Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Vereadores de Caruaru voltam ao trabalho nesta quinta (1)

por Núcleo de Comunicação — publicado 31/07/2019 10h35, última modificação 06/08/2019 11h17
Como de costume, a sessão tem início às 16h no Plenário da Casa.

Os vereadores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio retomam os trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1), após o encerramento do recesso. Os parlamentares devem se reunir para mais uma Sessão Ordinária, que terá início ás 16h. Desde o dia 2 de julho a Câmara estava funcionando sem a realização das Sessões Plenárias, Sessões Solenes e Audiências Públicas. Porém, mesmo com a interrupção das atividades, alguns vereadores deram continuidade ao trabalho dentro e fora da Casa.

"Os vereadores têm cumprido bem o papel de legislar, elaborar e votar projetos, além de fiscalizar o Executivo. Continuaremos trabalhando firme nesses objetivos e esperamos que os próximos seis meses sejam de mais trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida da nossa população, que ao meu ver, tem sentido os efeitos positivos das ações que os vereadores e a vereadora tem realizado", enfatizou o Presidente da Câmara, Lula Tôrres (PSDB).

 

Moysés Santos toma posse como vereador na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 30/07/2019 19h24, última modificação 30/07/2019 19h24

 

Durante a tarde desta terça-feira (30), em cumprimento a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quando foi decretada a perda do mandato eletivo do Vereador Alberes Lopes, a Comissão de Representação do Recesso Parlamentar se reuniu no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, para dar posse definitiva ao Vereador Moysés Santos (Patriota).

“A Câmara foi comunicada oficialmente da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, e frente a isso, empossamos hoje o Vereador Moysés Santos, que anteriormente estava atuando como suplente de vereador. A Casa está cumprindo a decisão judicial” destaca o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PSDB).

Moysés Santos estava trabalhando como vereador desde janeiro de 2019, após o afastamento de Alberes Lopes para assumir cargo de secretário estadual.

Durante a reunião, como manda o regimento interno, a Casa conferiu o diploma eleitoral e declaração de bens do vereador Moysés e o declarou oficialmente vereador. “Agradeço a Deus pela oportunidade e agora estamos enfrentando novos começos, com novos desafios, cumprindo o nosso mandato com excelência” afirma o vereador Moysés Santos.

Grupo de valorização da vida visita gabinete da presidência.

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/07/2019 14h15, última modificação 30/07/2019 14h16

O presidente da Câmara Lula Tôrres (PSDB), recebeu nesta terça-feira (2) representantes do grupo “Ponto e Virgula” que realiza um trabalho com pessoas com em depressão e de prevenção ao suicídio. Eles vieram à Casa para apresentar uma proposta para que políticas públicas para esse público sejam implantadas a partir de um projeto de lei.


O representante do grupo, Betto Moura, enfatizou que Caruaru tem apresentado uma demanda crescente referente ao cuidado com a saúde mental. “Viemos apresentar o projeto ao vereador sobre a necessidade dessas políticas. A gente está vendo uma necessidade muito grande referente a pessoas com depressão. Então esse olhar é importante para evitar que elas comentam atos mais extremos, como o suicídio”, disse ele.


O presidente Lula Tôrres (PSDB) acredita que a iniciativa é de grande importância e pode ter um reflexo na sociedade. “Sentimos muita satisfação quando recebemos grupos assim, pois toda nossa vida tem que ser valorizada e respeitada. A Câmara de Vereadores tem o papel importante para ouvir essas pessoas e para encaminhar os projetos para as entidades responsáveis, no caso o poder público municipal, que envolve a secretária de ação social, educação e de saúde”, enfatizou o presidente.


O projeto Ponto e Vírgula atua no município desde 2016, os participantes são voluntários e realizam palestras de conscientização em escolas, faculdades, dia do abraço e vários outros movimentos de valorização da vida.

Evento para lembrar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga será realizado na Câmara

por Núcleo de Comunicação — publicado 30/07/2019 10h35, última modificação 30/07/2019 10h35
Evento para lembrar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga será realizado na Câmara

Fotos: Blog BLUP

A Câmara Municipal de Caruaru será palco nesta sexta-feira (02) do II Tributo ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. O evento será realizado pela Fundação de Cultura e Turismo em parceria com a Casa e com a Rádio Cultura. A programação acontecerá pela manhã no Museu do Barro com oficina de ritmos nordestinos como baião, xote e arrasta-pé.

Na parte da tarde o cenário das atividades passa a ser a Câmara de Vereadores que vai receber palestras, mesa redonda, oficinas, shows e homenagens aos compositores do Rei do Baião, como Onildo Almeida, Zé Marcolino, Juarez Santiago, Janduhy Finizola e Nelson Barbalho. Luiz Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca em Recife-PE. Em 2012, quando se comemorou os cem anos nascimento do Rei, foi lançado o filme “De Pai Para Filho”, narrando a relação conflituosa entre Gonzaga e Gonzaguinha. O artista recebeu várias homenagens em todo país.

 

Confira a programação completa do evento:

Museu do Barro:

9h - Oficina de ritmos Nordestinos com Ivson Santos – Baião, xote e Arrasta Pé.

Câmara de Vereadores:

14h - Abertura Oficial: Palestra sobre Luiz Gonzaga Três Décadas de Saudades com Hérlon Cavalcanti – Gerente de Cultura da FCTC

14h30 - Palestra com o Pesquisador Ademário King com o tema: Luiz Gonzaga e sua relação com os compositores de Caruaru.

15h - Debate cultural: O legado cultural de Luiz Gonzaga através das gerações na visão de Lucas do Acordeom, Verônica Vaz (do Trio as Fulô) e Gilvan Neves.

16h - Entrega de diploma aos compositores de Caruaru: Onildo Almeida, Juarez Santiago, (In memoriam) Nelson Barbalho, (In memorian) (Valéria Barbalho) Janduhy Finizola e Zé Marcolino, (In memoriam) (Fatima Marcolino).

17h - Exibição do programa Tarde Sertaneja da Rádio Cultura do Nordeste AM-1130 em homenagem ao Rei Luiz Gonzaga com diversas atrações locais exibido ao vivo direto da Câmara de Vereadores. Apresentação: Hérlon Cavalcanti.

Licitação é realizada nesta sexta-feira (26) na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 26/07/2019 12h40, última modificação 29/07/2019 08h39

Nesta sexta-feira (26) a Câmara de Caruaru realizou mais um processo de licitação. Desta vez, o objetivo foi fazer a contratação de material de limpeza, de expediente, copa e higiene.

O registro de preços para a aquisição desse material, tem  como objetivo repor o uso comum para o funcionamento da Casa.

O valor estimado da contratação ficou em R$ 39.000. Algumas empresas solicitaram o edital mas somente a “C C Prates Comércio e Serviços” participou da licitação.

Todo o processo licitatório pode ser acompanhado ao vivo no Facebook da Câmara, no link www.facebook.com/legislativocaruaru.

