mudar a categoria de lugar, a Prefeita tem que rever os projetos e a arquitetura dos camelódromos” disse o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB).
Tribuna: Protesto dos ambulantes foi destaque na reunião desta terça (22)

Fotos: Vladimir Barreto

Na 65ª Ordinária desta terça-feira (22) foram analisadas 32 proposituras. Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

Protesto dos ambulantes:

Os vereadores Sérgio Siqueira (Avante); Marcelo Gomes (PSB); Fagner Fernandes (Avante); Duda do Vassoural (PRTB); Daniel Lula Finizola (PT); Edjailson da Caru Forró (PRTB); Tafarel (PATRIOTA); Galego de Lajes (PSD) e Leonardo Chaves (PDT) se solidarizaram diante da tribuna para o caso dos ambulantes, onde mostraram total apoio à categoria. Na última sexta-feira (18) os trabalhadores realizaram um protesto na rua Quinze de Novembro para reivindicar melhorias e para que a prefeitura do município atenda aos pedidos feitos pela categoria. Um dos principais pedidos era que prefeitura da cidade estendesse o prazo de realocação para o novo espaço na Rua Leocárdio Porto até o dia 30 de dezembro. A data limite dada pela gestão municipal para a mudança é até o final de outubro.

Com a requalificação do Centro da cidade de Caruaru, foi lançado o projeto “Comércio na Praça”, que visa realocar os ambulantes da Rua Quinze de Novembro para outros pontos do centro. A proposta é rejeitada pela categoria, que aponta impacto negativo para suas atividades e sustento de suas famílias.

Diante dos atuais protestos e reinvindicações da categoria, a reunião contou com a presença de vários ambulantes, que continuam mostrando indignação e insatisfação com essas novas mudanças realizadas pelo Executivo e pela péssima projeção do camelódromo da cidade.

“O desemprego é muito grande no Brasil, então não chegou a hora de tirar os ambulantes das ruas da cidade. Antes de mudar a categoria de lugar, a Prefeita tem que rever os projetos e a arquitetura dos camelódromos” disse Edjailson da Caru Forró (PRTB).

O líder da oposição, vereador Bruno Lambreta (PDT), também falou na Tribuna e defendeu o Executivo sobre os ambulantes. O edil disse que a Prefeitura fez diversas reuniões anteriormente para escutar o que a categoria precisava para melhorar a economia deles. Bruno ainda disse que a Prefeitura está disposta para melhorar e defender as decisões tomadas pela cidade, buscando dialogar e discutir para que todos tenham espaço e ordem fala.

Buracos na Avenida José Rodrigues de Jesus:

Na tribuna, o vereador Sérgio Siqueira (Avante) fez uma denuncia sobre a ETI Professor Altair Nunes Porto Filho, na qual ele recebeu diversas denuncias de assédio moral causados pelo diretor da instituição. Ele citou uma denúncia de uma mãe na qual a sua filha especial chegou com os braços roxos, e quando foi falar com o diretor, o profissional disse que ela era louca. “Veja a qualidade das pessoas que estão na gestão de uma escola tão importante para a cidade. Então deixo aqui meu apelo para que o Secretária de Educação da cidade possa ir na escola para tomar providências, pois isso é um crime”, disse o edil.

Para finalizar, Sérgio Siqueira (Avante) também mostrou no telão fotos de vários buracos na Avenida José Rodrigues de Jesus. O edil, Bruno Lambreta (PDT), falou sobre a Avenida e disse que as obras da para refazer a avenida dará início em janeiro de 2020.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Posse: Dezoito pessoas fazem parte do novo quadro de efetivos da Casa

por Núcleo de Comunicação — publicado 17/10/2019 08h50, última modificação 17/10/2019 13h16
“Estamos na alegria e esperança de um ótimo desempenho para a Casa, pois são jovens comprometidos que querem fazer um ótimo serviço, e esse serviço vai fazer com que a nossa sociedade cresça”, disse o Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB).
Posse: Dezoito pessoas fazem parte do novo quadro de efetivos da Casa

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Legislativa José Carlos Florêncio realizou nesta quinta-feira (17) um evento de posse para os novos efetivos do último concurso público realizado em 2015. De 23 nomeados, 18 tomaram posse. Participaram do acontecimento o Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB), e os vereadores Marcelo Gomes (PSB), Ricardo Liberato (PDT) e Daniel Lula Finizola (PT).

Serão 17 vagas para técnico e uma vaga para pessoa com deficiência. Eles deverão iniciar os trabalhos dentro de 30 dias em suas respectivas funções. 

No evento de hoje, o Presidente Lula Tôrres conduziu a posse e enfatizou: “Estamos na alegria e esperança de um ótimo desempenho para a Casa, pois são jovens comprometidos que querem fazer um ótimo serviço, e esse serviço vai fazer com que a nossa sociedade cresça”. 

Os servidores estão divididos entre os seguintes setores: Almoxarifado; Arquivo; Cerimonial; Comissão de Licitação; Comunicação Social; Consultoria Jurídica; Controladoria; Controle Interno; Copa; Expedição; Financeiro; Gestão de Expediente; Patrimônio; Procuradoria; Protocolo; Recursos Humanos; Redação Legislativa; SAPL; Superintendência Administrativa e TI.

Toda a posse pode ser acompanhada AO VIVO pelo Facebook da Câmara.

Licitação é realizada nesta quarta-feira (16) na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 16/10/2019 08h50, última modificação 16/10/2019 12h46
Para o pregoeiro da casa, a licitação foi um sucesso, principalmente pela transparência do processo que é apresentado ao vivo pelo Facebook.
Licitação é realizada nesta quarta-feira (16) na Câmara de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (16), aconteceu na Câmara Municipal uma licitação para tratar da compra de novos equipamentos eletrônicos e de informática para o funcionamento geral da Casa. Dentre os materiais estão computadores de mesa, notebooks, impressoras, roteadores, periféricos e insumos de informática, que compõe cada computador de acordo com a necessidade do setor. 

O valor estimado da contratação ficou em R$ 94 mil. Somente a empresa “VIP Informática” participou da licitação e apesar de alguns preços estarem à cima do preço médio estimado pela cotação da Câmara, será feita uma avaliação para ver se essa divergência é relacionada ao preço de mercado ou uma questão de modelo, e só depois realizar a compra, levando em consideração o menor preço e também a qualidade. 

Para o pregoeiro da casa, a licitação foi um sucesso, principalmente pela transparência do processo que é apresentado ao vivo pelo Facebook. “Nós temos trabalhado com uma fórmula que acho que todo mundo desejaria que assim acontecesse. Os órgãos de controle externo, como o ministério público, tribunal de contas cobram muito das entidades públicas que sejam feitas as licitações o mais aberta possível. Nós estamos transmitindo ao vivo, tudo é publicado como manda a lei, tudo direitinho, seguindo os tramites”, disse ele. 

