Inclusão de artigos

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 29/11/2019 11h41
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício

Marcelo Gomes comemora exposição sobre Carlos Fernando

por Victor Vargas — publicado 29/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O cantor e compositor Carlos Fernando foi um dos grandes nomes da cultura caruaruense...

O cantor e compositor Carlos Fernando foi um dos grandes nomes da cultura caruaruense, tornando-se um ícone da Música Popular Brasileira (MPB), sendo conhecido por misturar frevo à MPB, jazz ao forró e outras inovações em 40 anos de carreira. Por isso, o vereador Marcelo Gomes (PSB) comemora a criação de uma exposição para abrigar o seu acervo cultural e histórico, o que vai dar a oportunidade para que as novas gerações possam conhecer o grande artista que foi Carlos Fernando.

O socialista agradece a iniciativa da primeira-dama Carminha Queiroz, que junto com o prefeito José Queiroz (PDT), atendeu ao Requerimento nº 2124/2013, através do qual o vereador solicitou a criação de um local para acomodar os trabalhos do compositor caruaruense. “Carlos Fernando foi um compositor que fez sucesso em todo o Brasil, mas que nunca deixou de referendar Caruaru nas suas composições, entre elas ‘Caruaru azul palavra’. Por isso esse reconhecimento do Poder Público, uma forma de homenagear e de mostrar que esta figura faz muita falta a todos, principalmente aos que fazem a cultura de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil”, frisou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara vai ganhar arquivo de última geração

por Victor Vargas — publicado 29/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Câmara Municipal de Caruaru vai passar, a partir desse mês de junho, por um processo...

A Câmara Municipal de Caruaru vai passar, a partir desse mês de junho, por um processo de readequação dos espaços físicos e de equipamentos que visam a preservação da memória do Poder Legislativo e a melhor utilização dos seus espaços fundamentais. “A última reforma não contemplou e não respondeu às expectativas da melhor utilização dos espaços e equipamentos – como foi o caso do arquivo, plenário, sala de imprensa, auditório e área externa – onde deixaram problemas sérios, como água escorrendo na casa dos vizinhos da Rua XV de novembro”, comentou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

O primeiro espaço a ser contemplado na readequação da Câmara Municipal será o arquivo – que hoje funciona nos fundos da Câmara – na Rua São Sebastião. “O espaço será contemplado com uma ampla reforma e equipado com um arquivo que, além de preservar a memória da Casa, vai facilitar a consulta dos projetos de lei, leis complementares, indicações, decretos legislativos, resoluções, livros de Ata, resoluções normativas, ofícios expedidos, ofícios recebidos e requerimentos”, frisa o arquivista Lêdo Antônio dos Santos.

O Arquivo do Poder Legislativo é composto de documentos originais e será aberto para consulta e pesquisas no horário funcional da Câmara Municipal de Caruaru, entre 07 e 13 horas. As obras de recuperação do arquivo devem ser iniciadas neste mês de junho  com previsão de 30 dias para conclusão dos trabalhos.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador Marcelo Gomes pede melhorias em vias da cidade

por Victor Vargas — publicado 30/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O bem estar da população e a mobilidade urbana são preocupações constantes do vereador...

O bem estar da população e a mobilidade urbana são preocupações constantes do vereador Marcelo Gomes (PSB). Desta forma, o parlamentar está sempre atento às melhorias que podem ser realizadas na cidade para facilitar o trânsito e prevenir acidentes.

Pensando nisso, na reunião desta quinta-feira (29), o vereador solicitou a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Professor José Leão com a Rua Doutor Pedro Jordão, no Maurício de Nassau. O local é palco constante de acidentes de trânsito que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres.

“A mobilidade e segurança no trânsito são fatores importantes para o desenvolvimento de uma cidade. Além do mais, a população tem que ter segurança pública, seja na prevenção de assaltos e furtos, seja na tranquilidade de sair de casa e enfrentar o trânsito, que a cada dia tem ficado maior e mais complicado”, frisou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara na abertura dos Festejos Juninos

por Victor Vargas — publicado 02/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou das solenidades...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou das solenidades de abertura dos festejos juninos da Capital do Forró, na noite do sábado (31). O evento contou com as presenças do governador João Lyra Neto (PSB), do prefeito José Queiroz (PDT), da deputada estadual Raquel Lyra (PSB) e deputado federal Wolney Queiroz (PDT). A solenidade contou ainda com as participações dos edis José Ailton (PDT), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Romildo Oscar (PTN) e Duda do Vassoural (DEM).

O evento, considerado o maior do gênero junino no País, vai se estender até o dia 30 de junho – abrangendo o Santo Antônio (12), São João (24) e São Pedro (29).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto Rodrigues/AscomCâmara

Liberato participa de novena rural na abertura do São João de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 02/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na abertura do São João de Caruaru, o vereador Ricardo Liberato (PSC) visitou a comunidade de Japecanga...

Na abertura do São João de Caruaru, o vereador Ricardo Liberato (PSC) visitou a comunidade de Japecanga, no quarto distrito da cidade. Os moradores celebraram os festejos com uma novena que encerrou o mês mariano, seguida de uma confraternização.

Para o vereador, estar nesta localidade não se dá apenas pelo fato do festejo ser tradicional. “É que há muito tempo levantei uma bandeira de luta para levar melhorias à comunidade. Nos últimos meses, ajudei a transportar água pra lá, por exemplo. É um povo muito querido por mim”, frisou o parlamentar.

AI/vereador Ricardo Liberato

Sivaldo convoca Audiência Pública das lavanderias

por Victor Vargas — publicado 02/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento e confirmou para a quarta-feira (04)...

O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento e confirmou para a quarta-feira (04), às 10h, Audiência Pública na Câmara Municipal com foco nas lavanderias associadas à produção de confecções em Caruaru. “As questões envolvendo as lavanderias, o Polo de Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura Municipal de Caruaru e o meio ambiente foram temas de debates nos veículos de comunicação  e protestos na Câmara”, comentou o vereador Sivaldo.

O Ministério Público determinou a remoção das lavanderias para o Distrito Industrial, e deu um prazo até o dia 10 de junho para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Alguns empresários do setor estiveram na Câmara Municipal, na reunião da última terça-feira (27/05), protestando contra o prazo e os custos dessa mudança. Eles pediram ainda o apoio dos parlamentares para que o MP adie esse prazo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara reintegra cinco vereadores

por Victor Vargas — publicado 03/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), seguindo...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), seguindo determinação Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, recebida oficialmente na tarde desta segunda-feira (02), dirigiu solenidade de reintegração dos vereadores Val das Rendeiras (PROS), Val de Cachoeira Seca (DEM), Pastor Jadiel Nascimento (PROS), Evandro Silva (PMDB) e Neto (PMN) – afastados desde 19 de dezembro do ano passado (2013) – em função da Operação Ponto Final 2.

Com a volta dos parlamentares, que já participam da Reunião Pública Ordinária desta terça-feira (03), retornam à condição de suplentes Duda do Vassoural (DEM), Joel da Gráfica (DEM), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tibúrcio (PMN) e Carlos Santos (PRB).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres comemora a instalação do Porto Digital em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 03/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Após indicação, aprovada na Câmara Municipal de Caruaru, o Governo do Estado...

Após indicação, aprovada na Câmara Municipal de Caruaru, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou a instalação do Armazém da Criatividade, que ficará localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (antiga Fábrica Caroá). A solicitação de instalação do Polo Tecnológico – Porto Digital é de autoria do vereador Lula Tôrres (PR). De acordo com o parlamentar, o Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado, onde várias atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação são executadas, como o desenvolvimento de softwares, serviços de tecnologia da informação, comunicação e economia criativa.

Com a implantação em Caruaru, o Porto Digital provocará o crescimento econômico, com a atração de empresas de tecnologia de informação e novos empreendimentos ligados à economia criativa, em especial nas áreas de games, crê o parlamentar. “Quero agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura de Caruaru pela atenção ao nosso pleito – a instalação do Porto Digital, sem dúvidas, trará um grande avanço para o nosso município.” , afirmou o republicano.

AI/vereador Lula Tôrres

NOTA À IMPRENSA

por Victor Vargas — publicado 03/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Caruaru informa que encaminhou pedido à Procuradoria...
A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Caruaru informa que encaminhou pedido à Procuradoria da Casa Legislativa para que entre com agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), contra a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caruaru, que suspendeu o andamento do primeiro processo disciplinar instaurado para apurar quebra de decoro parlamentar.
 
Dessa forma, a Comissão vai aguardar o pronunciamento do Tribunal de Justiça para que possa tomar a mesma medida em relação aos outros nove processos, também suspensos por decisão liminar da 1ª Vara da Fazenda.
 
A Comissão informa, ainda, que continua prestando todas as informações solicitadas pela Justiça local sobre os procedimentos que adotou na condução dos dez processos disciplinares, reiterando, sempre, que  o trabalho desenvolvido seguiu disposições  da Constituição Federal, do Código de Ética e do Regimento Interno da Câmara Municipal de Caruaru.  
 
A COMISSÃO DE ÉTICA

Audiência Pública debate questão das lavanderias em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 04/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi realizada nesta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Caruaru, a Audiência...

Foi realizada nesta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Caruaru, a Audiência Pública solicitada pelo vereador Sivaldo Oliveira (PP) com foco nas lavanderias associadas à produção de confecções da região. A reunião começou por volta das 10h30. Estavam presentes representantes das lavanderias, da Caixa Econômica Federal, além do gerente geral do Banco do Nordeste em Caruaru, Giovane Moreira.

A reunião se deu devido à determinação do Ministério Público, que propôs a remoção das lavanderias para o Distrito Industrial e deu um prazo até o dia 10 de junho para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prazo considerado curto pelos empresários do setor. Para o vereador Sivaldo Oliveira, a reunião foi bastante produtiva porque estavam presentes instituições financeiras e donos de lavanderia. “No geral vimos que é necessária a participação de todos esses grupos e que se resolva logo essa situação dos donos de lavanderias – está se falando muito mas não está se dando a estrutura. A Prefeitura de Caruaru e o MP tem que fazer a sua parte para solucionar esse problema” destacou o vereador.

Os donos de lavanderias pedem o apoio dos parlamentares e da prefeitura. “Precisamos de uma estrutura e de apoio. Só está sendo oferecido um terreno e isso não basta, precisamos de outros fatores para a adequação das lavanderias de forma legalizada, sem degradar o meio ambiente e sem prejudicar os trabalhadores”, ressaltou o presidente da Associação das Lavanderias de Caruaru, Joanício Melo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Jajá comemora volta dos parlamentares e cobra respostas

por Victor Vargas — publicado 04/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Discursos foram feitos pelos cinco vereadores que reassumiram seus cargos na Câmara...

Discursos foram feitos pelos cinco vereadores que reassumiram seus cargos na Câmara Municipal de Caruaru, durante a sessão desta terça-feira (3). Diante da volta de companheiros da bancada oposicionista, Jajá (sem partido) deixou bem claro que espera respostas da Justiça para a prisão dele e dos outros nove parlamentares – consideradas por ele como desnecessária.

Após ouvir o depoimento de Jadiel Nascimento (PROS), que reforçou ser inocente e não possuir rancor pelos responsáveis pelo possível equívoco, Jajá afirmou pensar diferente. “Não adianta chegar aqui e expor algo que não sinto. Tenho que ser verdadeiro com a população, como sempre fui. Quero que a justiça seja feita!”, disparou.

O parlamentar comemorou a volta dos legisladores, e acrescentou: “A oposição voltou. Estamos firmes e fortes para defender os direitos do povo. E, tenho certeza que, daqui por diante, a história será diferente!”. O discurso arrancou aplausos dos familiares, amigos e eleitores, que lotaram as galerias da Câmara Municipal para demonstrar apoio ao retorno deles às atividades.

MAIS CRÍTICAS – Como de costume, o parlamentar também abordou outros assuntos. Na tribuna da Câmara, voltou a criticar a estrutura do São João 2014, a rede municipal de saúde e os investimentos feitos para revitalização das avenidas Agamenon Magalhães, Manoel de Freitas e Rio Branco. “A informação que tenho é que foram gastos quase R$ 4 milhões na obra. Enquanto isso, nos bairros afastados do centro, centenas de ruas estão sem calçamento”, comparou.

AI/vereador Jajá
Foto: Diogenes Barbosa

Edmilson prepara relatório de prestação de contas

por Victor Vargas — publicado 06/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) está em fase de conclusão do relatório...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) está em fase de conclusão do relatório de prestação de contas que será apresentado à imprensa e à sociedade no próximo dia 30 de junho. Todos os requerimentos enviados à Casa Jornalista José Carlos Florêncio, com ênfase para os já aprovados por seus pares, serão destacados no balanço.

Neste primeiro semestre, inúmeros requerimentos foram apresentados ao Poder Legislativocontendo as mais diversas solicitações – em sua maioria, problemas estruturais no Salgado, São João da Escócia e Cidade Jardim, principais áreas de atuação do edil.

Enquanto aguarda o término do relatório, Edmilson segue sua rotina de trabalho nas comunidades, fiscalizando obras, identificando novas demandas e conversando com a população. Ontem (05) foi dia de acompanhar obras de saneamento na Avenida San Marino, no São João da Escócia, e a conclusão do calçamento na 3ªTravessa Amílson Afonso, no Salgado. “Esse é o meu jeito de trabalhar! Não me prendo ao gabinete na Câmara, gosto de interagir com o povo e conhecer de perto suas necessidades. Percebo que as pessoas se sentem valorizadas”, avaliou.  

Risoní Santos Freitas/AI vereador Edmilson do Salgado

Leonardo recebe jovens aprendizes do Senac

por Victor Vargas — publicado 06/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na manhã desta sexta-feira (06) jovens aprendizes estudantes do Senac estiveram...

Na manhã desta sexta-feira (06) jovens aprendizes estudantes do Senac estiveram presentes na Câmara Municipal para entrevistar o presidente da Casa, o vereador Leonardo Chaves (PSD). O tema era “Bem estar coletivo: os caminhos da participação social”.  O coordenador do Senac, Anselmo Lemos, explicou a importância do projeto e dos estudantes (e a população em geral) estar sempre por dentro dos projetos relacionados às melhorias na cidade: “Temos que estar sempre atentos ao papel do vereador, nossos alunos precisam saber a proposta que a Câmara tem para exercer na cidadania”.

Durante o debate, os estudantes fizeram perguntas associadas a diversos assuntos, entre eles a revitalização do Rio Ipojuca em Caruaru, Conselho Tutelar, erradicação do trabalho infantil na cidade, fiscalização e aplicação dos recursos públicos pela prefeitura e problema com a falta de professores na rede municipal. O presidente Leonardo Chaves respondeu às perguntas e se disse bastante satisfeito com a iniciativa. “Acho maravilhoso esse contato, tenho o maior prazer em esclarecer e tirar todas as dúvidas dos estudantes, o Programa Jovem Aprendiz é a maior porta para o ingresso profissional e todos têm que estar atentos à movimentação da nossa Caruaru”, destacou o presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Adélio Lima vai receber Medalha Álvaro Lins

por Victor Vargas — publicado 09/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O ator caruaruense Adélio Lima – que ficou conhecido nacionalmente por interpretar...

O ator caruaruense Adélio Lima – que ficou conhecido nacionalmente por interpretar o eterno Luiz “Lua” Gonzaga no filme “Gonzaga – de pai para filho” – vai receber a Medalha “Álvaro Lins” – nesta terça-feira (10) – às 20 horas – durante Reunião Pública Ordinária – no Plenário do Poder Legislativo. A propositura da concessão da medalha, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru a personalidades caruaruenses que se destacam na área da cultura, foi de autoria do ex-vereador Lícius Cavalcanti, no ano de 2012.

