Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Caruaru ocupa segunda posição no ranking de violência contra a Mulher

por Catiane — publicado 12/09/2018 23h00, última modificação 08/11/2018 14h00
Poder Legislativo do Município abre espaço para discussão de políticas de defesa da mulher
Caruaru ocupa  segunda posição no ranking de violência contra a Mulher

Foto Vladimir Barreto

Dados coletados pela Secretaria de Políticas para Mulheres e o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita comprovam a triste realidade vivida por centenas de famílias em Caruaru. O Município fica atrás apenas de Recife, com 1.372 casos registrados de violência doméstica já em 2018. E se voltarmos esse olhar para a taxa proporcional de números de habitantes, a capital do agreste pula então para a primeira posição.

Essa estatística foi a apresentada durante a reunião ordinária para votação de dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo para adoção de políticas públicas de enfrentamento a violência feminina e outros 27 requerimentos da ordem do dia, a convite da Câmara. Após análise criteriosa das comissões da casa - que segundo a então secretária da pasta da mulher, Pérpetua Dantas, contribuiu com valiosas emendas para eficácia das proposições por intermédio de sugestões dos vereadores presentes na reunião – os dois documentos tiveram aprovação unânime do plenário que não só entendeu a importância das leis que garantam o empoderamento feminino, mas também demonstraram apoio massivo à causa.

A gerente de enfrentamento à violência, Joana Figueiredo, iniciou a apresentação chamando a atenção para relevância dos dados apresentados. “Políticas Públicas só podem ser construídas em cima de dados que comprovem a urgência de construção dessas políticas”. Os números obtidos pelo levantamento demonstram a justificável preocupação do grupo. Caruaru apresentou em 2017, um total de 14 vítimas fatais dessa violência.  Durante o momento, as convidadas da casa, ainda lembraram os presentes que antes de números esses dados representam vidas. Vidas que foram salvas por meio de ações e acolhimento e ainda as que infelizmente não foram alcançadas pelo projeto. E por esse motivo, discussões como a promovida na ocasião se fazem vitais para sucesso dos trabalhos.

O Poder Legislativo de Caruaru é um instrumento do povo para fomentar, criar e articular meios que atendam com eficácia as demandas sociais, como essa do enfrentamento à violência familiar. Por esse motivo, não mede esforços para abrir espaço para debates assim. Com o engajamento de todos, sociedade Civil e poder público quem ganha é a população caruaruense.

Enfrentamento à violência contra mulher em Caruaru é centro de debate na Câmara

por Catiane — publicado 11/09/2018 15h00, última modificação 08/11/2018 14h00
Enfrentamento à violência contra mulher em Caruaru é centro de debate na Câmara

Créditos: Arnaldo Félix

Projetos de lei para enfrentamento a violência contra mulher em Caruaru são aprovados nas comissões competentes da Câmara e vão para votação do plenário na sessão ordinária de hoje (11), prevista para acontecer às 16h.

Após reunião conjunta extraordinária das Comissões de Legislação E Redação de Leis, Defesa Dos Direitos Da Mulher, Direitos Humanos, Educação, Cultura e Esportes e Segurança Pública com a finalidade de discutir os projetos de lei autoria do poder executivo, ficou acordado entre seus membros, e após parecer técnico da assessoria jurídica da casa, que os projetos de lei apresentados pelo município para defesa dos direitos femininos presavam pela legalidade e pertinência de seus temas.

Destaque para o documento que dispõe sobre as políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher em situação de vulnerabilidade, que traz  - em um dos seus artigos - a obrigação de assegurar a vítima de violência familiar, vagas em creches e escolas próximas à residência da solicitante, ou transferência da criança caso haja necessidade de mudança de endereço para assegurar a segurança da família em questão.

Participaram das discussões das comissões os parlamentares Marcelo Gomes (que presidiu a reunião); Bruno Lambreta; Pierson Leite; Daniel Lula Finizola, Ricardo Liberato, Ítalo Henrique, Zezé Parteira e Alberes Lopes. Também estiveram presentes representantes do Executivo Municipal: Perpetua Dantas (Secretária da Mulher), Joana Figueirêdo (Gerente de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher); Arnaldo Dantas (pesquisador provisório da SPM – Projeto de Resgate da memória das Mulheres que dão nome as Escolas de Caruaru-PE) e Aryane Quaresma, bem como os membros da Assessoria das Comissões Permanentes: Anderson Melo, Samuel Vasconcelos e Marcella Souza e a estagiária de direito Rayanne Batista.

Devido à relevância do tema, os parlamentares titulares das referidas comissões julgaram pertinente a participação da Secretária da mulher, Perpétua Dantas, para fazer uma breve apresentação dos dados sobre a violência doméstica, que demonstrará a preocupante estatística dessa triste realidade que assombra muitos lares caruaruenses.

 

 

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei durante reunião ordinária

por Gabrielly Gonçalves/Secom - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 06/09/2018 00h00, última modificação 08/11/2018 14h00

Durante reunião ordinária realizada na tarde dessa quinta-feira (6), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru leram e apreciaram todos os requerimentos de ordem do dia, além de aprovarem – por unanimidade – dois Projetos de Lei.

O primeiro PL a ser votado, foi o de Nº7718/2018 de autoria do vereador Fagner Fernandes (Avante), que obriga os estabelecimentos onde há o consumo de bebida alcóolica a exibirem em - local visível - placas com conteúdo sobre proibição de dirigir veículo automotor após o consumo de álcool. Os vereadores que estavam presentes na reunião votaram SIM por unanimidade em primeira discussão.

O PL de Nº7752/2018, de autoria do Presidente e vereador Lula Tôrres (PSDB), referente a obrigação dos postos revendedores de combustíveis, localizados no município de Caruaru, informarem ao consumidor a origem do produzido vendido, o que inclui o nome do fornecedor e se o produto é refinado ou formulado, também foi aprovado por unanimidade.

A transmissão da reunião ordinária dessa quinta pode ser acessada pelas redes sociais do Poder Legislativo, através do link: https://www.facebook.com/legislativocaruaru/videos/1057886611039024/.

Única mulher da Cavalaria de Caruaru recebe homenagem

por Catiane — publicado 03/09/2018 23h00, última modificação 08/11/2018 14h00
Evento reconhece a excelência dos serviços prestados pelo Esquadrão

Em uma solenidade inédita, pelo número de homenageados, a primeira e única soldado da Cavalaria do município recebe medalha de honra ao mérito, na noite da próxima segunda-feira (3), no plenário do Poder Legislativo de Caruaru.

Durante os cinco anos de sua atuação no Esquadrão, Samanta Jordão ajudou a imprimir maior versatilidade às ações do grupo. O Capitão Antônio Flávio de Carvalho, que também receberá a medalha General Aguinaldo de Oliveira pela excelência de seu trabalho, confirma a importância da integração da soldado a equipe: “a chegada dela permitiu uma maior conveniência tática, principalmente no que diz respeito a abordagem policial ao público feminino durante as operações.

