Inclusão de artigos

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 29/11/2019 11h41
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício

Leonardo Chaves será homenageado em congresso nacional

por Victor Vargas — publicado 23/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), será homenageado daqui a pouco, na abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores, que acontece em Natal (RN). A homenagem é o reconhecimento da dedicação e serviços prestados nos últimos 40 anos pelo vereador Leonardo Chaves – sete vezes presidente da Câmara Municipal de Caruaru. O XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores é promovido pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam e vai até a sexta-feira (26).

AscomCâmara

Cancelada audiência pública da saúde

por Victor Vargas — publicado 24/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Foi cancelada agora há pouco a Audiência Pública da Saúde que havia...

Foi cancelada agora há pouco a Audiência Pública da Saúde que havia sido solicitada pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida de Souza. Segundo a secretária, o cancelamento deve-se “a motivos de força maior”. A audiência estava marcada para as 19 horas desta quarta-feira (24) e iria ser realizada em atendimento à Lei Complementar 141 – que determina a realização de audiência quadrimestral na Câmara Municipal com o objetivo da prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados na saúde pública de Caruaru. Uma nova data deverá ser marcada.

AscomCâmara

*Foto: Arquivo/PMC

Reconhecimento: Leonardo Chaves é destaque em Natal

por Victor Vargas — publicado 24/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o destaque...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o destaque da Sessão Solene de Abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores. O evento foi aberto na noite desta terça-feira (23), em Natal (RN) e vai ser encerrado na sexta-feira (24). “A homenagem da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais é o reconhecimento dos 50 anos de serviços prestados à Câmara Municipal de Caruaru – como servidor público – e, os 37 anos de mandato como vereador – sendo sete vezes presidente da Câmara e exemplo de servidor público”, destacou, durante o evento, Josinaldo Barbosa, presidente da Abrascam. Emocionado, diante de uma platéia com representantes de todo o País, Leonardo Chaves destacou a importância e credibilidade da Abrascam – “entidade respeitada e representativa de todos os servidores de Câmaras – participo de seus eventos e temos hoje a nossa servidora Maria da Penha de Farias como conselheira fiscal da entidade. Fico honrado e tenham a certeza que essa distinção me dá força para continuar a nossa missão diante do Poder Legislativo”, frisou o presidente Leonardo.

Evento – As palestras foram abertas na manhã desta quarta-feira (24), com o consultor do Ministério da Previdência – Delúbio Gomes Pereira da Silva – abordando a questão da Previdência Social na Administração Pública, na sequência a temática Estratégia de Melhoria de Gestão das Câmaras Municipais e a Tecnologia da Informação e Comunicação – com Ricardo de Oliveira Ramos – coordenador de informação do ILB- INTERLEGIS. Na parte da tarde está previsto o tema Assédio Moral no Serviço Público, com Alexandre Fernando Saraiva da Costa – promotor de justiça do Estado de Pernambuco. Fechando o primeiro dia na pauta do evento, o Conhecimento como Fator de Transformação do Legislativo – com Mari Passem – coordenadora de projetos especiais do IMAP.

Na quinta-feira (25), serão abordados os temas – Relacionamento e Capacitação – Chaves do Sucesso Pessoal e Profissional, com Will Lacerda, mestre em gestão pública; Licitação e Contratos – com o consultor do IBAM – Marcos Alonso Ribeiro Neves; Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, com Carlos Freire – inspetor do controle externo do TCE/RN; além da AGO da Abrascam, onde será eleita a nova diretoria para o biênio 2013/2014.

O evento será encerrado com as palestras “O Exercício do Poder no Estado Democrático de Direito” e a “Organização Sindical nos Legislativos – FENALEGIS” – com o presidente da CONFELEGIS, Antônio Carlos Fernandes Lima Jr.

Para a servidora da Câmara Municipal de Caruaru, Maria da Penha – conselheira fiscal da Abrascam, já tendo exercido vários cargos na entidade, o Congresso é a oportunidade da atualização e intercâmbio de ideias entre os servidores das Câmaras do Brasil.

A Câmara Municipal de Caruaru está representada no evento nacional da Abrascam e dos Vereadores do Brasil com a servidora Maria da Penha de Farias, com o presidente Leonardo Chaves (homenageado no evento) e com a AscomCâmara – jornalista Victor Vargas ( em missão de trabalho na abertura e manhã do primeiro dia do Congresso).

AscomCâmara

Audiência Pública discute questões LGBT

por Victor Vargas — publicado 25/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru...

Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru, uma audiência pública com o tema “Cidadania e Garantia de Direitos para a população LGBT”. A audiência foi solicitada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Caruaru, órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e faz parte da programação da Semana de Direitos Humanos do Agreste Central, iniciada no último dia 22.

Participaram da mesa o vereador Gilberto de Dora (PSB), 1º secretário da Casa, Paulo Roberto Xavier Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco,  Cleyton Feitosa, assessor municipal de Políticas LGBT, Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, Giovanna Oliveira, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste Central, e Priscila Presley, coordenadora do Grupo de Resistência Gay de Caruaru. Também estavam presentes os vereadores Neto (PMN), Pastor Jadiel do Nascimento (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Heleno do Inocoop (PRTB), além de integrantes de movimentos LGBT.

Entre as questões debatidas na audiência – um ponto considerado polêmico – é como o tema pode ser abordado nas escolas. “É um tema que ainda tem restrição em se tratar, principalmente em sala de aula”, pontuou a estudante Joana Figueiredo.

A presidente da ONG Sapataria em defesa e proteção de lésbicas, mulheres bissexuais e transhomens de Caruaru, Theodora Bibiano, sugeriu a criação de um conselho LGBT. “Com o órgão poderíamos atuar nas escolas, penitenciárias, hospitais. Com o conselho seria mais fácil adentrar nesses espaços públicos onde que hoje nós temos sido barrados” sugeriu.

O vereador Gilberto de Dora considerou proveitosa a audiência pública. “O debate foi de alto nível e é nesses momentos que podemos perceber as problemáticas e  os desejos da classe e depois trazer para votação nas sessões da Câmara como requerimentos ou projetos de leis” avaliou o socialista.

O parlamentar Edjailson da Caru Forró também destacou como importante o debate: “Podemos observar uma audiência como esta como algo proveitoso para nossa cidade, onde são apresentadas soluções para os problemas, como também novas sugestões”, afirmou.

AscomCâmara

Período legislativo teve quase dois mil requerimentos debatidos

por Victor Vargas — publicado 25/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou sua última Sessão Ordinária no dia 16...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou sua última Sessão Ordinária no dia 16 deste mês, quando encerrou o primeiro período legislativo do ano. Nesse primeiro semestre, foram realizadas 39 reuniões ordinárias e os vereadores da Casa apresentaram e discutiram 1.869 requerimentos, 173 indicações,119 projetos de lei e 24 projetos de Decreto Legislativo, além de 6 projetos de Lei Complementar e 3 projetos de resolução. A maioria dos requerimentos e indicações foi originada de reivindicações recebidas pelos parlamentares.

Os vereadores, que entraram em recesso no último dia 17, retornam às atividades legislativas no próximo dia 02 de agosto.

AscomCâmara

Lula Tôrres acompanha serviços de reparo de tubulação em Peladas

por Victor Vargas — publicado 31/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) visitou na manhã de hoje (31), a comunidade da Vila Peladas...
O vereador Lula Tôrres (PR) visitou na manhã de hoje (31), a comunidade da Vila Peladas, localizada no 1º Distrito da cidade. O objetivo da visita foi acompanhar de perto os serviços de reparo na tubulação de abastecimento de água na localidade. “É necessária a realização desses reparos nas tubulações devido a problemas de abastecimento de água na comunidade, mas estamos acompanhando as ações até para informar a população do que está sendo realizado na comunidade”, afirmou o parlamentar. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

“Não vou desistir. Vou continuar lutando pelo povo na Câmara!”, diz Jajá

por Victor Vargas — publicado 01/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Jajá (PPS) participou ontem da primeira entrevista em estúdio...

O vereador Jajá (PPS) participou ontem da primeira entrevista em estúdio após conseguir o habeas corpus e sair da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS). Ela foi concedida ao jornalista Mário Flávio Lima, e aconteceu durante o Programa Conteúdo – transmitido diariamente pelas rádios Caruaru FM e Liberdade AM, entre as 13h e as 14h.

Além do jornalista e do advogado do vereador, José Américo, também participou do debate o analista político Mário Benning.

Jajá aproveitou para destacar que os últimos acontecimentos não serão o suficiente para mudar a atitude dele na Câmara Municipal – críticas pontuais para a gestão municipal. “Minha atitude incentiva outros políticos a lutar pelo povo. Não vou mudar o meu jeito na Câmara, porque foi para isso que fui eleito”, destacou.

Durante a entrevista, surgiu a pergunta: “Você já estudou a possibilidade de renunciar ao mandato?”. E Jajá foi objetivo na resposta: “Entre março e abril, cheguei a cogitar essa possibilidade. Percebi que estava me envolvendo demais com as reivindicações do povo, e que isso estava prejudicando a minha saúde. Mas, agora, depois de toda essa polêmica, percebo o quanto sou querido. Hoje (quarta-feira, 31) pela manhã, circulei por algumas ruas de Caruaru e fui abordado por muitas pessoas, que disseram estar torcendo pela minha vitória. Não vou desistir. Vou continuar lutando pelo povo na Câmara!”, destacou.

Ele aproveitou para esclarecer: “Não enxergo no trabalho que tenho feito na Câmara uma oportunidade política. Me vejo um defensor da população, é isso que faz com que as pessoas me retribuam com tanto carinho”.

APOIO – Durante o programa, o jornalista Mário Flávio abriu espaço para que ouvintes pudessem ligar para a emissora e fazer perguntas a Jajá e ao advogado dele. A maioria das participações ao vivo foi de pessoas interessadas em deixar mensagens de apoio para o parlamentar. Participaram moradores dos bairros José Carlos de Oliveira, Maurício de Nassau, Nova Caruaru, Vassoural e ainda de municípios vizinhos a Caruaru, a exemplo de Riacho das Almas. As demais participações foram de ouvintes que procuravam informações sobre os trâmites legais e os próximos passos do processo. Essas foram respondidas pelo advogado.

Diogenes Barbosa/AI Vereador Jajá

Vereador acompanha requerimento atendido

por Victor Vargas — publicado 05/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
vereador Lula Tôrres (PR), acompanhou de perto, na última sexta-feira (2)...

O vereador Lula Tôrres (PR), acompanhou de perto, na última sexta-feira (2), os serviços de reparo asfáltico na Avenida Vera Cruz, situada no Bairro São Francisco.

A solicitação tinha sido feita através de requerimento encaminhado à prefeitura. ” É muito satisfatório observarmos de perto aquilo que foi pedido, e também saber que a população do bairro está sendo contemplada com essas melhorias”, justificou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador Val das Rendeiras solicita sinalização de ruas

por Victor Vargas — publicado 05/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Val das Rendeiras (PRTB) teve aprovado requerimento direcionado...

O vereador Val das Rendeiras (PRTB) teve aprovado requerimento direcionado ao Poder Executivo solicitando a capeação asfáltica e a implantação da sinalização horizontal e vertical das ruas Manoel Teixeira (conhecida como Rua 10), Edgar Feitosa (ex-Rua 21) e da Rua Sargento Luís de Siqueira (antiga Rua 02), nas Rendeiras. “Essas ruas vão fazer parte do percurso de desobstrução da Rua Major João Coelho – tenho fé que esse projeto será implementado logo em breve”, torce o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Festival de Inverno do Alto do Moura começa dia 9

por Victor Vargas — publicado 05/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Neto (PMN) está comemorando o atendimento à sua solicitação...

O vereador Neto (PMN) está comemorando o atendimento à sua solicitação de inclusão do Festival de Inverno do Alto do Moura – FIAM no calendário oficial da cidade. O festival acontece entre os dias 9 e 11 deste mês. “O evento contará com shows, oficinas, teatro, cultura popular, além do artesanato típico da comunidade”, ressalta o vereador. “A inserção do evento no calendário oficial dará a oportunidade de aquecimento ao comércio de artesanato e gastronômico, além de premiar e projetar os valores artísticos do Maior Centro de Artes Figurativas das Américas”, completa Neto.

A programação de shows será a seguinte:
 
dia 9 – Rosimar Lemos, Rihana e Forró na Base.
dia 10 – Benil e Rogéria
dia 11 – Jonathan Richard, Sangue de Barro e Forró dos Firmas.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores voltam do recesso nesta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 05/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru retornam do recesso...

Os 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru retornam do recesso, iniciado no dia 17 de julho, nesta terça-feira (06), já com a realização, às 20h, da primeira reunião pública da 2ª sessão legislativa, que se inicia amanhã.

Embora as atividades parlamentares tivessem sido oficialmente interrompidas (não houve reuniões públicas durante o período), a maioria aproveitou para acompanhar ações do poder público municipal e estadual, conversar com moradores de suas comunidades de atuação e organizar a agenda de trabalho. “O recesso foi um momento proveitoso, em que pude acompanhar as ações tanto da cidade como também da zona rural, passar as informações necessárias para a população das comunidades e também colocar em prática as solicitações feitas”, avaliou Lula Tôrres (PR). Para Rozael do Divinópolis (PMN), o recesso foi aproveitado para planejar cursos voltados para a comunidade: “Aproveitei este período para organizar algumas pendências na Associação de Moradores, como os cursos que estão programados para o 2º semestre, e também para organizar a comemoração do Dia dos Pais, que faço todo ano no bairro”. O presidente Leonardo Chaves (PSD) continuou seu expediente na Câmara normalmente: “O período foi de muito trabalho – além das atividades da Câmara, visitei comunidades e ainda recebi um prêmio em Natal”. O vereador Neto (PMN) se dedicou à organização do Festival de Inverno do Alto do Moura, que acontece de 9 a 11 deste mês, além de continuar cumprindo sua agenda de gabinete. Zé Ailton (PDT) visitou comunidades e participou de reuniões com feirantes e o prefeito José Queiroz, seu correligionário. “Não deixei de vir ao gabinete, estava aqui todos os dias, cumprindo as minhas atividades parlamentares”, disse ele. Já o vereador Evandro Silva, do PMDB, informou que aproveitou o recesso para organizar algumas pendências de gabinete e preparar a prestação de contas das atividades parlamentares desenvolvidas por ele até agora.

Organizar a agenda de trabalho e visitar comunidades também foram as principais atividades realizadas pelos outros vereadores durante esses 20 dias de recesso parlamentar. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo recebe estudantes na Câmara

por Victor Vargas — publicado 06/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Hoje pela manhã o presidente da casa, Leonardo Chaves, recebeu em seu gabinete...

Hoje pela manhã o presidente da casa, Leonardo Chaves, recebeu em seu gabinete alunos do 6º ano do Colégio Sagrado Coração, um dos mais tradicionais de Caruaru. Na ocasião os estudantes realizaram perguntas sobre o funcionamento da Casa Legislativa e o sistema parlamentar do município, como também aproveitaram o momento para esclarecer algumas dúvidas sobre o papel do vereador e do prefeito.

A visita faz parte de um trabalho pedagógico que será desenvolvido e apresentado em sala de aula, possibilitando aos alunos conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo em Caruaru. “É um momento em que saímos de sala de aula para realizar este trabalho, é bom também que aprendemos mais sobre nossa cidade”, afirmou o aluno Eduardo Filipe.

Para o presidente, o momento é também de aprendizado, onde tanto pode aprender com os jovens como também passar um pouco do conhecimento parlamentar para eles. “É de grande importância os jovens buscarem conhecer sobre o funcionamento legislativo da cidade, como também se aprofundarem nesse estudo”, frisou o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reforma da Câmara em fase de conclusão

por Victor Vargas — publicado 06/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Depois de um primeiro semestre de trabalho intenso – principalmente para corrigir...

Depois de um primeiro semestre de trabalho intenso – principalmente para corrigir intervenções feitas de forma errada – aos poucos, a Câmara vai tendo sua estrutura readequada. Nesta terça-feira (06), foi inaugurada a sala onde vão funcionar os setores de Recursos Humanos, Expedição e Xerox. Os departamentos estavam funcionando, provisoriamente, no Salão Nobre.

A “reforma da reforma”, segundo o presidente Leonardo Chaves, está em fase de conclusão, com previsão de inauguração das demais salas, onde funcionarão a Secretaria Legislativa e a Tesouraria, entre outros departamentos, até o final do próximo mês. A Casa ganhou ainda um sistema de refrigeração mais moderno e mais potente para poder atender à demanda, especialmente no plenário, em dia de reunião.

Licitações – Dando prosseguimento à missão de dotar a Casa da infraestrutura necessária para os trabalhos parlamentares e secretariais, foram feitas licitações para adquirir, além do sistema de equipamento de refrigeração, material de informática – 10 desktops, 23 tablets, 23 impressoras e 30 estabilizadores para os gabinetes dos vereadores, além de ultrabooks, duas impressoras de médio porte e uma de grande porte, ponto eletrônico biométrico e aparelho de fax modem.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Primeira reunião da sessão legislativa será mais dinâmica

por Victor Vargas — publicado 06/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Depois de um recesso de 20 dias, os vereadores retornam às reuniões públicas nesta...

Depois de um recesso de 20 dias, os vereadores retornam às reuniões públicas nesta terça-feira. A primeira reunião desse segundo período legislativa acontece a partir das 20h. Na súmula da Ordem do Dia estão previstos debates sobre três projetos de lei, todos de autoria do presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD):

Projeto de Lei nº 6.482/2013 – 1ª discussão: denomina de Rua Santina Queiroz de Albuquerque artéria localizada entre os bairros São João da Escócia e Salgado;

Projeto de Lei nº 6.484/2013 – 1ª discussão: denomina de Rua Pedro Gonzaga e Silva artéria localizada entre os bairros São João da Escócia e Salgado;

Projeto de Lei nº 6.492/2013 – 1ª discussão: denomina de Rua Dallas artéria localizada entre os bairros São João da Escócia e Salgado.

 Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Cultura Entrevista com Leonardo Chaves

por Victor Vargas — publicado 07/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou – entre 13:40 e 14:40 – desta terça-feira (6), do programa Cultura Entrevista – transmitido pela Rádio Cultura do Nordeste AM e apresentado pelo radialista/jornalista Hélio Júnior. Durante o programa – inclusive com espaço aberto para a participação ao vivo do ouvinte – o presidente Leonardo Chaves falou da infraestrutura da Câmara Municipal, relacionamento consequente ao PCC dos professores, casos polêmicos envolvendo o vereador Jajá (PPS), Regimento Interno e as expectativas do reinício das reuniões públicas. “Vamos começar, impreterivelmente, às 20 horas – nas terças e quintas – e tenho a certeza que vamos contar com a colaboração de todos os vereadores para que não ocorram os excessos – não permitidos pelo Regimento – registrados neste primeiro período legislativo”, frisou o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Calor e troca de amabilidades na primeira reunião pós-recesso

por Victor Vargas — publicado 07/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na noite de ontem – terça-feira (6)...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na noite de ontem – terça-feira (6) – a sua 40º Reunião Pública Ordinária – abrindo o 2º período legislativo. A reunião transcorreu sem problemas com os professores, que voltaram a lotar as galerias, e a Ordem do Dia aprovou – em primeira discussão e votação – os quatro projetos de lei apresentados pelo presidente Leonardo Chaves – relativos à denominação de ruas. A Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013, enviada pelo Poder Executivo para apreciação, discussão e votação foi apresentada aos edis. Outro fato marcante da reunião pública foi a troca de amabilidades entre os vereadores Romildo Oscar (PTN) e Jajá (PPS). “O forte calor ficou por conta da falta de refrigeração do espaço causado por problemas técnicos no novo equipamento da Casa Jornalista José Carlos Florêncio”, falou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Evandro Silva reúne imprensa no café da manhã

por Victor Vargas — publicado 08/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O agropecuarista, fazendário e vereador Evandro Silva (PMDB) reuniu a imprensa...