Capacitação em sistema de transparência da Câmara de Caruaru aconteceu nesta sexta (26)

por Núcleo de Comunicação — publicado 26/07/2019 12h15, última modificação 26/07/2019 12h18

A Câmara de Caruaru realizou nesta sexta-feira (26) um curso de atualização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL. Participaram da capacitação assessores parlamentares, estagiários da casa e também jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa. O presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB) deu as boas-vindas aos participantes e lembrou da importância dessa capacitação. “É pela informação que a sociedade hoje pode valorizar os instrumentos democráticos que nós temos no nosso país. Fico feliz e agradeço a Deus por estar vivendo esse momento de harmonia na casa, com a imprensa, com os assessores, os vereadores e a vereadora, enfim, com todo o corpo que rege esta casa.” enfatizou o presidente.


O programador da Câmara, Fábio Belo, especialista em Tecnologia da Informação (TI), foi o responsável por explicar o passo a passo para uma utilização mais eficaz dos recursos do sistema em funcionamento. “Para os assessores parlamentares uma das utilidades é evitar a duplicidade de requerimentos e outros tipos de proposituras, uma vez que estamos explicando como enviar esses documentos pelo sistema de forma mais eficaz. Para os comunicadores a ideia é mostrar como fazer as pesquisas no SAPL para ajudar no trabalho dele.” lembrou Fábio.


Para os comunicadores a ferramenta facilita a rotina profissional. “O processo legislativo é bem complexo e o SAPL ajuda demais na hora da apuração e consequentemente na hora de fazer as reportagens. Saber um pouco mais como usa-lo é uma grande oportunidade” disse o jornalista Mário Flávio, que participou da capacitação.


Além de garantir agilidade no processo legislativo o SAPL também foi importante na economia de gastos da casa jornalista José Carlos Florêncio, que só com uso de papel gastava por ano R$ 9.600. “Economia, transparência, tudo isso é bacana nos dias de hoje, de tanta cobrança, de tanto descredito na política, então quando você observa que tem gente querendo fazer diferente a gente tem que prestigiar e apoiar” ressaltou Risoni Santos, jornalista e assessora parlamentar.


A ferramenta ainda foi fundamental para que a Câmara de Caruaru ficasse entre as cinco casas legislativas mais transparentes de Pernambuco, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ficando a frente de munícipios importantes como Recife, Olinda e Jaboatão.

Câmara realiza licitação para a contratação na área de licitações e contratos Públicos

por Núcleo de Comunicação — publicado 23/07/2019 11h05, última modificação 23/07/2019 11h08

Foi realizado na manhã desta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Caruaru, mais um processo licitatório, com o objetivo de contratação de assistência e consultoria jurídica de licitação para a Casa.

“A Câmara tem uma comissão de licitação e essa comissão recebe a assessoria jurídica da pessoa que ganhar a licitação para que todos os processos licitatórios sejam acompanhados” disse Valter Costa, pregoeiro da Casa Legislativa José Carlos Florêncio.

 As empresas interessadas do ramo, que atenderem a todas as exigências do edital e seus anexos, deveriam comparecer na ocasião. Maria Goreti Gomes de Santana, pessoa física, foi a única que se apresentou no certame. Após toda analise, Maria saiu vencedora da licitação, propondo um valor final de R$ 93.600, economizando para a Câmara R$10.400 do valor inicial proposto de R$104.000.

 Todo o processo licitatório pode ser acompanhado ao vivo no Facebook da Câmara, no link www.facebook.com/legislativocaruaru.

Nova empresa que ficará responsável pela limpeza da Câmara foi escolhida em licitação

por Núcleo de Comunicação — publicado 22/07/2019 12h25, última modificação 22/07/2019 12h25
Nova empresa que ficará responsável pela limpeza da Câmara foi escolhida em licitação

Fotos: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru realizou na manhã desta segunda-feira (22), durante o período de recesso dos vereadores, uma licitação referente à contratação de uma empresa terceirizada para a manutenção e limpeza da Casa Legislativa José Carlos Florêncio. Com o valor estimado apresentado pela Câmara de R$59.857, o objetivo foi escolher uma empresa que fique responsável pelos serviços, cobrando o menor valor pelo período de doze meses.

A verificação das propostas foi uma das etapas presentes no processo. Na ocasião também houve a análise da documentação apresentada pelas empresas para confirmar se elas estavam devidamente habilitadas conforme as regras apresentadas em edital.

Das dez empresas que solicitaram esse edital, apenas duas compareceram para concorrer a vaga, a "Pool Recife Empreendimentos e Serviços EIRELI" e a "Dinamerica Serviços Gerais EIRELI". A Dinamerica saiu vencedora da concorrência, economizando para a Câmara R$4.177,24 do valor inicial proposto. “A Câmara que faz a licitação tem o interesse de pegar o menor preço, mas também pegar uma empresa com habilitação e habilidades para estar pronta de todas as formas e poder participar do certame.” Enfatizou o pregoeiro da Comissão de Licitação, Valter Costa.

Comissão de Representação segue atuando durante o recesso parlamentar

por Núcleo de Comunicação — publicado 19/07/2019 11h07, última modificação 19/07/2019 11h07

Durante o período de recesso na Câmara Municipal uma comissão composta por cinco vereadores segue à disposição da Casa Jornalista José Carlos Florêncio para representar o corpo parlamentar. A Comissão de Representação foi definida pelo presidente da Câmara, o vereador Lula Tôrres (PSDB), e tem como integrantes os seguintes vereadores:


Vereador Lula Tôrres (PSDB) – PRESIDENTE 
Vereador Ricardo Liberato (PDT) – MEMBRO 
Vereador Marcelo Gomes (PSB) – MEMBRO 
Vereador Pierson Leite (PSD) - MEMBRO 
Vereador Pb. Andrey Gouveia (PATRIOTA) – MEMBRO


O recesso segue até 31 de julho e no dia 1º de agosto serão retomadas as reuniões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas. Vale ressaltar que somente as reuniões e sessões estão suspensas. A Câmara continua funcionando de segunda à sexta, das 07h às 13h.

 

Vereadores ressaltam continuidade do trabalho durante recesso parlamentar.

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 18/07/2019 00h00, última modificação 29/07/2019 10h13

A Câmara Municipal de Caruaru está em recesso desde o dia 2 de julho. Deveria começar no dia 20 de junho, mas foi adiado porque alguns projetos de lei do Poder Executivo precisavam ser votados.

De acordo com a lei orgânica do município e o regimento interno da Casa, o recesso é um direito dos Vereadores, mas ele é aplicado apenas para as sessões ordinárias. As atividades nos gabinetes dos parlamentares, continua.

“Nós vamos até o dia primeiro de agosto em recesso das reuniões. Em compensação, o trabalho do vereador continua o mesmo, com as visitas às comunidades, às secretarias da prefeitura, diretorias do município, enfim, o vereador continua trabalhando do mesmo jeito, só não participando nesse período, de reuniões ordinárias", explica o presidente da Câmara, o vereador Lula Tôrres do PSDB.