Samanta concorda com o capitão que a adesão de uma mulher ajudou a ampliar a atuação do grupo que ficava limitado às revistas apenas de pessoas do sexo masculino e, ainda hoje, percebe a expressão de surpresa no público em geral quando está em campo, mas que nem por isso recebe tratamento diferente dos colegas. Ela também afirma que sempre foi apaixonada por cavalos e desde pequena já admirava seu pai em atuação, o aposentado Major Jordão - que também atuou na Cavalaria. “Estou muito realizada com meu trabalho e pretendo seguir no esquadrão até me aposentar”, conclui.

No total, 11 policiais serão agraciados pela casa. A relevância desta honraria resta embasada no sucesso da instalação do Esquadrão de Polícia Montada de Caruaru que contribuiu para a notória redução da criminalidade em diversos pontos da cidade. 

Um dos responsáveis pela inauguração da atual sede do esquadrão – e onde exerceu por mais de 24 anos suas funções, o Major Gleidson Pereira de Carvalho Santos, também receberá o título de cidadão caruaruense na mesma ocasião da homenagem.

Contemplados pelos decretos de autoria do vereador Sérgio Siqueira, três oficiais da Cavalaria e oito praças receberão a medalha durante o momento. Estão entre os homenageados: Tenente Coronel Leonardo Cosme Moreno da Costa; 2º Sargento Paulo César Lima; 3º Sargento Givanildo Xavier Soares; 3ºSargento Gláucio Reis dos Santos; 3º Sargento Josenildo Manoel de Lima ; 3º Sargento Anderson Luiz da Silva; 3º Sargento Gildemar Pereira Torres Galindo e Cabo Aderaldo José dos Prazeres, além dos já anteriormente mencionados.

*Departamento de Comunicação do Poder Legislativo de Caruaru

99277-9196*

Professores Rubem e Gilvânia se tornam cidadãos caruaruenses

por Departamento de Comunicação — publicado 31/08/2018 23h50, última modificação 08/11/2018 14h00
Conhecidos mestres de Caruaru recebem títulos que oficializam a cidadania que já carregam em suas histórias há mais de 50 anos

Com o intuito de reconhecer a valiosa contribuição dada ao município de Caruaru por Rubem Lins de Aquino e Gilvânia Bezerra de Aquino, o vereador Bruno Lambreta (PDT) concedeu os Títulos de Cidadania Caruaruense ao casal, na noite desta sexta-feira (31) no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. 

Na ocasião, o parlamentar discorreu sobre a trajetória dos professores, que além das lições em sala de aula, deixaram também suas marcas em organizações como o Comdica - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru. "É com imensa alegria e honra que oficializamos este momento, em que seu Rubem e dona Gilvânia se tornarão de fato e direito cidadãos de Caruaru. Somos gratos por terem escolhido nossa cidade para formarem sua família e trazerem todo o entusiasmo e dedicação que sempre tiveram para contribuir com o desenvolvimento do nosso município", conclui o propositor. 

Familiares e amigos proferiram emocionadas homenagens que puderam transmitir o tamanho do carinho e admiração da comunidade por esses dedicados professores. A festiva ocasião foi ainda marcada pelos discursos dos titulares da celebração. E Gilvânia conseguiu desenhar um memorável retrato das difíceis passagens da família, levando às lágrimas muitos dos presentes, ao transmitir com o bom humor e carisma - que lhes são peculiares - cada uma das fases em que conciliou sua importante missão de mãe com a sua carreira profissional e vida acadêmica, demonstrando que é com amor, abnegação, resiliência e fé que se constrói um verdadeiro legado. Legado esse que, em diferentes tempos, tocou a história de vida de inúmeros advogados, juízes, padres, médicos, engenheiros e artistas de hoje, trabalhadores da iniciativa pública ou privada. Enfim,  dos eternos e estimados ex-alunos de Rubem e Gilvânia de Aquino, como bem colocou o casal em seus pronunciamentos.

 

 

Temas polêmicos são levados à tribuna da câmara

por Catiane — publicado 31/08/2018 09h12, última modificação 08/11/2018 13h59
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício
Temas polêmicos são levados à tribuna da câmara

Fotos: Vladimir Barreto

Na tarde desta quinta (30), além de analisar e votar as proposituras da ordem dia, os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru - que fizeram o uso da tribuna -aproveitaram a oportunidade para discorrer sobre assuntos que foram destaque na mídia nacional essa semana. Como a grande reverberação acerca da entrevista de um  presidenciável ao Jornal Nacional (Rede Globo) e a data dedicada às lutas da causa lésbica, o dia 29 de agosto.

Os edis chamaram a atenção não só para a relevância dos debates, como a necessidade de um posicionamento mais imparcial e respeitoso quando se trata da diversidade e direitos que deveriam ser garantidos a todos.

O momento ainda contou com a defesa do projeto para proibir o uso de fogos de artifício com estampido nas proximidades da Gerência de Proteção dos Animais no Município de Caruaru.

Fagner Fernandes
O edil lembra que a campanha para vacinação contra a raiva era para ter acontecido nesse mês de agosto e salientou a importância irrefutável de um Projeto que cobre a responsabilidade do governo do Estado de encabeçar essa campanha. Embasou a relevância do tema trazido, citando os casos comprovados de animais com raiva no bairro Rendeiras, no ano passado. E que apesar de em 2016, o governo ter sido negligente e não fornecido as vacinas - o sucesso dos trabalhos contra a raiva, já no ano de 2017, demonstra o interesse e preocupação da população. Pois o número estimado de imunizações foi superado no referido período.

Fagner aproveitou ainda para defender o seu projeto que aguarda parecer das comissões e trata da proibição do uso de fogos de artifício com estampido nas proximidades da Gerência de Proteção dos Animais. O parlamentar justifica sua propositura no fato de que a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais e na constatação de dezenas de mortes por enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, que acontecem devido à grande sensibilidade auditiva dos animais ao barulho excessivo, fatos que tendem a se agravar em datas festivas, quando a queima de fogos é intensificada.

Daniel Finizola
Em alusão ao dia Nacional da visibilidade Lésbica, o parlamentar elucidou as dificuldades enfrentadas diariamente pelas mulheres numa sociedade considerada machista e patriarcal – em suas palavras. Dificuldades essas agravadas, quando se trata da parcela do grupo feminino que possui uma orientação sexual diferente e que trava constantes lutas para tornar-se visível ao poder público: não mais preteridas, mas amparadas em seus direitos. E conclui afirmando não fazer apologias, mas que simplesmente defende a liberdade de amar de cada indivíduo, destacando que orientação sexual é particular.

