Câmara entrega sua maior comenda ao CREA Pernambuco
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta segunda-feira (8), solenidade para entrega da Medalha de Honra ao Mérito José Rodrigues de Jesus, a maior comenda da Casa, ao CREA Pernambuco, que celebra 91 anos de atuação na fiscalização e regulamentação das profissões de engenharia, agronomia e geociências no Estado. A instituição foi representada pelo seu presidente, o engenheiro civil Adriano Antônio Lucena.
O vereador Lula Tôrres e Paulinho (PSDB), autor da homenagem, ressaltou o papel histórico e social do Conselho, destacando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a garantia de serviços técnicos prestados por profissionais habilitados. Ele também lembrou o primeiro presidente do CREA-PE, engenheiro Lauro Borba, e celebrou o trabalho conduzido atualmente por Adriano Lucena, enfatizando a importância do Conselho na construção de um futuro melhor para a população.
O engenheiro civil Aerton Nepomuceno, diretor administrativo do CREA-PE, reforçou o simbolismo das nove décadas de atuação. Segundo ele, “são nove décadas de trabalho incansável em defesa da sociedade”, com valorização profissional e promoção de um crescimento seguro. Aerton destacou ainda que Caruaru é testemunha direta do impacto do CREA no desenvolvimento regional, apontando a cidade como uma referência em expansão no Agreste.
O 2º vice-presidente do CREA-PE, engenheiro civil Tácito Quadros Maia, também exaltou Caruaru, descrevendo-a como uma cidade que “respira trabalho, inovação e possui uma identidade cultural forte”. Ele agradeceu ao presidente Adriano Lucena pela gestão, especialmente pelo fortalecimento institucional, pela aproximação com a sociedade, universidades e órgãos públicos e privados, e pela interiorização das ações do Conselho.
Já o engenheiro civil Marcelo Tabatinga Lopes, diretor-geral da mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, ressaltou o protagonismo pernambucano, sendo um dos três primeiros CREAs do país, criados em 1934 (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco) reforçando também a tradição de vanguarda do estado.
A secretária de Políticas para as Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco, que também fez uso da fala e ocupou a mesa diretora ao lado do propositor, do homenageado e do presidente da Casa, apontou o impacto dos investimentos em infraestrutura na cidade e seu papel para atrair novos empreendimentos, destacando o crescimento do município nos campos da engenharia e da agronomia.
Já o presidente da Câmara, vereador Bruno Lambreta (PSDB), enalteceu a iniciativa apresentada por Lula, destacando sua trajetória e representatividade na Casa. O decano da Casa ter feito a proposta, com toda a história dedicada a Caruaru e a este poder, pontuou Lambreta, traz um grande brilho a solenidade. Além disso, lembrou: "A medalha que leva o nome do fundador de Caruaru é nossa maior honraria e ganha ainda mais representatividade com esta entrega”.
Encerrando a solenidade, o presidente do CREA-PE, engenheiro civil Adriano Antônio Lucena, refletiu a trajetória quase centenária da instituição. “O que era o CREA lá em 1933? O que era o Brasil? A engenharia, a medicina, o direito… O mundo pela frente", expressou. Nós fomos construindo, às vezes a passos largos, às vezes mais curtos, mudando caminhos, mas não podemos mudar os princípios de uma instituição grandiosa, enfatizou Lucena. O engenheiro agradeceu a todos os presidentes que o antecederam, destacando que foram eles que conduziram o Conselho até as nove décadas de existência, hoje muito próximo de completar seu primeiro século.