Ele ressaltou também que mesmo estando em um período de recesso, os vereadores podem ser convocados pelo Poder Executivo, e estarão à disposição, caso necessário: "Se o Executivo nos convocar, para uma reunião extraordinária, nós temos que vir até a Câmara, nos reunir e interromper esse recesso."

Um dos que estavam atendendo em gabinete no momento dessa reportagem foi o Vereador Marcelo Gomes (PSB). Ele reforçou que o recesso parlamentar existe, mas que os vereadores continuam trabalhando para atender as demandas da população, já que a cidade não para o Poder Legislativo também não pode parar. O Parlamentou lembrou ainda que o período também serve para aprimorar projetos para serem apresentados no próximo semestre.
“Por alguns detalhes nós não pudemos apresentar alguns projetos antes do recesso, para isso estamos aprimorando o texto para apresentarmos no reinício do período legislativo. Contou ele.


Vale lembrar que durante esse recesso existe a Comissão Parlamentar de Representação composta por cinco vereadores que atuam para manter os trabalhos e os atendimentos normalmente. Os integrantes são: Lula Tôrres (PSDB), Ricardo Liberato (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Pierson Leite (PSD) e Pb. Andrey Gouveia (PATRIOTA). No dia 1° de agosto, já serão retomadas as reuniões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas.


A Câmara Municipal continua funcionando de segunda à sexta, das 07h às 13h.

Nota de falecimento do pai do vereador Fagner Fernandes

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 09/07/2019 12h55, última modificação 09/07/2019 12h55

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do senhor José Severino Fernandes de 62 anos, pai do vereador Fagner Fernandes.

Ele foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morreu durante a madrugada desta terça-feira (09) no Hospital Mestre Vitalino onde estava internado.

José Severino era dono do Bar do Biu, no bairro do Salgado.

A Câmara Municipal de Caruaru se solidariza com os familiares e amigos. Transmitimos nossos profundos sentimentos.

Câmara Municipal de Caruaru

Câmara realiza solenidade para homenagear Alex Monteiro

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 08/07/2019 10h35, última modificação 10/07/2019 13h42
Durante a ocasião, o ex-diretor da Destra recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Bonavith Nogueira de Carvalho
Na última sexta-feira, 5 de julho, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio foi palco para a sessão solene que prestou homenagem ao ex-diretor presidente da Destra e atual diretor de Trânsito e Transporte de Toritama, o senhor Alex Monteiro de Lima. Durante o evento, o homenageado recebeu a Medalha de Honra ao Mérito “Bonavith Nogueira de Carvalho”, cuja propositura partiu do vereador licenciado e atual secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, o senhor Alberes Lopes - durante o andamento de seu mandato.
A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado, como o prefeito de Toritama, Edilson Tavares; os secretários do município de Toritama: Rita de Cássia - secretária da Fazenda, Ana Lúcia Barbosa - secretária de Educação, e Edson Tavares - secretário de Desenvolvimento Econômico; os secretários de Infraestrutura e Finanças de Cupira, os senhores Sávio Luna e Jailson Alves; além dos vereadores da Casa, os senhores Italo Henrique e Sérgio Siqueira. 
Para o secretário Alberes Lopes, a propositura da medalha ao senhor Alex Monteiro é de grande importância, pois reconhece todo o trabalho desenvolvido pelo homenageado em benefício da sociedade caruaruense. “Estou muito feliz porque a gente reconheceu, essa Casa reconheceu o brilhante trabalho que foi feito na época que Alex passou na Destra. Todo caruaruense reconhece esse trabalho que deixa saudade por causa de tudo que ele fez por essa cidade”, destaca. 
Ainda durante o momento de homenagens, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, agradeceu pela vida do amigo e se mostrou satisfeito pelo trabalho desenvolvido atualmente pelo homenageado. “Sempre digo que a contratação de Alex foi uma excelente aquisição para a Cidade de Toritama. Estamos felizes com o trabalho desempenhado pelo nosso amigo Alex”, conclui o prefeito. 
Alex Monteiro usou a tribuna para agradecer a homenagem e pontuou que a medalha não é apenas dele, mas de todos os presentes que o ajudam a ser uma pessoa melhor e mais motivada. “Eu agradeço ao secretário Alberes pela honraria, isso nos alegra muito e aumenta ainda mais a responsabilidade, porque a partir de agora nós temos que melhorar o nosso trabalho. Precisamos tocar no coração das pessoas, eu não vejo outro caminho”, encerra Alex. 
Homenageado

Alex Monteiro de Lima é natural de Santo André, São Paulo, mas escolheu Caruaru como sua cidade do coração há mais de 20 anos. É Graduado em Gestão e Comércio pela Fafica, especialista em Mobilidade urbana e concluiu diversos cursos na área de trânsito, segurança pública, ordem social e segurança cidadã.
Todo este conhecimento e experiência fizeram com que Alex Monteiro contribuísse para o crescimento de Caruaru. Durante as duas gestões do prefeito José Queiroz, foi técnico em Defesa Civil; chefe de divisão de sinalização; gerente de fiscalização; diretor de Defesa Social; diretor de Trânsito e Transportes; chegando à presidência da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes - Destra, onde se destacou pelos diversos trabalhos realizados pela cidade. Sua dedicação e serviços prestados à Princesa do Agreste fizeram com que Alex fosse reconhecido, recebendo o título de Cidadão Caruaruense, em dezembro de 2014.

Câmara analisou mais de 1200 proposituras no primeiro semestre de 2019

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 04/07/2019 19h26, última modificação 04/07/2019 19h26

Durante o primeiro semestre de 2019 a Câmara Municipal de Caruaru foi palco para a discussão e aprovação de mais de 1.200 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações que beneficiaram o município. Só nos primeiros seis meses do ano, os parlamentares deliberaram sobre 1.244 requerimentos, 81 indicações e 134 projetos de lei.

Projeto de Lei, como o que beneficiou os mototaxistas com o aumento do tempo de vida útil dos veículos, por exemplo, marcou as decisões do semestre. Outra grande iniciativa aprovada pelos parlamentares foi a proibição do uso de canudos plásticos em Caruaru, contribuindo com a preservação do meio ambiente, projeto aprovado em unanimidade pelo plenário da Casa.

A Câmara também aprovou o aumento do piso dos agentes de saúde de Caruaru, que estava há cinco anos congelado, reajuste dos médicos, enfermeiros e o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da Destra.

 A pauta que trata sobre o bem estar animal ganhou destaque, já que agora os pets domésticos podem ser transportados nos ônibus da cidade, poupando o tempo e o dinheiro de quem não pode pagar um transporte individual.

Comissões

As comissões parlamentares também tiveram papel importante nas análises e discussões com a participação dos vereadores, o corpo jurídico e os profissionais das áreas discutidas, como sindicatos e representantes do Poder Executivo.  Foram 469 pareceres dados nos seis primeiros meses de 2019.

