Inclusão de artigos

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 29/11/2019 11h41
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício

Comissão prossegue com notificação de vereadores afastados

por Victor Vargas — publicado 18/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Caruaru, com a participação...

Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Caruaru, com a participação do secretário jurídico Bruno Martins e do procurador da Casa, José Américo Monteiro, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar informou que, dos dez vereadores afastados pela Justiça em decorrência da Operação Ponto Final, dois já receberam notificação para fazer sua defesa e apresentar testemunhas: Neto (PMN) e Cecílio Pedro (PTB). “Os servidores da Câmara estão tendo dificuldades em encontrar os demais vereadores para serem citados, mas as devidas diligências estão em continuidade e nós trataremos de tentar notificar os demais até o prazo de segunda-feira, dia 24”, disse o presidente da comissão, vereador Ricardo Liberato (PSC). Ele ressaltou que, caso a Câmara não consiga notificar os outros oito vereadores envolvidos no caso, “a comissão irá se reunir e tomar outras providências, em qualquer momento, em caráter extraordinário”.

Liberato destacou que, a despeito disso, os trabalhos continuam. “Nós iremos cumprir todas as formalidades legais no que se refere ao processo disciplinar instaurado nessa Comissão de Ética e Decoro Parlamentar”, assegurou, lembrando, no entanto, que a Câmara ainda está aguardando resposta da OAB ao oficio enviado há duas semanas solicitando a indicação de um advogado membro da entidade para acompanhar os trabalhos da comissão.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru é formada pelos vereadores Ricardo Liberato (presidente), Marcelo Gomes (do PSB, eleito relator), Rozael do Divinópolis (do PROS, escolhido secretário), José Ailton (PDT) e Demóstenes Veras (PROS). Os suplentes são os vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Edmilson do Salgado (PCdoB), Ranilson Enfermeiro (PTB), Heleno do Inocoop (PRTB) e Lula Tôrres (PR).

A comissão foi instalada no dia 14 de fevereiro para apurar a conduta dos vereadores envolvidos na “Operação Ponto Final 1 e 2” e afastados judicialmente desde dezembro do ano passado. O procedimento foi adotado em observância ao Regimento Interno da “Casa do Povo” – Art. 232 – § 6º – que determina que: “O vereador que praticar ato contrário ao Decoro Parlamentar ou que afete a dignidade do mandato estará sujeito às penalidades e ao processo disciplinar previstos no Código de Ética e Decoro Parlamentar, o qual também definirá as condutas puníveis”. A comissão tem um prazo de 60 dias – que pode ser estendido para até 90 – para concluir os trabalhos e encaminhar o relatório final à presidência da Câmara.

A próxima reunião da Comissão de Ética está marcada para o dia 25, terça-feira, às 10h30, na Sala das Comissões e Reuniões Vereador Wanderley Francisco de Oliveira.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Liberato defende fim de camarote oficial

por Victor Vargas — publicado 19/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
O vereador Ricardo Liberato (PSC) se disse sensibilizado em saber que o prefeito José Queiroz...

O vereador Ricardo Liberato (PSC) se disse sensibilizado em saber que o prefeito José Queiroz compartilhou do mesmo sentimento que ele em relação a não implantação do camarote da prefeitura no São João. Isso porque o assunto foi tema de um de seus pronunciamentos na sessão pré-carnaval. “Eu havia estendido a mesma atitude para com o camarote da Câmara de Vereadores. Dessa forma, economiza-se o dinheiro público e se reverte o valor em obras para a população”, justificou o parlamentar. Ainda de acordo com Liberato, ainda não se sabe se a Câmara vai decidir sobre o assunto, mas ele adianta que votaria a favor do cancelamento da estrutura para os parlamentares.

A decisão de cancelar o camarote da Prefeitura foi dada na última terça-feira (18) e foi tomada com base em pesquisas de opinião e acompanha o sentimento da população, que se expressou por meio de enquetes nas redes sociais. Queiroz seguiu o exemplo do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e do governador Eduardo Campos, que fizeram o mesmo durante o carnaval.

AI/vereador Ricardo Liberato

Marcelo Gomes refuta greve e contradiz Sismuc

por Victor Vargas — publicado 19/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Na noite desta terça-feira (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB), durante a reunião da Câmara Municipal...

Na noite desta terça-feira (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB), durante a reunião da Câmara Municipal de Caruaru (PE), falou sobre a Lei Municipal nº 5.410/2013, que disciplina o acesso de pessoas às escolas municipais. O vereador explicou que o presidente do Sismuc, Eduardo Mendonça, que recentemente disse que a lei proíbe a entrada de pais nas escolas, está equivocado e que desconhece o texto da lei. “Esse senhor tenta usar argumentos inverídicos para tentar denegrir esta Casa de Leis. A Lei nº 5.410/2013 apenas regulamenta o acesso às escolas. Qualquer pessoa pode entrar numa escola municipal, desde que esteja identificada e acompanhada por um funcionário da unidade”, informou o parlamentar.

 Marcelo lembrou ainda que a lei não é de sua autoria, mas que foi aprovada com seu voto e da maioria dos vereadores, no plenário da Câmara. Outra informação dada pelo vereador é que, tanto nas escolas particulares, quanto nas estaduais, o acesso é limitado para que alunos e professores não corram riscos dentro das unidades de ensino. “O filho é o bem mais precioso que um pai pode ter e, quando está dentro da escola, é responsabilidade do município protegê-lo”, frisou Marcelo. 

O socialista falou ainda sobre a greve dos professores da rede municipal, lembrando que a prefeitura não dispõe de recursos para arcar com as despesas de um aumento salarial com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e que os professores já recebem mais que o piso. “O município tem cumprido, dentro do limite legal, a remuneração do professor. Todo gestor gostaria de pagar o máximo ao professor, até porque o professor é essencial na vida de qualquer pessoa. O prefeito José Queiroz tem feito o possível para pagar acima do piso. Espero que esta situação seja resolvida, para que os alunos não sejam prejudicados”, finalizou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Rosimery da Apodec reassume vereança nesta quinta

por Victor Vargas — publicado 19/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Em cumprimento à decisão interlocutória do desembargador Francisco Bandeira de Mello...

Em cumprimento à decisão interlocutória do desembargador Francisco Bandeira de Mello, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Câmara Municipal de Caruaru – notificada na manhã desta quarta-feira (19) –  reempossará amanhã (20), às 10h30, a suplente de vereador Rosimery da Apodec (DEM). A democrata havia entrado com recurso contra a decisão da I Vara da Fazenda de Caruaru, dada pelo juiz José Fernando dos Santos Souza, em favor do suplente Antônio Carlos, também do Democratas. O radialista alegou infidelidade partidária por parte de Rosimery e conseguiu assumir no lugar dela, no dia 20 de fevereiro. Rosimery havia tomado posse como vereadora em exercício, em dezembro passado, na vaga de Evandro Silva (PMDB), afastado pela Justiça por conta da Operação Ponto Final.

“Decisão judicial não se discute, cumpre-se”, declarou o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Rosimery da Apodec é a única parlamentar mulher da Câmara Municipal de Caruaru. Ela teve 1.349 votos nas eleições de 2012, enquanto que Antônio Carlos obteve apenas 992 votos. Ambos faziam parte da coligação Caruaru em Boas Mãos 2, da então candidata Miriam Lacerda, na época filiada ao DEM.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Audiência pública debate políticas para a juventude

por Victor Vargas — publicado 19/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Uma audiência pública com finalidade de debater demandas urgentes de políticas públicas...

Uma audiência pública com finalidade de debater demandas urgentes de políticas públicas para a juventude foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Caruaru. Estiveram presentes representantes de diversos setores, entre eles sociedade civil, entidades estudantis,  representantes de partidos políticos e da Secretaria Municipal de Participação Social e da Gerência da Juventude e Educação e os vereadores Gilberto de Dora (PSB), Tenente Tiburcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Rozael do Divinópolis (PROS) e Marcelo Gomes (PSB), que presidiu a reunião.

Vários temas foram abordados durante a audiência, entre eles a implementação do Conselho Municipal de Juventude, oficialmente instituído no dia 10 de março, a reivindicação do passe livre, mais ações culturais voltadas para os jovens, maioridade penal e criação de uma secretária especifica para a juventude. “A questão da juventude tem que ser debatida em nossa cidade, Caruaru é um polo universitário que cresce bastante e gradativamente e nós temos muitos problemas que precisam ser resolvidos, e essa audiência pública é de suma importância para isso. Mais uma vez a Câmara de Vereadores está de parabéns por colocar essa Casa à disposição dos debates e dos problemas e possíveis soluções para a sociedade caruaruense”, analisou o vereador Marcelo Gomes.

A diretora de Juventude da Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, Michelly Pereira, considera que a audiência alcançou os seus objetivos. “Acho que o conselho conseguiu mobilizar os principais movimentos sociais de juventude em Caruaru e eu fico muito feliz em saber que as reivindicações que estão sendo feitas aqui, a gente já faz o encaminhamento, como é o caso do Juventude Viva, que é um programa contra o extermínio da juventude negra, e também a questão do passe livre, que já está em debate no COMUT”.

O vereador Gilberto de Dora trouxe para a reunião um requerimento de sua autoria que trata da inclusão social, com foco nos jovens. “Eu trouxe para debater nesta audiência um requerimento que já foi aprovado pela Casa ano passado e que visa criar o programa Caminho Melhor Jovem, que tem como objetivo promover a inclusão de moradores de comunidades carentes na nossa cidade, sendo desenvolvido em parceria com várias secretarias, incluindo a participação de órgãos estaduais”, explicou.

“Nós nos propusemos a enraizar ainda mais a temática das políticas públicas para a juventude em nosso município e encaminharemos à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Plano Municipal de Juventude nos próximos meses”, informou ainda a diretora de Juventude da PMC, Michelly Pereira.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Rozael reitera quatro requerimentos

por Victor Vargas — publicado 19/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Quatro requerimentos de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foram reiterados...

Quatro requerimentos de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foram reiterados na sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Caruaru. O primeiro e o segundo solicitam, respectivamente, implantação de calçamento na Travessa Estrada do Bonito II, no Bairro das Rendeiras, bem como presença diária de patrulhas da Guarda Municipal na Feira de Artesanato, no Parque 18 de Maio. 

Já os demais requerem instalação de redutores de velocidade na Avenida Joaquim Nabuco, mais precisamente em frente à Igreja Palavra que Cura, como também na Rua Antônio Menino, em frente à Academia Vigor. Ambas as vias ficam localizadas no Bairro Divinópolis. Todos os requerimentos foram aprovados.  

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Câmara reempossa Rosimery da Apodec

por Victor Vargas — publicado 20/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) foi reempossada na Câmara Municipal de Caruaru...

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) foi reempossada na Câmara Municipal de Caruaru, na manhã desta quinta-feira (20), em cumprimento à decisão do desembargador Francisco Bandeira de Mello, do TJPE. A vereadora havia entrado com recurso contra a liminar da I Vara da Fazenda de Caruaru, concedida pelo juiz José Fernando dos Santos Souza, em favor do suplente Antônio Carlos, do mesmo partido. Antônio Carlos, que é radialista, alegou que Rosimery teria se desfiliado do Democratas e não poderia assumir na vaga de Evandro Silva (PMDB), afastado pela Justiça em função da Operação Ponto Final. 

A vereadora em exercício, que já participa da reunião pública desta quinta-feira, disse que, mesmo afastada, não parou de trabalhar e já tem projetos para serem colocados em pauta. “A minha volta mostra uma oportunidade única que estou tendo aqui para poder fazer valer os nossos direitos, reforçar todos os projetos de leis e requerimentos que já foram citados no Plenário para representar o direito da pessoa com deficiência e o direito da mulher,” disse.

Rosimery da Apodec é a única parlamentar mulher da Câmara Municipal de Caruaru. Ela teve 1.349 votos nas eleições de 2012, enquanto que Antônio Carlos obteve apenas 992 votos. Ambos faziam parte da coligação “Caruaru em Boas Mãos 2”, da então candidata Miriam Lacerda, na época filiada ao DEM.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

*Na foto: a advogada da vereadora,  Carmina Alves Silva, Rosimery da Apodec e o procurador da Câmara, José Américo Monteiro

Câmara realiza reunião com retorno de vereadora

por Victor Vargas — publicado 20/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (20), às 20h, a sua 12ª reunião pública ordinária...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (20), às 20h, a sua 12ª reunião pública ordinária do período legislativo. A novidade é o retorno da vereadora em exercício Rosimery da Apodec (DEM), que tomou posse na manhã de hoje, substituindo Antônio Carlos, também do DEM.

Pela Ordem do Dia, 36 requerimentos e três indicações vão estar em votação esta noite. Dos 36 requerimentos, oito estão sendo reiterados, como o do vereador Edmilson do Salgado, do PCdoB, que pede a ampliação do cemitério do Sítio Serra Velha, zona rural de Caruaru, e a implantação de ciclovias e ciclofaixas móveis. O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, está reiterando o pedido de construção do Museu do Homem do Sítio.

Entre os outros requerimentos, destaque para os do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicita a reativação da Casa das Rendeiras, no Cedro, e implantação de cursos profissionalizantes de corte e costura no Loteamento Morada Nova, nas Rendeiras.

O vereador Edjailson da Caru Forró sugere o embelezamento dos viadutos da cidade com pinturas de arte grafite; o vereador Lula Tôrres (PR) quer a implantação de programa de prevenção e controle do diabetes e da hipertensão arterial nas escolas municipais e centros municipais de educação; e o vereador Demóstenes Veras (PROS), pede a criação de aplicativos para celulares e tablets disponibilizando um sistema de controle de linhas e horários do transporte coletivo de Caruaru.

Entre as indicações que serão votadas nesta noite, duas estão sendo reiteradas, como a do vereador Edjailson da Caru Forró, que reforça solicitação anterior para a construção de unidade prisional feminina no município.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara vai modernizar gestão de RH

por Victor Vargas — publicado 21/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A Câmara Municipal de Caruaru contratou, na manhã desta sexta-feira (21), via processo licitatório...

A Câmara Municipal de Caruaru contratou, na manhã desta sexta-feira (21), via processo licitatório, a empresa PSAL – Primo Sistemas Aplicativos, especializada em gestão informatizada de recursos humanos. O contrato foi assinado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), que destacou o benefício que o serviço trará para a funcionalidade do setor de RH da Câmara. “A assinatura deste contrato representa um salto  muito grande, a gente está contratando, através do processo de licitação, uma firma idônea, que tem uma larga folha de serviços prestados a várias prefeituras e a várias câmaras municipais de Pernambuco. Vamos implantar um serviço muito mais qualificado, não só na folha de pagamentos como também no treinamento dos servidores da Casa”, assegurou Chaves. O contrato tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada.

A PSAL tem sede em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e atua há quase 32 anos desenvolvendo projetos e prestando assessoria e consultoria de sistemas aplicativos para administração de empresas públicas e privadas. “A nossa empresa vai implantar um software, um aplicativo de folhas de pagamento e gestão pessoal. Nós temos vários serviços voltados à área pública, na área de TI, sistema de gestão pessoal, sistema financeiro e todos os sistemas que órgãos públicos necessitam”, disse Tereza Araújo, presidente da PSAL.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jaelcio Tenório lembra ‘aniversário’ da Carteira de Trabalho

por Victor Vargas — publicado 23/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
No dia 21 de março foi celebrado o ‘aniversário’ de um importante instrumento para os direitos do...

No dia 21 de março foi celebrado o ‘aniversário’ de um importante instrumento para os direitos do trabalhador: a Carteira de Trabalho e Previdência Social. E essa foi a temática do discurso proferido pelo vereador Jaelcio Tenório (PRB) na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, na última quinta-feira 20. Ele mencionou que, com a carteira, o trabalhador dispõe de um registro profissional que lhe garante direitos fundamentais, como salário, férias, décimo terceiro, seguro desemprego, aposentadoria e outros itens.

Mesmo enaltecendo as conquistas referentes a essa área, o edil destacou que há itens que necessitam ser melhor avaliados. “É necessário garantir cada vez mais ao trabalhador dignidade e respeito, para que possa exercer suas funções e ter uma vida saudável e plena”, afirmou.

Jaelcio Tenório ainda colocou o ‘dedo na ferida’ na questão da qualidade de vida dos trabalhadores do Polo Têxtil do Agreste. “É necessário também se dar um foco diferenciado a determinados setores, como as costureiras, que são profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico da região”, disse.

O vereador também citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual no ano passado divulgou que em 2012, 84% dos empregados estavam no setor privado. Destes, 82% possuíam carteira de trabalho assinada. Ainda de acordo com o IBGE, em 2003, o percentual desses empregados com carteira era de 71%. Assim sendo, houve um crescimento de 10,5 pontos percentuais ao longo de dez anos.

AI/vereador Jaelcio Tenório

Marcelo Gomes pede espaço de lazer na Agamenon Magalhães

por Victor Vargas — publicado 23/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Na última quinta-feira (20), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru...

Na última quinta-feira (20), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Marcelo Gomes (PSB) falou sobre o aparelhamento da saúde no município, proporcionado pelo governo Eduardo Campos, tendo à frente o secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira.

“Além de todos os benefícios de Caruaru tem recebido do governador Eduardo Campos, a saúde do município tem tido destaque com a UPA Especialidades, as UPAs em construção, o Hospital da Mulher, o Mestre Vitalino e a reforma do São Sebastião. Tudo isso proporcionado com os esforço do secretário de Saúde, Antônio Figueira, que deixa um legado para que as futuras gerações conheçam as obras de Eduardo Campos”, frisou o vereador.

O socialista apresentou um requerimento ao Governo do Estado para que seja implantado, na Delegacia da Mulher de Caruaru, o plantão noturno, diário, o que atualmente acontece apenas nos fins de semana. “Os avanços nas políticas públicas para as mulheres em nosso Estado têm sido relevante, contudo, há a necessidade constante do aperfeiçoamento destes equipamentos e da rede de proteção para o gênero feminino”, ressaltou Marcelo.