Todo o processo licitatório pode ser acompanhado ao vivo no Facebook da Câmara.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (15)

por Núcleo de Comunicação — publicado 15/10/2019 15h30, última modificação 16/10/2019 08h15
Os vereadores lamentaram a notícia da morte de um dos maiores empresário caruaruense, Luiz José de Lacerda. Luiz fundou a Rádio Liberdade de Caruaru e era pai da ex deputada estadual, Miriam Lacerda. Infelizmente nos deixa na data de hoje (15).
Tribuna: Conheça os destaques da reunião ordinária desta terça-feira (15)

Fotos: Vladimir Barreto

Na 63ª Ordinária desta terça-feira (15) foram analisadas 46 proposituras. Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

Piso Nacional dos Professores:

Na tribuna, o vereador Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre a importância do Dia dos Professores, que é comemorado na data de hoje, 15 de outubro. Além de parabenizar esses profissionais do país, o petista criticou as dificuldades que os professores enfrentam diariamente, como a falta do piso nacional dos professores e a diferença entre o salário de professores contratados e efetivos. Por fim, Daniel se mostrou orgulhoso de participar de uma classe tão trabalhadora e disse: “Eu tenho um orgulho danado de bater no peito e dizer que sou um professor”.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder da oposição, rebateu a fala de Daniel para enfatizar a luta do Governo pelo aumento do piso do salário dos professores. Bruno disse que infelizmente ainda não foi possível no momento por causa do financeiro da Gestão, reconhecendo que os docentes precisam ser reconhecidos para terem seus direitos necessários. “O esforço diário da Prefeita Raquel Lyra e de nós vereadores é para que cada dia mais a gente possa dar uma educação de qualidade para a nossa população”, disse Lambreta.

Semana de Mobilização Social pela Educação:

Durante a votação, o Projeto de Lei de N° 8139, de autoria do vereador Cecílio Pedro (MDB), foi aprovado por unanimidade. A propositura fala sobre a Semana de Mobilização Social pela Educação, no Município de Caruaru, a ser comemorado anualmente, no mês de março tendo o nome “Semana Municipal de Mobilização da Família na Escola”, em alusão ao Dia da Escola. A Semana terá como foco a mobilização das famílias de alunos das escolas municipais da educação básica, os profissionais da escola municipais, os Conselhos Escolares, os órgãos de controle e proteção à criança e ao adolescente e órgãos gestores da educação municipal. Irá ocorrer uma mobilização social as comunidades no entorno de escolas públicas municipais com os mais baixos índices de aproveitamentos.

Luiz José de Lacerda:

Os vereadores lamentaram a notícia da morte de um dos maiores empresário caruaruense, Luiz José de Lacerda. Luiz fundou a Rádio Liberdade de Caruaru e era pai da ex deputada estadual, Miriam Lacerda. Infelizmente nos deixa na data de hoje (15).

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 é realizada na Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 14/10/2019 18h05, última modificação 01/11/2019 12h26
A LOA conta com um orçamento de R$ 975.120.000,00 (novecentos e setenta e cinco milhões e cento e vinte mil reais) dispostos entre investimentos na educação, saúde, administração, segurança pública, transporte, cultura, esporte e lazer, entre outros.
Audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 é realizada na Câmara

Fotos: Vladimir Barreto

A LOA é a previsão de gastos estabelecidos pelo Poder Executivo para direcionar como serão pagas as despesas e gastos do próximo ano. A audiência pública é um elemento utilizado para debater em conjunto com a população essa lei orçamentária de forma clara, já que se trata de recursos e questões diretamente ligadas à população.

Estiveram presentes os vereadores Lula Tôrres (PSDB) e Bruno Lambreta (PDT). Também Diogo Bezerra, secretário de planejamento, orçamento e gestão da fazenda municipal e Bernardo Barbosa, diretor do Centro de estudos, pesquisa e assessoria em administração municipal (CESPAM).

Apresentação da LOA e revisão do PPA

O vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, foi o propositor da audiência e lembrou a importância de uma discussão como essa na Casa do povo para que todos estejam cientes do que está previsto para o orçamento do município para o ano de 2020. “É de extrema importância essa audiência pública diante do que determina a lei de responsabilidade fiscal no seu artigo 48, que é a discussão através das audiências públicas. E que bom também que temos hoje a transmissão ao vivo, para que as pessoas em casa estejam cientes, é mais um exemplo de transparência que a Câmara e o Poder Legislativo de Caruaru tem dado a população Caruaruense”, disse ele.

A LOA conta com um orçamento de R$ 975.120.000,00 (novecentos e setenta e cinco milhões e cento e vinte mil reais) dispostos entre investimentos na educação, saúde, administração, segurança pública, transporte, cultura, esporte e lazer, entre outros.

Na ocasião, diretor do CESPAM, Bernardo Barbosa, fez a apresentação da LO, com todos os valores e definições previstas para o anos que vem. Ele também fez uma revisão do Plano Plurianual (PPA) e ressaltou que esse Projeto de Lei foi proposto em 2017 e vigora até 2021, sofrendo mudanças que só são possíveis quando aprovadas pelo Poder Legislativo através de PLS que são renovados anualmente. “O Plano Plurianual consiste em um instrumento de planejamento, que pode ser executado na sua totalidade ou não, em função dos eventos econômicos, sociais e políticos. Esse plano é da mais alta hierarquia onde constam detalhados os programas do governo, com as respectivas ações, metas e indicadores para a execução em um período de quatro anos”, disse ele.

O secretário de planejamento, orçamento e gestão da fazenda municipal, Diogo Bezerra, reforçou a necessidade das audiências públicas na construção da LOA e do PPA como objeto de discussão em conjunto com a população. Segundo ele, no ano de 2019, foram mais de oitocentas pessoas ouvidas e isso é importante, porque essa forma de discussão só tem a somar com a cidade de Caruaru.

Toda Sessão Ordinária pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Confira destaques da tribuna desta quinta (10) na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 10/10/2019 22h40, última modificação 01/11/2019 12h27
O vereador Fagner Fernandes (AVANTE) falou sobre a homenagem feita ao Coronel Ludugero na Sessão Solene de hoje
Confira destaques da tribuna desta quinta (10) na Câmara de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

Durante reunião ordinária realizada na tarde dessa quinta-feira (10) os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru analisaram proposituras, que incluem Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações.

Destaques da tribuna:

O primeiro a fazer o uso da tribuna foi o vereador Rozael do Divinopolis (PRTB). Ele falou sobre a reinauguração da Praça da Criança, que passou recentemente por uma reforma. Também citou que a partir de agora a Unimed Caruaru é parceira na manutenção da praça.

Já o vereador Tafarel (PATRI) usou a tribuna da Casa para falar sobre a entrega do campo de futebol em Riacho Doce e parabenizou o Poder Executivo pelo o apoio. Ele registrou também a entrega da bomba de água, uma solicitação antiga dos moradores da localidade. Tafarel lembrou ainda sobre a festa realizada para as crianças em diversas comunidades da zona rural.

Em seguida, o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, fez uso de um aparte, cedido pelo vereador Daniel Lula Finizola (PT), para agradecer aos demais parlamentares que aprovaram o projeto ‘comércio nas praças’, uma homenageia a “Zé das Redes”, que atuou por muitos anos como comerciante em Caruaru.