Marcelo Gomes
O vereador comemora a reabertura do Hospital São Sebastião, fechado desde 2004. E destaca que a vitória advém da luta de muita gente. Desde o engajamento de muitos políticos pela causa – como seu próprio pai (quando secretário da pasta), passando pelos diversos profissionais da saúde. Menciona o pai do vereador Daniel Finizola, que foi diretor do referido hospital e ainda cita o embate do vereador Tafarel para o resgate do hospital que servirá de retaguarda para o Regional. E convida a todos os presentes e comunidade caruaruense para o esperado evento que ocorre na sexta-feira (31).

Amparado no discurso de Finizola, Marcelo traz ainda a sua preocupação com a eleição presidencial de 2018. Diz temer rupturas a depender do resultado das urnas. E continuou seu discurso afirmando ser católico, mas não pode permitir que - por suas convicções - pessoas com opção sexual diferente da sua sejam desprovidas de direitos. E alertou que muitos não se interessam por política, não só a eleitoral, mas institucional, algo que considera perigoso para a sociedade.

A reunião completa pode ser assistida através do perfil social da Câmara no facebook e ainda: todos os requerimentos da ordem do dia podem ser acessados pelo site: http://sapl.caruaru.pe.leg.br, através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/pauta-sessao/184

Câmara concede título de cidadania à Maria Cristina de Andrade

por Departamento de Comunicação — publicado 29/08/2018 23h00, última modificação 08/11/2018 14h00
Professora e odontóloga, a homenageada reside em Caruaru há 19 anos.

A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (29) solenidade festiva com o intuito de conceder o título de cidadania Caruaruense à Doutora Maria Cristina de Andrade Santana, cumprindo propositura do vereador Sérgio Siqueira. Na ocasião, a homenageada ainda recebeu a Medalha de Honra ao Mérito "Doutor Geminiano Campos", comenda entregue para personalidades que se destacam na área da saúde. 

Durante a sessão solene todos os presentes puderam admirar a carreira profissional construída por Maria Cristina, cuja contribuição com a sociedade de Caruaru pode ser observado em seus atendimentos odontológicos e na área da educação. 


A homenageada 

Maria Cristina de Andrade Santana é natural da cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, nasceu em 31 de maio de 1956, é filha de Maria Gonçalves de Andrade Santos e Melquíades Alves dos Santos. Em 1980, graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. No ano seguinte, fez Pós-graduação em Enfermagem Médico Cirúrgica, pela Universidade Federal da Bahia. Logo mais, tornou-se funcionária do Hospital Geral Roberto Santos, na Capital Salvador, onde atuou também como Professora da Universidade Católica de Salvador. 

Em 1993, recebeu graduação em mais um curso na área da saúde, sendo este, Odontologia (Universidade Estadual de Feira de Santana). E não demorou muito para ser transferida para a Secretaria de Justiça da Bahia, com o compromisso de montar o serviço de Odontologia do Conjunto Penal de Feira de Santana, onde passou a desenvolver atendimento Odontológico, permanecendo por 12 anos. Nesse período, também foi docente, do curso de Odontologia, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Desenvolver sua profissão visando a excelência, sempre foi uma premissa na vida da Drª Maria Cristina, e assim, participou da seleção de Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial), pela Universidade de Pernambuco (UPE), sendo aprovada, obtendo o título de Mestre em Odontologia (1999 - 2001). 

Em agosto do ano de 1999, já com residência fixa em Pernambuco, foi convidada para integrar o corpo docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA, localizada em Caruaru. Aceito o convite, iniciou um programa de extensão, denominado PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAL NA PENITENCIÁRIA JUIZ PLÁCIDO DE SOUZA, que começou no ano 2000, e ainda está em continuidade, assim como sua função como docente. 

LDO é aprovada por unanimidade em sessão ordinária na Câmara

por Gabrielly Gonçalves/Secom - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 29/08/2018 12h10, última modificação 08/11/2018 13h59
Parlamentares concordam com as diretrizes apontadas pelo executivo para planejamento das ações e orçamento do município para 2019

Durante a reunião ordinária realizada na tarde dessa terça-feira (28), os vereadores e vereadora que compõem a Câmara de Vereadores de Caruaru leram e apreciaram os 40 projetos e requerimentos de ordem do dia.

Em primeira votação, os parlamentares aprovaram - por unanimidade - o Projeto de Lei de Nº 7796/2018, de autoria do Poder Executivo, relacionado à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O documento trata de instrumentos de planejamento governamental destinados a estabelecer metas e prioridades da Administração Pública, orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária, além de definir metas fiscais, critérios para a limitação de empenhos e movimentação financeira e a margem de expansão das despesas obrigatórias de natureza continuada, e, ainda, avaliar os riscos fiscais e a situação atuarial e financeira do regime de previdência social dos servidores públicos.

Durante o momento, o vereador Fagner Fernandes fez uso da tribuna para solicitar que o Poder Executivo e seu secretariado destinem recursos para a causa animal dentro da LDO.

Após o encerramento da sessão ordinária, o Presidente e vereador Lula Tôrres convocou imediatamente uma reunião extraordinária, com a intenção de já deliberar em 2º turno o projeto em questão - PL nº 7.796/2018, do Poder Executivo. Submetido à votação nominal, o mesmo foi aprovado por unanimidade também em segunda votação.

A transmissão dessa reunião pode ser acessada na íntegra pelas redes sociais do Poder Legislativo, através do link: https://www.facebook.com/legislativocaruaru/videos/168606697318606/

Sessão Solene homenageia Coronel da Polícia Militar de PE

por Departamento de Comunicação — publicado 28/08/2018 13h05, última modificação 08/11/2018 13h59

A noite de segunda-feira, 27 de agosto, foi de solenidade festiva na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Por meio da propositura do Vereador Alberes Lopes, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão Caruaruense ao Coronel Roberto Galindo de Lima, em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido no 4º Batalhão de Polícia Militar.

Na ocasião, familiares e amigos do homenageado estiveram presentes. Entre eles, o Coronel José Hailton Arruda de Araújo - Diretor de Tecnologia da PM, e o Coronel Gilmar de Araújo Oliveira - Secretário da Ordem Pública de Caruaru e representante do Poder Executivo Municipal. 

Durante seu discurso, o vereador Alberes Lopes destacou a contribuição do Coronel Galindo para a significativa diminuição da criminalidade na cidade de Caruaru. "O Coronel Galindo teve um papel fundamental no Projeto do Comando Presente, o que trouxe mais segurança e mobilidade ao Parque 18 de maio, tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores. Sempre reconhecemos o trabalho feito pelo Coronel, cujo reflexo é observado não só em Caruaru, mas nas cidades vizinhas e em toda a região do agreste", finaliza. 

Vale destacar que o Título de Cidadão é concedido através de Decreto Legislativo, proposto pelos parlamentares e fundamentado por justificativa embasada na relevância da atuação da personalidade na sociedade caruaruense. Após passar pelas Comissões de Legislação e Ética, o projeto é votado em Plenário e se torna decreto.  