Outro requerimento apresentado pelo vereador foi a interdição e disponibilidade de um dos lados da avenida Agamenon Magalhães para prática de cooper, caminhadas, ciclismo e outras atividades físicas e de lazer nos dias de domingo, das 6h às 13h.

“Temos que trabalhar sempre pelo bem estar da população e buscar melhor qualidade de vida para os caruaruenses, e a prática de atividades físicas é um prerrogativa importante. É sabido por todos que a Avenida Agamenon Magalhães é um local amplamente utilizado por um grande público desportista e que precisa estar adequada para atender às necessidades do povo”, finalizou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Comissão de Ética conclui citação de vereadores

por Victor Vargas — publicado 25/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, instalada no dia 14...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, instalada no dia 14 de fevereiro para apurar a conduta de dez vereadores afastados judicialmente por causa da Operação Ponto Final, já concluiu a citação dos envolvidos. Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (25), com participação da Secretaria Jurídica e da Procuradoria da Câmara, o presidente Ricardo Liberato (PSC) informou que tudo está correndo dentro do prazo e que aguarda agora a devolução dos documentos com a defesa dos citados. “Fizemos deliberações internas, demos celeridade a todos os procedimentos administrativos. A OAB deve designar esta semana o seu representante – estamos dentro dos prazos regimentais previstos”, afirmou Liberato.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo Municipal é composta ainda pelos vereadores Marcelo Gomes, do PSB, relator; Rozael do Divinópolis, do PROS, secretário; José Ailton, do PDT; e Demóstenes Veras, do PROS; com suplência dos vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Edmilson do Salgado (PCdoB), Ranilson Enfermeiro (PTB), Heleno do Inocoop (PRTB) e Lula Tôrres (PR).

A próxima reunião da comissão está marcada para a sexta-feira (28), às 10h30, na Sala das Comissões Vereador Wanderley Francisco de Oliveira.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes comemora aprovação da UNEPE como utilidade pública

por Victor Vargas — publicado 25/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Foi sancionada a Lei nº 5.415, de 16 de janeiro de 2014, que declara de utilidade pública a Unidade...

Foi sancionada a Lei nº 5.415, de 16 de janeiro de 2014, que declara de utilidade pública a Unidade Especializada de Pernambuco (UNEPE). A lei é de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB) e permitirá à associação sem fins lucrativos participar de projetos governamentais. A UNEPE trata pacientes portadores de deficiências, oferecendo apoio psicossocial gratuito. As pessoas que precisam de atendimento psicológico podem ir à unidade às segundas e quartas-feiras, durante todo o dia. Já quem tem acompanhamento de pedagogos pode ir ao local de segunda a quinta-feira. A associação também disponibiliza atendimento com fonoaudiólogo, também gratuito, às quintas-feiras, no período da tarde.

 “A UNEPE beneficia a população com um atendimento especializado – transformá-la em utilidade pública é a nossa forma de agradecer pelo bonito trabalho que tem feito na sociedade”, ressaltou Marcelo Gomes. 

A UNEPE funciona na Rua Francisco Otaviano, 326, Bairro Indianópolis. Informações: (81) 3722.1523.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Vereadores inspecionam obras de calçadão e cobram acessibilidade

por Victor Vargas — publicado 25/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A convite da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), os vereadores Carlos Santos (PRB), Nino do Rap (DEM)...

A convite da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), os vereadores Carlos Santos (PRB), Nino do Rap (DEM) e Romildo Oscar (PTN), integrante da Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Caruaru, fizeram, na manhã desta terça-feira (25), uma visita às obras de revitalização do calçadão das avenidas Rio Branco, Manoel de Freitas e Agamenon Magalhães. As obras foram iniciadas no mês passado. A preocupação da vereadora, que é cadeirante, foi verificar se o projeto da prefeitura incluiu acesso facilitado e sinalizado para os portadores de deficiências, principalmente visual e motora.

“Eu quero alertar para a necessidade que todos os deficientes têm de ter acessibilidade, tendo em vista que estamos em um momento em que está todo mundo preocupado com questão de Copa, de Olimpíadas, mas Caruaru também precisa de reforma na avenida, que é um local central, onde todas as classes e comunidades circulam”, ressaltou Rosimery, que também é presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru, a Apodec.

“Quando você está com uma pessoa que precisa da acessibilidade – e que é cadeirante – você sente na pele a real dificuldade do acesso a órgãos públicos, bancos, igrejas, shoppings, ou apenas o simples ato de atravessar uma rua”, disse o vereador Carlos Santos, que observou a importância da acessibilidade fazer parte do projeto elaborado pela prefeitura. “É preciso ouvir as pessoas que necessitam da acessibilidade para fazer um projeto e planos para construções ou reformas que tragam melhorias para a cidade”, concordou o vereador Nino do Rap.

Rosimery da Apodec disse que ainda não teve acesso ao projeto da reforma do calçadão e está preocupada, pois, na visita às obras, não visualizou nenhum ponto de acesso projetado para os deficientes, em especial para os que dependem de uma cadeira de rodas para se locomover. “Os vereadores viram a dificuldade que é para um deficiente circular naquele setor onde várias rampas estão irregulares, que não estão atendendo à Lei de Acessibilidade, a nº 10.098, que não estão de acordo com as normas da ABNT”, denunciou a parlamentar, que espera conseguir ver o projeto para fazer um relatório e apresentar no plenário da Câmara, para depois encaminhar à prefeitura. “Nosso papel, enquanto legisladores, é cuidar também da inclusão dos menos favorecidos, nesse caso, os portadores de deficiência”, pontuou Rosimery.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes fala sobre investimentos na saúde de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 26/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
O vereador Marcelo Gomes (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru...
O vereador Marcelo Gomes (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru (PE), na última terça-feira (25), registrou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. “Precisamos cuidar desse bem tão importante para a vida. É necessário cobrar mais investimentos da Compesa e dos governos, mas é necessário também que saibamos preservar a água”, enfatizou.
 
O vereador falou ainda sobre a situação da rede pública de saúde, que tem enfrentado problemas com recursos financeiros e humanos. A falta de médicos para atender pelo Sistema Único de Saúde tem gerado problemas para a população. “O grande problema da saúde chama-se falta de recursos financeiros e humanos – médicos. Quando não tem como prescrever um remédio é porque não tem médico ou ele não foi trabalhar. Apesar de ser do PSB, acho que o governador Eduardo Campos tem que encarar o problema de frente. Muito foi feito em investimentos no Hospital Regional, no Recife, em Unidades de Pronto-Atendimento e unidades de saúde em cidades, mas ainda há o que fazer”, disse o socialista, lembrando ainda a revitalização e construção de hospitais em Caruaru.
 
Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara realiza reunião pública nesta quinta

por Victor Vargas — publicado 27/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
48 requerimentos e uma indicação estão na Ordem do Dia da reunião pública ordinária que a Câmara...

48 requerimentos e uma indicação estão na Ordem do Dia da reunião pública ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza, a partir das 20h, nesta quinta-feira (27). Entre os 48 requerimentos, 20 estão sendo reiterados (foram aprovados, mas ainda não atendidos), como dois do vereador Edmilson do Salgado, do PCdoB, um solicitando a construção de um parque municipal no São João da Escócia e o outro, a reforma e a ampliação de 11 salas de aula na Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no Salgado. O vereador Lula Tôrres, do PR, também reapresenta seu requerimento para implantação de curso de informática na Escola Municipal Landelino Rocha, na Vila Peladas, e o vereador José Ailton, do PDT, reitera o pedido, direcionado à prefeitura, de elaboração de Plano Diretor de Arborização para Caruaru.

Entre os outros requerimentos que estão sendo apresentados e votados hoje, destacam-se dois do vereador  Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, um solicitando a instalação de Museu do Forró na Casa Rosa, no Parque 18 de Maio, e o outro, a apresentação, por parte da prefeitura, do projeto da nova Vila do Forró.

O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, solicita sinalização de trânsito com limite de velocidade nas principais avenidas de Caruaru e a implantação do Programa Banco de Alimentos municipal. O vereador Rodrigues da Ceaca, também do PRTB, quer a colocação de asfalto nas ruas no entorno do Pátio de Eventos. O vereador Duda do Vassoural, do DEM, solicita conserto dos telhados da Escola Municipal Joel Pontes, da Creche Érika Patrícia, do Barracão da Cidadania (estes no Santa Rosa) e da Creche do Vassoural. A vereadora Rosimery da Apodec, também do Democratas, solicita a instalação de banheiros para pessoas com deficiência no Monte Bom Jesus e na Casa da Juventude, no São Francisco.

Na reunião desta noite, também será apresentada uma indicação, de autoria do vereador Alecrim (PSD), pedindo a instalação de uma policlínica para atender policiais militares e usuários do SISMEPE no antigo prédio do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, no Salgado.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível para acesso no Portal da Câmara: WWW.camaracaruaru.pe.gov.br.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão estende prazo de defesa de vereadores afastados

por Victor Vargas — publicado 28/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (28), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar...

Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (28), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru decidiu estender o prazo para defesa dos dez vereadores afastados judicialmente por causa da Operação Ponto Final, da Polícia Civil. A partir do recebimento da notificação, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, cada vereador tem 15 dias para apresentar sua defesa. “A fim de resguardar o máximo e o contraditório, a Comissão verificou que seria de bom direito reabrir o prazo para que os vereadores apresentem suas defesas, tendo em vista que a Comissão está disponibilizando todo o processo administrativo aos vereadores, onde estão incluídas cópias dos processos judiciais, cópias de mídias digitais, gravações, etc, o que totaliza mais de 135 gigabytes de conteúdo”, ressaltou o presidente da comissão, vereador Ricardo Liberato (PSC).

Esse posicionamento, segundo Liberato, foi tomado “para que se evite alegação posterior de cerceamento de defesa por parte dos vereadores”, fazendo com que os trabalhos da Comissão sejam prejudicados. “Diante disso, sempre buscando resguardar os direitos do contraditório e da ampla defesa dos vereadores, abriu-se novo prazo de defesa, possibilitando acesso integral dos processos administrativos”, justificou o presidente.

Instalada no dia 14 de fevereiro, seguindo Recomendação do Ministério Público Estadual e nos termos do Regimento Interno da Casa, a Comissão, constituída ainda pelos vereadores Marcelo Gomes (PSB), relator; Rozael do Divinópolis (PROS), secretário; José Ailton (PDT) e Demóstenes Veras (PROS), instaurou processo disciplinar para apurar se os atos cometidos pelos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido), Eduardo Cantarelli (SDD), Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (PROS), Joseval Val (DEM), Neto (PMN) e Pastor Jadiel (PROS), indiciados na Operação Ponto Final, configuram quebra de decoro parlamentar.

 A próxima reunião da Comissão de Ética está marcada para o dia 01 de abril às 14h30.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes lembra 50 anos do Golpe Militar

por Victor VARGAS — publicado 28/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
“A democracia, por mais que tenha seus problemas, é o melhor regime para se viver”, ressaltou o vereador...

“A democracia, por mais que tenha seus problemas, é o melhor regime para se viver”, ressaltou o vereador Marcelo Gomes (PSB), na reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (27), em alusão aos 50 anos do Golpe Militar brasileiro. O socialista lembrou os problemas enfrentados pelos brasileiros no período da Ditadura Militar, a coragem do brasileiro e a necessidade de preservar sempre o regime democrático, além de registrar as ações das comissões da Verdade, Estadual e Nacional, “que tentam passar a limpo esse passado tão recente”.

Marcelo lembrou ainda a frase de posse do presidente Humberto Castello Branco, que, mesmo fazendo parte de um regime ditatorial, falava sobre a importância da democracia. “Restaurar a legalidade, revigorar a democracia, restabelecer a paz e promover o progresso e a justiça social’, até parece que foi dita por uma pessoa que combatia a ditadura, tão grande é a importância da democracia”, disse o vereador.

O socialista falou ainda sobre a requalificação da Feira do Troca, inaugurada nesta quinta-feira, e prestou uma homenagem aos secretários André Alexei, Tony Galvão e Welson Costa, que estão deixando o governo José Queiroz. Marcelo Gomes apresentou ainda requerimentos para reforma dos banheiros públicos do Alto do Moura, que receberão milhares de turistas nos próximos meses, “em especial na Semana Santa e no São João, que estão por vir, com um altíssimo número de visitantes, sendo necessário dar as devidas condições de higiene e trabalho para os comerciantes”, frisou o vereador.

Além disso, ele pediu a reforma e reaparelhamento da praça na Avenida Major Coelho, no Bairro Rendeiras. “Uma área de lazer necessária para a população e, em especial, para a quantidade de crianças que brincam o dia todo no local”, informou. 

Marcelo Gomes indicou ainda que seja implantado o plantão noturno, diário, na Delegacia da Mulher de Caruaru, que atualmente só funciona 24h nos fins de semana. “O avanço das políticas públicas para as mulheres tem sido relevante no nosso Estado, contudo, há a necessidade de aperfeiçoamento desses equipamentos da rede de proteção à mulher”, finalizou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Rozael reitera cinco requerimentos

por Victor Vargas — publicado 28/03/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Cinco requerimentos de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foram reiterados na sessão...

Cinco requerimentos de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foram reiterados na sessão desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Caruaru. O primeiro e o segundo solicitam, respectivamente, implantação de calçamento na Rua Fernando de Noronha, no Bairro João Mota, bem como na Rua Dorgival Xavier de Lima, no Bairro Vila Kennedy. Já os demais requerem instalação de redutores de velocidade na Avenida Joaquim Nabuco, mais precisamente em frente à Escolinha Porto Seguro, como também implantação de semáforo no cruzamento da mesma avenida com a Rua Lima Barreto. Ambas as vias ficam localizadas no Bairro Divinópolis. O quinto e último requerimento do vereador reitera construção de passagem molhada ou ponte interligando as ruas Itaguaí, no Bairro Kennedy, com a Joaquim Serra, no Bairro Caiucá. Todos eles foram aprovados.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Câmara realiza reunião pública às 20h desta terça

por Victor Vargas — publicado 01/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Na reunião pública ordinária desta terça-feira (01), os 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru...

Na reunião pública ordinária desta terça-feira (01), os 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru terão uma pauta relativamente extensa, com um projeto de lei, quatro projetos de decreto legislativo, 45 requerimentos e três indicações para analisar e votar.

O único projeto de lei desta noite é o de nº 6.629/2013, do vereador José Ailton (PDT), que dá nome a uma rua no Loteamento Cidade Alta. Dos quatro projetos de decreto legislativo, três pedem a concessão de título de cidadania (um deles, proposto pelo vereador Demóstenes Veras, do PROS, ao advogado Walter Andrade, presidente da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas; e um ao Coronel PM Aranã Beserra Marrocos, ex-Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Pernambuco, propositura do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, do PSD). O quarto projeto de decreto legislativo é de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa e refere-se ao parecer do Tribunal de Contas do Estado relativo à prestação de contas da prefeitura no exercício 2009.

Entre os 45 requerimentos (alguns reiterados) destaque para dois do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que sugere a criação de um polo das comidas gigantes no Pátio de Eventos, durante os festejos juninos, e a construção do Centro de Formação Atlética do Agreste. O vereador Marcelo Gomes, do PSB, solicita reforma dos banheiros públicos e construção de mais banheiros no Alto do Moura.

Preocupado com os acidentes ocorridos na Avenida Adjar da Silva Casé, no Indianópolis, o vereador José Ailton está solicitando a colocação de um redutor de velocidade no local. O trânsito também é preocupação do vereador Alecrim, do PSD. Ele solicita, na reunião desta noite, a construção de ciclovia paralela ao percurso do BRT, corredor de ônibus expresso que a prefeitura planeja implantar cortando o centro da cidade.

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) – que é cadeirante e esteve na semana passada, junto com uma comissão de vereadores, verificando as obras de requalificação do calçadão das avenidas Rio Branco, Manoel de Freitas e Agamenon Magalhães, no centro da cidade – focou na questão da acessibilidade e apresenta diversos requerimentos nesse sentido. Um deles solicita que sejam reservadas vagas para deficientes nos estacionamentos das escolas e faculdades de Caruaru; outro pede a colocação de rampas de acesso em todas as paradas de ônibus da cidade e um terceiro, a implantação de faixas elevadas para pedestres defronte de todas as escolas existentes no município.

Já o vereador Demóstenes Veras pedirá voto de aplauso pela passagem dos 30 anos do Movimento Diretas Já e à professora Aparecida Azevedo, diretora da Faculdade Tiradentes, que se instalou recentemente em Caruaru.

Entre as indicações que vão ser votadas esta noite, duas são do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que pede ao Governo do Estado a ampliação do IML em Caruaru e a colocação de para-brisas blindados nas viaturas da Polícia Militar. A outra indicação é do vereador Marcelo Gomes, que reforça pedido de plantão noturno diário na Delegacia da Mulher de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão de Ética segue analisando documentos

por Victor Vargas — publicado 01/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, reunida durante...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, reunida durante toda a tarde desta terça-feira (01), prosseguiu com os trabalhos de apuração dos documentos relacionados aos processos judiciais dos dez vereadores afastados, no final do ano passado, por envolvimento na Operação Ponto Final, da Polícia Civil. A reunião foi acompanhada pelo secretário jurídico da Casa, Bruno Martins.

