Câmara Municipal realiza 70ª Sessão Ordinária com balanço de obras, segurança pública e demandas da população

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 09/12/2025 22h13, última modificação 09/12/2025 22h13
Parlamentares destacam anúncios do Governo do Estado, cobram melhorias locais e registram homenagens em sessão marcada por pluralidade de temas
Câmara Municipal realiza 70ª Sessão Ordinária com balanço de obras, segurança pública e demandas da população

Fotos Vladmir Barreto

A 70ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caruaru reuniu discursos que abordaram investimentos estaduais, infraestrutura urbana e rural, segurança pública, cobranças do Executivo e registros de homenagem. 

A sessão também celebrou os 30 anos de atuação de Fabiano Bezerra da Silva (Bira Setenove) responsável por manter viva a cultura do hip-hop na cidade. A homenagem aconteceu por  iniciativa do Vereador Júnior Letal.

Na ocasião, o artista utilizou a tribuna para agradecer a moção de aplausos e reforçar o papel transformador da cultura na juventude e do hip-hop como ferramenta de educação, identidade e transformação social, reforçando a importância de políticas públicas que deem continuidade ao trabalho cultural na cidade.

Segurança pública e obras anunciadas pelo Estado

Os investimentos apresentados pela governadora Raquel Lyra durante visita à cidade foram destaque em várias falas.

Bruno Lambreta, presidente da Casa, ressaltou anúncios como o novo Batalhão Especializado (BIESP), o agrupamento do Corpo de Bombeiros, obras de acesso ao Matadouro e ao Autódromo, além da futura sede da UPE. O vereador celebrou o avanço de demandas antigas. Em concordância com o presidente da casa, o vereador João Neto reforçou a importância da nova sede do BIESP para a qualidade de trabalho dos policiais, citando alojamentos, estrutura do canil e melhores condições operacionais, na mesma sintonia Thiago Macaco destacou o impacto do batalhão no combate a crimes especializados, mas reiterou pedido urgente de melhorias na estrada de Peladas.

Infraestrutura viária e riscos à população

A situação das estradas e acessos mobilizou diferentes parlamentares. Jorge Quintino classificou como “histórico” o conjunto de obras estaduais, citando a retomada de investimentos após anos de paralisações. Galego de Lages expressou forte preocupação com a retirada das lombadas eletrônicas na BR-104, especialmente em Lajes, relatando acidentes frequentes e pedindo reinstalação urgente pelo DNIT. Raminho Xavier registrou avanço de obras na zona rural como o início das 42 casas do Minha Casa Minha Vida Rural e a análise de terreno para um novo cemitério. Thiago Macaco reforçou a necessidade de sinalização e segurança na região de Peladas.

Cobranças ao Executivo Municipal

Anderson Correia além de destacar e parabenizar as ações do Poder Executivo Municipal e Estadual, chamou atenção para a falta de respostas de algumas secretarias a requerimentos da Câmara. Ele citou ruas em situação crítica, problemas de esgoto e unidades de saúde com manutenção pendente, defendendo que o Legislativo ecoa as demandas do povo e precisa ser atendido com seriedade.

Aeroporto: vereadores cobram providências

Mano do Som alertou para a situação do Aeroporto de Caruaru, mostrando imagens de muros baixos, buracos e acesso livre de animais e crianças e classificou o cenário como “tragédia anunciada”, cobrando ações imediatas da ANAC, do Governo do Estado e do Governo Federal. O delegado Lessa reforçou a necessidade de alinhamento institucional para garantir segurança.

Homenagens e registro de pesar

Hugo Leonardo Chaves fez um pronunciamento bastante emocionado em homenagem a Orlando, servidor efetivo do Poder Legislativo, falecido recentemente. O edil destacou seu legado de entrega, solidariedade e dedicação ao trabalho.

Debate sobre Compesa e questionamentos à concessão

Encerrando os pronunciamentos, Gil Bobinho apresentou críticas ao processo de concessão da Compesa, mencionando possíveis divergências nos dados de saneamento do edital, impactos tarifários e diferença entre anúncios e entregas efetivas. O vereador defendeu maior transparência.

Encerramento

A reunião plenária  registrou a pluralidade de opiniões e pautas que atravessam a rotina legislativa. A próxima sessão foi convocada para quinta-feira (11), a partir das 16h - com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 22.2 e Youtube). 

Convidamos ainda a população a acompanhar os trabalhos do Legislativo pelas nossas redes sociais, pelo site oficial da Instituição. A sua participação fortalece a democracia e aproxima ainda mais a Casa do Povo das necessidades da nossa cidade.