Adélio Lima iniciou suas atividades artísticas em 1988, aos 17 anos, no TEA – Teatro Experimental de Artes de Caruaru, com Argemiro Pascoal, participando da peça “Boi de Vitalino, Histórias do País de Caruaru” e participou ainda dos espetáculos teatrais: “Cancão de Fogo”, “Brasil de Cabo a Rabo 1 e 2”,  “Bailei na Curva”, “Laços de Vida” e “O Busto do Coronel”.  Com o sucesso da interpretação de Luiz Gonzaga, Adélio Lima foi contratado pela Rede Globo e participou da novela “Jóia Rara” onde interpretou o personagem Josias – que era coordenador de operários na Fundição Hauser, fábrica de jóias do vilão-mor da novela, Ernest, personagem de José de Abreu. Atualmente o ator participa da campanha publicitária do “São João 2014” de Caruaru e atua como agente cultural da Fundação de Cultura. “Acredito na força do teatro – de politizar e chamar a atenção do povo para a realidade através da ilusão. O teatro mudou completamente a minha vida e a minha percepção de mundo”, comentou o ator Adélio Lima.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Combate à pedofilia será intensificado nas escolas de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 10/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi aprovado, na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru...

Foi aprovado, na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, o projeto de lei do vereador Demóstenes Veras (PROS) que institui, nas escolas públicas e privadas de Caruaru, a campanha de esclarecimento e combate à pedofilia.

A campanha tem o objetivo de realizar palestras destinadas aos pais dos alunos, seminários e treinamentos dirigidos aos professores e funcionários, além de elaboração de calendários com datas para realização da campanha, com materiais didáticos.

“Infelizmente este é um grande problema mundial,e toda forma de combate é válida, principalmente com o público jovem de escolas públicas e privadas, que, na maioria das vezes, são as principais vítimas desses casos. O projeto tem o intuito de conscientizar cada vez mais as pessoas para o combate a este crime”, ressaltou Veras.

AI/vereador Demóstenes Veras

Heleno aprova quadra poliesportiva e parque ecológico para o Indianópolis

por Victor Vargas — publicado 10/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Foi aprovado, em reunião da Câmara Municipal de Caruaru, no último dia 29 de maio...

Foi aprovado, em reunião da Câmara Municipal de Caruaru, no último dia 29 de maio, o Requerimento n° 1095/2014, do vereador Heleno do Inocoop (PTRB), que solicita a construção de uma quadra poliesportiva e de um parque ecológico municipal entre a Avenida América e a Rua Manoel Nunes Filho, no Indianópolis.

Para o vereador, a construção da quadra esportiva e do parque ecológico é de extrema relevância social para toda comunidade, uma vez que proporcionará a todos mais opções de atividades esportivas. “Temos obrigação de privilegiar as camadas mais carentes e a população, que engloba crianças, adolescentes e adultos” ressalta o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Fotos de desaparecidos estará disponível em site oficial

por Victor Vargas — publicado 10/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Demóstenes Veras, do PROS, teve aprovado, na última reunião ordinária...

O vereador Demóstenes Veras, do PROS, teve aprovado, na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, o projeto de lei que autoriza a prefeitura disponibilizar, no seu site oficial, a lista de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

A listagem deve ser atualizada de trinta em trinta dias, facilitando a procura dos desaparecidos. “Desta forma, podemos intensificar ainda mais o trabalho de busca dessas pessoas – a divulgação através do site da prefeitura é um dos meios que vai facilitar esse trabalho, tendo mais visibilidade e acesso para a população”, afirmou o parlamentar.

AI/vereador Demóstenes Veras

Ranilson destaca ações juninas no Alto do Moura

por Victor Vargas — publicado 10/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Ranilson Santos (PTB) – que, além de enfermeiro, também é artesão...

O vereador Ranilson Santos (PTB) – que, além de enfermeiro, também é artesão – destacou, na tribuna da “Casa do Povo” – a programação junina e ações da PMC durante os dois primeiros finais de semana do Ciclo de Festejos Juninos no Alto do Moura. Segundo o vereador, o palco montado e a infraestrutura estão proporcionando todas as condições de realização dos eventos semanais, com a presença de milhares de pessoas que convergem na busca da diversão e do polo gastronômico. “Agradecemos, em nome da comunidade, as ações efetivas que estão contemplando o Alto do Moura”, comentou o vereador.

Recordista de votos na zona rural, o vereador lembrou ainda das ações na área do desporto: “Iluminei, com refletores de alta qualidade, o campo do Sport Clube Alto do Moura – a partir de agora a comunidade tem a opção da prática do desporto à noite. Conseguimos atender um velho pleito da comunidade”, frisou o vereador artesão e enfermeiro.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Audiência Pública vai debater taxa de esgoto

por Victor Vargas — publicado 10/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O primeiro secretário da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Gilberto de Dora...

O primeiro secretário da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Gilberto de Dora (PSB), aprovou requerimento solicitando audiência pública para debater a questão da taxa de esgoto cobrada pela Compesa. O evento está confirmado para a quarta-feira (18), às 09 da manhã. “Estamos convidando os autores da ação contra a Compesa – os advogados Marcelo Rodrigues e Marcílio Cumaru, a Compesa, a Promotoria Pública e as entidades representativas da nossa sociedade organizada. Na realidade, enquanto a ação tramita, o povo está sendo lesado”, comentou Gilberto de Dora.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes defende projeto do Executivo

por Victor Vargas — publicado 11/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, desta terça-feira (10), o vereador...

Na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, desta terça-feira (10), o vereador Marcelo Gomes (PSB), que é o presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara, defendeu a aprovação do projeto de lei que dispõe sobre os atos ilícitos praticados contra a Administração Pública Municipal, criado nos mesmo moldes que a legislação federal sobre o tema e proposto pela gestão municipal.

“Este projeto apresentado pela gestão municipal é semelhante ao projeto de lei federal sancionado pela presidente Dilma Rousseff e, mesmo sem votar nela, concordo e aprovo a sua criação. Essa lei vai beneficiar Caruaru, não importa quem seja o prefeito. José Queiroz só será prefeito por mais dois anos. Esta lei vai proteger o nosso município durante os próximos anos, seja quem for o prefeito. Este é um benefício para Caruaru e gostaria que fosse votado e aprovado”, frisou Marcelo Gomes.

Apesar da defesa do vereador, o Projeto de Lei nº 6.709/2014, do Poder Executivo, foi rejeitado por maioria de votos.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Emoção na concessão da Medalha Álvaro Lins

por Victor Vargas — publicado 11/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O ator caruaruense Adélio Lima recebeu a Medalha Álvaro Lins, na abertura da Reunião...

O ator caruaruense Adélio Lima recebeu a Medalha Álvaro Lins, na abertura da Reunião Pública Ordinária – na noite desta terça-feira (10). A homenagem ao ator que – dentre outros importantes personagens – interpretou Luiz “Lua” Gonzaga no filme “Gonzaga – de pai para filho”, foi requerida pelo ex-presidente Lícius Cavalcanti (PCdoB) em 2012 e entregue pelo atual presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves (PSD).

Familiares, amigos, a presidente da Fundação de Cultura – Lúcia Félix e a classe artística de Caruaru participaram da solenidade de homenagem, que é concedida aos filhos de Caruaru que se destacam na área da cultura.

Visivelmente emocionado ao receber a medalha das mãos da esposa, Silvaneide, o ator agradeceu a homenagem, destacando o apoio da família e de todos que o acompanharam ao longo de sua trajetória artística.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara Municipal de Caruaru na Copa do Mundo

por Victor Vargas — publicado 11/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou, na manhã desta quarta-feira (11) – o funcionamento normal da Câmara Municipal nos dias previstos para jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. “A Câmara vai funcionar durante toda a Copa do Mundo e o período de recesso parlamentar – entre os dias 20 de junho e 2 de agosto – no seu horário tradicional de atendimento ao público – das 7 às 13 horas”, garantiu o presidente.

No entanto, em função dos jogos do Brasil, a reunião pública ordinária desta quinta-feira (12) foi suspensa e, na próxima semana, as reuniões públicas ordinárias vão acontecer na segunda-feira (16) e na sexta-feira (20) – sempre às 20 horas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Presidente da Comissão de Legislação vai “limpar gavetas”

por Victor Vargas — publicado 13/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara Municipal de Caruaru...

O presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Marcelo Gomes (PSB), está analisando – com o apoio dos assessores Vicente Sabino (técnico) e Washington Oliveira (parlamentar) – cerca de 60 projetos de lei da “Casa” que já estão há quase seis meses no estágio de decisões e encaminhamentos da Comissão. “São projetos com os mais variados focos ligados ao nosso cotidiano, já apresentados mas que possuem vícios de iniciativa legislativa e equívocos de competências”, frisa o vereador.

O resultado da triagem dos projetos de lei que estão tramitando será apresentado na próxima segunda-feira (16), às 10 horas da manhã, em reunião da Comissão de Legislação e Redação de Leis – que está sendo convocada para a Sala de Reuniões Vereador Wanderley Francisco de Oliveira. “Durante a reunião, a Comissão vai construir um parecer técnico que vai definir os encaminhamentos dos projetos: se favorável, serão encaminhados ao Plenário; caso contrário, devolvidos aos autores”, destacou o vereador, que acrescentou ainda que a Comissão está trabalhando com afinco para entrar no recesso sem pendências.

A Comissão de Legislação e Redação de Leis é composta pelos vereadores – presidente Marcelo Gomes (PSB), Rozael do Divinópolis e Demóstenes Veras, ambos do PROS.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes fala sobre Comissão de Legislação

por Victor Vargas — publicado 16/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Marcelo Gomes (PSB), que é presidente da Comissão de Legislação...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), que é presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara Municipal de Caruaru, participou na manhã desta segunda-feira (16), do programa Além da Notícia, da Rádio Jornal, falando sobre a sua iniciativa de analisar todos os projetos pendentes na Comissão até o recesso parlamentar, que começa no dia 20 de junho.

Cerca de 60 projetos estão sob análise da Comissão, que deverá dar parecer favorável para votação ou devolver as matérias para os autores, para que sejam modificados. De acordo com Marcelo, o processo de análise teve um período de lentidão por outras atribuições dos vereadores. “Os membros da Comissão de Leis são os mesmos da Comissão de Ética, e devido a todos os problemas que aconteceram em Caruaru, ficamos impedidos de realizar as reuniões e verificar os projetos. E agora, no final desse semestre, vamos limpar a pauta, saber o que é favorável e o que não é, e dar seguimento. Também ficaram retidos projetos de leis de vereadores que estavam afastados e que, pela legislação da Casa, têm que ficar suspensos. Agora seguirão o curso normal”, informou o presidente da Comissão de Legislação. 

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara aprova mais iluminação para a Praça do Rosário

por Victor Vargas — publicado 16/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
O vereador Heleno do Inocoop (PTRB) teve mais um importante requerimento aprovado...

O vereador Heleno do Inocoop (PTRB) teve mais um importante requerimento aprovado. Na última reunião da Câmara Municipal de Caruaru, ocorrida no dia 10, os parlamentares aprovaram o Requerimento de n° 1156/2014 solicitando melhoramento da iluminação e estrutura da Praça Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nossa Senhora das Dores.

Em seu discurso, o vereador salientou que a praça está com uma iluminação deficiente, necessitando de melhorias urgentes em prol da segurança da população. “A melhoria da iluminação pública da praça irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para os que usam aquela área de lazer”, destacou Heleno.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Oposição comemora vitória de Eduardo Cantarelli

por Victor Vargas — publicado 17/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h44
Os vereadores oposicionistas conquistaram mais uma vitória durante votação realizada...

Os vereadores oposicionistas conquistaram mais uma vitória durante votação realizada na Câmara Municipal de Caruaru, na noite da última segunda-feira (16). Desta vez, os parlamentares votaram para eleger o legislador que iria ocupar a 4ª Secretaria da Casa, recém-criada. O vencedor foi Eduardo Cantarelli (SDD), que obteve 13 dos 18 votos.

Nos bastidores comentava-se que a base governista esperava eleger Edmilson do Salgado (PCdoB) para o cargo. O parlamentar chegou a conversar com os demais legisladores, inclusive com os oposicionistas, mas eles não recuaram, e reforçaram o desejo de ter um representante na Comissão Executiva da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Edmilson contabilizou quatro votos.

Heleno do Inocoop recebeu um voto. Os outros cinco vereadores – atualmente são 23 – não compareceram à sessão, e justificaram a ausência.

A vitória foi bastante comemorada. Após a divulgação do resultado, Jajá (sem partido) destacou: “Isso demonstra a força que a oposição tem na Câmara Municipal, e o prestígio do nosso trabalho, inclusive entre os vereadores da base governista, que votaram a favor de Eduardo”, afirmou.

AI/vereador Jajá
Fotos: Diogenes Barbosa

Semana de combate à diabetes será vivenciada em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 18/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Demóstenes Veras (PROS) teve aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal...

O vereador Demóstenes Veras (PROS) teve aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última segunda-feira (16), o projeto de lei que inclui, no calendário oficial da cidade, a semana de conscientização, prevenção e controle da diabetes.

O objetivo do projeto é realizar, sempre no mês de novembro, a semana de conscientização, em um período onde conste o dia 14, no qual é comemorado todos os anos, pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Diabetes. ” Esta é uma forma tanto de conscientizar, como também de combater a doença, já que a informação prevalecerá no conhecimento das pessoas”, frisou Demóstenes.

Na semana de combate, o município promoverá a campanha nas escolas, repartições públicas e comunidades, divulgando os cuidados exigidos ao portador de diabetes, bem como informações sobre a doença, os testes e exames indicados, como também os tratamentos adequados para os casos.

AI/vereador Demóstenes Veras

Programa de incentivo à doação de sangue entre jovens será criado em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 18/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Demóstenes Veras (PROS) teve aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal...

O vereador Demóstenes Veras (PROS) teve aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última segunda-feira (16), o projeto de lei que institui o programa de incentivo à doação de sangue na rede municipal de ensino, aos jovens entre 16 e 17 anos.

De acordo com o projeto, será instituído, no calendário do município de Caruaru, o dia do incentivo à doação de sangue entre os jovens, a ser realizado em 10 de agosto de cada ano. “O nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas, principalmente os jovens desta faixa etária, se conscientizem sobre a importância em ser um doador de sangue; com isso aumentará cada vez mais a possibilidade de salvar vidas”, frisou Demóstenes.

Para a doação ser realizada é necessário que cada jovem apresente consentimento por seu responsável legal.

O programa de incentivo será feito através de palestras e campanhas educativas.

AI/vereador Demóstenes Veras

Audiência aborda taxa de esgoto cobrada pela Compesa

por Victor Vargas — publicado 18/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na manhã desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Caruaru, foi realizada...

Na manhã desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Caruaru, foi realizada uma Audiência Pública sobre a taxa de esgoto cobrada pela Compesa. O debate foi convocado pelo primeiro secretário da Câmara, vereador Gilberto de Dora (PSB), e teve a mesa composta pelo presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), por representantes da Compesa e da OAB, o presidente e vice da ONG Terra Verde, Marcelo Rodrigues e Marcilio Cumaru, além do biólogo Alexandre Henrique.

Na audiência também foram discutidos temas como a poluição causada pela falta de tratamento do Rio Ipojuca, saúde pública e faturamento da Compesa com relação ao serviço oferecido. “As pessoas estão pagando por um serviço que não é oferecido e, quando é oferecido, é feito de forma precária. A Compesa fatura mais de 11 milhões por ano e essa cobrança precisa ter uma reversão” destacou o presidente da ONG Terra Verde, Marcelo Rodrigues.

Para o vereador Gilberto de Dora, a audiência teve um balanço positivo e favorável. “Foi um debate acirrado, onde o diretor da Compesa fez suas explicações, entre elas o TAC, coisas que na verdade a gente ainda não aceita como uma resposta final – acho que esse debate tem que continuar, temos que acelerar a discussão e dar às pessoas a oportunidade de vez e voz” ressaltou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Dia Municipal da Ordem DeMolay será comemorado em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 19/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Demóstenes Veras (PROS), teve aprovado na reunião ordinária, da Câmara...