Na reunião de hoje, os cinco membros titulares da Comissão – o presidente Ricardo Liberato (PSC), o relator Marcelo Gomes (PSB), o secretário Rozael do Divinópolis (PROS) e os vereadores Demóstenes Veras (PROS) e José Ailton (PDT) – fizeram a análise de documentos resultantes das diligências já efetuadas, relativas à notificação dos vereadores. “Até às 18 horas desse 1º de abril faltavam ser notificados os vereadores Evandro Silva (PMDB) e Val de Cachoeira Seca (DEM)”, afirmou Liberato. Indagado sobre a resposta da OAB seccional Caruaru, que foi instada em fevereiro, por ofício, a nomear um representante para acompanhar os trabalhos da Comissão, o presidente disse que a entidade ainda não havia se manifestado.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi instalada no dia 14 de fevereiro passado, seguindo recomendação do Ministério Público, de acordo com o Regimento Interno, para apurar se houve quebra de decoro dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido), Eduardo Cantarelli (SDD), Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (PROS), Joseval Val (DEM), Neto (PMN) e Pastor Jadiel (PROS), indiciados pela Polícia Civil por alegada participação na chamada Operação Ponto Final.

Todos os envolvidos – com exceção de Evandro Silva e Joseval Val (Val de Cachoeira Seca) – foram notificados e têm 15 dias para apresentar sua defesa. A Comissão tem um prazo de 60 dias, que pode ser estendido para até 90, para concluir os trabalhos de apuração e encaminhar o relatório final à presidência da Câmara, que decidirá, então, se o caso será levado a plenário.

A próxima reunião da Comissão de Ética está marcada para o dia 08, terça-feira, às 11h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes lembra Dia do Autismo e do Livro Infantil

por Victor Vargas — publicado 02/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Neste dia 02 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial da Conscientização...

Neste dia 02 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. Nesta data, o vereador Marcelo Gomes (PSB) ressalta a importância do conhecimento como ferramenta da melhoria de vida: “É necessário aprimorar sempre o conhecimento sobre vários temas, principalmente aqueles que atingem a sociedade como um todo, como a educação infantil, que prepara para a vida, e o conhecimento sobre síndromes, que atingem mais a população que doenças como câncer, Aids e diabetes. Conhecer o autismo é tornar a pessoa ainda mais próxima, construir uma sociedade pronta para lidar com todas as pessoas”.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Rozael apresenta voto de repúdio à FPF

por Victor Vargas — publicado 02/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), da Câmara Municipal, o vereador Rozael do Divinópolis, do PROS...

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), da Câmara Municipal, o vereador Rozael do Divinópolis, do PROS, apresentou voto de repúdio à Federação Pernambucana de Futebol. Frequentador assíduo das partidas no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, o legislador se mostrou indignado com as “lambanças” protagonizadas pelo árbitro Luiz Cláudio Sobral no confronto entre Central e Santa Cruz, no último domingo, pela última rodada do hexagonal do título. 

Na ocasião, a Patativa chegou a marcar dois tentos ainda na primeira etapa, mas um acabou sendo anulado de forma equivocada pelo juiz. Para completar a lambança, o gol da Cobra Coral, que resultou no empate da partida, teria sido marcado de forma irregular já que, logo após a cobrança de pênalti do atacante Léo Gamalho, tanto jogadores do Central como do próprio Santa invadiram a grande área, o que, pela regra, implicaria na repetição da penalidade.

Com resultado final de 1 a 1 e a vitória do Salgueiro para o Porto por 1 a 0 – este último no Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe – a Patativa acabou dando adeus a qualquer chance de brigar pelo primeiro título estadual de sua história. 

“Foi vergonhoso o que vimos no último domingo. Aquele juiz (Luiz Carlos Sobral) veio com a clara intenção de prejudicar o Central. Tanto é que os próprios torcedores do Santa Cruz que se encontravam nas cadeiras se sentiram incomodados com os erros gritantes da arbitragem. Apresentamos aqui o nosso voto de repúdio, não só para esse cidadão que se diz árbitro, mas também à FPF, que não oferece à mínima condição de um clube do interior lutar pelo título pernambucano”, criticou Rozael.

Além dele, o vereador Jaelcio Tenório (PRB) também apresentou voto de repúdio contra os mesmos personagens. 

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Marcelo Gomes visita novo secretário de Educação de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 03/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
O vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve, na manhã desta quarta-feira (02), com o novo secretário de Educação...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve, na manhã desta quarta-feira (02), com o novo secretário de Educação de Caruaru, Antônio Fernando.  No encontro, o socialista reforçou a sua preocupação com a educação no município e as parcerias que mantinha com a secretaria. A constante preocupação do vereador é a acessibilidade à educação por alunos de comunidades afastadas e que ainda não possuem escolas. Uma das propostas de Marcelo é a instalação de anexo para crianças até 05 anos, enquanto as escolas não são construídas.

Além disso, em constantes visitas à zona rural, o vereador busca estar em contato com a população e observar a realidade vivida para, junto com o secretário de Educação, encontrar formas para melhorar a qualidade de vida da população. “Junto com o ex-secretário de Educação, Welson Costa, realizamos visitas à zona rural e conseguimos algumas vitórias, como a instalação de anexos escolares, mas muito ainda tem que ser feito e muito trabalho está no meio do caminho. Estive com Antônio Fernando para que possamos manter essa boa parceria”, informou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Lula Tôrres pede criação de Teatro Municipal em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 03/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h43
Foi aprovado, na Câmara Municipal de Caruaru, o requerimento do vereador Lula Tôrres (PR)...

Foi aprovado, na Câmara Municipal de Caruaru, o requerimento do vereador Lula Tôrres (PR) que solicita a construção de um Teatro Municipal, no prédio da Casa Rosa, dentro do Parque 18 de Maio. De acordo com o republicano, o pedido foi feito atendendo anseio do segmento artístico-cultural que, em várias oportunidades, já vinha solicitando este espaço. “A expectativa dos artistas quanto à materialização deste empreendimento é grande, pois o teatro servirá como referencial para abrigar as apresentações populares da nossa cultura”, afirmou o edil.

AI/vereador Lula Tôrres

Marcelo Gomes pede plantão noturno na Delegacia da Mulher

por Victor Vargas — publicado 05/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Marcelo Gomes (PSB) fez uma indicação ao Governo de Pernambuco para que haja...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) fez uma indicação ao Governo de Pernambuco para que haja uma extensão do plantão da Delegacia sa Mulher de Caruaru, para o período noturno, durante toda a semana. Atualmente, apenas nos fins de semana a delegacia especializada funciona 24 horas. “São inegáveis os avanços nas políticas públicas para as mulheres em Pernambuco, mas temos que trabalhar pelo constante aperfeiçoamento da rede de proteção à mulher. É necessário que a mulher tenha um aparato de segurança para que não passe por situações onde esteja desamparada”, frisou Marcelo. 

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Comissão de Ética aguarda defesa de citados

por Victor Vargas — publicado 08/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, instalada no início de fevereiro...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, instalada no início de fevereiro para avaliar se houve quebra de decoro pelos vereadores Sivaldo Oliveira, do PP; Cecílio Pedro, do PTB; Louro do Juá, do SDD; Jajá, sem partido; Eduardo Cantarelli, do SDD; Evandro Silva, do PMDB; Val das Rendeiras, do PROS; Joseval Val, do DEM; Neto, do PMN e Pastor Jadiel, do PROS, afastados judicialmente pela Operação Ponto Final, se reuniu mais uma vez na manhã desta terça-feira (08). Os integrantes da comissão, além do procurador da Câmara, José Américo Monteiro, e o secretário jurídico, Bruno Martins, deram continuidade à análise dos documentos relacionados aos processos judiciais dos vereadores afastados.

De acordo com o presidente Ricardo Liberato (PSC), também foram feitas deliberações internas, além da juntada de documentos referentes às notificações dos parlamentares. Ele informou que falta apenas um vereador para ser citado, Evandro Silva, o que deverá acontecer nesta quarta-feira (09).

“Estamos aguardando o recebimento das defesas e ouvidas das testemunhas dos vereadores implicados nos processo disciplinar, mas todos eles ainda estão no prazo regimental”, disse o presidente da comissão, que é formada ainda pelos vereadores Marcelo Gomes, do PSB, relator; Rozael do Divinópolis, do PROS, secretário; Demóstenes Veras, também do PROS, e José Ailton, do PDT.

A próxima reunião da Comissão de Ética está marcada para sexta-feira (11), às 11h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jaelcio Tenório discursa em prol do Aeroporto Oscar Laranjeiras

por Victor Vargas — publicado 08/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Jaelcio Tenório (PRB) aproveitou a transição...

Na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Jaelcio Tenório (PRB) aproveitou a transição de cargo de governador para João Lyra Neto (PSB) e rememorou a importância de acelerar as obras no Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. Ele ressaltou que a celeridade é necessária devido à posição que Caruaru ocupa no cenário estadual, revestindo-se de importância econômica, política, social e cultural.

Mesmo assim, o parlamentar classificou a questão como ‘delicada’, que envolve a participação de diversos setores e exige cálculos e análises de especialistas. “Não tenho dúvida de que o governador João Lyra Neto e o prefeito José Queiroz, em parceria, irão buscar mecanismos para garantir melhorias ao futuro de Caruaru. Nossa cidade é cosmopolita, com uma vocação impressionante para se conectar às maiores cidades do Brasil e do mundo”, destacou Tenório.

AI/vereador Jaelcio Tenório

Lula Tôrres solicita instauração da Comissão Municipal da Verdade e Justiça

por Victor Vargas — publicado 09/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi aprovado na reunião ordinária da última quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Caruaru, o requerimento...

Foi aprovado na reunião ordinária da última quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Caruaru, o requerimento do vereador Lula Tôrres (PR) que solicita a instauração da Comissão Municipal da Verdade e Justiça para apurar os fatos ocorridos no período da ditadura militar, no âmbito do município de Caruaru.

“É através dessa iniciativa que poderemos resgatar a história de atos contra a democracia e os direitos humanos, vivenciados durante o regime ditatorial no nosso município”, destacou o republicano.

Com a comissão atuando, todos os fatos ocorridos, por meio de documentos, testemunhos, poderão ser apurados.

AI/vereador Lula Tôrres

Vereadores preocupados com abastecimento de água e serviços prestados pela Compesa

por Victor Vargas — publicado 09/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Durante a reunião desta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Caruaru, os vereadores aproveitaram...

Durante a reunião desta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Caruaru, os vereadores aproveitaram a tribuna para abordar um assunto que tem preocupado muita gente, principalmente com as notícias de baixa nos reservatórios de água que abastecem a região. Jaelcio Tenório, do PRB, foi um dos fizeram o alerta: “É preciso implementar uma cultura de economia de água, pois o Brasil está atravessando uma fase difícil de falta de água e não está sendo diferente em nossa cidade. É preciso implantar uma política de conscientização nas igrejas, escolas e sociedade em geral”. O vereador cobrou também mais agilidade da Compesa, a companhia estadual responsável pelos serviços de água e esgoto, no conserto de tubulações estouradas, para evitar desperdício. “O responsável pela Compesa precisa comparecer a esta Casa para prestar esclarecimentos sobre a responsabilidade com a água, pois água é vida”, retorquiu Tenório.

Heleno do Inocoop, do PRTB, endossou a sugestão do colega e pediu a realização de uma audiência pública na Câmara para discutir o valor que se paga pelos serviços de fornecimento de água encanada e de coleta de esgoto pela companhia estatal. “Esse relógio da Compesa instalado na Casa do Povo registra um número absurdo. É preciso que seja realizada uma audiência pública para discutir esse assunto, pois Caruaru está pagando muito caro pela água”.

Já Ranilson Enfermeiro, do PTB, reclamou dos buracos deixados pela companhia após consertos realizados no Alto do Moura. “O serviço foi de péssima qualidade, pois deixou as ruas esburacadas por onde passou a encanação. Fiz fotos e irei encaminhar denúncia ao Ministério Público. Também acho injusto o que pagamos de esgoto à Compesa. É por esses motivos que sempre defendi a privatização da companhia”, discursou o parlamentar.

Gilberto de Dora, do PSB, engrossou o coro: “A Compesa não deveria cobrar taxa de esgoto, pois não trata o esgoto”. As críticas foram feitas também pela vereadora Rosimery da Apodec, do DEM: “Acho um absurdo o valor que eles cobram às pessoas que precisam demais de um carro-pipa e isso precisa ser visto”.

Depois de formalizado o pedido de realização da audiência pública sobre os serviços prestados pela Compesa em Caruaru, o gestor regional da companhia deverá ser convidado para vir a plenário prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora defende que bancos da nova Sulanca sejam de graça

por Victor Vargas — publicado 09/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O discurso do vereador Gilberto de Dora (PSB) foi um dos que mais chamou atenção na sessão da última...

O discurso do vereador Gilberto de Dora (PSB) foi um dos que mais chamou atenção na sessão da última terça-feira (08). Na tribuna, o parlamentar defendeu a ideia de que a transferência da Feira da Sulanca de Caruaru contemple os feirantes já existentes com pontos de comercialização gratuitos. Para Gilberto de Dora não é justo que sulanqueiros que já fizeram investimentos tão alto tenham que desembolsar mais dinheiro quando forem transferidos. “Se essas pessoas já tem os seus locais, por que elas teriam que pagar de novo? Fala-se em financiamento, mas mesmo assim os feirantes ficariam pendurados com dívidas em bancos durante anos” afirma o vereador. 

A questão é polêmica e, sobre a hipótese de o Governo Municipal não ter receita para construir todos os bancos sem contrapartida dos comerciantes, Gilberto de Dora afirmou: “Eu não tenho dúvidas de que o prefeito José Queiroz é competente o suficiente para conseguir essa verba”.

 Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora

Reunião da Câmara nesta quinta

por Victor Vargas — publicado 10/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
35 requerimentos e duas indicações estão na Ordem do Dia da 18ª reunião pública, desse período legislativo...

35 requerimentos e duas indicações estão na Ordem do Dia da 18ª reunião pública, desse período legislativo, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (10), às 20h. Dos 35 requerimentos, cinco estão sendo reiterados, como o do vereador José Ailton, do PDT, que solicita construção de creche no Posto Agamenon.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, apresentará diversos requerimentos, como os que solicitam construção de teatro municipal e realização do Projeto Forró nas Vilas. Edjailson quer ainda que a prefeitura envie projeto de lei determinando a fiscalização, registro e licenciamento das motocicletas de 50 cilindradas – as “cinquentinhas”.

O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, sugere que a prefeitura construa uma casa de recepção municipal para evitar gastos desnecessários com o aluguel de espaços privados para a realização de eventos da municipalidade.

A vereadora democrata Rosimery da Apodec solicita a regulamentação dos documentos das associações dos moradores de bairros e entidades afins; transporte para os moradores das áreas rurais assistirem às reuniões da Câmara; e a instalação de um posto de informação e prevenção para o público LGBT, na Rua Silvino Macedo, durante o São João.

O vereador Nino do Rap, também do DEM, sugere a criação de áreas verdes e de lazer nos terrenos desapropriados pela Prefeitura Municipal de Caruaru e pede que seja colocado corrimão nas escadarias do Monte Bom Jesus.

O presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves, do PSD, reivindica a construção de um CRAS no Bairro Agamenon Magalhães; e o vereador Carlinhos da Ceaca (PPS), a implantação de creche no Bairro Jardim Liberdade.

Na reunião desta noite serão apresentadas ainda duas indicações. O presidente Leonardo Chaves solicita a recuperação da via de acesso ao Bairro Agamenon Magalhães e o vereador Carlinhos da Ceaca reivindica reforma no Terminal Rodoviário de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede iluminação pública no acesso à UFPE em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na reunião desta quinta-feira (10), da Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou...

Na reunião desta quinta-feira (10), da Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou um requerimento à prefeitura para que sejam instalados postes de iluminação pública na avenida de acesso ao Campus CAA da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que funciona no município.

A falta de iluminação é uma reclamação e solicitação constante de professores, alunos e demais funcionários da unidade, mas que ainda não foi providenciada. Marcelo Gomes faz o apelo sensibilizado com a luta diária dos usuários para obter uma educação de qualidade em um local com segurança e infraestrutura básica.

“Os professores, funcionários e, em especial, os estudantes do Campus da UFPE em Caruaru estão passando por dificuldades imensas quando se dirigem para a universidade, no horário noturno, pois ao percorrerem o caminho que leva até o local, encontram uma grande escuridão, o que possibilita assaltos e até atropelamentos”, lembrou o socialista.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Semáforo é implantado no Divinópolis

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Reiterado na Câmara Municipal, um dos requerimentos do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foi atendido...

Reiterado na Câmara Municipal, um dos requerimentos do vereador Rozael do Divinópolis (PROS) foi atendido nesta semana pela Prefeitura de Caruaru, através da Destra. Passou a funcionar, na manhã desta sexta-feira (11), semáforo no cruzamento entre as ruas Bahia e Antônio Menino, no Bairro Divinópolis. A medida vem a atender uma antiga solicitação dos moradores e comerciantes da comunidade, que já estavam cansados de presenciar os mais variados tipos de acidente no local.    

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Câmara aprova requerimento de Rosimery para obras de acessibilidade

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) teve aprovado, essa semana, o Requerimento n° 57/2014, que solicita...

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) teve aprovado, essa semana, o Requerimento n° 57/2014, que solicita da Secretaria de Infraestrutura de Caruaru a viabilização das obras de acessibilidade nos logradouros e prédios públicos do município. A vereadora está preocupada, principalmente, com as vagas de estacionamento reservadas a idosos e deficientes e rampas que favoreçam o acesso em locais como a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o Parque 18 de Maio, a Secretaria Municipal de Saúde, a Rua 15 de Novembro, a Rua Preta, o Alto do Moura, a Feira de Artesanato e a Avenida Agamenon Magalhães.

“Caruaru é uma cidade de grande porte, firmando-se cada vez mais como um importante polo comercial do Nordeste, acrescida de um potencial turístico relevante e que possui uma demanda crescente de serviços públicos oferecidos à população, em especial os serviços de atendimento às pessoas com deficiência. Precisamos de mais acessibilidade aos espaços públicos e privados”, ressaltou a vereadora.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão de Ética começa a receber defesa de vereadores afastados

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, que está analisando...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, que está analisando a conduta dos dez vereadores afastados pela Justiça, desde dezembro, por causa da Operação Ponto Final, da Polícia Civil, recebeu na reunião da manhã desta sexta-feira (11) as defesas de seis dos envolvidos. O advogado Marcelo Cumaru, que está defendendo os edis afastados, protocolou hoje os documentos referentes às defesas de Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Jajá (sem partido), Louro do Juá (SDD), Silvado Oliveira (PP) e Joseval Val (DEM).