O agropecuarista, fazendário e vereador Evandro Silva (PMDB) reuniu a imprensa credenciada na Casa Jornalista José Carlos Florêncio para um café da manhã na sua residência no Bairro Universitário. O encontro – de confraternização e prestação de contas – foi a forma que o vereador encontrou para recepcionar os profissionais que cobrem o dia a dia da Câmara Municipal. “Estávamos com esse débito desde o final da campanha no ano passado – a oportunidade surgiu e foi um prazer receber o pessoal que multiplica as nossas ações políticas e as reuniões públicas ordinárias da Câmara”, comentou o vereador do PMDB. Antes do café da manhã, convidado pela Rádio Cultura do Nordeste, o vereador foi entrevistado no programa Comando Geral / Repórter Cururu, apresentado por César Lucena e Paulo Sobral – com a participação do jornalista Wagner Gil. “Destacamos, dentre outros assuntos, a postura que tomei de ser – agora – da bancada independente da Câmara”, destacou o edil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres participa de plenária na Vila Peladas

por Victor Vargas — publicado 08/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) participou, no último sábado (3), da plenária...

O vereador Lula Tôrres (PR) participou, no último sábado (3), da plenária preparatória do Orçamento Participativo que ocorreu na Vila Peladas. Na ocasião foram apresentadas as metodologias que serão utilizadas na plenária deliberativa que acontecerá no dia 31 deste mês, no Colégio Presidente Kennedy, situado no Bairro Posto Agamenon.

Além dessa apresentação, a comunidade de Peladas e circunvizinhas aproveitaram também o momento para discutir questões de melhorias para a área. Para o parlamentar, este é um momento grandioso em que a comunidade tem a “voz” para expressar suas dificuldades e também apresentar novas sugestões para o local, como para o município em geral. ” O espaço é democrático e serve justamente para ouvir cada localidade da cidade – isso é bastante proveitoso para que os problemas mais urgentes sejam apontados e solucionados”, frisou o republicano.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jajá recebe estudantes na Câmara

por Victor Vargas — publicado 08/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Jajá (PPS) recebeu na manhã desta quinta-feira (8) alunos do 6º ano...

O vereador Jajá (PPS) recebeu na manhã desta quinta-feira (8) alunos do 6º ano do Colégio Sagrado Coração. O objetivo da visita foi fazer um pesquisa sobre o funcionamento do Legislativo, assim como as ações que os parlamentares realizam junto ao Poder Executivo em prol da cidade. Segundo a coordenadora pedagógica do colégio, Rosângela Silva, a pesquisa é importante para os alunos porque esse tipo de conhecimento é essencial para a formação deles. “Estamos realizando esse estudo visando o futuro dos nossos alunos como cidadãos desta cidade – isso é fundamental para eles”, ressaltou.

Os estudantes aproveitaram para fazer diversas perguntas sobre o município e como é o trabalho na Casa Legislativa. “É muito importante para um cidadão nessa situação de vereador poder acrescentar um pouco de conhecimento a essas crianças, isso fortalece os conhecimentos de cada um, como também da própria cidade”, afirmou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Veja os destaques da reunião desta quinta na Câmara

por Victor Vargas — publicado 08/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (08), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (08), a partir das 20h, a sua segunda reunião pública ordinária depois do recesso parlamentar. Na súmula da Ordem do Dia constam três projetos de lei – todos de autoria do presidente Leonardo Chaves (PSD), que entram em 2ª discussão, 34 requerimentos e uma indicação, de autoria do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando reparo na tubulação de abastecimento de água na Vila Peladas, no 1º Distrito.

Entre os requerimentos (a maioria solicitando melhorias na infraestrutura da cidade e da zona rural), destaque para os do vereador José Ailton (PDT), solicitando votos de aplausos e congratulações ao Clube Atlético do Porto pelos seus 20 anos de fundação e a construção de cemitério na Vila do Juá, no 2º Distrito; o vereador Rozael do Divinópolis (PMN) vai apresentar voto de pesar pelo falecimento do cantor Dominguinhos. Já Evandro Silva (PMDB) quer a retirada do estacionamento de carros na via defronte à Câmara Municipal para posterior implantação de corredor com parada de ônibus. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) quer a criação do programa “Município Cliente”, para atender às micro e pequenas empresas instaladas em Caruaru. Jajá, do PPS, vai solicitar a implantação do projeto “Academia do Bairro” na Vila Kennedy e a construção de centro esportivo no Bairro Kennedy.

Edmilson do Salgado (PCdoB) vai apresentar diversos requerimentos, entre eles um para a instalação de unidade móvel com ações básicas de saúde para mulheres no Parque 18 de Maio, outro para a construção de creche municipal no Bairro Nova Caruaru e um terceiro para a contratação de médicos e dentistas para o PSF do Sítio Serra Verde.

Eduardo Cantarelli (PSDB) quer a contratação de profissionais da área técnica de regulação em saúde para os PSF’s de Caruaru, além da criação de escola musical de sanfona de oito baixos a ser denominada “Escola Musical José Domingos de Moraes – Dominguinhos”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores insatisfeitos com condução do Orçamento Participativo

por Victor Vargas — publicado 10/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Que o Orçamento Participativo é um ótimo programa os vereadores concordam...

Que o Orçamento Participativo é um ótimo programa os vereadores concordam. Afinal de contas, deixar a população falar e apresentar suas reivindicação é o verdadeiro papel da democracia. Mas a maneira como o Orçamento Participativo está sendo realizado vem causando muita insatisfação nos parlamentares.

De acordo com Gilberto de Dora (PSB), os vereadores estão sendo escanteados. “Na semana passada, fui ao evento do programa no Loteamento Luiz Gonzaga. Simplesmente fui esquecido. Só me deram oportunidade no finalzinho. Até onde sei, nós vereadores somos representantes do povo! Em relação ao público, só cinco pessoas são sorteadas para falar. Como é que apenas cinco moradores conseguem representar uma comunidade formada por milhares de pessoas com dezenas de problemas? Desse jeito, eu desconheço qual é a participação que esse programa tem!” reclama o parlamentar.

Outros vereadores também criticaram a condução do Orçamento Participativo, entre eles, Ranilson Enfermeiro, Leonardo Chaves e Louro do Juá.

Carlos Plácido/AI Gilberto de Dora

Gilberto de Dora desabafa na Câmara

por Victor Vargas — publicado 10/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Sem dúvidas o ponto alto da sessão da Câmara de Municipal da última quinta-feira...

Sem dúvidas o ponto alto da sessão da Câmara de Municipal da última quinta-feira (08) foi o discurso de Gilberto de Dora (PSB). “Uma vez eu disse ao prefeito que meu sonho era ser vereador com José Queiroz na prefeitura, mas, pelo visto, esse sonho está virando um pesadelo”. O socialista, que é da base governista, desabafou sobre o tratamento que vem recebendo do Poder Executivo, principalmente em relação ao programa Orçamento Participativo.

Apesar do discurso, Gilberto de Dora fez questão de afirmar que não está pulando para o outro lado, mas que está apenas defendendo o que ele acredita ser o correto. “Nem sou da oposição e nem independente, como o companheiro Evandro Silva. Sou do lado dos mais de 300 mil habitantes de Caruaru” disse o parlamentar.

Carlos Plácido/AI Gilberto de Dora

Leonardo Chaves recebe estudantes na Câmara

por Victor Vargas — publicado 10/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), recebeu na manhã dessa sexta-feira...

O presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), recebeu na manhã dessa sexta-feira (9) duas turmas do 6º ano do Colégio Sagrado Coração. A iniciativa da visita é para realizar um apanhado da história dos vereadores da cidade, como também conhecer o trabalho que é desenvolvido pelos parlamentares junto ao Poder Executivo.

Os estudantes fizeram diversas perguntas, que o presidente respondeu e ainda explicou outros detalhes para eles. “Além do que que passamos para esses alunos, aproveitamos também para falar mais um pouco da história da nossa cidade e do nosso país”, ressaltou o parlamentar.

Segundo os alunos, esse tipo de trabalho está sendo desenvolvido em todas as salas de 6º ano da escola. “O que aprendemos com isso, além do conhecimento, também aproveitamos para passar para outros colegas que não estão participando”, afirmou a aluna Maria Eduarda.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores dedicam atenção especial ao Central

por Victor Vargas — publicado 12/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os vereadores Sivaldo Oliveira (PP) e José Ailton (PDT) vêm dedicando...

Os vereadores Sivaldo Oliveira (PP) e José Ailton (PDT) vêm dedicando atenção especial ao Central Sport Club com ações que estão possibilitando sucesso na participação da equipe representante de Caruaru no Campeonato Brasileiro da série D. Através da participação direta do vereador pedetista, a Prefeitura Municipal de Caruaru (PMC) garantiu apoio de R$15 mil reais durante a participação na competição nacional.“Na permuta do apoio, contratualmente, a PMC inseriu três placas de propaganda em pontos estratégicos do Estádio Luiz Lacerda”, comentou José Ailton.

Para o presidente do Central, vereador Sivaldo Oliveira, a parceria está proporcionando equilíbrio nas despesas e poderá ser estendida de acordo com a evolução da equipe na competição nacional. “Vamos tentar manter o apoio da PMC para que o Central possa contar com essa parceria para manter as suas despesas com o elenco e a formação de atletas”, frisou o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Rozael do Divinopólis é entrevistado por estudantes

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Na manhã de hoje (13), o vereador Rozael do Divinopólis (PMN) recebeu...

Na manhã de hoje (13), o vereador Rozael do Divinopólis (PMN)  recebeu, na Câmara, um grupo de alunos do Colégio Sagrado Coração. O objetivo da visita foi realizar uma pesquisa sobre o funcionamento do Legislativo de Caruaru, desta vez sobre a visão de um parlamentar que compõe a base de oposição da cidade.

Os alunos puderam conhecer um pouco do perfil do vereador e os trabalhos que eles realizam para a cidade. “O trabalho que a escola está fazendo com nossas turmas é de total aprendizado para nós, já que nós estamos em fase de conhecimento do que é, de fato, ser cidadão”, afirmou o estudante Guilherme Leandro.

Para o vereador é importante saber que as escolas, além do conhecimento que passam, estão se preocupando em debater questões de cidadania com os estudantes, “É muito gratificante saber que esse conhecimento está sendo passado nas escolas, pois é sempre bom aprender esses assuntos desde cedo”, frisou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

LDO na pauta da Reunião Pública desta terça (13)

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a presença do consultor orçamentário Bernardo Lima Barbosa na Reunião Pública Ordinária desta terça-feira (13). “O consultor orçamentário vai expor a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2014 e abrir espaço para todo e qualquer tipo de esclarecimento no plenário da Câmara. Será a oportunidade, também, da sociedade civil organizada tomar conhecimento sobre o que vamos discutir e aprovar para a elaboração do planejamento 2014 de Caruaru”, comentou o presidente Leonardo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Audiência vai destacar políticas públicas de acessibilidade

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Está confirmada a Audiência Pública do dia 21 de agosto, às nove da manhã...

Está confirmada a Audiência Pública do dia 21 de agosto, às nove da manhã – no Plenário da Câmara Municipal de Caruaru – que vai debater a questão do fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade aos portadores de deficiências. “Estamos atendendo uma reivindicação da OAB/Caruaru, no mês em que se comemora a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Vamos buscar alternativas de soluções que dinamizem e facilitem o acesso de portadores de deficiência a serviços básicos como educação, saúde, transporte, cultura e lazer – dentre outras necessidades”, comentou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD).  

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Confira os destaques da reunião da Câmara Municipal nesta terça

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (13)...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (13), a sua 42ª Reunião Pública Ordinária. Na súmula da Ordem do Dia, 29 requerimentos e quatro indicações.

A maioria dos requerimentos refere-se a ações de melhoramento urbano, como calçamento, reposição de asfalto, saneamento e instalação de redutores de velocidade. Os destaques ficam para os requerimentos do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), para a restauração das escadarias do Monte Bom Jesus; do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), para a instalação de unidade descentralizada do SAMU, no Salgado; e para o vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, para a realização de audiência pública com o objetivo de discutir políticas públicas de acessibilidade em Caruaru.

As indicações são direcionadas aos governos do Estado e federal e são de autoria do vereador Sivaldo Oliveira, do PP, que pede a construção de hospital regional pediátrico, em Caruaru; do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), que pede a recuperação da PE-95, entre Caruaru e Riacho das Almas, e a expansão dos serviços dos correios no São João da Escócia; e do vereador Lula Tôrres (PR), que solicita a implantação do programa “Ônibus Cirúrgico” para a realização de cirurgias de catarata em Caruaru.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 42ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 13 DE AGOSTO DE 2013. 

  1. Ata da 41ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1892/2013/Vereador Ranilson dos Santos: limpeza e pintura do meio-fio nas ruas do Residencial Vitória, Bairro Maria Auxiliadora;
  3. Requerimento nº 1904/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento da Senhora Celestina Rodrigues;
  4. Requerimento nº 1905/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: restauração das escadarias do Monte Bom Jesus;
  5. Requerimento nº 1906/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: luminárias nos postes localizados na via de acesso à Vila Andorinhas, nesta cidade;
  6. Requerimento nº 1907/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: complemento do calçamento nas ruas Ivan Cavalcante de Melo, Antonio Inácio Barbosa, Egratine do Rego Barros e Emanuel Gonçalves Filho, Bairro José Carlos de Oliveira;
  7. Requerimento nº 1908/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: redutores de velocidade nas ruas Michelangelo e Zumbi dos Palmares, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  8. Requerimento nº 1909/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: poda das árvores no Bairro Indianópolis;
  9. Requerimento nº 1910/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: poda das árvores no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  10. Requerimento nº 1911/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: voto de aplauso ao Senhor Vadelson Marques da Silva;
  11. Requerimento nº 1912/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Rua Projetada R-43, Bairro Luiz Gonzaga;
  12. Requerimento nº 1918/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de escadaria no Morro do Serrote, Bairro Salgado;
  13. Requerimento nº 1919/2013/Vereador Edmilson do Salgado: instalação de unidade descentralizada do SAMU, no Bairro Salgado;
  14. Requerimento nº 1920/2013/Vereador Edmilson do Salgado: instalação de centro de qualificação profissional no prédio do antigo Centro Politécnico Reverendo Júlio Leitão, Bairro Salgado;
  15. Requerimento nº 1921/2013/Vereador Louro do Juá: colocação de estátua do cantor e compositor Dominguinhos, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga;
  16. Requerimento nº 1922/2013/Vereador Val das Rendeiras: reposição do calçamento nas ruas 01, 02, 03, 06, 07, 09, 10, 14, 21, 31, 40, 42, 48, 52, 54, 56, 57, 62, 63, 64, 66, 67 e 74, Bairro Rendeiras;
  17. Requerimento nº 1923/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na esquina das ruas Jaime Batista Félix e Jonas Tabosa, Rendeiras;
  18. Requerimento nº 1924/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: fiscalização e revitalização no canteiro central da Rua Paranaense, Bairro Boa Vista;
  19. Requerimento nº 1925/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Dra. Claudia Monteiro, Pinheirópolis;
  20. Requerimento nº 1926/2013/Vereador José Ailton: redutor de velocidade na Rua Alferes Jorge, defronte da casa de material de construção Azevém, Indianópolis;
  21. Requerimento nº 1927/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: voto de aplauso ao jornalista Wagner Gil pelo lançamento do seu blog;
  22. Requerimento nº 1928/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Dom Hélder Câmara, Bairro Mauricio de Nassau;
  23. Requerimento nº 1929/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Visconde de Inhaúma, Maurício de Nassau;
  24. Requerimento nº 1930/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Paulo Francisco da Silva, Nova Caruaru;
  25. Requerimento nº 1931/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Saldanha Marinho, Maurício de Nassau;
  26. Requerimento nº 1932/2013/Vereador Lula Tôrres: asfalto nas ruas Djalma Dutra e XV de Novembro, Nossa Senhora das Dores;
  27. Requerimento nº 1933/2013/Vereador Gilberto de Dora: voto de pesar pelo falecimento do Frei Fernando Rossi;
  28. Requerimento nº 1934/2013/Vereador Leonardo Chaves: REITERA construção de praça entre a Rua Amilson Afonso e a Travessa Martins Francisco, Riachão;
  29. Requerimento nº 1935/2013/Vereador Leonardo Chaves: audiência pública para discutir políticas públicas de acessibilidade, neste município;
  30. Requerimento nº 1936/2013/Vereador Leonardo Chaves: doação de terreno no Cemitério Dom Bosco aos familiares do Senhor Otávio José da Silva;
  31. Indicação nº 175/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: construção de hospital regional pediátrico, em Caruaru;
  32. Indicação nº 176/2013/Vereador Edmilson do Salgado: recuperação da PE-95 entre Caruaru e Riacho das Almas;
  33. Indicação nº 177/2013/Vereador Edmilson do Salgado: expansão dos serviços dos correios no Bairro São João da Escócia;
  34. Indicação nº 178/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação do programa “Ônibus Cirúrgico” para realização de cirurgias de catarata, em Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Val das Rendeiras nas redes sociais

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Val das Rendeiras (PRTB) agora está nas redes sociais...

O vereador Val das Rendeiras (PRTB) agora está nas redes sociais. Depois de criar seu perfil no Facebook, através do qual informa regularmente as suas atividades parlamentares, o vereador acaba de lançar o seu blog.

“O blog foi criado para funcionar como um espaço virtual e democrático onde o povo vai poder ficar informado das minhas ações como vereador, das notícias locais e ainda poderá dar sugestões e fazer críticas.”, explicou o parlamentar, que é o líder do PRTB e segundo secretário da Câmara Municipal de Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Página de Jajá supera a marca das 5 mil “curtidas”

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Em meio a polêmicas, o vereador Jajá (PPS) segue se destacando no cenário político...

Em meio a polêmicas, o vereador Jajá (PPS) segue se destacando no cenário político da região. Ele, que costuma chamar a atenção com duras críticas à Prefeitura de Caruaru, tem conquistado espaço nas redes sociais. Criada há quatro meses, a página oficial do vereador no Facebook (conhecida como “fan page”) atingiu a marca de 5.313 “curtidas”. 

Para o parlamentar, isso é reflexo de um trabalho que leva a voz e a vontade da população para a Câmara: cobranças de melhorias em setores como a educação, saúde e infraestrutura, por exemplo. “Fico muito feliz em saber que as pessoas estão acompanhando o meu trabalho também pelas redes sociais. Essa é mais uma ferramenta para mostrar que tenho lutado pelo povo de Caruaru, por setores que precisam de atenção”, declara o parlamentar.

Além da página no Facebook, Jajá também mantém uma conta no Twitter e garante que pretende expandir a atuação nas redes sociais para dar ainda mais respaldo ao trabalho que tem feito na Câmara. “Estou aguardando as instruções da minha assessoria de imprensa para que possa atuar também no Instagram e no YouTube. É um trabalho que exige tempo, mas necessário para nós [pessoas públicas], para mostrar o que estamos fazendo, a nossa atuação”, complementa.

Serviço:

Facebook:

https://www.facebook.com/vereadorjaja

Twitter:

 https:// twitter.com/JajaVereador

 Diogenes Barbosa/AI vereador Jajá

Ministério Público dá parecer favorável a Jajá

por Victor Vargas — publicado 13/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O promotor de Justiça Criminal Sérgio Tenório, do Ministério Público de Pernambuco...

O promotor de Justiça Criminal Sérgio Tenório, do Ministério Público de Pernambuco, emitiu parecer favorável à prescrição do crime de falsidade ideológica de que o vereador Jajá (PPS) foi acusado em 2005.  Segundo a denúncia criminal, Jajá teria incorrido nos artigos 297 e 299 do Código Penal, que tratam de falsificação de identidade. Segundo análise do promotor, apesar do prazo prescricional da denúncia contra Jajá ser de doze anos,  como ele, na época, era menor de 21 anos, esse tempo cai para a metade, ou seja para seis, tendo esse prazo terminado em 2011. 

