Notícias

por admin publicado 09/11/2018 11h15, última modificação 13/11/2018 13h37

Nota de pesar pelo o falecimento de Anastácio Rodrigues, ex-prefeito de Caruaru

por Comunicação — publicado 07/02/2023 12h31, última modificação 07/02/2023 12h31

Com imenso pesar e tristeza a Casa Legislativa de Caruaru recebe a notícia do falecimento do ex-prefeito Anastácio Rodrigues, que nos deixou na manhã desta terça-feira, 7 de fevereiro, aos 94 anos.

Importante figura na história da cidade, a trajetória de Anastácio foi marcada por muita garra e atuação política, em especial na área cultural do município. Foi gestor de Caruaru entre os anos de 1969 e 1973, além de ter desempenhado as funções de Vereador, Secretário Municipal de Educação e Cultura, bancário e líder estudantil. Outro marco significativo na história de Anastácio foi a fundação do Instituto Histórico de Caruaru.

O ex-prefeito foi um grande apaixonado pela nossa cidade e contribuiu de maneira concreta com o crescimento da capital do Agreste.

O Poder Legislativo em nome dos parlamentares e servidores se solidariza com a dor de todos os familiares e amigos de Anastácio Rodrigues, rogando a Deus que conforte a todos nessa hora de profunda tristeza.

Poder Legislativo de Caruaru retoma trabalhos de 2023 com demandas da cidade

por Comunicação — publicado 03/02/2023 11h57, última modificação 03/02/2023 11h57
Poder Legislativo de Caruaru retoma trabalhos de 2023 com demandas da cidade

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru realizou, na tarde de quinta-feira (2), a 1ª Sessão Ordinária do ano. Além de desejarem boas-vindas, os parlamentares discutiram os projetos a serem votados em 2023 e demandas por infraestrutura, saúde e segurança.

Em sua fala, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), destacou o trabalho realizado durante o recesso parlamentar: “Tenho certeza que todos aproveitaram a oportunidade para visitar as comunidades e os bairros, para ouvir a população e materializar em projetos de lei e proposituras”. O vereador Ricardo Liberato (PSDB) transmitiu a mensagem de saudação enviada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que agradeceu a realização das sessões extraordinárias onde foram aprovados três projetos de lei do Poder Executivo.

Os parlamentares comemoraram projetos de lei que foram apresentados na sessão, como os PLs nº 9435 e 9436/2023, citados por Mano do Som (União), que instituem a obrigatoriedade de uma brigada de bombeiros em prédios da administração direta e indireta e ensino público e privado. Perpétua Dantas (PSDB) destacou o Censo da Pessoa com Deficiência (PL nº 9434/2023), além de citar o caso do incêndio na Casa de Acolhimento. A vereadora também apresentou um pedido de informação à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos acerca da situação jurídica das adolescentes vitimadas e da intervenção da Polícia Militar na noite anterior à tragédia. Nelson Diniz (CIDA) chamou atenção para a questão da iluminação e Kátia da Rendeiras (Republicanos) falou da necessidade de uma delegacia no bairro Rendeiras.

Questão hídrica 

O fornecimento de água em Caruaru foi tema da fala de Anderson Correia (PP), que cobrou por participação da gestão municipal e da Compesa na solução dos problemas recorrentes na cidade. Mano do Som (União) complementou a fala, chamando atenção para os serviços realizados pela Compesa nos bairros Indianópolis e na Avenida Brasil que, segundo ele, prejudicaram o asfaltamento e calçamento.

Direito animal

Anderson Correia também reiterou a necessidade de um Hospital Público Veterinário em Caruaru e citou o caso da esporotricose em Caruaru: “De acordo com a Lei Federal 14.228/21, os animais acometidos por doenças tratáveis devem ser tratados, não eutanasiados. Precisamos cobrar pela aplicação da lei e por um centro de tratamento e ação por parte da gestão”. Em sua fala, o vereador Fagner Fernandes (PDT) também destacou a questão: “Se não é questão de controle de zoonoses pelo Ministério da Saúde, é bem-estar animal, cabendo à Prefeitura e à AME Animal fazer a recuperação da vida dos animais que estão com esporotricose”.

Desenvolvimento Rural

Filipe José (PTB) destacou a realização das reuniões para a construção do Plano de Desenvolvimento Rural e pediu por um trabalho conjunto de outras secretarias com a pasta de Desenvolvimento Rural. O vereador também alertou para a necessidade de manutenção das estradas de Maniçoba. A pauta das estradas também foi tema da fala de Leonardo Chaves (PSDB), que cobrou por melhorias nos sítios Malhada de Pedra e Serra Velha, e Aline Nascimento (CIDA), que também chamou atenção para a segurança na Zona Rural. Perpétua e Carlinhos da Ceaca (MDB) complementaram a fala da vereadora. Bruno Lambreta afirmou que irá oficializar o convite ao secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Junior, para debater os temas no plenário.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/

Câmara aprova aumento de salário para secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros

por Comunicação — publicado 27/01/2023 09h47, última modificação 27/01/2023 09h47
Câmara aprova aumento de salário para secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 133/2023, que dispõe sobre o reajuste da remuneração de secretários escolares e coordenadores administrativos financeiros. Com a aprovação do PLC de autoria do Poder Executivo, os salários receberão o aumento a partir de fevereiro.

Durante a votação, ocorrida em sessão extraordinária na quinta-feira (26), os parlamentares celebraram a importância da pauta e aproveitaram para trazer outras demandas necessárias para os servidores públicos municipais. Em sua fala, o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) relatou que conversou com representantes da classe: “Existem cargos na administração pública, tanto efetivos como de contratos que estão defasados, que não têm reajuste. Essa discussão precisa avançar no município para que todas as categorias recebam uma atualização além do salário mínimo”.

Leonardo Chaves (PSDB) lembrou que, desde o último aumento salarial de outras categorias da educação, a não inclusão dos secretários escolares foi questionada e cobrada pelos parlamentares. Anderson Correia (PP) e Fagner Fernandes (PDT) também cobraram pela atualização salarial dos servidores efetivos do município — Anderson citou os funcionários da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) como exemplo. Já Perpétua Dantas (PSDB) pediu visibilidade para os profissionais de apoio e auxiliares da educação, que trabalham com crianças e jovens com deficiência.  

Os vereadores também chamaram atenção para a situação dos trabalhadores do Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, a Serra dos Cavalos. Jorge Quintino (SD), Aline Nascimento (CIDA) e Anderson Correia falaram da baixa remuneração e dos retardamentos nos benefícios desta categoria. Bruno Lambreta sugeriu ao Executivo a contratação de uma prestadora de serviços no âmbito geral da administração. 

