Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Reunião conjuntas das comissões discute projeto encaminhado pelo Executivo

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 12/09/2019 09h35, última modificação 13/09/2019 12h35
As comissões se reuniram para deliberar, em conjunto, sobre alguns Projetos de Lei, requerimentos e indicações na manhã desta quinta-feira (12).
Reunião conjuntas das comissões discute projeto encaminhado pelo Executivo

Foto: Vladmir Barreto

A Sala das Comissões vereador Wanderley Oliveira recebeu na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, reunião conjunta das comissões para debater alguns projetos de lei e indicações. Estiveram presentes representantes das Comissões de Ética Parlamentar; Finanças e Orçamento; Legislação e Redação de Leis e Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Para o líder do governo, vereador Bruno Lambreta (PDT), a reunião serviu para esclarecer algumas questões e discutir projetos importantes. “Foi muito proveitosa a reunião, todas as matérias colocadas em destaque foram aprovadas na Comissão. Os pareceres feitos pela comissão jurídica foram aprovados e as matérias seguiram para a discussão no plenário. O projeto que ganhou maior projeção durante a reunião foi o 8.347, enviado pelo Executivo e que propõe a modificação na estrutura administrativa”, enfatizou ele.

O vereador Pb. Andrey Gouveia (PATRI) falou um pouco sobre como foi a reunião e também ressaltou a discussão sobre o PL proposto pelo governo. “Nós discutimos, como é de costume, alguns requerimentos e indicações que dizem respeito às demandas do município e também estivemos apreciando alguns Projetos de Lei que denominam escolas, ruas, praças. Além do projeto principal do Poder Executivo, que foi analisado e votado, que modifica a estrutura organizacional administrativa”, concluiu. 

O PL que dispõe sobre uma modificação na estrutura administrativa da prefeitura trata de uma reestruturação de cargos comissionados, entre a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru – URB, Fundação de Cultura e a Secretaria de Administração Pública do Município.

A Lei foi aprovada nas comissões e segue para o plenário para ser votada pelos parlamentares da Casa. Após a validação do legislativo, vai para a sanção da Prefeita Raquel Lyra.

Câmara realiza licitação para a contratação de materiais de informática

por Núcleo de Comunicação — publicado 11/09/2019 09h30, última modificação 11/09/2019 12h46
A aquisição vai auxiliar na montagem da TV Web e também na organização de mais espaços para os novos contratados.
Câmara realiza licitação para a contratação de materiais de informática

Foto: Vladimir Brito

Nesta quarta-feira (11) a Câmara Municipal de Caruaru realizou mais um processo de licitação. Desta vez, o objetivo foi a aquisição de material permanente eletrônico de informática, dentre eles: computadores de mesa e portáteis, tipo Notebooks; roteador e Switch; periféricos e insumos de informática.

Para o pregoeiro da Comissão de Licitação, Valter Costa, a aquisição vai auxiliar na montagem da TV Web e também na organização de mais espaços para os novos contratados.

“Estamos adquirindo o material que vamos precisar para a montagem definitiva da Tv Web da Câmara, alguns computadores para áreas administrativas e já que nós estamos prestes a receber mais servidores oriundos do concurso e colocar em funcionamento a Tv e Rádio Câmara”, disse ele.

 Todo o processo licitatório pode ser acompanhado ao vivo no Facebook da Câmara.

Tribuna: Veja os destaques da reunião ordinária realizada nesta terça-feira (10)

por Núcleo de Comunicação — publicado 10/09/2019 17h00, última modificação 11/09/2019 08h07
Os alunos do Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos visitaram às dependências da Casa e acompanharam toda a Sessão no plenário.
Tribuna: Veja os destaques da reunião ordinária realizada nesta terça-feira (10)

Foto: Vladimir Barreto

A 53° Sessão Ordinária foi realizada nesta terça-feira, 10 de setembro, na Câmara Municipal de Caruaru e reuniu os parlamentares no intuito de debater e aprovar projetos de lei, requerimentos e indicações que propõem favorecer a cidade de Caruaru. Confira os destaques da fala dos parlamentares que utilizaram a tribuna.

Situação do Demóstenes Veras:

Através de vídeo, o vereador Sérgio Siqueira (Avante) mostrou a situação do Bairro Demóstenes Veras. Nas imagens, uma moradora cobra ações do Poder Executivo em relação aos buracos, falta de calçamento e saneamento na localidade. “Precisamos cobrar providências do Executivo no que diz respeito ao Bairro Demóstenes Veras. O local está abandonado. Estamos aqui trazendo esse vídeo para mostrar o trabalho que o gabinete itinerante vem fazendo na cobrança desse tema”, reitera o parlamentar.

Novo presidente do PT Caruaru:

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) foi até a tribuna para falar sobre a eleição interna do Partido dos Trabalhadores em Caruaru, realizada no último domingo (8). Ele mencionou a importância dessa eleição para o seu partido, parabenizando o novo presidente do partido, Léo Bulhões, que foi eleito com 375 votos contra 194 da chapa encabeçada por Adilson Lyra. Além disso, o petista afirmou estar numa nova fase para o PT. “Uma nova condição ao PT, um partido que possa opinar nas construções da cidade de Caruaru”, disse Daniel.

Ordenamento do trânsito para evitar multas:

O vereador Rozal do Divinópolis (PRTB) mostrou insatisfação com procedimento dos guardas municipais, que não orientam os motoristas da forma adequada, o que pode acabar gerando multas. Relatou uma situação que aconteceu na Rua Floriano Peixoto - Bairro Nossa Sra. das Dores - onde existem paradas da zona azul, porém não tinha funcionário nenhum trabalhando, fazendo com que os carros que estavam estacionados fossem multados por falta de instrução. “Primeiro se orienta, não se pode chegar multando os caruaruenses assim. Não é dessa forma que se trabalha, multando todo mundo de Caruaru”, disse o parlamentar.

Trabalho Conjunto:

O vereador Ranilson Enfermeiro (PDT) relatou a situação de solicitações feitas por ele na comunidade Barra de Taquara em Caruaru, destacando que sempre trabalhou em conjunto com a colega parlamentar Zezé Parteira (PV), não havendo necessidade de disputas entre eles. “Gravei um vídeo naquela localidade, comemorando o início e entrega de obras que eu solicitei através de requerimento na Câmara. Independente de qualquer coisa, eu atuo junto com a Vereadora Zezé, já que quem ganha com isso é a população”, destacou.

Visita de estudantes do Colégio Santa Maria dos Anjos:

O vereador Duda do Vassoural (PRTB) e o petista Daniel Lula Finizola (PT) parabenizaram os alunos do Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos pela visita às dependências da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e ressaltaram a importância dos futuros eleitores conhecerem mais sobre a Casa e os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Os alunos acompanharam toda a Sessão no plenário.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara.

Diocese de Caruaru e Dom Dino Marchió recebem homenagem na Câmara Municipal

por Núcleo de Comunicação — publicado 06/09/2019 08h45, última modificação 06/09/2019 12h55
Na ocasião, a Diocese recebeu a medalha de Honra ao Mérito Padre Antônio Jorge Guerra. A propositura é de autoria do vereador Lula Torres (PSDB), que entendeu a necessidade de reconhecer a contribuição religiosa e social dada pela Diocese ao município de Caruaru.
Diocese de Caruaru e Dom Dino Marchió recebem homenagem na Câmara Municipal

Fotos: Vladimir Barreto

A noite da última quinta-feira, 5 de setembro, foi de festividade e clima de harmonia da Casa Jornalista José Carlos Florêncio com a solenidade em homenagem aos 70 anos da Diocese de Caruaru. Na ocasião, Dom Bernardino Marchió representou a Diocese e recebeu a medalha de Honra ao Mérito Padre Antônio Jorge Guerra. A propositura é de autoria do vereador Lula Torres (PSDB), que entendeu a necessidade de reconhecer a contribuição religiosa e social dada pela Diocese ao município de Caruaru.