“Nós pedimos a prescrição do processo. O Ministério Público deu esse parecer favorável, com isso esperamos que o juiz siga a recomendação do MPPE, situação comum a esse tipo de decisão. O juiz deve julgar até sexta-feira e separamos por uma resposta positiva”, disse o advogado José Américo. 

Jajá responde agora à acusação, que ocasionou a sua prisão no dia 22 de julho, de receptação de veículo roubado. O vereador afirma que todas as acusações serão rejeitadas, uma vez que é inocente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara, com informações do Blog do Mário Flávio

Gilberto de Dora verifica estrutura do Sítio Cipó

por Victor Vargas — publicado 14/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Na sessão desta terça-feira (13), o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou...

Na sessão desta terça-feira (13), o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou requerimentos que beneficiam o Sítio Cipó, zona rural de Caruaru. As proposituras pedem saneamento, calçamento e iluminação pública. Antes de apresentar os requerimentos, Gilberto de Dora fez questão de ver de perto as condições da localidade.

Acompanhado de moradores da comunidade, o parlamentar constatou que a estrutura precisa de uma melhora urgente. Várias ruas não são pavimentadas, o esgoto escorre pelas vias e muitos postes não funcionam. 

Os requerimentos devem ser votados na sessão da próxima quinta-feira (15).

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Sanfoneiro Zé do Estado vira nome de rua no José Antônio Liberato

por Victor Vargas — publicado 14/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Através do Projeto de Lei nº 6.448/2013, de autoria do vereador Heleno...

Através do Projeto de Lei nº 6.448/2013, de autoria do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), aprovado pela  Câmara Municipal de Caruaru, o Poder Executivo sancionou a Lei nº 5.284, de 12 de julho de 2013, denominando de Rua José do Estado a artéria que tem início na área destinada à praça, lado direito, e na área destinada à escola, lado esquerdo; passando pelas quadras UX,VX, E GZ, com término no lote 04 da quadra HZ, lado esquerdo, localizado no Loteamento Alvorada do Ipojuca, no Bairro Deputado José Antônio Liberato. “Esse é um reconhecimento mais do que merecido a um dos sanfoneiros caruaruenses mais antigos e talentosos da região, figura impoluta e digna da nossa cidade.”, justificou o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres visita bairros e solicita construção de ponte

por Victor Vargas — publicado 15/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Na manhã da última terça- feira (13), o vereador Lula Tôrres (PR) visitou o bairro Caiucá...

Na manhã da última terça- feira (13), o vereador Lula Tôrres (PR) visitou o bairro Caiucá, mais especificamente nas imediações do Riacho do Mocó, juntamente com a secretária de Participação Social, Louise Caroline, e o diretor do Orçamento Participativo, Lino Portela.

O objetivo da visita foi observar o local para onde, através de requerimento, o parlamentar solicitou a construção de uma ponte de integração, entre os bairros Caiucá e João Mota. “É de grande necessidade a construção dessa ponte, pois, além da escola que fica próxima às imediações do riacho, existe também um grande fluxo de pessoas que diariamente passam nesse local, e a ponte irá facilitar esse acesso”, frisou o republicano.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Confira os requerimentos em debate nesta quinta

por Victor Vargas — publicado 15/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Nesta quinta-feira, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza...

Nesta quinta-feira, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 43ª Reunião Pública Ordinária. Na pauta de votações constam quatro projetos de Decreto Legislativo e trinta e um requerimentos. Os projetos de Decreto Legislativo são todos de autoria do vereador Gilberto de Dora (PSB), que solicita a concessão de título de cidadania caruaruense e da Medalha Frei Tito de Piegaio aos frades Miguel de Anadia e William Oliveira Almeida, em reconhecimento aos trabalhos missionário dos dois religiosos.

Entre os requerimentos – a maioria solicitando intervenções como calçamento, saneamento ou construção de ponte e praça – destaque para o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), pedindo a instituição do passe livre para os estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru; o do vereador Sivaldo Oliveira (PP), solicitando a retomada do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social; e dois do vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, um pedindo a realização de Sessão Especial para apresentação da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil (Unaveb), e o outro para a realização de audiência pública para discutir a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e a inclusão social do Município de Caruaru.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 43ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 15 DE AGOSTO DE 2013.

  1. Ata da 42ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Decreto Legislativo nº 709/2013/Vereador Gilberto de Dora: concede título de cidadania caruaruense ao Frei Miguel de Anadia;
  3. Projeto de Decreto Legislativo nº 710/2013/Vereador Gilberto de Dora: concede Medalha Frei Tito de Piegaio ao Frei Miguel de Anadia;
  4. Projeto de Decreto Legislativo nº 711/2013/Vereador Gilberto de Dora: concede título de cidadania caruaruense ao Frei William Oliveira Almeida;
  5. Projeto de Decreto Legislativo nº 712/2013/Vereador Gilberto de Dora: concede Medalha Frei Titio de Piegaio ao Frei William Oliveira Almeida;
  6. Requerimento nº 1913/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Jairon Silva, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  7. Requerimento nº 1914/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Gaia, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  8. Requerimento nº 1915/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Jeremias Alves Lagos, Bairro São João da Escócia;
  9. Requerimento nº 1916/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Pio X, Bairro Petrópolis;
  10. Requerimento nº 1917/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Marcos Antonio Soares Rocha, Bairro José Carlos de Oliveira;
  11. Requerimento nº 1937/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Rua Silveira Martins, Bairro Petrópolis;
  12. Requerimento nº 1938/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Rua Gilvan Pimentel, Bairro José Carlos de Oliveira;
  13. Requerimento nº 1939/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: contratação de auxiliar de serviços gerais para o PSF da Vila do Juá;
  14. Requerimento nº 1940/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instituição do passe livre para os estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru;
  15. Requerimento nº 1941/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de cisterna de maior porte na Escola Maria Félix de Lima, Vila do Juá;
  16. Requerimento nº 1942/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: limpeza no riacho da Vila do Juá;
  17. Requerimento nº 1943/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação de ambulâncias nos distritos de Caruaru;
  18. Requerimento nº 1944/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche em terreno localizado no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  19. Requerimento nº 1945/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: limpeza em terreno localizado na Rua Alferes Jorge, ao lado da loja de material de construção Azevem, Bairro Indianópolis;
  20. Requerimento nº 1946/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: retomada do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social, neste município;
  21. Requerimento nº 1947/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: construção de unidades de habitação no Loteamento Rosanópolis;
  22. Requerimento nº 1952/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de ponte interligando os bairros Caiucá e João Mota;
  23. Requerimento nº 1953/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de faixa elevada de pedestre na Avenida Vera Cruz, defronte ao Supermercado Bonanza;
  24. Requerimento nº 1955/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento, calçamento e iluminação pública no Sítio Cipó, zona rural de Caruaru;
  25. Requerimento nº 1956/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: construção de canal entre o Bairro Kennedy, as vilas Diocesana e Padre Inácio, e o Loteamento José Carlos de Oliveira;
  26. Requerimento nº 1962/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutores de velocidade na Rua Panamericana, Bairro Nova Caruaru;
  27. Requerimento nº 1963/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: construção de escola municipal no Bairro Nova Caruaru;
  28. Requerimento nº 1964/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: construção de praça na Avenida Cruzeiro do Sul, Bairro Nova Caruaru;
  29. Requerimento nº 1965/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Avenida Abolição da América, Bairro Nova Caruaru;
  30. Requerimento nº 1966/2013/Vereador José Ailton: recuperação de estrada entre a BR-232 e as localidades de Brejo da Mulata e Olho D’água da Cana;
  31. Requerimento nº 1967/2013/Vereador José Ailton: recuperação da estrada de Malhada de Barreiras Queimadas até Cachoeira de Tabocas;
  32. Requerimento nº 1968/2013/Vereador José Ailton: recuperação da estrada entre a BR-104, Lagoa do Paulista e Sítio Encanto;
  33. Requerimento nº 1969/2013/Vereador Leonardo Chaves: realização de Sessão Especial para apresentação da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil;
  34. Requerimento nº 1970/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: sinalização escolar defronte dos colégios Álvaro Lins, Adventista, Santa Clara de Assis, José Carlos Florêncio e da Creche Tia Clarice, nesta cidade;
  35. Requerimento nº 1971/2013/Vereador Leonardo Chaves: restauração da praça defronte da Igreja Católica da Vila do Rafael;
  36. Requerimento nº 1972/2013/Vereador Leonardo Chaves: realização de audiência pública para discutir a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e a inclusão social do Município de Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comandante do 4º BPM recebe vereadores

por Victor Vargas — publicado 15/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Campos...

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Campos, recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), os vereadores Rozael do Divinópolis (PMN), Louro do Juá (DEM) e Gilberto de Dora (PSB). Os edis fizeram uma explanação da questão “segurança pública” na cidade e na zona rural. “Todos os dias chegam informações de assaltos nas estradas da zona rural”, comentou Gilberto de Dora. “O Divinópolis está registrando índices alarmantes de violência e assaltos”, frisou Rozael, com endosso de Louro do Juá. “Estamos acompanhando de perto todos os casos registrados pelos vereadores e o 4º BPM está empenhado em melhorar a segurança em todos os municípios de sua área de ação”, destacou o comandante Campos, que afirmou ainda reconhecer a preocupação com a responsabilidade da representação exercida pelos vereadores.

O 4º BPM, sediado em Caruaru, cobre uma extensa área com 15 municípios. Após a reunião com os vereadores ficou confirmada a presença do tenente-coronel Marcos Campos na Reunião Pública Ordinária da próxima quinta-feira (22). “Vou apresentar todos os números e falar do compromisso do 4º BPM com a nossa região”, garantiu o comandante.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

LDO tem que ser votada até o dia 30

por Victor Vargas — publicado 15/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Todos os vereadores receberam da Secretaria Legislativa,para analisar...

Todos os vereadores receberam da Secretaria Legislativa,para analisar, uma cópia da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014 enviada pelo Poder Executivo. Na reunião da última terça-feira (13), atendendo convite do presidente Leonardo Chaves (PSD), o contabilista Bernardo Lima Barbosa, especialista em questões orçamentárias, apresentou, comentou, debateu e esclareceu, no plenário da Câmara, todas as dúvidas e implicações legais ligadas à LDO 2014. “Temos um prazo até o dia 30 para discutir e votar e estamos esgotando todas as formas de dar ciência aos vereadores sobre a lei”, frisou o presidente Leonardo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara Municipal esclarece solicitação do TJPE

por Victor Vargas — publicado 16/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru está preparando sua resposta à solicitação do Tribunal...

A Câmara Municipal de Caruaru está preparando sua resposta à solicitação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, depois que foi impetrada a ação direta de inconstitucionalidade – pelo prefeito José Queiroz de Lima (PDT) – com foco em declaração do tribunal, visando o Art. 18 da Lei 5.085 – referente a questões disciplinares ligadas ao sistema de transporte público coletivo urbano e rural – especificamente nas questões licitatórias envolvendo o afastamento da possibilidade de recebimento de indenização das possíveis empresas vencidas em concorrência.

“Temos um prazo de trinta dias – a partir do dia 08 de agosto passado – para informarmos ao TJPE sobre o processo legislativo do Art. 18 da Lei 5.085 – se a Câmara Municipal de Caruaru cumpriu todas as etapas previstas na legislação – vamos verificar se há vícios nas etapas de discussão e votação da referida lei”, comentou o advogado Bruno Martins, secretário jurídico do Poder Legislativo de Caruaru. A documentação solicitada à Câmara Municipal relativa à impugnação será enviada ao TJPE e deverá ser apreciada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

“Quem não deve, não teme”, afirma Jajá, ao defender a CPI

por Victor Vargas — publicado 16/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Jajá (PPS) continua com duras críticas à Prefeitura de Caruaru, e chamou...

O vereador Jajá (PPS) continua com duras críticas à Prefeitura de Caruaru, e chamou a atenção na Câmara de Vereadores, durante a sessão desta quinta-feira (15), para a falta de adesão ao projeto do vereador Evandro Silva (PMDB), que sugere a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), ou seja, uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo para averiguar as recentes denúncias da Controladoria Geral da União (CGU) sobre possíveis irregularidades administrativas em Caruaru.

Jajá é a favor da CPI, principalmente, para que haja um maior esclarecimento sobre as denúncias. “O que não pode é um projeto tão simples como este [instauração da CPI pelo Legislativo municipal] estar sendo motivo de desconforto aqui na Câmara. Quem não deve, não teme. Se realmente não há nenhuma irregularidade, então que os vereadores da base apoiem a iniciativa, para que tudo seja esclarecido para a população”, argumenta Jajá.

Durante a reunião, ele e outros parlamentares chamaram a atenção para um exemplo de gestão municipal no Estado, que passa pela mesma situação: a de Petrolina, onde o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) deixou os vereadores da base governista livres para decidir se apoiariam ou não a realização de uma CPI. Lá, a investigação deve apontar se houve superfaturamento no São João 2013. Na cidade sertaneja o projeto ficou conhecido como “CPI do São João”.

Diogenes Barbosa/AI vereador Jajá

Políticas Públicas de Acessibilidade em Audiência Pública na Casa do Povo

por Victor Vargas — publicado 16/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar – na próxima quarta-feira (21)...

A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar – na próxima quarta-feira (21), às nove da manhã – no Plenário da Casa do Povo – Audiência Pública sugerida e assumida de imediato pelo Poder Legislativo, dentro dos eventos programados pela OAB/Caruaru no ciclo comemorativo do mês da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O objetivo central da audiência é a busca de alternativas, de soluções que facilitem o acesso de portadores de deficiência a serviços básicos como educação, saúde, transporte, cultura e lazer – dentre outras necessidades.

O presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, vereador Marcelo Gomes (PSB) vai destacar, durante a Audiência Pública, os projetos que tramitam na Câmara relativos à questão da acessibilidade. “Vamos apresentar e ouvir a sociedade organizada antes da emissão do parecer da nossa comissão”, frisou o parlamentar do PSB.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador participa de Seminário para discutir o Cadastro Ambiental Rural

por Victor Vargas — publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Na tarde da última sexta-feira (16), o vereador Marcelo Gomes (PSB), participou...

Na tarde da última sexta-feira (16), o vereador Marcelo Gomes (PSB), participou de seminário sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, na Associação Caruaruense de Ensino Superior – Asces. O evento foi organizado pelo grupo de trabalho que monitora a implantação do cadastro em Pernambuco.  

O serviço, que está em funcionamento em vários estados, pretende auxiliar nos trabalhos de informações através de georreferências as situações das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais da região.

“Esse trabalho é de grande relevância para o gerenciamento de controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento”, afirmou o parlamentar que, como presidente da Comissão de Meio Ambiente, se dispôs a auxiliar os trabalhos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas, na implantação do serviço em Caruaru. 

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Foto: Washington Luiz

Gilberto de Dora faz blitz no bairro e vila Kennedy

por Victor Vargas — publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Gilberto de Dora (PSB) passou a manhã inteira do último domingo (18)...
O vereador Gilberto de Dora (PSB) passou a manhã inteira do último domingo (18) caminhando pelas ruas do Bairro e da Vila Kennedy. Junto com o líder comunitário Erinaldo Ferreira, o parlamentar bateu de porta em porta e conversou com os moradores. Gilberto constatou que o maior desejo da comunidade é ter o saneamento e o calçamento de diversas ruas que ainda não contam com as benfeitorias. “O Bairro e a Vila Kennedy são localidades enormes, com milhares de moradores que merecem nossa atenção. Conquistar o calçamento e saneamento será um compromisso meu. Vamos lutar para conseguir as obras junto ao Poder Executivo” disse o socialista.
Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora
Edição: Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Mudança de horário da audiência pública que vai destacar políticas públicas de acessibilidade na “Casa do Povo”

por Victor Vargas — publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar, na próxima quarta-feira (21), às dez da manhã...

A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar, na próxima quarta-feira (21), às dez da manhã, audiência pública dentro da programação de eventos do ciclo comemorativo do mês (agosto) em que se comemora a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Solicitada pela OAB/Caruaru e encaminhada pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), a audiência pública vai buscar alternativas de soluções que facilitem o acesso de portadores de deficiência a serviços básicos como educação, saúde, transporte, cultura e lazer – dentre outras necessidades. “Os trabalhos vão começar às 10 horas por uma questão de mobilidade de todos os participantes – procuramos facilitar o acesso à Câmara Municipal”, justificou o presidente Leonardo.

Durante a audiência, o vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, vai apresentar os projetos que tramitam na Câmara relativos à questão da acessibilidade. “Vamos ouvir a sociedade organizada antes da emissão do parecer da nossa comissão”, frisou o parlamentar socialista.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comandante do 4º BPM na reunião pública da quinta-feira (22)

por Victor Vargas — publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Convidado pelos vereadores Gilberto de Dora (PSB), Rozael do Divinópolis (PMN)...

Convidado pelos vereadores Gilberto de Dora (PSB), Rozael do Divinópolis (PMN) e Louro do Juá (DEM) – que estiveram em reunião no quartel do 4º BPM na última quinta-feira (15), o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar – ten. cel. Marcos Campos confirmou a presença na reunião pública ordinária da próxima quinta-feira (22). “A ideia do convite partiu depois de ouvirmos – detalhadamente – sobre a preocupação do Comandante Campos com as ações do Polícia Militar na nossa região”, destacou Gilberto de Dora. “Vou expor as ações da PM e entendo perfeitamente a responsabilidade da representação exercida pelos vereadores”, comentou o ten. cel. Marcos Campos. 

As reuniões públicas ordinárias da Câmara Municipal de Caruaru ocorrem nas terças e quintas a partir das 20 horas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador se reúne com comunidade para falar sobre Orçamento Participativo

por Victor Vargas — publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Neste domingo (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB) participou da reunião...

Neste domingo (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB) participou da reunião promovida pela Associação de Moradores do Sitio Cipó para falar sobre a importância do Orçamento Participativo (OP). Durante o encontro, os moradores elegeram duas prioridades que vão ser defendidas, na plenária deliberativa, que irá acontecer no dia 31 de agosto. “Tive a oportunidade de juntamente com o presidente da associação, Caetano Santos, orientar e esclarecer dúvidas sobre o Orçamento Participativo, além de unir forças e convidar a comunidade para participar do dia da plenária. Quanto mais gente do Cipó estiver presente, maior será a chance da prioridade da localidade ser escolhida”, pontuou Marcelo.

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na reunião e estão confiantes no Orçamento Participativo. “Estou acreditando nesse programa e estou mobilizando o maior número de pessoas da comunidade”, afirmou o presidente da associação, Caetano Santos.

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Confira os destaques desta 44ª reunião pública na Câmara Municipal de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 20/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Nesta terça-feira (20), a Câmara Municipal de Caruaru realiza, a partir das 20h...

Nesta terça-feira (20), a Câmara Municipal de Caruaru realiza, a partir das 20h, a sua 44ª reunião pública ordinária. De acordo com a súmula da Ordem do Dia deverão ser debatidos quarenta e um requerimentos e três indicações. Entre os requerimentos, destaque para o do vereador José Ailton, do PDT, pedindo a conclusão do prédio onde funcionaria a UPA no Loteamento Morada Nova para funcionamento de escola municipal, e para três do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), um para a instituição de passe livre estudantil em Caruaru; outro para a apresentação do programa do Orçamento Participativo aos grupos que atuam na área cultural e o terceiro solicitando fiscalização nas empresas papa-metralhas de Caruaru.

As indicações são para a instalação de agência dos Correios e a expansão do serviço de entrega de correspondências no Salgado, ambas de autoria do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB); e para a contratação de seguranças para os postos de saúde da família do município, de autoria do vereador Heleno do Inocoop, do PRTB.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia – e lista completa de requerimentos e indicações:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 44ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO DE 2013. 