Após a votação do projeto, Fagner Fernandes justificou o seu voto relembrando o requerimento nº 2792/2022, apresentado por ele em outubro, que visa a implementação do Programa de Negociação Permanente a fim de facilitar o diálogo entre os servidores públicos e o Executivo. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/

Projetos de Lei do Poder Executivo são votados na Câmara Municipal

por Comunicação — publicado 24/01/2023 21h55, última modificação 24/01/2023 21h55
Projetos de Lei do Poder Executivo são votados na Câmara Municipal

Foto: Vladimir Barreto

Três sessões extraordinárias aconteceram na tarde desta terça-feira (24) para apresentação, debate e votação de três Projetos de Lei (PLs) de autoria do Poder Executivo, que visam reajustar os salários dos servidores públicos e dos funcionários comissionados do município. O Projeto de Lei Complementar (PLC) que sugere a adequação da remuneração de secretário escolar e coordenador administrativo será votado na próxima Sessão Extraordinária, que ocorrerá na quinta-feira (26) às 16h40.

No primeiro momento, os parlamentares colocaram em pauta no plenário as três propostas apresentadas em reunião promovida pelo Prefeito Rodrigo Pinheiro, na última segunda-feira (23). Logo após a exibição dos PLs e do PLC, uma reunião foi convocada para que as matérias fossem analisadas pelas comissões de Legislação e Redação de Leis e de Orçamentos, assim como, pela consultoria jurídica da Casa.

O Projeto de Lei n° 9431/2023, que se refere ao reajuste dos salários dos servidores públicos municipais, e o Projeto de Lei n° 9432/2023, que pretende adequar a remuneração dos cargos comissionados, foram aprovados em segunda votação. Os vereadores Anderson Correia (PP), Jorge Quintino (Solidariedade) e Perpétua Dantas (PSDB) destacaram a importância da atuação da consultoria jurídica do Poder Legislativo que analisa precisamente, todas as pautas.

Durante a discussão aberta para a votação do PL n° 9432/2023, Perpétua também questionou o aumento salarial dos comissionados. “De acordo com o Projeto de Lei, teremos um Chefe de Gabinete e um Assessor Especial ganhando mais do que um Secretário de Governo”, pontua a vereadora. Nesta votação, Dantas absteve seu voto.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/

Vereadores participam de apresentação de Projetos de Lei do Executivo

por Comunicação — publicado 23/01/2023 14h26, última modificação 23/01/2023 14h26
Vereadores participam de apresentação de Projetos de Lei do Executivo

Foto: Equipe Comunicação

Mesmo cumprindo o período de recesso, os parlamentares compareceram a uma reunião promovida pela Prefeitura de Caruaru para apresentar Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. Na pauta apresentada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), estavam a adequação do salário mínimo dos servidores do Município e o reajuste da remuneração dos cargos comissionados e dos secretários escolares. Também foram anunciados PLs que serão apresentados em fevereiro, como o Censo das Pessoas com Deficiência.

A apreciação dos PLs ocorrerá na tarde de terça-feira (24), às 16h, em sessão extraordinária no plenário da Casa Legislativa Jornalista José Carlos Florêncio.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Comissão Executiva do biênio 2023-2024 toma posse na Câmara Municipal

por Comunicação — publicado 10/01/2023 13h31, última modificação 10/01/2023 13h31
Comissão Executiva do biênio 2023-2024 toma posse na Câmara Municipal

Foto: Vladimir Barreto

Os membros da Comissão Executiva do Poder Legislativo de Caruaru tomaram posse na manhã de hoje (10), no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A gestão é composta pelo presidente Bruno Lambreta (PSDB), 1ª vice-presidente Aline Nascimento (Cidadania), 2º vice-presidente Ricardo Liberato (PSDB), 1º secretário Leonardo Chaves (PSDB), 2º secretário Galego de Lajes (MDB), 3º secretário Mano do Som (União Brasil) e 4º secretário Edmilson do Salgado (PSDB). A solenidade contou ainda com a presença do prefeito Rodrigo Pinheiro. A eleição que reconduziu os parlamentares aos cargos ocorreu durante a 30ª Sessão Ordinária, realizada em agosto de 2022.

Em seu discurso no plenário, Bruno Lambreta (PSDB) agradeceu pela confiança e parceria dos vereadores, servidores legislativos e do poder Executivo, reafirmando seu compromisso pela população caruaruense da cidade e da Zona Rural. Além disso, expressou repúdio pelos atos de violência ocorridos no último domingo (8) em Brasília. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) também reiterou a renovação da aliança entre os poderes para o novo biênio.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

Nota oficial contra os atos antidemocráticos no Distrito Federal

por Comunicação — publicado 08/01/2023 21h04, última modificação 08/01/2023 21h04
Nota oficial contra os atos antidemocráticos no Distrito Federal

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru, através do seu presidente, Bruno Lambreta, vem a público manifestar o seu total repúdio aos ataques criminosos ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto, ocorridos na tarde deste domingo (08).

Entendemos que o direito de manifestação, liberdade de expressão e pensamento é legítimo em toda a sociedade, todavia precisa ser conduzido com respeito e diálogo, não podendo ser utilizado para agressão de agentes públicos de segurança e depredação do patrimônio público.

Esperamos e encorajamos as autoridades públicas que ajam com urgência, para punir exemplarmente os responsáveis por esse triste e lamentável episódio com todo o rigor da lei.


Poder Legislativo de Caruaru adere a Janeiro Branco, campanha pela promoção da saúde mental

por Comunicação — publicado 02/01/2023 13h40, última modificação 02/01/2023 13h38
Poder Legislativo de Caruaru adere a Janeiro Branco, campanha pela promoção da saúde mental

Foto: Equipe Comunicação

Neste mês, a Câmara Municipal de Caruaru vai dedicar seus canais de comunicação para a campanha do Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar acerca da saúde mental e emocional. A iluminação da Casa também faz referência ao tema. 

Realizada desde 2014, a campanha é situada no mês de janeiro e simbolizada com a cor branca para remeter ao início do ano como um período para reflexão, uma “página em branco”. O tema se encontra em evidência: segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental. Para mais informações, acesse o site oficial da campanha: www.janeirobranco.com.br

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Câmara Municipal renova contrato com a Unimed Caruaru

por Comunicação — publicado 29/12/2022 18h50, última modificação 29/12/2022 18h48
Câmara Municipal renova contrato com a Unimed Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quinta-feira (29) o Presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB), se reuniu com o Presidente da Unimed Caruaru, Doutor Pedro Melo, o Diretor de Comércio e Mercado, Doutor André Muniz e o Gestor Comercial Douglas Rodrigues para assinar a renovação de contrato com a cooperativa. Serão 286 servidores, entre vereadores, concursados e comissionados, beneficiados com o Plano de Atenção Primária. No momento também estavam presentes o Vereador Carlinhos da Ceaca (MDB), o Superintendente de Administração, Antônio Ademildo e o Procurador Geral da Casa, Francisco Ferreira.

“Esta parceria da Unimed Caruaru com a Câmara de Vereadores é muito importante. É uma honra estar associada ao Poder Legislativo que representa o DNA da nossa cidade”, destaca, Pedro Melo. Lambreta também reafirmou o compromisso do Centro Médico com a saúde dos colaboradores e do trabalho que tem sido desenvolvido em Caruaru. ”Parceria firme e forte!”, afirma o Presidente.