Falta de ação que viabilize clínica veterinária municipal é foco de crítica

por Catiane — publicado 21/08/2018 21h00, última modificação 08/11/2018 13h59
Vereador desabafa: passarei da base para oposição caso tenha que denunciar novamente a omissão da prefeita
Falta de ação que viabilize clínica veterinária municipal é foco de crítica

Foto: Vladimir Barreto

Durante a 41ª sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (21), o Parlamentar Fagner Fernandes sobe à tribuna para criticar, mais uma vez, a demora no atendimento da solicitação para abertura da clínica veterinária municipal e diz não saber como classificar essa situação - incompetência da equipe selecionada para cuidar do processo ou descaso do Poder Executivo. E afirma: “precisamos que o município olhe para a causa animal como questão de saúde pública(...) Estive no conselho de medicina e não existe nenhuma documentação para registro da clínica veterinária. Há mais de um ano e cinco meses falta medicamento para os animais”.

Fagner ainda denuncia a precariedade das instalações da Gerência de Proteção Animal de Caruaru, principalmente no que se refere aos canis. “Estou vendo a hora em que a gerência passe para o seu fechamento completo”. E ressalta que a população, em especial os protetores de animais, vem cobrando uma postura ainda mais enérgica com relação à falta de atenção da gestão municipal para as reivindicações dos vereadores, através de mensagens nas redes sociais. Portanto, se tiver que subir à tribuna mais uma vez para se queixar da omissão de Raquel Lyra, fará oficialmente como oposição, declara.

 

Audiência Pública cumpre fase de discussão da LDO 2019

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 14h25, última modificação 08/11/2018 13h59

Hoje, o Poder Legislativo de Caruaru recebeu técnicos especialistas em finanças e o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Rubén Pecchio, para elucidação detalhada dos termos presentes na Lei de Diretrizes Orçamentárias - em audiência aberta para participação de toda comunidade interessada.

O evento de hoje cumpriu com uma das fases necessárias para a validação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).  O projeto de lei - que se inicia com a sua elaboração, passa pela votação e só então é sancionado, dentre outros procedimentos - encontra na fase de discussão o sustento para, de fato, ser o instrumento fiel que norteará a elaboração do orçamento público que deve assegurar o atendimento das necessidades reais da cidade, garantindo então o equilíbrio fiscal das contas públicas.

O Diretor da empresa que presta assessoria contábil à Câmara (CESPAN), Bernardo Barbosa, abriu a sua apresentação ressaltando a relevância desse momento para toda a comunidade caruaruense: “Como cidadão, sempre imaginei que a população em algum momento acordaria para a importância dessa lei.” E continuou afirmando que a audiência pública é a oportunidade que o povo tem para fazer valer seu poder de arguir, debater e se informar sobre as decisões que estão tomando em seu nome.

Durante a audiência, Bernardo esmiuçou os termos presentes na LDO 2019, fazendo uso de recurso áudio visual para facilitar a compreensão e leitura de todos os presentes. Ele apontou as prioridades constantes na lei, informações técnicas, transparência, disposições da Constituição Federal e Estadual, os prazos legais para apresentação, votação e devolução. E outros aspectos salutares para conhecimento dos presentes, como critérios para emenda; anexos de metas fiscais; metas de receitas; anexo de prioridades.

Vale mencionar também que o documento discutido está disponível, tanto no site da Câmara, quanto da Prefeitura. E os vereadores presentes na reunião participaram, trazendo questões sobre: vagas em creche; fomento à cultura; cuidados destinados à manutenção das praças públicas; segurança municipal; prevenção e tratamentos no sistema de saúde; castração de animais abandonados; casas de apoio e outras. O secretário confirmou que, sem extrapolar a competência do município, existe sim previsão orçamentária para todos esses itens levantados e que serão desenvolvidos ao longo do programa de execução.

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, desde a apresentação do projeto até mesmo às perguntas direcionadas aos técnicos e ao secretário, basta acessar o portal do Poder Legislativo de Caruaru, onde está disponibilizada a ata do evento, ou assistir a transmissão no Facebook, através do perfil oficial da instituição.

Comissão para assuntos de transportes públicos é instituída na Câmara

por nsilva — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 08/11/2018 13h59
Comissão para assuntos de transportes públicos é instituída na Câmara

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru informa que instituiu Comissão Temporária Especial sobre Transporte Público Coletivo de Caruaru para analisar e discutir a situação do transporte público local e a viabilização de caminhos para a melhoria do serviço.

A criação dessa comissão especial que tem como membros os seguintes vereadores: Daniel Finizola, Pierson Leite, Ricardo Liberato, Heleno Oscar e Rozael do Divinópolis, é justificada pela relevância dos conflitos que dificultam a boa comunicação entre os diferentes grupos que atuam no segmento em nossa região e atender com eficiência os que dependem de uma legislação justa, eficaz e contundente.

A reunião de instituição aconteceu ontem, quinta-feira (16), com o objetivo de definir seu presidente, que fica responsável por dirigir os trabalhos do grupo, e o relator – a quem compete a elaboração de pareceres ou relatórios. Ficou determinado também que as reuniões de seus membros para deliberação ocorrerá todas as quintas, às 9h30 da manhã, durante o período de vigência da comissão. Aberta a votação, ficou estabelecido - pela maioria dos votos - que o presidente da Comissão Temporária Especial sobre Transporte Público Coletivo de Caruaru é o parlamentar Ricardo Liberato e a função de relator concedida ao edil Rozael do Divinópolis.

A ata da reunião fica disponível para consulta através do SAPL:  http://sapl.caruaru.pe.leg.br/comissao/29/reuniao .

Câmara debate Lei que assegura equilíbrio fiscal das Contas Públicas

por Catiane — publicado 16/08/2018 00h00, última modificação 08/11/2018 13h59

Audiência pública para transparência do processo de discussão e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2019, acontece na próxima sexta-feira (17), às 9h no plenário da sede do Poder Legislativo de Caruaru . A LDO – que define as prioridades que deverão constar no orçamento anual do município e portanto considerado um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública -  já está tramitando nas comissões parlamentares de Legislação e Redação de Leis e de Finanças e Orçamento.

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que é elaborada pelo Poder Executivo, só acontece na presença da maioria absoluta dos vereadores, em votação nominal (que é possível identificar os votantes), e por maioria de dois terços (2/3) dos seus membros, dada a relevância do objeto. Pois é ele quem define as regras para elaborar, organizar e executar o orçamento, também traz matérias como reajuste de salário mínimo e o quanto o município deverá poupar para estar quite com suas obrigações, além das metas e prioridades da gestão - incluindo as despesas para o próximo exercício financeiro, bem como informações sobre alterações na legislação tributária. Por isso, a importância da publicidade do evento e participação massiva da comunidade caruaruense.
 