 

O vereador Demóstenes Veras (PROS), teve aprovado na reunião ordinária, da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última segunda-feira (16), o projeto de lei, que cria no município de Caruaru o Dia Municipal da Ordem DeMolay.

De acordo com o projeto, a data de comemoração para este dia será em 24 de março. “A criação deste projeto tem o objetivo de comemorar – como também lembrar – a importância do DeMolay na cidade, além de se tornar público o conhecimento sobre a cultura e costumes desta sociedade”, afirmou Demóstenes.

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta, de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo -templária, fundada nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçon Frank Sherman Land. É patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que, na maioria dos casos, cede espaço para as reuniões dos capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314, junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney, por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos, etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo, e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois, em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.

AI/vereador Demóstenes Veras

Marcelo Gomes questiona serviços de coleta da Compesa

por Victor Vargas — publicado 19/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na última quarta-feira (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB) participou da audiência pública...

Na última quarta-feira (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB) participou da audiência pública, realizada pela Câmara Municipal de Caruaru, sobre a taxa de esgoto cobrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. A audiência teve a participação de ONGs, vereadores e o público em geral.

Na reunião, representantes da ONG Terra Verde informaram que a Compesa não realiza o serviço a contento, coletando apenas 40% dos dejetos das residências e eliminando o restante no Rio Ipojuca. Na defesa da companhia, o gerente João Rafael informou que foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para melhorias na limpeza de esgoto das casas que ficam às margens do Ipojuca.

Já o vereador Marcelo Gomes questionou quando a empresa será responsável por 100% da coleta do esgotamento. “Nós temos que lutar para que realmente haja um tratamento de esgoto em Caruaru. Também é necessário que se diga que os poderes públicos também têm contribuído para a poluição do rio. Além do mais, qual é o programa da Compesa e o tempo que será necessário para coletar 100% dos esgotos do município?”, questionou.

O representante da Compesa informou que o projeto de modernização da empresa, em Caruaru, começa em agosto deste ano e deverá ficar pronto em 2019. Mas que o processo será gradual.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Marcelo Gomes pede posto dos Correios no Gonçalves Ferreira

por Victor Vargas — publicado 20/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Durante a reunião da Câmara Municipal de Caruaru, da última quarta-feira (18), o vereador...

Durante a reunião da Câmara Municipal de Caruaru, da última quarta-feira (18), o vereador Marcelo Gomes (PSB), fez uma indicação ao Ministério das Comunicações e aos Correios para a instalação de um posto comunitário do serviço de correspondência no distrito de Gonçalves Ferreira, zona rural do município.

A indicação é para ajudar a população da localidade, que não recebe as correspondências em suas residências, sendo necessário ir ao centro de Caruaru buscar as postagens, realizando um trabalho que cabe aos Correios e perdendo tempo, ressalta o vereador. “Os moradores do Gonçalves Ferreira não têm acesso fácil às suas correspondências. Esse serviço deve ser universal e prático, para melhorar a vida das pessoas. A população daquele distrito tem direito ao serviço dos Correios e esta é a forma que encontramos para ajudar a população, mesmo sendo uma medida paliativa e que deve ser provisória”, frisou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Sivaldo Oliveira solicita isenção de ISS para artistas

por Victor Vargas — publicado 20/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Através de requerimento, o vereador Sivaldo Oliveira (PP) propôs que artistas...

Através de requerimento, o vereador Sivaldo Oliveira (PP) propôs que artistas no exercício de suas funções sejam isentados do Imposto Sobre Serviços – ISS. A ideia é que a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria de Negócios da Fazenda, em parceria, elaborem o Projeto de Lei que viabilize a propositura.

“Caruaru é um celeiro artístico. É preciso olhar para esses artistas que tanto lutam para viver da arte e para divulgar Caruaru e as tradições desta terra para o País inteiro. Queremos que toda a classe batalhadora seja beneficiada e que isso se estenda a espetáculos teatrais, shows, concertos de música, recitais, espetáculos circenses e carnavalescos, entre outros”, pontuou Sivaldo Oliveira.

Laurisvânia Marques/AI vereador Sivaldo Oliveira

Edmilson do Salgado prestigia estreia da Festa do Bolo de Rolo Gigante no São João de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 21/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Com apoio do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), os moradores da Rua Barão...

Com apoio do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), os moradores da Rua Barão de Caruaru, no Salgado, decidiram participar ativamente do São João 2014, preparando a iguaria que já chamam de maior do mundo. A festa, organizada por Adalberto Carvalho, será neste sábado, 21, a partir das 21h, animada por Rubinho Show. Mais cedo, às 15h, estão previstas muitas brincadeiras para as crianças e distribuição de balas.

José Ferreira de Melo (Chupeta do Pastoril) e Ivete de Zé de Inês, ex-integrante de famoso e tradicional pastoril da cidade, serão os homenageados do evento.

O vereador, que também apoiou outras festas do círculo junino da Capital do Forró – como a Dobradinha Gigante, ocorrida na quinta (19), na Rua Francisco Amorim de Souza, no Indianópolis, e o Pão Doce Gigante, que aconteceu na sexta (20) na Rua Capitão Nilo Ferreira da Costa, no Salgado, deverá prestigiar o evento.

Os ingredientes usados no preparo do Bolo de Rolo Gigante impressionam pela quantidade: são 600 ovos, 50 Kg de farinha de trigo, 60 Kg de açúcar e 40 Kg de goiabada para o recheio.

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado

Vereadores prestigiam Forró da Macambira

por Victor Vargas — publicado 21/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), além dos vereadores...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), além dos vereadores Zé Ailton (PDT), Gilberto de Dora (PSB), Rozael do Divinópolis (PROS), Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Lula Tôrres (PR), dentre outros, esteve presente nesta sexta-feira (20) na tradicional festa de São João promovida pelo governador João Lyra Neto (PSB), em sua fazenda, a Macambira, situada no povoado de Terra Vermelha, zona rural de Caruaru.

A festa, animada por Novinho da Paraíba, Israel Filho, Didi de Caruaru, Jucélio Vilela, trios de forró pé-de-serra e grupos de dança regional, reuniu as principais lideranças políticas do Estado, como o ex-governador e atual deputado federal Mendonça Filho (DEM), o ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), a deputada estadual Raquel Lyra (do PSB, filha do anfitrião), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), além dos candidatos da Frente Popular: o ex-governador Eduardo Campos (a presidente), o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (a senador), Paulo Câmara (a governador) e seu vice, o deputado federal Raul Henry (do PMDB).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Caruaru sedia Congresso Estadual de União de Vereadores de Pernambuco

por Victor Vargas — publicado 21/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Caruaru sediará, nos próximos dias 26, 27 e 28 deste mês, no auditório do Teatro Difusora...

Caruaru sediará, nos próximos dias 26, 27 e 28 deste mês, no auditório do Teatro Difusora, o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e de Prefeituras Municipais de Pernambuco. O evento é promovido pela União de Vereadores de Pernambuco – UVP e terá plenárias sobre diversos temas, como “O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social”; “Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural”; “Papel Fiscalizador do Vereador na Aplicação de Verbas Públicas”; e “Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal (Emendas – Discussões – Audiências Públicas – Transparência)”. 

Entre os palestrantes, as deputadas estaduais Raquel Lyra e Laura Gomes, o deputado estadual Tony Gel, o conselheiro Ranilson Ramos (do TCE), a vereadora Narah Leandro, presidente da UVP Mulher, e o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, dentre outros.

“O Congresso tem como um dos seus objetivos o fortalecimento dos legisladores que, na qualidade de representantes dos cidadãos, precisam estar aptos para melhor contribuírem com a sociedade que os escolheu”, afirmou o presidente da UVP, o vereador Biu Farias. “Para mim, será uma honra recepcionar os participantes deste importante congresso que trará, para a nossa cidade, debates de alto nível e de relevância para toda a sociedade e para o exercício pleno da democracia”, frisou o vereador Leonardo Chaves, presidente da Câmara Municipal de Caruaru, que dará as boas vindas aos participantes do evento na solenidade de abertura do congresso, na sexta-feira (27), às 9h30.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26/06- QUINTA-FEIRA

15h30: Início das inscrições e entrega de material

17h00 – Reunião Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Coordenadorias – UVP

 

DIA 27/06 – SEXTA – FEIRA

09h30min – SOLENIDADE DE ABERTURA

Vereador Severino Farias – Presidente da UVP

Vereador Leonardo Chaves – Presidente da Câmara Municipal de Caruaru

Dr. José Queiroz – Prefeito do Município de Caruaru

 

PLENÁRIAS:

10h30 min – O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social

Raquel Lyra – Deputada Estadual (O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social)

Laura Gomes – Deputada Estadual (O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social)

Narah Leandro – Vereadora, Presidenta da UVP Mulher (O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social)

 

11h15min – Debates

12h00 – Intervalo para almoço

 

PLENÁRIAS:

14h30min – Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural

Dr. Murilo Cavalcanti – Secretário de Segurança Urbana do Recife (Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural)

Tony Gel – Deputado Estadual (Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural)

15h15min – Debates

 

15h45min – Papel Fiscalizador do Vereador na Aplicação de Verbas Públicas

Dr. Ranilson Ramos – Conselheiro Tribunal de Contas do Estado – PE (Papel Fiscalizador do Vereador na Aplicação de Verbas Públicas

 

Parceria TCE – MP – CGU

16h15min – Debates

17h00 – Encerramento

 

DIA 28/06 – SÁBADO

PLENÁRIA:

10h00 – Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal (Emendas – Discussões – Audiências Públicas – Transparência)

Dr. Ronaldo Melo – Advogado (Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal)

Dr. Bernardo Barbosa – Advogado (Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal)

10h45min – Debates

11h30min – Encerramento

12h00 – Sorteios de prêmios entre os participantes inscritos

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
               
UVP – (81) 3228.6465

Guanabara Comunicação/AscomCâmara, com informações da AI/UVP

Câmara apresenta números legislativos

por Victor Vargas — publicado 25/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru contabilizou os números relativos às ações dos...

A Câmara Municipal de Caruaru contabilizou os números relativos às ações dos 33 parlamentares (incluindo os 10 suplentes que assumiram em função de determinação judicial) nesta 2ª sessão legislativa ordinária, da 16ª legislatura – período compreendido entre 04 de fevereiro e 20 de junho.

Foram realizadas 42 reuniões públicas, sendo 34 ordinárias, 5 extraordinárias convocadas pelos vereadores e 3 extraordinárias convocadas pelo Poder Executivo.

Foram apresentados, debatidos e votados 63 projetos de lei, um projeto de lei complementar, 3 projetos de resolução, 18 projetos de decreto legislativo, 1.208 requerimentos e 88 indicações.

Atualmente em recesso parlamentar, com as reuniões plenárias suspensas (mas com o expediente normal), a Câmara retoma os trabalhos legislativos no dia 02 de agosto, quando se iniciará a 3ª sessão legislativa ordinária desta 16ª legislatura.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador comemora sucesso do Maior Bolo de Macaxeira

por Victor Vargas — publicado 28/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Um grande público compareceu, na noite da última sexta-feira (27), no Largo do Convento...

Um grande público compareceu, na noite da última sexta-feira (27), no Largo do Convento, em Caruaru, à 8ª edição do Maior Bolo de Macaxeira do Mundo. Promovido pela Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis, em parceria com a iniciativa privada, o evento serviu, neste ano, 380 quilos da iguaria, bem como ainda contou com a apresentação da quadrilha junina do Projeto Saúde e com o show do cantor Décio Luiz.

Também presentes na festa, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves, e o prefeito José Queiroz não pouparam elogios ao presidente da Associação dos Moradores do Bairro Divinópolis, vereador Rozael do Divinópolis. “Você (Rozael) e sua esposa Marileide estão mais uma vez de parabéns. O evento está bastante organizado, seguro, o que é ideal para as famílias caruaruenses”, destacou Leonardo.

“O Maior Bolo de Macaxeira do Mundo é mais um belo exemplo de que o São João de Caruaru não se concentra apenas no Parque de Eventos e no Alto do Moura. Obrigado, vereador Rozael, por proporcionar uma festa tão grandiosa”, complementou Queiroz. Representando a primeira-dama Carminha Queiroz e o deputado federal Wolney Queiroz, o prefeito de Caruaru também recebeu, na ocasião, placas de homenagens.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Leonardo abre Congresso da UVP em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 29/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o anfitrião...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o anfitrião do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, entre os dias 26 e 28 deste mês, no Teatro Difusora. Na solenidade de abertura, Leonardo Chaves deu as boas vindas aos participantes do evento. Ao seu lado, na mesa dirigente dos trabalhos, o presidente da UVP, Biu Farias (do PSB, vereador por Surubim), além do deputado Zé Maurício (PP), diretor jurídico da Associação Brasileira de Câmaras Municipais -Abracam, e de Osório Chalegre, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – CaruaruPrev, representando o prefeito José Queiroz.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru contou um pouco de sua história de quase 50 anos de serviços públicos prestados – 37 deles no exercício da vereança, sendo 10 vezes eleito presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Ele destacou ainda a importância da UVP para Pernambuco e o papel do vereador: “Estamos aqui para trazer um planejamento e debater a questão da melhoria; vereador tem que estar ao lado do povo, trabalhar em prol das melhorias”.

Durante o congresso foram promovidas plenárias sobre diversos temas, como “O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social”; “Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural”; “Papel Fiscalizador do Vereador na Aplicação de Verbas Públicas”; e “Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal (Emendas – Discussões – Audiências Públicas – Transparência)”. Entre os palestrantes, as deputadas estaduais Raquel Lyra e Laura Gomes, o deputado estadual Tony Gel, o conselheiro Ranilson Ramos (do TCE), a vereadora Narah Leandro, presidente da UVP Mulher, e o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, dentre outros.

Também estiveram presentes no congresso os candidatos a governador – Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) – e a senador – o deputado federal João Paulo (PT) e o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB). Os dois candidatos ao Palácio do Campo das Princesas ressaltaram, em seus discursos, além das propostas para o Estado, a importância do vereador como representante mais próximo do povo.

Da Câmara Municipal de Caruaru participaram ainda os vereadores Gilberto de Dora (PSB), 1º secretário da Casa, Romildo Oscar (PTN), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Sivaldo Oliveira (PP), Zé Ailton (PDT), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB), Louro do Juá (SDD) e Jadiel Nascimento (PROS).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara homenageia criador da Festa do Munguzá Gigante

por Victor Vargas — publicado 30/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru fez a entrega, no último domingo (29), da Medalha...

A Câmara Municipal de Caruaru fez a entrega, no último domingo (29), da Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins ao criador da Festa do Munguzá Gigante, Alexandre “Faísca” Santos. A concessão da medalha, feita a quem, reconhecidamente, prestou relevantes serviços na área da cultura, foi uma propositura do vereador Gilberto de Dora, do PSB, 1º secretário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, em homenagem aos 15 anos da festa realizada sempre no Dia de São Pedro, na Praça 14 de Julho, no centro da cidade.

Extraordinariamente, a medalha foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), durante o evento, animado pelo cantor Israel Filho, e prestigiado também pelo deputado estadual Tony Gel e a esposa, a ex-deputada Miriam Lacerda, ambos do PMDB.

Para o vereador Gilberto de Dora, a grandiosidade das festas de ruas é de extrema importância para a preservação da cultura popular. “Devemos prestar homenagens aos criadores dessas festas – Alexandre é um exemplo para a nossa cultura, pois, além de fundador, já mantém essa festa junina há 15 anos” ressaltou o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo prestigia festas juninas da Capital do Forró

por Victor Vargas — publicado 30/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Depois de fazer a entrega, no último domingo (29) – Dia de São Pedro – da Medalha...

Depois de fazer a entrega, no último domingo (29) – Dia de São Pedro – da Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins ao criador da Festa do Munguzá Gigante, Alexandre “Faísca” Santos, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), participou ainda da Festa do Maior Quarenta do Mundo, realizada na Rua Feira de Santana, no Bairro Santa Rosa. A festa teve início às 16h e atraiu várias pessoas que estavam se despedindo do São João.