Segundo o Gestor Comercial Douglas Rodrigues, o novo plano tem um custo benefício mais acessível, por estar voltado à atenção primária e cuidado suplementar. Os familiares dos servidores também serão favorecidos. Quem já utilizava o antigo plano poderá mantê-lo ou migrar para o novo, a partir de um ajuste do valor relacionado à faixa etária.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Comissão de aprovados no concurso da Polícia Militar reivindica apoio por convocação

por Comunicação — publicado 29/12/2022 13h27, última modificação 29/12/2022 13h27
Comissão de aprovados no concurso da Polícia Militar reivindica apoio por convocação

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), uma comissão dos candidatos aprovados no concurso de 2018 da Polícia Militar de Pernambuco. Os candidatos solicitaram apoio pelo chamamento de novos soldados para integrar o contingente atual e foram recebidos pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e pelo superintendente de Administração, Antônio Ademildo.

Durante a reunião, foi discutido o déficit de policiais no Estado, e os candidatos defenderam a convocação como uma resposta mais rápida e econômica para a questão da segurança pública em Pernambuco. O representante do grupo Jelton Passos declarou: "Nesta oportunidade que tivemos para falar com o presidente da Câmara, pedimos para que seja solícito em relação aos candidatos aprovados com validade deste concurso, que estão aqui para ajudar e contribuir com a segurança”.

O vereador Bruno Lambreta comentou sobre a importância da movimentação e da articulação junto com o Governo do Estado: “Vamos incentivar o novo governo, com Raquel Lyra e sua equipe, para que esses aprovados sejam convocados para o ingresso e treinamento na academia. É uma decisão importante na qual ganharíamos tempo diante do déficit de Policiais Militares em Pernambuco”.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Câmara Municipal de Caruaru encerra ano legislativo com mais de 160 projetos de lei aprovados

por Comunicação — publicado 29/12/2022 10h04, última modificação 29/12/2022 10h04
Câmara Municipal de Caruaru encerra ano legislativo com mais de 160 projetos de lei aprovados

Foto: Vladimir Barreto

Em 2022 os parlamentares da Casa Legislativa Jornalista José Carlos Florêncio aprovaram 161 projetos de lei e de lei complementar. Entre eles, estão a atualização do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da Guarda Municipal (Lei Complementar nº 122), a criação do Fundo Municipal de Cultura (Lei Complementar nº 96) e a lei nº 6.812, que reconhece os animais não-humanos como seres sencientes.

Além dos PLs, foram votados 3323 requerimentos, 307 indicações, 16 projetos de lei complementares e 165 projetos de decreto legislativo. As proposituras contemplam, entre outros temas, infraestrutura, saúde e educação das zonas rural e urbana do município de Caruaru. 

O Legislativo caminha para mais um ano de muito trabalho e fiscalização, promovendo políticas públicas que impactam no dia a dia da população. Além disso, o Poder ressalta a importância da participação da população nas atividades legislativas como as sessões ordinárias nas terças e quintas e audiências públicas. A última sessão ordinária de 2022 foi realizada na terça-feira (20), iniciando o recesso parlamentar com retorno das atividades no dia 2 de fevereiro.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Última sessão do ano conta com prestação de contas e participação de convidados especiais

por Laís Karoline Gueiros Guedes publicado 21/12/2022 09h38, última modificação 21/12/2022 09h38
Última sessão do ano conta com prestação de contas e participação de convidados especiais

Foto: Vladimir Barreto

A sessão ordinária da terça-feira (20) finalizou o ano legislativo de 2022, contando com o balanço geral dos parlamentares e com a presença do embaixador da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Sérgio Brayner, e do Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal de Caruaru, Gilsomar Fabiano. Os vereadores também aprovaram 83 matérias da ordem do dia.

Em seu discurso na tribuna, Sérgio Brayner falou sobre a homenagem da escola à cidade de Caruaru no Carnaval Carioca de 2023. Com o samba enredo denominado “Terra de Meu Céu, Estrelas do Meu Chão”, a Mocidade Independente de Padre Miguel contará a história dos artistas do Alto do Moura. “A agremiação acredita ser de fundamental relevância dar voz aos artistas brasileiros, gente como a gente, gente que faz cultura como a gente. O Alto do Moura será representado na Marquês de Sapucaí e Caruaru terá uma parte importante da sua história contada para 100 mil pessoas que assistirão no sambódromo, além de mais de 2 bilhões em todo mundo”, comentou.

O inspetor Gilsomar Fabiano destacou o papel do Poder Legislativo e a parceria com a PRF nas ações em prol da segurança pública, mobilidade urbana e segurança no trânsito. Além disso, ele realizou um balanço das ações realizadas em 2022 pela instituição e entregou aos parlamentares Certificados de Agradecimento e Reconhecimento pelo trabalho desempenhado.

Ao longo da sessão, os vereadores agradeceram e prestaram contas do trabalho executado durante a legislatura. Ranilson Enfermeiro (PSDB) fez um pedido para que a Prefeitura e a Secretaria de Obras cobrem por mais agilidade nas obras do acesso ao Alto do Moura e Fagner Fernandes (PDT) alertou para o transtorno dos moradores com as obras de saneamento no Residencial Baraúnas. Bruno Lambreta (PSDB) anunciou a Comissão de Representação no recesso parlamentar, formada por ele e pelos vereadores Leonardo Chaves (PSDB), Galego de Lajes (MDB), Aline Nascimento (Cidadania) e Maurício Caruaru (Podemos), além de informar o retorno das atividades legislativas no dia 2 de fevereiro.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Diretor da Compesa é homenageado em Sessão Solene

por Comunicação — publicado 17/12/2022 16h15, última modificação 17/12/2022 18h04
A Câmara Municipal recebeu familiares, amigos e parlamentares para a cerimônia
Diretor da Compesa é homenageado em Sessão Solene

Foto:Vladimir Barreto

"Saibam que agora, como filho desta terra, lutarei ainda mais para trazer qualidade de vida para todos os caruaruenses", afirmou o Diretor da Compesa, Mário Heitor de Gadê Negócio Filho, natural de João Pessoa (PB).

O engenheiro recebeu na noite da sexta-feira (16), o Título de Cidadania, a partir de Decreto Legislativo do ex-vereador Sérgio Siqueira, e Medalha de Honra Bonavith Nogueira de Carvalho de autoria do Presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB).

A noite foi marcada por depoimentos enaltecendo o trabalho que o profissional desenvolveu no Agreste Pernambucano, especialmente em Caruaru, quando exerceu o cargo de gerente regional.

Bruno Lambreta, autor de uma das proposituras, iniciou o momento relembrando a trajetória de sucesso do homenageado citando a implantação da rede de abastecimento no 2° Distrito da Zona Rural e no Residencial Novo Mundo, em Caruaru.

Galego de Lajes (MDB) representou em seu discurso o ex-vereador Sérgio Siqueira, e citou momentos emblemáticos da atuação do profissional reverenciando toda sua competência.