Os documentos serão encaminhados à relatoria e serão analisados, informou o presidente da comissão, Ricardo Liberato (PSC), que aguarda agora a entrega da defesa dos outros quatro vereadores: Eduardo Cantarelli, do SDD, Val das Rendeiras (PROS), Pastor Jadiel (PROS) e Evandro Silva (PMDB), que ainda não recebeu a notificação oficial.

A próxima reunião da Comissão de Ética, que é formada ainda pelos vereadores Marcelo Gomes, do PSB, relator; Rozael do Divinópolis, do PROS, secretário; Demóstenes Veras, também do PROS, e José Ailton, do PDT, está marcada para a terça-feira, dia 15, às 10h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jaelcio Tenório reivindica SAMU no Salgado

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na reunião pública da noite passada, na Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Jaelcio Tenório, do PRB...

Na reunião pública da noite passada, na Câmara Municipal de Caruaru, o vereador Jaelcio Tenório, do PRB, usou a tribuna para defender a extensão do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Bairro do Salgado. O vereador disse que na próxima sessão vai apresentar um requerimento fazendo essa solicitação. “A população daquele bairro cresceu muito, além disso, essa extensão do SAMU vai beneficiar os moradores das localidades vizinhas também”, disse o republicano.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Heleno do Inocoop critica Compesa

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última quinta-feira (10), o vereador...

Na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última quinta-feira (10), o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) voltou a questionar os serviços fornecidos pela Compesa. O vereador criticou a cobrança de taxa de esgoto imposta pela estatal. “Caruaru não tem esgoto tratado, então é injusta essa cobrança”, disse ele, que conclamou a população a lutar pelos seus direitos. “Mas não adianta ficarmos aqui discutindo isso internamente o tempo todo. É preciso irmos atrás e resolver esse problema”, concluiu o parlamentar, em seu discurso na tribuna da Casa do Povo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Edjailson da Caru Forró destaca audiência que debaterá assuntos de interesse dos artistas

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que também é músico, lembrou, em seu discurso na reunião pública...

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que também é músico, lembrou, em seu discurso na reunião pública, na Câmara Municipal de Caruaru, no último dia 10, da audiência que será realizada no próximo dia 23 para debater questões de interesse da classe artística. “Gostaria de chamar a atenção de todos para essa audiência, onde iremos discutir diversos assuntos referentes à valorização do artista local”, disse o edil. “Iremos destacar a importância de se destinar 60% dos investimentos em eventos na contratação de artistas locais e 40% para artistas de outros estados. Também iremos debater sobre o cachê do artista local, entre outros assuntos”, detalhou Edjailson.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Tenente Tiburcio chama a atenção para má utilização das “cinquentinhas”

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Tenente Tiburcio, do PMN, usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru, na reunião pública...

O vereador Tenente Tiburcio, do PMN, usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru, na reunião pública da última quinta-feira (10) para chamar a atenção para o uso das motos de 50 cilindradas, popularmente chamadas de “cinquentinhas”. “Precisamos discutir a questão do uso das motos cinquentinhas, pois esses veículos muitas vezes estão sendo conduzidos irresponsavelmente por pessoas sem noções de segurança de trânsito, inclusive adolescentes e até crianças”, disse o vereador. “Os bandidos estão roubando muito essas motos, pois elas são utilizadas por eles para a prática de crimes por não possuírem placas. As vítimas e a polícia também não conseguem identificar esses veículos justamente pela ausência de emplacamento”, denunciou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora reclama de taxa de esgoto

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Gilberto de Dora (PSB) voltou a criticar a Compesa. Na reunião pública da última quinta-feira (10)...

O vereador Gilberto de Dora (PSB) voltou a criticar a Compesa. Na reunião pública da última quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Caruaru, o socialista reclamou da cobrança de taxa de esgoto. “Irei solicitar uma audiência pública nesta Casa para discutir a questão da cobrança da taxa de esgoto da Compesa, pois é vergonhoso cobrar por um serviço que não é feito”, disparou o parlamentar. “Vamos chamar a promotoria pública, diretores da Compesa e, se possível, o seu presidente para discutir a retirada dessa cobrança”, afiançou de Dora.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jaelcio Tenório ressalta participação da juventude

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Jaelcio Tenório (PRB) destacou, na reunião pública realizada na Câmara Municipal de Caruaru...

O vereador Jaelcio Tenório (PRB) destacou, na reunião pública realizada na Câmara Municipal de Caruaru, na última quinta-feira (10) a importância da participação dos jovens nas eleições. “É preciso educarmos e incentivarmos a participação dos jovens nesse processo. Para isso, a política precisa estar nas escolas e nas igrejas para que a participação dos jovens nas urnas seja estimulada”, disse ele. “Precisamos ensinar os nossos filhos que todos nós somos responsáveis por contribuir com o futuro de nossa cidade. Percebo que, enquanto alguns adultos rasgam seus títulos por não acreditarem na política, a juventude, cada vez mais, está indo em busca de seus títulos para fazer valer a sua voz e isso é muito importante”, finalizou.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Rosimery da Apodec debate acessibilidade no Ministério Público

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) esteve, essa semana, no Ministério Público. A vereadora...

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) esteve, essa semana, no Ministério Público. A vereadora, que é cadeirante, foi tratar da questão da falta de acessibilidade, principalmente, nos logradouros públicos em Caruaru. “Na visita ao MP, observamos a necessidade de se realizar um censo para saber quantas pessoas existem na cidade com algum tipo de deficiência, bem como a situação em que vivem”, disse Rosimery. A vereadora falou ainda que o censo será de grande importância para a implementação das políticas públicas necessárias para promover uma melhor qualidade de vida para esses cidadãos.

Na visita ao Ministério Público, a vereadora abordou ainda a dificuldade de acesso dos portadores de deficiências, principalmente motoras, ao transporte público em Caruaru. “Embora a maioria dos ônibus da cidade possua elevador de acesso para cadeirantes, poucos funcionam. Além disso, os pontos de ônibus não possuem acessibilidade”, criticou a parlamentar, que também é presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Carlinhos da Ceaca reivindica reforma no Terminal Rodoviário de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 11/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Carlinhos da Ceaca (PPS) encaminhou indicação, na reunião pública da Câmara Municipal...

O vereador Carlinhos da Ceaca (PPS) encaminhou indicação, na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última quinta-feira (10), direcionada ao Governo do Estado. O parlamentar chamou a atenção para a situação do Terminal Rodoviário de Caruaru.

“É preciso encaminhar uma solicitação ao Governo do Estado pedindo a reforma e ampliação do terminal rodoviário desta cidade, pois o atual terminal é pequeno e não oferece conforto aos usuários”, ressaltou o vereador. “É preciso lembrar que o nosso terminal rodoviário de passageiros recebe ônibus de todo o Brasil e é uma vergonha para a nossa cidade receber turistas com aquela estrutura precária, que não acomoda bem as pessoas. Alguns chegam até a ficar no sol esperando o ônibus”, criticou o socialista.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadora defende regulamentação das associações de bairro e entidades afins

por Victor Vargas — publicado 16/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) apresentou um requerimento, na reunião do último dia 10...

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) apresentou um requerimento, na reunião do último dia 10, sobre a regulamentação dos documentos das associações dos moradores de bairros e entidades afins. “Sugiro que a Secretaria Municipal de Participação Social crie um departamento de apoio jurídico às associações. Esse departamento ficaria encarregado de prover o suporte e as orientações necessárias para a legalização dessas entidades. Com isso, as instituições vão poder funcionar de fato e de direito, dentro da lei, com todas as suas atribuições”, disse a parlamentar.

 Presidente há quase 20 anos da Associação dos Portadores de Deficiências de Caruaru (Apodec), Rosimery afirma que, por estar totalmente legalizada, a Apodec pode participar de convênios com entidades que oferecem serviços importantes para os associados. A vereadora ressaltou que só estão habilitadas a receber recursos oficiais as associações que, como a Apodec, funcionam dentro da legalidade, com todos os seus documentos em dia: alvará de funcionamento, Inscrição Municipal, certidões negativas, Certidão da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, inscrição na Receita Federal, entre outros. “Tem associação que existe há 25 anos, mas funciona sem CNPJ, estatuto social ou mesmo ata de reunião”, sublinhou a parlamentar.

Rosimery estima que haja cerca de 20 associações em funcionamento em Caruaru, das quais apenas uma parcela muito pequena estaria legalizada. “Essas entidades estão perdendo convênios importantes por causa da informalidade”, concluiu a democrata, que teve o requerimento aprovado na Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Edjailson destaca atuação da Compesa

por Victor Vargas — publicado 16/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru...

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru para falar sobre a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. O parlamentar focou na responsabilidade da companhia e sobre o que o órgão tem feito para minimizar problemas que têm causado muitos transtornos à população, como falta d’água e esgoto estourado. “Todos sabem que são muitos os problemas, mas a Compesa vem fazendo um grande esforço para resolvê-los, mesmo com um quadro de funcionários deficiente”, ressaltou o trabalhista.

“Já apresentei mais de 20 proposituras solicitando serviços e oferecendo sugestões no sentido de melhorar o serviço prestado pela companhia”, disse ainda Edjailson, que recebeu elogio do colega Jaelcio Tenório, na reunião da última terça-feira (15), por trazer o tema a debate no plenário da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes fala sobre candidatura de Eduardo Campos

por Victor Vargas — publicado 16/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na noite desta terça-feira (15), o vereador Marcelo Gomes (PSB) falou sobre o lançamento oficial...

Na noite desta terça-feira (15), o vereador Marcelo Gomes (PSB) falou sobre o lançamento oficial da pré-candidatura de Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede/PSB) para a Presidência da República, durante a reunião da Câmara Municipal de Caruaru.

A chapa foi lançada na tarde de segunda-feira (14), em Brasília, e o vereador acompanhou de perto. “Quem esteve lá viu a empolgação que Eduardo e Marina estão para fazer do Brasil um país melhor. Muito foi feito por Lula, mas muito ainda tem que ser feito. A proposta de Eduardo e Marina é discutir um novo Brasil e tudo o que pode ser feito pelo povo”, frisou Marcelo.

O socialista falou ainda sobre a nomeação de Lúcia Félix para a presidência da Fundação de Cultura de Caruaru. “Lúcia sempre mostrou muita competência na diretoria de Cultura, tenho certeza que a cultura e os artistas de Caruaru só tem a ganhar durante a gestão de Lúcia na Fundação. Alexei foi um bom gestor, Lúcia continuará o seu trabalho e dará a sua cara à gestão, fazendo tudo o que tem que ser feito para o bem de nossos artistas”, disse.

O vereador também argumentou sobre a segurança pública de Caruaru, afirmando que os governos municipal e estadual têm trabalhado pela segurança e bem-estar da população e muitas medidas de seguranças já foram tomadas. “É verdade que ainda há muito o que fazer, mas muito já foi feito pela segurança pública de Caruaru. Antes deixar o governo, o ex-governador Eduardo Campos assinou a contratação de mil novos policiais, tenho certeza que Caruaru terá um bom efetivo dessa parcela”, finalizou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara aprova requerimento de projeto de saúde de Heleno do Inocoop

por Victor Vargas — publicado 16/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Câmara Municipal de Caruaru aprovou o Requerimento n° 564, de autoria do vereador Heleno...

A Câmara Municipal de Caruaru aprovou o Requerimento n° 564, de autoria do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que pede a implantação do “Projeto Ginástica no Parque” no Parque Ecológico Municipal das Rendeiras. Com a implantação do projeto, serão oferecidas, gratuitamente, atividades físicas para diferentes faixas etárias, orientadas por profissionais de Educação Física.

“O combate ao sedentarismo, em todas as idades, traz uma importante mudança nos hábitos de vida que pode provocar uma grande melhora na saúde”, justificou o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião pública com retorno de vereadores afastados

por Victor Vargas — publicado 22/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
42 requerimentos e três indicações estão na súmula da Ordem do Dia para a 20ª reunião pública...

42 requerimentos e três indicações estão na súmula da Ordem do Dia para a 20ª reunião pública ordinária do período legislativo que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira, dia 22, a partir das 20h.

Dos 42 requerimentos, oito estão sendo reiterados, como o do vereador José Ailton, do PDT, que solicita construção de quadra poliesportiva coberta no Sítio Murici, no 1º Distrito. Destaque ainda para a solicitação do vereador Demóstenes Veras (PSD) para a colocação de depósitos para coleta seletiva de lixo nas escolas da rede municipal de ensino. O vereador Ricardo Liberato, do PSC, defende projeto de urbanização para o Bairro Nova Caruaru; Ranilson Enfermeiro, do PTB, reivindica uma creche estadual no Alto do Moura. O vereador Tenente Tibúrcio (PMN) solicita complemento do saneamento e do calçamento na Rua José Soares do Nascimento, na Rua Carlos Paiva, na Rua José Morais de Barros, na Rua José Morais de Barros e na Rua do Sol, todas no Loteamento Santa Bárbara, no Bairro das Rendeiras.

Já a vereadora Rosimery da Apodec (que está retornando à suplência) reivindica a implantação de parada de ônibus coletivo, com cobertura e assentos, na Rua Rotary Club de Caruaru, no Bairro Universitário.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, pede a prefeitura que faça a restauração do Pórtico Onildo Almeida, na Feira de Artesanato. Gilberto de Dora, do PSB, quer a realização de audiência pública para discutir a taxa de tratamento de esgoto cobrada pela Compesa e reivindica ainda a construção de boxes, por conta do governo, no novo espaço da Feira da Sulanca.

Na reunião desta noite serão apresentadas ainda três indicações. O vereador Heleno do Inocoop reivindica que o Governo do Estado construa um Colégio da Polícia Militar em Caruaru. Jaelcio Tenório, que também está retornando à suplência, solicita extensão de unidade de saúde do SAMU no Salgado e Edjailson da Caru Forró pede que o Governo do Estado faça a restauração e utilização do espaço do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, também no Salgado, para projetos de interesse social.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível para acesso no Portal da Câmara.

Volta de vereadores afastados

A reunião desta terça terá ainda a volta de cinco dos dez vereadores afastados, em dezembro do ano passado, pela Justiça por causa da Operação Ponto Final 1: Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Jajá (sem partido) e Cecílio Pedro (PTB).

Com o retorno dos vereadores, determinado através de mandado de segurança pelo desembargador Itamar Pereira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), voltam à suplência Rosimery da Apodec (DEM), Nino do Rap (DEM), Jaelcio Tenório (PRB), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão inicia ouvida de vereadores

por Victor Vargas — publicado 23/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru deu início, nesta...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru deu início, nesta terça-feira (22), às ouvidas dos vereadores afastados pela Justiça, em dezembro, por causa da Operação Ponto Final 1 e 2. O primeiro a ser ouvido foi Sivaldo Oliveira, do PP, que contesta a acusação. “Foi a primeira chance que a gente teve de demonstrar a nossa inocência, mostrar que realmente não temos nada nesse caso. Quem viu o processo viu o nosso nome – praticamente não é citado em caso nenhum”, disse o parlamentar que, por decisão judicial do desembargador Itamar Pereira, do TJPE, retornou ao cargo ontem mesmo.

O depoimento do vereador aconteceu no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves e foi acompanhado pelos advogados de defesa, pela procuradoria e secretaria jurídica da Câmara. Depois da ouvida de Sivaldo Oliveira, a comissão suspendeu a reunião e retomou os trabalhos, para deliberações internas, no final da tarde.

Nesta quarta-feira (23), a Comissão – composta pelos vereadores Ricardo Liberato, do PSC, presidente; Marcelo Gomes, do PSB (relator); Rozael do Divinópolis, do PROS, secretário; Demóstenes Veras (PSD) e José Ailton (PDT) – deverá ouvir o vereador Cecílio Pedro, do PTB. O depoimento está marcado para as 9h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Cecílio Pedro presta depoimento à Comissão de Ética

por Victor Vargas — publicado 23/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Depois de Sivaldo Oliveira, do PP, foi a vez do vereador Cecílio Pedro, do PTB, prestar seu depoimento...

Depois de Sivaldo Oliveira, do PP, foi a vez do vereador Cecílio Pedro, do PTB, prestar seu depoimento à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru. A ouvida aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, e durou quase duas horas.

O petebista, que estava afastado do cargo desde dezembro, retornando ontem à vereança, prestou depoimento acompanhado pelos advogados de defesa, Marcelo e Marcílio Cumaru e Saulo Amazonas, além da Procuradoria e da Secretaria Jurídica da Câmara. O vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) participou da reunião como suplente de Demóstenes Veras, que não pôde comparecer.

Como o colega Sivaldo Oliveira, Cecílio disse ser inocente. “Tenho a certeza que a verdade vai aparecer e Caruaru vai saber que somos inocentes, não trouxemos muitas novidades, apenas reapresentamos a defesa e dei o depoimento de acordo com a verdade”, declarou o parlamentar.

“É bastante importante e necessária essa ouvida de todos os vereadores, pois só assim podemos dar seguimento ao processo”, disse o vereador Marcelo Gomes, do PSB, relator da Comissão, que informou ainda que tem um prazo de cinco dias para apresentar o relatório após cada ouvida.

O próximo a prestar seu depoimento será o vereador Louro do Juá, do SDD. A ouvida está marcada para as 9h desta quinta-feira (23). À tarde, a Comissão volta a se reunir para deliberações internas. Na sexta-feira, no mesmo horário, já está confirmada a ouvida do vereador Neto (PMN).