Técnicos da Secretaria de Planejamento da prefeitura e da assessoria contábil da Câmara devem participar dessa audiência. Os vereadores têm até o final do mês para discutir e votar o projeto. Por fim, sendo aprovado em duas votações, o mesmo será enviado para sanção da Prefeita, tudo conforme os trâmites previstos na legislação municipal. 

Vereador justifica desistência de concorrer próximas eleições durante reunião ordinária de terça (14)

por Gabrielly Gonçalves/SECOM - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 15/08/2018 10h15, última modificação 08/11/2018 13h59

Alberes Lopes (PRP) aproveita a oportunidade como orador na tribuna da reunião ordinária ocorrida na tarde de terça-feira (14), para, segundo suas próprias palavras, cumprir com o dever de dar satisfação a população caruaruense sobre a retirada de sua pré candidatura a vaga de deputado estadual. O parlamentar se queixa da falta de apoio do Poder Executivo Municipal aos potenciais candidatos da cidade, algo que enfraquece a política local. Por outro lado, arremata seu discurso dizendo declinar diante a aclamação da comunidade. "A gente sente no andar e no conversar um apelo para que o ex-prefeito Zé Queiroz volte a cena política e esteja representando Caruaru na Assembleia legislativa".  

Ainda na reunião, os 22 vereadores e a vereadora leram e analisaram os 52 requerimentos de ordem do dia e alguns vereadores fizeram uso da tribuna para agradecer e reivindicar algumas solicitações.  

SÉRGIO SIQUEIRA

O Parlamentar (Avante) foi à tribuna falar sobre o abastecimento de água em algumas ruas do bairro Alto da Balança, realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa.  

DANIEL LULA FINIZOLA

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre o Projeto de Lei que apresentou, referente à proibição de isenções fiscais para empresas envolvidas em corrupção. De tal forma que Caruaru fique proibida de conceder programas de incentivos fiscais a tais empresas.  

RANILSON ENFERMEIRO

Ranilson Enfermeiro (PDT) foi à tribuna para falar sobre algumas denúncias que recebeu sobre a dificuldade de marcação de consultas do SUS, pelo 0800. O vereador solicitou ainda a volta do convênio do Sistema Único de Saúde para a Policlínica Batista e espera um posicionamento das autoridades competentes. 

 

A transmissão da reunião ordinária pode ser acessada pelas redes sociais do Poder Legislativo através da página no Facebook: https://www.facebook.com/legislativocaruaru/videos/1113957945420739/    

Vereador solicita Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA

por Gabrielly Gonçalves/SECOM - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 15/08/2018 10h10, última modificação 08/11/2018 13h59

Na tarde desta terça-feira (14), será realizada, a partir das 16h, a reunião ordinária para análise e leitura de 52 requerimentos de ordem do dia solicitados pelos parlamentares da Casa. Dentre estes requerimentos, destaque para o de Nº 1332/2018, de autoria do vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Lula Tôrres, onde o mesmo solicita uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste – ICIA.

O Presidente Lula Tôrres  ressalta a importância do  instituto para a sociedade: proporcionando tratamento, amenizando o sofrimento de crianças com câncer, além de oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e seus familiares.

Outro requerimento de destaque é o de Nº 1333/2018, onde o vereador Ítalo Henrique solicita ao Poder Executivo a instalação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro do Salgado, com a justificativa de que essa é uma das áreas mais populosas da cidade e, consequentemente, uma das que mais demandam do serviço -  cuja unidade mais próxima fica localizada no bairro Petrópolis. O que dificulta a agilidade da ação dos socorristas, principalmente em dias de feira, quando o trânsito fica mais intenso.

Todos os requerimentos de ordem do dia podem ser acessados através do site:http://sapl.caruaru.pe.leg.br, através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/174/ordemdia

Lei Maria da Penha completa 12 anos e ganha menção durante reunião ordinária

por Gabrielly Gonçalves - Ascom/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 09/08/2018 10h40, última modificação 08/11/2018 13h59

Na tarde da última terça-feira (07), foi realizada na Câmara de vereadores de Caruaru mais uma reunião ordinária. Durante o momento, os parlamentares leram e analisaram os 30 requerimentos de ordem do dia, que podem ser pesquisados através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

No segundo expediente, o vereador Daniel Lula Finizola (PT), foi a tribuna para falar sobre os 12 anos da Lei Maria da Penha, que pune o infratores como forma de coibir a violência contra a mulher. O Vereador aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância  da mesma, principalmente por promover a conscientização e estimular a denúncia de agressões que, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano de muitas mulheres brasileiras.  

A transmissão completa da sessão ordinária realizada na última terça-feira, pode ser acessada através das redes sociais do Poder Legislativo de Caruaru.

Coleta Seletiva em Caruaru é pauta da reunião ordinária dos vereadores

por Gabrielly Gonçalves/Ascom Poder Legistalivo de Caruaru — publicado 08/08/2018 09h55, última modificação 08/11/2018 13h59
Parlamentares de Caruaru devem analisar 30 projetos durante reunião ordinária desta terça-feira (07), a partir das 16h.

Um dos destaques é o requerimento de Nº 1278/2018, de autoria do vereador Galego de Lajes, onde o mesmo solicita ao Poder Executivo a viabilização de um Programa de Incentivo à coleta de lixo seletivo, veiculado por meio de televisão, rádio e mídias sociais, para a instalação de coletores de lixo seletivo espalhados em toda a cidade e Zona Rural.

Outro requerimento em pauta é o de Nº 1251/2018, onde o vereador Leonardo Chaves solicita a disponibilidade de um transporte para os professores e servidores da Escola Municipal Dom Bernardino Marchió e do CEMEI - Guiomar Alves de Lima, no Residencial Luiz Bezerra Torres I e II, em Barra de Taquara de Cima, 1º Distrito do Município de Caruaru, justificando que este benefício contribuirá para que os professores e servidores cumpram os seus horários, assegurando o acesso e a permanência dos educandos na escola.

Todos os projetos e requerimentos de ordem do dia estão disponíveis no site http://sapl.caruaru.pe.leg.br, através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/171/ordemdia

General do Exército faz visita ao Presidente da Câmara

por Leonardo Santos - Jornalista/SECOM - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 05/07/2018 23h21, última modificação 08/11/2018 13h59

Durante a manhã desta quinta-feira (05), o Presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres (PSDB), recebeu a visita do General do Exército, Luís Antônio Duizit Brito, Comandante da 7ª Região Militar de Pernambuco “Região Matias de Albuquerque”. O objetivo do encontro foi estreitar os laços do Exército com o legislativo caruaruense.

Também estiveram presentes durante a visita, o Tenente Coronel França Júnior, Chefe da Seção do Tiro de Guerra de Caruaru, o Subtenente Tenório, Chefe do Tiro de Guerra, além dos vereadores Bruno Lambreta (PDT) e Presbítero Andrey (PRP).

Durante sua vida militar, como Oficial Superior, o General Duizit Brito foi Chefe da Seção de Logística do Comando de Aviação do Exército; Assessor Especial do Gabinete do Comandante do Exército; e Assessor para Desminagem Humanitária – Junta Interamericana de Defesa /OEA– Washington-DC.

