Saneamento, segurança viária e fortalecimento do legislativo marcam a 67ª Sessão Ordinária da Câmara de Caruaru
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quinta-feira (27), a sua 67ª Sessão Ordinária. Os trabalhos legislativos foram pautados por uma série de reivindicações voltadas à infraestrutura da zona rural, saneamento básico e debates sobre o papel institucional do vereador.
O vereador Raminho Xavier (PSD) utilizou a tribuna para relatar sua recente agenda em Brasília, onde, acompanhado de colegas parlamentares, reuniu-se com o senador Humberto Costa para apresentar reivindicações diversas, junto ao prefeito. Voltado para as demandas locais, o vereador destacou um requerimento enviado à Prefeitura e à Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC).
O parlamentar solicitou um estudo de viabilidade para a implantação de uma lombada em frente à barragem na Vila de Malhada de Pedra. Além disso, Raminho cobrou a instalação de sinalização vertical em todas as vias que compõem a zona rural do município.
Saneamento e Abastecimento
A pauta do saneamento básico foi levantada pelo vereador Cabo Cardoso (Avante). Ele repercutiu uma reunião realizada na Compesa, com a presença de Antônio Freire e moradores de Lagoa do Algodão. O encontro teve como foco a reivindicação de saneamento e o reforço no abastecimento de água para a comunidade.
"Foi uma reunião muito proveitosa. ", ressaltou Cardoso. O discurso recebeu apoio dos vereadores Tafarel (PDT) e Raminho Xavier, que parabenizaram o colega e reforçaram que também têm atuado fortemente por essa mesma demanda.
O Papel do Legislativo
O vereador Gil Bobinho (PSB) trouxe uma reflexão à sessão, rememorando sua trajetória. "Eu adotei como lição de vida, a política", declarou o parlamentar, lembrando que sua luta teve início no movimento estudantil. Ainda enfatizou que sua proposta é a defesa intransigente dos direitos dos cidadãos, recordando que as 23 cadeiras da Casa representam institucionalmente toda a população caruaruense.
Encerrando os destaques, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) chamou a atenção para o cenário nacional e o fortalecimento das Câmaras. Ele anunciou o início, hoje, do 1º Congresso da Associação Nacional dos Vereadores (ANV).
Segundo o parlamentar, o evento serve "para que a gente possa discutir o papel e a relevância do legislativo na vida das pessoas". Ele destacou que a entidade nasce de um movimento coletivo, lembrando que o legislativo é um colegiado e não um poder individualizado, e adiantou que temas complexos, como a cota de gênero, serão debatidos por juristas durante o congresso.
14º Sessão Extraordinária
Por fim, os parlamentares votaram pela aprovação de oito projetos, sendo sete de autoria do executivo, e um de autoria do vereador Anderson Correia (PP). Todos foram aprovados por unanimidade.
Acompanhe as atividades da Câmara de Caruaru através dos nossos canais de comunicação. Para assistir à íntegra da sessão solene, busque nosso perfil: Poder Legislativo de Caruaru no Youtube.