O propositor falou um pouco da relação que construiu ao longo de sua vida com a Diocese e a gratidão que sente pelo Bispo Dom Dino, a quem carinhosamente chama de amigo.
“Pra mim, a Diocese é muito importante. A minha igreja é algo muito importante na minha vida, tudo de bom que eu tenho a minha igreja me ajudou a construir e me ajuda todo dia a preservar. Eu agradeço todos os dias a Deus por estar na igreja e ter esse convívio muito bom com as pessoas da igreja. Eu não queria falar da Diocese como instituição, queria falar da Diocese na minha vida, no meu interior. Quero agradecer de coração por esse momento e dizer que gratidão não se paga, gratidão é algo que a gente carrega no coração, leva com ele e não deixa mais”, disse ele.

Estiveram presentes na solenidade membros da Diocese, padres e amigos do homenageado. Também estiveram o Desembargador Évio marques, representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Monsenhor Olivaldo, vigário geral da Diocese e Diretor do Colégio Diocesano de Caruaru, e o reitor da Asces Unita, Paulo Muniz.

Dom Dino esteve à frente da Diocese de Caruaru por 16 anos, como Bispo. Atualmente, exerce a função de Administrador Apostólico da entidade e contou como se sente com relação a esta homenagem prestada pela Casa. “Estou muito agradecido a Deus por tudo aquilo que ele me deu e também a este povo de Caruaru, porque aqui eu me senti em casa. Passei todos esses anos tentando renovar a nossa Diocese de Caruaru. Agora a Diocese com mais de 70 anos, está caminhando, está se renovando sempre e eu terminei, estou terminando a minha missão mas agradeço a todos”, encerrou Dom Dino.

TRIBUNA: Abastecimento de água na Zona Rual volta a ser assunto no plenário

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/09/2019 09h40, última modificação 05/09/2019 12h58
Excepcionalmente hoje a Reunião Ordinária foi realizada pela manhã, devido a homenagem que será prestada na noite desta quinta-feira a Diocese de Caruaru.
TRIBUNA: Abastecimento de água na Zona Rual volta a ser assunto no plenário

Fotos: Vladimir Barreto

Os vereadores debateram sobre projetos de lei, requerimentos e indicações na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro. Entre as pautas está o requerimento de autoria do presidente da Casa, Lula Torres (PSDB), que dispõe sobre voto de aplauso concedidos à Rádio Cultura do Nordeste, em alusão aos seus 61 anos de existência.

Melhorias no ponto de ônibus que fica localizado em frente ao hospital Mestre Vitalino (HMV), foi a solicitação do vereador Heleno Oscar (PATRI). Já o vereador Leonardo Chaves (PDT) é autor de um requerimento para viabilizar a construção de uma praça com brinquedos na Vila de Terra Vermelha.


Água começa a chegar na Zona Rural

Na tribuna o vereador Galego de Lajes (PSD) agradeceu o empenho da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na autorização da chegada do abastecimento de água na Zona Rural de Caruaru. Na semana passada a Casa discutiu, através de uma Audiência Pública, a suspensão do abastecimento em comunidades do Segundo Distrito e o debate foi proposto pelo vereador Galego de Lajes. “Quero agradecer, do fundo do coração, a todos que nos ajudaram a fazer aquela audiência pública. Ao vereador Lula torres, presidente desta casa, que desde o início nos ajudou e deu todo apoio e também agradecer aos vereadores que compareceram. Foi de uma relevância enorme para a nossa cidade e para o povo da Zona Rural. Eu acredito que foi realmente determinante para que a Compesa reavaliasse a decisão que tinha tomado”, disse ele.

Os vereadores Marcelo Gomes (PSB) e Edjailson da Carú Forró (PRTB) também agradeceram o empenho da Compesa em resolver essa demanda.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, também usou a tribuna para falar sobre o abastecimento de água e aproveitou a ocasião para citar o encontro entre a prefeita Raquel Lyra e o governador Paulo Camara. Entre as demandas do município apresentadas pela prefeita estava o abastecimento no Segundo Distrito, além do pedido de exclusividade do 4º Batalhão para o município de Caruaru e a solicitação dos recursos que estão atrasados para a saúde.

A reunião pode ser assistida na íntegra através da página no Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: confira os principais assuntos debatidos na reunião de hoje (3)

por Núcleo de Comunicação — publicado 03/09/2019 15h30, última modificação 05/09/2019 11h00
Os vereadores Daniel Lula Finizola (PT) e Tafarel (PATRI) subiram à Tribuna para debaterem assuntos importantes.
Tribuna: confira os principais assuntos debatidos na reunião de hoje (3)

Fotos: Vladimir Barreto

Quarenta e quatro proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações entraram em votação na Sessão Ordinária desta terça-feira, 3 de setembro, na Câmara Municipal de Caruaru.

Agradecimento e cobrança:

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) fez um apelo à Prefeitura de Caruaru em relação as estradas do Bairro Luiz Gonzaga. Segundo ele, as ruas estão com buracos e calçamentos destruídos. Porém, afirmou que após uma conversar com o Secretário de Obras de Caruaru, Rodrigo Miranda, uma equipe da prefeitura já foi ao local para resolver toda a situação.

O petista ainda falou sobre as obras da requalificação da Rua 15 de Novembro, no Centro. Ele destacou que não há trabalhadores no local e as obras estão paradas. “Gostaríamos de entender porque a obra está parada. O cronograma não foi cumprido e não houve diálogo com comerciantes, taxistas e mototaxistas que trabalham na 15”, pontuou Daniel.

Mais um campo municipal:

O parlamentar Tafarel (PATRI) usou a tribuna para falar sobre a semana movimentada, após reuniões produtivas com Diogo Bezerra, Secretário de Finanças, e Rodrigo Miranda, Secretário de Obras. De acordo com ele, a conversa rendeu novidades, uma delas é de que três ruas do Bairro São João da Escócia serão contempladas com calçamento.

O edil também comemorou o estudo para a construção de campo municipal, no mesmo terreno onde irá funcionar a creche do Bairro Nova Caruaru, que teve ordem de serviço assinada está semana pela Prefeita Raquel Lyra. “Este é o segundo campo municipal que solicito e a prefeita prontamente entendeu a importância de mais um equipamento esportivo para a nossa comunidade”, disse.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, acesse: Poder Legislativo de Caruaru.

Comissões aprovam projeto orçamentário da Casa

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 03/09/2019 12h15, última modificação 03/09/2019 16h05
Após aprovação do texto base nas comissões competentes, o projeto segue para a votação em plenário, na tarde desta terça-feira (3).

As Comissões de Legislação e Redação de Leis e de Finanças e Orçamentos se reuniram na manhã de hoje, 3 de setembro, para votar a Lei de Orçamento da Câmara Municipal para o exercício de 2020. A pauta se refere a previsão de gastos que o governo municipal terá com a Casa e que é analisado de acordo com as necessidades do Poder Legislativo, entre salários e despesas em geral.

O Pb. Andrey Gouveia (PATRI), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, explica que além da votação de hoje os vereadores analisaram uma emenda proposta pelo vereador Daniel Lula Finizola (PT). “Mais uma vez, em reunião em conjunto com as Comissões, estivemos analisando o Projeto de orçamento da Câmara Municipal de Caruaru. E apresentando também uma emenda que destina orçamento para a Escola do Legislativo Ministro Fernando Lyra - a ESCOLEGIS”, disse ele.

Após aprovação por unanimidade da emenda e também do texto base nas comissões competentes, o projeto segue para a votação em plenário, na tarde desta terça-feira.

Suspensão de água na zona rural é pauta de audiência pública

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/08/2019 09h45, última modificação 03/09/2019 16h04
O debate reuniu vereadores, secretários do município e integrantes da Compesa. Além de mobilizar moradores da zona rural que vieram acompanhar de perto da discussão.
Suspensão de água na zona rural é pauta de audiência pública

Fotos: Vladimir Barreto

Com a galeria lotada de populares, a Câmara Municipal de Caruaru deu início, na manhã desta sexta (30), a audiência pública que tratou da suspensão de água na zona rural. A proposta da audiência partiu do vereador Galego de Lajes (PSD), que foi sensível ao clamor da população e mobilizou entidades e autoridades na tentativa de sanar os prejuízos que a população tem enfrentado com a escassez de água.