Em sua fala na Tribuna, Mário Heitor, agradeceu emocionado pelas homenagens, porém também destacou o trabalho dos vereadores de Caruaru acerca das conquistas hídricas da cidade. O pai do homenageado, Mário Negócio, também tomou a palavra durante a Sessão para agraciar o filho.

Para a entrega das homenagens estavam presentes os familiares, amigos, parlamentares e "compesianos" (nome atribuído por Mário aos colaboradores da Compesa). Além destes, Andrey Santos, assessor parlamentar do Deputado Estadual Erick Lessa; o empresário Toninho Rodrigues, representando o Deputado Estadual Tony Gel; o senhor Denis Mendes, Gerente Regional do Agreste Central da Compesa; e Welma Patrícia, representando o ex-vereador Sérgio Siqueira também compareceram à cerimônia.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Vereadores debatem crédito complementar e cobram por melhorias nas obras de infraestrutura e saneamento

por Laís Karoline Gueiros Guedes publicado 16/12/2022 09h54, última modificação 16/12/2022 09h54
Vereadores debatem crédito complementar e cobram por melhorias nas obras de infraestrutura e saneamento

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 9413/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar um crédito complementar, no valor de até R$100 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. Na discussão realizada na sessão ordinária da quinta (15), os parlamentares ressaltaram a importância da transparência no destino da verba, além de expressarem a confiança no investimento, que trará benefícios para a população.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) citou a necessidade de maior transparência nas finalidades do projeto e foi complementada por Anderson Correia (PP) e Galego de Lajes (MDB).

Jorge Quintino (Solidariedade) e Aline Nascimento (Cidadania) reconheceram a preocupação e acrescentaram que, por se tratar de uma expectativa de crédito, esses esclarecimentos devem ser dados posteriormente. O presidente da casa, Bruno Lambreta (PSDB), lembrou que o crédito estava previsto no orçamento discutido previamente. Os demais vereadores parabenizaram a iniciativa da Prefeitura e expressaram a confiança em mais melhorias para a cidade.

Em seu momento na tribuna, Galego de Lajes (MDB) criticou as obras de saneamento básico em Lajes, Malhada de Pedra, Rafael e Terra Vermelha, onde de acordo com o parlamentar foram realizadas obras malfeitas e mal planejadas. Ele também denunciou a situação das estradas da zona rural, em especial, no Sítio Jacaré Grande e cobrou mais organização da Secretaria de Obras e mais fiscalização por parte da prefeitura. 

Leonardo Chaves (PSDB) denunciou a situação do esgoto e as obras inacabadas e defeituosas na Vila Malhada de Pedra, cobrando maior posicionamento dos órgãos públicos. Também destacou a situação de uma casa abandonada na rua Dantas Barreto, no Indianópolis, que vem atraindo usuários de drogas, acarretando em violência no local.

Diante das críticas, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) reiterou o pedido de convocação do Secretário de Desenvolvimento Rural, José Manoel Pereira, ao plenário da Casa no próximo ano legislativo. 

Outros seis projetos de lei e projetos de lei complementares de autoria do Poder Executivo foram aprovados por unanimidade pela casa. Além destes, mais 51 requerimentos e indicações foram aprovados pelos vereadores.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e pelas redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Comissões realizam reunião conjunta nesta quinta-feira (15)

por Comunicação — publicado 15/12/2022 13h50, última modificação 15/12/2022 13h58
Oito comissões votaram 19 matérias que estavam na pauta
Comissões realizam reunião conjunta nesta quinta-feira (15)

Foto: Vladimir Barreto

Para concluir o calendário legislativo anual, os parlamentares membros das Comissões e integrantes da Consultoria Jurídica da Casa se reuniram, de forma híbrida, nesta quinta-feira (15), na Sala das Comissões. Ao todo, 19 matérias foram analisadas.

Tiveram pareceres favoráveis os dez projetos de decreto, cuja intenção é conceder honrarias propostas pelos vereadores Ricardo Liberato (PSDB), Anderson Correia (PP), Jorge Quintino (Solidariedade) e Lula Tôrres (PSDB).
A Comissão de Finanças e Orçamento apresentou o Decreto que visa a prestação de contas do ex-Prefeito José Queiroz, no exercício do ano de 2015, recebendo parecer favorável.

Das matérias de autoria do Poder Executivo, todas foram aprovadas por unanimidade, totalizando seis propostas. Entre elas, estão: a operação de contratação de crédito com a Caixa Econômica Federal; a criação do Setor Especial de Verificação; o reajuste do auxílio financeiro pela Lei Municipal n° 5.263; e o novo Plano de Amortização de Déficit Atuarial do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru.

Apenas a propositura n° 9.061/2021, de autoria do vereador Leonardo Chaves, que buscava renomear o Conjunto Habitacional Alto do Moura, não foi aprovada.

As matérias propostas foram analisadas e votadas pelos integrantes das comissões de Legislação e Redação de Leis; de Ética Parlamentar; de Finanças e Orçamentos; de Direitos Humanos; de Meio Ambiente; de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; de Defesa dos Direitos da Mulher; e da Saúde e Assistência Social.

As proposições que receberam pareceres favoráveis seguem para plenário, onde serão submetidas à votação.
Para mais detalhes sobre as matérias mencionadas, acesse o SAPL.

Lei Federal de incentivo à cultura é debatida durante Audiência Pública nesta quarta (14)

por Texto: Laís Guedes/ Revisão: Louzi Neves — publicado 14/12/2022 14h25, última modificação 14/12/2022 17h08
A implantação da Lei Paulo Gustavo em Caruaru reuniu artistas, produtores culturais e integrantes do Poder Executivo.
Lei Federal de incentivo à cultura é debatida durante Audiência Pública nesta quarta (14)

Imagem: Vladimir Barreto

A manhã desta quarta-feira (14) foi de discussão sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo em Caruaru, abordando a norma que repassa verbas emergenciais para a produção cultural. A audiência pública, de autoria da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), reuniu membros de grupos culturais, artistas, integrantes da UFPE, líderes comunitários, produtores culturais, representantes de movimentos sociais, além do vice-presidente e da coordenadora de projetos da Fundação de Cultura de Caruaru. 

Segundo Jô Barbosa, coordenadora de projetos da Fundação de Cultura de Caruaru, o município receberá cerca de R$ 2.880.000,00 milhões pela lei, sendo a maior parte direcionada ao Fundo Setorial de Audiovisual. Ela destacou que, além da produção de cinema, clipes musicais, videogames e outras linguagens, a lei prevê incentivo financeiro aos projetos de apoio a cineclubes e salas de cinema, mostras audiovisuais, pesquisas e publicações direcionadas ao tema. Outras linguagens artísticas, bem como desenvolvimento de agentes e espaços de economia criativa, cursos e produções também poderão concorrer ao edital.

O escritor e empresário artístico Luís Carlos, do Instituto Sis, e a artista plástica Iris Marcolino chamaram atenção para a necessidade de haver uma capacitação dos produtores e empresas para a inscrição no edital. Jô Barbosa afirmou que os editais são simplificados e as formações para agentes e empresas serão gravadas e disponibilizadas com intérprete de libras.