“O objetivo da nossa visita à Câmara de Vereadores foi também para agradecer a população de Caruaru o apoio ao Tiro de Guerra, que é a tropa que o Exército tem aqui em apoio a comunidade caruaruense. É a representação do braço forte e da mão amiga, que é a grande missão do Exército brasileiro” destaca o General.

Para o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres, a Casa do Povo se sente honrada com a visita do General Duizit Brito. “Hoje estreitamos os laços do legislativo e do executivo – na pessoa da Prefeita Raquel Lyra, com o Exército. Além de felizes, nos sentimos honrados com a visita do General, pois sabemos que ele representa uma entidade séria, que tem dado a sua contribuição para a melhoria da sociedade e do povo brasileiro.”

Plano de Cargos e Carreiras da Destra é reprovado na Câmara de Caruaru

por Leonardo Santos - Jornalista - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 26/06/2018 17h56, última modificação 08/11/2018 13h59

Na tarde desta terça-feira (26), os 23 vereadores votaram em primeira discussão, o projeto de lei complementar 71/2018 de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano de Cargos, Carreiras, e Vencimentos – PCCV dos Servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra. Com 08 votos “não” e 15 votos “sim”, o PLC foi rejeitado.

Para ser aprovado, o projeto necessitava de 16 votos favoráveis, ou seja, dois terços dos 23 parlamentares que compõem a atual legislatura. O PCCV traz a descrição dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos, especificando requisitos, atividades desempenhadas e remuneração.

VOTOU SIM (PELA APROVAÇÃO DO PROJETO)

Bruno Lambreta (PDT)

Cecílio Pedro (MDB)

Duda do Vassoural (PRTB)

Edjailson da Caruforró (PRTB)

Edmilson do Salgado (PC do B)

Heleno Oscar (PEN)

Ítalo Henrique (PSD)

Leonardo Chaves (PDT)

Lula Tôrres (PSDB)

Presbítero Andrey Gouveia (PRP)

Pierson Leite (PSD)

Ricardo Liberato (PDT)

Rozael do Divinópolis (PRTB)

Tafarel (PRP)

Zezé Parteira (PV)

 

 

VOTOU NÃO (PELA REPROVAÇÃO DO PROJETO)

Alberes Lopes (PSC)

Allysson da Farmácia (PPS)

Daniel Finizola (PT)

Marcelo Gomes (PSB)

Fagner Fernandes (Avante)

Galego de Lajes (PSD)

Ranilson Enfermeiro (PDT)

Sérgio Siqueira (Avante)

OUTROS PROJETOS

O projeto de lei 7789/2018 que trata que regulamenta a Lei Federal nº 9.637, de 15 de maio de 2018, dispondo sobre a qualificação de entidades como organizações sociais no âmbito do município de Caruaru, foi aprovado em segunda discussão e aprovado por unanimidade. O PL 7794/2018 que dispõe acerca da transformação da Empresa Municipal de Urbanização e Planejamento de Caruaru – URB, também foi aprovado.

Já o PLC 72/2018 redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN para os serviços de transporte coletivo municipal foi rejeitado.

RECESSO

Com o fim da discussão e deliberação das matérias enviadas pelo Poder Executivo, as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Caruaru entram em recesso, e retornam as atividades no dia 01 de agosto.

Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento da Destra irá a votação nesta terça (26) na Câmara de Caruaru

por Leonardo Santos - jornalista - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 26/06/2018 11h51, última modificação 08/11/2018 13h59

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Caruaru, os 23 vereadores deverão votar o projeto de lei complementar 71/2018 de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano de Cargos, Carreiras, e Vencimentos – PCCV dos Servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra. O PCCV traz a descrição dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos, especificando requisitos, atividades desempenhadas e remuneração.

O PLC será votado em primeira discussão e para ser enviado para sanção do Executivo, precisa ser votado novamente. O segundo turno do projeto deverá acontecer na próxima quinta-feira (28).

DIÁLOGO

Na última semana, a Câmara recebeu representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (SISMUC), Prefeitura de Caruaru, Agentes da Destra e Guardas Municipais, que se reuniram com alguns vereadores, afim de estabelecer um diálogo sobre o PCCV.

De acordo com Bruno Lambreta (PDT), que é Presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, a Câmara cumpriu seu papel ao abrir as portas da Casa para receber as categorias. “Me sinto feliz em saber que a Câmara recebeu por duas vezes as categorias envolvidas no projeto, estabelecemos um diálogo e agora o projeto irá para a votação. Esse é o verdadeiro papel social da Casa e dos vereadores” destaca.

Votação de projetos de lei na pauta da sessão ordinária desta quinta (14)

por Leonardo Santos - Jornalista/SECOM - Poder Legislativo de Caruaru — publicado 14/06/2018 14h49, última modificação 08/11/2018 13h59

 

Durante a reunião ordinária desta quinta-feira (14) na sede do Poder Legislativo de Caruaru, os 23 parlamentares deverão votar alguns projetos de lei. Todos os PL’s que entraram na pauta, são de autoria do Poder Executivo e tem finalidades diferentes. Confira abaixo quais projetos serão votados na reunião:

 

PL 7785/2018 - Cria o Conselho Municipal de Promoção de Políticas Públicas Para a Juventude e dá outras providências. De acordo com o PL, a finalidade da criação do Conselho será promover o acompanhamento, desenvolvimento e apoio a ações relacionadas às políticas públicas para a juventude, bem como promover a participação de jovens na construção destas políticas, como ferramenta importante no processo de promover e incentivar ações direcionadas aos jovens no município de Caruaru.

 

PL 7783/2018 - Dispõe sobre o Conselho Municipal de Turismo de Caruaru – COMTURC e dá outras providências. O Poder Executivo destaca que a importância do Conselho Municipal de Turismo de um Município é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal, é de suma importância para consolidação de parcerias e para propor, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

 

PL 7748/2018 - Dispõe sobre a Reestruturação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Étnico-Racial – COPPIR/Caruaru e dá outras providências. O projeto de lei propõe a reestruturação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Étnico-Racial – COPPIR para garantir um melhor desempenho no cumprimento das metas estabelecidas para assegurar e promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.

 

PLC 70/2018 - Estabelece normas para a urbanização de logradouros públicos por ação conjunta da comunidade e do município. Projeto de Lei Complementar tem por objetivo a possibilidade de realização de obras de pavimentação de vias públicas por parte de munícipes que, em contrapartida, serão isentos do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana – IPTU, por um período predeterminado de no máximo três exercícios. O valor total das isenções será limitado a 5% (cinco por cento) do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana – IPTU arrecadado no exercício anterior.