Estiveram presentes os secretários municipais Rodrigo Miranda - de Obras - e Bruno Franca - de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural; Mário Heitor - gerente Regional da Compesa; Cleber Alexander - coordenador da Defesa Civil de Caruaru; Mauro Lacerda - gerente de Programas Especiais e coordenador do PSA Ipojuca; Érica Brasil - coordenadora do meio ambiente e articuladora social da Compesa. Além dos vereadores: Bruno Lambreta (PDT), Cecílio Pedro (MDB), Daniel Lula Finizola (PT), Edjailson da Caru Forró (PRTB), Edmilson do Salgado (SEM PARTIDO), Heleno Oscar (PATRI), Leonardo Chaves (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Pb. Andrey Gouveia (PATRI), Pierson Leite (PSD), Ranilson Enfermeiro (PDT), Rozael do Divinópolis (PRTB) e Sérgio Siqueira (AVANTE).

O debate iniciou com a fala de Mauro Lacerda, que apresentou o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) - tema já debatido anteriormente pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB). Programas, trabalhos e ações de desenvolvimento realizadas pelo projeto também foram mostrados aos presentes.

Na tribuna, o propositor da audiência mostrou sua indignação pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o apoio do mesmo a população da Zona Rural. “Eu vi em 2016 e 2017 muitas pessoas da Zona Rural deixar de comprar seu próprio alimento para comprar água em caminhões pipa. Então eu acredito que esse ano não irá acontecer isso pois vamos conseguir que a Compesa coloque a água nas torneiras da população”, disse.

O Gerente Regional da Compesa, Mário Heitor, deu parecer técnico, afirmando que não é possível alterar o rodízio do abastecimento da água, pois isso poderia atrapalhar a chegada da água nas torneiras da população. Contudo, garantiu que esse problema da zona rural será passageiro, já que em 2020 eles iniciarão duas grandes obras. “A gente não vai mais estar com esse tipo de problema na zona rural e nem na cidade, pois estamos buscando água na Paraíba. Caruaru não precisará mais mandar água para Santa Cruz do Capibaribe”, declarou Mário Heitor.

Rodrigo Miranda, Secretário municipal de Obras, disse estar tendo conversas constantes com a Compesa, visando a melhoria do abastecimento.

Toda Audiência Pública pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara.

Câmara rende homenagem a quatro artistas plásticos do Alto do Moura

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 29/08/2019 08h00, última modificação 03/09/2019 16h07
Humberto Botão, Regina Lúcia, Ed Bernardo e Shivo Araújo tiveram seus trabalhos reconhecidos através da propositura do vereador Daniel Lula Finizola
Câmara rende homenagem a quatro artistas plásticos do Alto do Moura

Foto: Vladmir Barreto

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 28 de agosto, sessão solene que concedeu o título de cidadania ao artista plástico Humberto Botão e entrega da Medalha de Honra ao Mérito "Mestre Vitalino" à Regina Lúcia e aos ceramistas Ed Bernardo e Shivo Araújo. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Caruaru através da propositura do vereador Daniel Lula Finizola (PT) e contou com a presença de diversas pessoas ligadas à produção cultural de Caruaru. 

O propositor da homenagem usou a tribuna para enaltecer o trabalho dos ceramistas e artista plástica e mencionou a falta de incentivo do governo para produções artísticas e culturais. “É com alegria imensa que hoje entregamos esse título ao Senhor Botão e as medalhas aos artistas plásticos. A gente tem tanta gente boa e muitas vezes não é dada a devida importância a esse povo. O quanto se produz de arte, teatro, música, cinema e literatura. Que a gente possa refletir o quanto é importante esse campo que valoriza e abrilhanta a nossa cultura nordestina”, encerrou Daniel. 

Os artistas homenageados agradeceram ao reconhecimento vindo da Casa, ao vereador Lula Tôrres (PSDB) e ao vereador Daniel Lula Finizola, pelo apoio à cultura. “Caruaru é um celeiro de artistas. Essa homenagem não só vai para nós três, mas para todos os artistas, familiares, amigos e admiradores da arte”,  disse Shivo Araújo.

Na ocasião, algumas das obras dos honrados foram expostas na área externa da Câmara, com o objetivo de divulgar o trabalho e a cultura local.

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Combate ao trabalho infantil é discutido na Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 28/08/2019 09h10, última modificação 03/09/2019 15h17
A conversa surgiu da visita dos magistrados Paulo Alcântara, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, e José Fernando, juiz titular da Vara da Infância em Caruaru, ao presidente da Casa.
Combate ao trabalho infantil é discutido na Câmara

Fotos: Vladimir Barreto

O presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB), juntamente com o líder do governo, o vereador Bruno Lambreta (PDT), receberam na manhã desta quarta (28) os magistrados Paulo Alcântara - Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e Gestor do Programa Regional de Combate ao Trabalho Infantil, e José Fernando - juiz titular da Vara da Infância em Caruaru. O encontro teve o objetivo de tratar sobre a criação de normas e procedimentos que visam combater o trabalho infantil e estimular a aprendizagem no município de Caruaru.

O desembargador vem desenvolvendo o trabalho de conscientização há anos e trouxe para a Capital do Agreste a proposta com o intuito de ganhar força e ter o apoio dos poderes Executivo e Legislativo nesta luta constante pelas criança e adolescentes. “Temos que focar na proteção à criança e ao adolescente para termos um país bem mais desenvolvido. Combatendo essa cultura em que os pais mandam elas para trabalhar, alegando que é melhor estar trabalhando do que roubando”, enfatizou Paulo Alcântara.

Criar condições favoráveis para evitar que a criança esteja fora da escola é a base da discusão, tendo o intuito de elaborar uma legislação sobre o tema trabalho infantil. “Constituir essas normas legais e orientar as crianças que é errado o trabalho infantil, que é muito melhor estarem na escola para ter um futuro melhor através do estudo e ensino”, disse José Fernando.

O vereador Lula Torres se mostrou sensível a causa e prometeu dar total apoio as ações de elaboração e aprovação das normas para o combate ao trabalho infantil. “É necessário que a criança se prepare para o futuro. E não é levando a criança para trabalhar que vamos conseguir isso”, pontuou o presidente.

Câmara contrata empresa de Comunicação através de licitação

por Núcleo de Comunicação — publicado 28/08/2019 08h25, última modificação 28/08/2019 12h09
Câmara contrata empresa de Comunicação através de licitação

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio selecionou, na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, uma pessoa jurídica para prestação de serviços de produção e exibição de conteúdos audiovisuais para TV Web e Rádio Web da Casa. O processo licitatório aconteceu na sala das Comissões e reuniu toda a equipe de licitação da Casa.

Das empresas que se interessaram pelo edital, apenas uma compareceu ao certame para concorrer à vaga: a "M.F. Gonçalves de Lima ME (Conteúdo e Comunicação)”. O valor inicial cobrado por eles foi de R$ 133.980 reais. Após a rodada de lances, abertura da habilitação e toda análise, a firma presente saiu vencedora da licitação, propondo um valor final de R$ 133.000 reais, economizando para a Câmara R$ 1.000 do valor inicial proposto de R$ 134.000.

“Além de oferecer um bom valor a ser pago pela Câmara, precisamos de pessoas que façam um bom serviço na Casa”, enfatizou Valter Costa, pregoeiro e gestor do Controle Interno da Casa.

Todo o processo licitatório pode ser acompanhado no Facebook da Câmara.

Tribuna: Falta de água na Zona Rural é discutida durante reunião desta terça (27)

por Núcleo de Comunicação — publicado 27/08/2019 19h45, última modificação 27/08/2019 22h50
Tribuna: Falta de água na Zona Rural é discutida durante reunião desta terça (27)

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou mais uma Sessão Ordinária. Na ocasião, foram apresentadas 45 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações. Debates importantes foram abordados, confira quais foram as principais pautas da reunião:

Falta de água na Zona Rural

O vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) suscitou o assunto mais discutido ultimamente nas reuniões: a falta de água Zona Rural. O parlamentar mencionou a situação do Segundo Distrito, localidade que sofre a escassez e onde existem muitas famílias e crianças que estão passando por severas dificuldades diante do desabastecimento de água. “Esse Poder Legislativo não pode cruzar os braços, os vereadores precisam se unir em relação a isso”, disse.

Bruno Lambreta (PDT), Sérgio Siqueira (Avante), Edjailson da Caru Forró (PRTB), Duda do Vassoural (PRTB) e mais vereadores também se manifestaram sobre a suspensão no abastecimento da água na Zona Rural.