O petista Daniel Lula Finizola destacou o projeto de Lei aprovado sobre o dia de combate aos maus tratos de animais. Ele ainda parabenizou o secretário Estadual Alberes Lopes sobre o lançamento do programa crédito popular e também falou sobre a situação dos trabalhadores Ambulantes em Caruaru. Por último, falou sobre a dificuldade dos vereadores de oposição em fiscalizar as ações do poder executivo na cidade.

O vereador Fagner Fernandes (AVANTE) falou sobre a homenagem feita ao Coronel Ludugero na Sessão Solene de hoje. Ele também destacou a blitz escolar realizada pelos vereadores de oposição e da dificuldade em fiscalizar a educação municipal. Visitou ainda o terreno onde deve ser construído o hospital da mulher.

Confira a transmissão ao vivo das Sessões Ordinárias na página do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Solene marca homenagem aos 90 anos do Coronel Ludugero

por Núcleo de Comunicação — publicado 10/10/2019 22h40, última modificação 01/11/2019 12h24
O compositor Onildo Almeida fez uso da palavra e falou sobre a satisfação que sente em prestigiar um momento como este e sobre sua relação com Ludugero.
Solene marca homenagem aos 90 anos do Coronel Ludugero

Fotos: Vladimir Barreto

Dentro da Sessão Ordinária desta quinta-feira (10) houve um momento dedicado a uma homenagem ao Coronel Ludugero que fez sucesso no rádio nos anos 60.

A solenidade foi uma propositura de autoria do vereador e presidente da casa, Lula Tôrres (PSDB) e é uma alusão aos 90 anos do personagem, interpretado pelo Caruaruense Luiz Jacinto, que morreu em um acidente de avião em 1970.

O propositor, Lula Tôrres, foi saudosista ao voltar 50 anos no tempo e falar sobre raízes, infância e de como ficou marcado pela última lembrança que tem de Ludugero. “Eu estava com minha Tia, que morava no Alto do Moura e minha mãe, quando passou um fusquinha vermelho, dentro estava Luiz. Ele brincou com minha mãe, de quem era amigo, perguntou sobre meu pai e disse que quando tivesse um tempinho iria passar na nossa casa para tomar um cafezinho. Disse ainda que ia viajar e foi nessa viagem que infelizmente aconteceu o acidente”, lembrou o vereador.
Lula ressaltou também que apesar do pouco tempo na mídia, o Coronel Ludugero levou o nome de Caruaru com uma força que é lembrada até hoje.

O poeta Nelson Lima, aproveitou o espaço para apresentar uma breve biografia sobre o artista em forma de poesia. Um documentário que fala sobre a vida de Luiz Jacinto foi exibido e mostrou um pouco da vida e de como as pessoas ao redor receberam as notícias sobre sua morte.

O compositor Onildo Almeida também fez uso da palavra e falou sobre a satisfação que sente em prestigiar um momento como este e sobre sua relação com Ludugero. “Na minha opinião e na opinião de muita gente, ele chegou a ser o maior humorista do Brasil. Existem outros grandes, porém o humor de Ludugero era sobre situações engraçadas, revividas daqui da nossa região. Da matutagem, da simplicidade, baseado na ignorância da realidade, ele transformava tudo isso com a graça e o jeito dele.”

Quem encerrou a Sessão foi o irmão do Coronel Ludugero, Luciano Jacinto. Com a medalha de honra ao mérito Álvaro Lins no peito, ele agradeceu a homenagem prestada ao irmão. “Estou aqui em nome da minha família, da minha cunhada , que está sabendo dessa homenagem do Rio de Janeiro. E também todos que já se foram e estão com o Luiz, com certeza. O que eu tenho a dizer sobre Luiz é a simplicidade e a humildade que ele tinha. Ele não esquecia do povo de Caruaru e é por isso que eu queria agradecer ao vereador Lula Tôrres, com o apoio de todo pessoal da casa, que me deixam emocionado e sensibilizado. E dizer que por ele [Luiz] amar Caruaru ele a divulgou com sua arte, simplicidade e humildade”, disse.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

CÂMARA VAI HOMENAGEAR 90 ANOS DO CORONEL LUDUGERO

por Núcleo de Comunicação — publicado 09/10/2019 08h30, última modificação 09/10/2019 11h42
No rádio, Coronel Ludugero retratava com bom humor a figura dos coronéis de época, que possuíam bastante prestígio junto a população.
CÂMARA VAI HOMENAGEAR 90 ANOS DO CORONEL LUDUGERO

Foto: Reprodução da Internet

Através de propositura do Presidente da Casa, Vereador Lula Tôrres (PSDB), o Poder Legislativo de Caruaru irá homenagear nesta quinta (10), às 16h, os 90 anos do personagem Coronel Ludugero, sucesso do humor na década de 60, e que foi interpretado pelo caruaruense Luiz Jacinto, morto em um acidente de avião em 1970.

No rádio, Coronel Ludugero retratava com bom humor a figura dos coronéis de época, que possuíam bastante prestígio junto a população. Após algum tempo, o humor de Ludugero se uniu a mais dois personagens: Otrope e Filomena.

Quem receberá a Medalha de Honra ao Mérito “Álvaro Lins” será o irmão de Luiz, Luciano Jacinto.

Para o parlamentar, o legado deixado pelo Coronel Ludugero é impressionante. “Reconhecemos a importância que as histórias de Coronel Ludugero e Otrope deixaram para a cultura do Nordeste. E é por isso que vamos homenageá-lo. Precisamos deixar claro que a Câmara Municipal, através de mim e os outros colegas vereadores, sabe a contribuição dada por Ludugero”.

O que? Sessão solene em homenagem aos 90 anos de Coronel Ludugero.

Quando? Dia 10/10 às 16h, na Câmara de Caruaru.

Tribuna: Parlamentares abordam pautas importantes nesta terça-feira (08):

por Lucas Gabriel Duque — publicado 08/10/2019 15h50, última modificação 09/10/2019 10h33
O vereador Marcelo Gomes (PSB) falou do falecimento do empresário e publicitário João Molins, 43 anos de idade, que sofreu um infarto fulminante na tarde desta terça-feira (08) em sua própria casa.
Tribuna: Parlamentares abordam pautas importantes nesta terça-feira (08):

Fotos: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru deu inicio na tarde desta terça-feira (8) a 61ª Sessão Ordinária, onde foram aprovadas 53 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações que entraram em votação. Durante a reunião, a Casa recebeu a visita da professora e  dos alunos da Escola Municipal Margarida Miranda. 

Confira agora as principais pautas da tribuna:

Visita dos alunos da Escola Municipal Margarida Miranda:

Os alunos chegaram à Casa no começo da tarde e conheceram as dependências do local. Nos dias 24 e 25 de outubro, os alunos irão participar do projeto Câmara Mirim, uma ação educativa promovida pela Câmara dos Deputados para simular a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto de lei até a votação em comissões da Câmara. Os alunos da rede municipal de ensino de Caruaru são os únicos do Nordeste. Durante dois dias, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil vão a Brasília para viver, na prática, a experiência de serem parlamentares, que inclui desde a elaboração dos projetos de lei até o debate nas comissões e a votação em Plenário. O falecimento do empresário João Molins foi um dos temas abordado na ocasião. 