Diretor do Procon faz balanço de ações de fiscalização em postos de combustíveis

por Leonardo Santos - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 12/06/2018 23h50, última modificação 08/11/2018 13h59

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (12), o Diretor do Procon Caruaru, Nyverson Moura, fez um balanço de ações de fiscalização realizadas na cidade durante a greve dos caminhoneiros ocorrida em todo o país. Nyverson mostrou dados acerca das abordagens feitas em postos de combustíveis que estariam praticando preços abusivos durante a escassez de gasolina, diesel e álcool provocada pela greve.

Ainda durante o momento, os vereadores e a vereadora puderam esclarecer diversas dúvidas sobre o tema, e conhecer como foi a atuação do órgão, também no que diz respeito a venda do gás de cozinha em Caruaru, quando houveram denúncias também relacionadas a preços abusivos. A presença de Nyverson Moura durante a sessão, foi uma solicitação do vereador Fagner Fernandes (Avante), aprovada pelo Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB).

 

AGRADECIMENTOS

Durante o uso da tribuna, os vereadores Fagner Fernandes (Avante) e Marcelo Gomes (PSB) parabenizaram a atuação do Procon Caruaru e enfatizaram a importância da municipalização do órgão. De acordo com eles, o Procon Caruaru precisa ganhar mais atenção por parte da gestão municipal, para que os pagamentos das multas sejam revertidos para a manutenção do órgão no âmbito local.

 

ANÁLISE DO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DA DESTRA

Na pauta desta terça, também estava a análise do projeto de lei complementar 71/2018 de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano de Cargos, Carreiras, e Vencimentos – PCCV dos Servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra. O PCCV traz a descrição dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos, especificando requisitos, atividades desempenhadas e remuneração. 

Ao usar a tribuna, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) que também é Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, afirmou que o projeto será analisado com cautela pela comissão e pelos vereadores.

“Não podemos cometer injustiça com os servidores da Destra. Todos os trabalhadores precisam ser contemplados. Precisamos ser conscientes durante a análise deste projeto” destaca.

A partir deste momento, o PL 71/2018 será analisado pelos vereadores e as comissões competentes, e ainda não há uma data para a votação do mesmo no Plenário da Casa. 

Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Destra será apresentado na Câmara

por Leonardo Santos - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 12/06/2018 11h29, última modificação 08/11/2018 13h59

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (12), os 22 vereadores e a vereadora deverão apreciar o projeto de lei complementar 71/2018 de autoria do Poder Executivo, que trata do Plano de Cargos, Carreiras, e Vencimentos – PCCV dos Servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra. O PCCV traz a descrição dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos, especificando requisitos, atividades desempenhadas e remuneração. O Projeto de Lei será lido na sessão de hoje, e pode ser votado nas próximas reuniões ordinárias.

Ainda durante a reunião, os edis deverão apreciar o requerimento de autoria do vereador Edjailson da Caruforró (PRTB), que solicita a fiscalização por parte da Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru, da condição dos bancos de feira, em todas as feiras livres de Caruaru. O projeto ainda prevê a manutenção dos bancos que estiverem com condições críticas.

Esses e outros projetos estão disponíveis para consulta na íntegra, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), no endereço eletrônico www.sapl.caruaru.pe.leg.br, na aba “Pautas das Sessões”. 

Projeto de extensão da Asces-Unita promove atividade na Câmara

por Louziane Neves e Leonardo Santos - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 09/06/2018 13h50, última modificação 08/11/2018 13h59

Através de parceria firmada entre Câmara Municipal de Caruaru e instituição de ensino Asces-Unita, alunos dos cursos de Direito, Administração Pública e Relações Internacionais realizaram na manhã deste sábado (9) atividade de encerramento semestral do projeto de extensão Escola Cívitas de Formação à Cidadania. Durante o momento, 20 alunos simularam uma Sessão Ordinária da Câmara, propondo projetos e fazendo votações.

O aluno Alfredo Félix presidiu a sessão simulada. Soraya Lima e Letícia Beltrão atuaram como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. O coordenador do curso de Relações Internacionais, Marconi Aurélio, esteve presente, assim como a coordenadora do Projeto Escola Cívitas, Dávila Galiza. Durante sua fala, Aurélio agradeceu pelo espaço dado pela Casa aos alunos e ressaltou a importância de eventos dessa natureza no atual contexto que o país enfrenta.

O Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres, destacou a importância de projetos como esse, que fomentam o interesse dos jovens pela atuação da Casa Legislativa. “É imprescindível que mais projetos como esse aportem na Câmara, fazendo com que os jovens em formação conheçam mais sobre o trabalho dos vereadores e como isso pode mudar a vida da população”.

Pastor Jota recebe título de cidadão caruaruense

por Juliana Santos - ASCOM/Vereador Pb. Andrey Gouveia — publicado 09/06/2018 11h12, última modificação 08/11/2018 13h59

Na noite desta sexta-feira, 08 de junho, a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma sessão solene para entrega do título de cidadão caruaruense ao Pastor José Reinaldo Maciel. De autoria do vereador Pb. Andrey Gouveia (PRP), a propositura aprovada por unanimidade, tem por finalidade reconhecer como cidadão de Caruaru o Pastor Jota (como é conhecido), pelos relevantes serviços sociais e evangelísticos que realiza a mais de 50 anos no município.

Natural de São João do Cariri, na Paraíba, o Pastor Jota chegou a Caruaru em 1950, onde cresceu, aprendeu uma profissão e constituiu família. Casado com Amara Mineiro (Dona Nerez) há 58 anos, o Pastor Jota encontrou em Caruaru um ótimo lugar para criar sua grande família, composta por 5 filhos, 11 netos e uma bisneta. Trabalhou como pintor de automóveis e lanterneiro até a aposentadoria. Em 1967, fez sua decisão para Cristo, e desde então, dedica sua vida a ministração da Palavra de Deus, a liderança eclesiástica e ao serviço de auxílio ao próximo.

            Emocionado ao receber o título de cidadão caruaruense, o Pastor Jota agradeceu a Deus pela trajetória de vida, pela família que construiu e pelo evangelho que o abraçou. “As palavras faltam para agradecer. Que honra para mim viver este momento. Agradeço a Deus por tudo o que Ele me permitiu viver. Pelas bênçãos e pelas muitas lutas que enfrentamos também. [...] Tenho 80 anos e enquanto puder, continuarei anunciando às almas perdidas que Cristo é o único caminho, a única verdade e a única vida”, destacou.

            O vereador Pb. Andrey Gouveia, autor da propositura, ressaltou a felicidade em poder proporcionar esta homenagem ao Pastor Jota. “É uma grande alegria para nós participar deste momento. O salmo 128, que abriu a solenidade, retrata exatamente a vida de um homem de Deus, como o Pastor Jota. Sou grato ao Senhor por conhece-lo e por tê-lo como exemplo de vida”.