Falta de ambientes para a população praticar atividades físicas

O vereador Marcelo Gomes (PSB) usou a tribuna para tratar da falta de locais para a população praticar atividades físicas na cidade. O parlamentar ainda citou sobre o fato da Avenida Agamenon Magalhães ser fechada apenas aos domingos e feriados, impossibilitando os cidadãos de praticarem exercício na via nos outros dias da semana.

Descaso nas estradas de Terra Vermelha e proximidades

Já o vereador Leonardo Chaves (PDT) mostrou indignação ao exibir imagens sobre o descaso em que se encontram as estradas de Terra Vermelha e proximidades. Com as fortes chuvas as vias estão danificadas, causando transtorno para moradores e alunos que não conseguem chegar até a escola. O pedetista lembrou das obras que começaram no local no período chuvoso e que acabaram piorando ainda mais a passagem das pessoas. O decano da Casa pede um calçamento digno para comunidade e uma construção mais organizada. “Não precisa ser engenheiro para saber que se não fizer canaletas de um lado e do outro da estrada, o asfalto não vai prestar”, pontuou. Por fim, ele agradece e diz que conseguiu os tubos para a construção de uma passagem molhada no Baixio, local próximo de Terra Vermelha.

Ajustes de requalificação no mercado de carne

O Líder do Governo, Bruno Lambreta (PDT), foi à tribuna para falar dos ajustes no projeto de requalificação no mercado de carne. A prefeitura foi sensível aos comerciantes do ramo, acatando as opiniões, e alterando propostas no projeto inicial, sem mexer com quem já trabalha de segunda a sexta no local.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara.

Vereadores pedem solução para problemas estruturais na Avenida Brasil

por Núcleo de Comunicação — publicado 26/08/2019 08h50, última modificação 26/08/2019 12h45
Vereadores pedem solução para problemas estruturais na Avenida Brasil

Foto: Prefeitura de Caruaru

A falta de estrutura na Avenida Brasil, localizada no Bairro Universitário, em Caruaru, é motivo de reclamação de moradores e condutores da cidade. Os problemas na avenida não param de aparecer e com as últimas chuvas os problemas já existentes na via, como buracos e desníveis, se agravaram. A falta de reparo de uma das principais artérias do município prejudica quem precisa se locomover na região, pois faz a conexão para várias localidades da cidade, como os bairros São João da Escócia, Luiz Gonzaga e o Salgado, um dos mais populosos de Caruaru.

Na Câmara Municipal a avenida é pauta constante dos vereadores, que só em 2019 apresentaram cerca de oito requerimentos pedindo reparos, recapeamentos e a duplicação da via. Na última semana, os vereadores Tafarel (PATRI) e Leonardo Chaves (PDT) usaram a Tribuna para pedir melhorias do local. “Tá virando meme e uma vergonha para o município de Caruaru a situação da Avenida Brasil,  uma coisa imoral, descaso total. Eu como vereador preciso e vou fazer minha parte, que é fiscalizar e cobrar para a melhoria dos lugares”, disse o vereador do PATRI.

Já o vereador do Partido Democrático Trabalhista relembrou que a Avenida Brasil foi construída durante a gestão do Governador Miguel Arraes e que de lá pra cá tem sido uma voz para que a via passe por reparos. “A luta com aquela avenida é antiga. Já colocamos diversos requerimentos pedindo ao Poder Público que tome uma atitude, pois não dá mais para transitar por ali. Tem que ajeitar o asfalto, se fazer a paralela, que já foi projetada há muito tempo. E resolver a situação com os condomínios que avançaram com os terrenos, é importante que se tome alguma providência”, destacou o edil.

Parlamentares como Cecílio Pedro (MDB), Moysés Santos (PATRI) e Edjailson da Caru Forró (PRTB) também solicitaram melhorias na via através de proposituras.

Na última quarta-feira (21), equipes da Secretaria de Obras e Urbanismo (SEURB) da Prefeitura de Caruaru começaram obras de reparo na avenida, que será beneficiada com serviços de drenagem, recuperação e substituição de base, além de recapeamento asfáltico. A secretaria também irá colher o material para realizar estudos que vão fornecer dados necessários para o dimensionamento da solução para o trecho. No local, o executivo deu inicio a Operação Tapa Buraco, tendo como objetivo recuperar o maior número de vias danificadas, seguindo sempre um cronograma semanal, planejado de acordo com as necessidades emergenciais de cada bairro.

Tribuna: destaques da sessão ordinária da Câmara de Caruaru desta quinta-feira (22)

por Núcleo de Comunicação — publicado 23/08/2019 07h45, última modificação 23/08/2019 10h49
Tribuna: destaques da sessão ordinária da Câmara de Caruaru desta quinta-feira (22)

Fotos: Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, a Casa Legislativa jornalista José Carlos Florêncio recebeu a assistente social Gláucia Galindo, representante do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), que apresentou aos vereadores as ações do Mc Dia Feliz 2019. A iniciativa de trazer Gláucia para a sessão foi da vereadora Zezé Parteira (PV). De acordo com a assistente social, no próximo sábado (24), quem comprar um Big Mac em qualquer unidade do Mc Donald’s estará ajudando as instituições que tratam de crianças com câncer em todo o Brasil. Em Caruaru, o projeto ajuda as crianças e jovens assistidos pelo NACC.

CASA ROSA

O vereador Marcelo Gomes (PSB) usou a tribuna para mostrar fotos da chamada “Casa Rosa”, localizada no Parque 18 de Maio. De acordo com o pessebista, o Poder Executivo fez um processo licitatório para reformar o local, assim como o Mercado de Farinha e o Mercado de Carne, mas nada ainda foi feito. “A Casa Rosa era conhecida como a chácara de Manoel de Freitas, fundador da ACIC. Aquele local precisa de um destino, já que carrega tanta história”, afirmou Marcelo.

Chuvas e estradas

Esta semana a Prefeitura de Caruaru iniciou a operação “tapa-buraco” na Avenida Brasil, no Bairro Universitário. Durante seu discurso, o vereador Leonardo Chaves (PDT) comemorou o início das ações, lembrando que é preciso tomar providências efetivas. “A Prefeitura começou a tapar os buracos da Avenida Brasil, que eu e outros vereadores já falamos aqui, e amenizou a situação. Mas é preciso que se tome uma atitude definitiva na localidade”, enfatizou.

Saneamento em pauta

O vereador Edjailson da Caruforró (PRTB) chamou atenção para um debate, através de audiência pública proposta por seu gabinete, e que pretende pedir explicações a Compesa sobre a situação do saneamento básico em Caruaru. De acordo com ele, é preciso que a companhia hídrica tome atitudes em relação ao saneamento da Capital do Agreste.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara.

Remir Freire é homenageado com título de cidadania na Câmara Municipal

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 22/08/2019 12h10, última modificação 22/08/2019 12h47
Natural de Fortaleza, o jornalista adotou Caruaru como nova morada há 2 anos e desde então tem construído relação de muito trabalho e afeto pela Capital do Agreste
Remir Freire é homenageado com título de cidadania na Câmara Municipal

Foto: Vladmir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou na noite da última quarta-feira, 21 de agosto, Sessão Solene de entrega do título de cidadania caruaruense ao jornalista Remir Freira. Natural de Fortaleza, o apresentador do ABTV adotou Caruaru como nova morada há 2 anos e desde então tem construído relação de muito trabalho e afeto pela Capital do Agreste. O reconhecimento partiu do gabinete do vereador e 1º secretário Ricardo Liberato (PDT). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Lula Tôrres, que foi secretariado pelo propositor. 

O autor da propositura comentou que o homenageado é merecedor do título pela sua trajetória ampla e de fundamental importância no jornalismo da cidade e região, tendo sempre muita ética, amor, disciplina e responsabilidade pelo seu trabalho, desenvolvendo suas atividades através de um dos instrumentos que garante aos cidadãos o acesso à informação e conhecimento dos fatos. “Essa ideia de oferecer a Remir Freire essa solene surgiu pelo profissional e pessoa que ele é. Ele faz brilho no rádio e na TV. Este poder fica muito enaltecido porque são pessoas como Remir que nós devemos ter em Caruaru, profissional à altura, responsável e que desenvolve sua profissão com muito respeito”, enfatizou Ricardo Liberato.