  1. Ata da 43ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1940/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instituição de passe livre estudantil em Caruaru;
  3. Requerimento nº 1948/2013/Vereador Jajá: calçamento na Rua João Correia Aguiar, Bairro Nova Caruaru;
  4. Requerimento nº 1949/2013/Vereador Jajá: calçamento na Rua Frei Damião, Bairro Nova Caruaru;
  5. Requerimento nº 1950/2013/Vereador Jajá: calçamento na Rua Milton Barbosa, Bairro Nova Caruaru;
  6. Requerimento nº 1951/2013/Vereador Jajá: calçamento na Rua Dom Augusto, Bairro José Carlos de Oliveira;
  7. Requerimento nº 1957/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Maria das Neves da Silva, Loteamento Severino Afonso;
  8. Requerimento nº 1958/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Maria Joaquina da Silva, Loteamento Severino Afonso;
  9. Requerimento nº 1959/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Maria das Neves da Silva, Loteamento Severino Afonso;
  10. Requerimento nº 1960/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do calçamento na Rua João Calado, Bairro São Francisco;
  11. Requerimento nº 1961/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação no anel viário, Bairro Indianópolis;
  12. Requerimento nº 1973/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Gouveia, Loteamento Lagoa do Algodão;
  13. Requerimento nº 1974/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na 2ª Travessa Caiaque, Loteamento Lagoa do Algodão;
  14. Requerimento nº 1975/2013/Vereador José Ailton: conclusão do prédio onde funcionaria a UPA no Loteamento Morada Nova, para funcionamento de escola municipal;  
  15. Requerimento nº 1976/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Travessa Barão de Itamaracá, Bairro Indianópolis;
  16. Requerimento nº 1977/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: apresentação do programa do Orçamento Participativo aos grupos que atuam na área cultural;
  17. Requerimento nº 1978/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: terraplanagem, saneamento e calçamento nas ruas Djalma Santos, Deusdete Pereira Coelho e Maria Teresa, Bairro José Carlos de Oliveira;
  18. Requerimento nº 1979/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: atendimento psicológico e jurídico no CRAS/Salgado;
  19. Requerimento nº 1980/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: fiscalização nas empresas papa metralhas de Caruaru;
  20. Requerimento nº 1981/2013/Vereador Jajá: faixa de pedestre e redutor de velocidade nas proximidades do Colégio Santo Amaro, Vila Kennedy;
  21. Requerimento nº 1985/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: revitalização do Parque das Pedras, Bairro Nova Caruaru;
  22. Requerimento nº 1986/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Fernandes Carlos Leite Machado, Loteamento Encanto da Serra;
  23. Requerimento nº 1987/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do saneamento e calçamento na Rua Marieta Cruz, Loteamento Encanto da Serra;
  24. Requerimento nº 1988/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do saneamento e calçamento na Rua Sociólogo Betinho, Loteamento Encanto da Serra;
  25. Requerimento nº 1989/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: contratação de seguranças para os postos de saúde da família deste município;
  26. Requerimento nº 1990/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do asfalto na Avenida José Rodrigues de Jesus, Bairro Indianópolis;
  27. Requerimento nº 1991/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do asfalto na Avenida Adjar da Silva Casé, Bairro Indianópolis;
  28. Requerimento nº 1992/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Rua Ester Gomes Pereira, Vila Kennedy;
  29. Requerimento nº 1993/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Travessa Francisco Cristóvão de Melo, Vila Kennedy;
  30. Requerimento nº 1994/2013/Vereador Gilberto de Dora: passagem molhada entre as ruas D-11 e E-8, Vila Kennedy;
  31. Requerimento nº 1995/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Rua Manuel Nunes Filho, Vila Kennedy;
  32. Requerimento nº 1996/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Rua São Judas Tadeu, Vila Kennedy;
  33. Requerimento nº 1997/2013/Vereador Jadiel Nascimento: saneamento e calçamento na 2ª Travessa Mario Melo, Loteamento Primavera, Cedro;
  34. Requerimento nº 1998/2013/Vereador Jadiel Nascimento: saneamento e calçamento na Rua Nossa Senhora Aparecida do Norte, Salgado;
  35. Requerimento nº 1999/2013/Vereador Jadiel Nascimento: redutor de velocidade na Rua Filemon Bastos, Salgado;
  36. Requerimento nº 2000/2013/Vereador Jadiel Nascimento: reposição de placa de conversão proibida na Rua João Clímaco Limeira, Salgado;
  37. Requerimento nº 2001/2013/Vereador Jadiel Nascimento: reposição do gelo baiano na Rua João Clímaco Limeira, Salgado;
  38. Requerimento nº 2002/2013/Vereador Cecílio Pedro: saneamento e calçamento na Rua Cruzeiro do Sul, Bairro Nova Caruaru;
  39. Requerimento nº 2003/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua José Cardoso, Bairro São João da Escócia;
  40. Requerimento nº 2004/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua João Cardoso, Bairro São João da Escócia;
  41. Requerimento nº 2005/2013/Vereador Cecílio Pedro: saneamento e calçamento na Rua Florença, Bairro São João da Escócia;
  42. Requerimento nº 2006/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Orlando Dias, Bairro São João da Escócia;
  43. Indicação nº 179/2013/Vereador Edmilson do Salgado: instalação de agência dos Correios no Salgado;
  44. Indicação nº 180/2013/Vereador Edmilson do Salgado: expansão dos serviços de entrega de correspondências no Salgado;
  45. Indicação nº 181/2013/Vereador Edmilson do Salgado: cobertura externa para abrigar os acompanhantes dos paciente na UPA/Caruaru. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão de Ética define procedimentos no caso Jajá-Romildo Oscar

por Victor Vargas — publicado 21/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Depois de ter sido instalada no último dia 13, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar...

Depois de ter sido instalada no último dia 13, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira (21). A Comissão, que é presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e composta por Marcelo Gomes (PSB), Demóstenes Veras (PSD), Rozael do Divinópolis (PMN) e Zé Ailton (PDT), discutiu o estranhamento ocorrido entre os vereadores Jajá e Romildo Oscar na reunião do dia 09 de julho.

De acordo com o presidente, na reunião de hoje ficou definido que a Comissão irá ouvir, primeiro, os dois vereadores envolvidos, depois os demais vereadores e algumas pessoas que estavam no recinto. Os trabalhos de apuração já começaram a ser desenvolvidos, mas a Comissão preferiu não estabelecer previsão para emitir seu parecer.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Emoção na audiência pública da acessibilidade

por Victor Vargas — publicado 21/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (21)...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (21), audiência pública com foco nas políticas públicas de acessibilidade. A audiência foi sugerida pela OAB/Caruaru e encaminhada e presidida pelo presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves (PSD). Participaram da audiência o secretário jurídico da Câmara, Bruno Martins, e os vereadores Rozael do Divinópolis (PMN), Neto (PMN), Gilberto de Dora (PSB), José Ailton (PDT), Romildo Oscar (PTN) e Marcelo Gomes (PSB). Com quatro projetos de lei tramitando na Comissão de Legislação e Redação de Leis com foco na acessibilidade, o vereador Dr. Demóstenes Veras justificou a ausência por estar de plantão médico.

A OAB/Caruaru foi representada pelo seu presidente Almério Abílio, Efigênio Medeiros – presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência – seu vice George Dias, João Torres – presidente da Comissão de Assistência aos Novos Advogados, Carlos Henrique – Comissão de Esportes e o secretário geral, Pedro Raimundo Neto e Anderson Carvalho da Silva – Ministério Público. Participaram ainda o presidente da URB/Caruaru – Aldo Arruda, Sirone Rodrigues – diretor de Defesa Civil/Destra, Sandro Severino da Silva – presidente da Associação Caruaruense de Cegos, Rosemery Maria da Silva – da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru e Valéria Porto e Solange Florêncio – coordenadoras da educação inclusiva Direito à Adversidade.

Vereadores em ação

A audiência – aberta e presidida pelo vereador Leonardo Chaves – contou ainda com a participação de deficientes – mutilados, surdos, mudos, tetraplégicos e familiares aflitos com a situação da falta – quase generalizada – de políticas públicas de acessibilidade em Caruaru – “Estamos com projetos de Lei tramitando na Câmara com esse foco e vamos sugerir à PMC a criação de uma coordenadoria – ou diretoria para especificamente cuidar dessa demanda – seria bom se um portador de deficiência pudesse assumir um compromisso dessa natureza – vamos apoiar todas as iniciativas que visem à implantação e humanização da Política Pública de Acessibilidade de Caruaru”, destacou o presidente Leonardo Chaves. O vereador Neto focou as leis que estão na gaveta, os constrangimentos e as dificuldades no dia a dia dos portadores de deficiência. O vereador Rozael do Divinópolis destacou o trabalho da Apodec e as dificuldades do trânsito no Centro da cidade. O vereador Marcelo Gomes frisou que gestantes e outras pessoas não deficientes sofrem pelas limitações de acessibilidade – “Lembramos que estamos convidando as entidades representadas nesta audiência para opinarem sobre questões como a adoção do Braille nas contas públicas, semáforos e transportes para cadeirantes que fazem tratamento em órgãos públicos – lembro ainda a preocupação do Governo de Pernambuco que, implantando os Camarotes da Acessibilidade no São João de Caruaru, Galo da Madrugada e Festival de Inverno, oportunizou o acesso a grandes eventos no Estado”, frisou o vereador Marcelo. O vereador Gilberto de Dora destacou ações ligadas à PMC no direito de todos – no ir e vir e a implantação de caixas eletrônicos em Braille.

Emoção e sofrimento

Os representantes das entidades ligadas às pessoas com deficiência não pouparam críticas e cobraram empenho da PMC em questões básicas ligadas à cidadania e àa falta de pessoal qualificado nos órgãos públicos para lidar com os portadores de necessidades especiais – “A própria Destra não oferece condições elementares para receber as pessoas que a procuram – os deficientes não estão sendo ouvidos – falta consciência ao Poder Público”, chamou a atenção na audiência Esnande Quirino, da Apodec. O amputado Alan Jackson ocupou a tribuna e denunciou a situação dos shoppings, das dificuldades de fazer uma perícia no INSS e dos constrangimentos passados diante da Destra e da falta de respeito na ocupação das vagas nos estacionamentos da cidade. “Na Avenida Rio Branco um lojista estaciona todo dia e conta com o apoio da Destra, que certamente não lhe pede credencial – a falta de respeito é notável – mesmo sequelado, sou um ser vivo – todos nós portadores de deficiência merecemos respeito”, disparou Alan.

Decisões e encaminhamentos

O presidente da OAB/Caruaru, Almério Abílio, foi enfático: “O dia de hoje – 21 de agosto é histórico – fica marcado como o dia em que a população de Caruaru parou, ouviu e ficou atenta à questão das políticas públicas de acessibilidade – não podemos adiar mais uma posição de todos os envolvidos nesta questão vital para todos os portadores de deficiências de Caruaru – agradeço a parceria com a Câmara Municipal e vamos cobrar – vamos nos mobilizar para o cumprimento das leis e do bom senso”, destacou o presidente. O vereador Leonardo Chaves fechou os trabalhos agradecendo as participações de todos os envolvidos na audiência pública. “Vamos enviar o relatório dessa audiência a todos os envolvidos com a competência de encaminhamentos da Política Pública de Acessibilidade em Caruaru”, finalizou o presidente do Poder Legislativo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Sessão Especial para a Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil

por Victor Vargas — publicado 21/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar, na próxima quarta-feira (28), às 20 horas...

A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar, na próxima quarta-feira (28), às 20 horas sessão especial para lançamento e apresentação da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil no Estado de Pernambuco. O evento vai contar com os presidentes de Câmaras da Região Agreste e será realizado no dia seguinte, quinta-feira (29), na Câmara Municipal do Recife reunindo as Câmaras da Região Metropolitana. “O lançamento da Unaveb será feito pelo vereador do Recife e ex-ministro Raul Jungmann (PPS) e a apresentação pelo reitor Dr. Jabes Moura – certamente será uma grande noite para o Poder Legislativo. Convidamos todos os envolvidos no processo legislativo no Agreste”, destacou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora comemora início de obra no Boa Vista II

por Victor Vargas — publicado 22/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A noite desta quarta-feira (21) foi o começo de uma conquista para o vereador Gilberto...

A noite desta quarta-feira (21) foi o começo de uma conquista para o vereador Gilberto de Dora (PSB). Um dos requerimentos apresentados por ele no início deste ano será executado pela Prefeitura de Caruaru. Trata-se da revitalização do campo de areia do Bairro Boa Vista II. O projeto está pronto e ele fez questão de ir ao bairro junto com a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Giovana Lins, para mostrá-lo aos moradores.

A reforma vai contar com alambrado e iluminação adequada para a prática de esportes. “Com o alambrado, a bola não vai mais para o meio da rua. Esse incidente acontecia com muita frequência. Quando o pessoal corria pra buscar a bola, havia o risco de atropelamento. Quem tem casa perto da quadra também gostou muito da ideia. Pelo menos, vai deixar de ser surpreendido por boladas” brinca o socialista.
De fato, a comunidade ficou muito animada, principalmente com o prazo de início das obras. De acordo coma arquiteta, muito em breve será possível entregar o equipamento pronto para os moradores.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Câmara realiza hoje mais uma reunião pública ordinária

por Victor Vargas — publicado 22/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Nesta quinta-feira, 22, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 45ª...

Nesta quinta-feira, 22, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 45ª reunião pública ordinária. Na súmula da Ordem do Dia estão listados três projetos de lei, dois projetos de decreto administrativo, trinta e dois requerimentos e uma indicação.  Entre os projetos de lei figuram dois de autoria de vereadores: um de Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que entra em 1ª discussão, para a instituição do Dia Municipal do Mototaxista; e o outro de Jajá (PPS), instituindo o Dia Municipal de Luta Pela Educação. Entre os projetos de decreto administrativo destaca-se o do vereador Lula Tôrres (PR), pedindo a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Cantor e Compositor Luiz Lua Gonzaga ao radialista Agenor Farias.

A maior parte dos requerimentos que serão apresentados nesta noite trata de melhorias na infraestrutura urbana, como saneamento e calçamento. Os destaques vão para os requerimentos de Gilberto de Dora (PSB), para a construção de ciclovia do Bairro Rendeiras até o Alto do Moura; de Val das Rendeiras (PTdoB), para a construção de ciclovia móvel em Caruaru; de Louro do Juá (DEM), que apresenta voto de aplauso ao prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio; e de Eduardo Cantarelli (PSDB), para realização de sessão solene em comemoração aos 10 anos do ICIA. A única indicação que vai debatida na reunião de hoje é de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró, que solicita à Compesa a implantação de rede de abastecimento de água no Loteamento Moura Brasil.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 45ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2013.

  1. Ata da 44ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.513/2013/Comissão de Legislação e Redação de Leis/1ª Discussão: dá nova redação ao Art. 1º da Lei Municipal nº 5.048, de 12 de novembro de 2010, e dá outras providências; (denominação de rua)
  3. Projeto de Lei nº 6.530/2013(com emenda supressiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Edjailson da Caru Forró/1ª Discussão: institui o Dia Municipal do Mototaxista e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.541/2013/(com emenda modificativa da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Jajá/1ª Discussão: institui o Dia Municipal de Luta Pela Educação, e dá outras providências;
  5. Projeto de Decreto Legislativo nº 706/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Cantor e Compositor Luiz Lua Gonzaga ao Senhor Agenor Pontes de Farias;
  6. Projeto de Decreto Legislativo nº 708/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª e Única Discussão: concede título de cidadania caruaruense ao Desembargador Ivanildo da Cunha Andrade;
  7. Requerimento nº 1982/2013/Vereador Jajá: recuperação do calçamento na Rua Augusto César, Bairro José Carlos de Oliveira;
  8. Requerimento nº 1983/2013/Vereador Jajá: calçamento nas ruas Francisco Alves Catão e Manoel Laurindo da Silva, Bairro José Carlos de Oliveira;
  9. Requerimento nº 1984/2013/Vereador Jajá: calçamento nas ruas Hélio Pereira Leite, Cícero Pereira Leite e Américo Luiz da Silva, Bairro José Carlos de Oliveira;
  10. Requerimento nº 2007/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: remoção de pedra localizada na Rua Manoel Martins de Araújo, Bairro do Salgado;
  11. Requerimento nº 2008/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: abertura na antiga estrada de Brejo Velho, por trás do Loteamento Campos do Conde, nesta cidade;
  12. Requerimento nº 2009/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação de luminárias em postes localizados no Loteamento Copacabana, nesta cidade;
  13. Requerimento nº 2010/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: retirada de postes localizados no Bairro Cidade Jardim;
  14. Requerimento nº 2011/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Caiaque, Loteamento Lagoa do Algodão;
  15. Requerimento nº 2012/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Jardim Imperial, Loteamento Lagoa do Algodão;
  16. Requerimento nº 2013/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Travessa Caiaque, Loteamento Lagoa do Algodão;
  17. Requerimento nº 2014/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Fragata, Loteamento Lagoa do Algodão;
  18. Requerimento nº 2015/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Travessa Fragata, Loteamento Lagoa do Algodão;
  19. Requerimento nº 2016/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento e calçamento na Travessa Ilhéus, Vila Kennedy;
  20. Requerimento nº 2017/2013/Vereador Gilberto de Dora: retirada de rochas das ruas São Judas Tadeu e Pau Brasil, Vila Kennedy;
  21. Requerimento nº 2018/2013/Vereador Gilberto de Dora: construção de ciclovia do Bairro Rendeiras até o Alto do Moura;
  22. Requerimento nº 2019/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do muro lateral da Escola Professor Luiz Pessoa, Loteamento Rosanópolis, Vassoural;
  23. Requerimento nº 2020/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: capinação no Bairro Luiz Gonzaga;
  24. Requerimento nº 2021/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de academia da cidade no Bairro José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 2022/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Severino Alves Feitosa, Alto da Balança;
  26. Requerimento nº 2023/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia móvel em Caruaru;
  27. Requerimento nº 2024/2013/Vereador Louro do Juá: voto de aplauso ao Senhor Júlio Lóssio, Prefeito de Petrolina;
  28. Requerimento nº 2025/2013/Vereador Louro do Juá: sinalização de trânsito no Bairro Divinópolis;
  29. Requerimento nº 2026/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Santa Margarida, Cidade Jardim;
  30. Requerimento nº 2027/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua R-47, Cidade Jardim;
  31. Requerimento nº 2028/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: realização de sessão solene em comemoração aos 10 anos do ICIA;
  32. Requerimento nº 2029/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutor de velocidade na Avenida Júlia Lopes, Cedro;
  33. Requerimento nº 2030/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas onde trafegam os ônibus no Bairro Nova Caruaru;
  34. Requerimento nº 2031/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Esdras de Farias, bem como, redutores de velocidade na esquina da citada rua com a Rua Kansas, Salgado;
  35. Requerimento nº 2032/2013/Vereador Neto: câmeras de monitoramento no semáforo da Avenida Adjar da Silva Casé, Indianópolis;
  36. Requerimento nº 2033/2013/Vereador Gilberto de Dora: doação de terreno localizado no Cemitério de Xicuru aos familiares do saudoso José Florêncio Neto;
  37. Requerimento nº 2034/2013/Vereador Leonardo Chaves: realização de audiência pública para discutir a possibilidade de instalação de uma Segunda Vara da Fazenda Pública na Comarca de Caruaru;
  38. Requerimento nº 2035/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de praça entre as ruas São Cristóvão e Inácio de Souza, Petrópolis;
  39. Indicação nº 182/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de rede de abastecimento de água no Loteamento Moura Brasil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora sugere comitiva para pedir ao governador mais segurança para Caruaru

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A ideia veio depois de uma explanação de dados feita pelo comandante do 4º BPM...

