Parlamento Caruaruense realiza sessão marcada por homenagem à CDL e conquista de mutirão de perícia do INSS

por Núcleo de Comunicação — publicado 04/12/2025 23h26, última modificação 04/12/2025 23h26
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL) recebeu moção de aplausos do Poder Legislativo municipal
Parlamento Caruaruense realiza sessão marcada por homenagem à CDL e conquista de mutirão de perícia do INSS

Foto: Vladimir Barreto

A sessão ordinária desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Caruaru, foi iniciada pelo presidente, Bruno Lambreta (PSDB), com um minuto de silêncio em memória de Orlando José da Silva, assessor parlamentar do vereador Hugo Leonardo Chaves (PODE) e servidor da Casa, falecido em acidente automobilístico na tarde de hoje. Os vereadores João Neto (PSD) e Mano do Som (PDT) registraram suas condolências em plenário.

Conquista de mutirão de perícias do INSS

O vereador Mano do Som (PDT) relatou sua ida ao Ministério da Previdência Social, em Brasília, onde foi recebido pelo ministro Wolney Queiroz. O parlamentar trouxe boa notícia: segundo o despacho do Departamento de Perícia Médica Federal, as perícias serão realizadas em regime de mutirão, duas vezes por mês, na agência da previdência de Caruaru. O parlamentar comemorou o atendimento ao pleito e afirmou que a medida é essencial diante da longa espera enfrentada por quem aguarda a aposentadoria.

Homenagem pelos 60 anos da CDL Caruaru

Atendendo à solicitação do vereador Anderson Correia (PP), o Poder Legislativo concedeu voto de aplausos pelos 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), reconhecendo sua contribuição ao comércio, à economia local e ao desenvolvimento do município.

O presidente da CDL, Rossini Batista, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, participaram da sessão, assim como o vice-presidente da FCDL Pernambuco, Adjar Soares Silva.

O vereador Anderson Correia realizou a entrega da Moção de Aplausos a instituição, representada por Rossini Batista, que destacou, em sua fala na tribuna, o papel histórico da CDL como fruto da união de comerciantes visionários e reforçou que os 60 anos representam “inspiração para seguir adiante com mais determinação e sucesso”. A iniciativa recebeu elogios do vereador Silvio Nascimento (PL), que ressaltou sua experiência no ativismo empresarial.

Infraestrutura urbana e rural 

Na tribuna, o vereador Raminho Xavier (PSD) apresentou requerimento ao Executivo, através do secretário de Urbanismo e Obras, Andrews Melo, solicitando a construção de uma praça pública na Rua Euclides Leite, no bairro Pinheirópolis. Segundo o parlamentar, trata-se de uma demanda antiga dos moradores, que aguardam um espaço adequado de convivência e lazer, classificado como uma medida de “efetivação de direitos fundamentais”.

O vereador João Neto (PSD) relatou avanços na zona rural, destacando melhorias nas estradas, construção de novas rodagens e barreiros, além da utilização de equipamentos adequados. Ele reforçou que a maior demanda dos moradores é justamente pela manutenção das vias.

Já o vereador Delegado Lessa (Republicanos) expôs um problema de esgoto a céu aberto na escadaria do Monte Bom Jesus, um dos principais cartões-postais de Caruaru. Ele exibiu vídeo da situação e relatou acidentes e desconforto para moradores, além de trazer relatos de populares afirmando que a Compesa estaria realizando apenas “maquiagem” no local. 

Pedidos de informação: vereadores cobram respostas adequadas do Executivo

Lessa também reforçou críticas sobre respostas insuficientes a pedidos de informação encaminhados ao Executivo, tema inicialmente levantado pelo vereador Gil Bobinho (PSB). Segundo os parlamentares, a prefeitura tem enviado respostas genéricas aos pedidos realizados pelo Parlamento.

Gil Bobinho (PSB) também mencionou seu pedido sobre o número de funcionários públicos contratados e prestadores de serviço, relatando que muitos trabalhadores estariam sendo convidados a migrar para o regime terceirizado, o que, segundo ele, é negativo por retirar direitos como férias e 13º salário.

Novas Propostas

João Neto ainda retomou o assunto das multas de Caruaru, reforçando a importância de maior sinalização nos radares, a partir da instalação de dispositivos luminosos e sonorizadores que alertem os condutores com antecedência. Delegado Lessa considerou as propostas positivas e disse que ficará satisfeito caso sejam implantadas.

O vereador Silvio Nascimento (PL) destacou seu Projeto de Lei voltado ao atendimento psicológico nas escolas, propondo equipe composta por profissionais e estagiários qualificados para oferecer escutas regulares, identificar precocemente problemas emocionais, garantir acolhimento adequado e capacitar professores, dentre outras medidas. O parlamentar destacou que a proposta não cria novos cargos, mas moderniza a legislação e reconhece a urgência do tema saúde mental no ambiente escolar.

Este foi o resumo da 69ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. A próxima Sessão Ordinária foi convocada para a terça-feira, (9), excepcionalmente, às 16h30. A Casa reforça o convite para que a população continue acompanhando os trabalhos pelos nossos canais oficiais, garantindo informação clara, segura e sempre alinhada ao interesse público.