A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado. Estiveram presentes: o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego de Caruaru, Francisco Reginaldo; Alexandre Henrique, Presidente do Rotary Club Caruaru; o Gerente Comercial da TV Asa Branca, Flávio Lira; a Editora Chefe do AB TV 2ª Edição, Elane Andreza; o colunista da CBN Caruaru, Pedro Henrique; e o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT), Douglas Costa. Os vereadores Daniel Lula Finizola (PT) e Bruno Lambreta (PDT) também estiveram presentes na Casa, prestigiando o evento.

A esposa do jornalista, Lara Freire, não poderia ficar de fora da entrega do título, dizendo: “Eu fico muito feliz e orgulhosa em saber que meu marido está recebendo esse título que foi tão esperado. Remir está trilhando o caminho dele e sendo reconhecido, logo ele que gosta tanto de Caruaru. Escolhemos criar nossos filhos aqui, já estamos até comprando uma casa para ficarmos raízes da cidade. Receber esse título o deixou muito feliz e alegre”, disse. 

O homenageado fez seu discurso demonstrando toda gratidão que sente ao município pelo acolhimento recebido desde que chegou na Capital do Agreste. “Primeiro é uma conquista profissional, coroando aí um trabalho que a gente está realizando há aproximadamente dois anos aqui na cidade e em toda região do Agreste. Mas também é uma conquista pessoal, pois Caruaru é a cidade que de fato escolhi para viver e morar. Eu e minha esposa estamos morando aqui e hoje fazemos muitos planos para a cidade de Caruaru. Então eu fico extremamente feliz e sem palavras em alguns momentos para descrever o que significa Caruaru para mim", disse Remir.

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: conheça as pautas abordadas durante sessão ordinária desta terça-feira (20)

por Núcleo de Comunicação — publicado 20/08/2019 17h15, última modificação 20/08/2019 20h18
Tribuna: conheça as pautas abordadas durante sessão ordinária desta terça-feira (20)

Foto: Vladimir Barreto

A tarde desta terça-feira, 20 de agosto, foi de muito debate na Câmara Municipal de Caruaru com a primeira votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020. O PL apresentado com emendas dos parlamentares foi aprovado por maioria durante a sessão.

Abastecimento interrompido na zona rural

Na tribuna, o vereador Galego de Lajes (PSD) chamou atenção para a situação do abastecimento de água na zona rural de Caruaru, demonstrando preocupação de que algumas localidades não estariam sendo abastecidas pela empresa de água do estado - Compesa. Além disso, reclamou sobre a suspensão no abastecimento, alegando não ter havido aviso prévio à população. "Como vereador, farei o meu papel para que a situação se resolva. Não medirei esforços para que a população da zona rural tenha água novamente nas torneiras. É inadmissível que isso esteja acontecendo”, destacou.

O vereador Bruno Lambreta (PDT) também falou sobre o assunto na tribuna. De acordo com ele, é necessário que a Casa e os vereadores se unam em prol da situação. “Precisamos ser bairristas nesse sentido, pedir ao Governo do Estado, independente de situação ou oposição, e tentar resolver o mais rápido possível", defendeu.

De acordo com o vereador Marcelo Gomes (PSB), a Compesa deverá vir à Câmara, através de propositura apresentada por ele, para explicar o que tem acontecido com o abastecimento de água na região rural. “A Compesa está construindo a Adutora do Capibaribe que trará água da Paraíba para abastecer aquela região. E essa não é uma obra que é rápida”, disse Marcelo, lembrando ainda que os mananciais de Jucazinho e Tabocas não possuem volume para prover água.

Atraso no pagamento de artistas do São João de Caruaru

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) usou a tribuna para tratar sobre o atraso no pagamento do cachê de artistas que se apresentaram no São João de Caruaru deste ano. “A pessoa vai lá, toca, presta o serviço, faz a festa, faz a alegria, e, quando a festa acaba, o que esses artistas caruaruenses precisam é que o dinheiro esteja na sua conta. Infelizmente, a gente sempre tem essa situação”, apontou.

Sobre o assunto, o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo na Câmara, afirmou que em contato com setores responsáveis da Prefeitura de Caruaru, o pagamento desses artistas deverá ser providenciado o mais rápido possível.

Situação da Avenida Brasil

Os vereadores Tafarel (PATRI) e Leonardo Chaves (PDT) usaram a tribuna hoje para falar sobre os buracos na Avenida Brasil, no Bairro Universitário. De acordo com ambos, a situação está muito agravada e é preciso que haja uma resolução.

“Já comuniquei ao Secretário de Obras, Rodrigo Miranda, a própria Prefeita, e estou aqui fazendo o meu papel de fiscalizar, para que a situação da Avenida Brasil tenha uma providência”, cobrou Tafarel.

Já Leonardo Chaves lembrou que a Avenida Brasil foi construída durante a gestão do Governador Miguel Arraes, e que de lá pra cá tem sido uma voz para que a via passe por reparos. “A luta com aquela avenida é antiga. Já apresentamos diversos requerimentos pedindo ao Poder Público que tome uma atitude, pois não dá mais para transitar por ali”, disse.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, acesse: Poder Legislativo de Caruaru.

Reunião conjunta das Comissões Parlamentares analisa emendas da LDO

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 16/08/2019 13h10, última modificação 16/08/2019 13h10
Os vereadores analisaram, junto ao corpo jurídico da Casa, as emendas parlamentares que serão incluídas no projeto de lei.
Reunião conjunta das Comissões Parlamentares analisa emendas da LDO

Foto: Vladmir Barreto

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, reunião conjunta das Comissões Parlamentares de Orçamento e Finanças e Legislação e Redação de Leis com o objetivo foi discutir as emendas propostas pelos vereadores ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O projeto, que foi enviado pelo Executivo Municipal, trata das metas e prioridades financeiras do poder público para o ano de 2020.

Os vereadores presentes analisaram, junto ao corpo jurídico da Casa, as emendas parlamentares que serão incluídas na LDO. Estiveram presentes representantes das duas comissões, entre eles: Pb. Andrey Gouveia (PATRI), Daniel Lula Finizola (PT) e Pierson Leite (PSD), integrantes da Comissão de Legislação e Redação de Leis. Além destes,  Bruno Lambreta (PDT) e Rozael do Divinópolis (PRTB), membros da Comissão de Orçamento e Finanças. O vereador Fagner Fernandes (AVANTE), presidente da Comissão de Meio Ambiente, também esteve presente. A reunião contou com a presença de Daniel Barbosa, assessor contábil e representante do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM).

Ao todo, 14 emendas foram apresentadas e o analista jurídico da Câmara, Anderson Victor, explicou como é feita a avaliação: “A análise é objetivamente legalista. Então as metas têm que ter previsão no Plano Plurianual (PPA) e têm que estar previstas pelo menos no eixo temático que foi proposto pelo Poder Executivo. A análise que a Comissão fez das metas oferecidas pelos vereadores se pautou nestas duas situações", esclareceu o servidor. 

Já o presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, o Pb. Andrey Gouveia, explicou um pouco mais sobre o funcionamento das modificações propostas pelos edis. “As emendas são justamente a forma com que a população, através dos vereadores, faz as observações no que diz respeito às diretrizes e prioridades no planejamento do município. Então é importante analisarmos através do corpo técnico a constitucionalidade, que foi o que nós fizemos aqui nesta reunião”, finalizou.

As emendas que foram aprovadas seguem agora para votação em plenário e posteriormente para a sanção da chefe do Poder Executivo. 

Tribuna: acompanhe os destaques da Sessão Ordinária desta quinta-feira (15)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 15/08/2019 19h50, última modificação 15/08/2019 19h54
Tribuna: acompanhe os destaques da Sessão Ordinária desta quinta-feira (15)

Imagem: Vladimir Barreto

Na tarde de hoje, 15 de agosto, a Câmara Municipal de Caruaru promoveu mais uma importante Sessão Ordinária para debater projetos de lei, requerimentos e também indicações. Confira as principais pautas desta reunião. 

Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020

O vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, lembrou a todos os presentes sobre a importância da reunião das comissões desta sexta (16), que irá discutir sobre a LDO do ano que vem em conjunto com os vereadores que enviaram ementas. 