Transparência

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio foi destaque mais uma vez no ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ITPME (índice de transparência das Câmaras Municipais de Pernambuco), criado pelo TCE, apontou a Casa Jornalista José Carlos Florêncio como a quinta Câmara mais transparente, assim como em 2017 – ficando na frente de municípios como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

“Nós estamos com um sentimento de dever cumprido diante da sociedade de Caruaru, porque a Câmara de Vereadores não só autorizou como deu poder para o Poder Executivo, no caso a Prefeitura, de elaborar projetos e trabalhar em função da sociedade, como também vem abrindo as portas para que os sindicatos, as entidades representadas por diretorias e a sociedade como um todo, estar presente aqui na casa. Tivemos debates importantes com várias categorias" destaca o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres.

Projetos de lei do Executivo são aprovados e vereadores entram em recesso

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 02/07/2019 19h12, última modificação 02/07/2019 19h12

A implantação da escola de tempo integral e a regularização de imóveis foram aprovados por maioria na Casa Jornalista José Carlos Florêncio

Nesta terça-feira (02), a Câmara realizou a sua 41ª reunião ordinária para continuar votando projetos do Poder Executivo. Na sessão, os vereadores aprovaram por maioria os dois PL’s da pauta: o projeto de lei complementar que dispõe sobre a implantação da escola em tempo integral no município e o PL que visa a regularização de imóveis na cidade de Caruaru.

Ensino integral

O Projeto de Lei Complementar nº 83/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a implantação de escola em tempo integral no município, foi aprovado pela maioria dos vereadores. O PL trata sobre um Programa de Educação Integral que visa a ampliação das oportunidades educativas, a formação de novas habilidades e conhecimentos, através da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola, sintonizando os objetivos dessas considerações com as finalidades básicas de uma escola de Ensino Fundamental.

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, fez uso da tribuna e fez críticas ao projeto, mas pontuou que não se trata de uma opinião política e sim da construção de uma educação que deve durar anos e que não pode ser criada sem o auxílio dos profissionais pertinentes da área, que seriam os professores.

“Eu compreendo, como professor, a importância da escola em tempo integral e sou totalmente a favor. Só que quando a gente fala em escola, a gente fala em comunidade escolar e que a construção de um projeto como esse deveria ser feito em conjunto a categoria (os professores).”

O projeto foi aprovado em primeira e em segunda discussão pela maioria, com 18 votos SIM e 4 votos NÃO.

Regularização de imóveis

Além dele, a Casa também aprovou o projeto de lei complementar 60/2018 que busca organizar oficialmente critérios de regularização de imóveis irregulares do município, a fim de permitir ao proprietário a regularização da sua construção através de um procedimento especial. Em duas votações, o PLC foi aprovado pela maioria dos vereadores.

Recesso

A partir desta quarta-feira, os vereadores entram em recesso. Na prática, os edis não farão mais sessões ordinárias e extraordinárias até o retorno, no dia 01 de agosto. Contudo, o expediente da Câmara, assim como os gabinetes dos parlamentares continuam funcionando, como explica o Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB).

“Os vereadores não farão mais votações e análises de projetos até o fim do recesso, como prevê o regimento interno, mas, a sua maioria continua trabalhando nas comunidades, fazendo visitas, atendimentos e levando demandas as secretarias do município. O administrativo da Câmara continua funcionando de segunda à sexta, das 07h às 13h assim como os gabinetes dos colegas”.

Projeto de Lei sobre Programa de Educação Integral em Caruaru tem parecer favorável das Comissões

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 01/07/2019 13h06, última modificação 01/07/2019 13h06

Três comissões da Câmara de Vereadores realizaram nesta segunda-feira uma reunião conjunta para analisar mais um PL do Poder Executivo.

Participaram da reunião conjunta nesta segunda-feira (01), as comissões de Legislação e Redação de Leis, Finanças e Orçamentos e Educação, representantes do Sindicato dos Professores e Secretaria de Educação de Caruaru. O objetivo foi acompanhar a apreciação do Projeto de Lei Complementar N° 83/2019 de autoria do Poder Executivo.

O PL dispõe sobre o Programa de Educação Integral no âmbito do município e dá outras providências. Ele destaca principalmente os cargos de direção, coordenação das Escolas de Tempo Integral em relação a remuneração e atividades dos ocupantes dessas funções.

Os representantes da categoria discordaram de alguns pontos, entre eles o fato da lei prever o trabalho de voluntários em projetos pedagógicos nesses espaços. Para o vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, por conta da complexidade, o projeto deveria ser analisado com mais tempo. Já o líder do governo o vereador Bruno Lambreta (PDT) lembrou que o parecer jurídico da Câmara foi favorável ao texto.


O Projeto de lei complementar foi aprovado por dois votos a um e segue agora para primeira votação em plenário, marcada para esta terça-feira (02) às 16h.

Reajuste de profissionais de enfermagem é aprovado na Câmara

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 27/06/2019 12h11, última modificação 27/06/2019 12h11

A penúltima reunião do primeiro semestre de 2019 foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), para discutir o projeto de lei que trata sobre o aumento salarial dos profissionais de enfermagem.

Aumento para Enfermeiros

O Projeto de Lei nº 8230/2019 foi votado pelos vereadores e aprovado por unanimidade. O PL, de autoria do Poder Executivo, propõe um reajuste salarial para os profissionais de enfermagem. O aumento abrange os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Município de Caruaru, no percentual de 3,49 %, com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2019.

Uso da tribuna

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, fez uso da tribuna para destacar o cuidado que a prefeitura deve ter ao enviar projetos importantes para serem analisados pelos vereadores em pouco tempo. Ele acredita que a construção de projetos, como os que tratam da educação, por exemplo, devem ser construídos em conjunto com a comunidade pertinente ao assunto.

Na próxima semana ocorrerá uma reunião ordinária para que outros projetos do Executivo sejam analisados e só depois os vereadores entrarão em recesso.

Comissões da Câmara realizam reunião conjunta para analisar PLs do Executivo

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 26/06/2019 12h35, última modificação 27/06/2019 12h08

Nesta quarta-feira (26), uma reunião conjunta de comissões da Câmara, se reuniu para deliberar sobre projetos de lei e emendas de autoria do Poder Executivo. Estiveram reunidas as comissões de Legislação e redação de leis, Finanças e orçamentos, Saúde e assistência social, Obras, Urbanismo e serviços públicos, além das comissões de Meio ambiente e Cultura e esportes.


Aumento salarial dos profissionais de enfermagem
O Projeto de Lei nº 8.230/2019 de autoria do Poder Executivo, propõe um reajuste no salário dos servidores ocupantes dos cargos de Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Município de Caruaru, no percentual de 3,49 %, com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2019. Os vereadores analisaram e deram parecer positivo a emenda que trata do reajuste para toda a categoria.