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi instalada no dia 14 de fevereiro, seguindo recomendação do Ministério Público, para apurar a conduta dos vereadores Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Jajá, (sem partido), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB), Jadiel Nascimento (PROS), Val de Cachoeira Seca (DEM) e Val das Rendeiras (PROS), citados na Operação Ponto Final, da Polícia Civil.

Depois de ouvidos todos os envolvidos – cinco dos quais seguem afastados de seus cargos (Neto, Evandro Silva, Jadiel Nascimento, Val de Cachoeira Seca e Val das Rendeiras) – a Comissão, presidida pelo vereador Ricardo Liberato, do PSC, e composta ainda por Marcelo Gomes, Rozael do Divinópolis, do PROS, Demóstenes Veras, do PROS, e José Ailton, do PDT, encaminhará seu relatório à presidência da Câmara, que fará a sua análise e dará o encaminhamento necessário.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão se reúne para ouvir Louro do Juá

por Victor Vargas — publicado 24/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Depois dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP) e Cecílio Pedro (PTB), a Comissão de Ética e Decoro...

Depois dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP) e Cecílio Pedro (PTB), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru se reuniu, na manhã desta quinta-feira (24), para ouvir o vereador Louro do Juá (SDD). Louro foi um dos dez vereadores afastados pela Justiça, em dezembro, por causa da Operação Ponto Final.

Acompanhado dos advogados Marcelo e Marcílio Cumaru e Saulo Amazonas, Louro do Juá, que retornou ao cargo junto com Eduardo Cantarelli (SDD), Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro e Jajá (sem partido) na última terça-feira (22), protestou inocência e disse que seu afastamento – e dos outros vereadores – foi fruto de uma manobra política por parte do Executivo. “Foi um crime e uma armação devido a uma CGU que roubava da Casa e que, no dia 19, nós íamos trabalhar contra ela de mangas arregaçadas, foi aí que o medo apareceu. E é justamente quando nós aqui, nessa Casa, enfrentamos o requerimento constitucionalmente com a assinatura de oito vereadores, houve uma preocupação por parte do Executivo e quiseram interferir em cima da nossa fiscalização”, acusou o parlamentar.

O relator da Comissão de Ética, vereador Marcelo Gomes (PSB), disse que o cronograma dos trabalhos está ocorrendo dentro do prazo idealizado. “Com o decorrer de cada ouvida, as coisas vão caminhando mais rápido, até porque há o entendimento da bancada de advogados e da Comissão e a gente vai encaminhando com um prazo menor do que foi a primeira ouvida”.

O próximo a prestar seu depoimento será o vereador Neto, do PMN. A ouvida está marcada para esta sexta-feira (25), às 9h.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru é presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e formada pelos vereadores Marcelo Gomes, Rozael do Divinópolis (do PROS, eleito secretário), Demóstenes Veras (PROS) e José Ailton (PDT). Ela foi instaurada no dia 14 de fevereiro, seguindo recomendação do Ministério Público, para analisar se houve quebra de decoro dos vereadores Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Jajá (sem partido), Jadiel Nascimento (PROS), Val das Rendeiras (PROS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Val de Cachoeira Seca, investigados pela Operação Ponto Final da Polícia Civil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador Neto presta depoimento e assegura tranquilidade

por Victor Vargas — publicado 25/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na manhã desta sexta-feira (25), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal...

Na manhã desta sexta-feira (25), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru se reuniu novamente para ouvir um dos dez vereadores envolvidos na Operação Ponto Final 1. Quem prestou seu depoimento foi o vereador Neto, do PMN, que se disse tranquilo. “Eu quero que essa situação seja esclarecida o mais rápido possível. Estou pronto para colaborar, estou à disposição da Justiça”, assegurou o parlamentar.

Dos vereadores envolvidos no caso, afastados em dezembro pela Justiça, cinco já foram reintegrados aos seus cargos: Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido) e Eduardo Cantarelli (SDD). A Comissão de Ética, presidida pelo vereador Ricardo Liberato, do PSC, já ouviu os três primeiros. Jajá deverá ser ouvido na próxima terça-feira (29); Joseval Bezerra (Val de Cachoeira Seca, do DEM), na quarta-feira, dia 30; Val das Rendeiras (PROS), no dia 02/05; Eduardo Cantarelli (SDD), no dia 05; Jadiel Nascimento (PROS), no dia 06; e Evandro Silva (PMDB), no dia 07, encerrando o calendário das oitivas.

“O depoimento do vereador é um imperativo legal do nosso Regimento em caso de processos disciplinares, de apuração de quebra de decoro parlamentar. O objeto de investigação é a Operação Ponto Final 1”, explicou o relator Marcelo Gomes (PSB). “A dinâmica que está sendo aplicada passa pela qualificação, a defesa faz os questionamentos sobre o processo, o presidente da Comissão encaminha a relatoria para os questionamentos – posteriormente o vereador tem espaço para responder – a palavra retorna ao presidente – que abre espaço para questionamentos dos membros da Comissão. A defesa volta a atuar com questionamentos para o vereador que está sendo ouvido”, detalhou o relator.

Além de Marcelo Gomes e Ricardo Liberato, a Comissão é formada pelos vereadores Demóstenes Veras (PROS), Rozael do Divinópolis (escolhido secretário dos trabalhos), também do PROS, e José Ailton (PDT), como membros titulares, além dos vereadores Heleno do Inocoop (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Edmilson do Salgado (PCdoB), Ranilson Enfermeiro (PTB) e Lula Tôrres (PR), como suplentes.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes alerta sobre prazo para o título eleitoral

por Victor Vargas — publicado 28/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O dia 07 de maio é o prazo máximo para adquirir o título eleitoral. A data é o limite para jovens que...

O dia 07 de maio é o prazo máximo para adquirir o título eleitoral. A data é o limite para jovens que vão retirar o primeiro título e para mudanças de domicílio eleitoral e para as pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas, lembra o vereador Marcelo Gomes (PSB).  Para o primeiro título eleitoral é necessário levar até o cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar – isso para homens maiores de 18 anos. Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência dos últimos três meses.

Este ano as eleições acontecem no dia 05 de outubro e serão votados deputados estaduais e federais, governadores, senadores e o Presidente da República. “É necessário que as pessoas regularizem o título para que possam exercer o direito democrático ao voto e escolham seus representantes, para que juntos possamos construir um lugar cada vez melhor para viver”, frisou o socialista.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara realiza 22ª reunião pública do período legislativo

por Victor Vargas — publicado 29/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Um projeto de lei, 23 requerimentos e seis indicações estão na Ordem do Dia da reunião pública...

Um projeto de lei, 23 requerimentos e seis indicações estão na Ordem do Dia da reunião pública ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 20h desta terça-feira (29). O projeto de lei é de autoria do vereador Edmilson do Salgado, do PCdoB, que sugere a instituição, no calendário oficial de Caruaru, da Semana Municipal da Capoeira e do Dia Municipal do Capoeirista.

Entre os 23 requerimentos, 12 estão sendo reiterados, ou seja já foram aprovados, mas ainda não executados, como o do vereador Louro do Juá, do SDD, que solicita a instalação de bebedouros com água mineral nas escolas da rede municipal de ensino. O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, reapresenta o requerimento para uma unidade móvel da Secretaria da Mulher; e o vereador Edmilson do Salgado reitera solicitação de construção de creche no Sítio Malhada de Pedra, no Sítio Serra Velha e no Sítio Gonçalves Ferreira, no 3º Distrito.

Entre os demais requerimentos, destaque para o do vereador Tenente Tiburcio, do PMN, que solicita complemento do saneamento e do calçamento na Rua Rosa Maria da Conceição, na Rua Pedro Gomes de Araújo, na Rua João Leitão Filho, na Rua João Rodrigues de Melo e na Rua Maria Isabel Anselmo de Moura, todas no Loteamento São José, nas Rendeiras. Já o vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, reivindica a construção de praça e melhoria no Bairro Nova Caruaru.

Na reunião desta noite serão apresentadas algumas indicações, como a do vereador Louro do Juá, direcionada ao Governo do Estado, solicitando uma escola de ensino médio na Vila do Juá, no 2º Distrito. O vereador Edjailson da Caru Forró quer a implantação de Programa Municipal de Uso Racional de Água Potável nas escolas da rede estadual e municipal de ensino e a melhoria no abastecimento de água na Rua Kadente, no Bairro José Carlos de Oliveira. O vereador Gilberto de Dora (PSB) reivindica a construção de barragem na Serra dos Enéas, no 4º Distrito, e a construção de Academia da Cidade na Vila São João de Xicuru, também no 4º Distrito.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão de Ética ouve vereador Jajá

por Victor Vargas — publicado 29/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, dando prosseguimento...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, dando prosseguimento às ouvidas dos dez vereadores envolvidos na Operação Ponto Final, se reuniu na manhã desta terça-feira (29), no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, para ouvir o depoimento do vereador Jajá (sem partido).

Acompanhado dos advogados de defesa, o vereador se disse tranquilo, embora tenha criticado a forma como as apurações vêm sendo conduzidas: “Infelizmente a Comissão de Ética está ultrapassando os limites e agindo para o lado pessoal, levando possivelmente para uma cassação. Venho atuando de uma forma legitima e correta, é incrível a aceleração dos processos, mal acabou a ouvida e já tem notificação novamente”.

Para o relator da comissão, vereador Marcelo Gomes (PSB), os trabalhos estão seguindo dentro do planejado e acordado com a defesa. “A Comissão está dando continuidade normalmente às ouvidas, tudo conforme o Regimento. Precisamos fazer esse trabalho e não estamos fazendo pré-julgamento de ninguém, a gente precisa fazer esse tipo de trabalho até porque foi feita uma recomendação do Ministério Público, encaminhada a todos nós pela Mesa Diretora”, ressaltou o relator.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi instalada no dia 14 de fevereiro, seguindo recomendação do Ministério Público, para apurar se houve quebra de decoro dos vereadores Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Jajá (sem partido), Jadiel Nascimento (PROS), Val das Rendeiras (PROS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Val de Cachoeira Seca (DEM), citados na Operação Ponto Final e afastados do cargo, pela Justiça, em dezembro do ano passado. Dos dez, cinco retornaram à vereança na terça-feira passada (22): Louro do Juá, Eduardo Cantarelli, Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro e Jajá.

A Comissão, que é presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e formada pelos vereadores Marcelo Gomes, Rozael do Divinópolis (do PROS, secretário), Demóstenes Veras (PROS) e José Ailton (PDT), já ouviu os vereadores Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro, Neto e Jajá. O próximo a ser ouvido será o vereador Val de Cachoeira Seca (DEM), às 9h desta quarta-feira, dia 30. Depois será a vez de Val das Rendeiras (PROS), no dia 02/05; Eduardo Cantarelli (SDD), no dia 05; Jadiel Nascimento (PROS), no dia 06; e Evandro Silva (PMDB), no dia 07, encerrando o processo das ouvidas.

Depois dessa etapa, a Comissão tem um prazo de 5 dias para encaminhar o relatório final para a presidência da Câmara, que decidirá então o encaminhamento final do processo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Val é o sexto a ser ouvido pela Comissão de Ética

por Victor Vargas — publicado 30/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Joseval Bezerra (Val de Cachoeira Seca), do DEM, foi o sexto a ser ouvido pela Comissão...

O vereador Joseval Bezerra (Val de Cachoeira Seca), do DEM, foi o sexto a ser ouvido pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru, que está apurando a conduta dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final. O depoimento ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves.

Seguindo a mesma liturgia das ouvidas anteriores – de Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido) – o depoimento de Val foi acompanhado pelos advogados de defesa Marcílio e Marcelo Cumaru, pela Secretaria Jurídica da Câmara e pelos membros da comissão – o presidente Ricardo Liberato (PSC), o relator Marcelo Gomes (PSB), José Ailton (PDT) e os suplentes Heleno do Inocoop (PRTB), substituindo o secretário Rozael do Divinópolis (PROS), e Ranilson Enfermeiro (PTB), substituindo Demóstenes Veras (PROS).

Aparentando tranquilidade, o vereador Val, que segue afastado de suas funções por decisão judicial, disse que não tem nada a temer e que espera provar sua inocência diante do que classificou como “armação”. “A Comissão está trabalhando correto, me deixou bastante à vontade para eu falar e fazer a minha defesa. No andar da história, vamos poder provar toda a nossa inocência e não vai demorar muito não para vocês verem algum resultado dessa armação que fizeram contra nós”.

O relator Marcelo Gomes disse que o cronograma dos trabalhos está sendo seguido, apesar de alguns questionamentos e alegações apresentados pela defesa, inclusive solicitando o depoimento do relator. “A Comissão deliberou e a defesa entendeu que deveria recorrer. Temos um prazo de 5 dias para apresentar recurso contra essas novas demandas”, explicou o relator.

O próximo a ser ouvido será o vereador Val das Rendeiras (PROS), na sexta-feira (02/05); Eduardo Cantarelli (SDD), no dia 05; Jadiel Nascimento (PROS), no dia 06; e Evandro Silva (PMDB), no dia 07. Encerradas as oitivas, a Comissão terá 5 dias para encaminhar o relatório para a presidência da Câmara, que deverá encaminhar o processo para o plenário.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo participa de Seminário de Combate à Corrupção

por Victor Vargas — publicado 01/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou do Seminário...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou do Seminário de Combate à Corrupção em Caruaru – encerrado no final da manhã de ontem – quarta (30) – no Salão do Júri do Fórum. O evento foi promovido pelo Ministério Público de Pernambuco e reuniu representantes da OAB, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, prefeituras e estudantes de Direito da UNIFAVIP e ASCES.

O Seminário teve uma carga horária de 9h30, distribuída nos dias 29 e 30, e destacou os seguintes temas: “Seletividade Penal”, “Improbidade Administrativa no Processo Legislativo”, “Nova Lei de Crime Organizado e Corrupção”, “Clientelismo e Coronelismo Político”, “Lei da Ficha Limpa”, “Efeitos Nefastos da Morosidade Processual no Combate à Corrupção” e “Lei de Acesso à Informação”. 

Dentre outras personalidades, participaram do Seminário o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) – Aguinaldo Fenelon de Barros, o secretário geral do MPPE, Carlos Augusto Arruda Guerra de Holanda, o promotor de justiça e representante do Fórum Social pela Honestidade, Frederico José Santos Oliveira, e o promotora de Justiça e diretora da Escola do MPPE, Deluse Amaral Rolim Florêncio.

“Todos os temas foram enfocados com competência por personalidades do mundo jurídico pernambucano. Informamos – para espanto de alguns palestrantes – que a Câmara Municipal de Caruaru possui o Portal da Transparência – que pode ser acessado através do sitewww.camaracaruaru.pe.gov.br  – onde qualquer cidadão pode ter acesso a todas as informações, inclusive contábeis – com atualizações diárias – ligadas ao dia a dia da Câmara. Louvável a promoção do Ministério Público e acredito na necessidade de realização permanente de eventos de combate à corrupção – mal que vem corroendo a moral de gestores públicos e o patrimônio do povo sofrido e necessitado de qualidade nos serviços básicos e essenciais, principalmente nas áreas da educação e saúde”, frisou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Nota Oficial da Comissão de Ética

por Victor Vargas — publicado 01/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O processo na Comissão de Ética da Câmara de Caruaru não teve um denunciante. A Presidência seguiu...
O processo na Comissão de Ética da Câmara de Caruaru não teve um denunciante. A Presidência seguiu a recomendação do Ministério Público para que a apuração fosse instaurada, a bem da moralidade, tendo em vista as acusações criminais  divulgadas na Operação Ponto Final, pela Polícia Civil, envolvendo dez vereadores das bancadas de situação e oposição.
A recomendação do Ministério Público foi analisada pela Secretaria Jurídica da Câmara, cujo parecer foi favorável à abertura do Processo Disciplinar. O presidente Leonardo Chaves, então, encaminhou ofício à Comissão de Ética para que procedesse à avaliação da quebra do decoro parlamentar pelos acusados.
Escolhido relator, pela unanimidade de votos da Comissão, o vereador Marcelo Gomes subscreveu o relatório preliminar enviado aos vereadores para que apresentassem sua defesa. Não assinou, portanto, qualquer denúncia.
A Câmara está consciente de que está cumprindo o Regimento Interno e reafirma que avaliará com rigor as questões referentes ao decoro parlamentar.
Espera, a  Casa Legislativa, que os interessados e seus defensores, no exercício dos direitos constitucionais, caso entendam haver desvio de condutas na Comissão de Ética, representem diretamente à Justiça para que se produza o debate jurídico pertinente.
Em  face da sua responsabilidade com Caruaru,  a Câmara entende que não é do interesse público debater pela imprensa ilações e pontos de vista individuais. O caminho do Direito é a Justiça, instância democrática para dirimir conflitos e normatizar a sociedade, acima dos interesses individuais ou de grupos. Que a ela recorramos. Todos.
Caruaru, 01/05/2014
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Câmara Municipal de Caruaru

Comissão de Ética ouve Val das Rendeiras

por Victor Vargas — publicado 02/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru ouviu, na manhã...

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru ouviu, na manhã desta sexta-feira (02), o vereador Val das Rendeiras (PROS), o sétimo dos dez parlamentares envolvidos na Operação Ponto Final.

Foi uma oportunidade para esclarecer o que a Comissão de Ética precisava saber. Mostramos a eles que nada infligimos ao decoro parlamentar. Temos a certeza da nossa inocência”, afirmou o vereador, que segue afastado do cargo por determinação judicial.

O relator da Comissão, vereador Marcelo Gomes (PSB), disse que foi uma reunião tranquila, que seguiu a mesma dinâmica das oitivas anteriores – dos vereadores Joseval Bezerra (Val de  Cachoeira Seca, do DEM), Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido).

“Os advogados de defesa estão no papel deles – hoje concedemos a isonomia de um pedido que já havia sido feito na reunião passada – abrimos o prazo de cinco dias para que a Comissão analise. Estamos seguindo o Código de Ética. Na omissão estamos decidindo em comum acordo. Estamos aliando o direito de defesa ao cumprimento dos prazos pré-estabelecidos”, asseverou o relator.