Comando do partido

O vereador Tafarel (PATRI) fez uso da tribuna para comemorar o comando do partido PATRI na Câmara Municipal. Ele ressaltou a importância do trabalho que é realizado em conjunto com os companheiros de legenda, que são: Pb. Andrey Gouveia, Moysés Santos e Heleno Oscar. “Somos quatro e nosso pensamento é para o bem de Caruaru. Essa missão que estou exercendo vai ser voltada a uma democracia forte, combatente e sincera junto ao poder Executivo. Nós quatro somos a base, continuamos fortes e sólidos", enfatizou.

Importância da pavimentação

A dificuldade de locomoção em alguns bairros foi o destaque do vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição. Ele enfatizou que o problema é causado pela falta de pavimentação nas vias, o que acaba se intensificando no período chuvosos.

O parlamentar citou como exemplo os bairros São José e Luiz Gonzaga, que segundo ele, possuem problemas de acesso em todas as vias. “Sem exceção, todas as vias estão com problemas. A via tida como principal, a via pela Gerdau e também a via pelo hospital Mestre Vitalino. A gente fez uma solicitação a secretária, mostramos a preocupação e a importância de que se resolva aquela situação”, disse.


Saneamento

Edjailson da Caru Forró (PRTB) solicitou, através de requerimento, a realização de uma audiência pública, em conjunto com a COMPESA e o Poder Executivo, para discutir sobre a construção de obras de saneamento em Caruaru.

 

Para assistir à sessão na íntegra, basta acessar o Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Tribuna: vereadores analisam 41 proposituras na Sessão desta terça-feira (13)

por Departamento de Comunicação Social — publicado 13/08/2019 20h40, última modificação 13/08/2019 20h44
Sustentabilidade e situação precária da Escola Técnica Estadual foram alguns pontos abordados nesta reunião.
Tribuna: vereadores analisam 41 proposituras na Sessão desta terça-feira (13)

Foto: Vladimir Barreto

Confira os principais pontos abordados na Sessão Ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 13 de agosto, na Câmara Municipal de Caruaru. Durante a reunião, foram apresentadas 41 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações.

Sustentabilidade e empreendedorismo

No inicio do primeiro expediente foi dado espaço para a apresentação do Projeto “Paper Plant”, cuja proposta é ressignificar o uso do papel que anteriormente seria descartado na natureza, transformando em tags ou cartões que recebem sementes e posteriormente podem ser plantados. A ideia surgiu das estudantes de Assistente em Administração Lilia Tenório e Raysa Liandra, sob a orientação do professor José Marcone, do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em Caruaru.

O convite para participar da reunião partiu do vereador Bruno Lambreta (PDT), que foi sensível à causa e reconheceu a importância de apoiar iniciativas desta natureza. As alunas acumulam prêmio recebido em uma feira de empreendedorismo em Londrina, no Paraná, e já estão de malas prontas para participarem de outro evento, sendo que em nível internacional. Serão as únicas representantes nordestinas no evento que acontece no final de agosto no Equador. 

Reajuste para servidores

O Projeto de Lei de N° 8261/2019 foi destaque durante a reunião e aprovado por unanimidade. Ele trata sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores da Câmara, sendo efetivos ativos, inativos e pensionistas abarcados pelo direito à paridade.

Com a aprovação em plenário, fica concedido reajuste salarial de 5% (cinco por cento) incidindo sobre os vencimentos básicos dos servidores do quadro de pessoal efetivo. No entanto, o projeto só passa a ter efeito após sanção da chefe do executivo municipal. 

Falta de estrutura em unidade de ensino 

O vereador Duda do Vassoural (PRTB) usou a tribuna para expor preocupação com as condições estruturais da Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra. Na oportunidade, o parlamentar exibiu no telão da Casa o depoimento de vários alunos e pais insatisfeitos com a atual situação do lugar.

Os presentes puderam ver através das imagens trazidas o estado da instituição de ensino, que apresenta o teto rachado, paredes caindo e péssimo acesso para as pessoas que frequentam a unidade de ensino. “Não oferece nenhuma qualidade aos alunos da nossa cidade”, disparou Duda.

Lei de Diretrizes Orçamentárias 

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) utilizou seu tempo de fala para destacar a importância da Audiência Pública que foi realizada na última segunda-feira (12). Finizola parabenizou o autor do debate, o vereador e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Bruno Lambreta (PDT), pela iniciativa de um assunto tão importante para a sociedade caruaruense.

 Más condições de unidade de saúde do Salgado

O vereador Fagner Fernandes (Avante) demonstrou insatisfação durante seu discurso quanto à precária condição do Centro de Saúde Sinhazinha, no bairro do Salgado. O parlamentar pede mais atenção e cuidado com a população que necessita daquela unidade de saúde.  

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, acesse: Poder Legislativo de Caruaru (https://www.caruaru.pe.leg.br/).

Câmara realiza audiência pública para debater orçamento municipal

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 12/08/2019 10h40, última modificação 12/08/2019 13h41
A LDO foi enviada pelo Executivo na última terça-feira (6) e deve voltar para sanção até o dia 31 de agosto.
Câmara realiza audiência pública para debater orçamento municipal

Foto: Vladmir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, audiência pública com o objetivo de debate a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2020. A lei versa sobre as necessidades e metas financeiras da Gestão Municipal para o ano seguinte, trazendo o planejamento com projeções e prioridades nos investimentos e gastos públicos.

O debate foi promovido no plenário da Casa e contou com a presença da Secretária Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão, a senhora Arissa Andrade, e do diretor do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (Cespam), o senhor Bernardo Barbosa. Além deles, também estiveram presentes vereadores e membros da assessoria jurídica da Câmara.

Durante a audiência, o diretor da Cespam explicou detalhadamente o assunto, esclarecendo aos presentes a importância da lei. “A LDO é uma legislação especial que é submetida a Câmara de Vereadores a cada ano para a elaboração, execução, mudanças e administração das cartas orçamentárias. O conhecimento sobre essa Lei é totalmente indispensável para quem quer observar, conduzir e administrar todas as questões relacionadas ao orçamento público”, explicou Bernardo.

Na oportunidade, foi apresentado planilha com as previsões das metas de receitas de orçamento para os próximos anos (2020, 2021 e 2022). A estimativa geral de receita para o ano de 2020, em relação ao dinheiro público, totalizou R$ 975.120.

A LDO foi encaminhada pelo Executivo na última terça-feira (6) e lida em plenário. De acordo com a Constituição Estadual, deve retornar para a sanção da prefeita até o último dia do mês de agosto. No entanto, o texto ainda pode receber propostas de emendas dos parlamentares até a próxima terça, 13 de agosto, antes de entrar para votação.

Para ter acesso ao conteúdo da audiência na íntegra, basta acessar o portal do Poder Legislativo de Caruaru, onde está disponibilizada a ata do evento ou assistir a transmissão no FACEBOOK, através do perfil oficial da instituição.

Colégio Alternativo celebra 35 anos e recebe homenagem na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 12/08/2019 05h00, última modificação 12/08/2019 14h33
Na ocasião, a diretora da instituição de ensino recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Professora Sinhazinha.
Colégio Alternativo celebra 35 anos e recebe homenagem na Câmara de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

O Colégio Alternativo comemorou 35 anos de existência recebendo homenagem na Casa Jornalista José Carlos Florêncio na noite da última sexta-feira (9). A propositura partiu do gabinete do vereador Marcelo Gomes (PSB), que na ocasião entregou a Medalha de Honra ao Mérito Professora Sinhazinha para a gestora do Colégio, a senhora Irlenilma Florêncio.  

O Vereador Marcelo Gomes (PSB) lembrou, durante seu discurso, da importância das homenagens através de medalhas de honra a instituições importantes para a construção social e que tanto contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade. “A câmara também tem essa competência, de através de medalhas, homenagear instituições e pessoas que trabalham pela nossa cidade”, enfatizou. 

A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos da homenageada, professores e alunos do Colégio Alternativo de Caruaru. Estiveram presentes: a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de PE, a senhora Laura Gomes; o assessor especial do governo do estado, o senhor Jorge Gomes; o magnífico Reitor da Asces, o senhor Paulo Muniz; e o presidente da ACIC, o senhor Luverson Ferreira. Os vereadores Lula Tôrres, Bruno Lambreta e Ricardo Liberato também  estiveram presentes, prestigiando o evento. 