Bacamarteiros – Do Maior Quarenta do Mundo, o presidente do Poder Legislativo seguiu para a Vila Peladas, no 1º Distrito (zona rural de Caruaru), para acompanhar a Festa dos Bacamarteiros, na sede do batalhão. O evento é realizado todo mês de junho, em comemoração aos festejos juninos da cidade. “Me senti honrado em participar desta festa, que já é tradição na Vila e que, a cada dia, aumenta mais. Aqui me sinto em casa”, disse o presidente, que há anos apóia a realização dessa e de outras festas populares da Capital do Forró.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo Chaves no Cultura Entrevista

por Victor Vargas — publicado 02/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado do Programa...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado do Programa “Cultura Entrevista” na tarde desta terça-feira (02) na Rádio Cultura do Nordeste. Apresentado pelo jornalista Hélio Júnior, o programa contou com as participações de ouvintes pelo telefone, WhatsApp (aplicativo de mensagens por SMS) e Internet. Durante o programa o presidente respondeu, dentre outras, questões ligadas às reformas e readequações de espaço na Casa do Povo, Operação Ponto Final, balanço das atividades legislativas do último período, recesso parlamentar e curiosidades dos ouvintes sobre a sua trajetória política. “Já era dentista, estava em Santa Catarina participando do Projeto Rondon – quando recebi o convite do então prefeito João Lyra Filho para ser – primeiro, seu secretário de Finanças e, depois, seu candidato a vereador em 1976. Faria tudo de novo. Já se passaram 50 anos de devoção ao serviço público – como servidor da Câmara e vereador”, destacou o presidente Leonardo quando questionado por um ouvinte se faria a mesma trajetória de vida se pudesse retornar no tempo.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Liberato quer aulas de hipismo para alunos de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 07/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Ricardo Liberato (PSC) está incentivando o projeto que pretende trazer...

O vereador Ricardo Liberato (PSC) está incentivando o projeto que pretende trazer aulas de hipismo para os alunos da rede municipal de Caruaru. Na tarde da última quinta-feira (03), ele participou de uma reunião na Secretaria de Educação para tratar sobre o assunto.

Além das idealizadoras do projeto, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Educação, Antônio Fernando, entre outros responsáveis pela pasta. “Conversamos sobre detalhes. O projeto ainda está na fase de desenvolvimento. Precisamos acertar, por exemplo, o local de treinamento, a quantidade de cavalos, entre outros pontos”, disse Liberato.

A idealizadora, Letícia Monteiro, disse que o projeto já funciona efetivamente em uma escola de Maceió (AL) e que está dando certo. “O hipismo é uma modalidade que não desenvolve apenas a parte esportiva, mas também o lado humano porque as crianças aprendem a respeitar o animal e esse respeito é refletido nas ações com o mundo”, refletiu.

Mais reuniões serão realizadas para chegar a uma conclusão. Liberato espera otimista. “É um projeto brilhante e inovador. Precisamos ‘amarrar’ todos os pontos e encaminhar ao prefeito José Queiroz que já está no aguardo”, finalizou.

AI/vereador Ricardo Liberato

Vereador Edmilson presta contas à população

por Victor Vargas — publicado 07/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Neste 1º semestre de 2014, o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) aproveitou para...

Neste 1º semestre de 2014, o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) aproveitou para, entre outras ações, reiterar requerimentos e indicações enviados ao Poder Executivo e ao Governo do Estado, na legislatura passada, e que ainda não puderam ser atendidos. Cerca de 80 documentos foram encaminhados e posteriormente aprovados pela Câmara contendo inúmeras solicitações.

As principais demandas foram direcionadas à Secretaria de Infraestrutura de Caruaru, pedindo melhorias para comunidades rurais e diversos bairros do município, com destaque para o Salgado, São João da Escócia e Cidade Jardim. Obras como saneamento, calçamento, construção de equipamentos públicos (postos de saúde, creches e parques) bem como outras melhorias nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Ordenamento no trânsito, estão entre as sugestões mais frequentes.

O vereador também comemora pleitos importantes atendidos neste 1º semestre, pela prefeitura, como por exemplo, calçamento das ruas João Cardoso Vasconcelos, José Cardoso Vasconcelos, Orlando Silva, Gênova, Roberto Simonsen e Paulo José de Morais, no São João da Escócia.

No mesmo bairro foram beneficiadas com obras de saneamento (conserto) as ruas Turquia, Travessa Jardel Filho e 2ª Travessa Verona. A Rua Dallas recebeu melhorias no calçamento e na rede de saneamento. No Salgado, a 3ª Travessa Amilson Afonso, também foi pavimentada.

Edmilson acredita que, até dezembro de 2014, diversas outras solicitações sejam atendidas. “Com estas providências, citadas acima, mais de mil famílias, tiveram a oportunidade de valorizar seus imóveis e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida. Eu vou continuar lutando para que muitas outras possam ter o mesmo direito” prometeu o parlamentar.

Risoní Santos Freitas/AI vereador Edmilson do Salgado

Marcelo Gomes solicita ampliação da Tarifa Social em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 09/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Uma solicitação do vereador Marcelo Gomes (PSB) é a ampliação da Tarifa Social aplicada...

Uma solicitação do vereador Marcelo Gomes (PSB) é a ampliação da Tarifa Social aplicada aos transportes urbanos. A proposta do socialista é que os moradores da zona rural do município tenham o benefício.

A Tarifa foi implantada em Caruaru no dia 06 de fevereiro de 2011 entretanto é aplicada apenas na zona urbana, nos domingos e feriados nacionais. “Essa questão foi debatida na Conferência de Trânsito de Transporte, onde fui indagado sobre essa expansão. No mesmo momento, me prontifiquei a tentar solucionar e encontrar meios para aplicabilidade dessa tarifa”, ressaltou Marcelo.

Sendo a Tarifa Social universal, qualquer pessoa pode desfrutar desse beneficio. “Através deste requerimento, estaremos sensibilizando o prefeito José Queiroz, a Destra e as diversas secretarias para que viabilizem a expansão dessa tarifa ou encontrem uma solução que permita um valor diferenciado aos usuários do transporte na zona rural”, afirmou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Vereadores participam de audiência sobre gestão de iluminação pública

por Victor Vargas — publicado 09/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), e os vereadores José Ailton (PDT)...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), e os vereadores José Ailton (PDT) e Heleno do Inocoop (PRTB) participaram, na manhã desta terça-feira (08), de uma audiência pública promovida pela prefeitura na sala de monitoramento do Centro Administrativo, localizado na Av. Rio Branco, no Centro de Caruaru.

A audiência foi realizada pela Secretaria Municipal de Gestão e Serviços Públicos. O secretário Paulo Cassundé falou sobre a proposta de Parceria Público-Privada para tornar a gestão da energia pública mais eficiente no município.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Gabinete Digital/PMC

Projeto deve reforçar segurança e fluidez do trânsito no Rendeiras

por Victor Vargas — publicado 10/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Atendendo a uma solicitação dos moradores do Bairro Rendeiras, o vereador Ricardo Liberato...

Atendendo a uma solicitação dos moradores do Bairro Rendeiras, o vereador Ricardo Liberato (PSC) se reuniu com a Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Destra) para debater melhorias na fluidez do trânsito e segurança. Junto com o diretor de Trânsito e Transporte, Alex Monteiro, o parlamentar fez uma vistoria nas ruas do local. Foram repassados para Liberato os principais problemas no setor. “Os moradores de vias, como Edgar Feitosa, 14 e Major João Coelho, reclamam dos constantes assaltos e de que falta ordem no trânsito. Foi a partir daí que eu decidi intervir na situação e buscar ajuda”, disse o vereador.

Na condição de representante do povo, o vereador indagou ao diretor, que disse já ter um projeto para o local. “Já temos um esquema para tentar resolver o problema da comunidade. Para a fluidez do trânsito, a ação inclui a implementação de sinalizações e novos semáforos. Já para a segurança, haverá o reforço das patrulhas da Guarda Municipal em conjunto com a patrulha da Polícia Militar”, disse Alex Monteiro.

AI/vereador Ricardo Liberato

Marcelo Gomes comemora unidade de saúde do Cipó

por Victor Vargas — publicado 11/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou o início do funcionamento da unidade...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou o início do funcionamento da unidade de saúde do Sítio Cipó, uma luta antiga do parlamentar que solicitou à prefeitura o término da construção desta unidade em fevereiro de 2013 e conseguiu, junto com a população da localidade, aprovar a obra pelo Orçamento Participativo.

Entre os serviços disponíveis na unidade de saúde estão assistência odontológica, assistência médica, exames laboratoriais, a clericultura – controle de crescimento e desenvolvimento da criança, planejamento familiar, teste de gravidez, exames preventivos do colo de útero e de mama, com todo apoio à saúde da família.

“Essa é uma solicitação antiga da comunidade e, felizmente, conseguimos aprová-la no Orçamento Participativo. A população já pode comemorar esta unidade de saúde, que vai beneficiar as pessoas que moram na região”, comemorou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Lula Tôrres comemora semestre de bastante trabalho na Câmara

por Victor Vargas — publicado 14/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Lula Tôrres (PR) fez um balanço do seu trabalho no primeiro semestre deste...

O vereador Lula Tôrres (PR) fez um balanço do seu trabalho no primeiro semestre deste ano junto à Câmara de Vereadores. Mais de 60 requerimentos, 5 indicações e 6 projetos de lei foram aprovados. Um dos destaques dos requerimentos aprovados é a implantação de exames oftalmológicos nas escolas em Caruaru. “A realização de exames oftalmológicos nas escolas municipais irá identificar as necessidades visuais dos alunos e, se necessário, o fornecimento do óculos de grau, contribuindo com o desenvolvimento escolar.” destaca Lula Tôrres.

Outras demandas, como a colocação de asfalto na estrada que liga a BR-232 aos sítios Alecrim e Vila Peladas e a construção de um binário na Avenida Leão Dourado, no Bairro Caiucá, também estiveram na pauta do vereador.

O trabalho não para – Apesar do recesso da Câmara, iniciado em 20 de junho, o vereador Lula Tôrres continua atendendo a população no Gabinete Popular, no Bairro São Francisco. Saiba mais no site do vereador

Leonardo Santos/Ascom Vereador Lula Tôrres

Presidente do Poder Legislativo conhece projeto da Compesa

por Victor VARGAS — publicado 14/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi convidado...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi convidado para conhecer, na próxima quinta-feira (17), o projeto “Por dentro da Compesa”. O projeto tem por objetivo mostrar aos usuários como funcionam os processos de trabalho interno da Estatal na realização dos seus serviços, destacando para a população a importância do trabalho executado pela companhia.

O projeto “Por dentro da Compesa” é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco e a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. A visita está marcada para as 8h30, na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Salgado.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede espaço de lazer na Agamenon Magalhães

por Victor Vargas — publicado 15/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Marcelo Gomes (PSB), sempre preocupado com a mobilidade e o bem estar...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), sempre preocupado com a mobilidade e o bem estar da população, solicitou a interdição e disponibilidade de um dos lados da Avenida Agamenon Magalhães para a prática de atividades física e lazer nos dias de domingo,  das 6h às 13h.

“Temos que trabalhar sempre pelo bem estar da população e buscar melhor qualidade de vida para os caruaruenses, e a prática de atividades físicas – cooper, caminhada, ciclismo, dentre outros – é um prerrogativa importante. É sabido por todos que a Avenida Agamenon Magalhães é um local amplamente utilizado por um grande público desportista e que precisa estar adequada para atender às necessidades do povo”, finalizou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Readequações na Câmara Municipal de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 16/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru está passando, desde o início de junho, por um processo...

A Câmara Municipal de Caruaru está passando, desde o início de junho, por um processo de readequação dos espaços físicos e instalação de equipamentos que visam à preservação da memória do Poder Legislativo. “A readequação em andamento objetiva uma melhor utilização dos espaços, estamos instalando móveis e equipamentos no arquivo, plenário, salas de imprensa e comissões, salão nobre, auditório e área externa”, comentou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Arquivo

O primeiro espaço a ser contemplado na readequação da Câmara Municipal foi o arquivo – que hoje funciona nos fundos da Câmara, na Rua São Sebastião. “O espaço está sendo contemplado com um arquivo deslizante e quatro computadores que, além de preservar a memória da Casa, vão facilitar a consulta dos projetos de lei, leis complementares, indicações, decretos legislativos, resoluções, livros de Ata, resoluções normativas, ofícios expedidos, ofícios recebidos e requerimentos, além do acesso a pesquisas de outros documentos”, frisa o arquivista Ledo Antônio dos Santos. O arquivo do Poder Legislativo é composto de documentos originais e será aberto para consultas e pesquisas no horário funcional da Câmara Municipal de Caruaru, entre 07 e 13 horas. As obras de recuperação do arquivo devem ser concluídas até o final de julho.

 Plenário

Com o fechamento da 2ª sessão legislativa ordinária, da 16ª legislatura – período compreendido entre 04 de fevereiro e 20 de junho – e início do recesso, que será estendido até o dia 02 de agosto – de acordo com a Lei Orgânica, as obras de readequação do plenário, incluindo as galerias, foram iniciadas automaticamente e vão transformar o espaço, oferecendo mais conforto e mobilidade para os vereadores e todos que participam das reuniões e audiências públicas. “O plenário, além da recuperação e humanização, vai ganhar quatro novas bancadas – cinco vereadores em cada uma – e mesa dirigente com três vereadores – equipamentos e novos espaços para imprensa”, frisou o presidente Leonardo. As obras do plenário devem estar concluídas no início de agosto, já na volta do recesso.

 Imprensa e Comissões

As salas de Imprensa e das Comissões serão readequadas e vão oferecer todas as condições de trabalho para que os profissionais que cobrem as atividades do Poder Legislativo e os vereadores tenham melhores condições de trabalho. “A Sala de Imprensa vai oferecer conforto e comodidade para que todos participem das reuniões e possam cumprir suas pautas”, destacou o jornalista Victor Vargas, assessor de comunicação do Poder Legislativo. Como os dois espaços serão apenas equipados, a previsão de término dos trabalhos é o final deste mês de julho.

 Acesso e recepção

As obras desses espaços vão contemplar a instalação de equipamentos – dentre outros, de segurança na recepção e recuperação do acesso da Rua XV de Novembro. “Estamos resolvendo problemas seríssimos de infraestrutura e segurança. Muita coisa eu já corrigi. Estamos readequando e recuperando a fachada histórica e possibilitando maior segurança para a Casa e para os vizinhos que já questionavam o vazamento de água para os seus telhados. Também estamos fazendo melhorias na sala dos servidores, na sala de Recursos Humanos, na sala da Contabilidade, na sala das Licitações e na copa”, comentou o presidente.

 Salão Nobre

O Salão Nobre do Poder Legislativo, que leva o nome do atual presidente – em uma deferência especial dos seus pares na legislatura de 1998 – será recuperado e disponibilizado para eventos que necessitem de um auditório confortável e equipado com o básico para palestras, seminários, simpósios e reuniões da Câmara Municipal.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Semáforos em sinal de alerta no São Francisco só a partir das 22h

por Victor Vargas — publicado 18/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Um requerimento proposto pelo vereador Lula Tôrres (PR) solicitou que a Destra reprogramasse...

Um requerimento proposto pelo vereador Lula Tôrres (PR) solicitou que a Destra reprogramasse os semáforos da Avenida Vera Cruz, Praça São Francisco e nas proximidades do Supermercado Bonanza, para que eles entrassem em sinal de alerta somente a partir das 22h. A população reclamava bastante do alerta que começava por volta das 19h. “Devido às constantes solicitações dos moradores e pedestres, pedi junto à Destra a reprogramação de alguns semáforos do Bairro São Francisco por conta da grande movimentação de veículos e pedestres nas vias públicas”, afirmou o vereador.