A ideia veio depois de uma explanação de dados feita pelo comandante do 4º BPM, o Tenente-Coronel Marcos Campos, na sessão desta quinta-feira (22). De acordo com os números apresentados, o batalhão não tem a quantidade adequada de policiais para cobrir os 15 municípios da região de que Caruaru faz parte.

O vereador Gilberto de Dora (PSB) sugeriu a criação de uma comissão para conversar diretamente com o governador do Estado. O objetivo é sensibilizá-lo para que ele atenda uma indicação aprovada na Câmara que pede que o 4º Batalhão atenda exclusivamente ao município de Caruaru. “Se ficarmos de braços cruzados, não iremos conseguir nada. Eu acredito que o governador irá nos atender, até porque uma cidade com mais de 300 mil habitantes precisa de mais segurança” argumentou o socialista.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Câmara debate LDO em audiência pública na próxima semana

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, na próxima segunda-feira (26), às 10 horas...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, na próxima segunda-feira (26), às 10 horas, audiência pública – requerida pelo vereador Lula Torrês (PR) – onde será destacada a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que tramita no Poder Legislativo, enviado pela PMC, com previsão de discussão e votação até o próximo dia 31. Já estão confirmadas a participação do contabilista e especialista em orçamento público Bernardo Lima Barbosa e do secretário municipal da fazenda Carlos Veras.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Val das Rendeiras apoia evento estadual para deficientes auditivos

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Com o apoio do vereador Val das Rendeiras (PRTB), Caruaru será representada...

Com o apoio do vereador Val das Rendeiras (PRTB), Caruaru será representada no Seminário Estadual de Educação Bilíngue para Surdos: Desafios e Possibilidades, que acontece nesta sexta-feira, no Auditório do Centro de Educação da UFPE. O evento faz parte da XIV Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência promovida, até o próximo dia 31, pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD. “Viabilizei o transporte para que Caruaru pudesse estar representada nesse evento que acho tão importante para os portadores de deficiência auditiva”, justificou o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comandante do 4º BPM na Câmara Municipal de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O comandante do 4º BPM, ten. cel. Marcos Campos participou da reunião pública...

O comandante do 4º BPM, ten. cel. Marcos Campos participou da reunião pública ordinária de ontem (quinta-feira/22) atendendo convite dos vereadores Louro do Juá (DEM), Rozael do Divinópolis (PMN) e Gilberto de Dora (PSB). Com grande participação da sociedade organizada e dos edis – o comandante Campos expôs detalhadamente as ações do 4º BPM nos 15 municípios da sua área de competência – com ênfase nas operações em Caruaru. “Entendemos e achamos importante a preocupação dos vereadores com suas comunidades e apresentamos os números das nossas ações – estamos conseguindo minimizar as ações criminosas em várias áreas – achamos que existe a possibilidade técnica do 4º BPM cuidar apenas de Caruaru e Riacho das Almas”, destacou o comandante. “Ficamos satisfeitos com a presença do comandante Campos e vamos continuar contribuindo com as ações de competência do legislativo para melhoramos a segurança pública em Caruaru”, frisou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião Pública da quinta-feira vai homenagear os maçons

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a comemoração do Dia do Maçom dentro da reunião pública ordinária da próxima quinta-feira (29). A data comemorativa – 20 de agosto – está inclusa no calendário da Câmara Municipal e distingue personalidades da maçonaria caruaruense.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil será lançada em Pernambuco na Câmara Municipal de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 23/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil – Unaveb vai fazer apresentação...

A Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil – Unaveb vai fazer apresentação e lançamento no Estado de Pernambuco na sessão especial confirmada para a próxima quarta-feira (28), às 20 horas, na Câmara Municipal de Caruaru. “Apenas uma minoria consegue ultrapassar as fronteiras dos parlamentos municipais, outra fatia consegue a reeleição e o restante acaba ficando na Câmara apenas por um mandato. Grande número de vereadores sai das Casas Legislativas sem deixar marca alguma de sua passagem. São os vereadores despreparados que, durante o mandato, não conseguiram sair da bancada do “contra” ou do “a favor” pela falta de conhecimento da excelência de sua função na sociedade”, frisa o reitor Dr. Jabes Oliveira Moura.

O evento será aberto pelo presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), com apresentação da Unaveb pelo diretor acadêmico da instituição, Prof. Gidalti Moura, com mensagens do chanceler da Universidade e vereador emérito da Bahia Grênivel Moura e do reitor Jabes Moura e pronunciamento do palestrante convidado – o ex-ministro e vereador Raul Jungmann (PPS/Recife). “Esperamos contar com as participações de todos os presidentes de Câmaras Municipais do Agreste, assessores, vereadores e todos que tenham interessem no processo legislativo”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Acompanhe os destaques da 46ª reunião ordinária da Câmara

por Victor Vargas — publicado 27/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (27), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (27), a partir das 20h, a sua 46ª reunião pública ordinária. Estão previstos para serem debatidos três projetos de lei, trinta e cinco requerimentos e quatro indicações. Entre os projetos de lei, dois se referem à criação de datas comemorativas: o Dia Municipal do Mototaxista, de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), e o Dia Municipal de Luta Pela Educação, de autoria do vereador Jajá (PPS).

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Edjailson da Caru Forró, pedindo a afixação de avisos nas redes de supermercados de Caruaru contendo o Art. 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata da proibição do trabalho “a menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz”; para o do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando a implantação de campanha de coleta e reciclagem de óleos vegetais; para o do vereador Eduardo Cantarelli (PSDB), solicitando o aumento no número de lixeiras colocadas na cidade e a implantação de campanha educativa de incentivo ao uso das mesmas; e para dois do vereador Marcelo Gomes (PSB), um solicitando a instalação de comissão especial para saber porque o número de vagas no campus da UPE/Caruaru caiu pela metade, e o outro solicitando o envio de projeto de lei à Câmara, para que 5% das vagas de emprego nos contratos firmados pela administração pública e empresas vencedoras de licitação em Caruaru sejam destinadas a ex-detentos.

Entre as quatro indicações, destaque para a de autoria do vereador Demóstenes Veras (PSD), solicitando a instalação de caixa eletrônico 24 horas no Bairro Rendeiras, e para a do vereador Jajá, que solicita do Governo do Estado a construção de posto policial próximo à feira de artesanato, no Parque 18 de Maio.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 46ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2013. 

  1. Ata da 45ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.513/2013/Comissão de Legislação e Redação de Leis/2ª Discussão: dá nova redação ao Art. 1º da Lei Municipal nº 5.048, de 12 de novembro de 2010, e dá outras providências; (denominação de rua)
  3. Projeto de Lei nº 6.530/2013(com emenda supressiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Edjailson da Caru Forró/1ª Discussão: institui o Dia Municipal do Mototaxista e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.541/2013/(com emenda modificativa da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Jajá/1ª Discussão: institui o Dia Municipal de Luta Pela Educação, e dá outras providências;
  5. Requerimento nº 2036/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação da altura do muro da Escola Professora Laura Florêncio;
  6. Requerimento nº 2037/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Livraria Estudantil;
  7. Requerimento nº 2038/2013/Vereador Edmilson do Salgado: calçamento na Rua Souza Irmão, São João da Escócia;
  8. Requerimento nº 2039/2013/Vereador Edmilson do Salgado: ampliação do cemitério do Sítio Serra Velha;
  9. Requerimento nº 2040/2013/Vereador Lula Tôrres: voto de aplauso à Rádio Cultura do Nordeste;
  10. Requerimento nº 2041/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: remoção de pedra na Rua Tenório de Albuquerque, Salgado;
  11. Requerimento nº 2042/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: reposição de luminárias em postes localizados no Bairro Cidade Jardim;
  12. Requerimento nº 2043/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: afixação de avisos nas redes de supermercados de Caruaru, contendo o Artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente;
  13. Requerimento nº 2044/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Ayrton Senna, Maria Auxiliadora;
  14. Requerimento nº 2045/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua 14 de Julho, Nossa Senhora das Dores;
  15. Requerimento nº 2046/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação de campanha de coleta e reciclagem de óleos vegetais, nesta cidade;
  16. Requerimento nº 2047/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: lombadas na Rua São Nicolau, João Mota;
  17. Requerimento nº 2048/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua João Bartolomeu Tôrres, Cidade Jardim;
  18. Requerimento nº 2049/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento nas ruas R-39, R-41, R-42, R-43 e R-44, Cidade Jardim;
  19. Requerimento nº 2050/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: desobstrução da Rua Quintino Bocaiúva, Maurício de Nassau;
  20. Requerimento nº 2051/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: asfalto nas ruas Tomás Antonio Gonzaga e Vigário Antonio Jorge, São Francisco, bem como, na Rua Topázil, Centenário;
  21. Requerimento nº 2052/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Vila Juriti;
  22. Requerimento nº 2053/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Avenida Cruzeiro do Sul, Loteamento Severino Afonso;
  23. Requerimento nº 2054/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Travessa Cruzeiro do Sul, Loteamento Severino Afonso;
  24. Requerimento nº 2055/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Maria Joaquina, Loteamento Severino Afonso;
  25. Requerimento nº 2056/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: aumento no número de lixeiras na cidade, e implantação de campanha educativa de incentivo ao uso das mesmas;
  26. Requerimento nº 2057/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento na Rua Hedehilda Vasconcelos de Almeida, Vila Kennedy;
  27. Requerimento nº 2058/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento na Rua Professora Ana Calado, Vila Kennedy;
  28. Requerimento nº 2059/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento na Rua Dorgival Xavier de Lima, Vila Kennedy;
  29. Requerimento nº 2060/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento na Rua Luiz Serafim Alves, Vila Kennedy;
  30. Requerimento nº 2061/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Rua Osvaldo Cruz, Posto Agamenon;
  31. Requerimento nº 2062/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Rua Daniela Perez, Posto Agamenon;
  32. Requerimento nº 2063/2013/Vereador Ranilson dos Santos: calçamento na Travessa Zacarias, Posto Agamenon;
  33. Requerimento nº 2064/2013/Vereador Marcelo Gomes: instalação de comissão especial com a finalidade de buscar esclarecimentos sobre a redução de 50% das vagas no campus da UPE/Caruaru;
  34. Requerimento nº 2065/2013/Vereador Marcelo Gomes: instalação de comissão técnica para obter mais detalhes sobre o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca;
  35. Requerimento nº 2066/2013/Vereador Marcelo Gomes: envio de projeto de lei a esta Casa Legislativa, dispondo sobre o percentual de 5% das vagas de emprego para egressos do sistema prisional nos contratos firmados pela administração pública e empresas vencedoras de licitação, nesta cidade;
  36. Requerimento nº 2067/2013/Vereador Leonardo Chaves: redutores de velocidade na Rua 114, Cidade Jardim;
  37. Requerimento nº 2068/2013/Vereador Neto: reconstrução do muro, capinação e reestruturação da quadra esportiva da Escola Professora Laura Florêncio;
  38. Requerimento nº 2069/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de aplauso ao Bacharel Braga Sá;
  39. Requerimento nº 2070/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de aplauso ao Tribunal de Justiça de Pernambuco;
  40. Indicação nº 183/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de muro no entorno do Núcleo Integrado de Segurança Pública, Salgado;
  41. Indicação nº 184/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: atendimento personalizado na FUNDARPE/Caruaru;
  42. Indicação nº 185/2013/Vereador Demóstenes Veras: instalação de caixa eletrônico 24 horas no Bairro Rendeiras;
  43. Indicação nº 186/2013/Vereador Jajá: construção de posto policial próximo à feira de artesanato, Parque 18 de Maio.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão de Comunicação da 1ª Conferência de Trânsito e Transporte na Câmara

por Victor vargas — publicado 27/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal sediou – na manhã desta terça-feira (27) – a primeira...

A Câmara Municipal sediou – na manhã desta terça-feira (27) – a primeira reunião da Comissão de Comunicação da 1ª Conferência de Trânsito e Transporte de Caruaru. O evento, produzido pela Destra – vai acontecer nos dias 20 e 21 de setembro, em local que ainda será definido pela autarquia municipal. Participaram da reunião o representante do Poder Legislativo – vereador Romildo Oscar (PTN), Rui Sales – secretário executivo da Destra, Márcio Fernando – cooperativa de mototaxistas e Cícero Moreira – presidente do Sindicato dos Taxistas de Caruaru. “Essa primeira reunião foi positiva – traçamos metas para divulgação do evento e as inscrições para a participação poderão ser efetuadas nos sites da PMC, da Destra e da Câmara Municipal”, frisou o vereador Romildo Oscar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

LDO será tema de Audiência Pública nesta quarta-feira (28)

por Victor Vargas — publicado 27/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A princípio prevista para acontecer na segunda-feira (26) – remarcada para esta...

A princípio prevista para acontecer na segunda-feira (26) – remarcada para esta quarta-feira (28), a partir das 10 horas, será realizada pela Câmara Municipal de Caruaru a audiência pública com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. A audiência atende a um requerimento do vereador Lula Tôrres (PR) e tem confirmadas as presenças do contabilista especialista em orçamento Bernardo Lima Barbosa e do secretário da Fazenda da PMC, Carlos Veras. “Esperamos contar com toda a sociedade organizada para realizarmos um grande debate visando esclarecer todas as dúvidas para que os companheiros edis tenham subsídios suficientes para a discussão e votação na Reunião Publica Ordinária da próxima quinta-feira”, destacou o vereador Lula Tôrres, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião Pública da quinta-feira (29) vai homenagear os maçons caruaruenses

por Victor Vargas — publicado 27/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a comemoração do Dia do Maçom dentro da Reunião Ordinária Pública da próxima quinta-feira (29). A data – 20 de agosto – está inclusa no calendário da Câmara Municipal e homenageia personalidades da maçonaria caruaruense. “Agradecemos a distinção e o reconhecimento da Câmara Municipal”, comentou Expedito da Silva Maciel, presidente da Associação Maçônica do Agreste.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Universidade dos Vereadores do Brasil será apresentada em Sessão Especial

por Victor Vargas — publicado 27/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar amanhã (quarta-feira/28), a partir das 20 horas...

A Câmara Municipal de Caruaru vai realizar amanhã (quarta-feira/28), a partir das 20 horas, sessão especial para apresentação e lançamento da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil – Unaveb no Estado de Pernambuco. A Unaveb é direcionada a todos os vereadores de mandato, suplentes de vereadores, candidatos a vereador, assessores parlamentares de gabinetes e servidores de câmaras municipais. A apresentação da universidade será feita pelo reitor Jabes Moura, com pronunciamento do palestrante convidado, o ex-ministro e vereador pelo Recife Raul Jungmann. “Esperamos contar com as participações de todos os presidentes de câmaras municipais do Agreste, assessores, vereadores, dirigentes de partidos políticos e todos que tenham interesse no processo legislativo”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

*Foto: Arquivo/CMR

Câmara realiza audiência pública com foco na LDO

por Victor Vargaa — publicado 28/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (28)...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (28), audiência pública requerida pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da casa, vereador Lula Tôrres (PR). Participaram da audiência, presidida por Lula Tôrres, os vereadores Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Romildo Oscar (PTN), Rozael do Divinópolis (PMN), José Ailton (PDT), Val da Rendeiras (PRTB) e o presidente Leonardo Chaves (PSD). O evento contou ainda com as participações dos especialistas em questões orçamentárias Bernardo Lima Barbosa, o diretor jurídico da Secretaria da Fazenda Carlos Henrique de França e o diretor administrativo tributário da Secretaria da Fazenda Emerson Araúo Pereira, além de representantes de diversas organizações da sociedade organizada.

A audiência foi a última oportunidade – a discussão final e votação será na Reunião Pública Ordinária desta quinta-feira (29) – de acordo com os procedimentos legais – para o esclarecimento de dúvidas dos parlamentares e sugestões da população sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014. “Nós estamos legitimando a LDO de 2014, e isso é de extrema importância para vocês, vereadores, como também para a população, que será beneficiada com esses orçamentos”, afirmou o contabilista Bernardo Barbosa, que participou da audiência.

Representantes da sociedade organizada tiveram a oportunidade de opinar e reivindicar melhores investimentos na cidade – como a criação da Secretaria de Cultura que, segundo o representante do Polo Cultural do Alto do Moura, Davi Silva, é fundamental, “Com a abertura desta secretaria, o município poderá receber mais incentivos, inclusive federais, para investir nessa área tão carente em Caruaru”, afirmou Davi. Os vereadores aproveitaram para esmiuçar noções que ainda não estavam tão claras para eles, “Estou muito satisfeito com todas as explicações repassadas para nós, parlamentares. Desta forma poderemos melhorar ainda mais o futuro da cidade através desses estudos da LDO”, frisou Val das Rendeiras.

No término da audiência os vereadores ressaltaram a importância de se discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias – “Ampliar o conhecimento sobre a LDO é uma forma de saber o que será investido e priorizado para cada área da cidade. Estamos fazendo um grande esforço para que a população possa participar dos debates e conhecer os trabalhos desenvolvidos por essa Casa Legislativa”, finalizou o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Lula Tôrres (PR).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora vota a favor dos professores

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Um dos destaques da sessão da última terça-feira foi a votação do projeto de lei...
Um dos destaques da sessão da última terça-feira foi a votação do projeto de lei que previa a criação de uma data dedicada à luta pela educação. No projeto, a data seria 31 de janeiro, dia em que foi aprovado o novo plano de cargos e carreira da educação. Mas, depois de passar pela Comissão de Legislação e Redação de Leis, o projeto ganhou uma emenda que previa a alteração da data para 16 de julho, dia em que foi instalado o piso nacional para professores em Caruaru. Mas a categoria não aceitava a mudança de data. 
Gilberto de Dora (PSB) foi um dos vereadores que votaram contra a emenda. “Seja qual for a data, o importante é lutar pela educação. Se os professores querem que seja o dia 31 de janeiro, por que não pode ser?”, indagou o parlamentar. Os professores presentes na galeria da Câmara aplaudiram o vereador e saíram satisfeitos com o resultado da votação que derrubou a emenda. Agora 31 de janeiro passa a ser o Dia Municipal de Luta pela Educação.
Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Lula Tôrres solicita coleta e reciclagem de óleo vegetal na cidade

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Através de requerimento, o vereador Lula Tôrres (PR) solicitou que fosse...

Através de requerimento, o vereador Lula Tôrres (PR) solicitou que fosse implantada no município uma campanha para coleta e reciclagem de óleo vegetal, o óleo usado na cozinha. Segundo o parlamentar, a criação dessa campanha é de suma importância, pois cada litro de óleo que é despejado no esgoto pode poluir cerca de um milhão de litros de água. “O óleo, que é impermeabilizante, descartado inadequadamente é prejudicial à população e ao meio ambiente, e essa é nossa preocupação.”, frisou o republicano. 

Além de sua justificativa, o edil sugere que a ação seja feita em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Caruaru, a Compesa e a indústria de produtos de limpeza ASA, essas últimas parceiras em ação de coleta e reciclagem do óleo de cozinha  na Região Metropolitana do Recife. O óleo usado é reciclado pela ASA e transformado em sabão.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Sessão Especial para a Unaveb

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite de ontem (quarta-feira/28), Sessão...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite de ontem (quarta-feira/28), Sessão Especial para apresentação e lançamento da Universidade Aberta dos Vereadores do Brasil na Região Agreste do Estado de Pernambuco. O evento contou com as presenças do reitor Jabes Moura, do diretor acadêmico Gidalti Oliveira e do vereador emérito da Bahia Grênivel Moura, chanceler da instituição. O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), presidiu a Sessão – que contou ainda com os vereadores Edmilson do Salgado (PCdoB), Louro do Juá (DEM), Gilberto de Dora (PSB), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB) e Heleno do Inocoop (PRTB), Ivanise Fonseca (PTB/Camocim de São Félix), José Hipólito de Medeiros (PSB/Riacho das Almas) e Esmar Santos (PSC/Cachoeirinha).