O artista Anderson do Pífano ressaltou a importância do audiovisual pernambucano e questionou acerca do diálogo com o setor provindo do interior. Petrúcio Cruz, do Coletivo De Cultura Afro Baque de Rum, perguntou sobre a presença de iniciativas que contemplem artistas e grupos que fomentem a cultura afro-brasileira. Jô Barbosa confirmou que já existe a minuta, que será disponibilizada assim que o edital for regulamentado.

Herlon Cavalcanti, vice-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, ressaltou a importância da representação da classe artística nos fóruns culturais: “Sentimos a necessidade de a sociedade civil participar mais, apontar caminhos, dialogar mais com o seu representante. Vimos que, no último biênio, muitos segmentos culturais não apareceram”, ressaltou.

A vereadora Perpétua Dantas finalizou a audiência agradecendo a presença dos membros do setor cultural, complementando: “Tenho certeza absoluta que a Lei Paulo Gustavo, a nova formação da Fundação de Cultura, os governos do Estado e de Caruaru e a participação coletiva dos múltiplos segmentos de cultura vão marcar um novo momento para a cultura na nossa cidade”, pontuou.

Para acessar a Audiência Pública na íntegra, acesse o Youtube ou Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e pelas redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Nota de pesar pelo falecimento do ex-procurador José Américo

por Comunicação — publicado 14/12/2022 10h46, última modificação 14/12/2022 10h46

A Câmara Municipal de Caruaru lamenta o falecimento do ex-procurador José Américo Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (14), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Especialista em Direito Público e Administrativo, o profissional atuou como procurador na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, entre os anos de 2013 e 2015, durante a gestão do vereador Leonardo Chaves.

O Poder Legislativo reconhece a contribuição dada pelo advogado para o município e deseja conforto a todos os familiares e amigos neste momento de dor.


Vereadora faz apelo pela distribuição de medicamentos no município de Caruaru

por Comunicação — publicado 13/12/2022 21h33, última modificação 13/12/2022 21h33
Vereadora faz apelo pela distribuição de medicamentos no município de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

No plenário da Câmara de Vereadores de Caruaru, Katia da Rendeiras (Republicanos) utilizou a tribuna, na sessão ordinária da terça-feira (13), para fazer um apelo a secretaria de saúde pela distribuição de medicamentos para pessoas com doenças ocasionadas pela má circulação sanguínea. A vereadora afirmou que parte desses pacientes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acabam não efetuando o tratamento pelo alto custo da medicação, que não é distribuída na rede pública. 

Perpétua Dantas (PSDB) disse que recebeu uma demanda da população do Residencial Alto do Moura com relação à gestão condominial. Representantes do local informaram que a empresa responsável pelos serviços encerrou as atividades. Ela ressaltou que a gestão não pode ser colocada nas mãos dos moradores e solicitou um pedido de informação ao Poder Executivo. 

Izaac da Saúde usou a tribuna para agradecer ao secretário de desenvolvimento rural, Manoel Junior, pelas solicitações atendidas. Entre elas, a manutenção das estradas dos sítios Brejão e Pitombeiras previstas para serem iniciadas no dia 19 de dezembro. O secretário de serviços públicos, Manoel Honorato, também foi citado pelas ações de iluminação realizadas no sítio Encanto e no bairro Nova Caruaru.

Na oportunidade, os parlamentares aprovaram 34 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações e lembraram os 110 anos do rei do baião, Luiz Gonzaga, ressaltando a importância histórica do cantor e compositor que levou o nordeste e suas peculiaridades culturais para o mundo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e pelas redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Conhecido por trabalho voluntário na saúde, Manoel Luiz recebe Medalha de Honra ao Mérito

por Comunicação — publicado 12/12/2022 09h44, última modificação 12/12/2022 09h44
Conhecido por trabalho voluntário na saúde, Manoel Luiz recebe Medalha de Honra ao Mérito

Foto: Vladimir Barreto

O odontologista Manoel Luiz da Silva Neto, conhecido como Dr. Manoelzinho, foi agraciado com a Medalha Dr. Geminiano Campos na última sexta-feira (09). A homenagem, de autoria do vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) reconhece as ações do cirurgião bucomaxilofacial na área da saúde em Caruaru.

Ranilson recordou o início da trajetória do profissional, quando trabalhava ao lado do doutor Paulo André Porto, na Casa de Saúde Bom Jesus. “Eu lembro que naquela época a gente trabalhava muito. A saúde tinha compromisso com as pessoas”, comenta, ressaltando a garra e a humildade do então jovem instrumentador. Em seu discurso, o sobrinho Radamés Ramere narrou a história e paixão de Manoel, pela área da saúde, que se iniciou ainda na adolescência e culminou no projeto de atendimento voluntário iniciado em 1995, sempre tendo os ensinamentos cristãos como base.

Izaac Luiz, irmão do homenageado, destacou: “Eu conheço a garra, a vontade de vencer, de se tornar o que é hoje. Isso ele fez de forma honrosa, galgando com maestria todos os degraus que foram colocados na sua frente. E ele pode realizar o seu sonho, seu ideal de vida com brilhantismo.” Emocionada, Cinthia Manuelle, filha do homenageado, falou: “Saiba que meu amor e admiração crescem todos os dias, pois te ver atuando na cirurgia é ver uma pessoa totalmente engajada e em busca do melhor ao seu paciente”. 

Ao final da cerimônia, o doutor Manoel agradeceu a presença dos familiares e amigos e se emocionou: “Minha gratidão a Deus e à minha Igreja Batista, onde eu aprendi a desenvolver o amor ao próximo”. O vereador Leonardo Chaves (PSDB), que presidiu a sessão, destacou: “O seu trabalho à frente da Policlínica Batista há muitos anos presta um grande serviço à população de Caruaru, principalmente às pessoas mais carentes. E hoje nós agradecemos e temos a honra de poder lhe homenagear”.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Parlamentares fazem apelo pela requalificação das bibliotecas públicas

por Comunicação — publicado 09/12/2022 11h06, última modificação 09/12/2022 11h06
Parlamentares fazem apelo pela requalificação das bibliotecas públicas

Foto: Vladimir Barreto

A reabertura das bibliotecas do município foi destaque na sessão ordinária da quinta-feira (08). Na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o parlamentar Jorge Quintino (Solidariedade) fez um apelo ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) pela requalificação e abertura dos equipamentos, visto que Caruaru é um polo estudantil. “As pessoas querem estudar, mas não podem porque nós não temos uma biblioteca pública em funcionamento”. Perpétua Dantas (PSDB) também ressaltou a importância do assunto e afirmou que a unidade que leva o nome de um dos maiores críticos literários do país, Álvaro Lins, vai funcionar no prédio da antiga Coletoria, na Av. Frei Caneca.