MotoFest 2019:

Na tribuna, os vereadores Edjailson da Caru Forró (PRTB) e Bruno Lambreta (PDT) falaram sobre o evento que será realizado pela Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), entre os dias 10, 11 e 12 de outubro, o “MotoFest 2019. Os edis enfatizaram a importância desse evento para a tramitação de turistas pela cidade, onde terá a apresentação da banda Barrão Vermelho, que será uma das atrações.

Eleição para o Conselho Tutelar:

De acordo com o vereador Daniel Lula Finizola (PT), a eleição para o Conselho Tutelar da cidade foi uma desorganização. Ele deu ênfase para o alinhamento do conselho e dos conselheiros em relação as normas e estruturas, para que as pessoas possam fazer a defesa da criança e do adolescente com dignidade, segurança e organização. “Precisamos de uma estrutura boa para esse lugar de tamanha importância para a cidade de Caruaru”, disse o petista.

Falecimento de João Molins:

O vereador Marcelo Gomes (PSB) falou do falecimento do empresário e publicitário João Molins, 43 anos de idade, que sofreu um infarto fulminante na tarde desta terça-feira (08) em sua própria casa. Também falou sobre a Secretária de Educação que foi exonerada do cargo em Caruaru, que apresentou diversos problemas enquanto estava sob o comando dela, Marta Medeiros. Por meio de nota, a Prefeitura de Caruaru informou que as secretarias de Administração e Educação terão novos titulares a partir desta terça-feira (8), o novo secretário será Henrique Oliveira, que é advogado e presidente do diretório municipal do PSDB.

Sistema de barragem subterrânea:

Bruno Lambreta apresentou seu requerimento aprovado N° 1862 de 2019 para que seja implantado um sistema de barragem subterrânea nos 4 distritos do Município de Caruaru. A presente propositura mostra a necessidade do homem do campo de ter à sua disposição reservatórios de água para auxílio nas atividades de produção agrícola. As barragens subterrâneas se apresentam, assim, como uma tecnologia de inclusão, uma vez que garantem ao agricultor possiblidades de cultivo de diversas espécies, podendo promover melhorias nas condições das famílias que vivem da produção agrícola.

Morte dos animais no Cemitério Dom Bosco:

Por fim, o vereador Fagner Fernandes (Avante) subiu até a Tribuna para falar sobre o crescimento das proposituras aprovadas em relação às causas animais, relembrando sua viagem na semana passada para a cidade de São Paulo, onde participou de um evento com a ativista e apresentadora de televisão, Luisa Mell. “Isso é um grande avanço para o nosso município e para o bem estar dos nossos animais”, disse Fagner.

Fernandes também fez uma denuncia em relação as morte dos animais dentro do cemitério Dom Bosco, falando sobre esse assunto que já é discutido pela terceira vez diante da Casa. “Se tivesse políticas públicas e castração dos animais dentro do cemitério, isso não aconteceria”, enfatizou o Avante.

Toda Sessão Ordinária pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Valorização do Banco do Nordeste e os recursos do São João de Caruaru são destaques na tribuna nesta quinta-feira (03)

por Núcleo de Comunicação — publicado 03/10/2019 23h05, última modificação 01/11/2019 12h27
Valorização do Banco do Nordeste e os recursos do São João de Caruaru são destaques na tribuna nesta quinta-feira (03)

Fotos: Vladimir Barreto

Durante reunião ordinária realizada na tarde dessa quinta-feira, os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru analisaram cerca de 40 proposituras que incluem Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações. Alguns edis usaram a tribuna para tratar de temas diversos.


Destaques da tribuna:


O primeiro a fazer uso da tribuna foi o vereador Sergio Siqueira (Avante), ele falou sobre a falta de iluminação no acesso ao Campus da Universidade Federal, mas ressaltou que esse foi um dos pedidos solicitados por ele à Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru e que já existe uma data prevista para a resolução deste problema, que segundo ele seria o dia 8 de outubro.

Já o vereador Marcelo Gomes (PSB), mencionou o requerimento de Nº1865/2019, que visa a realização de uma audiência pública para tratar do fortalecimento do Banco do Nordeste (BNB). A propositura surgiu do pedido de um funcionário do banco que relatou que a instituição bancária está passando por um processo de sucateamento e segundo o edil isso pode trazer prejuízos não só econômicos para a Região Nordeste, mas também aos funcionários que tem os seus empregos ameaçados. “O BNB tem uma importância muito grande na nossa região, porque ele tem uma linha de financiamento voltada principalmente para o pequeno empreendedor e para a agricultura familiar da nossa região. Estamos preocupados, fizemos a solicitação para discutir esse tema tão importante”, disse ele.


Entre as pautas do vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, estava também o PL de Nº 8383/2019, que dispõe sobre a transparência da prefeitura com relação a aplicação de recursos destinados à realização do São João no município de Caruaru. “A gente tem uma festa de extrema importância, festa essa que movimenta e mobilizada toda cidade durante 30 dias. Nós recebemos vários recursos para a execução desta festa e a gente quer saber de forma detalhada como esses recursos são utilizados”, contou.


O vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, fez o registro de algumas solicitações de obras que foram iniciadas pelo Poder Executivo. A exemplo da requalificação da praça Antônia Carlos de Oliveira, situada no bairro Centenário, que segundo ele precisa de requalificação porque não atende mais as necessidades da comunidade. Ele falou também sobre o requerimento Nº1862/2019 que trata sobre a instalação de barragens subterrâneas que proporcionem ao agricultor maiores possiblidades de cultivo. “Brevemente será instalada a primeira barragem subterrânea feita pelo município de Caruaru, que vai ser mais um instrumento importante e será um ganho imenso para a zona rural”, declarou.


Toda Sessão Ordinária pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Destaques da Sessão Ordinária desta terça-feira (01)

por Núcleo de Comunicação — publicado 01/10/2019 15h00, última modificação 03/10/2019 09h40
O decano da Casa, vereador Leonardo Chaves (PDT) falou sobre a importância dos edis na cidade, que é comemorado o Dia do Vereador na data de hoje (01).
Tribuna: Destaques da Sessão Ordinária desta terça-feira (01)

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru deu início, na tarde desta terça-feira (01), a 59ª Sessão Ordinária na qual foram apresentadas 30 proposições durante o expediente e votação de 34 pautas na ordem do dia - entre projetos de lei, projetos de decretos, requerimentos e indicações.

Confira quais foram as principais pautas da reunião:

Seleção simplificada:

Na tribuna, os vereadores Sérgio Siqueira (Avante) e Daniel Lula Finizola (PT) falaram sobre as várias denúncias que vêm recebendo da população sobre uma seleção geral dentro da Secretária de Assistência Social do Município. De acordo com os edis, esse sistema prejudicará pessoas que já prestam serviços no órgão. “Levaremos ao Ministério Publico e traremos o judiciário se for preciso, mas não vamos deixar acontecer ainda mais desemprego no nosso Município”, disse Sérgio.