O próximo a ser ouvido será o vereador Eduardo Cantarelli (SDD), na segunda-feira, dia 05; Jadiel Nascimento (PROS), na terça, dia 06; e Evandro Silva (PMDB), na quarta, dia 07, encerrando assim a etapa dos depoimentos. Depois disso, a Comissão, que é presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e formada ainda pelos vereadores Rozael do Divinópolis (PROS), Demóstenes Veras (PROS) e José Ailton (PDT), além do relator Marcelo Gomes, terá cinco dias para apresentar seu relatório para a presidência da Câmara, que deverá encaminhar o resultado para apreciação em plenário.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Semana encerra oitivas da Comissão de Ética

por Victor Vargas — publicado 04/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Nesta semana, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru fará as últimas...

Nesta semana, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru fará as últimas oitivas dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final. Já foram ouvidos os vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido), Joseval Bezerra (Val de  Cachoeira Seca, do DEM) e Val das Rendeiras (PROS).

Nesta segunda-feira (05), a Comissão se reuniu para fazer deliberações internas com os seus membros – Ricardo Liberato (PSC), presidente; Marcelo Gomes (PSB), relator; Rozael do Divinópolis (PROS), secretário; Demóstenes Veras (PROS) e José Ailton (PDT).  A reunião contou ainda com a participação do secretário jurídico Bruno Martins.

As ouvidas serão retomadas amanhã terça-feira dia 06 com Eduardo Cantarelli (SDD); Jadiel Nascimento (PROS) na quarta-feira (07); e Evandro Silva (PMDB), na quinta-feira (08) encerrando essa etapa.

Depois, a Comissão deverá fazer o relatório final e encaminhá-lo à presidência da Câmara, que deverá convocar o plenário da Casa para apreciação e decisão.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissão adia ouvida de Eduardo Cantarelli

por Victor Vargas — publicado 06/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Por não ter sido oficialmente notificado, o vereador Eduardo Cantarelli (SDD) teve adiada a sua ouvida...

Por não ter sido oficialmente notificado, o vereador Eduardo Cantarelli (SDD) teve adiada a sua ouvida no processo disciplinar que apura a conduta dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final. Apesar de o edil ter se apresentado para prestar seu depoimento, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar decidiu adiar a ouvida para não comprometer a legalidade dos procedimentos de apuração dos fatos.

“O vereador não foi intimado porque os servidores da Casa o procuraram e não o encontraram – talvez ele não estivesse em Caruaru”, redarguiu o presidente da Comissão, vereador Ricardo Liberato (PSC), que informou que a data para que o vereador apresente sua defesa, acompanhado de suas testemunhas, foi fixada para a próxima segunda-feira, dia 12.

“Eu me apresentei espontaneamente, até porque desde o início eu venho colaborando tanto com a Casa e com os colegas da Comissão de Ética”, declarou Eduardo Cantarelli. “Eu não tinha sido devidamente intimado, nem minhas testemunhas, então o presidente da Comissão achou melhor adiar pra próxima segunda”, explicou o parlamentar.

Amanhã as ouvidas seguem normalmente com os vereadores Jadiel Nascimento (PROS) e Evandro Silva (PMDB), na quinta-feira (08).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião pública na Câmara terá pauta moderada

por Victor Vargas — publicado 06/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
26 requerimentos e dez indicações estão na súmula da Ordem do Dia da 23ª reunião pública ordinária...

26 requerimentos e dez indicações estão na súmula da Ordem do Dia da 23ª reunião pública ordinária, do período legislativo, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (06), às 20h.

Entre os requerimentos, 11 estão sendo reiterados, como três do vereador Jajá (sem partido), um solicitando a construção de banheiros de alvenaria no Parque 18 de Maio; outro, a transformação da Rua São Sebastião, no Centro, em calçadão de pedestres; e o terceiro, a transferência do Pátio de Eventos para o Distrito Industrial.

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) também está reapresentando um requerimento, o de nº 966/2014, que solicita a instalação do Centro de Qualificação Profissional no prédio onde funcionou o Centro Politécnico Reverendo Júlio Leitão, no Salgado.

Entre os demais requerimentos, destacam-se o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), sugerindo a colocação de painel eletrônico no Pátio de Eventos, durante o período junino, para exibição de fotos de pessoas desaparecidas; o do vereador José Ailton (PDT), solicitando a reforma da Praça Pintor Reginaldo Luiz de França (Praça dos Esportes Radicais), no Indianópolis; o do vereador Tenente Tiburcio (PMN), solicitando complemento do saneamento e do calçamento na Rua Maria Maciel Santos, na Rua José Severino Filho, na Rua Tenente Francisco Leonel dos Santos e na Rua Radialista MacDowell Holanda, todas no Loteamento São José, nas Rendeiras; e o do vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Casa, solicitando iluminação e a implantação de um semáforo na via local da BR-232, nas proximidades do viaduto de acesso ao Bairro Agamenon Magalhães.

Entre as indicações que vão ser apresentadas e votadas na reunião desta noite destacam-se a do vereador Gilberto de Dora (PSB), pedindo a liberação de 400 horas/máquinas retro-escavadeiras para atender os quatro distritos de Caruaru; a do vereador Lula Tôrres (PR), reivindicando a instalação de polo tecnológico-porto digital em Caruaru; as do vereador Louro do Juá (SDD), reiterando pedido de instalação de telefone de uso público no Sítio Jacaré Grande, no Sítio Pendência, em Lagoa Roçada e nos sítios Caldas e Santa Maria, zona rural de Caruaru; a do vereador Edmilson do Salgado, reiterando solicitação de cobertura externa para acompanhantes na Unidade de Pronto Atendimento-UPA Caruaru; e a do vereador Leonardo Chaves, solicitando do Governo do Estado a construção de quatro escolas de ensino médio na zona rural de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível para consulta no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Rozael cobra mais segurança nas comunidades

por Victor Vargas — publicado 07/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), da Câmara Municipal, o vereador Rozael do Divinópolis...

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), da Câmara Municipal, o vereador Rozael do Divinópolis, do PROS, criticou o acréscimo no número de assaltos registrados em Caruaru. Na tribuna, o vereador cobrou a presença de mais blitze nas comunidades do município. 

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar, entretanto precisamos encontrar uma solução para conter essa onda de assaltos que vem ocorrendo na cidade. Temos de procurar o comandante do 4º BPM para solicitarmos mais segurança. O quantitativo de rondas precisa ser intensificado”.  

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Marcelo Gomes destaca segurança em discurso na Câmara

por Victor Vargas — publicado 07/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Segurança, educação e saúde. Esse foi o foco do discurso do vereador Marcelo Gomes (PSB), na noite...

Segurança, educação e saúde. Esse foi o foco do discurso do vereador Marcelo Gomes (PSB), na noite desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Caruaru. O socialista falou sobre o caso do torcedor assassinado no Estádio do Arruda esta semana. Marcelo lembrou sobre casos de violência de torcidas organizadas que já aconteceram em Caruaru e ressaltou a importância da determinação do juiz Marupiraja Ribas, que proibiu a entrada das organizadas nos estádios do município, afirmando que a medida deve ser tomada em todo o país.

“Precisamos lembrar o que aconteceu no Arruda. Porque houve casos de violência de torcida organizada aqui em Caruaru, com um jovem espancado por uma torcida organizada. Nós temos aqui um juiz que tem coragem, que é o juiz Marupiraja Ribas, que é um exemplo que deve ser levado para outras esferas, com a proibição de entrada das organizadas no estádios. É necessário termos coragem de extinguir essas torcidas do pais para acabar com esse tipo de violência”, frisou Marcelo.

O vereador falou ainda sobre a necessidade de aumentar a segurança e a educação para coibir e evitar a violência. “O maior desafio de um gestor público é aliar desenvolvimento econômico com o social, dar oportunidades para que as pessoas não entrem no mundo do crime. Investir em educação, em lazer, em esportes. E aqui a gente deve tratar do efetivo da polícia como remédio, não é cura. É necessário investir na prevenção e é por isso que o nosso partido defende o pacto federativo, que ajusta a verba para cada região. É necessário que os municípios possam investir em mais políticas públicas. O governador Eduardo Campos investiu muito em segurança, fez muito, o governador João Lyra Neto deu continuidade, mas nós ainda não temos o que comemorar”, ressaltou o parlamentar.

Esporte e lazer – Marcelo Gomes lembrou ainda que solicitou a instalação de uma ciclo-faixa móvel, na Avenida Agamenon Magalhães aos domingos, para prática de esportes como o ciclismo. “Em requerimento solicitei ao prefeito Jose Queiroz que, terminadas as obras de requalificação das avenidas, que possamos utilizá-las para o lazer. A requalificação dará acessibilidade e mobilidade. Por isso pedimos que, aos domingos, possam fechar uma das vias para prática de esporte e lazer, como o ciclismo, e que a partir de iniciativas como esta possamos discutir outras melhorias e qualidade de vida para a população”, finalizou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Ruas do José Antônio Liberato terão cadastro organizado e CEP

por Victor Vargas — publicado 07/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovada a indicação de número 214/2013...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovada a indicação de número 214/2013 que solicitava ao diretor regional dos Correios em Pernambuco um encaminhamento de esforços necessários a fim de viabilizar a entrega dos correios nas correspondências de várias ruas, especialmente no Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Atendendo à solicitação, o prefeito José Queiroz determinou que o Departamento Municipal de Cadastro organize as numerações das casas do bairro para que os moradores tenham direito a receber as correspondências em suas residências.

“Tendo em vista que o bairro é bastante populoso e a falta de entrega das correspondências nas residências de ruas como a Belgrado, Simon Bolívar, Amadeu Mozart, Carlos Pena Filho, entre outras, causa bastante transtorno aos moradores, portanto, nada mais justo que contemplar a população desse bairro com essa medida”, comemorou Heleno do Inocoop.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Antônio Valdevino

Comissão de Ética ouve penúltimo depoimento

por Victor Vargas — publicado 08/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Evandro Silva (PMDB) foi o penúltimo a ser ouvido pela Comissão de Ética e Decoro...

O vereador Evandro Silva (PMDB) foi o penúltimo a ser ouvido pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru.  A reunião começou por volta das 9h30 e durou cerca de uma hora, a mais rápida até o momento. Ele veio acompanhado do advogado Saulo Amazonas.

Ainda afastado do cargo, o vereador estava tranquilo. “Se eu cometi quebra de decoro parlamentar é porque eu sou um opositor ferrenho e continuarei fazendo”, declarou. “Foi o depoimento mais rápido que teve das dez ouvidas, mesmo faltando uma ainda, porque fui muito preciso nas minhas respostas. Pra falar a verdade, já sei até qual será o resultado desse tal de relatório final”, alfinetou o parlamentar.

O relator Marcelo Gomes (PSB) destacou a importância das oitivas na apuração do processo disciplinar. “A gente pergunta ao vereador, faz os questionamentos a ele e a defesa principalmente é que vai puxar mais dele, até porque é interesse da defesa que o vereador se coloque da melhor maneira possível”, explicou o relator.

Na próxima segunda-feira, dia 12, o vereador Eduardo Cantarelli (SDD) irá encerrar a etapa dos depoimentos. Depois disso, cada um dos dez vereadores envolvidos no caso terá cinco dias para apresentar alegações finais. Só depois de concluída essa fase, a Comissão poderá trabalhar na conclusão do relatório que será apresentado à presidência da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara sedia abertura de encontro do MTST

por Victor Vargas — publicado 09/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou, na manhã desta sexta-feira (09), no plenário...

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou, na manhã desta sexta-feira (09), no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, a abertura do 7º Encontro Estadual do movimento, com o tema “Autogestão na moradia em nossas mãos, a força de transformação”. O principal objetivo do encontro é o fortalecimento da organização e sua luta pela implementação do direito à moradia.

Estavam presentes no evento representantes do MTST e do UNMP (União Nacional por Moradia Popular) e delegados eleitos de diversos municípios, como Santa Cruz, Recife, Petrolina, Caruaru, Canhotinho, Carpina, Gravatá, Jaboatão e Abreu e Lima. Eles enfatizaram o movimento como forma de reforçar a formação política e a participação das lideranças na organização e na gestão do grupo. “O MTST é um movimento de vanguarda no Estado de Pernambuco – militantes  e os grupos formados não desistem do que é seu por lei” , ressaltou a representante da liderança estadual do MTST, Lídia Brunis.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou da solenidade de abertura do encontro. “Esta é a Casa do Povo e não poderia negar espaço a um movimento tão importante, que é esse 7° Encontro Estadual do MST, e também da participação da união nacional por moradia”, disse Chaves, que expressou a sua indignação com a falta de sensibilidade dos governantes para lidar com essa questão. “Eu tenho visto com muita tristeza alguns atos em que as pessoas invadem, por falta de moradia, certos espaços e antes do Governo resolver o que fazer, jogam eles na rua. Eu acho que deviam inverter essa situação – antes de jogar na rua, deveriam dar um teto primeiro para ir equacionando a situação de moradia do povo”, desabafou o parlamentar.

Leonardo finalizou seu discurso dando apoio à causa e ao movimento nacional por moradia popular. “Nós não aceitamos esse tipo de coisa e por isso que demos aqui o máximo apoio ao movimento para que eles continuem essa luta. Eu fiz questão de participar para mostrar o apoio, não só meu, mas da Casa como um todo, e também a minha indignação por esses atos de arbitrariedade que são praticados contra os sem-tetos na nossa região”, disse o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Comissão de Ética encerra ouvidas de vereadores

por Victor Vargas — publicado 12/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Com o depoimento do vereador Eduardo Cantarelli (SDD), nesta segunda-feira (12), a Comissão de Ética...

Com o depoimento do vereador Eduardo Cantarelli (SDD), nesta segunda-feira (12), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru encerra a etapa de oitivas dos parlamentares citados na Operação Ponto Final.

Eduardo Cantarelli havia comparecido à Câmara na última terça-feira (06), mas como não havia sido oficialmente notificado, não levou testemunhas e a Comissão de Ética achou melhor adiar o depoimento para hoje. Acompanhado dos dois advogados de defesa, Saulo Amazonas e Marcílio Cumaru, o vereador pôde, finalmente, apresentar sua defesa.

Cantarelli estava tranquilo e sua ouvida durou cerca de uma hora. “Estou à disposição da Comissão de Ética e espero que o resultado final seja favorável aos dez vereadores”, disse o parlamentar.

Encerrada essa fase, os vereadores têm ainda um prazo de cinco dias para apresentar alegações ou recorrer de decisões, conforme explica o relator Marcelo Gomes (PSB): “O próximo passo é ter um prazo para eles mostrarem interesse em recorrer em algumas decisões que foram feitas, e esse prazo foi feito em comum acordo com a defesa, que é de cinco dias para reposição de recurso, onde a gente tem o prazo das alegações finais, mais uma vez reiterando que todos os processos são individualizados”.

Só após concluído esse processo, interpostos todos os recursos, alegações e demais decisões, é que a Comissão se debruçará sobre todo o material apurado para coligir as informações e redigir o relatório final, para ser, então, apresentado à presidência da Câmara. “Quando existe um processo desses, claro, respeitando o contraditório e a ampla defesa, existe o interesse que se apure tudo detalhadamente, pois o poder público necessita disto”, ressaltou o relator.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres solicita Programa “Civiliza Cão”

por Victor Vargas — publicado 13/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi aprovado na reunião ordinária, da Câmara Municipal de Caruaru, da última quinta-feira(8)...

Foi aprovado na reunião ordinária, da Câmara Municipal de Caruaru, da última quinta-feira(8), requerimento do vereador Lula Tôrres (PR) que solicita a implantação do Programa “Civiliza Cão” em vias públicas, praças e parques da cidade.

De acordo com o parlamentar, este projeto já foi implantado em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Com a execução deste projeto certamente iremos auxiliar na reeducação do cidadão, na sua conduta de civilidade, na sua responsabilidade com o animal, no descarte de lixo e dejetos em vias públicas, praças e parques, proporcionando inúmeros benefícios para a sociedade”, destacou o republicano.

O “Civiliza Cão” é dotado de uma placa com distribuição gratuita de sacos plásticos ecologicamente corretos em vias públicas, praças e parques, auxiliando na saúde pública e na limpeza urbana, contribuindo para o recolhimento das fezes de animais e demais lixos sólidos.

Ainda segundo Lula, o município de Caruaru, poderá firmar parcerias com empresas que custearão a implantação do projeto, com a fixação de logomarca da empresa, favorecendo a imagem institucional.

AI/vereador Lula Tôrres

Marcelo Gomes pede atenção com a sustentabilidade na nova Feira da Sulanca

por Victor Vargas — publicado 14/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Atenção com a sustentabilidade ambiental é a proposta do vereador Marcelo Gomes (PSB) para...

Atenção com a sustentabilidade ambiental é a proposta do vereador Marcelo Gomes (PSB) para a construção da nova Feira da Sulanca. A solicitação foi feita durante a apresentação que o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Cassundé, fez do projeto desenvolvido pela prefeitura, na noite dessa terça-feira (13) na Câmara Municipal de Caruaru.

O vereador Marcelo Gomes defende, por exemplo, que as águas das chuvas sejam captadas para utilização no condomínio que administrará a Feira. “Como vereador e cidadão, sempre fui a favor da transferência da Feira da Sulanca. É importante que tenhamos preocupação com as pessoas, para que todas tenham acesso à nova Feira. E como sugestão, que possamos aplicar neste projeto da feira a sustentabilidade ambiental. Por exemplo, a sustentabilidade hídrica, que possam ver uma forma de aproveitar as águas da chuva, águas que não necessariamente sejam utilizadas para consumo, mas que possam ser usadas para o condomínio, o que pode trazer benefícios para barateamento dos custos”, frisou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Feira da Sulanca leva Cassundé à Câmara

por Victor Vargas — publicado 14/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O secretário de Gestão e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Caruaru, Paulo Cassundé...