Construções irregulares
A criação da Lei complementar nº 60/2018, busca organizar oficialmente critérios de regularização de imóveis irregulares do município, a fim de permitir ao proprietário a regularização da sua construção através de um procedimento especial. Os vereadores deram parecer positivo neste projeto, e agora o PL segue agora para votação em plenário.

Escola em tempo integral
Ainda durante a reunião, os vereadores analisariam uma emenda ao projeto de lei que trata da implantação da escola de tempo integral no município. A emenda diz respeito aos valores totais dos salários pagos aos profissionais da educação que atuarem nesta modalidade de ensino. De acordo com o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, por questões regimentais, a emenda não foi discutida e será lida em plenário já nesta quinta (27), e posteriormente analisada pelas comissões.
Contudo, o vereador líder da oposição, Daniel Lula Finizola (PT), acredita que a emenda deva ser analisada com mais profundidade, dispondo de mais tempo para correção de detalhes e também para que seja construído em conjunto com os profissionais pertinentes da área.

Sessão ordinária debate energias renováveis e reajuste para médicos

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 25/06/2019 19h05, última modificação 27/06/2019 12h09

Reajuste salarial para os médicos e também a autorização para o uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis são destaques na Sessão Ordinária desta terça-feira (25).

Energias renováveis em Caruaru

O Projeto de Lei Nº 8211/2019 de autoria do Poder Executivo que trata sobre a autorização do uso de bens públicos para a geração de energias renováveis, entrou em votação no plenário, nesta terça-feira (25). As energias renováveis são de grande importância para uma exploração limpa dos recursos naturais e também para o equilíbrio do planeta através da redução de emissões de poluentes, incluindo os causadores de efeito estufa e o aumento da segurança energética. O Brasil tem obtido grande êxito na utilização das fontes renováveis em grande escala, apresentando uma participação de renováveis de 45,5% em sua oferta de energia, enquanto a média mundial é de 13,3%. Pensando nisso a proposta visa a participação de Caruaru na utilização de recursos naturais. O PL foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda discussão e agora segue para a sanção da Prefeita Raquel Lyra.

Reajuste salarial dos Médicos

O Poder Executivo também apresentou o projeto de lei que determina um aumento salarial para os médicos efetivos e também para os contratados. O PL de Nº 8224/2019 propõe que o salário dos médicos tenha um reajuste de 6,98% sobre o salário a ser pago nos salários a partir de Julho de 2019. O Poder Executivo acredita que atender aos anseios da categoria é de grande importância para a garantia de um serviço de qualidade para a população. Cientes dessa importância os vereadores aprovaram o PL que também segue agora para a sanção do Executivo.

Nota de pesar - falecimento do pai do vereador Heleno Oscar

por Leonardo Santos - Setor de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 23/06/2019 21h14, última modificação 23/06/2019 21h14
É com pesar que recebemos a notícia de falecimento do senhor Oscar Barbosa da Silva de 87 anos, pai do vereador Heleno Oscar, ocorrido na madrugada deste domingo (23), por insuficiência respiratória. 
O corpo está sendo velado na Rua do Mar, 133, no Vassoural. O enterro será nesta segunda-feira (24) às 10h no Cemitério Dom Bosco.
A Câmara Municipal de Caruaru se solidariza com os familiares e amigos. Transmitimos nossos profundos sentimentos.
Câmara Municipal de Caruaru

Projeto de lei dos mototaxistas é aprovado na Câmara por unanimidade

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 20/06/2019 13h50, última modificação 21/06/2019 13h01
Agora os profissionais mototaxistas terão prazo de nove anos para a troca da moto

Após parecer favorável pelas comissões parlamentares, o projeto de lei do Poder Executivo que altera artigos da lei que regulamenta o serviço de mototáxi em Caruaru foi para votação em plenário nesta quarta-feira (20).

A mudança no tempo de uso do veículo de 5 para 9 anos (com mais um ano para adequação, totalizando dez) e a realização de duas vistorias anuais (com a segunda gratuita) para veículos com mais de cinco anos de uso são as principais alterações na lei.

Muitos mototaxistas acompanharam a votação nas galerias da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Mesmo não concordando com o artigo que diz que as mudanças só têm validade até 2024, tendo que ser revistas pela gestão em vigor, eles vibraram ao projeto ser aprovado por unanimidade na primeira e também na segunda discussão realizada em sessão extraordinária que foi realizada logo após a ordinária.

Os outros projetos como a criação do Refis – Programa de Recuperação Fiscal, concessão de auxílio-aluguel a pessoas de baixa renda que estejam morando em local de risco e a redução de 70% dos valores cobrados pela estadia de veículos apreendidos ou removidos ao pátio municipal que ultrapassem os seis meses de estadia, também foram aprovados por unanimidade pelos vereadores em duas discussões.

Esses três projetos, junto ao dos mototaxistas seguem agora para a sanção da prefeita Raquel Lyra.

ASCES comemora 60 anos e recebe honraria durante solenidade na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 20/06/2019 12h55, última modificação 13/08/2019 17h24
Na ocasião, a instituição de ensino recebeu a Medalha de Honra ao Mérito "Professora Sinhazinha", cuja propositura partiu do Vereador Daniel Lula Finizola

A noite da última quarta-feira (19) foi de comemoração e homenagens ao Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES), que chega aos 60 anos desde sua fundação. A solenidade foi proposta pelo vereador Daniel Lula Finizola, que na oportunidade entregou a Medalha de Honra ao Mérito "Professora Sinhazinha" ao Reitor Paulo Muniz, que representou a instituição de ensino durante o evento. 

A sessão foi prestigiada por docentes, colaboradores da Asces e autoridades, como: Rodrigo Pinheiro - vice-prefeito de Caruaru; Perpétua Dantas - secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Marupiraja Ramos - juiz titular do Juizado Especial Criminal de Caruaru; Marileide Oliveira - Pró-Reitora Acadêmica da ASCES; Emília Pinheiro - Pró-Reitora Administrativa da ASCES; Agildo Ferreira - Presidente da Acacil; Ivânia Porto - vice-presidente de Relações Institucionais da ACIC; Flávio Lira - Gerente Comercial da TV Asa Branca; Carlos Humberto - Superintendente do Jornal do Comércio. 

O propositor usou a tribuna para expor toda admiração que sente pela universidade, narrando a relação que construiu com a mesma ao longo de sua vida. "A universidade qualifica várias pessoas para poder chegar na sociedade e ajudar a colaborar e construir. A ASCES, assim como as outras universidades daqui, tem um papel importantíssimo em Caruaru no que tange essa questão da contribuição social", afirmou o vereador petista. 

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Reunião conjunta das Comissões Parlamentares aprecia sete Projetos de Lei do Poder Executivo

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 19/06/2019 12h05, última modificação 19/06/2019 12h02
Um total de sete vereadores se reuniram nesta quarta-feira (19) para análise e aprovação de projetos encaminhados pela prefeitura

As comissões de Redação e Legislação de Leis, Finanças e Orçamentos, Saúde e Assistência Social, Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Ética Parlamentar estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (19) para votar Projetos de Leis e emendas de projetos analisados anteriormente. Entre eles estava o que reajusta o salário dos médicos, a autorização do uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis, além da proposta que prevê o aumento no prazo para a troca das motos pelos profissionais moto-taxistas.