Com isso, a população e os moradores do Bairro São Francisco podem ficar mais tranquilos: com o sinal de alerta começando às 22h, a expectativa é que o trânsito fique mais seguro, principalmente nos dias de feira. 

Ascom/vereador Lula Tôrres

Foto: Laís Florêncio/Casanova Comunicação

Zé Ailton destaca colocação de semáforo em cruzamento no Vassoural

por Victor Vargas — publicado 21/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador José Ailton (PDT) ressalta a aprovação do seu último requerimento do semestre...

O vereador José Ailton (PDT) ressalta a aprovação do seu último  requerimento do semestre, que solicita a instalação de um semáforo no cruzamento da Rua do Vassoural com a Maria Luiza, no Bairro do Vassoural.

O parlamentar destacou a grande necessidade de um semáforo no local para evitar acidentes. “O requerimento foi apresentado desde o dia 21 de fevereiro de 2013 e, depois de reiterado, fomos contemplados com a instalação “, destacou o pedetista.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Leonardo Chaves recebe visita da Abrascam

por Victor Vargas — publicado 24/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), recebeu, na manhã desta quarta-feira...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), recebeu, na manhã desta quarta-feira (23) a visita de cortesia do ex-presidente – atual vice – da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – vereador Josinaldo Barbosa (PTB). Durante a visita, o vereador e servidor da Câmara Municipal de Timbaúba destacou as obras de readequações que estão sendo efetuadas na Câmara de Caruaru e convidou os funcionários e vereadores para participarem do XXIX Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais, que será realizado em Niterói/RJ no período de 29 de julho a 01 de agosto.

“Tenho a certeza que a conclusão desta reforma e readequações de espaço coloca a Câmara de Caruaru na vanguarda do legislativo pernambucano”, comentou o vice-presidente da Abrascam. “Como ex-servidor da Câmara e presidente do Poder Legislativo, fico feliz com a lembrança e o apoio da Abrascam”, frisou Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Ponte que liga Petrópolis ao São Francisco ganha luminárias

por victor Vargas — publicado 04/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Ponte Juvêncio Jangadeiro, que liga o Bairro Petrópolis ao Bairro São Francisco, está de cara nova...

A Ponte Juvêncio Jangadeiro, que liga o Bairro Petrópolis ao Bairro São Francisco, está de cara nova. Apelo constante dos moradores, encaminhado por requerimento do vereador Lula Tôrres, do PR, a ponte agora está toda iluminada. Muitos assaltos aconteciam no local, principalmente à noite, por conta da escuridão na área. “Há muito tempo os moradores que transitam por ali esperavam por essa iluminação. Agora vai ficar mais seguro passar pela ponte à noite”, destaca o parlamentar. 

Leonardo Santos/Ascom vereador Lula Tôrres

Leonardo participa de audiência sobre central de tratamento de resíduos

por Victor Vargas — publicado 04/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A convite do diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Paulo...

A convite do diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, Paulo Teixeira de Farias, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves, do PSD, participa nesta quarta-feira (6) de Audiência Pública sobre a Central de Tratamento de Resíduos – CTR Caruaru. Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas, através da CPRH, a audiência terá como foco o tratamento de resíduos sólidos, em específico os chamados “rejeitos,” aqueles que sobram depois de separados os recicláveis.

Caruaru já possui um aterro sanitário em operação, mas sua capacidade, segundo especialistas, já se aproxima do limite, sendo necessária a implementação de outro mecanismo para o correto processamento dos resíduos sólidos produzidos diariamente pela população. A proposta da implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos – CTR em Caruaru, a exemplo do que já foi feito em outros municípios pernambucanos, como Petrolina e Igarassu, seria uma resposta à essa demanda.

Segundo relatório de impacto ambiental – RIMA encomendado pela CPRH, a CTR Caruaru seria implantada na zona rural, em Lajedo do Cedro (4º Distrito), a cerca de 6km do centro de Caruaru. “De forma mais específica, o empreendimento será localizado dentro de uma área de 82,11 hectares, que correspondia à antiga Fazenda Cachoeira da Onça”, diz o relatório. O aterro sanitário de Caruaru, localizado perto do Autódromo Ayrton Senna, possui uma área aproximada de 10 hectares, e já está em operação há mais de 12 anos. Ainda segundo o relatório, o CTR Caruaru teria vida útil estimada entre 30 e 60 anos de operação.

A audiência que vai tratar do assunto é aberta ao público e terá início às 9h30, no auditório do SESC Caruaru, localizado na Rua Limeira Rosal, Bairro Petrópolis.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Zé Ailton irá focar atenção na zona rural

por Victor Vargas — publicado 04/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Zé Ailton (PDT) está bastante empenhado em obras na zona rural. Para este próximo...

O vereador Zé Ailton (PDT) está bastante empenhado em obras na zona rural. Para este próximo semestre legislativo, o parlamentar confirmou que irá reiterar os principais requerimentos ainda não atendidos pela prefeitura, além de projetos e indicações, todos enfocando melhorias na infraestrutura da área rural de Caruaru. “Nossa expectativa é aprovar todos os requerimentos que estão voltados para a zona rural – são muitas dificuldades encontradas pela população que merecem reparo” destacou o parlamentar.

Entre os requerimentos, o vereador destaca a recuperação da estrada da BR- 232 ao Sítio Olho d’Água da Cana, Brejo de Palmeira, a recuperação da estrada da BR-104 ao Baixio de Terra Vermelha, no 1º Distrito. Zé Ailton ressalta ainda o recapeamento asfáltico da Estrada do Murici – parceria com a Prefeitura de Caruaru, que deve estar pronto até o mês de outubro.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara reabre trabalhos legislativos

por Victor Vargas — publicado 04/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru – depois de cumprir o período de recesso parlamentar...

A Câmara Municipal de Caruaru – depois de cumprir o período de recesso parlamentar – compreendido entre os dias 20 de junho e 02 de agosto (última sexta-feira) – de acordo com Lei Orgânica – vai reabrir na noite desta terça-feira (05) as Reuniões Públicas Ordinárias do 2º período da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. “Durante o período de recesso, a Câmara passou por obras de readequações do plenário, galerias, recepção e sala de imprensa. As readequações das Salas de Comissões, Salão Nobre e Arquivo prosseguem e devem estar concluídas em breve”, comentou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD).

As Reuniões Públicas Ordinárias acontecem sempre nas terças e quintas, a partir das 20 horas, e são abertas ao público.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres acompanha terraplanagem em Peladas

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Lula Tôrres (PR) esteve presente no acesso que liga o Alecrim à Vila Peladas...

O vereador Lula Tôrres (PR) esteve presente no acesso que liga o Alecrim à Vila Peladas, zona rural de Caruaru, e observou os serviços de terraplanagem que estão sendo executados pela prefeitura na localidade. Periodicamente, a terraplanagem acontece na estrada para facilitar a passagem de veículos. “Já existe um projeto de recapeamento asfáltico para o local, mas enquanto isso não acontece, a terraplanagem ajuda a deixar o acesso à Vila Peladas melhor de se transitar”, afirmou o parlamentar.

Liberato reforça trabalhos que realizou no recesso

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na volta das reuniões públicas ordinárias da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira (05)...
Na volta das reuniões públicas ordinárias da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira (05), o vereador Ricardo Liberato, do PSC, aproveitou para falar dos trabalhos desenvolvidos pelo seu gabinete durante o recesso parlamentar. “Para mim, a volta das sessões na Câmara é apenas um ato para oficializar um trabalho que eu estava fazendo mesmo em pleno recesso parlamentar”, afirmou, acrescentando que, a partir de agora, vai dar entrada nos requerimentos e indicações das ações que realizou durante o período em que a Casa do Povo não realizou as reuniões públicas– entre os dias 20 de junho e 02 de agosto, obedecendo à Lei Orgânica da Casa. 
Liberato destacou alguma das ações realizadas nesse período: “Eu fui até o Bairro Caiucá para conversar com os taxistas, que pediram estrutura adequada para o local de trabalho. Também conversei com instituições de segurança sobre um projeto que prevê que viaturas sejam equipadas com celulares e que os respectivos números sejam adesivados nos vidros. Como as sessões voltaram a ser realizadas, agora eu posso transcrever esses projetos em forma de requerimento e apresentá-los na tribuna”.
O vereador fez questão de reforçar que essas ações feitas previamente não são nenhum mérito: “É minha obrigação, meu trabalho. Diante disso, minhas expectativas para o segundo período de reuniões parlamentares são bastante positivas, mesmo porque vou prosseguir com o trabalho que já adiantei em prol da sociedade”, finalizou.
AI/vereador Ricardo Liberato

Edjailson destaca requerimentos voltados para infraestrutura

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, tem requerido em suas proposituras...

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, tem requerido em suas proposituras serviços de extrema necessidade, atendendo a apelos da população, como o embelezamento das cabeceiras da Ponte Irmã Jerônima e a construção de rede de abastecimento de água dos bairros Novo Mundo, Moura Brasil e Encanto da Serra.

A atenção do parlamentar também está voltada para a construção do posto de saúde que vai contemplar as comunidades do Salgado e do Alto da Balança, assim como a revitalização do canal do Riacho do Mocó, no Loteamento Afonsinho. “Estou priorizando também as comunidades que precisam de um atendimento médico para as crianças e idosos” destacou ainda o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara realiza 2ª reunião pública depois do recesso

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (07), às 20h, a sua segunda...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (07), às 20h, a sua segunda reunião pública ordinária depois da volta do recesso parlamentar. De acordo com a súmula com a Ordem do Dia estão previstos para serem apresentados e votados 29 requerimentos e uma indicação.

Dos 29 requerimentos, 9 estão sendo reiterados – isto é, reapresentados depois de terem sido aprovados em plenário, porém ainda não executados pela prefeitura. Entre eles, 4 do vereador Rozael do Divinópolis e 5 do vereador Val das Rendeiras. Rozael, do PROS, volta a solicitar a restauração e revitalização da via principal do Distrito Industrial, nas imediações da ponte sobre o Rio Ipojuca, acesso pela BR-232; a implantação de equipamentos na quadra de areia dos bairros Boa Vista I e II; o conserto do calçamento na Rua Domingos Teotônio, no Caiucá, e a colocação de redutores de velocidade na Rua Capitão Dé, no Santa Rosa. Já o vereador Val das Rendeiras, do mesmo partido, reivindica a desobstrução do trânsito na Av. Major João Coelho e a construção de creche, de uma escola municipal e da Praça da Juventude no Bairro das Rendeiras, além da inclusão da disciplina “Música” na grade curricular das escolas municipais de Caruaru.

Entre os demais requerimentos, destaque para os do vereador Jadiel Nascimento (PROS), que beneficiam o populoso bairro do Salgado, com solicitações de reforma e ampliação da Praça Isaac Cursino, de colocação de assentos e cobertura na parada de ônibus da Rua Barão de Caruaru e de instalação de semáforo no cruzamento das ruas Antônio Faustino e Esdras de Farias.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, solicita a criação de um Juizado Escolar e a fiscalização na Avenida Central, Petrópolis, para coibir a criação irregular de animais de grande porte. O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, solicita a revitalização do canteiro central da Rua Capitão Dé, no Santa Rosa, e da Av. Maria de Souza Monteiro Lopes, no José Antônio Liberato, além da construção de sanitários fixos na feira das Rendeiras e de sanitário feminino no cemitério de Pau Santo.

O presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), reivindica reforma na quadra da Escola Municipal Professora Cesarina Moura Vieira Costa, Vila do Rafael, 2º Distrito, e a doação de terreno para construção da Associação dos Moradores da Vila Andorinha.

Os vereadores Eduardo Cantarelli e Joseval (Val) focam seus requerimentos em melhorias na infraestrutura urbana. Cantarelli, do SDD, solicita saneamento e calçamento na Rua Luiz Célio Souza, no Maria Auxiliadora; na Rua Professor Paulo Francisco da Silva, no Maurício de Nassau; na Av. Cruzeiro do Sul, no Loteamento Severino Afonso; na Av. Abolição da América, na Nova Caruaru; e na Rua Fernandes Carlos Leite Machado, no Loteamento Encanto da Serra. Já o vereador Joseval, do DEM, reivindica conserto do calçamento na Rua Jânio Quadros, no Jardim Panorama, e complemento do calçamento na Av. Caruaru, no Maria Auxiliadora, e na Rua Silveira Martins, no Petrópolis.

A única indicação a ser apresentada na reunião desta quinta é de autoria do vereadorLouro do Juá, do SDD, e direcionada ao Governo do Estado. O parlamentar solicita abastecimento de água nas localidades de Pau Santo e Agreste de Pau Santo, no 1º Distrito de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara abre licitação para compra de uma van

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru está abrindo licitação para a compra de um veículo zero quilômetro...

A Câmara Municipal de Caruaru está abrindo licitação para a compra de um veículo zero quilômetro, do tipo Van, ano e modelo a partir de 2014, com capacidade mínima para 20 passageiros, mais o condutor. A licitação será na modalidade pregão presencial (com a presença dos licitantes ou seus representantes legais), conforme o Edital, que deverá ser publicado nos jornais da cidade neste próximo final de semana. A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 19 deste mês, às 9h, na Sala da Comissão de Licitação da Câmara.

Quem se interessar pode obter mais informações na Câmara, de segunda a sexta, das 08 às 13h, pelo  telefone (81) 3701-1850 ramal 259 ou ainda através do e-mail camara.caruaru@uol.com.brA pregoeira é Maria Luiza Avelino.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Presidente do Legislativo convoca população para audiência pública

por Victor Vargas — publicado 07/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), convoca a população...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), convoca a população para a próxima audiência pública, que será realizada no plenário da Casa Legislativa, no dia 13 deste mês, às 10h, a fim de debater, colher informações e buscar apoios institucionais direcionados à implantação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a mulher em Caruaru.

Devem estar presentes na audiência advogados e promotores da região, defensores públicos do município, procuradores, Conselho Municipal das Mulheres e membros do Centro de Referência Municipal da Mulher.

Para o presidente do Poder Legislativo, a violência doméstica é um mal que deve ser combatido por toda a sociedade, para o qual é preciso um atendimento especializado 24h. Segundo Leonardo Chaves, é necessário que a Câmara Municipal de Caruaru realize esse debate o mais breve possível e que se reúnam as autoridades responsáveis pelas políticas de proteção e defesa da mulher caruaruense. “Iremos buscar ações positivas no sentido de transferir os processos nas varas criminais, no qual estejam inseridos crimes contra a mulher, destinando- os à vara especializada” destacou o parlamentar.

Rebecca Moura/Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador Lula Tôrres comemora revitalização do Marco Zero

por Victor VARGAS — publicado 08/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O Marco Zero de Caruaru vai ganhar uma cara nova. A URB – Empresa de Urbanização e Planejamento...

O Marco Zero de Caruaru vai ganhar uma cara nova. A URB – Empresa de Urbanização e Planejamento da Prefeitura Municipal de Caruaru informou que as obras de reparo na Praça Coronel João Guilherme, no Centro, já começaram. A solicitação para a revitalização foi feita pelo vereador Lula Tôrres (PR).

“É importante fazer mais esse resgate histórico em Caruaru. Com a revitalização, poderemos melhorar o aspecto paisagístico de um local onde se iniciou a história da Capital do Agreste”, afirmou Lula.

Durante anos, a Feira de Caruaru aconteceu no Marco Zero. A primeira revitalização do local aconteceu no ano de 1992, quando a praça recebeu o nome do Coronel João Guilherme.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Vereador destaca realização do Festival de Inverno do Alto do Moura

por Victor Vargas — publicado 12/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Neto (PMN) foi um dos organizadores do III Festival de Inverno do Alto do Moura – FIAM, que...