O secretário de Gestão e Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Caruaru, Paulo Cassundé, participou da reunião pública desta quinta-feira (13) – atendendo convite do presidente Leonardo Chaves (PSD) – para esclarecer detalhes sobre o Projeto Feira da Sulanca no terreno, adquirido pelo Governo do Estado, nas proximidades da Fazenda Normandia, na BR 104 – no sentido Caruaru/Toritama – antes do Distrito do Rafael. O secretário Cassundé destacou o Projeto de Lei, enviado pelo Poder Executivo – para discussão e votação dos vereadores – que determina a utilização do terreno exclusivamente para a transferência da feira.

Durante a reunião pública, que contou com a presença de todos os vereadores, representantes dos sulanqueiros, de estudantes de Administração da Unifavip e da sociedade organizada – foram destacados o sistema de condomínio proposto para gerir a Feira, a localização, questões ambientais e, principalmente, a necessidade de uma transferência de feira sem traumas para os feirantes e a economia do município.

O Projeto de Lei – enviado pelo executivo – foi apresentado e encaminhado para parecer da Comissão de Legislação e Redação de Leis. “Depois do parecer vamos encaminhar para o Plenário”, destacou o presidente da Comissão, vereador Marcelo Gomes (PSB).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara retoma atendimento ao público

por Victor Vargas — publicado 16/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Com o fim da greve da PM e dos Bombeiros, decretada ontem à noite, a Câmara Municipal de Caruaru...

Com o fim da greve da PM e dos Bombeiros, decretada ontem à noite, a Câmara Municipal de Caruaru retomou, nesta sexta-feira (16), o atendimento ao público. O serviço havia sido suspenso ontem pelo presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves (PSD), por medida de segurança, sendo mantido apenas o expediente interno.
A reunião pública ordinária, que também foi suspensa ontem, será realizada normalmente na próxima terça-feira (20).
O expediente na Câmara Municipal de Caruaru é das 7h às 13h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo participa de evento no campo

por Victor Vargas — publicado 16/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), está...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD),  está participando do 1° Acontece no Campo. O evento está sendo realizado nos dias 15, 20, 22 e 27 de Maio, das 8h às 12h30, respectivamente nas localidades do Murici, Cachoeira Seca, Malhada de Pedra e Xicuru, e compreende ações comunitárias e culturais envolvendo várias secretarias municipais.

A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de Caruaru e levará um conjunto de serviços às comunidades rurais, como exame para identificar o “pé diabético”; aferição de pressão; apresentações e oficinas culturais; exposições; palestras; cineclube; atendimento especial às mulheres através do Centro de Referência Maria Bonita Itinerante; atendimento aos usuários do Bolsa Família (atualização e inclusão); panfletagem e recreação.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Heleno agradece apoio de deputado à indicação para construção de Colégio Militar em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 16/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), autor da Indicação nº 46 de 15/04/2014, que solicita a construção...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), autor da Indicação nº 46 de 15/04/2014, que solicita a construção de uma unidade do Colégio da Polícia Militar em Caruaru, ficou contente pelo apoio expresso à sua causa pela Indicação nº 7.993/2014, de autoria do deputado Adalberto Cavalcanti, do PTB.

“Parabenizo o deputado e agradeço pela iniciativa de ter feito essa indicação, enviando ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Pernambuco, João Lyra Neto, um apelo no sentido de que seja providenciada a construção do Colégio Militar da PMPE para atender todo o Agreste Meridional, facilitando um melhor ensino para os filhos dos policiais militares e civis que residem nesta região”, disse o parlamentar, que teve sua indicação aprovada na reunião do último dia 08.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Presidente da Câmara prestigia aniversário de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 16/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a presença...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a presença em todas as solenidades e eventos do aniversário de 157 anos da cidade. A programação se inicia nesta sexta-feira (16), com a reinauguração da Praça do Convento, no Divinópolis, às 17h30. Neste domingo (18), data em que a cidade comemora 157 anos de fundação, as comemorações serão iniciadas às 5h, com a Alvorada Festiva, no Monte Bom Jesus, com a queima de fogos de artifício. Depois, às 8h, acontece no Marco Zero a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Caruaru, seguida por missa em Ação de Graças na Igreja da Conceição, às 9h.

O tradicional corte do bolo gigante, que aconteceria no hall da prefeitura, e o concerto com o Maestro Arthur Moreira Lima e Orquestra, previsto para o final da tarde, na Estação Ferroviária, foram cancelados por conta da greve da PM e dos Bombeiros. Apesar da greve ter sido encerrada ontem (15), a prefeitura disse que não teria “tempo hábil para reiniciar a organização destas atividades”.

De vila a cidade

Caruaru pertencia ao município do Bonito, do qual foi desmembrada em 1848, sendo alçada à categoria de “vila”. Tornou-se cidade, a primeira do Agreste pernambucano, pelo Projeto nº 20, do deputado provincial Francisco de Paula Baptista (1811-1881), defendido em primeira discussão em 03 de abril de 1857 e tornado realidade, depois de aprovação sem debate, em 18 de maio do mesmo ano, com a assinatura da Lei Provincial nº 416 pelo vice-presidente da província de Pernambuco, Joaquim Pires Machado Portela.

A primeira Câmara de Vereadores do município foi instalada antes de Caruaru se tornar cidade, em 16 de setembro de 1849, através do presidente da Câmara Municipal do Bonito, Francisco Xavier de Lima. Naquela época, em pleno Império, os municípios não tinham autonomia administrativa, eram regidos pelas Assembleias Legislativas Provinciais. Até a sua emancipação, Caruaru era governada pela Câmara, que legislava e administrava a cidade.

A emancipação, de fato, só aconteceu 36 anos depois de Caruaru “virar” cidade: em 1º de março de 1893, quando o Conselho Municipal, reunido em sessão extraordinária, recebeu o seu primeiro prefeito eleito, o Major João Salvador dos Santos, sendo, efetivamente, instalado e constituído o município de Caruaru. (Fonte: Nelson Barbalho)

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Orquestra Sanfônica – Luiz Galdino – Alto do Moura

NOTA

por Victor Vargas — publicado 19/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru informa que tem o prazo de dez dias...

A Comissão de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru informa que tem o prazo de dez dias, contados a partir desta segunda-feira (19), data em que recebeu a notificação, para responder os questionamentos da Justiça, especificamente, sobre o Processo Disciplinar nº 010/2014, do vereador Jailson Soares. O processo encontra-se suspenso, até total esclarecimento, quando o juiz da Fazenda Pública de Caruaru decidirá sobre o mérito.

Informamos ainda que a Comissão de Ética continua trabalhando e que os demais processos disciplinares continuam sendo realizados normalmente.

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Câmara Municipal de Caruaru

19 de maio de 2014

Romildo Oscar cobra melhorias para a cidade

por Victor Vargas — publicado 19/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Após as comemorações do aniversário de 157 anos de fundação de Caruaru, o vereador Romildo Oscar...

Após as comemorações do aniversário de 157 anos de fundação de Caruaru, o vereador Romildo Oscar (PTN) aproveitou para conversar com o governador João Lyra Neto (PSB). Romildo cobrou ações para a cidade, como o recapeamento de asfalto e duplicação da PE que liga o Hospital Regional do Agreste até o trevo da BR 104. Esta indicação, de n° 22/2014, é de autoria do vereador e foi aprovada na Câmara Municipal da Caruaru, por unanimidade.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Rozael comemora nova estrutura de praça

por Victor Vargas — publicado 19/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Em comemoração aos 157 anos de Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) inaugurou na tarde da última...

Em comemoração aos 157 anos de Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) inaugurou na tarde da última sexta-feira (16), a nova estrutura física da Praça Dom Vital, no Bairro Divinópolis. Servindo de espaço de lazer há mais de duas décadas, o local passou por ampla reforma neste primeiro semestre, após várias solicitações de melhorias. Dentre os que estiveram engajados na revitalização da praça destaque para o vereador e presidente da Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis, Rozael do Divinópolis (PROS).
Ao lado do prefeito José Queiroz, Rozael destacou em seu discurso a importância da realização da obra. “Posso dizer que meu sonho foi realizado. Há mais de sete anos que temos nos empenhado para esse projeto sair do papel. Gostaria de parabenizar o prefeito José Queiroz por ter atendido de forma brilhante o anseio de milhares de caruaruenses. Tenho certeza que todos que frequentam a nossa tradicional praça, seja para ir à igreja ou não, estão satisfeitos com tudo o que viram. De fato,Caruaru está de parabéns”.
A praça, que foi totalmente requalificada, voltou a ser mais uma boa opção de lazer para a população caruaruense. Além dos moradores do bairro, a praça, que mede cerca de quatro mil metros quadrados, beneficia também adultos e crianças das comunidades do Centenário e Monte Bom Jesus, além dos frequentadores da igreja e alunos da Escola Dom Vital.
Na praça, que faz parte da história do bairro Divinópolis, localizadas a Paróquia Coração Eucarístico, a Escola Dom Vital e o pátio, onde, durante o período junino é instalada a Maior Fogueira do Mundo. A nova infraestrutura da praça conta com layout moderno, agora composto por piso intertravado, equipamentos de ginástica, estacionamento com capacidade para 20 veículos, anfiteatro com arquibancada, quatro jardineiras com bancos ao redor, sete rampas de acesso e 85 metros de pista para passeio que poderá ser usada também para caminhadas.
Integrante do Projeto “Saúde”, que é desenvolvido pela Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis, a aposentada Terezinha Silva era só alegria na inauguração. “Agora, contaremos com um espaço mais amplo e moderno para fazermos nossas atividades. Em nome de todos os moradores do bairro Divinópolis gostaria de agradecer a todos envolvidos nesta obra”.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Lançamento do São João 2014 antecipa reunião pública

por Victor Vargas — publicado 19/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Por conta do lançamento oficial da programação e da estrutura do São João 2014, marcado pela prefeitura...
Por conta do lançamento oficial da programação e da estrutura do São João 2014, marcado pela prefeitura para esta terça-feira (20), às 19h, no Sesi, a reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, sempre realizada às 20h, foi antecipada para as 15h. “Resolvemos antecipar a reunião pública ordinária desta terça-feira para poder participar e prestigiar o lançamento desta que é a maior festa popular junina do país”, explicou o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD).
O São João de Caruaru, este ano, homenageará os músicos João do Pife e Regis Pietro, o poeta e compositor Carlos Fernando e o empresário João Luiz do Forrozão. A abertura acontecerá no próximo dia 31.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora comemora inauguração de praça

por Victor Vargas — publicado 21/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Gilberto de Dora (PSB) participou, na última sexta-feira (16), da inauguração da Praça Dom Vital...
O vereador Gilberto de Dora (PSB) participou, na última sexta-feira (16), da inauguração da Praça Dom Vital, em frente ao convento dos capuchinhos, no Bairro Divinópolis. O vereador comemorou a concretização do projeto de reforma do espaço, que aconteceu depois de várias reuniões com o prefeito José Queiroz (PDT) e os frades capuchinhos. “Apresentei o Requerimento de n° 32, que foi aprovado na Câmara Municipal no dia 07 de fevereiro de 2013, fui à luta e meu pedido foi atendido”, ressaltou Gilberto de Dora.
A praça ganhou um layout moderno, composto por piso intertravado, equipamentos de ginástica, rampas de acessibilidade e 85 metros de pista para passeio para todos os moradores do bairro e adjacências. “Agradeço ao prefeito José Queiroz, aos arquitetos e a todos os trabalhadores que executaram as obras – a praça ficou com uma arquitetura de primeiro mundo”, finalizou o parlamentar.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores prestigiam lançamento do Maior e Melhor São João do Mundo

por Victor Vargas — publicado 21/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Câmara Municipal de Caruaru marcou presença, através do presidente Leonardo Chaves (PSD) e os vereadores...







A Câmara Municipal de Caruaru marcou presença, através do presidente Leonardo Chaves (PSD) e os vereadores Gilberto de Dora (PSB), Carlos Santos (PRB) e Tenente Tiburcio (PMN), no lançamento da programação oficial do São João 2014, que aconteceu ontem (20), à noite. A festa foi realizada no SESI e teve como mestre de cerimônia o ator caruaruense Adélio Lima, que interpretou Luiz Gonzaga no cinema. A prefeitura anunciou que ele será também o garoto-propaganda das peças publicitárias dos festejos juninos da Capital do Forró, que este ano serão em homenagem aos músicos João do Pife e Regis Pietro, ao poeta e compositor Carlos Fernando e ao empresário cultural João Luiz do Forrozão, estes dois últimos in memoriam.

Na programação da prefeitura serão sete polos de animação, com mais de 350 atrações. No chamado palco principal, no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, deverão se apresentar mais de 60 artistas. A abertura acontecerá no dia 31 deste mês, com show do caruaruense Azulão. No mesmo dia, apresentam-se ainda Alceu Valença, Dorgival Dantas e a Banda Brucelose.

Entre os artistas locais, a prefeitura anunciou a contratação de Didi Caruaru, Banda Caru Forró, Elifas Júnior, Flor de Mandacaru, Forró da Mídia, Israel Filho, Renilda Cardoso, Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Erisson Porto, Forró Quentão, Jailson Rosseti e Benil. “Nós temos uma grande preocupação de valorizar o artista local, tanto que a grade de todos os polos contempla 82% de artistas caruaruenses”, destacou o prefeito José Queiroz.

A expectativa da prefeitura é de que mais de 1,5 milhão de turistas devem passar por Caruaru durante os festejos juninos. De acordo com Lúcia Félix, presidente da Fundação de Cultura, os festejos devem movimentar mais de 200 milhões de reais e gerar cerca de seis mil empregos diretos e indiretos. “Temos uma expectativa de aumento de movimentação financeira de 10% devido à Copa do Mundo. Muitos pacotes turísticos estão incluindo Caruaru no roteiro, já que Recife será cidade-sede.”, explicou. 

Na programação que vai até o dia 29 de junho, Dia de São Pedro, nomes conhecidos como as bandas Brasas do Forró, Cavaleiros do Forró, Capim com Mel, Mastruz com Leite, Magníficos e Saia Rodada, além de Santanna, Maciel Melo, Mestre Camarão, Amazan, Targino Gondim, Geraldinho Lins, Cristina Amaral, Nando Cordel, Renilda Cardoso, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Margareth Menezes, Eliane, Zé Ramalho, Novinho da Paraíba, Vicente Nery, Jorge de Altinho, Jorge & Matheus e Luan Santana, dentre outros.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Com informações e foto da Prefeitura Municipal de Caruaru

Câmara aprova projetos de lei enviados pela PMC

por Victor Vargas — publicado 22/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na tarde desta quarta-feira (21), a 27ª Reunião da 2ª Sessão Legislativa...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na tarde desta quarta-feira (21), a 27ª Reunião da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 16ª Legislatura. Com uma Ordem do Dia extensa – os edis discutiram, votaram e aprovaram 6 projetos de lei, 36 requerimentos e 4 indicações. Os projetos de lei – todos de autoria do Poder Executivo e focados no terreno onde será instalada a nova Feira da Sulanca; no reajuste dos vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de engenheiro, arquiteto, agentes de trânsito e guardas municipais; e em alterações em leis municipais – como a gestão do Fundo de Apoio aos Municípios, que passou à gestão da Secretaria de Infraestrutura; criação de uma secretaria executiva na Secretaria de Educação; mudança de Real para UFM (Unidade Fiscal do Município) como indexador nas indenizações de desapropriações de barracas na cidade e a doação de um terreno para a construção da Procuradoria do Trabalho.

“A Reunião Pública Ordinária foi histórica e marco de mudança na economia de Caruaru, como a mudança da Feira da Sulanca para a BR 104”, frisou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Maria do Bolo é cidadã de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 22/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Câmara Municipal concedeu, durante Reunião Solene na noite desta quarta-feira (21), Título de Cidadania...

A Câmara Municipal concedeu, durante Reunião Solene na noite desta quarta-feira (21), Título de Cidadania a Maria Eugênia da Silva – conhecida na cidade como Maria do Bolo. O autor da propositura, ex-vereador Jaelcio Tenório (PRB), justificou a sua propositura – na tribuna do Poder Legislativo – destacando a trajetória de luta da homenageada. “Natural de Santa Maria do Cambucá, Dona Maria do Bolo é exemplo de dignidade e empreendedorismo. Chegou a Caruaru e trabalhou como doméstica, vendedora de frutas e faxineira no Colégio Diocesano – onde conheceu o saudoso Olímpio, pioneiro em buffet, e começou a trabalhar produzindo salgados e doces – atividade que a tornou conhecida e contribuiu com a criação de seus filhos. Dona Maria faz, na Rua 42 – nas Rendeiras, há 16 anos, o “Maior Pé de Moleque do Mundo” – inclusive esse ano a guloseima vai atingir 17 metros e 3 toneladas” – afirmou Jaelcio Tenório.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Leonardo Chaves (PSD) e teve as participações da deputada Laura Gomes (PSB), do presidente do PT de Caruaru, Adilson Lira e do ex-presidente da Câmara, o ex-vereador e poeta Rogério Meneses, além de familiares e representantes da sociedade organizada.

Após a reunião aconteceu um coquetel com animação e show dos vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Rodrigues da Ceaca (PRTB) “Agradeço a presença de todos e ao vereador Jaelcio Tenório pela honraria recebida nesta noite”, agradeceu “Maria do Bolo”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Nova Feira da Sulanca é aprovada na Câmara

por Victor Vargas — publicado 22/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O projeto de lei que possibilita a mudança da Feira da Sulanca de Caruaru (PE)...
O projeto de lei que possibilita a mudança da Feira da Sulanca de Caruaru (PE), do Parque 18 de Maio para o terreno às margens da BR-104, foi aprovado na noite desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal, com uma emenda aprovada pela Comissão de Legislação e Redação de Leis, da qual o vereador Marcelo Gomes (PSB) é presidente.