O líder do governo, vereador Bruno Lambreta (PDT), defendeu a seleção geral realizada pela Prefeitura de Caruaru, ele falou sobre os mais de 22 mil inscritos e mostrou a preocupação da atual gestão com o edital que foi produzido junto com o Tribunal de Contas do Estado, tendo o Ministério Publico acompanhado tudo de perto Bruno disse que houve uma necessidade de regularizar através de prestação de serviço para que haja uma ampliação dos serviços. “Abriu para todos essa seleção, para quem estava e para quem não estava no mercado de trabalho. É um procedimento totalmente público, onde tem suas legitimidade jurídica. Durante todo esse tempo da gestão da Prefeita Raquel Lyra, tem sido feitos vários processos seletivos, assim como na educação” disse o filho do ex-vereador Lambreta.

Após sua reclamação, Siqueira falou sobre os moradores dos Residenciais Luiz Bezerra Tôrres I e II, onde irá ocorrer uma ação junto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a partir do dia 7 de outubro serão realizados serviços de tarifa social com reparos nos esgotos e calçamento.

Visita ao ICIA:

O vereador Tafarel (PATRIOTA) falou sobre sua visita junto com os vereadores do mesmo partido, Andrey Gouveia e Heleno Oscar, no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), lembrando sobre a ótima estrutura do local e acolhimento com as crianças com câncer. Além disso, ele convidando as pessoas presentes para participar no dia 13 deste mês do Festival da Criança, realizado na Rua Projetada 20, Bairro São João da Escócia.

Para finalizar sua fala, Tafarel lembrou que esteve com o secretário Rodrigo Mirando ainda esta semana, onde convocou uma equipe pessoal para medir a Rua Severino Félix, Bairro São João da Escócia, afirmando que a rua será calçada em breve. “Vamos nos unir para solucionar os problemas da população de Caruaru”, disse o Patriota.

Dia do Vereador:

O decano da Casa, vereador Leonardo Chaves (PDT) falou sobre a importância dos edis na cidade, que é comemorado o Dia do Vereador na data de hoje, falando sobre os trabalhos que são feitos diariamente para ter uma cidade melhor para os mais de 340 mil habitantes. São 22 vereadores e uma vereadora atuando em prol dos moradores das zonas urbana e rural.

TV Câmara:

Já o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) enfatizou a importância da transmissão ao vivo das sessões, mostrando a evolução da TV Câmara para que toda a população possa se informar cada vez mais sobre a Casa com transparência. “Vai mudar muito a visão da população caruaruense em relação aos vereadores após a todos acompanharem a verdade nua e crua do nosso âmbito”, disse Rozal.

Toda Sessão Ordinária pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Comunidade católica Manain é homenageada pela Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 27/09/2019 20h05, última modificação 01/11/2019 12h27
Comunidade católica Manain é homenageada pela Câmara

Fotos: Vladimir Barreto

Em 2019 a comunidade católica Manain completa 30 anos de evangelização. A data foi marcada por uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Caruaru na noite dessa sexta-feira (27).

Na ocasião, foi entregue a medalha de honra ao merito Padre Antônio Jorge Guerra, representada por José Ronildo da Silva e Maria José de Araújo, fundadores da Comunidade, pelos serviços prestados à sociedade ao longo dessas três décadas. “Trabalhamos muito com os jovens, encorajando os jovens nessa caminhada pra não perder o sentido da vida, essa é uma das missões da Comunidade Manain”, lembrou José Ronildo.

A honraria foi autoria do vereador e presidente da Casa Lula Tôrres. “Anunciar o evangelho é incentivo a praticar o cristianismo e é isso que a Manain vem fazendo durante esses 30 anos.” disse o presidente.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.

Palestra sobre o setembro amarelo é realizada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26)

por gabriela — publicado 27/09/2019 11h20, última modificação 01/11/2019 12h28
Palestra sobre o setembro amarelo é realizada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26)

Fotos: Vladimir Barreto

Quarenta proposituras foram votadas na Ordem do Dia na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26), entre Projetos de Lei, requerimentos e indicações. Dentre as pautas apresentadas nas Matérias do Expediente está o Projeto de Lei Nº 8371/2019 de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB), que visa disponibilizar 5% das moradias populares a vítimas de violência contra a mulher. Também o PL Complementar Nº 85/2019, de autoria do vereador Daniel Lula Finizola (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade em fixar obras de arte em todos os edifícios ou praças públicas deste município, para que assim seja incentivada a valorização cultural.

Além das análises realizadas pelos vereadores, a Casa recebeu uma palestra para falar sobre depressão e suicídio. A explanação foi feita por José Soares, representante do Centro de Valorização da Vida (CVV). O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A criação do movimento no Brasil aconteceu em 2015 através do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para que não só o dia 10 fosse marcado como o dia Mundial de Prevenção ao suicídio, mas todo o mês de setembro.

O presidente da Câmara e autor da propositura para abordar o tema na Casa, o vereador Lula Tôrres (PSDB), considera que falar sobre o assunto é de grande importância para que todos saibam como proceder diante de uma situação tão delicada.

Para José Soares a sociedade precisa entender que a melhor forma de combater esse mal é falar sobre ele. Soares explicou como a depressão tem se tornado a doença do século, principalmente por causa da tecnologia que tem afastado as pessoas e dificultado os relacionamentos. “Atualmente o suicídio pode e deve ser visto como uma epidemia que assola toda humanidade. A nossa questão é ver as ferramentas e possibilidades que nós temos para diminuir ao máximo essas ocorrências ” disse ele.

Além da palestra o voluntário do CVV também respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos vereadores.

Destaques da tribuna

Os vereadores fizeram uso da tribuna para comentar assuntos importantes. A exemplo do vereador Galego de Lajes (PSD) que falou sobre a falta de atenção do poder público com a Zona Rural.

A pauta do vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, foi sobre a situação do calçamento do bairro Luiz Gonzaga. Segundo ele, a obra tem danificado com pouco tempo de construção. Ele falou ainda sobre a revisão que deve ser feita do Plano Diretor, que segundo ele está com mais de 4 anos de atraso.

 Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, parabenizou Daniel Finizola pela responsabilidade e coerência em se preocupar com a durabilidade da obra e lembrou que nesse caso específico a responsabilidade foi de uma empresa que está construindo no local e acabou liberando a via antes do tempo de cura que é de aproximadamente 28 dias. O município deve fiscalizar e cobrar de quem causou o dano.

Empresário José Marcelo Fonseca recebe homenagem na Casa

por Núcleo de Comunicação — publicado 25/09/2019 20h25, última modificação 01/11/2019 12h28
Empresário José Marcelo Fonseca recebe homenagem na Casa

Fotos: Vladimir Barreto

A noite desta quarta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Caruaru foi dedicada a mais uma entrega de honraria a nomes importantes da sociedade caruaruense. O homenageado com a medalha de honra ao mérito ‘Armando da Fonte’ foi o empresário José Marcelo Fonseca.