O vereador Neto (PMN) foi um dos organizadores do III Festival de Inverno do Alto do Moura – FIAM, que aconteceu durante o último fim de semana. Foram três dias de festa, …iniciada na sexta-feira (8), com apresentações de artistas como Azulão, Forró do Firma, Flor de Mandacaru. Durante o festival também foram oferecidas oficinas de argila, de bonecos de mamulengo, de fotografia e de teatro. 
Segundo o vereador, o Alto do Moura é um ponto turístico conhecido internacionalmente pela arte do barro e não pode viver o ano inteiro somente de festa junina. 
A festa também teve um momento de homenagem às fundadoras no evento, as irmãs Nicinha e Terezinha do Artesanato.
“Estamos dando a oportunidade de comerciantes e artesãos venderem seus produtos. Quero agradecer também à Polícia Militar, à Secretaria de Saúde e à Vigilância Sanitária pela ótimo trabalho desempenhado durante os dias do festival”, ressaltou o vereador.

 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Fotos: divulgação/assessoria do vereador Neto

Câmara realiza reunião pública nesta terça

por Victor Vargas — publicado 12/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (12), às 20h, a sua 37ª reunião pública...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (12), às 20h, a sua 37ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Em pauta, 30 requerimentos e uma indicação. Entre esses 30 requerimentos, 10 estão sendo reiterados e esperam, após aprovação em plenário, execução por parte da prefeitura.

Dos 10 requerimentos reapresentados, a metade são solicitações de calçamento de ruas no Jardim Boa Vista, feitas pelo vereador Joseval (Val, do DEM). Os outros 5 são de autoria do vereador Val das Rendeiras, do PROS, que solicita, em 4 deles, ações de urbanização em ruas do bairro que ele representa, e a contratação de um médico ginecologista para o PSF das Rendeiras.

Entre os demais requerimentos, destaque para a solicitação de melhoria na estrutura da feira livre das Rendeiras, feita pelo vereador Heleno do Inocoop, do PRTB. Melhoria na infraestrutura urbana é também o foco de 5 requerimentos do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, que reivindica saneamento e calçamento para ruas da Nova Caruaru, do Jardim Panorama, da Vila do Aeroporto e do José Antônio Liberato.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, solicita a instalação de outdoor eletrônico no Morro Bom Jesus; a construção de uma ponte interligando a Nova Caruaru com o Severino Afonso e a instalação de pontos de entrega seletiva de lixo.

O vereador Zé Ailton, do PDT, reivindica o alargamento da Rua Bom Sossego, no Indianópolis, e o vereador Lula Tôrres, do PR, pede uma melhor iluminação na Praça Coronel Porto, no São Francisco.

O vereador Ricardo Liberato, do PSC, defende a implantação de telefone celular nas viaturas da Destra e da Guarda Municipal de Caruaru, além de um projeto de revitalização, com espaço de convivência, no entorno da praça de táxi localizada entre a via local da BR-104 e a Rua Leão Dourado, no Caiucá. Por fim, o vereador Rozael do Divinópolis, do PROS, apresenta voto de pesar pelo falecimento do radialista Dimas Xavier.

A única indicação da noite é de autoria do vereador Ricardo Liberato, que pede ao Governo do Estado a implantação de telefone celular nas viaturas da Polícia Militar de Pernambuco.

A súmula com a Ordem do Dia – que é a lista de todos os requerimentos que vão ser apresentados, debatidos e aprovados ou não – está disponível no portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes fala sobre a importância de políticas públicas para as mulheres

por Victor Vargas — publicado 13/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Marcelo Gomes (PSB), na noite desta terça-feira (12), felicitou os advogados...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), na noite desta terça-feira (12), felicitou os advogados, garçons e estudantes pela passagem do seu dia, comemorado na última segunda-feira (11). O socialista usou a tribuna também  para felicitar o presidenciável Eduardo Campos (PSB), pelo seu aniversário.

De acordo com Marcelo, as propostas do candidato pernambucano transformarão a economia e ajudarão o país a seguir mais longe no desenvolvimento social e cultural, além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para segmentos específicos, como o debate em torno do combate à violência contra a mulher.

O vereador aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de desenvolvimento de mais políticas públicas nessa área e a implantação, em Caruaru, de uma Vara de Justiça especializada em crimes praticados contra a mulher.

“Nesta quarta, teremos mais uma audiência pública para debatermos a importância da instalação de uma vara especializada na violência contra a mulher. Este é um debate importante, que começou há anos. Já realizei, junto com o segmento das mulheres do município, uma audiência sobre o mesmo tema, mas nunca é demais debater o assunto e cobrar os serviços que ainda faltam”, disse o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Aprovado projeto que prevê viaturas equipadas com celulares

por Victor Vargas — publicado 13/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Durante a sessão desta última terça-feira (12), foi aprovado o requerimento que prevê que viaturas...

Durante a sessão desta última terça-feira (12), foi aprovado o requerimento que prevê que viaturas da Destra e Polícia Militar de Caruaru sejam equipadas com celulares para agilizar o socorro. A propositura é do vereador Ricardo Liberato (PSC).

De acordo com o requerimento, os números dos aparelhos telefônicos de cada viatura devem ser adesivados nos vidros para que a população possa anotar.

“Dessa forma, a comunidade terá, basicamente, duas opções para ligar: as centrais telefônicas de segurança e agora os celulares das viaturas. Isso vai agilizar o atendimento. Por exemplo, se alguém do Bairro Rendeiras precisa de socorro, basta ligar para a viatura do respectivo bairro”, explicou o vereador.

O requerimento segue agora para o Executivo municipal. Ao Governo do Estado, a Câmara enviou uma indicação, também de autoria de Liberato, já que a PM fará parte do projeto.

Homenagem à OAB Caruaru – Na mesma sessão, o vereador Ricardo Liberato apresentou requerimento que solicita voto de aplauso e congratulações à Ordem dos Advogados do Brasil, subseccional Caruaru. O documento será enviado ao presidente da instituição, Almério Abílio Silva.

No último dia 11 foi comemorado o Dia do Advogado. Em alusão à data, o parlamentar, reconhecendo o valor do trabalho do advogado, achou por bem prestar uma homenagem.

O requerimento será levado para plenário na sessão desta quinta-feira (14).

AI/vereador Ricardo Liberato

NOTA DE PESAR

por Victor Vargas — publicado 14/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Consternado, o presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves – apresenta votos...

Consternado, o presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves – apresenta votos de profundo pesar – em nome da Câmara Municipal de Caruaru – pelo falecimento de Eduardo Campos – “grande pernambucano, nosso líder, “fiel depositário” de nossa esperança por um Brasil melhor. Lastimamos profundamente o trágico acidente aéreo ocorrido nesta manhã em São Paulo que tirou ainda as vidas de dois tripulantes e quatro assessores diretos de Eduardo Campos – nosso espelho de dignidade política e de pai de família”, comentou, emocionado, durante Audiência Pública que presidia na manhã de hoje na “Casa do Povo”, o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Audiência debate Vara Especializada em violência contra a mulher

por Victor Vargas — publicado 14/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Caruaru, foi realizada a primeira...

Na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Caruaru, foi realizada a primeira Audiência Pública do semestre, que teve como principal objetivo juntar os apoios da sociedade para reivindicar a agilidade na implantação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a mulher em Caruaru, além de fazer parte da programação do Mês do Advogado, promovida pela OAB.

O debate foi convocado pelo presidente da Casa, Leonardo Chaves (PSD), e teve a mesa composta pelo presidente da OAB Caruaru, Almério Abílio, a presidente substituta da Comissão da Mulher, Clélia Mergulhão, e a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Katherine Lages. Estiveram presentes também representantes do Centro de Referência da Mulher em Caruaru e estudantes de Direito das faculdades Asces e Favip.
O presidente Leonardo Chaves fez um balanço positivo da reunião, que serve para repensar as atitudes das políticas públicas do município. O governo deve reforçar a atenção com a essa causa. “É preciso agilidade na implantação da Vara, Caruaru precisa tratar especificamente dos crimes contra a mulher” destacou o presidente.

O presidente da OAB Caruaru, Almério Abílio, reforçou a importância desta vara especializada e não de uma vara comum, pois, irá trazer maior atenção a cada caso especifico. Segundo a secretária Katherine Lages, existem 66 varas especializadas no Brasil e é preciso duplicar esse número: “Precisamos nos fortalecer para a chegada dessa vara em Caruaru. Só ano passado foram registrados 562 casos de violência contra a mulher”, frisou.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

NOTA OFICIAL

por Victor Vargas — publicado 14/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O Brasil está de luto. A morte de EDUARDO CAMPOS deixa uma lacuna impreenchível na política de Pernambuco...

O Brasil está de luto. A morte de EDUARDO CAMPOS deixa uma lacuna impreenchível na política de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.
O país perde um dos maiores políticos emergentes em todos os tempos, um homem de bem, comprometido com a ética e com a justiça social, que lutava com entusiasmo inovador por uma nação mais justa.

A tristeza que toma conta do povo brasileiro, notadamente do povo nordestino, pela perda irreparável, torna-se mais evidente em virtude das circunstâncias em que ocorreu, deixando-nos perplexos.

Como síntese do conceito que faço do querido EDUARDO CAMPOS, uso as palavras de BERTOLD BRECHT: 
“Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam por um ano e são melhores. Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons. Há, porém, os que lutam por toda a vida; estes são imprescindíveis.”

Resta unirmo-nos todos em oração, pedindo a Deus conforto e consolo aos seus familiares, amigos e correligionários.

À família enlutada as nossas profundas condolências.

Caruaru, 14 de agosto de 2014

Leonardo Chaves
Presidente da Câmara Municipal de Caruaru

Presidente da Câmara decreta luto oficial por Eduardo Campos

por Victor Vargas — publicado 14/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), decretou nesta quinta-feira...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), decretou nesta quinta-feira (14), luto oficial por três dias pela morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segue o texto na íntegra:

DECRETO DE LUTO OFICIAL

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições constitucionais, legais e organizacionais, ênfase para o Artigo 23, I, da Lei Orgânica do Município, FAÇO SABER QUE:

Consternada com o trágico falecimento do presidenciável Doutor  EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, o eterno Governador de Pernambuco, o nosso querido e admirado EDUARDO CAMPOS, ocorrido no dia de ontem, 13 de agosto, em absurdo e incompreensivel acidente aéreo, no Estado de São Paulo, a Câmara Municipal de Caruaru, por sua Presidência,

DECRETA:

LUTO OFICIAL POR TRÊS (3) DIAS

 NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

                                         Registre-se, publique-se e cumpra-se.                            

 

Câmara Municipal de Caruaru, Estado de Pernambuco,

14 de agosto de 2014

Bel. Leonardo Chaves

Presidente

Heleno do Inocoop comemora ampliação de linha de ônibus

por Victor Vargas — publicado 19/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), através do Requerimento n° 2206/2013, solicitou a ampliação...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB), através do Requerimento n° 2206/2013, solicitou a ampliação da linha de ônibus do Bairro Deputado José Antônio Liberato e a implantação de uma nova linha pata o Loteamento Jardim dos Pinheiros III. Os pleitos foram aprovados no plenário da Câmara Municipal de Caruaru e atendidos pelas prefeitura.

A nova linha de ônibus do Bairro José Antônio Liberato, que entrou em circulação no último dia 04, passa pelas ruas Galileu Galilei, Isaac Newton, Zumbi dos Palmares, Sargento José dos Santos, Professora Severina Alves Wanderley, Tenente Hipólito e Violonista Paulo Roberto da Silva. “Estou muito grato e feliz em ver a nossa população com transporte coletivo mais perto de suas residências.”, comentou o parlamentar. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara recebe dirigentes da ACACE

por Victor Vargas — publicado 19/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O procurador do Poder Legislativo, José Américo Monteiro, e o supervisor de gestão pública, Vicente...

O procurador do Poder Legislativo, José Américo Monteiro, e o supervisor de gestão pública, Vicente Sabino, receberam na manhã desta segunda-feira (18), na “Casa do Povo”, o presidente da Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, Sandro Severino da Silva, e a delegada da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Lucy Tertulina.

A visita dos dirigentes teve a missão de apresentar pleitos direcionados aos deficientes visuais, com a orientação para que a Câmara Municipal de Caruaru realize procedimentos dentro de suas readequações que beneficiem os portadores de necessidades visuais – como o piso direcional da entrada da Câmara – na Rua XV de novembro – atingindo todos os seus departamentos, gabinetes e plenário. “Solicitamos ainda a relocalização dos extintores de incêndio e a instalação de placas indicativas em Braille”, frisou o presidente da ACACE e também do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Deficientes – COMUD, Sandro Severino. “Precisamos ainda que os vereadores confeccionem cartões e documentos em Braille”, acrescentou a delegada Lucy Tertulina.

O procurador José Américo recebeu as sugestões, garantiu encaminhamentos ao presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), para posterior estudo de viabilidade e sugestões aos engenheiros e arquiteto responsáveis pelas readequações da sede do Legislativo municipal. “Vamos estudar ainda a possibilidade de editarmos a Lei Orgânica e o Regimento do Poder Legislativo em Braille”, frisou o procurador. “A ACACE oferece todos os serviços ligados à tiptologia e ao Braille – inclusive já temos parceria com as prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe e Bezerros”, adicionou o presidente da entidade.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres pede melhoria na iluminação da Praça Coronel Porto

por Victor Vargas — publicado 19/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira (12), o requerimento...

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira (12), o requerimento que solicita melhorias na iluminação da Praça Coronel Porto, no Bairro São Francisco, de autoria do vereador Lula Tôrres (PR), foi aprovado por unanimidade. “Os moradores e transeuntes que passam por ali sempre solicitaram a melhoria na iluminação da praça, e agora, ficará mais seguro e tranquilo para as pessoas que frequentam aquele espaço público”, afirmou o parlamentar.

AI/vereador Lula Tôrres

Terça-feira com reunião pública na Câmara

por Victor Vargas — publicado 19/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Depois do luto oficial de 3 dias pela morte do ex-governador Eduardo Campos – e a suspensão...

Depois do luto oficial de 3 dias pela morte do ex-governador Eduardo Campos – e a suspensão da reunião pública ordinária que iria ocorrer na última quinta-feira (14) – a Câmara Municipal de Caruaru volta a reunir seu corpo legislativo para apreciação e votação de projetos às 20h desta terça-feira (19).

A súmula com a Ordem do Dia para esta 38ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa ordinária da 16ª legislatura apresenta 27 requerimentos e 3 indicações.

Dos 27 requerimentos, 5 estão sendo reiterados, como 3 do vereador Neto, do PMN, que volta a solicitar intérprete da linguagem de sinais nas reuniões ordinárias da Câmara e a criação de área verde e complemento do calçamento na Rua Euclides Leite, no Pinheirópolis. O vereador Rozael do Divinópolis, do Pros, volta a solicitar o conserto do calçamento na Rua Virgílio de Melo Franco, no Centenário, e o calçamento da Avenida São Paulo, no Maria Auxiliadora.

Entre os demais requerimentos, destaque para os do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, que solicita obras de saneamento, calçamento e iluminação pública na entrada dos residenciais Andorinha I e II,nas ruas dos bairros José Carlos de Oliveira e Maria Auxiliadora que ainda não foram beneficiadas e conserto do calçamento na Avenida João Soares de Lira, na Nova Caruaru.

Infraestrutura também é o foco de reivindicação do vereador Gilberto de Dora, do PSB. O 1º secretário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio solicita arborização e revitalização da praça que fica entre as ruas Lima Barreto e Santa Diamantina, no Divinópolis. De Dora solicita ainda que a praça receba o nome do saudoso radialista Dimas Xavier, falecido recentemente.

O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, reivindica a revitalização das escadarias do Monte Bom Jesus. Já o vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, faz uma série de solicitações à prefeitura, como o saneamento e calçamento na Rua Mizael Alves Florêncio, no Loteamento Paraíso; o conserto do calçamentonaRua Maria Antoniete, no São João da Escócia; a revitalização e reforma do matadouro e do açougue da Vila do Juá, zona rural de Caruaru; o complemento do calçamento em ruas do Severino Afonso; e a cobertura da quadra esportiva da Escola de Tempo Integral Professor Rubem de Lima Barros.