Ainda na tribuna, Quintino comunicou que esteve em reunião com o prefeito para discutir a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) do município. Entre os pontos, que de acordo com Jorge, são passíveis de mudança está o afastamento dos profissionais para pós-graduação. Atualmente a licença é de apenas seis meses. “Não existe nenhuma instituição pública ou privada em que se possa concluir um mestrado ou doutorado em tão pouco tempo”, ressaltou. Ele ainda afirmou que acredita que o Executivo vai revisar o PPC o quanto antes.

Val Lima (PP) destacou a reunião com a Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) que ocorrerá, nesta sexta-feira (09), para discutir a questão do estacionamento e de uma possível parada de embarque e desembarque para população na rua XV de Novembro, região central da cidade. Perpétua enfatizou a importância do diálogo e elogiou o prefeito por destravar pautas importantes no município.

Ainda na ocasião, as vereadoras e vereadores salientaram a importância da transparência dos processos legislativos e a necessidade de uma comunicação que atue com visibilidade às políticas públicas votadas na Casa. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) disse, em nome da superintendente de comunicação do Poder, Risoni Santos, presente na galeria, que os servidores têm atuado em harmonia com as novas dinâmicas das redes sociais on-line na divulgação das matérias que tramitam na Câmara. Ele ainda declarou que a comunicação do Legislativo está aberta a sugestões de todos, com objetivo de manter a população caruaruense informada sobre as decisões importantes que são discutidas e aprovadas no plenário.

Na oportunidade também foram aprovadas 43 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Educação e participação política da população é destaque em sessão ordinária

por Comunicação — publicado 07/12/2022 08h14, última modificação 07/12/2022 08h14
Educação e participação política da população é destaque em sessão ordinária

Foto: Vladimir Barreto


A Câmara de Vereadores de Caruaru concedeu espaço na sessão ordinária da terça-feira (06) para entrega dos certificados de formação de embaixadores Politize!, organização que visa a educação política dos cidadãos em todo Brasil. Na tribuna, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) e a embaixadora Hellen Gouveia, falaram sobre a importância da iniciativa, os desafios e os projetos desenvolvidos pela equipe de embaixadores multiplicadores. Entre as quatro propostas de políticas públicas, Gouveia deu destaque ao projeto que tem o objetivo de conectar de maneira sustentável as zonas rural e urbana, visando a distribuição da produção rural do município. 

Na sessão também foi entregue a medalha de honra ao mérito Gercino Pereira Tabosa a Geraldo Goberto Epifanio (Geraldo do Porto). O propositor da honraria, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), falou sobre a trajetória do torcedor e animador do Clube Atlético do Porto, o modo pácifico com o qual ele conduz as torcidas e as ações sociais desenvolvidas por ele e pelo clube, na inclusão de jovens de todo o Estado no futebol. Geraldo agradeceu o reconhecimento e afirmou que vai continuar firme e forte lutando pela pacificação das torcidas. 

Ainda em plenário, os parlamentares votaram 38 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações e discutiram temas relacionados à infraestrutura, distribuição de água na zona rural e a promoção de campanhas de conscientização. 

A vereadora Kátia (Republicanos) comunicou que foi procurada por moradores do bairro Rendeiras e eles relataram a falta de médicos na AME Saúde da Família Maria Lira e a espera pelo atendimento que chega a quatro horas, quando há profissional de saúde na unidade. 

Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre a falta de água na zona rural do município. Ela afirmou que a população da Vila de Itaúna está há 15 dias sem receber água. Dantas fez um apelo à Secretaria de Desenvolvimento Rural para que verifique se o atraso dos caminhões Pipa é em virtude dos cortes recentes do Governo Federal. Ainda na tribuna, a parlamentar afirmou que esteve com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e externou sua frustração com relação a ausência de campanhas voltadas a políticas públicas de combate a violência contra a mulher. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Dezembro Verde e Vermelho são temas da iluminação externa do Legislativo caruaruense

por Comunicação — publicado 02/12/2022 11h58, última modificação 02/12/2022 11h58
Dezembro Verde e Vermelho são temas da iluminação externa do Legislativo caruaruense

Imagem: Equipe Comunicação

 

As luzes da Casa Jornalista José Carlos Florêncio refletem, a partir da quinta-feira (01), as campanhas do Dezembro Verde, que através do PL nº 6.404/2019 estabelece como crime o abandono de animais e o Dezembro Vermelho que tem o objetivo de conscientizar a população com relação à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. 

O vereador Fagner Fernandes (PDT) usou a tribuna, na sessão ordinária de quinta-feira (01), para ressaltar a importância de conscientizar a população contra o abandono de animais. O parlamentar comunicou algumas das ações que serão desenvolvidas na cidade durante todo o mês. Entre elas: dois dias de blitz educativa com o apoio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), palestras em escolas e eventos de adoção. 

Além da iluminação, a comunicação da Casa preparou um conteúdo informativo com objetivo de conscientizar a população com campanhas através das redes sociais do Poder Legislativo. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Segurança nas escolas municipais de Caruaru foi destaque na sessão ordinária

por Comunicação — publicado 02/12/2022 10h57, última modificação 02/12/2022 11h01
Segurança nas escolas municipais de Caruaru foi destaque na sessão ordinária

Foto: Vladimir Barreto

O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) falou, na tribuna da Casa, na sessão ordinária da quinta-feira (01), sobre o Anteprojeto de Lei de sua autoria (requerimento nº 3114/2022) que solicita a obrigatoriedade de um profissional de segurança nas escolas públicas do município. A iniciativa aprovada em plenário visa a fiscalização e controle das entradas e saídas dos estudantes com o objetivo de prevenir possíveis ameaças à segurança dos alunos e servidores da educação.

Na ocasião, foram aprovadas 38 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de lei. Também foram discutidos temas relacionados à infraestrutura do município e o direito animal. 

Katia (Republicanos) utilizou seu momento na tribuna para cobrar a fiscalização da Compesa nos serviços das ruas 5 e 14 no bairro Rendeiras. A vereadora afirmou que estão intransitáveis por causa das fortes chuvas das últimas semanas. Ela cobrou celeridade da companhia, visto que o Poder Executivo só pode atuar com a manutenção das vias após a finalização dos serviços realizados pela empresa.  Ressaltou ainda que a rua 14 é uma das principais vias de acesso ao bairro. 

Anderson Correia (PP) destacou a situação de animais de grande porte que ficam soltos em vias públicas causando acidentes. Correia frisou que uma das formas de controle da situação seria a adesão de microchips implantados nos animais, o que, de acordo com ele, evitaria graves acidentes de trânsito. Ainda com relação à causa, o edil fez um apelo ao Executivo com relação a fiscalização e regulamentação do trânsito de veículos de tração animal e a comercialização de animais na feira de Caruaru.