A Casa foi palco de uma noite memorável e emocionante, em que funcionários, alunos e ex-alunos relembraram momentos de quando o colégio ainda se chamava Reino Infantil. A diretora da escola, a senhora Nilma Florêncio, expressou sua felicidade em receber o reconhecimento depois de tantos anos de trabalho e dedicação. “Estou muito agradecida e feliz com a propositura de Marcelo Gomes. Quero agradecer, também, a todos os pais que acreditaram sempre na proposta do Colégio Alternativo de Caruaru", disse.

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Audiência Pública debate LDO nesta segunda-feira (12)

por Núcleo de Comunicação — publicado 09/08/2019 09h55, última modificação 09/08/2019 12h57
Audiência Pública debate LDO nesta segunda-feira (12)

Fotos: Victor Vargas/ASCOM Câmara

A Câmara Municipal de Caruaru realizará nesta segunda-feira (12), às 9h, mais uma Audiência Pública. O debate será no Plenário da Casa e tratará sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2020.

A LDO é o planejamento das necessidades e metas do governo para o ano seguinte. Ou seja, ela elabora, organiza e executa as prioridades da Gestão Municipal para que o dinheiro público não saia do controle.

Estarão presentes membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara; Secretário da Fazenda Municipal; Secretário de Planejamento de Gestão e Orçamento e  Membros do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM).

A LDO foi enviada pela Prefeitura e lida no Plenário  na última terça-feira (6). A Casa tem a obrigatoriedade de devolver o texto, com emendas, até o dia 31 de agosto.

Novas regras para as eleições municipais são pauta de evento da Alepe em Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 08/08/2019 15h00, última modificação 12/08/2019 15h44
O curso reuniu políticos e assessores na tarde da última quinta (8) e tratou sobre pontos como o fim das coligações partidárias.
Novas regras para as eleições municipais são pauta de evento da Alepe em Caruaru

Foto: Vladmir Barreto

Caruaru recebeu a segunda edição do curso promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre as novas regras para as eleições municipais de 2020. O evento aconteceu na tarde desta quinta, 8 de agosto, e trouxe palestras ministradas por nomes como: o desembargador Delmiro Campos - diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, o secretário Henrique Oliveira e o advogado Marcelo Cumaru.

Vereadores, futuros candidatos e assessores também participaram do evento, que foi uma iniciativa da Escola do Legislativo (Elepe) em parceria com a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). E contou com o apoio da Escola do Legislativo Ministro Fernando Lyra, da Câmara Municipal de Caruaru, cujo presidente é o vereador Daniel Finizola. 

As novas regras abordadas durante o evento tratam sobre pontos importantes para o pleito eleitoral, como transparência no uso de recursos financeiros da campanha, o fim das coligações partidárias e mudanças na propaganda eleitoral.

Para o presidente da CMC, o vereador Lula Tôrres (PSDB), Caruaru é uma região forte e que todos os vereadores estão vivenciando o que aprenderam através da escola do Legislativo Pernambucano. “Nós somos agentes políticos e já que vamos mais uma vez estar juntos com a população em busca do voto, em busca de mais um mandato, nós precisamos estar bem preparados para tudo isso. Quem ganhou com isso foram todos os vereadores que participaram deste importante debate”, concluiu. 

Tribuna: Saiba quais foram os principais assuntos tratados na 44ª Sessão Ordinária

por Núcleo de Comunicação — publicado 08/08/2019 12h00, última modificação 12/08/2019 13h44

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio deu inicio na manhã desta quinta-feira (8) a 44ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Durante a reunião, foram apresentadas 51 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações que entraram em votação.

Entre os temas abordados, o vereador Fagner Fernandes (Avante) deu ênfase para a lei que foi apresentada pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP), e posteriormente aprovada no Senado Federal. O projeto cria natureza jurídica para os animais, isso quer dizer que a partir de agora os animais ganham mais uma defesa jurídica em caso de maus tratos, já que não mais serão considerados coisas, mas seres passíveis de sentir dor ou sofrimento emocional. “Os animais não poderão mais ser considerados objetos ou chamados de coisa, passando a ser considerados animais que tem sentimentos. A justiça vai correr mais rápido para as pessoas que desrespeitam a natureza animal, e a pessoa que cometer o ato criminoso contra o animal vai responder conforme a lei”, disse o vereador.

O vereador Duda do Vassoural (PRTB) falou sobre a preocupação com os trabalhadores e a importância dos novos projetos na cidade, como a implantação de novas lâmpadas de LED e a pavimentação das ruas na zona urbana e rural, que com a nova gestão estão a todo vapor.

As indicações para que o Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA) seja nomeado Campus Prof. Mariano Aragão; as melhorias no sinal de telefonia móvel para o Andorinhas, Demóstenes Veras e Residencial Xique Xique foram algumas das matérias da Ordem do Dia.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada ao vivo no Facebook da Câmara, acesse: Poder Legislativo de Caruaru.

Comunicado: Sessão Ordinária desta quinta (8) irá começar mais cedo

por Núcleo de Comunicação — publicado 07/08/2019 16h00, última modificação 07/08/2019 16h03

A Câmara Municipal de Caruaru informa que a Sessão Ordinária desta quinta-feira (8) irá começar mais cedo, às 9h. A reunião que começa sempre às 16h, teve sua mudança no quadro de horários em virtude ao evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), que irá abordar as novas regras para as eleições de 2020.

Tribuna: confira os destaques da 43° Sessão Ordinária

por Núcleo de Comunicação — publicado 07/08/2019 09h30, última modificação 07/08/2019 10h13

Nesta terça-feira, 6 de agosto, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou mais uma Sessão Ordinária para analisar e votar projetos de lei, requerimentos e indicações. Entre os PLS apresentados, estavam o projeto que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020 do Município, a LDO, além da propositura de autoria do vereador Fagner Fernandes (Avante), que trata sobre a obrigatoriedade de filmagens e transmissões ao vivo - via internet, de sessões públicas de licitações.

Transparência nas contratações e compras

Na tribuna, o vereador Fagner Fernandes ressaltou a importância do Projeto de Lei Nº 8268, que trata das licitações. “Eu acho justo que nesse momento a gente possa apresentar a esta Casa um Projeto de Lei que traz cada vez mais transparência para o Poder Público", defendeu.

Direito das mulheres em pauta

Já o vereador Moysés Santos (PATRI) falou sobre o Requerimento de Nº 1362, que viabiliza a criação da Patrulha Maria da Penha junto à guarda municipal de Caruaru. “Vou estar lá amanhã nessa entrega da viatura da patrulha Maria da Penha, que eu tenho certeza que vai desempenhar um papel muito importante aqui na nossa cidade, valorizando e protegendo as mulheres”, disse.

Apresentação da LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de autoria do Poder Executivo, foi apresentado nesta terça-feira. Segundo o Departamento Jurídico da Câmara, deverá receber emendas dos vereadores nos próximos dias, dentro do prazo estabelecido pelo regimento. Além disso, será analisada pelas comissões da Casa antes de ir a votação em plenário.
A Lei de Diretrizes estabelece quais serão as metas e prioridades no que diz respeito aos gastos do município para o ano seguinte.

Câmara outorga cidadania caruaruense ao Chefe de Polícia de Pernambuco

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 05/08/2019 10h55, última modificação 13/08/2019 13h22
A propositura do vereador Sérgio Siqueira reconhece o esforço do senhor Joselito Kehrle do Amaral à frente da Polícia Civil do estado.
Câmara outorga cidadania caruaruense ao Chefe de Polícia de Pernambuco

Foto: Vladmir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu na noite da última sexta-feira, 2 de agosto, solenidade para a outorga do título de Cidadão Caruaruense ao delegado e Chefe da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, o ilustre senhor Joselito Kehrle do Amaral. A homenagem partiu do gabinete do vereador Sérgio Siqueira, que na ocasião secretariou o presidente da Casa - o vereador Lula Tôrres - na condução dos trabalhos.  

O propositor usou a tribuna para traçar o perfil do delegado, expondo aos presentes toda admiração que sente e gratidão a Casa por ajudá-lo no reconhecimento do trabalho desenvolvido por Joselito Kehrle à frente da Polícia Civil do estado. "É com enorme satisfação que esta Casa defere hoje a sua mais alta comenda ao senhor Joselito Kehrle, com o título de cidadão caruaruense. Este profissional, ao longo de sua carreira, tem contribuído de forma admirável pela segurança pública do nosso estado. Sempre se dedicou a contribuir na estruturação e fortalecimento das instituições policiais, buscando aprimoramento da gestão policial do estado", pontuou o vereador Sérgio Siqueira. 