Ainda com foco na infraestrutura, destaque para o requerimento do vereador Lula Tôrres, do PR, que solicita asfaltamento da via de acesso ao João Mota; do vereador Jadiel Nascimento, do Pros, que reivindica reforma na Praça da Juventude, na Boa Vista II; e do vereador Joseval Lima, do DEM, que demanda calçamento, limpeza e capinação na Rua Quitéria Francisca, no Maria Auxiliadora, bem como limpeza e capinação nas ruas da Policlínica do Salgado.

O vereador Louro do Juá, do SDD, pede a construção de área de lazer e centro de convivência no Alto do Moura; e o vereador Leonardo Chaves, do PSD, presidente do Poder Legislativo, solicita calçamento da Rua 34, no Bairro Cidade Jardim.

Das indicações que vão ser apresentadas na reunião desta noite, duas estão sendo reiteradas, ambas de autoria do vereador Neto: a de nº 91/2014, que volta a solicitar ao Governo do Estado a implantação de uma Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru e a de nº 92/2014, que pede a construção de passarela perto do viaduto da UPA Especialidades, Hospital da Mulher e Hospital Regional do Agreste, e melhoria na iluminação da área.

A terceira indicação é de autoria do vereador Heleno do Inocoop, que reivindica isenção da taxa de esgoto cobrada pela Compesa à população de baixa renda.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara 

Lula Tôrres reivindica reparo em acesso ao João Mota

por Victor Vargas — publicado 20/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Lula Tôrres, do PR, conquistou, com a aprovação de seus pares na Câmara Municipal...

O vereador Lula Tôrres, do PR, conquistou, com a aprovação de seus pares na Câmara Municipal de Caruaru, uma antiga reivindicação dos moradores do Bairro João Mota. Na tarde da última terça-feira, dia 19, a prefeitura esteve lá fazendo obras de reparo no acesso ao bairro. A reivindicação do vereador atendeu a uma solicitação feita por diversos moradores e pessoas que encontravam dificuldades de passar no local.

“Muitas pessoas reclamavam do acesso ao João Mota e então resolvi fazer uma solicitação junto à prefeitura para que obras de melhorias acontecessem. Fico contente em saber que isso foi atendido e agora o local deverá ficar melhor de se transitar”, comemora Lula.

Leonardo Santos – AI/vereador Lula Tôrres

Infraestrutura é foco da maioria dos requerimentos dos vereadores

por Victor Vargas — publicado 21/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
42 requerimentos e 3 indicações estão previstos para serem apresentados e votados nesta 39ª reunião...

42 requerimentos e 3 indicações estão previstos para serem apresentados e votados nesta 39ª reunião pública ordinária, da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza, às 20h, nesta quinta-feira (21).

Dos 42 requerimentos, 5 estão sendo reiterados, como o do vereador Rozael do Divinópolis, do PROS, que solicita restauração e colocação de mesas e bancos na Praça José Vindú, no Divinópolis; 2 do vereador Neto, do PMN, que defende a inclusão do Festival de Inverno do Alto do Moura (FIAM) no calendário oficial de eventos do município e liberação de ônibus, no último domingo de cada mês, para familiares visitarem seus parentes na Penitenciária de Buíque; e 2 do vereador Val das Rendeiras, do PROS, reivindicando saneamento e calçamento nas ruas Josefa Cecília de Holanda, José de Morais, Belmiro Bezerra Torres, Petronilo de Souza Tabosa, José Marcos de Andrade, Antônio Gomes de Melo, Antônio Gomes da Silva, Severino César de Albuquerque, 18 e 71, no Loteamento Novo Cedro; e calçamento nas ruas das Moças, Francisco Maximiliano, Laura Tôrres, Adelaide de Morais e 17, também no Loteamento Novo Cedro.

Melhorias na infraestrutura urbana também foi o principal foco da maioria dos requerimentos que vão ser apresentados na reunião desta noite, como os do vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, que solicita construção de posto policial e implantação de câmeras de monitoramento na área da futura Feira da Sulanca; do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, reivindicando saneamento e calçamento nas ruas dos loteamentos Serranópolis e Encanto da Serra e na Rua Silveira Martins, no Bairro Petrópolis, além de asfalto no acesso ao Bairro João Mota e limpeza, capinação e coleta de lixo nas ruas da Policlínica do Salgado.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, sugere construção de área de convivência social na Feira do Troca, com criação de nomes de ruas com respectivos números nos estabelecimentos comerciais da área, além de terraplanagem nos loteamentos São José I e II. Por outro lado, o vereador José Ailton, do PDT, cobra a recuperação do asfalto da Avenida João Soares Machado, no Distrito Industrial, e calçamento na Rua Professora Ana Calado, no Bairro Kennedy.

O vereador Val das Rendeiras quer a instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades dos banheiros do Parque Municipal, nas Rendeiras, e o vereador Gilberto de Dora, do PSB, pede a revitalização da praça localizada no cruzamento das ruas Lima Barreto e Santa Diamantina, no Divinópolis.

O líder da oposição, vereador Val Lima, do DEM, apela por calçamento na Avenida São Paulo e nas ruas Antônia Maria da Conceição, Ayrton Senna, Antônio André e Rita Bezerra de Melo, todas no Maria Auxiliadora.

Infraestrutura também é preocupação do vereador Sivaldo Oliveira, do PP, que solicita pavimentação nas ruas Abenildo Barbosa Galindo e Francisco Alves Catão, no José Carlos de Oliveira, na Rua Pedro Guarda, no Jardim Panorama, e nas ruas Palermo e Florença, no São João da Escócia.

Saneamento e calçamento são o foco de requerimentos do vereador Jadiel Nascimento, do PROS, especialmente para a Rua Jeremias Alves Lagos, no São João da Escócia. Jadiel reivindica calçamento na Travessa Jardel Filho, no mesmo bairro, além da conclusão do calçamento na Avenida Caruaru, no Maria Auxiliadora, e construção de muro de arrimo, escadarias, rampas de acesso e calçadão na Rua Jupi, Riachão.

Por fim, o presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves, do PSD, além de apresentar voto de pesar pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos, solicita saneamento e calçamento na Rua José Catarino Justino, no Severino Afonso, e calçamento na Avenida Del Rey, no Pinheirópolis.

As indicações desta noite são direcionadas ao Governo do Estado e ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O vereador Heleno do Inocoop solicita a ativação de centro de hemodinâmica no Hospital Mestre Vitalino e o vereador Neto, a inclusão do Festival de Inverno do Alto do Moura no calendário de eventos culturais do Estado. Ao Governo Federal, o vereador Edjailson da Caru Forró direciona apelo para construção de passarelas provisórias em seis trechos da BR-104.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

 

Requerimento beneficia pessoas com obesidade

por Victor Vargas — publicado 21/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) comemora a aprovação de um projeto de lei de sua autoria...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) comemora a aprovação de um projeto de lei de sua autoria que beneficia portadores de obesidade. O PL virou lei, a Lei nº 5.466, sancionada pelo prefeito José Queiroz e publicada no dia 30 de junho deste ano. A partir de agora, teatros, cinemas, ginásios esportivos, consultórios médicos, repartições públicas e outros de uso comum, serão obrigados a instalar em suas dependências poltronas e cadeiras especiais destinadas ao uso de pessoas obesas.

Para o vereador, a aprovação do projeto de lei na Câmara e a sanção pela municipalidade significam um grande avanço na área da inclusão social. “Para pessoas diferenciadas, não por opção, mas por enfermidade, a sociedade deve, sim, oferecer tratamento adequado”, destacou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes presta homenagem a Eduardo Campos

por Victor Vargas — publicado 21/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na noite desta quinta-feira (21), o vereador Marcelo Gomes (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal...

Na noite desta quinta-feira (21), o vereador Marcelo Gomes (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru para fazer uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto no dia 13 de agosto em um acidente aéreo. “Conheci Eduardo Campos quando ele foi deputado estadual junto com o meu pai. Eu via nele uma personalidade fantástica, apesar de ainda ser muito jovem e não só por ser neto de quem era, do grande Miguel Arraes. Estivemos com Eduardo em momentos bons e nos momentos difíceis. Minha família esteve com ele quando foi candidato em 2006, com uma campanha difícil e quando saiu vitorioso e foi um dos melhores governadores do país, com reconhecimento internacional pela sua gestão”, lembrou Marcelo.

O vereador falou ainda sobre a campanha que o correligionário estava fazendo, na corrida pela presidência da República. “Eduardo poderia não ganhar esta eleição, mas ele ia fazer um “estrago” muito grande. Ele queria uma campanha limpa, sem baixarias. Queria mostrar o Pacto Federativo e todas as coisas boas que ele poderia fazer pelo nosso país. Agora, a gente tem que carregar o legado que ele deixou. “Pegar no serviço” como ele dizia. Seguindo o exemplo dele, me coloco aqui à disposição para ajudar o povo e lutar por um Brasil melhor”, disse.

Marcelo se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos no acidente e lembrou, com emoção, do assessor Carlos Percol. “Em nome de minha família, me solidarizo com dona Renata e seus filhos, além da família de todos aqueles que morreram naquele acidente, em especial com a família de Carlos Percol, que era assessor de Eduardo e um grande amigo da minha família”, finalizou.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Câmara debate diretrizes orçamentárias da prefeitura para 2015

por Victor Vargas — publicado 23/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na próxima terça-feira, dia 26, às 10h da manhã, a Câmara Municipal de Caruaru realiza audiência...

Na próxima terça-feira, dia 26, às 10h da manhã, a Câmara Municipal de Caruaru realiza audiência pública para debater o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2015. O projeto foi enviado pelo Executivo, está tramitando pelas comissões do Legislativo, e agora será apresentado para a população. 

A LDO é elaborada anualmente e é quem vai orientar a prefeitura no planejamento e execução de gastos – dela constam as metas da administração municipal para o próximo ano, quais obras vão ser realizadas, quais programas e projetos vão ser ampliados ou criados. Quem coordena sua elaboração é a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

O prazo para análise do projeto vai até o dia 31 de agosto. Se aprovado, volta para o Executivo onde será sancionada como lei.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres convida população para debater LDO na Câmara

por Victor Vargas — publicado 25/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Lula Tôrres (PR) está convidando a população para debater, nesta terça-feira (26), em audiência...

O vereador Lula Tôrres (PR) está convidando a população para debater, nesta terça-feira (26), em audiência pública às 10h da manhã, na Câmara Municipal de Caruaru, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2015, enviado pela prefeitura. Lula é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. “É interessante que a população esteja por dentro deste debate, que é de suma importância para o município, e participe da audiência pública”, aponta Lula Tôrres. 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é elaborada anualmente e orienta a prefeitura no planejamento e execução de gastos, como as metas da administração municipal para o próximo ano, que obras vão ser realizadas e que programas e projetos vão ser ampliados ou criados.  

O prazo para análise vai até o dia 31 de agosto. Se aprovado, volta para o Executivo e assim será sancionado como lei.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Marcelo Gomes prestigia inauguração da unidade de saúde do Cipó

por Victor Vargas — publicado 25/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Nesta segunda-feira (25), o vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve na inauguração da Unidade de...

Nesta segunda-feira (25), o vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve na inauguração da Unidade de Saúde do Sítio Cipó, na Zzona rural de Caruaru. O posto de saúde é uma luta antiga do parlamentar, que solicitou à prefeitura o término da construção desta unidade em fevereiro de 2013 e conseguiu, junto com a população da localidade, aprovar a obra pelo Orçamento Participativo.

Entre os serviços disponíveis na unidade de saúde estão assistências odontológica e médica, exames laboratoriais, controle de crescimento e desenvolvimento da criança (clericultura), planejamento familiar, teste de gravidez, exames preventivos do colo de útero e de mama, com todo apoio à saúde da família.

“Estou muito feliz com essa inauguração. Essa obra é uma antiga solicitação da comunidade e conseguimos aprovar no Orçamento Participativo. A partir de agora, o atendimento básico será perto de casa e deixará as pessoas que vivem aqui mais tranquilas no dia a dia. Além dos adultos, as crianças serão bem atendidas com a clericultura, assim o desenvolvimento dos pequenos terá o devido acompanhamento”, comemorou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Audiência pública debate planejamento de gastos da PMC para 2015

por Victor Vargas — publicado 26/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na manhã desta terça-feira (26) foi realizada na Câmara Municipal de Caruaru audiência pública para...

Na manhã desta terça-feira (26) foi realizada na Câmara Municipal de Caruaru audiência pública para debater o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2015. O projeto foi enviado pelo Executivo e dele constam as metas e prioridades da administração pública para 2015. A audiência foi convocada pelo vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara.

A mesa dirigente dos trabalhos foi composta pelo especialista em questões orçamentárias Bernardo Lima Barbosa, presidente da Cespam (empresa que presta serviços na área de assessoria contábil à Prefeitura de Caruaru), o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Kleber Macedo, e o diretor administrativo tributário da Secretaria Municipal da Fazenda, Emerson Araújo Pereira, além do presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Para o contabilista Bernardo Barbosa, a ideia da audiência é fazer com que os edis e a população tomem conhecimento do documento que vai ser base para o orçamento da Capital do Agreste para 2015. “Este projeto do LDO -2015 é de grande valor para o município, por isto a importância desta audiência: para vereadores e população ficarem por dentro do que será gasto e para que será destinado o custo financeiro” destacou.

Segundo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Lula Tôrres, a LDO é um projeto de grande valor que determina onde o Poder Executivo vai gastar o dinheiro público e mostra, para toda a população, o que o município vai fazer daqui a um ano. “É a LDO que irá orientar a prefeitura no planejamento e execução de gastos, quais obras vão ser realizadas e os projetos que vão ser ampliados. A proposta está muito boa e com gastos que serão destinados aos segmentos que mais precisam de atenção: saúde e educação” ressaltou o parlamentar.

Também estavam presentes na audiência representantes das secretaria municipais da Fazenda e de Participação Social, das associações de moradores do São João da Escócia e do Caiucá, além de representantes da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru – Apodec e da Associação dos Cadeirantes de Caruaru – ADCC . No término da reunião, alguns parlamentares debateram e analisaram o projeto, cujo prazo para análise vai até o dia 31 de agosto. Se aprovado, volta para o Executivo e assim será sancionado como lei.

Rebecca Moura – Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Fotos: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Rozael comemora domingo de inclusão com escolinha de futebol

por Victor Vargas — publicado 29/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Escolinha de Futebol Rozael do Divinópolis promoveu extensa programação na manhã do último...

A Escolinha de Futebol Rozael do Divinópolis promoveu extensa programação na manhã do último domingo (31), no campo em frente à Apodec, no Alto da Balança, em Caruaru. O idealizador do projeto, vereador Rozael do Divinópolis (PROS), fez a entrega do novo material esportivo da garotada e realizou amistosos entre os beneficiados pela ação e ainda distribuiu lanches para o público presente

Desenvolvida desde dezembro do ano passado, nos bairros do Alto da Balança e na Vila Kennedy, a Escolinha de Futebol atualmente vem oferecendo esporte e cidadania para cerca de 500 jovens de baixa renda do município. “Através do futebol, temos tirado várias crianças das ruas. Isso é muito importante para fazermos uma cidade melhor”, comentou o vereador.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Dia do Ciclista será comemorado em junho

por Victor Vargas — publicado 30/08/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, teve aprovado o Projeto de Lei nº 5474, reivindicando ao...

O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, teve aprovado o Projeto de Lei nº 5474, reivindicando ao prefeito José Queiroz (PDT) a criação do Dia Municipal do Ciclista. Para o vereador, a data é um meio de homenagear e prestigiar todos os ciclistas de Caruaru que praticam um esporte tão importante para a saúde e o lazer.