Fagner Fernandes (PDT) falou sobre o Dezembro Verde e as ações que serão  desenvolvidas pelo Instituto Quatro Patas durante todo o mês. Entre as medidas estão a realização de campanhas de conscientização contra o abandono animal, blitz educativa e a doação de cães e gatos. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Médico belo-jardinense é reconhecido com Título de Cidadão de Caruaru durante solenidade

por Louzianne Neves publicado 01/12/2022 10h55, última modificação 01/12/2022 14h54
O ortopedista Cláudio Raposo foi homenageado pelo vereador suplente Lairton Vieira.
Médico belo-jardinense é reconhecido com Título de Cidadão de Caruaru durante solenidade

Imagem: Vladimir Barreto

A noite da última quarta-feira (30) foi de evento solene na sede da Câmara Municipal de Caruaru, ocasião em que o médico ortopedista Cláudio Raposo recebeu o Título Honorífico de Cidadão de Caruaru. A solenidade proposta pelo ex-vereador Lairton Vieira (PTB) - que é suplente e ocupou a cadeira de forma interina por 60 dias, teve condução do 2º vice-presidente Ricardo Liberato.

O ortopedista é natural de Belo Jardim, porém escolheu a Capital do Agreste para residir há décadas, exercendo sua profissão em diversas instituições, tais como os hospitais: São Sebastião,  Memorial de Caruaru e Regional. Além disso, foi Sócio Fundador do Pronto Trauma e da Cooperativa de Médicos da Unimed.  

Durante o discurso, o propositor Lairton Vieira expressou gratidão, pontuando toda ajuda e acolhimento recebidos ao longo de sua trajetória por parte do médico. "O considero com um pai para mim", citou.

Ainda no momento dos discursos, a filha mais velha do Sr. Cláudio, a também médica Cláudia Raposo proferiu, em nome de todos os filhos, o sentimento de admiração e gratidão ao pai. Na oportunidade, o Jornalista Ivan Feitosa também participou das homenagens ao médico, narrando aos presentes os momentos de convívio e aprendizado com o novo cidadão de Caruaru. 

Para assistir a solenidade na íntegra, acesse nossos canais no Facebook e Youtube.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Convênio firmado entre a prefeitura e um plano de saúde privado é destaque no Poder Legislativo

por Comunicação — publicado 29/11/2022 23h45, última modificação 30/11/2022 09h37
Convênio firmado entre a prefeitura e um plano de saúde privado é destaque no Poder Legislativo

Foto: Vladimir Barreto

 

Na tribuna, o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lambreta (PSDB) afirmou, na sessão ordinária da terça-feira (29), que foi firmado um convênio entre o município e a Unimed Caruaru. A iniciativa, que partiu de uma solicitação do gabinete do presidente, visa ofertar aos servidores públicos municipais efetivos e comissionados os serviços médicos oferecidos pela cooperativa de saúde privada. Bruno declarou que vem dialogando com o Poder Executivo desde 2020, enquanto a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) ainda era prefeita da cidade.

“No primeiro momento provocamos a prefeita que nos direcionou para a secretária de saúde, na época, Ana Maraisa e a partir daí iniciamos um diálogo diante de alguns questionamento dos servidores e da possibilidade de ter um plano de saúde mais acessivel”. Lambreta ainda comunicou que está discutindo a possibilidade de estender o convênio aos servidores do Poder Legislativo.

Na ocasião, os parlamentares aprovaram 41 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos e indicações e discutiram temas como as estradas da zona rural, serviços públicos e os cortes de verba das universidades, institutos federais e da operação Carro-Pipa, programa que leva água potável a um milhão e seiscentos mil nordestinos. Os cortes se deram por iniciativa do Governo Federal.

O presidente da Casa e a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) manifestaram repúdio ao Governo pelos cortes. Bruno afirmou que só no Estado de Pernambuco, são 105 municípios afetados. Dantas declarou que tal atitude só pode ser entendida como uma retaliação por parte do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), inconformado com o resultado das eleições

Sobre a Zona Rural do município, Lula Torres (PSDB) agradeceu ao Poder Executivo pela manutenção das estradas que ligam os Sítios Peladas e Alecrim a BR. Ele informou que os serviços foram iniciados nesta terça-feira. Bruno Lambreta, disse que foi informado pelo Executivo que os recursos que facilitarão a retomada das ações de pavimentação asfáltica no 4º Distrito foram destravados e em breve as obras vão ser iniciadas.

Jorge Quintino (Solidariedade) e Fagner Fernandes (PDT) fizeram um apelo ao Executivo para que sejam retomadas as atividades do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Quintino ressaltou o momento histórico de descaso com meio ambiente e disse que vai dialogar com o prefeito para que seja criada uma secretaria de meio ambiente no município. Jorge também pontuou a pouca valorização dos guardas florestais, que atualmente trabalham por empenho, sem direito a férias e décimo terceiro.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Sessão solene homenageia Centenário do Professor Amaro Matias

por Comunicação — publicado 26/11/2022 13h55, última modificação 26/11/2022 23h09
Sessão solene homenageia Centenário do Professor Amaro Matias

Foto: Vladimir Barreto


Na noite da sexta-feira (25) foi realizada no Teatro Difusora de Caruaru, uma Sessão Solene Especial em homenagem ao Centenário do Professor Amaro Matias. A Solenidade foi realizada a partir de decreto e requerimento de autoria do Presidente da Câmara, Bruno Lambreta.

Medalhas com o nome do Mestre foram entregues para o filho de Amaro Matias, Uaci Matias, para o Presidente da Academia Caruaruense de Cultura Ciência e Letras, Paulo Muniz, para o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Caruaru, Fernando Junior, para o Mestre Conselheiro da Ordem Demolay Guilherme Duque, para o Presidente do Rotary Club Caruaru, Ricardo Ferraz, para a Professora Delma Evaneide e para Herlon Cavalcanti, representante da família Lídio Cavalcanti e para o Professor Welson Costa.

O evento reuniu representantes do Lions Club Caruaru, da Fundação de Cultura, do Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e da Ordem Demolay. O filho do homenageado, Uaci Matias, apresentou a história de seu genitor e a importância do Professor para Caruaru.

A sessão também contou com a apresentação da violinista Maria Cecília, da poetisa Adriana Gomes, do poeta Manoel Vitor e da Escola Municipal Amaro Matias, que fez uma apresentação com crianças da unidade de ensino. A Professora Edivalda Miranda contribuiu com o evento explicando os detalhes da bandeira de Caruaru, criada pelo Mestre Amaro Matias.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/

Legislativo aprova PL que prevê a gratuidade no transporte coletivo para idosos

por Dyego Mendes do Nascimento publicado 24/11/2022 13h47, última modificação 24/11/2022 13h47
Legislativo aprova PL que prevê a gratuidade no transporte coletivo para idosos

Foto: Vladimir Barreto

 

No plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, os parlamentares aprovaram, na sessão ordinária da quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 9.407/2022, do Poder Executivo. A propositura visa a gratuidade dos serviços de transporte público à idosos, através da abertura de crédito adicional, aprovada em plenário por unanimidade. O crédito adicional de R$ 3.217.492,92 será destinado às ações de assistência financeira ao custeio da gratuidade. 