O evento contou ainda com a participação de representantes da sociedade organizada da Região Agreste. “A Unaveb foi lançada no Agreste e hoje (quinta-feira/29) estaremos apresentando o projeto para a Região Metropolitana do Estado na Câmara Municipal do Recife. O apagão de ontem impediu a presença de várias dirigentes políticos e do ex-ministro Raul Jungmann – que ficou preso na loucura em que se transformou o trânsito da capital. A semente foi lançada e todos os interessados na área legislativa já podem acessar o www.unaveb.com.br para conhecer e participar das primeiras turmas que serão lançadas no próximo mês”, comentou o reitor Jabes Moura.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

LDO será discutida e votada hoje em Reunião Pública Ordinária

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo todos os prazos previstos na legislação – a Câmara Municipal de Caruaru...

Atendendo todos os prazos previstos na legislação – a Câmara Municipal de Caruaru realiza, a partir das 20h, na Reunião Pública Ordinária de hoje (quinta-feira/29) as discussões e votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014. “A LDO tramitou nas comissões da Câmara, foi exposta pelo secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Caruaru (PMC), Antônio Ademildo, pelo contabilista Bernardo Lima Barbosa e por técnicos da secretaria da Fazenda (PMC). Realizamos audiência pública para debate com a sociedade organizada na quarta-feira (28) e os vereadores já estão preparados para discutir e votar, como prevê o nosso Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município”, destacou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres homenageia os 55 anos da Rádio Cultura

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na reunião da última terça–feira (27)...

O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na reunião da última terça–feira (27) um requerimento concedendo voto de aplauso para a Rádio Cultura do Nordeste em virtude de seu aniversário de 55 anos de existência. De acordo com o republicano, a proposição reveste-se de muita importância, pois é uma homenagem a uma filha legítima de Caruaru. “Não podemos deixar passar essa data tão importante para a cidade, é um grande meio de comunicação que tanto contribuiu com a difusão do município, como também oportunizou e revelou grandes valores do rádio”, afirmou o parlamentar.

História – A Rádio Cultura do Nordeste começou com um pequeno transmissor de 25 watts, montado pelo rádio-técnico Jaime Mendonça. A emissora foi oficialmente fundada em 31 de agosto de 1958 por um grupo de empresários, mas sua direção passou logo depois, em 1961, às mãos dos irmãos José e Onildo Almeida, na época operadores de som e apresentadores de um programa de auditório na Rádio Difusora de Caruaru. Arrendada pelos irmãos Almeida, a emissora mudou sua frequência, de 1.560 para 1.130  Khz, e foi a casa de grandes talentos da cultura e do rádio pernambucano, como Lídio Cavalcanti, Luiz Mendonça, Adelmo Tiné, Celso Rodrigues, Macdowell Holanda, Marcones do Amaral, Souza Pepeu, Agenor Farias, dentre muitos outros.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes visita Jacaré Grande com gerente da Compesa

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Marcelo Gomes (PSB) visitou nesta quarta (28), juntamente com o gerente...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) visitou nesta quarta (28), juntamente com o gerente regional da Compesa, João Raphael, a comunidade do Jacaré Grande, zona rural do município. A visita in loco é resultado do trabalho do parlamentar que busca encontrar soluções e melhorias no abastecimento de água para a comunidade.

De acordo com o gerente da Compesa , a companhia tem se esforçado para que a água chegue às torneiras das 120 famílias que moram na localidade. “Estamos finalizando um projeto que prevê melhorias para a zona rural de Caruaru, e a Vila do Jacaré será contemplada. Por isso, estamos aqui com os técnicos realizando a visita.  A nossa previsão é que a comunidade usufrua melhor do abastecimento nos próximos três meses”, pontuou.

Para os representantes da comunidade, Neném Chagas e Fátima, a presença do parlamentar reforça o seu compromisso de auxiliar nas demandas existentes. “Fomos com Marcelo, há 15 dia,s conversar com o gerente da Compesa, e hoje ele nos visita e traz essa boa notícia”, comentou Neném. 

A comunidade conta com uma barragem que está desativada devido à falta de chuvas na região.  

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Acompanhe os destaques da reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 20h, a sua 47ª reunião pública ordinária. O destaque da noite fica para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2014. Ao todo, serão debatidos quatro projetos de lei, um projeto de resolução (instituindo o Programa de Estágio na Câmara), vinte e seis requerimentos e cinco indicações.

Entre os projetos de lei, dois tratam da segunda discussão de requerimentos para a criação de datas comemorativas – o Dia Municipal de Luta pela Educação (proposto pelo vereador Jajá, do PPS) e o Dia Municipal do Mototaxista, propositura do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB.

Entre os vinte e seis requerimentos, destacam-se o do vereador Sivaldo Oliveira, do PP, solicitando o cumprimento da Lei Municipal nº 4.910/2010, que dispõe sobre a sinalização tátil, sonora e visual nos prédios em que funcionam órgãos municipais para facilitar o acesso aos deficientes visuais e auditivos. O vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Casa, apresenta requerimento para a construção de passarela sobre a BR-232 até o Bairro Agamenon Magalhães e os loteamentos Encanto da Serra e Adalgisa Nunes. O vereador Marcelo Gomes, do PSB, solicita a realização de audiência pública para discutir sobre o Cadastro Ambiental Rural em Caruaru.

Entre as cinco indicações, destaque para a do vereador Sivaldo Oliveira solicitando ao 4º BPM viatura da Patrulha do Bairro para o Bairro Santa Rosa, e para a do vereador Edjailson da Caru Forró solicitando ao Governo do Estado o fornecimento de merenda escolar para o corpo docente das escolas estaduais de Caruaru.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 47ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 29 DE AGOSTO DE 2013.

  1. Ata da 46ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.545/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO;
  3. Projeto de Resolução nº 642/2013/Mesa Diretora/1ª e Única Discussão: institui o Programa de Estágio e regulamenta a aplicação da Lei Nacional nº 11.678, de 25 de setembro de 2008 – Lei do Estágio no âmbito da Câmara Municipal de Caruaru; revoga a Resolução nº 524, de 20 de fevereiro de 2004, e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.541/2013/(com emenda modificativa da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Jajá/2ª Discussão: institui o Dia Municipal de Luta Pela Educação, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.530/2013(com emenda supressiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/Vereador Edjailson da Caru Forró/1ª Discussão: institui o Dia Municipal do Mototaxista e dá outras providências;
  6. Projeto de Lei nº 6.589/2013/Vereador Romildo Oscar/1ª Discussão: denomina de Rua Tavares Bastos, artéria localizada no Bairro Indianópolis;
  7. Requerimento nº 2071/2013/Vereador Leonardo Chaves: votos de aplausos ao técnico Jurupitan Lima e a equipe de Judô Yamarashi/Futuro de Ouro;
  8. Requerimento nº 2072/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: cumprimento da Lei Municipal nº 4.910/2010, que dispõe sobre a sinalização tátil, sonora e visual nas dependências dos prédios em que funcionam órgãos municipais, a fim de possibilitar acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos;
  9. Requerimento nº 2073/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: instalação de lombadas na Rua Rosa Cordeiro de Melo, Vassoural;
  10. Requerimento nº 2074/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: ampliação da Creche Maria Justina, Vassoural;
  11. Requerimento nº 2075/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: saneamento e calçamento nas ruas Abilau Araújo, Gilberto Sabrino, Vovó Luiza, Maria de Lourdes Barros e Alexandrina Ferreira, localizadas no Loteamento João Barreto, nesta cidade;
  12. Requerimento nº 2076/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: reposição de luminárias em postes localizados no Loteamento Moura Brasil, nesta cidade;
  13. Requerimento nº 2077/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: reposição de luminárias em postes localizados na Rua da Fidelidade, Loteamento Novo Milênio, nesta cidade;
  14. Requerimento nº 2078/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: remoção de pedra localizada na 1ª Travessa do Aeroporto, Loteamento Sol Poente, nesta cidade;
  15. Requerimento nº 2079/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na área interna da Associação dos Marceneiros de Caruaru, Vila Padre Inácio;
  16. Requerimento nº 2080/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de praça na Rua Carlos Chagas, Salgado;
  17. Requerimento nº 2081/2013/Vereador Edmilson do Salgado: colocação de placas indicativas do nome das ruas no Bairro do Salgado;
  18. Requerimento nº 2082/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Jangada, Loteamento Lagoa do Algodão;
  19. Requerimento nº 2083/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Escaler, Loteamento Lagoa do Algodão;
  20. Requerimento nº 2084/2013/Vereador Edmilson do Salgado: conclusão da quadra poliesportiva da Escola Municipal Laura Florêncio, Salgado;
  21. Requerimento nº 2085/2013/Vereador Louro do Juá: doação de jazigo no cemitério de Xicuru aos familiares de Luiza Maria dos Santos;
  22. Requerimento nº 2086/2013/Vereador Leonardo Chaves: construção de passarela sobre a BR-232 até o Bairro Agamenon Magalhães e os loteamentos Encanto da Serra e Adalgisa Nunes;
  23. Requerimento nº 2087/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Avenida Central, Petrópolis;
  24. Requerimento nº 2088/2013/Vereador José Ailton: complemento do saneamento e calçamento na Rua J, INOCOOP;
  25. Requerimento nº 2089/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Travessa Panamericana, Nova Caruaru;
  26. Requerimento nº 2090/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Severino Paulo de Lima, Loteamento Severino Afonso;
  27. Requerimento nº 2091/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Severino Otávio, Loteamento Severino Afonso;
  28. Requerimento nº 2092/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Pedro Galdino Macedo, Loteamento Severino Afonso;
  29. Requerimento nº 2093/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Iraci Gomes de Pontes, Loteamento Severino Afonso;
  30. Requerimento nº 2094/2013/Vereador Marcelo Gomes: realização de audiência pública para discutir sobre o Cadastro Ambiental Rural em Caruaru;
  31. Requerimento nº 2095/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso a TV Asa Branca;
  32. Requerimento nº 2096/2013/Vereador Marcelo Gomes: doação de terreno no Cemitério Dom Bosco aos familiares da saudosa Maria Beatriz Gomes;
  33. Indicação nº 187/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: viatura da Patrulha do Bairro para o Bairro Santa Rosa;
  34. Indicação nº 188/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: fornecimento de merenda escolar para o corpo docente das escolas estaduais de Caruaru;
  35. Indicação nº 189/2013/Vereador Leonardo Chaves: entrega de correspondências no Loteamento Encanto da Serra;
  36. Indicação nº 190/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: aumento do efetivo do 4º BPM;
  37. Indicação nº 191/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação do Projeto Governo Presente na Vila Peladas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Utilização indevida da “Câmara Itinerante”

por Victor Vargas — publicado 31/08/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), destacou na manhã...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), destacou na manhã deste sábado (31) que os vereadores Louro do Juá (DEM), Val (DEM), Eduardo Cantarelli (PSDB) e Jajá (PPS) realizaram, na noite de ontem (sexta-feira/30), reunião com integrantes da comunidade do Bairro Afonsinho – para ação política relativa à bancada de oposição e intitulou o encontro como “Câmara Itinerante”. “Cumprir promessa de realizar encontros com comunidades é um direito que compete a qualquer bancada – da base ou da oposição – agora – não é permitido intitular o encontro como “Câmara Itinerante” pelo fato da expressão já existir e ser de propriedade exclusiva do Poder Legislativo”, comentou Leonardo. A “Câmara Itinerante” – reuniões públicas nos bairros – fora da sede da Câmara – é uma prerrogativa exclusiva do Poder Legislativo – com a participação de todos os vereadores, estrutura funcional e pessoal da Câmara Municipal de Caruaru. “Esclareço a bem da razão e sugiro – para que não seja a opinião pública confundida – a retirada de imediato da expressão “Câmara Itinerante” das visitas dos vereadores da oposição às comunidades” – concluiu o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Servidores da Câmara participam de Seminário da OAB

por Victor Vargas — publicado 02/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Comissão de Advogados Publicistas da OAB/Caruaru promoveu, na última semana...

A Comissão de Advogados Publicistas da OAB/Caruaru  promoveu, na última semana, o I Seminário de Direito e Administração Pública do Agreste. O evento, realizado no Teatro Difusora, teve como tema “A reforma administrativa brasileira e a participação do advogado” e fez parte das comemorações do Mês do Advogado. Participaram dos debates acadêmicos, autoridades do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas. A Câmara Municipal de Caruaru participou do seminário, através dos servidores Vicente Sabino, secretário Especial de Gestão; Valter Costa, secretário especial da presidência; Nikolas Couto, procurador da Casa; Gorete Gomes, consultora em licitação da Câmara e o controlador Ítalo Gustavo.

Segundo os funcionários foi um momento muito proveitoso e de grande aprendizado. “Para nós, que fazemos parte de órgão público, é muito importante participarmos de um evento como este, além do conhecimento, é uma excelente experiência”, afirmou o secretário Vicente Sabino.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Blog do Mário Flávio

Professores ganham “Dia de Luta” e Mototaxistas aguardam confirmação

por Victor Vargas — publicado 02/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Reunião Pública Ordinária da quinta-feira (29) foi movimentada pelo adiamento...

A Reunião Pública Ordinária da quinta-feira (29) foi movimentada pelo adiamento das duas discussões e votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, segunda  discussão e votação do Projeto de Lei nº 6.541/2013 – de autoria do vereador Jajá (PPS) – com emenda modificativa da Comissão de Legislação e Redação de Leis  – instituindo o Dia Municipal de Luta Pela Educação e a 1ª discussão do  Projeto de Lei nº 6.530/2013 – de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) – com emenda supressiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis –  instituindo o Dia Municipal do Mototaxista. Os demais tópicos da Ordem do Dia foram aprovadas com discussões e votações unânimes.

“Dia de Luta”

Aprovado – por dez votos a nove – com abstenções e voto minerva não usado – o Projeto de Lei nº 6.541/2013 – de autoria do vereador Jajá (PPS) instituindo a data de 31 de janeiro como “Dia Municipal de Luta Pela Educação” foi a matéria polêmica com discussões políticas e sugestões de troca de datas com foco no episódio da votação do PCC dos professores no 31 de janeiro de 2013. “A instituição da data para os professores é o reconhecimento da Câmara Municipal de Caruaru à importância da categoria e incentivo à mobilização e luta pela melhoria da educação pública”, comentou o vereador Jajá, após a votação do Projeto de Lei.

Mototáxi 

O Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Mototaxista” foi retirado momentos antes do início da reunião pública pelo autor vereador Edjailson da Caru Forró em função da solicitação do Sindmoto – sindicato que reúne os motoboys, motofretes e mototaxistas de Caruaru – que apresentou 600 assinaturas solicitando a instituição da data no dia 11 de agosto – data de fundação do sindicato. “A data proposta era 28 de dezembro – data da entrega das placas aos mototaxistas. Com a solicitação do Sindmoto resolvemos trocar a data e o Projeto de Lei nº 6.530/2013 será reapresentado para primeira discussão na reunião pública da próxima terça-feira (3)”, garantiu o vereador Edjailson da Caru Forró.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara aprova LDO 2014 no final do prazo

por Victor Vargas — publicado 02/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na tarde do sábado (31)...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na tarde do sábado (31) – Reunião Pública Extraordinária  – com duas discussões e duas votações à Lei de Diretrizes Orçamentária LDO 2014, enviada pela Prefeitura Municipal de Caruaru – PMC – no início do mês de agosto e com prazo legal para aprovação até o último dia 31/08. No protocolo da Secretaria Legislativa, o registro das ausências dos vereadores Pastor Jadiel Nascimento (PRTB) – por questões religiosas – e Evandro Silva (PMDB), por questões médicas.

A primeira reunião foi aberta pelo presidente Leonardo Chaves (PSD) e suspensa para orientação da Secretaria Jurídica com relação às oito emendas aditivas apresentadas pelos vereadores Val (DEM), Eduardo Cantarelli (PSDB), Louro do Juá (DEM), Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Jajá (PPS) (emendas disponíveis com a LDO aprovada no site da Câmara www.camaracaruaru.pe.gov.br  a partir da terça-feira 04/09). Com todas as arestas jurídicas e políticas definidas – a reunião foi reiniciada com aprovação por unanimidades da LDO em duas discussões e duas votações, de acordo com as normas legais e regimentais. “A LDO 2014 ganhou toda a atenção dos vereadores, com apresentação, debates e audiência pública pela primeira vez na história do Poder Legislativo. Outros aditivos serão apresentados na Lei de Orçamento Anual – LOA”, frisou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta terça na Câmara

por Victor Vargas — publicado 03/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (03) a sua 48ª reunião...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (03) a sua 48ª reunião pública ordinária. A súmula com a Ordem do Dia traz dois projetos de lei e trinta requerimentos. Os dois projetos de lei são para a nomeação de uma rua no Bairro Indianópolis, propositura do vereador Romildo Oscar (PTN), e o outro trata da instituição do Dia Municipal do Mototaxista, Motoboy e Motofrete, de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB). Entre os requerimentos, destacam-se o do vereador Eduardo Cantarelli, do PSDB, solicitando saneamento e calçamento em todas as ruas que não possuem este serviço no Bairro José Carlos de Oliveira e nos loteamentos Sol Poente e Novo Milênio; o do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), solicitando a recuperação dos campos de futebol (campo de preto e cajueiro) localizados no Bairro São João da Escócia; e do vereador Edjailson da Caru Forró, solicitando a implantação de cursinho pré-vestibular na Escola de Tempo Integral Altair Porto, no Cedro.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 48ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 3 DE SETEMBRO DE 2013. 