Conforme a lei, sancionada pelo prefeito em julho, o Dia do Ciclista será comemorado no dia 17 de junho. Segundo Heleno, a importância da prática e incentivo aos esportes deve ser lembrada sempre “A prática do ciclismo é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular, além de uma excelente atividade aeróbica” destaca.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes comemora reajuste salarial de agentes comunitários

por Victor Vargas — publicado 01/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou a aprovação de projetos para...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou a aprovação de projetos para reajuste salarial de funcionários públicos encaminhados pelo Executivo. As propostas foram aprovadas por unanimidade na reunião pública da última quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Caruaru. Estiveram na pauta o reajuste salarial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias – que passam a receber o piso nacional de R$ 1.014,00. Técnicos e auxiliares de enfermagem terão aumento de 5,68%, além da revisão do piso para os médicos efetivos de Caruaru, que passam a receber R$ 4.277,20.

 

“A lei do piso para agentes comunitários e de endemias é recente, foi aprovada há pouco tempo pela presidente Dilma Rousseff, então não se pode falar que esta lei demorou a chegar. Além disso, o prefeito José Queiroz assinou a lei que efetivou os agentes de saúde no primeiro ano de sua gestão. O aumento salarial tem verba federal, mas tem muita verba municipal. É apenas para os efetivos como forma de incentivo para aqueles que batalharam para chegar onde estão. Sou a favor do aumento!”, frisou Marcelo Gomes.

Além dos reajustes, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015, apresentada pelo Executivo, foi aprovada por unanimidade. No mesmo dia, o orçamento do Poder Legislativo foi aprovado pelo plenário.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Lula Tôrres apresenta voto de aplauso à Rádio Cultura do Nordeste

por Victor Vargas — publicado 02/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Na sessão da última quinta-feira (29) foi aprovado, na Câmara Municipal de Caruaru, requerimento...

Na sessão da última quinta-feira (29) foi aprovado, na Câmara Municipal de Caruaru, requerimento de autoria do vereador Lula Tôrres (PR) com votos de aplauso e congratulações aos que fazem a Rádio Cultura do Nordeste, que completou 56 anos de existência no último domingo (31). “A Rádio Cultura foi e sempre será uma emissora que faz parte do cotidiano de milhares de caruaruenses, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural da cidade, por isso a justa homenagem”, afirma Lula.

O vereador destaca ainda que a emissora passou por grandes mudanças nos últimos anos que só a elevaram a um patamar de qualidade maior, ganhando assim, mais prestígio dentro da Capital do Agreste.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Presidente representará Câmara no novenário da padroeira

por Victor Vargas — publicado 02/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Atendendo convite da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru...
Atendendo convite da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), estará presente no novenário da padroeira do município, Nossa Senhora das Dores, representando o Poder Legislativo. O novenário acontece no período de 6 a 15 de setembro, especialmente no dia 08, dedicado ao Poder Legislativo municipal.
A missa será realizada na Igreja da Matriz de Nossa Senhora das Dores, às 19h30. “Será um momento de fé e entusiasmo na comemoração da festa da padroeira”, ressalta o presidente.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes destaca início da implantação de ciclofaixa

por Victor Vargas — publicado 03/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemora a formação de um grupo de trabalho, na Prefeitura de...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemora a formação de um grupo de trabalho, na Prefeitura de Caruaru, para implantar ciclofaixas na cidade. O projeto é um requerimento de sua autoria, realizado em maio deste ano, que pede um espaço reservado para as atividades físicas, nas principais avenidas da cidade, nas manhãs de domingo.

A prefeitura informou que o GT será formado pela URB, a Destra, a Secretaria de Saúde, a Diretoria de Esportes da Secretaria de Educação, a Secretaria de Gestão Integrada, a Secretaria de Participação Social e a de Comunicação.

Além da ciclofaixa, será implantada a Rua de Lazer para realização de atividades esportivas como basquete, skate, corrida, entre outras. “Em requerimento, solicitei ao prefeito José Queiroz que, terminadas as obras de requalificação das avenidas, que possamos utilizar essas vias para o lazer. A requalificação proporcionou acessibilidade e mobilidade. Por isso, pedimos que, aos domingos, possam fechar uma das vias para prática de esportes e lazer, como o ciclismo, e que, a partir de iniciativas como esta, possamos discutir outras melhorias e qualidade de vida para a população”, afirmou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Heleno pede ativação de centro de hemodinâmica

por Victor Vargas — publicado 04/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) apresentou, no dia 19 de agosto, em reunião pública no plenário...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) apresentou, no dia 19 de agosto, em reunião pública no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, uma indicação direcionada à Secretária Estadual de Saúde pedindo esforços no sentido de viabilizar a ativação do Centro de Hemodinâmica do Hospital Mestre Vitalino.

Segundo o parlamentar, a intenção é contemplar a população que necessita de tratamento de problemas como aneurisma cerebral e tumores de malformação, dentre outros. “Em prol da saúde da sociedade e do grande número de pacientes que necessitam dos serviços, nada mais justo do que trazer esse benefício” destacou Heleno.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador vai pedalar até Juazeiro

por Vitor Vargas — publicado 06/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Edmilson do Salgado (PC do B) abre nesta segunda-feira (08), na barra do dia, a sua 11ª...

O vereador Edmilson do Salgado (PC do B) abre nesta segunda-feira (08), na barra do dia, a sua 11ª edição de viagens de bicicleta para Juazeiro da Norte – Ceará, rumo ao Santuário de Padre Cícero. “Sou devoto, creio no Padre Cícero e levo a fé dos romeiros no pedal da minha bicicleta durante os 526 quilômetros que separam Caruaru do Juazeiro”, frisa o vereador.

No planejamento de viagem, o primeiro dia são de 160 km com pernoite em Cruzeiro do Nordeste; no segundo dia, mais 150 kms com descanso em Serra Talhada; no terceiro, cortando o Sertão, são mais 170 até Missão Velha (CE) e, no quarto dia de romaria pedalando, com mais 46 kms com a chegada a Juazeiro do Norte – com visita à Matriz e todo o conjunto de monumentos do santuário do Padre Cícero. No total serão 526 km de bicicleta percorridos entre os dias 08 e 15 de setembro (data comemorativa das padroeiras de Caruaru e de Juazeiro do Norte).

O que, para muitos, pode parecer sacrifício, para Edmilson do Salgado é exercício de pura fé no “Padim”. “Conheço bem toda a rota, nessa viagem vou com mais três amigos pedalando, participamos, com a família, de toda a programação religiosa do período festivo de Juazeiro e voltamos todos de caminhonete”, comentou o edil caruaruense.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: arquivo pessoal

Espingarda vai ilustrar cordel da Câmara

por Victor Vargas — publicado 06/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O jovem poeta e xilogravurista Espingarda do Cordel, de 21 anos, está concluindo os trabalhos de...

O jovem poeta e xilogravurista Espingarda do Cordel, de 21 anos, está concluindo os trabalhos de ilustração em xilogravura do texto intitulado – “A História da Câmara Municipal de Caruaru no Verso do Cordel” – de autoria do professor e cordelista Reginaldo Melo.

Espingada do Cordel é da nova geração do repente e da declamação, vem participando de festivais e cantorias em todo o Nordeste. “Sou fã de Chico Pedrosa, Raudênio Lima, Zé Laurentino, Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Chico Matuto e Dila. Da minha geração, admiro a Vassula e o Alissom Miguel. Estou contente de estar participando desse trabalho de valorização do cordel e da xilogravura”, destacou Espingarda.

“A História da Câmara Municipal de Caruaru no Verso do Cordel” é parte integrante dos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem. “O folhetim valoriza as culturas populares e vai ser um veículo de comunicação com registro histórico e informativo da missão do Poder Legislativo”, destaca o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres solicita exames para alunos da rede municipal

por Victor Vargas — publicado 08/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
Um dos requerimentos aprovados na última reunião pública na Câmara Municipal de Caruaru é de...

Um dos requerimentos aprovados na última reunião pública na Câmara Municipal de Caruaru é de autoria do vereador Lula Tôrres, do PR, e solicita uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde para proporcionar aos alunos da rede municipal a realização de exames médicos. Entre os exames estão a aferição da taxa de glicose, hipertensão arterial, além de exames oftalmológicos.

“Com a realização destes exames, os pais e responsáveis pelos alunos poderão ter conhecimento da saúde do jovem ou da criança, e assim. caso precise, ele pode procurar uma rede médica”, destaca o vereador.

A proposta é que os exames sejam realizados no início de cada ano letivo.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Maioria de requerimentos é para obras de infraestrutura

por Victor Vargas — publicado 11/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (11), às 20h, a sua 45ª reunião pública ordinária...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (11), às 20h, a sua 45ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura. A súmula com a Ordem do Dia apresenta 37 requerimentos e duas indicações. A maioria dos requerimentos (28) refere-se a obras de infraestrutura, como calçamento, saneamento e construção de ponte.

Dos 37 requerimentos, 15 estão sendo reiterados, como os do vereador Val Lima (DEM), líder da oposição, solicitando calçamento nas ruas 18 e 20, no Jardim Boa Vista, nas avenidas Maria Auxiliadora e São Paulo e na Rua Adelson Francisco de Melo, no Maria Auxiliadora, e o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que reivindica novamente a construção de ponte interligando a Nova Caruaru ao Loteamento Afonsinho.

O vereador Neto (PMN) também vai reapresentar alguns requerimemtos, como o que solicita a implantação de Escola de Inclusão Social de Música no Alto do Moura e saneamento na Vila Nossa Senhora das Graças, zona rural de Caruaru.

O vereador Jadiel Nascimento (PROS) reitera solicitações de saneamento e calçamento nas ruas Bréscia e Pedro Eustáquio, respectivamente localizadas nos bairros São João da Escócia e Salgado, e nas ruas Nova Esperança, Isaías Soares Ferreira e Manoel Sebastião, no Bairro Sol Poente. Jadiel reitera ainda pedido de calçamento nas ruas Deputado Torres Galvão, Senador Marcos Freire e Djanira Maria da Conceição, localizadas no Salgado e no São João da Escócia.

Infraestrutura é também o foco das reivindicações do vereador Eduardo Cantarelli (SDD), que apresenta requerimentos para obras de saneamento, calçamento e retirada de entulhos na Rua do Índio, no José Antônio Liberato, e nas ruas Silveira Martins, São Tomé e João Ferreira da Silva, no Bairro Petrópolis, e na Rua Aristides Dantas, no Bairro Maria Auxiliadora.

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita uma unidade de saúde no local da nova Feira da Sulanca, a substituição de postes na Avenida Maria de Souza Monteiro Lopes, no José Antônio Liberato, a reposição de calçamento nas ruas Olavo Bilac e Geraldo Andrade e o conserto de bocas de lobo na Avenida José Rodrigues de Jesus, no Indianópolis.

O vereador Sivaldo Oliveira (PP) solicita colocação de rampa para deficientes defronte do Shopping Difusora e obras de saneamento e calçamento na Rua Manoel José, Santa Rosa, e nas ruas José Eládio de Lucena e Luiz Gonzaga, no Pinheirópolis; o vereador Marcelo Gomes (PSB) solicita a colocação de semáforo, faixa de pedestre, placas de sinalização de trânsito e demais estruturas necessárias na Rua Venezuela e defronte da Escola de Tempo Integral Professor Altair Nunes Porto; e o vereador Edjailson da Caru Forró solicita doação da base móvel de videomonitoramento, parte das ações do Programa “Crack, é possível vencer”, para Caruaru.

As duas indicações desta noite são de autoria dos vereadores Heleno do Inocoop, que dirige à Secretaria Estadual de Educação apelo para a construção de um colégio estadual no José Antônio Liberato, e Edjailson da Caru Forró, que enfatiza a necessidade da implantação de Juizado Especial para o Idoso na comarca de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara realiza 46ª reunião pública

por Victor Vargas — publicado 16/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
32 requerimentos estão previstos para serem votados na 46ª reunião pública da 2ª sessão legislativa...

32 requerimentos estão previstos para serem votados na 46ª reunião pública da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (16), às 20h.

Entre os requerimentos, 18 são reiterações – proposituras já aprovadas, porém ainda não executadas. Entre esses, os requerimentos do vereador Val Lima (DEM), líder da oposição, solicitando novamente calçamento nas ruas 18 e 20, no Jardim Boa Vista, nas avenidas Maria Auxiliadora e São Paulo e na Rua Adelson Francisco de Melo, no Bairro Maria Auxiliadora.

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) reapresenta solicitações de calçamento na Rua Cruzeiro do Sul, na Nova Caruaru, e saneamento e calçamento nas ruas do Loteamento Moura Brasil.

Já o vereador Val das Rendeiras (PROS) apela pelo Loteamento São José, para o qual reivindica, novamente, saneamento e calçamento das ruas Fernando Bernardino de Lucena, Monsenhor Bernardino Adrião, Monsenhor Severino Otoni da Cruz Gouveia, Pedro Gomes de Araújo, João Leitão Filho, João Rodrigues de Melo, Rosa Maria da Conceição, Maria Maciel Santos, José Severino Filho, Tenente Francisco Leonel dos Santos, Maria Isabel Anselmo de Moura e Fernando Bernardino de Lucas.

O vereador Neto (PMN) reitera pedido de construção de escola municipal de tempo integral no Alto do Moura, instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede municipal de ensino, calçamento na Rua São Sebastião, Alto do Moura, PSF na Vila Nossa Senhora das Graças (zona rural de Caruaru) e criação do Espaço de Oficina Municipal do Barro, no Alto do Moura.

Entre os requerimentos que vão ser apresentados e votados esta noite alguns destaques: o vereador Gilberto de Dora (PSB) pede voto de aplauso à Irmã Werburga Schaffrath pelo trabalho social que a missionária alemã desenvolve há décadas em Caruaru e sugere a criação do CONCIDADE – Conselho da Cidade de Caruaru; o vereador Evandro Silva (PMDB) reivindica a criação de Fundo Especial para custeio da máquina administrativa do Poder Legislativo Municipal de Caruaru; o vereador Edjailson da Caru Forró sugere a realização de audiência pública para tratar de assuntos relacionados aos mototaxistas e o vereador José Ailton (PDT) solicita saneamento e calçamento do Loteamento Vista Alegre, no 1º Distrito, e calçamento na área onde estão localizados o PSF, a igreja e o grupo escolar em Lagoa de Pedra, no 4º Distrito.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Heleno pede colégio para o José Liberato

por Victor Vargas — publicado 17/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) apresentou, no último dia 09, uma indicação direcionada ao...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) apresentou, no último dia 09, uma indicação direcionada ao governo do Estado pedindo a construção de um colégio de ensino médio para o Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Segundo o vereador, a necessidade de uma instituição pública de ensino de nível mais avançado, principalmente para o bairro, é extrema: “Além de favorecer o público jovem, os moradores irão deixar de se descolar para outros bairros distantes”, destacou.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes comemora espaço de lazer para a população

por Victor Vargas — publicado 17/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 13h45
A partir do próximo domingo (21), o “Espaço de Lazer Caruaru” estará disponível para a população...

A partir do próximo domingo (21), o “Espaço de Lazer Caruaru” estará disponível para a população das 8h às 16h. O projeto atende a uma solicitação do vereador Marcelo Gomes (PSB) à Prefeitura de Caruaru, realizada através de requerimento de sua autoria, em maio deste ano

O espaço destinado às atividades esportivas e de lazer ao livre compreende trechos das avenidas Manoel de Freitas, Oswaldo Cruz e Agamenon Magalhães e funcionará aos domingos e feriados. As atividades ocuparão metade das vias e não irão interferir na mobilidade.

As ruas serão isoladas com cavaletes e cones, sendo proibido estacionar nestas vias durante o horário de funcionamento do projeto. A orientação para os motoristas que trafegam no sentido subúrbio-cidade é entrar à direita na Rua Professor José Leão, ao lado do Estádio do Central e depois seguir pela Avenida Visconde de Inhaúma até a Avenida Rui Barbosa.

“Nossa preocupação é com a qualidade de vida da população. Este espaço servirá para um momento de lazer e prática de atividades físicas, ficando o espaço disponível para andar de bicicleta, patins, skate e até mesmo jogar bola”, frisou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Ações do documento