A iniciativa foi do vereador e presidente da Casa Lula Tôrres (PSDB) pela contribuição dada pelo empresário à Caruaru com o trabalho econômico e social. “O exemplo de vida e como a pessoa se posiciona diante da sociedade é o que nos chama atenção e José Marcelo Fonseca é assim. É um homem que produz, bem sucedido na vida e acima de tudo, um homem que compartilha com quem está ao seu redor estando sempre a disposição do próximo.“ destacou Lula.


Já o homenageado da noite falou sobre a felicidade em receber a honraria. “Isso pra mim é um orgulho, é o reconhecimento de muito e muitos anos de trabalho em Caruaru. Recebo com muito prazer e é motivo de muita felicidade”, comemorou.

Audiência Pública é realizada na Câmara Municipal para debater o saneamento da cidade de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 25/09/2019 09h00, última modificação 01/11/2019 12h28
Audiência Pública é realizada na Câmara Municipal para debater o saneamento da cidade de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (25), aconteceu na Câmara Municipal uma audiência pública para debater questões relacionadas ao saneamento básico na cidade Caruaru. Participou da audiência Rubens Junior, Sec de Governo de Caruaru e Pres. da Fundação de cultura e Turismo de Caruaru; Mário Heitor Gerente regional da Compesa em Caruaru; Rodrigo Miranda, Sec de Urbanismo e Obras; Mauro Lacerda, Gerente de Programas Especiais da Compesa e diretor do PSA Ipojuca; vereadores da casa, líderes da comunidade e a população de Caruaru.

A propositura do debate é do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), que agradeceu a presença de todos e ressaltou a felicidade que sentiu em poder realizar na Câmara esta audiência de grande importância para a cidade. “O povo quer o saneamento, ninguém aguenta na porta aquele esgoto estourado, o cheiro forte, os mosquitos, os filhos adoecem. Peço em nome da população desta cidade que seja saneada. Vamos fazer força para que a Compesa e os representantes levem essa demanda para Recife e vejam a necessidade do povo de Caruaru” reforçou.

Na reunião, o Gerente de Programas Especiais da Compesa, Mauro Lacerda apresentou o projeto que visa o saneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, dentre as melhorias citadas estão a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e dos índices de tratamento de esgoto com o intuito de melhorar a qualidade. A gestão do programa é realizada pela Compesa e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mauro Lacerda contou que o programa se iniciou em 2013 e que o término está previsto para 2021. “O programa é dividido em três componentes, o primeiro é o fortalecimento institucional, onde são aplicados recursos para melhoria do desempenho da gestão da Compesa, principalmente a parte operacional. O segundo componente é o de Projetos e Obras que é o mais significativo, porque envolve as obras e ações com maiores custos. Representa quase 85% dos valores financiados! E o terceiro ponto são as ações de Sustentabilidade Socioambiental, ações que tem o envolvimento da sociedade, voltadas também para o meio ambiente”, disse ele.

Érica Brasil, coordenadora do Meio Ambiente da Compesa explanou sobre as ações sociais que serão realizadas pela empresa durante a realização do PSA Ipojuca. “A gente precisa da participação da população, por isso que temos toda uma equipe de engenharia e social montada para em conjunto mostrar ao morador qual foi a solução encontrada para ligar o esgoto daquela casa ao sistema que estamos implantando”, afirmou.

O Gerente regional da Compesa em Caruaru, Mário Heitor, também fez as suas considerações sobre o programa e evidenciou que diversos investimentos estão sendo feitos. “A gente está aqui para mostrar isso, o que a Compesa faz e o que a Compesa tem de expectativa para o futuro, para que a gente consiga tornar o nosso Rio Ipojuca despoluído, porque esse é o intuito do PSA”, declarou.

Além destas informações, a população e os vereadores puderam tirar dúvidas com os convidados e esclarecer sobre o projeto do PSA. Acompanhe a transmissão completa no nosso Facebook Poder Legislativo de Caruaru.

Destaques da Tribuna da Câmara de Caruaru desta terça-feira (24)

por Núcleo de Comunicação — publicado 24/09/2019 17h00, última modificação 25/09/2019 11h51
Na 57ª Ordinária desta terça foram analisadas 38 proposituras.
Destaques da Tribuna da Câmara de Caruaru desta terça-feira (24)

Fotos: Vladimir Barreto

Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

Na tribuna, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) foi o primeiro a falar, prestando homenagem a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseccional Caruaru pelos 59 anos de existência e os serviços prestados ao município. Além disso, o parlamentar lembrou que no mesmo dia se comemora o dia do mototáxi, parabenizando todos os mototaxistas de Caruaru.  “É uma profissão sacrificada, uma profissão perigosa e eles estão adquirindo experiência e lutando pelos seus direitos no trabalho. Eu e todos os vereadores temos o direito e dever de estar ao lado desses pais de família que trabalham para colocar o pão em sua mesa sem saber quem transportam todos os dias”, destacou o vereador.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) fez um convite para que todos participem Audiência Pública que será realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 9h. O tema será o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA) e também o Projeto Janelas para o Rio. “Será uma grande oportunidade para criarmos um ambiente de amplo debate nesta Casa para tornar públicas essas ações em benefício da população.”, disse o parlamentar.

Daniel Lula Finizola (PT) usou o tempo na tribuna para cobrar da Prefeita Raquel Lyra 8.000 vagas de creche prometidas durante a campanha eleitoral. De acordo com ele, há uma divergência nas informações sobre as vagas, já que durante uma entrevista o líder do governo, vereador Bruno Lambreta (PDT), teria dito que já foram criadas cerca de 1.500 vagas. Contudo, Daniel afirma que a gestora do município informou durante evento no Recife, que 5.000 vagas já teriam sido entregues. “Qual seria a informação correta? A apresentada pelo líder do governo, ou pela Prefeita da cidade? Quantas mães deixaram de arrumar emprego porque falta vaga na creche? Será que ela vai conseguir finalizar todas as creches até o fim da gestão? As crianças não estão recebendo a devida atenção”, enfatizou o edil.

O decano da Casa, vereador Leonardo Chaves (PDT), falou sobre a importância da presença dos secretários municipais para prestar esclarecimentos ao Legislativo. Ele reforçou a importância do comparecimento da Secretária de Educação Marta Medeiros, para relatar o estado das escolas do município, de acordo com a situação detectada durante visitas do bloco de oposição.  

O vereador Bruno Lambreta (PDT) subiu a Tribuna e iniciou sua fala enfatizando o ‘setembro amarelo’, uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O edil relembrou a morte do pai e político, Lambreta.  Ele se mostrou bastante engajado nessa causa e feliz com o projeto. “É um tema muito delicado e que precisa cada vez mais de conhecimento, pois não tem gênero nem classe social, pode atingir qualquer um. Nós temos que abraçar essa luta importante”, disse Bruno.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.

Tribuna: confira as pautas debatidas na ordinária desta quinta-feira (19)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 19/09/2019 17h45, última modificação 24/09/2019 13h43
Durante a reunião, 42 pautas que foram votadas na Ordem do dia
Tribuna: confira as pautas debatidas na ordinária desta quinta-feira (19)

Foto: Vladmir Barreto

A Sessão Ordinária desta quinta-feira, 19 de setembro, foi marcada por destaques na tribuna referentes às obras realizadas pelo Poder Executivo na cidade de Caruaru, além de 42 pautas que foram votadas na Ordem do dia.