Reajuste salarial dos Médicos

O Projeto de Lei Nº 8.224/2019 recebeu algumas alterações por meio de uma emenda que, agora, autoriza o Poder Executivo a conceder um reajuste na remuneração dos Médicos do município, tanto no caso de efetivos quanto aos contratados. Além disso, houve a correção do índice de inflação, com percentual de 3,49% (três vírgula quarenta e nove por cento).

Moto-taxistas

A mudança no tempo de uso do veículo de cinco para nove anos - com mais um ano para adequação, totalizando dez, e a realização de duas vistorias anuais, sendo a segunda gratuita, para motos com mais de cinco anos de uso foram o teor do projeto de lei que altera o serviço de mototáxi em Caruaru.

Outros Projetos

Outros quatro projetos foram analisado e aprovados por unanimidade durante a reunião desta quarta. São eles: o que autoriza o município a ceder o uso de bens públicos para a geração de energias renováveis; o que versa sobre a criação do Refis – Programa de Recuperação Fiscal; o que concede auxílio-aluguel a pessoas de baixa renda, caso estejam morando em local de risco; e por fim, o projeto que trata sobre a redução de 70% dos valores cobrados pela permanência de veículos apreendidos ou removidos ao pátio municipal, cuja estadia ultrapasse o período de seis meses.

Agora, todos os projetos deferidos durante a reunião voltarão ao plenário para aprovação e, na sequência, passam a valer com a sanção da chefe do executivo municipal. 

Recesso Parlamentar Adiado

Por causa dos prazos regimentais, o recesso dos parlamentares será adiado em uma semana, tendo em vista a necessidade de análise e votação de três projetos encaminhados pelo Poder Executivo esta semana.

Tribuna: Destaques da sessão ordinária desta terça-feira (18)

por Núcleo de Comunicação Social da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 18/06/2019 22h40, última modificação 21/06/2019 13h02
Vinte e cinco proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações entraram em pauta

Destaques da 37ª Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

Vinte e cinco proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações entraram em votação na Sessão Ordinária desta terça-feira (18). Entre os temas, esteve em destaque o PL que visa o aumento das vagas de guardas municipais de Caruaru e também o que dispõe sobre uma gratificação especial para os servidores públicos que trabalharem fora do seu expediente comum, quando houver eventos culturais realizados na cidade. A indicação que pede ao Governo do Estado a isenção do IPVA e ICMS para os mototaxistas, de autoria do vereador Duda do Vassoural (PRTB) também entrou no debate.    

Mais 50 vagas para os guardas municipais

O Projeto de Lei nº 8223/2019 de autoria do Poder Executivo entrou em votação na Casa para que haja alteração no funcionamento da guarda municipal e para que sejam oferecidas mais 50 vagas para os aprovados no último concurso, com o objetivo de aumentar a segurança e preservação da ordem pública. Totalizando, assim, uma previsão no quadro efetivo da DESTRA de 150 (cento e cinquenta) guardas municipais, que deve atender de forma melhor a demanda do município.

O vereador Tafarel (PATRIOTA) que apresentou o requerimento solicitando que o poder executivo chamasse os outros aprovados votou a favor e se colocou a disposição dos guardas municipais e destacou o quanto é difícil passar em um concurso e não ser chamado. Com o projeto de lei as pessoas que se esforçaram para passar serão contempladas com esse aumento no efetivo.

Os demais vereadores que usaram a tribuna também falaram sobre o tema e elogiaram a iniciativa. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira e em segunda discussão realizada em sessão extraordinária realizada também nesta terça-feira.

Funcionários públicos podem ter direito a gratificação especial em eventos culturais

Também foi votado e aprovado em duas discussões o PL 8222/2019 do Poder Executivo, que dispõe sobre uma gratificação especial para os funcionários públicos que trabalharem fora do seu expediente comum, quando houver eventos culturais realizados na cidade. As festividades, como o Carnaval, Semana Santa, São João, Ciclo Natalino e Reveillón, que há uma grande concentração de pessoas na cidade e os servidores atuam fora de seu expediente normal de trabalho, possam receber uma gratificação como forma de compensar as horas extras. O projeto assim como o da guarda municipal segue para a sanção ou veto da prefeita Raquel Lyra.

Centenário do Central Sport Club é celebrado na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 17/06/2019 12h00, última modificação 19/06/2019 13h40
A iniciativa do Vereador Daniel Lula Finizola reuniu membros da diretoria do time, ex-presidentes e torcedores.

No último sábado, 15 de junho, o Central Sport Club chegou aos 100 anos de fundação e foi motivo de solenidade na Câmara Municipal de Caruaru. O evento aconteceu na sexta-feira (14) e outorgou ao time caruaruense a Medalha de Honra ao Mérito "Gersino Pereira Barbosa" pelas incontáveis vitórias e alegrias proporcionadas à sociedade local na área esportiva. A propositura foi do Vereador Daniel Lula Finizola (PT), que durante a solenidade secretariou o presidente da Casa, o Vereador Lula Tôrres (PSDB). 

Motivos não faltaram para comemorar o aniversário do clube que foi fundado em 1919 e é o maior time do interior do estado de Pernambuco. O amor à camisa preta e branca foi demonstrada através das presenças ilustres, como a dos ex-presidentes do time, como os senhores Elias Soares, Ronaldo Lima, Antônio Amâncio, Luiz Lacerda Rodrigues, João Tavares Filho e Sivaldo Oliveira. 

O vereador Daniel Finizola, propositor da homenagem, usou a tribuna para falar um pouco sobre a admiração pelo Alvinegro de Caruaru. "O Central faz parte da identidade do cidadão caruaruense. Assim como o forró, assim como o barro, o teatro e a literatura. A gente bate no peito, no escudo preto e branco com a patativa, e diz 'eu sou caruaruense, eu sou Central'. O Central é símbolo da cidade. E vejam como o Central é caruaruense da gema, pois nasceu em junho, entre Santo Antônio e São João. Não existe nada que comprove mais que ele é daqui, que ele ter surgido nesse período", definiu o parlamentar. 

 

Central Sport Club

Entre os principais títulos, o Alvinegro Caruaruense foi Campeão Brasileiro da Série B de 1986, campeão pernambucano da série A2 de 1999, campeão da Copa Pernambuco de 2001 e campeão da Copa Governador Jarbas Vasconcelos de 2002. O clube já disputou 58 campeonatos estaduais da primeira divisão e teve, como o melhor resultado, dois vice-campeonatos em 2007 e 2018.