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. Estiveram presentes as seguintes autoridades: o Deputado Estadual e Delegado de Polícia, o senhor Erick Lessa; o delegado e subchefe de Polícia, o senhor Neemias Falcão; os delegados Bruno Vital, Francisco Souto Maior, Lenise Valentim da Silva, Victor Freitas, Salustino Albuquerque, Nelson Souto, José Rivelino e Sérgio Moura. Além do Coronel Alexandre Meneses, Comandante da Dinter I da Polícia Militar. 

Na ocasião, o Deputado Estadual e colega de profissão do homenageado, o senhor Erick Lessa, fez discurso em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo Chefe de Polícia de PE. "O senhor Joselito Kerhle conduz brilhantemente a instituição. Os números mostram quem é a Polícia Civil de Pernambuco na atual gestão", enfatizou o deputado.  

Durante sua fala, o Chefe de Polícia e homenageado da noite demonstrou gratidão pelo reconhecimento recebido na Câmara. "Meu propósito é trazer para o cidadão pernambucano a segurança que ele merece como destinatário final de todas as nossas ações. E neste momento eu me sinto cidadão caruaruense graças a esse gesto da Câmara, e isso muito me honra. Eu agradeço a Sérgio e ao demais vereadores", afirmou o delegado Joselito Kerhle. 

A solenidade pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru

 

Homenageado 

O senhor Joselito Kehrle do Amaral nasceu em 12 de novembro de 1969, em Recife/PE. É casado com Patrícia Quental Feitosa, pai de Heitor Feitosa Kehrle do Amaral e Valentina Quental Kehrle do Amaral. Atualmente ocupa o cargo de Chefe da Polícia Civil do Estado de Pernambuco. Já ocupou outros cargos de destaque como Diretor de Polícia Especializada; Diretor de Polícia Metropolitana; Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa; Delegado Seccional da 16ª Área Integrada de Segurança de Pernambuco; Delegado Regional da 8ª Delegacia Regional de Polícia de Pernambuco; Delegado Distrital de Igarassu; Delegado Municipal de Carpina; Delegado Municipal de Chã Grande; Delegado Municipal de Feira Nova.

Também possui experiência na área de ensino, destacamos: Docente da Pós Graduação em Perícia Forense pela UNIBRA – Centro Universitário Brasileiro; Docente da Academia Nacional de Polícia - Departamento de Polícia Federal – Ministério da Justiça, na disciplina Investigação de Homicídios; Docente da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco, em "Atos de Desenvolvimento e de Conclusão do Inquérito Policial nos Crimes contra a vida" para Promotores de Justiça, com atuação no Tribunal do Júri; Docente da Academia Integrada de Defesa Social do Estado de Pernambuco em Investigação Policial e Local de Crime. Sua formação acadêmica demonstra vasto conhecimento na área de Segurança, onde realizou cursos de Pós-graduação, Especializações e Doutorado, inclusive fora do País. 

Câmara é palco de programação para marcar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga

por Núcleo de Comunicação — publicado 02/08/2019 18h10, última modificação 07/08/2019 12h04
Na ocasião, quatro compositores caruaruenses receberam homenagens por suas contribuições à cultura local.

A Câmara de Vereadores recebeu nesta sexta-feira, 2 de agosto, evento realizado pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru para marcar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga. A programação começou com uma oficina de ritmos no Museu do Barro, mas a abertura oficial aconteceu na Casa Legislativa com a presença de grandes nomes da cultura caruaruenses, como: Maestro Mozart Vieira, Sebastian Silva, Renilda Cardoso, Gilvan Neves, Arari Marrocos e Onildo Almeida - compositor da música “A Feira de Caruaru”, uma das muitas músicas compostas por ele e gravadas pelo Rei do Baião.

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, o também secretário municipal Rubens Júnior, lembrou o significado de um ícone como o Rei do Baião. “Eu acho que a gente tem que homenagear Gonzaga os 365 dias do ano, esse é o presente e o legado que ele deixou e o reconhecimento que Caruaru dá a Gonzaga”, disse.

A programação contou com uma palestra do pesquisador Ademário King sobre o legado de Luiz Gonzaga, depoimentos dos artistas e homenagens aos compositores gravados pelo artista, a exemplo de Zé Marcolino autor de Sala de Reboco representado pela filha Fátima Marcolino, Janduhy Finizola, representado pelo filho, o vereador Daniel Finizola, Nelson Barbalho representado pela filha Valéria Barbalho e Onildo Almeida.

A entrega das homenagens foi feita pelos vereadores Galego de Lajes (PSD), Daniel Lula Finizola (PT), que é autor do projeto de lei que nomeia as ruas e avenidas do bairro Luiz Gonzaga com músicas do artista, Bruno Lambreta (PDT) e Lula Tôrres (PSDB).

O presidente da Casa, Lula Tôrres, ressaltou a importância de um evento como esse, tanto para a cultura, quanto para a cidade de Caruaru. “A Câmara tem que incentivar principalmente a nossa cultura, tem que abrir as portas para o sentimento do povo e isso é que nós estamos fazendo aqui, a presidência, os vereadores, a vereadora. Esse mandato, essa legislatura tem sido muito boa para isso e eu me sinto muito feliz em estar fazendo parte de tudo isso que está acontecendo aqui nessa cidade”, disse ele.

A programação foi encerrada com a transmissão ao vivo do pátio da Casa Jornalista José Carlos Florêncio do programa ‘Tarde Sertaneja’ da Rádio Cultura comandada pelo radialista e gerente de cultura de caruaru Hérlon Cavalcanti.

Presidência da Câmara recebe representantes da Uninassau Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 02/08/2019 11h55, última modificação 02/08/2019 11h55

O presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PSDB) recebeu na manhã desta sexta-feira (02) representantes da Faculdade Maurício de Nassau - Uninassau afim de propor uma parceria entre a Casa e a universidade.

Estiveram presentes a professora e coordenadora do curso de Direito, Teresa Tabosa, Marcelo Ferreira que é consultor comercial da faculdade e também o professor e advogado Luiz Ferreira Tôrres Neto.

A reunião foi produtiva e outras informações serão divulgadas em breve.

Após recesso, vereadores analisam mais de 90 proposituras

por Núcleo de Comunicação — publicado 01/08/2019 22h45, última modificação 01/08/2019 22h46

Após o recesso, os vereadores voltam ao plenário nesta quinta-feira (01) para discutir projetos de lei, requerimentos e indicações no inicio dos trabalhos do segundo semestre de 2019.

A 42º Sessão Ordinária se iniciou com a fala do Presidente da Casa, Lula Tôrres (PSDB) saudando a todos pela volta do segundo semestre do período ordinário e convidando o vereador Leonardo Chaves (PDT) para fazer a leitura do Salmo, como de costume.

O Vereador Sérgio Siqueira (Avante), foi o primeiro a usar a tribuna, ele relembrou que o recesso é apenas para as reuniões ordinárias e destacou que é justamente nesse período que se sente mais próximo das comunidades, porque as visitas são intensificadas e também fez um apelo para que o Poder Público Municipal dê mais atenção a feira dos importados que vem passando por dificuldades por causa de gambiarras de fios de energias instaladas próximo aos bancos, “tem fios lá enrolados nos boxes, e os boxes são todos metálicos, então as pessoas correm sérios riscos de receberem descargas elétricas e quem sabe até levar a morte alguma daquelas pessoas que comercializam ou que compram naquela localidade”, contou ele.

Já o vereador Ranilson Enfermeiro (PDT) foi incisivo ao pedir melhorias para alguns bairros de Caruaru, que estão passando por dificuldades por falta de assistência, de acordo com ele, por parte do Poder Executivo. A vereadora Zezé Parteira (PV) também fez uso da tribuna para esclarecer algumas questões referentes ao residencial Luiz Bezerra Torres já estão sendo solucionadas.

No dia do retorno das atividades legislativas, os edis analisaram cerca de 90 proposituras.

Ações do documento