Obras realizadas na Rua 15 de Novembro

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, comentou sobre a decisão da prefeitura de realocar os taxistas do ponto onde trabalhavam há 40 anos. Para o petista essa decisão vai prejudicar os trabalhadores que já sofrem com a concorrência promovida pelos aplicativos de transporte de passageiros. Além disso, mencionou as obras que vêm sendo realizadas na rua 15 de Novembro. “Todos os taxistas afirmam que não é um lugar interessante e de fato não é um local que é viável economicamente. É preocupante a forma como a prefeitura tem construído esse processo de requalificação da rua 15 de novembro. Essa obra com a lentidão que tem sido feita tem prejudicado as atividades econômicas e comerciais aqui do centro da cidade”, disse ele.

O vereador Duda do Vassoural também falou sobre a mudança do local dos taxistas e sugeriu uma reavaliação do projeto para que, segundo ele, não haja prejuízo para a categoria. “Eu quero falar também sobre os taxistas, eles estão muito insatisfeitos com o que foi proposto para eles naquele projeto. Eu acredito, que o que vale é o Poder Executivo, junto com os secretários e com os arquitetos da prefeitura, rever esse projeto e ver se tem possibilidade daqueles taxistas que trabalham ali há mais de 40 anos continuar no mesmo local, para que eles possam também ganhar o dinheiro deles", afirmou Duda.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, também falou sobre a requalificação que está sendo realizada na rua 15 de Novembro, defendendo que as obras estão dentro do cronograma e que o governo está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida que o povo e os vereadores possam ter. “Eu busco sempre trazer respostas mais claras, não suposições, mas informações concretas. Levei as questões sobre os questionamentos da rua 15 de novembro para Diego Bezerra, que hoje é secretário de planejamento, e tem tudo a ver com qualquer obra que aconteça no município. Ele me disse que todo cronograma de obra que está acontecendo e que tiveram o cuidado de discutir com as entidades empresariais da cidade, como CDL, ACIC, SINDLOJA”, esclareceu. 

O líder do governo ainda pontuou sobre o horário em que as obras estão sendo feitas. “Essa primeira etapa foi licitada e está sendo concluída. Ficou definido que as obras serão realizadas apenas a noite. Não terá mais fluxo de obra durante o dia na rua 15 de Novembro, para evitar o máximo de transtornos possíveis. O cronograma está seguindo. É válido lembrar que as chuvas comprometeram o ritmo das obras", encerrou.

Benefícios para comunidade 

Conserto de bomba e entrega de um novo campo na comunidade de Riacho Doce foram as pautas do vereador Tafarel (PATRI). Ele agradeceu o empenho do Secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Bruno França. “O secretário Bruno França não mediu esforços para mandar as máquinas para lá, para a gente fazer o campo e também autorizou a compra de uma nova bomba para o chafariz, já que a antiga não tem mais conserto. Ele está de parabéns!”, reconheceu o vereador.

Toda a reunião pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Lutador é homenageado na Câmara Municipal de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 19/09/2019 07h25, última modificação 20/09/2019 13h06
Natural de Agrestina, Edicharlles Teixeira reside em Caruaru há 18 anos. O atleta venceu torneios internacionais de Jiu Jitsu e tem academia da modalidade em Caruaru.
Lutador é homenageado na Câmara Municipal de Caruaru

Foto: Vladmir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou na noite desta quarta-feira, 18 de setembro, Sessão Solene de entrega do título de cidadania caruaruense ao lutador de jiu jitsu José Edicharlles Teixeira de Lima. A homenagem partiu do parlamentar Daniel Lula Finizola (PT), que reconheceu o empenho do atleta no desenvolvimento da modalidade em Caruaru. 

De acordo com o petista, a homenagem certifica a contribuição do esportista, que além de tudo eleva o nome da cidade no cenário do Jiu Jitsu, reconhecendo sua importância e trabalho para a cidade. “A gente fica muito feliz quando vê um cara que não é só vencedor no tatame, mas também um cara que é fruto de politicas públicas, que trouxeram mais educação para o interior”, disse Daniel diante da platéia ao comunicar que Edicharlles estudou no Instituto Técnico Federal.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos do lutador, entre eles o Membro da Comissão de esportes da OAB Caruaru, Carlos Henrique França, e do jornalista e ex-vereador Rui Lima. “Não é para qualquer um este tipo de homenagem. A Casa representa todos os votos da cidade, não é como a prefeitura, que representa só os votos de quem venceu para o executivo. Aqui estão os votos de quem venceu e quem não venceu a eleição para o executivo, por tanto, a mais alta representação do povo de Caruaru é o seu Poder Legislativo, dignamente representado pelo nosso presidente Lula Tôrres”, enfatizou o jornalista Rui Lima.

Durante sua fala, o lutador agradeceu, emocionado, por todo apoio recebido e demonstrou muita satisfação ao se tornar cidadão caruaruense. Citou sua felicidade em receber este título e lembrou da mudança de vida relacionado ao esporte, passando de eletricista à campeão mundial de Jiu-jitsu. “Hoje é um dia muito especial pra mim, estou muito comovido. Principalmente quando paro pra pensar na minha história e aparece um turbilhão de memórias. Este título que recebo hoje marca a minha vida. Com o esporte eu consegui prêmios nacionais e internacionais”, encerrou Edicharlles.

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Casa Jornalista José Carlos Florêncio celebra 170 anos de história

por Núcleo de Comunicação — publicado 18/09/2019 08h10, última modificação 18/09/2019 14h08
Na ocasião, os presentes conheceram as novidades que a equipe de comunicação da Casa vem preparando. Novos programas, com pautas exclusivas e formatos inovadores serão implementados com o intuito de publicizar, ainda mais, a atividade parlamentar.
Casa Jornalista José Carlos Florêncio celebra 170 anos de história

Fotos: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru abriu as portas nesta terça-feira, 17 de setembro, para comemorar a longa trajetória construída ao longo dos seus 170 anos. Foi em 16 de setembro de 1849 que o legislativo caruaruense teve sua instalação, através do ato do subprefeito da cidade de Bonito, que detinha, naquele momento, a gestão administrativa da província. 

A celebração aconteceu durante a reunião ordinária e contou com a presença do vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; o Presidente da Fundação de Cultura e secretário de Governo, Rubens Júnior; o presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior; o Magnífico reitor da Asces, Paulo Muniz; o presidente do Sindloja, o senhor Manoel Santos. Além dos vereadores. 

O presidente da Câmara, o vereador Lula Tôrres (PSDB), foi o primeiro a subir a Tribuna, ressaltou a importância da sua trajetória à frente da Casa legislativa e do compromisso dos vereadores com a população.  “Quero parabenizar a Casa, pois me sinto feliz e orgulhoso por fazer parte da história dessa cidade. Me orgulho de ser político e vereador desta Casa. Tenho orgulho de participar desse grupo de homens e de mulher que levam a sério a vida pública e enaltecem muito a atividade política do nosso estado e país”, disse Lula.