Comissões Parlamentares emitem pareceres favoráveis aos Projetos de Lei apresentados pelo Executivo Municipal

por Renata Torres - Núcleo de Comunicação Social — publicado 14/06/2019 14h20, última modificação 14/06/2019 14h35
Entre os aprovados estão propostas de aumento no quadro de servidores da Guarda Municipal e outro que garante gratificação para quem trabalha em eventos da prefeitura. Outros quatro PL precisaram de emendas e devem ser apreciados na próxima quarta-feira (19)

A reunião desta sexta-feira (14) foi realizada de forma conjunta pelas comissões permanentes do poder legislativo.  Participaram cinco comissões: Redação e Legislação de Leis, Finanças e Orçamentos, Saúde e Assistência Social, Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Ética Parlamentar.

Além dos projetos de autoria do Poder Legislativo, o objetivo foi discutir os projetos em tramitação com autoria do Poder Executivo. Ao todo, seis Projetos de Lei da Prefeitura foram apreciados. São eles: Reposição inflacionária para os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros; Criação do Refiz – Programa de Recuperação Fiscal de Caruaru; Reajuste salarial para os médicos; aumento em mais 50 vagas no quadro de Guardas Municipais da Destra; Gratificação Especial de Eventos - GEV a ser paga aos servidores públicos da administração direta e indireta do Município de Caruaru; e autorização para conceder o uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis.

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição e integrante de duas comissões, questionou alguns artigos do projeto que trata de energia renovável e do que versa sobre reajuste para médicos e enfermeiros. “Ressaltamos a importância da participação dos conselhos municipais nessas discussões, a exemplo do que se trata de energia solar, é imprescindível a presença do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Caruaru (Condema). Também pedimos que os servidores contratados da área da saúde possam ser contemplados com o reajuste”, pontuou Daniel.

Diante das dúvidas, o secretário da Fazenda Municipal, Diogo Bezerra, foi convidado a participar da reunião para prestar alguns esclarecimentos. O titular da pasta reiterou que manter a parceria com o legislativo é importante para a discussão e detalhamento dos projetos. “Com esses questionamentos vamos acrescentar emendas para que a Câmara possa dar prosseguimento ao processo e levar os projetos a votação”, afirmou Bezerra.

Dos seis projetos apreciados dois foram aprovados pelas comissões, o da gratificação especial dos servidores que trabalham nos eventos especiais da prefeitura - a exemplo do São João, e o do acréscimo de 50 Guardas Municipais no quadro da Destra. “É um estímulo para esses profissionais no caso dos eventos porque muitos estendem a carga horária e não recebiam por isso. E o da guarda municipal que agora vai contar com 150 profissionais. Osso é um ganho muito grande para a cidade”, comemorou o vereador Bruno Lambreta, integrante da comissão de Finanças e líder do governo na Câmara.

Os outros quatro voltarão a ser analisados na próxima quarta-feira (19), às 8h, na sala das Comissões.

Tribuna: 36ª Sessão Ordinária apresenta debates sobre mobilidade, transporte público e o uso de aplicativo de transporte privado

por Renata Tôrres - Setor de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 13/06/2019 21h18, última modificação 13/06/2019 21h18

MOTOTAXISTAS, UBER E AVENIDA LOURIVAL JOSÉ DA SILVA

O protesto dos mototaxistas realizado nesta quarta-feira (12) foi o norte para o uso da tribuna por parte de alguns parlamentares. Daniel Lula Finizola (PT), falou que esteve na manifestação e ouviu queixas sobre a retirada de algumas praças de mototaxi por causa da obra de requalificação do centro da cidade, o tempo de uso da moto e falta de fiscalização.

Ele criticou a falta de diálogo com a gestão que segundo o vereador muitas vezes só há conversa com as categorias após a realização de protestos.

Ainda neste tema, Duda do Vassoural (PRTB) lembrou que apresentou nesta quinta-feira uma indicação ao governo do estado pedindo a isenção de ICMS e IPVA para os mototaxistas.

A causa também foi defendida por Edjaílson da CaruForró (PRTB), que assim como o vereador Duda do Vassoural e Sérgio Siqueira (Avante) lembrou mais uma vez a interdição da Avenida Lourival José da Silva e que apresentou requerimento para que a via seja liberada, melhorando o trânsito e o comércio naquele setor.

O líder do governo Bruno Lambreta (PDT) falou sobre a reunião no centro administrativo da prefeitura com representantes dos mototaxistas logo após o protesto e da nova reunião que foi realizada hoje. Ele reforçou que os pontos apresentados pela categoria alguns já foram vistos no projeto de lei do executivo que foi apresentado a Câmara que modifica, por exemplo, de 5 para 9 anos o tempo de uso da moto e que outras reivindicações estão sendo estudadas.

O vereador lembrou que deve chegar à Casa um projeto de regulamentação do Uber, objeto de queixa por parte dos mototaxistas e taxistas de Caruaru, cobrança também feita no dia de hoje pelo vereador Fagner Fernandes (Avante) durante um a parte.

Sobre a Avenida Lourival José da Silva, Bruno disse que uma decisão sobre a liberação total ou não da via está sendo estudada pela Destra e Secretaria de Planejamento e deve ser divulgada amanhã.

Tribuna: destaques da 35ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru

por leonardosantos — publicado 11/06/2019 20h36, última modificação 11/06/2019 20h36

A visita de deputados estaduais de oposição ao Hospital Regional do Agreste no início da semana foi o norte das palavras do vereador Allysson da Farmácia (Cidadania). Ele cobrou melhorias para a unidade de saúde, criticou a falta de pagamentos para funcionários terceirizados e lembrou que pediu o relatório que será elaborado pelos integrantes da comissão da Alepe para que seja dada a devida publicidade ao assunto.

Ainda Sobre o HRA, Ranílson Enfermeiro (PDT) que é funcionário do hospital disse que a situação ainda não é a ideal, mas que o panorama na maior emergência do interior do estado é bem melhor diante de cenários críticos já vividos na unidade. Essa melhora seria atribuída aos atuais gestores que também foram elogiados por Alysson da Farmácia e Heleno Oscar (PATRIOTA).

Cuidados com Fogueiras

Dentro da temática junina, Heleno lembrou os cuidados necessários que devem ser tomados por quem vai acender fogueira para não danificar o asfalto, não atingir a rede elétrica, só queimar madeira legal e principalmente a atenção que os pais ou responsáveis devem ter com as crianças por causa das queimaduras.

Gastos com Publicidade e Propaganda

Daniel Lula Finizola (PT),líder da oposição, aproveitou o momento para criticar os gastos com publicidade e propaganda por parte da prefeitura de Caruaru e citou como exemplo o pagamento para captação de imagens brutas na ordem de 540 mil reais a uma produtora de vídeo. O vereador Fagner Fernandes (Avante) cobrou que a prefeitura reconheça que mesmo com licitação os valores pagos estão acima do preço de mercado.

Bruno Lambreta do PDT, líder do governo explicou a necessidade dessa e de outras contratações e disse que qualquer desconfiança em relação a esse processo é só procurar o tribunal de contas já que tudo está disponível do portal da transparência.

