Secretário de Assistência Social é reconhecido com honrarias da Casa durante última solene de 2025
Em noite de plenário lotado, a Casa Legislativa de Caruaru encerrou as atividades solenes de 2025 com a entrega do título de cidadão e da medalha “Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo” ao senhor Carlos Eduardo Braga Farias, secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. As homenagens foram iniciativas dos vereadores Bruno Lambreta e Mano do Som, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo secretário ao longo dos anos, tanto no âmbito estadual quanto na espera municipal, uma vez que Braga também ocupou pasta na gestão municipal de Caruaru.
O momento solene reuniu amigos e familiares do homenageado, assim como autoridades e representantes de entidades, como: Raissa Braga - Presidente da FUNASE de Pernambuco e os vereadores Anderson Correia e Galego de Lajes. Também estiveram presentes Adilsom Carlos – Secretário de Assistência Social de São Vicente Ferrer; Maura Aguiar - Secretária de Assistência Social de Bom Jardim; Cecílio Teotônio - Secretário de Assistência Social de Sairé; Clovis Dias - Secretário de Assistência Social de Santa Cruz; os ex-vereadores de Caruaru: Nelson Diniz e José Luis da Silva. Os membros da Secretaria de Assistência Social do Estado: Andreza Pacheco - Secretária executiva de assistência social; Anna Karla - Chefe de gabinete; Luis Fábio - Secretário executivo de Gestão; Felipe Medeiros - Secretário executivo de combate à fome; Yury Ribeiro - Secretário executivo de políticas sobre drogas.
Em seus discursos, os propositores narraram a trajetória do homenageado, citando a grande contribuição do trabalho que desenvolve com o avanço da cidade de Caruaru. O propositor da medalha, o vereador Mano do Som, disse: "Hoje essa Casa vive um momento especial ao conceder estas honrarias a um homem público cuja trajetória é marcada pelo compromisso com o serviço público, pela responsabilidade e respeito à coisa pública". Bruno Lambreta, que propôs o título, usou a tribuna para expor sua admiração ao homenageado. "Além da sua capacidade administrativa, é sua capacidade de ser humano. O conhecimento é importante para a gente evoluir e amadurecer, mas se o sentimento não vier junto, não vale nada", citou Bruno.
No momento reservado para homenagens, fizeram suas considerações o vereador Anderson Correia, a senhora Rita de Cássia Braga - esposa do homenageado, e também o secretário executivo estadual de políticas sobre drogas, o senhor Yury Ribeiro. Com discursos emocionados e de admiração, todos mencionaram a capacidade de trabalho do secretário Carlos Braga. "Carlos Eduardo Braga Farias tem a sua história registrada, em serviços que mudam a realidade e deixam marcas profundas na vida das pessoas, sobretudo, daquelas que estão nas periferias e nas áreas mais vulneráveis no nosso chão", reconheceu Yury. A esposa, Rita de Cássia, narrou parte da trajetória do secretário, apontando o alicerce familiar e religioso que moldaram a vida do homenageado. "Carlos Eduardo percebeu a importância de valorizar o cuidado com o próximo, oferecendo seu melhor, fazendo uma diferença significativa na qualidade de vida de todos ao seu redor, uma pessoa rara, que ultrapassa qualquer papel e cargo", finalizou.
Finalizando a solene, o novo cidadão teve a oportunidade de agradecer e expor seus sentimentos pela homenagem. "