Em seguida, o professor e historiador José Urbano trouxe aos presentes uma contextualização histórica sobre a Câmara, mostrando fotos da evolução da cidade e documentos fundamentais para a construção da sociedade caruaruense. 

O Vice-Prefeito Rodrigo Pinheiro mostrou muita satisfação por estar na Casa representando o Executivo da cidade. “Aqui é a casa do povo, representando muito bem a população com muita democracia. Então gostaria de parabenizar essa legislação pelo avanço, venho acompanhando durante essa legislatura. Independente das circunstâncias, o Executivo e o Legislativo sempre estão dialogando para a melhoria da nossa cidade”, concluiu Rodrigo.

Por fim, o presidente da OAB, Fernando Júnior, enfatizou o avanço da Casa, parabenizando a modernização da Câmara e a função de todos os parlamentares em prol da população. “Nós sabemos que não é fácil, principalmente nos dias de hoje, representar a população. Verifica-se que essa Casa tem uma transparência nas ações, principalmente com a instalação da TV Câmara, sendo uma grande conquista para a sociedade. Então todos os atos dessa Casa são bem expostos, mostrando o compromisso e honra em torno da população”, enfatizou o advogado.

Na ocasião, os presentes conheceram as novidades que a equipe de comunicação da Casa vem preparando. Novos programas, com pautas exclusivas e formatos inovadores serão implementados com o intuito de publicizar, ainda mais, a atividade parlamentar e mostrar para toda a população o empenho destes para o desenvolvimento da cidade. 

Acompanhe toda a homenagem pela transmissão ao vivo no Facebook: Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: Conheça os destaques da reunião desta terça-feira (17)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 17/09/2019 15h45, última modificação 20/09/2019 10h48
A 55ª Ordinária foi realizada com apresentação de 23 proposituras, entre projetos de leis, requerimentos e indicações. Já a Ordem do Dia, teve 38 pautas aprovadas pelos parlamentares.
Tribuna: Conheça os destaques da reunião desta terça-feira (17)

Foto: Vladmir Barreto

A tarde desta terça-feira, 17 de setembro, foi de debate na Câmara Municipal de Caruaru, após homenagem dos 170 anos da Casa. A 55ª Ordinária foi realizada com apresentação de 23 proposituras, entre projetos de leis, requerimentos e indicações. Já a Ordem do Dia, teve 38 pautas aprovadas. Confira os destaques desta reunião: 

História da Casa

Ainda influenciado pela comemoração dos 170 anos da Casa, o decano da Casa, vereador Leonardo Chaves (PDT), foi o primeiro a subir a tribuna e enfatizou o ótimo trabalho realizado pela Câmara ao longo dos anos. “Nossa Casa, durante mais de 40 anos prestou o papel de Executivo e Legislativo, nós tivemos aqui grandes figuras, como Afonsinho, que denominou a Câmara de José Carlos Florêncio”, lembrou o vereador.

Crescimento da Casa para a população

O vereador Bruno Lambreta (PDT) usou seu tempo de fala para mencionar sobre as melhorias da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, como a inicio da TV Câmara. Pontuou sobre o crescimento e o desenvolvimento da CMC, com a modernização do ambiente, que a cada dia se renova para melhor servir a população. “Saúdo todos os vereadores e a vereadora que tem feito parte desta legislatura e marcado a nossa cidade com um grande compromisso com o nosso município”, encerrou o filho do ex-vereador Lambreta.

Centro de Formação Paulo Freire 

O parlamentar Daniel Lula Finizola (PT) tratou sobre um tema bastante comentando nos últimos dias: a ordem de despejo do Centro de Formação Paulo Freire, que é um local  para a formação educacional e política popular, no Assentamento Normandia. “Quero dizer que o lado que eu faço militância politica é o lado que defende o Assentamento Normandia, pois lá é um patrimônio popular e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é muito importante para a vida das pessoas ”, disse o petista.

Toda a sessão pode ser vista através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Tribuna: 48 proposições foram votadas pelos parlamentares nesta quinta-feira (12)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 12/09/2019 19h50, última modificação 01/11/2019 12h28
Na oportunidade, mais 32 pautas foram apresentadas e seguem para apreciação e posterior votação em plenário.
Tribuna: 48 proposições foram votadas pelos parlamentares nesta quinta-feira (12)

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio promoveu, na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, reunião ordinária com  apresentação de 32 proposições durante o expediente e votação de 48 pautas na ordem do dia - entre projetos de lei, projetos de decretos, requerimentos e indicações. 

Durante a sessão, a Câmara recebeu o senhor Manoel Santos, Presidente do Sindloja, que gentilmente convidou os parlamentares para um congresso que acontecerá entre os dias 18 e 20 de setembro. O evento abordará o uso de novas tecnologias no âmbito educacional e está sendo promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Confira agora as principais pautas abordadas na tribuna:

Perda na Educação

O vereador e segundo secretário Ricardo Liberato (PDT) foi à tribuna lamentar o falecimento da professora Natércia Melo de Oliveira, que lecionou no Colégio Estadual de Caruaru, além do Sagrado Coração, Santa Inês, 7 de Setembro e da faculdade de filosofia. "O setor educacional de Caruaru deve muito a professora Natércia. Ela não foi uma simples educadora, foi protagonista numa época em que educação não era de fácil acesso, mas ela com abnegação e amor à profissão se empenhou com altivez", reconheceu o parlamentar.  

Leonardo Chaves (PDT) também usou seu tempo de fala para rememorar a brilhante carreira da professora e lamentar a enorme perda para a cidade. 

Multas e carros apreendidos

Sérgio Siqueira (AVANTE) criticou a política utilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Destra) em relação ao excesso de aplicações de multas. Segundo o parlamentar, vem recebendo diversas reclamações sobre a prática e entrou com pedido de informação para apurar o suposto abuso por parte dos agentes de trânsito de Caruaru. 

Na oportunidade, o vereador mostrou a situação em que os carros apreendidos se encontram no pátio da Destra, pontuando o valor cobrado pela autarquia para manter os automóveis lá e o descaso a que são submetidos. 

Nova Unidade de Saúde

O decano da Casa, o vereador Leonardo Chaves (PDT), comemorou o empenho do Secretário de Saúde, Francisco Santos, para a construção da nova unidade de saúde em Cachoeira Seca - que foi inaugurada esta semana - mencionando a importância deste ganho para toda a população da localidade.  

Ainda mencionou o compromisso da prefeitura com a melhoria da vida da população não só com a saúde, mas também na área educacional. "Há um comprometimento da prefeita para a construção de uma escola de referência para atender toda a comunidade. Agradeço muito pelo trabalho e compromisso", finalizou o parlamentar. 

Projeto do Executivo

A prefeitura de Caruaru enviou no dia 3 de setembro, em regime de urgência, o projeto de lei 8.347, que modifica a estrutura organizacional administrativa para alguns cargos do executivo. Após passar pelas comissões competentes, o projeto seguiu para a aprovação em plenário.

As duas votações aconteceram nesta quinta - vez que uma sessão extraordinária também foi convocada - e o PL foi aprovado por maioria, tendo a negativa de apenas dois parlamentares. 

 

 

Ações do documento