  1. Ata da 47ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.589/2013/Vereador Romildo Oscar/2ª Discussão: denomina de Rua Tavares Bastos, artéria localizada no Bairro Indianópolis;
  3. Projeto de Lei nº 6.530/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró/1ª Discussão: institui o Dia Municipal do Mototaxista, Motoboy e Motofrete neste município;
  4. Requerimento nº 2080/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de praça na Rua Carlos Chagas, Salgado;
  5. Requerimento nº 2081/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA colocação de placas indicativas do nome das ruas no Bairro do Salgado;
  6. Requerimento nº 2082/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Jangada, Loteamento Lagoa do Algodão;
  7. Requerimento nº 2083/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Escaler, Loteamento Lagoa do Algodão;
  8. Requerimento nº 2084/2013/Vereador Edmilson do Salgado: conclusão da quadra poliesportiva da Escola Municipal Laura Florêncio, Salgado;
  9. Requerimento nº 2097/2013/Vereador José Ailton: conclusão do saneamento e calçamento na Rua Manuel Nunes Filho, Bairro Indianópolis, nesta cidade;
  10. Requerimento nº 2098/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Mônaco, INOCOOP, nesta cidade;
  11. Requerimento nº 2099/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de cursinho pré-vestibular na Escola de Tempo Integral Altair Porto, localizada no Bairro Cedro, nesta cidade;
  12. Requerimento nº 2100/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: saneamento e calçamento nas ruas Alexandrina Ferreira e Professor Dinar Marks, e nas avenidas Caruaru e Josivaldo Barreto, Loteamento João Barreto, nesta cidade;
  13. Requerimento nº 2101/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: saneamento e calçamento nas ruas Elvira Roque do Nascimento, Djanira Barreto, Josenildo Brito, Santa Ana e Osvaldo Ane, Loteamento João Barreto, nesta cidade;
  14. Requerimento nº 2102/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: terraplanagem na estrada do Sítio Zamba, zona rural de Caruaru;
  15. Requerimento nº 2103/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento na Rua Professora Ana Calado, Bairro Kennedy;
  16. Requerimento nº 2104/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento nas ruas Maria Auxiliadora, Erasmo Xavier de Morais e Ana Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora, nesta cidade;
  17. Requerimento nº 2105/2013/Vereador Jajá: saneamento e calçamento nas ruas Claudino de Macedo, Adilson Francisco de Melo, Ayrton Senna, Antonia Maria da Conceição e Luiz Célio de Souza, Bairro Maria Auxiliadora, nesta cidade;
  18. Requerimento nº 2106/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza de terrenos localizados na entrada dos residenciais Baraúnas, Mandacaru e Caruá, bem como, melhoria na iluminação pública dos mesmos;
  19. Requerimento nº 2107/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento em todas as artérias que não possuem este serviço, no Bairro José Carlos de Oliveira e nos loteamentos Sol Poente e Novo Milênio, nesta cidade;
  20. Requerimento nº 2108/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;  
  21. Requerimento nº 2109/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: passagem molhada interligando a Rua Maria Joaquina ao Loteamento Severino Afonso e Bairro Jardim Panorama, nesta cidade;
  22. Requerimento nº 2110/2013/Vereador Neto: capinação nas ruas de Caruaru;
  23. Requerimento nº 2111/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA calçamento na Avenida João das Neves, Bairro Cidade Jardim;
  24. Requerimento nº 2112/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA calçamento na Rua Everaldo Cordeiro de Souza, Bairro Cidade Jardim, nesta cidade;
  25. Requerimento nº 2113/2013/Vereador Edmilson do Salgado: recuperação do campo de futebol (campo de preto) localizado no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  26. Requerimento nº 2114/2013/Vereador Edmilson do Salgado: recuperação do campo de futebol (campo do cajueiro) localizado no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  27. Requerimento nº 2115/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Nereu Ramos, Loteamento Severino Afonso, nesta cidade;
  28. Requerimento nº 2116/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Armando Borges, Loteamento Severino Afonso, nesta cidade;
  29. Requerimento nº 2117/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Notredame, Loteamento Severino Afonso, nesta cidade;
  30. Requerimento nº 2118/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Batista de Lima, Loteamento Severino Afonso, nesta cidade;
  31. Requerimento nº 2119/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Avenida São Paulo, Loteamento Severino Afonso, nesta cidade;
  32. Requerimento nº 2120/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: conserto de buraco no asfalto na via de acesso local da BR-104, proximidades do viaduto entre os bairros Centenário e João Mota, nesta cidade;
  33. Requerimento nº 2121/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: conserto do asfalto na via de acesso local da BR-104, defronte do BR-Palace Hotel, Bairro Caiucá, nesta cidade.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo Chaves no Cidade Real da Asa Branca

por Victor Vargas — publicado 03/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Leonardo Chaves (PSD) concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira...

O vereador Leonardo Chaves (PSD) concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (04) no Plenário da “Casa do Povo” à jornalista Renata Torres – apresentadora do quadro Cidade Real do telejornal ABTV 1ª Edição. O presidente do Poder Legislativo falou de competências na legalização de ruas no Bairro São João da Escócia para efeito de endereçamento postal. “Estamos dentro dos prazos determinados pelo Ministério Público e os encaminhamentos finais aguardam sanção do chefe do Executivo”, comentou o presidente Leonardo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Sessão Solene vai destacar os 10 anos do ICIA

por Victor Vargas — publicado 04/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Eduardo Cantarelli (PSDB) apresentou requerimento, aprovado...

O vereador Eduardo Cantarelli (PSDB) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando Sessão Solene, no próximo dia 18/09 (quarta-feira), visando comemorar os 10 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA). “A Sessão Solene será o reconhecimento da ação do ICIA nesses dez anos de atividade em Caruaru”, destacou o parlamentar do PSDB.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Divulgação/ICIA

Romildo Oscar participa de reunião da conferência de trânsito e transporte

por Victor Vargas — publicado 04/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Romildo Oscar (PTN) participou, na manhã desta quarta-feira (4)...

O vereador Romildo Oscar (PTN) participou, na manhã desta quarta-feira (4), de mais uma reunião da Comissão de Comunicação da 1ª Conferência de Trânsito e Transporte de Caruaru. O evento está sendo organizado pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra e vai acontecer nos dias 20 e 21 de setembro, na Escola Professor Machadinho. Na reunião desta quarta estavam presentes Márcio Fernando, da Cooperativa de Mototaxistas do Agreste; Américo Silva, da Secretaria de Participação Social; Hercílio Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Rural; Cícero Moreira, presidente do Sindicato dos Taxistas de Caruaru; Jorge Quintino, da Secretaria de Gestão; e Rui Sales, secretário executivo da Destra.

O motivo do encontro foi desenvolver o planejamento para a divulgação do evento e apresentar propostas para serem apresentadas ao diretor-presidente da Destra, Cel. Carlos Silva. A 1ª Conferência de Trânsito e Transporte de Caruaru tem como objetivo abordar a questão da mobilidade no trânsito e transporte municipal. “É uma questão que engloba não só os taxistas ou empresas de ônibus, mas toda a população, inclusive os pedestres, já que é uma questão que envolve a todos”, frisou o parlamentar Romildo Oscar, representante da Câmara Municipal, junto com o vereador Rozael do Divinopólis (PMN).

Uma nova reunião da equipe de divulgação será realizada na próxima sexta- feira (6), às 9 da manhã na CDL.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

 

A Câmara Municipal sediou – na manhã desta terça-feira (27) – a Participaram da reunião o representante do Poder Legislativo – vereador Romildo Oscar (PTN), Rui Sales –, Márcio Fernando – cooperativa de mototaxistas e Cícero Moreira – presidente do Sindicato dos Taxistas de Caruaru. “Essa primeira reunião foi positiva – traçamos metas para divulgação do evento e as inscrições para a participação poderão ser efetuadas nos sites da PMC, da Destra e da Câmara Municipal”, frisou o vereador Romildo Oscar.

Guardas Municipais querem mudanças na instituição

por crf — publicado 05/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Colaboradores: Victor Vargas
Em uma reunião solicitada por membros da Guarda Municipal de Caruaru, foi apresentada...

Em uma reunião solicitada por membros da Guarda Municipal de Caruaru, foi apresentada uma série de reivindicações ao vereador Gilberto de Dora (PSB). Uma das solicitações se refere à abertura de concurso público e contratação das pessoas que se encontram em espera para contratação. De acordo os representantes da Guarda Municipal, a instituição conta com 43 agentes, o que para eles é insuficiente.

O previsto é que, nesse mês de setembro, a Guarda seja tema de muitas sessões da Câmara. “Várias reivindicações são pertinentes. Outras podem gerar polêmicas, e por isso irei sugerir algumas audiências públicas. Não podemos tomar decisões delicadas sozinhos. É preciso saber a opinião da população” explicou Gilberto de Dora.

Na semana passada, o parlamentar entrou com uma emenda à LDO sugerindo que a Guarda Municipal e os agentes de trânsito tivessem comandos separados, porém subordinados à Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra, e que o fardamento deles fosse diferenciado, inclusive dos seguranças privados.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Confira os assuntos em destaque na reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 05/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (05), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (05), a partir das 20h, a sua 49ª Reunião Pública Ordinária. Na súmula da Ordem do Dia constam um projeto de lei, trinta e três requerimentos e uma indicação.

O projeto de lei, de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), refere-se à criação do Dia Municipal do Mototaxista, Motoboy e Motofrete, e entra em sua segunda discussão. Entre os requerimentos que serão apresentados esta noite destacam-se o do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, do PSD, que apresenta voto de pesar pelo falecimento do compositor e cantor caruaruense Carlos Fernando. O vereador Marcelo Gomes, do PSB, também homenageia o artista, falecido no último domingo, solicitando a criação de um local para acomodar o seu acervo histórico e cultural. O vereador Edjailson da Caru Forró apresenta requerimento para tornar permanente, no calendário oficial do município, a apresentação da Banda de Pífanos Zé do Estado e para aimplantação de clínica municipal de fisioterapia. O vereador Sivaldo Oliveira, do PP, quer que sejam promovidas palestras periódicas de prevenção à violência, ao uso de drogas e ao alcoolismo, nas escolas de Caruaru. Outro destaque é para o requerimento do vereador Eduardo Cantarelli, do PSDB, solicitando a realização de concurso público para agentes da Destra e da Guarda Municipal.

A única indicação que vai ser apresentada na reunião desta noite é de autoria do vereador Neto (PMN), solicitando à Celpe revisão do sistema de iluminação do Alto do Moura e das localidades de Taquara de Baixo e Taquara de Cima.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 49ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 5 DE SETEMBRO DE 2013.

 1.     Ata da 48ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;

2.     Projeto de Lei nº 6.530/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró/2ª Discussão: institui o Dia Municipal do Mototaxista, Motoboy e Motofrete neste município;

3.    Requerimento nº 2122/2013/Vereador Evandro Silva: parada de ônibus na Avenida Caruaru, Boa Vista I e II, sentido centro, defronte da Farmácia do Trabalhador;

4.    Requerimento nº 2123/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do compositor e cantor Carlos Fernando;

5.     Requerimento nº 2124/2013/Vereador Marcelo Gomes: criação de local para acomodar o acervo histórico e cultural do cantor e compositor caruaruense, Carlos Fernando

6. Requerimento nº 2125/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: tornar permanente no calendário oficial do municipal a apresentação da Banda de Pífanos Zé do Estado;

7.   Requerimento nº 2126/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de ponte ligando os bairros São Francisco e Caiucá, entre as ruas Joaquim Serra e Itaguaí, nesta cidade;

8.     Requerimento nº 2127/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de clínica municipal de fisioterapia, em Caruaru;

9.     Requerimento nº 2128/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: saneamento e calçamento na Rua e na Travessa Severino Paulo da Silva, Rua Severino Otávio e na Travessa José Bastos Lima, Loteamento Afonsinho;

10. Requerimento nº 2129/2013/Vereador Louro do Juá: saneamento e calçamento na Rua Rosalvo Gomes Fernandes, INOCOOP, nesta cidade;

11. Requerimento nº 2130/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: implantação do programa Boa Morada, criado pela Lei Municipal nº 4.047/2001;

12.   Requerimento nº 2131/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: sinalização de pedestres na Avenida Leão Dourado, Caiucá;

13. Requerimento nº 2132/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: palestras periódicas de prevenção à violência, uso de drogas e alcoolismo, nas escolas do Município de Caruaru;

14.  Requerimento nº 2133/2013/Vereador Jajá: colocação de caçamba coletora de lixo no acesso ao Loteamento Miguel Alves Tôrres, Bairro Deputado José Antonio Liberato;

15.    Requerimento nº 2134/2013/Vereador Jajá: revitalização do asfalto do viaduto Deputado José Antonio Liberato;

16.   Requerimento nº 2135/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Severino Alves Feitosa, Cedro;

17.  Requerimento nº 2136/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua da Paz, Cedro;

18.  Requerimento nº 2137/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Severino Paulo da Silva, Loteamento Severino Afonso;

19.  Requerimento nº 2138/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Armando Borges, Loteamento Severino Afonso;  

20.  Requerimento nº 2139/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Notredame, Loteamento Severino Afonso;

21.  Requerimento nº 2140/2013/Vereador Edmilson do Salgado: unidade do Programa de Saúde da Família, no Loteamento Lagoa do Algodão;

22. Requerimento nº 2141/2013/Vereador Edmilson do Salgado: escola municipal de ensino fundamental no Loteamento Lagoa do Algodão;

23.  Requerimento nº 2142/2013/Vereador Edmilson do Salgado: calçamento na Rua Lagoa do Algodão, loteamento do mesmo nome;

24.  Requerimento nº 2143/2013/Vereador Edmilson do Salgado: calçamento na Rua Catamarã, Loteamento Lagoa do Algodão;

25. Requerimento nº 2144/2013/Vereador Edmilson do Salgado: calçamento na Rua Caravela, Loteamento Lagoa do Algodão;

26. Requerimento nº 2145/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: criação de feira livre na Vila Andorinha, nesta cidade;

27. Requerimento nº 2148/2013/Vereador Ranilson dos Santos: passagem molhada no Sítio Serrote dos Bois;

28.  Requerimento nº 2149/2013/Vereador Ranilson dos Santos: passagens molhadas na estrada do Alto do Moura ao Sítio Lagoa de Pedra;

29.   Requerimento nº 2151/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: concurso público para agentes da DESTRA e guarda municipal;

30. Requerimento nº 2152/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: faixa de pedestres nas proximidades do Colégio Exatus, na Rua Coronel Limeira, Centro;

31. Requerimento nº 2153/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Jangadeiro Juvêncio, Nova Caruaru;

32.   Requerimento nº 2154/2013/Vereador José Ailton: asfalto na Rua Manoel de Abreu, Caiucá;

33.  Requerimento nº 2155/2013/Vereador José Ailton: complemento do saneamento e calçamento na Rua Lima e Silva, Petrópolis;

34.   Requerimento nº 2156/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Bruxelas, INOCOOP;

35.   Requerimento nº 2157/2013/Vereador Evandro Silva: voto de aplauso aos que fazem a ADAGRO/PE, em Caruaru;

36.   Indicação nº 192/2013/Vereador Neto: revisão do sistema de iluminação do Alto do Moura, Taquara de Baixo e Taquara de Cima.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Mais informações:

Victor Vargas – AscomCâmara

81 9981.3546

 

Acompanhe os torpedos e as notícias da Câmara Municipal de Caruaru:www.camaracaruaru.pe.gov.br / facebook.com/camaracaruaru /twitter.com/camaradecaruaru

 

Câmara pode realizar audiência pública para debater porte de arma para Guarda Municipal

por Victor Vargas — publicado 09/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Além de solicitar abertura de concurso público para a Guarda Municipal de Caruaru...

Além de solicitar abertura de concurso público para a Guarda Municipal de Caruaru, o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou um requerimento na sessão da última quinta-feira (5), pedindo uma audiência pública. Ele quer saber o que a população acha sobre a liberação de porte de arma para integrantes da guarda. 

O requerimento foi feito com base na legislação vigente no Brasil. De acordo com o Art. 6º, Capítulo III da Lei Federal 10.826, de 22 de dezembro de 2003, pode ser concedido o porte de arma “aos integrantes das Guardas Municipais dos municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço”. 

Muitas cidades do país já contam com a guarda armada, a exemplo de João Pessoa, na Paraíba, e Barueri, em São Paulo. Antes de entregar os equipamentos aos agentes, é necessário que eles passem por treinamentos e testes rigorosos. “É importante deixar claro, que eu não estou sendo contra nem a favor do porte de arma para a Guarda Municipal. Como representante do povo, estou apenas fazendo minha obrigação, que é ouvir a população e saber se ela concorda com a ideia” explicou Gilberto de Dora.

O requerimento será votado na próxima terça-feira (10). A data da audiência pública será marcada após a aprovação. Serão convidados o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e demais entidades da sociedade civil organizada.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Foto: Divulgação

Edmilson do Salgado pedalando rumo a Juazeiro do Norte

por Victor Vargas — publicado 09/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) lançou-se a um projeto que envolve muita fé...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) lançou-se a um projeto que envolve muita fé e esforço físico. É a sua 10ª romaria a Juazeiro do Norte no selim de uma bicicleta. Devoto de Padre Cícero, o vereador estava se preparando há cerca de dois meses, treinando firme para garantir um bom condicionamento físico. “Pedalando com os amigos Ednaldo Tel e Roni do Jacaré, vamos fazer os cerca de 500 km em três dias e meio – entre 160 e 180 km por dia, com pernoites previstos em Cruzeiro do Nordeste, Serra Talhada e Missão Velha (CE)”, disse Edmilson, antes da partida no domingo (08).

O retorno será de carro com a família no domingo (15) após as comemorações de Nossa Senhora das Dores – padroeira de Juazeiro do Norte. “Esse ano está sendo muito especial – depois de ver o Papa Francisco no Rio de Janeiro estou tendo essa oportunidade de exercitar a minha fé rumo a Juazeiro do Padre Cícero”, frisou o vereador ciclista.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Banda de Pífanos na execução do Hino de Pernambuco

por Victor Vargas — publicado 09/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
vereador Edjailson da Caru Forró apresentou o requerimento 2125/2013...

O vereador Edjailson da Caru Forró apresentou o requerimento 2125/2013 – na Reunião Pública Ordinária da última quinta-feira (5) – solicitando a inclusão, a partir do próximo ano, da Banda de Pífanos Zé do Estado na execução do Hino de Pernambuco durante a solenidade oficial de “Sete de Setembro”, em Caruaru. Na justificativa, o vereador destaca a importância da valorização das bandas de pífanos em eventos oficiais do município. “Temos que incentivar as nossas bandas e o nosso requerimento visa à participação nas futuras comemorações do “Dia da Independência”, comentou o parlamentar do PTdoB.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores cassados em 1964 terão diploma resgatado

por Victor Vargas — publicado 10/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a data de 30 de outubro para a realização da sessão especial em homenagem aos vereadores cassados em função da ditadura militar implantada no País no fatídico 31 de março de 1964. “Por uma questão de justiça, vamos entregar os diplomas – in memoriam – para os familiares dos ex-vereadores Chico do Leite (que também foi cassado como vice-prefeito), José Rabelo de Vasconcelos e Souza Pepeu – o Manoel Messias já garantiu a presença no evento”, frisou o presidente Leonardo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Conselho de Educação vai realizar Reunião Ordinária na “Casa do Povo”

por Victor Vargas — publicado 10/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal...

Atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal de Caruaru cedeu o seu plenário para a realização de Reunião Ordinária, nesta quarta-feira (11), entre 08 e 12 horas – com as participações do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – Comae e do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério – Confundeb. O Poder Legislativo será representado na Reunião Pública pela sua Comissão de Educação, Cultura e Esportes, presidida pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Comissão de Educação, Cultura e Esportes – Edjailson da Caru Forró (presidente), Louro do Juá e Sivaldo Oliveira.

Veja os destaques da reunião desta terça (10)

por Victor Vargas — publicado 10/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (10), a partir das 20h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (10), a partir das 20h, a sua 50ª reunião pública ordinária. Na súmula com a Ordem do Dia constam vinte e quatro requerimentos e duas indicações. A maioria dos requerimentos refere-se a melhoramentos na estrutura urbana, como calçamento de ruas, reposição de asfalto e saneamento em diversas localidades, como o Petrópolis, o Loteamento Severino Afonso, o Jardim Boa Vista, o Bairro Kennedy, o Agamenon Magalhães e o Loteamento Adalgisa Nunes, dentre outros.

Entre os destaques, o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) solicitando a realização de audiência pública para discutir questões relacionadas aos serviços prestados pela Celpe e pela Compesa em Caruaru. O vereador vai apresentar também dois outros requerimentos, um para a desobstrução e restauração das calçadas nas ruas da área central e nos bairros da cidade, e o outro para a fiscalização nas casas de jogos eletrônicos. O vereador Gilberto de Dora (PSB) vai apresentar requerimento solicitando a realização de audiência pública para discutir a reestruturação da Guarda Municipal e a ampliação de suas competências.

As duas indicações que serão debatidas esta noite são uma de autoria do vereador Jajá (PPS), encaminhada ao 4º BPM, solicitando a presença da Patrulha do Bairro no Residencial Adalgisa Nunes, Bairro Cidade Alta; e a outra de Gilberto de Dora, para a instalação do 2º Cartório do Registro de Imóveis em Caruaru.

Confira abaixo todos os requerimentos e indicações que vão ser apresentados na reunião de hoje:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 50ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2013.