Trânsito na Avenida Lourival José da Silva

Edjailson da Caru Forró do PRTB usou a tribuna mais uma vez para falar sobre a interdição de uma das vias da Avenida Lourival José da Silva por causa das obras de requalificação da Rua 15 de Novembro. Segundo o vereador, o Coronel Gilmar Oliveira, presidente da Destra, ficou de estudar a liberação do trecho já que os serviços de requalificação estão acontecendo apenas no período noturno. Duda do Vassoural do PRTB reforçou a necessidade dessa mudança por causa da queda no movimento no comércio nessa área e as complicações no trânsito. Ele sugeriu a construção de uma ponte de 5KM às margens do Rio Ipojuca para reduzir os problemas com a mobilidade nesse trecho da cidade.

O vereador Sérgio Siqueira (Avante) destacou que também está a frente dessa situação, ouvindo feirantes e comerciantes. De acordo com ele, é preciso que o desbloqueio da rua seja resolvido da melhor forma para não prejudicar o comércio local, que é aquecido durante o período junino. Ainda sobre o trânsito, Sérgio criticou a falta de sincronização nos semáforos existentes na cidade. De acordo com ele, a situação é “arcaica” e precisa de modernização para que o tráfego flua livremente.

São João de Caruaru

Rozael do Divinópolis (PRTB), Ranílson Enfermeiro (PDT),  Edjaílson da Caru Forró (PRTB) e o presidente da Casa Lula Tôrres (PSDB) elogiaram a festa esse ano em especial o São João tradicional no Alto do Moura, nas comunidades rurais e o apoio dado pela Fundação de Cultura as comidas gigantes.

Homenagem a Zé Aílton

O projeto de lei nº 8.209/2019 de autoria da prefeita Raquel Lyra que denomina de vereador José Ailton do Nascimento o galpão “E”, localizado na Central de abastecimento de Caruaru, a Ceaca, foi aprovado me primeira discussão. A segunda votação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho. 

Transparência na publicidade pública foi pauta na reunião das Comissões desta sexta (07)

por Thayna Leite e Gabriela Mendes, estagiárias de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 07/06/2019 12h55, última modificação 07/06/2019 13h19
O Projeto de Lei propõe que os gastos com publicidade sejam expostos na veiculação dos anúncios

A Comissão de Legislação e Redação de Leis emitiu parecer favorável para o Projeto de Lei (PL) de n° 8070/2019, de autoria do vereador Galego de Lages (PSD), que prevê mais transparência na divulgação dos gastos com publicidade contratada pela administração pública. A reunião desta sexta, 7 de junho, analisou a proposta de que todo órgão ou entidade da Administração Pública, direta e indireta, deverá divulgar, em cada anúncio ou peça publicitária impressa, televisiva, radiofônica, digital e em outdoors o custo de sua veiculação. No caso de publicidade em outdoors, por exemplo, deverá constar o valor da publicidade, entre outros detalhes no rodapé. As informações precisarão constar, também, no Portal da Transparência do Poder Executivo.

A proposta apresentada só passa a valer após aprovada em plenário e sancionada pelo poder Executivo.

 

Homenagem ao Vereador José Ailton

A Comissão de Ética parlamentar em conjunto com a Comissão de Legislação e Redação de Leis aprovou por unanimidade o PL 8.209/2019, que homenageia o Vereador José Ailton do Nascimento – amplamente conhecido como Zé Ailton, dando seu nome ao galpão “E” situado na Central de abastecimento de Caruaru (Ceaca). O projeto, que é de autoria do Poder Executivo, reconhece as contribuições dadas pelo parlamentar ao município durante sua trajetória política.   

Câmara Municipal adianta primeira parcela do 13º salário aos servidores da Casa

por Leonardo Santos — publicado 07/06/2019 09h50, última modificação 10/06/2019 09h50
Os mais de 200 servidores receberam parte do benefício na última quinta-feira, 6 de junho.

A Câmara Municipal de Caruaru (CMC), através da Gestão do Vereador Lula Tôrres, antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Os mais de 200 servidores receberam parte do benefício na última quinta-feira, 6 de junho, o que só foi possível devido à economia feita durante os últimos anos. 

Com esta atitude, o objetivo da Gestão da CMC é  aquecer a economia local, tendo em vista que a cidade está vivendo o período de São João, que dura até o fim do mês de junho.

Para o presidente da Casa, a antecipação do já citado pagamento serve para, além de outras coisas, valorizar o trabalho do servidor. “Desde 2017 nós estamos fazendo economia de gastos, assim como no ano passado. Com essas ações, o dinheiro público é respeitado e ao mesmo tempo, valorizamos o trabalho dos servidores ao adiantar a primeira parcela do décimo terceiro salário”, enfatiza o presidente.

Câmara Municipal de Caruaru recebe estudantes de Direito da Asces

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 05/06/2019 13h00, última modificação 05/06/2019 13h00

 

Uma aula acadêmica diferente trouxe movimentação de jovens estudantes para o Poder Legislativo de Caruaru. Incentivados e acompanhados pelo seu professor do curso de ciência política e direito da Asces - Marco Aurélio, os alunos do primeiro período de direito do centro universitário, fizeram uma visita a Câmara Municipal, nesta quarta-feira (05). Os estudantes foram guiados pelo presidente da comissão de licitação e supervisor de Gestão Pública - Vicente Sabino, que os levou para uma visita guiada pelos departamentos da casa e assim conhecerem a dinâmica dos trabalhos realizados na instituição.

 

Para o estudante Daniel Cadengue, o momento foi de grande proveito acadêmico e também para o exercício da cidadania conhecer de perto o lugar onde são regidas as leis que organizam a sociedade Caruaruense. “Pra gente é de extrema importância. Muita gente que mora em caruaru nunca entrou aqui e poder ter essa oportunidade de fazer essa visita de forma acadêmica e ver como tudo aqui funciona na prática, é de extrema relevância pra mim como cidadão. Hoje, por exemplo, não teve sessão. Mas por outro lado pudemos ver que não tem só 23 vereadores aqui, mas toda uma equipe que dá esse suporte para a casa e muita gente não sabe disso. Eu mesmo não sabia que tinha tanta gente trabalhando aqui e foi muito bom poder conhecer melhor a Câmara”, afirmou Daniel.

O professor Marco, que teve a iniciativa de organizar a aula de forma diferente, afirma que é importante mostrar a prática dessas disciplinas, já que a política acontece todos os dias no cotidiano doas alunos. “A ideia da visita é de afinar essa relação de teoria e prática e ampliar esse convênio que já existe entre a Asces e a Escolegis (Escola do Poder Legislativo de Caruaru), porque o lugar mais próximo politicamente deles, é sempre a Câmara dos Vereadores e esse ambiente tem toda uma técnica Legislativa de produção de leis, mas também tem uma técnica de debate político, unindo as duas questões do direito, fazendo com que eles tenham a dimensão muito maior do processo,” declarou o educador.

Ações do documento