A emenda obriga a criação de um decreto para formalizar a desapropriação do terreno, para dar segurança aos comerciantes. “O projeto de lei que dá destino ao terreno e delibera ações para o projeto da transferência da Feira da Sulanca para o local às margens da BR-104 passou pelo crivo da Comissão com a inclusão de uma emenda para garantir o decreto de desapropriação do terreno. Além disso, a construção acontecerá através de Parceria Público-Privada (PPP), que obriga a construção a ser finalizada e dá mais garantias para o comerciante”, explicou o vereador.

Além disso, a administração do novo local acontecerá em sistema de condomínio, com a participação de entidades representativas como a Acic, CDL, Sindloja e Associação dos Sulanqueiros, que participarão de toda a confecção do projeto da nova Feira da Sulanca. “A mudança da Feira da Sulanca para o novo local só vai beneficiar os comerciantes de Caruaru. O novo local terá infraestrutura, conforto e segurança para clientes e vendedores, proporcionando uma maior movimentação e volta daquelas pessoas que foram em busca de lugares mais organizados para comprar”, finalizou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Caruaru sediará I Encontro dos Povos Ciganos de Pernambuco

por Victor Vargas — publicado 22/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Caruaru, a Capital do Agreste, será também a capital dos povos ciganos nos dias 23 e 24 deste mês...

Caruaru, a Capital do Agreste, será também a capital dos povos ciganos nos dias 23 e 24 deste mês. É que a cidade será a sede do I Encontro dos Povos Ciganos de Pernambuco e III Encontro Kalé-Romá do Brasil. A abertura acontecerá na sexta-feira (23), às 19h, na Câmara Municipal.

O evento é promovido pela ACIPE – Associação dos Ciganos de Pernambuco. No sábado, 24, Dia Nacional do Cigano, data em que se reverencia Santa Sara Kali (para muitos, a padroeira dos povos ciganos), a programação será desenvolvida, pela manhã e à tarde, na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL,e inclui roda de diálogos sobre a identidade, a cultura, a história e políticas públicas para os ciganos, além de apresentações artísticas e culturais.

“No Brasil estima-se que sejam aproximadamente 800 mil ciganos, principalmente representantes das etnias Rom e Calon”, diz o professor João Domingos, membro e colaborador da ACIPE.

Guanabara Comunicação

Câmara aprova requerimento para creche no Pinheirópolis

por Victor Vargas — publicado 23/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovado o Requerimento de número 909/2014...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovado o Requerimento de número 909/2014, que solicita à prefeitura e ao secretário de Educação de Esportes, Juventudes e Tecnologia, Antônio Fernando, a construção de uma creche no Loteamento Del Rio, no Bairro Pinheirópolis.

Heleno destaca o grande número de crianças existentes no bairro, ressaltando a necessidade de um local para as crianças serem acolhidas. “Os pais precisam de liberdade de trabalho e tranquilidade por saberem que seus filhos estão em um lugar seguro e com conforto que merecem”, disse o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara


Presidente da Câmara prestigia “Acontece no Campo” em Malhada de Pedra

por Victor Vargas — publicado 23/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou, na manhã...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou, na manhã desta quinta-feira (22) do “Acontece no Campo”, projeto realizado pela prefeitura com o objetivo de levar uma série de serviços gratuitos para a população. Nesta quinta, o projeto aconteceu em Malhada de Pedra, no 3º Distrito da zona rural. Entre os serviços oferecidos pela prefeitura aferição de pressão, teste diabético, palestras e apresentações culturais.

O presidente da Câmara já havia acompanhado o projeto no Murici e elogiou a iniciativa: “O evento foi a oportunidade para prestação de serviços básicos e dos trabalhos desenvolvidos pelo governo do município de acordo com as necessidades do homem do campo”. Para o prefeito José Queiroz, o projeto também serve para aproximar a comunidade dos poderes. “As pessoas precisam informar o que a comunidade precisa para que o problema possa ser solucionado, seja através dos seus representantes ou indo até nós, trazendo as reivindicações para podermos encontrar a solução”, falou Queiroz.

Na próxima terça-feira (27) acontecerá o último dia de ações do “Acontece no Campo”. A comunidade que vai ser beneficiada é do Sítio Xicuru, no 4º Distrito.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara, com informações da PMC

Foto: Rafael Lima/PMC

Câmara confirma presença em evento do TJPE

por Victor VARGAS — publicado 23/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), e o secretário jurídico Bruno Martins...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), e o secretário jurídico Bruno Martins confirmaram participação na palestra que será proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – TJPE, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, às 15h, no próximo dia 27 de maio (terça-feira). O tema da palestra será “Interiorização do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – instalação de Câmaras Regionais”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Caruaru pode ganhar unidade de atendimento oftalmológico no Mestre Vitalino

por Victor Vargas — publicado 23/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Caruaru, dia 21, a indicação do vereador...

Foi aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Caruaru, dia 21, a indicação do vereador Lula Tôrres (PR) que solicita uma unidade de atendimento oftalmológico no Hospital Mestre Vitalino, não só atendendo ao município de Caruaru, mas a toda a região do Agreste.

De acordo com o vereador, o pedido foi feito atendendo à preocupação em ter uma unidade deste tipo no Hospital Mestre Vitalino, que será administrado pela Fundação Altino Ventura, proporcionando aos pacientes um melhor acesso aos especialistas em oftalmologia. “Com a implantação desta unidade, as pessoas poderão ser atendidas e realizarem procedimentos médicos com mais facilidade”, afirmou o edil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Roteiro Turístico Noturno de Caruaru será encerrado na Câmara

por Victor Vargas — publicado 26/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na próxima quarta-feira (28), às 21h, a Câmara Municipal de Caruaru sediará o encerramento...

Na próxima quarta-feira (28), às 21h, a Câmara Municipal de Caruaru sediará o encerramento da 2ª edição do Roteiro Turístico Noturno de Caruaru. O evento começa às 19h, no jardim do Espaço Cultural Tancredo Neves e terá sua parada final na área externa da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

O roteiro será realizado por alunos do Curso de Agente de Informações Turísticas do Senac, que percorrerão a Rua Mestre Pedro até o Marco Zero, Av. Rio Branco, passando o Antigo Mercado de Farinha, até a Câmara Municipal, onde estão as estátuas de algumas das personalidades mais significativas da cultura caruaruense, como a pintora e poetisa Luísa Maciel, o escritor Álvaro Lins e o cantor Azulão, dentre outros. Durante todo o trajeto, serão apresentadas informações sobre os pontos turísticos, históricos e culturais de Caruaru.

O evento é aberto ao público, basta comparecer ao local. Os organizadores estimam que haverá mais de 60 participantes. O roteiro é uma parceria do Senac com o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Divulgação do 1º Roteiro/Blog Notícias Senac Pernambuco

Heleno do Inocoop pede mais segurança na zona rural

por Victor Vargas — publicado 26/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), através de indicação apresentada pela Câmara Municipal

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), através de indicação apresentada pela Câmara Municipal de Caruaru, na última reunião pública, pediu a instalação de postos policiais em algumas localidades, principalmente da zona rural de Caruaru, como Juá, Itaúna, Riacho Doce, Alto do Moura, Peladas, Murici, Terra Vermelha,  Pau Santo, Gonçalves Ferreira e Malhada de Pedra.

A indicação de n°78/2014 foi aprovada no dia 13 de maio. Segundo o vereador, essas são algumas das regiões que precisam de mais segurança. “Trabalhamos em prol da tranquilidade da sociedade, em virtude dos assaltos naquelas regiões. É nosso dever lutar pela população”, destacou o edil.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Gilberto de Dora alerta população sobre atendimento em agências bancárias

por Victor Vargas — publicado 27/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
“Conheça seus direitos”. É esse o mote da campanha iniciada pelo vereador Gilberto de Dora (PSB)...

“Conheça seus direitos”. É esse o mote da campanha iniciada pelo vereador Gilberto de Dora (PSB) com o objetivo de chamar a atenção da população usuária de serviços bancários. O vereador está promovendo a entrega de panfletos informativos em agências bancárias de Caruaru. Nos panfletos, a população tem informações sobre o serviço que deve ser prestado pelas instituições financeiras da cidade.

O parlamentar explica que a Lei Municipal 4.343/2005 determina que todos os clientes em estabelecimentos bancários, postos de serviço e agências financeiras públicas ou privadas sejam atendidos em tempo razoável de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas de feriados e em datas de pagamento de vencimento de servidores públicos. Segundo Gilberto de Dora, a população deve ficar atenta. “Passando qualquer tempo fora do descrito na lei, cada um deve procurar o PROCON e ir em busca dos seus direitos”, ressalta.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara Regional do TJPE em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – TJPE, desembargador Frederico Ricardo...

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – TJPE, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, realizou palestra e anunciou a criação da Câmara Regional em Caruaru, com competências cível e criminal, com base no Art. 125, Parágrafo 6º, da Constituição Federal – possibilitando o Tribunal de Justiça funcionar de forma descentralizada, beneficiando diretamente as regiões Agreste e Sertão.

O evento, promovido pela OAB/Caruaru, contou com as participações dos presidentes da OAB/PE – Pedro Henrique Alves, OAB/Caruaru – Almério Abílio, Defensoria Pública/PE – André Guimarães, deputada estadual Raquel Lyra (PSB), diretor do Fórum Caruaru, Gleydson Lima, e o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD). “O TJPE, com essas Câmaras Regionais, democratiza o Tribunal com a proximidade da população, dando mais celeridade nos processos em tramitação no Agreste”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

A palestra do presidente do TJPE – com foco na “Interiorização do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – Instalação de Câmaras Regionais” – contou ainda com as presenças de juízes, advogados, desembargadores e estudantes de Direito. “Registramos o apoio da Assembleia Legislativa e do governador João Lyra Neto e deixamos claro que a iniciativa da descentralização dos serviços do TJPE vai aproximar o Poder Judiciário do cidadão – que é o principal destinatário dos nossos serviços”, destacou o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves.

No final do evento, o presidente da OAB/PE, Pedro Henrique, passou um cheque ao presidente da OAB/Caruaru, Almério Abílio, com valor correspondente à aquisição de um terreno para a construção da sede própria da entidade representativa da categoria na região. “ A instalação da Câmara Regional e a construção da futura sede da OAB/Caruaru foram as melhores notícias para os advogados de Caruaru e região neste encontro histórico do mundo jurídico pernambucano”, frisou o secretário jurídico do Poder Legislativo, Bruno Martins.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jajá pede a intervenção da Câmara Municipal no caso das lavanderias

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Dezenas de pessoas lotaram as galerias da Câmara Municipal de Caruaru, na noite desta terça-feira...

Dezenas de pessoas lotaram as galerias da Câmara Municipal de Caruaru, na noite desta terça-feira (27). Eram proprietários e funcionários de lavanderias em funcionamento no município. Com cartazes e faixas nas mãos, eles chamaram a atenção dos vereadores para um prazo estabelecido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Eles terão até o dia 10 de junho para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê mudanças na forma como esses empreendimentos funcionam atualmente.

No TAC, cada um deles terá que optar entre a permanência da empresa no local onde funciona atualmente (respeitando alguns critérios estabelecidos pelo MPPE); ir para uma área do Distrito Industrial (o terreno será doado pela Prefeitura de Caruaru); passar a funcionar na zona rural (em um local que não possua residências nas proximidades); ou fechar.

Durante seu discurso, o vereador Jajá (sem partido) defendeu a ampliação do prazo para que os donos de lavanderias em funcionamento no município possam decidir sobre o futuro dos seus empreendimentos. “A maioria dessas pessoas afirmam que não há tempo suficiente para tomar uma decisão. Acredito que nós, vereadores, poderemos procurar o Ministério Público para tentar sensibilizar o promotor”, afirmou, na tribuna. “Sugiro que uma comissão possa ir lá, ainda esta semana, para tratar do assunto, para que essas pessoas tenham um pouco mais de tempo”, complementou o parlamentar, interessado em contribuir com a causa.

AINDA NA TRIBUNA – Outro assunto abordado pelo parlamentar na noite desta terça foi a saúde pública. Jajá mencionou que ele e outros dois vereadores, Ranilson Enfermeiro (PTB) e Demóstenes Veras (PROS), estiveram com a secretária Aparecida Souza, na sexta-feira (23), para tratar de problemas na rede municipal de saúde.

Ele criticou os recentes investimentos na melhoria da infraestrutura, ao afirmar que “não adianta ter equipamentos modernos, sem médicos”. “Porque esta é a realidade do nosso município. Os problemas na saúde pública continuam, e parece que os gestores não se importam”, argumentou. 

O discurso acabou gerando comentários dos vereadores Eduardo Cantarelli (SDD), que chamou a atenção para a dificuldade de atrair profissionais da área para o município; e do próprio presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Leonardo Chaves (PSD), que preferiu destacar os investimentos feitos na saúde pública pelo Governo Federal (cerca de 6% dos recursos), que são bem menores que a média dos países desenvolvidos (em torno de 14%). 

AI/vereador Jajá

Marcelo Gomes se coloca à disposição das lavanderias

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A necessidade de um acordo entre donos de lavanderias, a Prefeitura de Caruaru...

A necessidade de um acordo entre donos de lavanderias, a Prefeitura de Caruaru e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) é uma preocupação do vereador Marcelo Gomes (PSB). Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), durante a Reunião Ordinária, o vereador se colocou à disposição do setor para discutir o tema. O socialista lembrou que, em 2013, teve reuniões com representantes da Associação das Lavanderias de Caruaru e que esteve na reunião realizada no MPPE, para assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado para possibilitar as mudanças das empresas para o Distrito Industrial do município.

“Sem as lavanderias realmente não existe o polo de confecções de Caruaru, mas não acredito que, em algum momento, o prefeito tenha sido omisso. Serão distribuídos cem lotes para cada lavanderia, além disso eles terão isenção de impostos. O prazo é exíguo, está batendo na porta, e estou à disposição das lavanderias. Mas, da forma como está, estão despejando os resíduos nos córregos e isso é prejudicial ao meio ambiente – é necessário fazer algo para mudar a situação das lavanderias no município e proteger o meio ambiente”, ressaltou o vereador, que se colocou à disposição das lavanderias para buscar um entendimento com o Ministério Público e a prefeitura.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Sivaldo Oliveira defende donos de lavanderias

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na última reunião pública, realizada nessa terça-feira (27), o vereador Sivaldo Oliveira...

Na última reunião pública, realizada nessa terça-feira (27), o vereador Sivaldo Oliveira (PP) foi ao plenário em defesa dos donos de lavanderia, que reivindicam uma linha de crédito para que possam ser feitas as mudanças de local das empresas, solicitadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta – TAC demandado pelo Ministério Público.

O vereador explicou que os empresários do setor enfrentam dificuldades e defendeu a realização de uma audiência pública para que o problema possa ser debatido com a sociedade para que ninguém saia prejudicado nessa mudança. “Nós vamos tentar junto com o Poder Público fazer a parte que nos cabe e tentar resolver essa situação, junto com todos os vereadores. Não adianta dar o terreno simplesmente, dar o terreno e os donos de lavanderias terem que se virar com o resto depois, e o dinheiro como é que vai construir? E a pequena lavanderia que precisa e não tem a condição financeira? Se não acontecer financiamento ela vai fechar. E ai como vai ficar o trabalhador? No olho da rua? Então é muito importante a participação dos vereadores e da sociedade de Caruaru em prol dessa causa”, argumentou Sivaldo.

AI/vereador Sivaldo Oliveira

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Heleno do Inocoop pede revitalização do terminal das Rendeiras

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovado pela Câmara Municipal de Caruaru o Requerimento de n° 912/2014...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovado pela Câmara Municipal de Caruaru o Requerimento de n° 912/2014, que solicita ao secretário de Infraestrutura, Bruno Lago, a revitalização do terminal de passageiros da linha de ônibus do Bairro das Rendeiras.

De acordo com o vereador, o terminal se encontra em situações precárias. “Com a melhoria da funcionalidade do espaço, o ambiente fica mais agradável, com mais conforto e comodidade para os passageiros que precisam do local”, destacou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Demóstenes Veras fala sobre reabertura do São Sebastião

por Victor Vargas — publicado 28/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na noite desta terça-feira (27), o vereador Demóstenes Veras (PROS) participou, como palestrante...
Na noite desta terça-feira (27), o vereador Demóstenes Veras (PROS) participou, como palestrante, de um debate sobre a reabertura do Hospital São Sebastião, no Rotary Clube Caruaru Norte. Na ocasião, o parlamentar pode explanar desde a fundação da unidade, até sua última reforma, concluída este mês.
Como incentivador do movimento, que deu início à reabertura, Demóstenes frisou a importância do hospital para a cidade. “Quando a bandeira foi levantada, toda a sociedade caruaruense se mobilizou para a volta do funcionamento desta unidade, que faz parte da história de Caruaru”, frisou o edil. “A inauguração não será só uma conquista minha, nem do Governo do Estado, mas sim daqueles que tanto lutaram para a volta do hospital, que será de tanta necessidade para o município e região”, afirmou.
AI/vereador Demóstenes Veras

Leonardo Chaves na Fazenda Normandia

por Victor Vargas — publicado 29/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participa...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participa nesta sexta-feira (30), entre 08 e 13 horas, no Centro de Capacitação Paulo Freire – Assentamento Normandia, no 2º Distrito, do Encontro de Organizações e Lideranças Rurais. O encontro é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da Prefeitura Municipal de Caruaru e tem como objetivo debater demandas da zona rural. 

Devem participar do encontro, além do prefeito José Queiroz (PDT) e do secretário de Desenvolvimento Rural, Anselmo Pereira, delegados do Orçamento Participativo, agricultores, representantes de associações de agricultores e de moradores da região.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Ações do documento