Na ocasião, foram aprovados outros cinco projetos de lei do Executivo. O PL nº 9.404/2022 visa a regulamentação do pagamento de plantões extraordinários e eventos extras aos profissionais de saúde, com o objetivo de garantir a imediata recomposição das escalas de serviço da rede pública municipal de saúde. Em acordo com o texto do PL, “O impacto orçamentário será de, no máximo, 6,77% do total de receita estimada para os exercícios de 2022 a 2024, respeitando, inclusive, o disposto no art. 71 da Lei Complementar nº 101/2000”. 

Na ocasião, as vereadoras e vereadores aprovaram outras 50 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo e discutiram as demandas da população de Caruaru.

Na tribuna, os parlamentares pediram atenção das pastas de serviços públicos relacionadas à limpeza, pavimentação e iluminação pública. Perpétua Dantas (PSDB) disse que está aguardando serviços de limpeza e manutenção do calçamento nos arredores do Hospital Manoel Afonso. Carlinhos da Ceaca (MDB) declarou que o bairro Petrópolis se encontra com iluminação precária, ruas esburacadas e necessitando de serviços de limpeza. Ele afirmou que a população tem cobrado as demandas diariamente. Os edis ressaltaram que a falta de iluminação ocasiona o aumento da criminalidade. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Parlamentares discutem PL que trata da contratação de bombeiro civil em caruaru

por Comunicação — publicado 23/11/2022 13h52, última modificação 23/11/2022 13h52
Parlamentares discutem PL que trata da contratação de bombeiro civil em caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

A Casa Legislativa discutiu, em audiência pública, proposta pelo parlamentar Mano do Som (União Brasil), na quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 9.215/2022, também de autoria do vereador. O texto da matéria trata da contratação, em âmbito municipal, de bombeiros civis. Entre os benefícios estabelecidos pela Lei está a capacitação dos profissionais e, de acordo com com o texto, o Art. 4º que assegura a manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiro civil nos seguintes estabelecimentos: shoppings; hipermercados;  grandes lojas de departamento; campus universitário; empresas de grande porte; estádios de futebol; feiras livres de grande porte e hospitais privados.   

Estiveram presentes compondo a mesa, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), o propositor da audiência, Mano do Som, o delegado do Sindicato dos Bombeiros Civis, Milton Pergentino, o presidente do sindicato, Izaquiel Silva e o coordenador da Defesa Civil em Caruaru, Kleber Alexsander. Na galeria, o vereador Cabo Cardoso (PP) e representantes da categoria. 

Entre as reivindicações da categoria estavam o reconhecimento e melhorias nas condições de trabalho. Eles agradeceram ao Legislativo e ressaltaram a necessidade de atuação desses profissionais em ambientes comuns, de grande circulação de pessoas, visto a prevenção de acidentes e os primeiros socorros que eles podem oferecer. 

O Tenente Marcondes Lopes e o coordenador da Defesa Civil fizeram algumas pontuações ao texto do PL com relação a abrangência e as limitações que podem ser estabelecidas com a aprovação do projeto. O presidente da Casa sugeriu ao propositor, Mano do Som, que fizesse as alterações necessárias antes de enviar o texto às comissões. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Parlamentares discutem infraestrutura e redução do ITBI em Caruaru

por Comunicação — publicado 23/11/2022 10h53, última modificação 23/11/2022 10h53
Parlamentares discutem infraestrutura e redução do ITBI em Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

Na tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária da terça-feira (22), Anderson Correia (PP) falou sobre seu anteprojeto de lei que será votado na próxima plenária e visa a redução da alíquota do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 2% para 1%. O parlamentar justificou que muitos imóveis se encontram irregulares porque seus proprietários acham o percentual acima do orçamento. Além da redução, ele sugere que a quantia seja parcelada em até 24 vezes. 

Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre pontos com iluminação pública precária. A vereadora destacou usou como exemplo a Av. Portugal, no bairro Universitário. De acordo com ela, a população local tem relatado o aumento da criminalidade facilitada pela falta de iluminação. 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), pediu um aparte na fala da colega e disse que esteve na secretaria de serviços públicos e ficou preocupado com a situação que se encontra a iluminação pública do município. Ele afirmou que está havendo alguns impasses entre a empresa responsável pela iluminação e a pasta de serviços públicos. 

Galego de Lages (MDB) comunicou que esteve, junto ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e sua equipe, no Distrito de Lajes. Na visita, o edil afirmou que fez um apelo ao chefe do executivo para que se providencie um terreno para construção de uma escola, visto que atualmente a unidade de ensino funciona em um prédio com pouca estrutura e sem ventilação. Galego afirmou que o chefe do Executivo já solicitou a instalação de ar-condicionados e está negociando um terreno para construção do novo espaço educacional.

A vereadora Kátia (Republicanos) pediu atenção da Compesa para serviços de esgotamento sanitário não concluídos no Bairro Rendeiras e falou sobre a falta total de água no setor 1 do calendário da companhia, também no bairro. De acordo com ela, a população local se queixou e fez um apelo para que a Compesa ao menos envie caminhões pipa. 

Ainda na ocasião, os parlamentares votaram 60 proposituras da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Cronistas esportivos recebem medalha Jornalista José Carlos Florêncio e título de cidadania caruaruense

por Comunicação — publicado 21/11/2022 07h52, última modificação 21/11/2022 07h52
Cronistas esportivos recebem medalha Jornalista José Carlos Florêncio e título de cidadania caruaruense

Foto: Vladimir Barreto

 

O Poder Legislativo de Caruaru concedeu, através de proposituras do vereador Anderson Correia (PP) e dos ex-vereadores Moisés Santos e Capitão Zé Luiz, na galeria da Casa, na sexta-feira (18), medalhas de honra ao mérito, e títulos de cidadania aos cronistas esportivos: Alberto Alves; Artur Henrique Costa Lucena; Dayvson Roberto Pereira Dos Santos; Erinaldo Severino Dos Santos; Franklin Robério De Oliveira Pereira; Ivo Sutter; Joberto Ferreira Da Silva; José Antônio Cardoso; José Iran Pereira De Carvalho; Josenildo Da Silva Ordonio; Magno Wendel De Lima; Robson Nielson Borges Menezes De Araujo; Rosemberg Santos Gonçalves.  

Além dos homenageados, estiveram presentes jornalistas, representantes de clubes de futebol, a assessoria do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), os ex-vereadores Moisés Santos e Rogério Menezes e o vereador Carlinhos da Ceaca (MDB). 

“Hoje homenageamos a crônica esportiva de Caruaru com muita satisfação e alegria no peito. Estamos falando de uma crônica forte que é referência em todo nordeste e conhecida em todo Brasil. Mesmo com nosso querido Central não indo bem há anos, ainda assim esse ofício se reinventa com diversos profissionais competentes que tiram leite de pedra nos momentos mais difíceis”, discursou Anderson.

Na tribuna, os jornalistas Joberto Silva e Magno Wendel, representando os demais colegas homenageados, falaram sobre as dinâmicas diárias, as vivências e dificuldades enfrentadas, mas ressaltaram que a paixão pelo esporte é maior. Além disso, eles agradeceram ao Poder Legislativo pela sensibilidade. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/


Ações do documento