            Na ocasião, estiveram presentes o segundo sargento da Polícia Militar, Marlon Wilson Barbosa, os pastores da Igreja de Deus no Brasil, Nilson Melo, José Vicente Bezerra e Francisco Antônio Maciel, como também familiares e amigos do Pastor Jota.

Comissão de Segurança da Câmara de Caruaru se reúne com Comandante do 4º BPM

por Pedro Neto — publicado 08/06/2018 11h04, última modificação 08/11/2018 13h59

A reunião foi motivada por denúncias nas redes sociais de possíveis agressões da PM

A Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores de Caruaru, presidida pelo vereador Marcelo Gomes, esteve reunida na tarde desta quinta-feira (7), com o comandante do 4o BPM, Ten. Cel Giovani, para saber detalhes do esquema de segurança do São João e também para averiguar a questão das denúncias de agressões que teriam sido praticadas por policiais na abertura da festa e que foram relatadas nas redes sociais. Os vereadores Sérgio Siqueira e Bruno Lambreta, que integram a Comissão, também participaram do encontro.

De acordo com o Comandante, os possíveis excessos estão sendo apurados e as correções já foram feitas no domingo (3), segundo dia da festa. “Foram questões pontuais. O comando não quer excessos e a tropa está orientada nesse sentido. Este ano, contamos com o maior número de policiais dos últimos anos e estamos confiantes de que será uma festa de paz”, disse o Comandante.

Para o vereador Marcelo Gomes, a reunião foi esclarecedora, inclusive, porque o Comandante informou que nos próximos dias será assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que sempre ocorreu na gestão passada, encabeçado pelo Ministério Público e todos os órgãos que fazem parte do esquema de segurança do São João. “O TAC disciplina horários de início e término da festa, o que facilita o trabalho da Polícia”, afirmou o vereador.

Projetos de Lei são aprovados durante reunião desta quinta (07) na Câmara

por Gabrielly Gonçalves — publicado 08/06/2018 11h01, última modificação 08/11/2018 13h59

 

Durante reunião ordinária realizada na tarde da quinta (7), os vereadores e a vereadora leram e apreciaram 34 projetos de ordem do dia, onde alguns deles foram votados e aprovados por unanimidade.

O projeto de lei N• de Nº 7571/2018, de autoria do vereador Fagner Fernandes, onde o mesmo solicita a instituição do Dia Municipal da Adoção Animal. Outro projeto votado durante a reunião, foi o de N• 7688/2018, de autoria do vereador Daniel Finizola, que visa a Criação da Semana Municipal da Coleta Seletiva e dá outras providências. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade.

Ainda durante a reunião, os vereadores Edjailson da Caru Forro, Rozael do Divinópolis, Galego de Lajes, Marcelo Gomes, Fagner Fernandes e Daniel Finizola foram à tribuna para fazer algumas reivindicações.

O Poder Legislativo de Caruaru contou ainda com a presença do Vereador Edmilson da cidade de  Bonito, onde o mesmo convidou os parlamentares de Caruaru para um projeto que ocorrerá referente ao processo de fortalecimento do legislativo e encontro de legislaturas municipais do Brasil. O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, na cidade de Bonito.

Professora Allene Lage é homenageada na Câmara com título de cidadania

por Leonardo Santos - Jornalista — publicado 07/06/2018 01h58, última modificação 08/11/2018 13h59

Através da propositura do vereador Daniel Finizola (PT), o Poder Legislativo realizou uma sessão solene nesta terça-feira (06), para homenagear a Professora Allene Lage. Durante o momento, Allene recebeu o título de cidadã caruaruense. 

Estiveram presentes Jaime Amorim, coordenador do MST, Nélio Vieira de Melo, Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-diretor do Campus, Rubneuza de Souza, diretora estadual do MST, Clemilton Tabosa, Presidente do Centro de Educação Popular, Vagner Leite, vice-presidente do Conselho de Saúde de Caruaru, além de familiares e ex-alunos da homenageada. 

Em um discurso emocionado, a Professora Allene Lage relembrou suas origens e trajetória no âmbito escolar. "Trabalhei desde cedo, vim da escola pública e desisti de oportunidades onde ganhava bem pela formação acadêmica. [...] E deu certo. [...] Minha crença como educadora é expandir as fronteiras dos meus alunos, assim como fiz com as minhas. Acredito muito na educação" enfatizou. 

O vereador autor da propositura, Daniel Finizola, afirmou se sentir feliz ao proporcionar a homenagem à Professora Allene. "Sempre fui um fã do trabalho da Professora Allene na construção e formação de alunos, e em sua contribuição para a educação da cidade. Me sinto feliz em fazer parte desta homenagem". 

Câmara antecipa pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário

por Leonardo Santos - Jornalista — publicado 05/06/2018 12h20, última modificação 08/11/2018 13h59

O Poder Legislativo de Caruaru, através de uma atitude do Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PDT) antecipou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, a todos os servidores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A gratificação foi paga já nesta terça-feira (05).

O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário servirá também para aquecimento da economia local, já que Caruaru está vivendo o período de São João que dura até o fim do mês de junho.

Para o Presidente da Casa, a antecipação do décimo terceiro salário serve para valorizar o trabalho do servidor, e só foi possível devido a economia feita no primeiro ano de gestão de Lula Tôrres na Câmara.

“Em 2018 nós continuamos fazendo economia de gastos, assim como no ano passado. Com essas ações, o dinheiro público é respeitado e ao mesmo tempo, valorizamos o trabalho dos servidores ao adiantar a primeira parcela do décimo terceiro” enfatiza o vereador Lula Tôrres.

Ruas sem CEP e serviço dos Correios serão tema de audiência na Câmara

por Leonardo Santos - jornalista responsável - SECOM/Poder Legislativo de Caruaru — publicado 03/06/2018 13h48, última modificação 08/11/2018 13h59

A Câmara Municipal de Caruaru irá debater nesta segunda-feira (04) às 9h, através de audiência pública proposta pelo vereador Bruno Lambreta (PDT), a prestação de serviço dos Correios em Caruaru. O objetivo da audiência, é tratar da dificuldade da população, no que diz respeito a ruas do município que não possuem o Código de Endereçamento Postal, o CEP.

Participarão da audiência o Superintendente dos Correios, Orlando Duda, o diretor da JUCEPE Caruaru, Heitor Augusto, o Diretor do Procon Caruaru, Nyverson Moura, o representante da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, Giovane de Sá Leite e o Departamento de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Caruaru, Thiago José Alves de Oliveira.

De acordo com o vereador Bruno Lambreta, a população tem cobrado eficiência do serviço prestado pelos Correios, e é dever da Câmara discutir esse assunto para que medidas efetivas sejam tomadas.

“Os cidadãos de Caruaru têm o direito de contar com um melhor serviço de Correios, seja na quantidade de carteiros na cidade, e até na identificação das ruas que não possuem CEP. Vamos trazer os órgãos e representantes dos Correios para que possamos discutir e planejar ações de melhoria nesse sentido” destaca.  

Ações do documento