  1. Ata da 49ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 2159/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Silveira Martins, Petrópolis;
  3. Requerimento nº 2160/2013/Vereador José Ailton: saneamento na Rua Maria José da Conceição, INOCOOP;
  4. Requerimento nº 2161/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Lindolfo Collor, Maurício de Nassau;
  5. Requerimento nº 2162/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na 5ª Travessa Panamericana, Loteamento Severino Afonso;
  6. Requerimento nº 2163/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Severino Paulo da Silva, Loteamento Severino Afonso;
  7. Requerimento nº 2164/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Soldado Elder Soares, Jardim Boa Vista;
  8. Requerimento nº 2165/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Morais de Melo, Jardim Boa Vista;
  9. Requerimento nº 2166/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: audiência pública para discutir questões relacionadas aos serviços da CELPE e da COMPESA;
  10. Requerimento nº 2167/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: desobstrução e restauração das calçadas nas ruas da área central e nos bairros de Caruaru;
  11. Requerimento nº 2168/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: lombadas na Rua Capitão Joaquim Nunes, Alto da Balança;
  12. Requerimento nº 2169/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: fiscalização nas casas de jogos eletrônicos de Caruaru;
  13. Requerimento nº 2170/2013/Vereador Val das Rendeiras: substituição dos contracheques de papel dos servidores municipais por contracheques online;
  14. Requerimento nº 2171/2013/Vereador Jajá: substituição das lâmpadas no Anel Viário Deputado José Antonio Liberato, sentido Rendeiras;
  15. Requerimento nº 2172/2013/Vereador Jajá: limpeza de terreno localizado na Av. Andorinhas, Loteamento Adalgisa Nunes;
  16. Requerimento nº 2173/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na 5ª Travessa Panamericana, Loteamento Severino Afonso;
  17. Requerimento nº 2174/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Guilherme Fortunato de Brito, Loteamento Severino Afonso;
  18. Requerimento nº 2175/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento de todas as ruas do Jardim Boa Vista, ainda não contempladas com essas benfeitorias;
  19. Requerimento nº 2181/2013/Vereador Gilberto de Dora: doação de terreno no Cemitério de Xicuru aos familiares do saudoso Maksuel Henrique Silva;
  20. Requerimento nº 2182/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do asfalto na via local da BR-104, Bairro Agamenon Magalhães;
  21. Requerimento nº 2183/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: continuação das obras de construção do canal localizado na Rua Presidente Ernesto Geisel, Bairro Kennedy;
  22. Requerimento nº 2184/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: substituição ou pintura das placas indicativas dos órgãos públicos municipais;
  23. Requerimento nº 2185/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: pista de skate na Praça da Criança;
  24. Requerimento nº 2186/2013/Vereador Gilberto de Dora: atendimento das reivindicações da população de Caruaru à Guarda Municipal, no tocante à segurança pública;
  25. Requerimento nº 2187/2013/Vereador Gilberto de Dora: audiência pública para discutir a reestruturação da Guarda Municipal e ampliação de suas competências, para que possa trabalhar devidamente armada, em conjunto com os órgãos de segurança pública;
  26. Indicação nº 193/2013/Vereador Jajá: Patrulha do Bairro no Residencial Adalgisa Nunes, Bairro Cidade Alta;
  27. Indicação nº 194/2013/Vereador Gilberto de Dora: instalação do 2º Cartório do Registro de Imóveis, em Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

 

Guardas Municipais se declaram a favor do porte de arma

por Victor Vargas — publicado 11/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A discussão do porte de arma para a Guarda Municipal ganhou força com a aprovação...

A discussão do porte de arma para a Guarda Municipal ganhou força com a aprovação por unanimidade, na reunião dessa terça-feira (10), do requerimento do vereador Gilberto de Dora (PSB), pedindo uma audiência pública para debater o assunto. A data ainda deve ser marcada pelo presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), mas já começaram a aparecer argumentos favoráveis à decisão. “Uma vez um rapaz foi baleado a vinte metros do local onde eu estava. Acredito que, se minha equipe estivesse armada, o criminoso não teria a ousadia de tentar matar alguém na nossa presença” relata o guarda municipal Jackson Hermenegildo. O colega de farda, Márcio Bezerra, lembra que antes de começarem a usar os equipamentos, os agentes passariam por treinamentos rigorosos. “A nossa capacitação ficaria por conta do Polícia Federal, que é o órgão responsável por isso”, explica Márcio.

O requerimento do vereador foi feito com base na legislação vigente no Brasil. De acordo com o Art. 6º, Capítulo III da Lei Federal 10.826, de 22 de dezembro de 2003, pode ser concedido o porte de arma “aos integrantes das Guardas Municipais dos municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço”.

Gilberto de Dora ressalta que, no momento, o importante é ouvir o que a população pensa. “Eu não estou sendo contra nem a favor do porte de arma para a Guarda Municipal. Como representante do povo, estou apenas fazendo minha obrigação, que é ouvir a população e saber se ela concorda com a ideia”, explicou o parlamentar.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Lula Tôrres solicita faixa de pedestre elevada para o Bairro São Francisco

por Victor Vargas — publicado 11/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Foi aprovado na Câmara Municipal de Caruaru o requerimento de autoria do vereador...

Foi aprovado na Câmara Municipal de Caruaru o requerimento de autoria do vereador Lula Tôrres (PR) que solicita a implantação de uma faixa de pedestres elevada em frente ao Supermercado Bonanza, localizado na Avenida Vera Cruz, no Bairro São Francisco. Segundo o parlamentar, a avenida é bastante movimentada, tanto por veículos como por pedestres, e esta faixa irá ajudar na movimentação na via, como também será uma questão de segurança no próprio trânsito. ” Facilitará não só para a passagem das pessoas, mas também aos motoristas, que terão uma maior atenção no trânsito da localidade”, frisou o edil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Médicos pedem novos exames e cirurgia de Jajá é adiada

por Victor Vargas — publicado 11/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Estava prevista para acontecer nesta terça-feira (10) a cirurgia do vereador Jajá (PPS) que...

Estava prevista para acontecer nesta terça-feira (10) a cirurgia do vereador Jajá (PPS) que, na semana passada, havia se queixado de fortes dores. O médico solicitou novos exames, e o procedimento teve que ser adiado. A expectativa é que ele possa ser realizado em duas prováveis datas: na sexta-feira (13) ou na terça-feira (17).

De acordo com o parlamentar, já foram realizados exames como eletrocardiograma (que permite avaliar a atividade cardíaca), e alguns exames específicos de sangue. “Nesta quarta-feira (11) irei voltar ao Recife, onde farei três exames: duas ultrassonografias e uma endoscopia”, detalha.

O vereador explica que há alguns anos queixa-se de dores causadas por uma hérnia. “O objetivo dessa cirurgia é colocar uma tela de proteção no meu estômago”, complementa o vereador, que preferiu não se ausentar dos debates do Poder Legislativo, e compareceu à reunião na Câmara Municipal de Caruaru, na noite desta terça-feira.

ALFINETADAS

Durante o discurso na Câmara de Vereadores, Jajá destacou o escândalo envolvendo o empresário Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, que está entre os presos na Operação Esopo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira (9). Luiz Otávio está sendo investigado no esquema que desviava recursos públicos a partir de fraudes em processos licitatórios. Durante o terceiro mandato do prefeito José Queiroz, a empresa dele foi responsável pelo projeto e captação de recursos do São João de Caruaru.

Diogenes Barbosa/AI vereador Jajá

Heleno do Inocoop comemora início de obra

por Victor Vargas — publicado 11/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) está radiante com o início das obras...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) está radiante com o início das obras de uma passagem molhada interligando o José Antônio Liberato ao Jardim dos Pinheiros III. “A obra, fruto de um requerimento de minha autoria, vai trazer para os munícipes residentes naquela localidade uma maior facilidade de deslocamento, tanto a pé quanto motorizado”. A passagem molhada, feita sobre tubos de cimento, vai facilitar o escoamento das águas paradas e trazer a diminuição de mosquitos, ressalta ainda o parlamentar.

Bicicletário e consultório móvel 

O vereador também está na luta pela conquista de outros benefícios para a população: um bicicletário a ser instalado no Marco Zero da cidade e um consultório odontológico móvel. “Não existe ainda em nossa cidade um estacionamento para bicicletas, o que dificulta para os ciclistas que se deslocam do subúrbio para a cidade, de modo que fizemos o requerimento e solicitamos ao prefeito que atenda a nossa proposição.” Quanto ao consultório móvel, o vereador acredita que a proposta ira contribuir para a melhora da saúde bucal das crianças: “Fizemos o requerimento com a finalidade de que seja viabilizado um consultório odontológico móvel para que, durante todo o ano, percorra as escolas públicas municipais de Caruaru, dando atendimento de saúde bucal itinerante para todas as crianças da rede municipal de ensino.”

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Acompanhe os destaques da reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua...

Nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 51ª reunião pública ordinária. Na pauta está prevista a discussão de um projeto de lei, vinte e sete requerimentos e duas indicações. O projeto de lei é de autoria do Executivo e refere-se à autorização para a prefeitura contratar financiamento junto à Caixa Econômica para projeto de construção dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste – BRT (sistema de bus rapid transit – vias expressas para ônibus), pavimentação e requalificação de vias urbanas, integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Os requerimentos tratam, em sua maioria, de saneamento e calçamento de ruas em bairros e localidades como o Caiucá, Nova Caruaru, Severino Afonso, Jardim Boa Vista, Petrópolis, José Antônio Liberato, Inocoop e Luiz Gonzaga. Os destaques ficam para dois requerimentos do vereador Val das Rendeiras, do PRTB, um solicitando a implantação do projeto “Ginástica no parque”, no Parque Municipal das Rendeiras, e o outro, a reativação da ouvidoria da Câmara Municipal; para um do vereador Joseval (Val), do DEM, pedindo a recuperação da estrada de Salgadinho a Riacho Doce, no 2º Distrito; o do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando a implantação de curso de informática na Escola Municipal Landelino Rocha, na Vila de Peladas; dois do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), um solicitando uma unidade da Defensoria Pública no Bairro do Salgado e o outro, a implantação de coleta seletiva de lixo nas feiras livres de Caruaru; e dois do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), um solicitando atendimento de saúde bucal itinerante nas escolas municipais de Caruaru e o outro, a implantação de um bicicletário no Marco Zero de Caruaru.

As indicações são de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró, solicitando à Celpe a substituição dos medidores de energia residenciais analógicos por medidores digitais, e do vereador Sivaldo Oliveira (PP), solicitando ao Governo do Estado a ampliação do núcleo de reabilitação física do Hospital Regional do Agreste – HRA.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 51ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2013.

  1. Ata da 50ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.593/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto a Caixa Econômica Federal, para projeto de construção dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste – BRT; e pavimentação e requalificação de vias urbanas, integrantes do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pelo Governo Federal, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, e dá outras providências;
  3. Requerimento nº 2146/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: saneamento e calçamento na Rua Edson Arantes do Nascimento, Nova Caruaru;
  4. Requerimento nº 2147/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: saneamento e calçamento na Rua General Argolo, Caiucá;
  5. Requerimento nº 2173/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na 5ª Travessa Panamericana, Loteamento Severino Afonso;
  6. Requerimento nº 2174/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Guilherme Fortunato de Brito, Loteamento Severino Afonso;
  7. Requerimento nº 2175/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento nas ruas do Jardim Boa Vista, ainda não contempladas com essas benfeitorias;  
  8. Requerimento nº 2176/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação de curso de informática na Escola Municipal Landelino Rocha, Vila Peladas;
  9. Requerimento nº 2188/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: unidade da defensoria pública no Bairro do Salgado;
  10. Requerimento nº 2189/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: capinação no Posto Agamenon Magalhães;
  11. Requerimento nº 2190/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: pintura das faixas de pedestres da cidade;
  12. Requerimento nº 2191/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: coleta seletiva de lixo nas feiras livres de Caruaru;
  13. Requerimento nº 2192/2013/Vereador José Ailton: complemento do asfalto no percurso do ônibus da linha INOCOOP/Deputado José Antonio Liberato;
  14. Requerimento nº 2193/2013/Vereador José Ailton: complemento do calçamento na Rua João Pessoa, Petrópolis;
  15. Requerimento nº 2194/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Sofia, INOCOOP;
  16. Requerimento nº 2195/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua 23, Jardim Boa Vista;
  17. Requerimento nº 2196/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: placa de advertência “PARE” no final da Av. Rosa Cordeiro, Rosanópolis;
  18. Requerimento nº 2197/2013/Vereador Joseval (Val): complemento do calçamento na Avenida Liberdade, Nova Caruaru;
  19. Requerimento nº 2198/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação na Av. João Soares Lira, Jardim Panorama;
  20. Requerimento nº 2199/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Salgadinho a Riacho Doce, 2º Distrito;
  21. Requerimento nº 2200/2013/Vereador Val das Rendeiras: reativação da ouvidoria desta Casa Legislativa;
  22. Requerimento nº 2201/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação do projeto “ginástica no parque”, no Parque Municipal das Rendeiras;
  23. Requerimento nº 2202/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento em todas as artérias do Bairro Luiz Gonzaga;
  24. Requerimento nº 2203/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: construção de canal para escoamento do riacho que atravessa o Bairro Kennedy, Vila Diocesana, Padre Inácio e Loteamento José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 2204/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: voto de aplauso aos veterinários pela passagem do seu dia, 9 de setembro;
  26. Requerimento nº 2205/2013/Vereador Lula Tôrres: realização de sessão solene comemorativa aos trinta anos do Colégio Alternativo de Caruaru;
  27. Requerimento nº 2206/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: ampliação da linha de ônibus do Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  28. Requerimento nº 2207/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: atendimento de saúde bucal itinerante nas escolas municipais de Caruaru;
  29. Requerimento nº 2208/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: bicicletário no Marco Zero de Caruaru;
  30. Indicação nº 195/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: substituição dos medidores de energia residenciais analógicos por medidores digitais;
  31. Indicação nº 196/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: ampliação do núcleo de reabilitação física do Hospital Regional do Agreste – HRA.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara vai resgatar diploma de cassados pela ditadura militar

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A Sessão Solene Especial que será realizada na Câmara Municipal de Caruaru...

A Sessão Solene Especial que será realizada na Câmara Municipal de Caruaru – no dia 30 de outubro – vai destacar os 25 anos da promulgação da Constituição Federal, 24 anos da Constituição Estadual, 23 anos da Lei Orgânica de Caruaru e resgatar os diplomas dos suplentes de vereador Manoel Messias da Silva e José Rabelo de Vasconcelos – cassados em 06 de abril de 1964, do vereador e vice-prefeito Severino Rodrigues Sobrinho (Chico do Leite), cassado em 21 de dezembro de 1964, e Severino de Souza Pepeu – cassado em 21 de janeiro de 1965. Na justificativa da cassação, no caso de Chico do Leite, o Projeto de Resolução destacava a sua “vida pregressa, não se tendo dúvida da sua falta de decoro nas suas andanças políticas e parlamentares”. Os vereadores foram cassados por destoarem do ideário do Golpe Militar de 1964. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Coleta seletiva de resíduos sólidos será tema de audiência pública

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), autor da propositura...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), autor da propositura, confirmou para o dia 25 de setembro, às 09 horas da manhã, a audiência pública que vai debater a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e a inclusão social no município de Caruaru. A audiência deverá ter as participações de representantes de cooperativas, entidades governamentais e sociedade civil ligadas às questões ambientais e geradoras de emprego e renda. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara confirma audiência para debater violência contra a mulher

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou na manhã desta quinta-feira (12) a audiência pública requerida pelo vereador Marcelo Gomes (PSB) para debater a política de enfrentamento à violência contra a mulher. A audiência será realizada no próximo dia 26 (quinta-feira), às 09 horas da manhã, no plenário da “Casa do Povo”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Instalação de Vara da Fazenda Pública vai ser debatida em audiência pública

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A Câmara Municipal de Caruaru confirmou a data de 16 de outubro, às nove horas...

A Câmara Municipal de Caruaru confirmou a data de 16 de outubro, às nove horas da manhã, para a realização da audiência pública – requerida pelo presidente Leonardo Chaves (PSD) – com objetivo precípuo de debater, colher informações e buscar apoios institucionais com foco na instalação de uma 2ª Vara da Fazenda Pública na Comarca de Caruaru. Na justificativa, o vereador divulgou que, de acordo com informações colhidas em relatório do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru tramitam, sem sentença, 7.149 processos; com sentença 2.057 – perfazendo um total de 9.236 processos (números de 20/08/2013) – “Partindo dessas informações, concluo que se torna humanamente impossível que um único magistrado consiga, em tão pouco tempo, cumprir a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – ou seja – julgar todas as ações de improbidade administrativa e processos da Fazenda Pública com distribuição até 31 de janeiro de 2011”, justificou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Confirmada a audiência do porte de arma para a Guarda Municipal

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A Câmara Municipal de Caruaru confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), a data

A Câmara Municipal de Caruaru confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), a data de 02 de outubro, às nove horas da manhã, para a realização da audiência pública requerida pelo vereador Gilberto de Dora (PSB) para debater o porte de arma para a Guarda Municipal. O requerimento do vereador está de acordo com a legislação vigente no Brasil. Segundo o Art. 6º, Capítulo III da Lei Federal 10.826, de 22 de dezembro de 2003, pode ser concedido o porte de arma “aos integrantes das Guardas Municipais dos municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Sivaldo Oliveira solicita a implantação do Programa Boa Morada

por Victor Vargas — publicado 12/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A viabilização do Programa Boa Morada, criado através de Lei Municipal 4.047/2001...

A viabilização do Programa Boa Morada, criado através de Lei Municipal 4.047/2001, foi solicitada pelo vereador Sivaldo Oliveira (PP), através do requerimento 2130/2013, direcionado ao prefeito José Queiroz. Na justificativa, o vereador sugere a retomada do programa que beneficia comunidades de baixa renda mediante a distribuição de material para construção e recuperação de moradias para a população carente – além de doação de casas populares construídas com recursos do Tesouro Municipal ou em parceria com os governos do Estado ou Federal.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Porte de arma será debatido no próximo mês

por Victor Vargas — publicado 13/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
A audiência pública que vai debater o porte de arma para os integrantes da Guarda Municipal...

A audiência pública que vai debater o porte de arma para os integrantes da Guarda Municipal de Caruaru durante serviço já tem data para acontecer. Será no próximo dia 2 de outubro, às 9h da manhã. O requerimento é de autoria do vereador Gilberto de Dora (PSB) e foi feito com base na legislação vigente. De acordo com o Artigo 6º, Capítulo III, da Lei Federal 10.826 de 22 de dezembro de 2003, pode ser concedido o porte de arma “aos integrantes das Guardas Municipais dos municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço”. 

“Nesta audiência, nós gostaríamos que todas as classes e categorias da cidade estivessem representadas. Queremos ouvir a todos, sem exceção, e por isso vamos convidar a Acic, o Sindloja, Sismuc, Ministério Público, magistrados, as polícias Civil, Militar, Federal e várias outras entidades”, afirma Gilberto de Dora.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Gilberto de Dora quer saber valores gastos no São João

por Victor Vargas — publicado 13/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
Na sessão desta quinta-feira (12), o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou um pedido...

Na sessão desta quinta-feira (12), o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou um pedido de informação ao Poder Executivo. Ele quer saber todos os gastos e arrecadações que a prefeitura teve com os festejos juninos de 2001 a 2008.

Entre os questionamentos do requerimento estão “Quais as empresas que patrocinaram os festejos juninos nestes períodos e seus respectivos valores?”, “Quanto foi gasto nas instalações de toda a estrutura montada e quais as empresas contratadas?”, “Quanto foi gasto com publicidade em todo esse período?”

“O papel do vereador é fiscalizar. Estou apenas fazendo minha parte. É nosso dever estar por dentro das despesas e receitas do município para repassar para a população. E, se houver algo errado, tenham certeza que iremos cobrar explicações” justifica o socialista.

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

ICIA vai ser homenageado em sessão solene

por Victor Vargas — publicado 17/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h41
O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) vai ser homenageado nesta quarta-feira (18)...

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) vai ser homenageado nesta quarta-feira (18), em reunião solene, às 20h, pela passagem dos seus 10 anos de fundação. O autor da propositura, vereador Eduardo Cantarelli (PSDB), destacou na justificativa os serviços prestados pelo ICIA na área do tratamento pediátrico-oncológico.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Ações do documento