Visita à UPA e voto de aplausos à Asfoc são destaques do Poder Legislativo de Caruaru nesta quinta (15)

por LaisGuedes — publicado 15/06/2023 21h07, última modificação 15/06/2023 21h07
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Em sessão ordinária ocorrida nesta quinta-feira (15), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru apresentaram as demandas da população na saúde, infraestrutura e cultura. Dentre as falas, o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Boa Vista foi um dos principais temas.

O vereador Fagner Fernandes (PDT) falou sobre a visita realizada por um grupo de parlamentares à unidade de saúde. A movimentação ocorreu após relato de Nelson Diniz (CIDA) na sessão do dia (13), que constatou demora no atendimento de uma paciente e o desrespeito por parte de um funcionário. Fagner considerou que a resposta da diretoria da unidade não apresentou soluções suficientes para os problemas.

A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) também foi pauta da sessão. O vereador Nelson Diniz destacou a indicação na qual solicitou uma ambulância para realizar  a transferências de pacientes para os hospitais estaduais. Já o Professor Jorge Quintino (SD) também destacou seus projetos que tratam sobre os direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a criação de um programa de capacitação de servidores públicos para atender esse público. Os parlamentares também chamaram atenção para a falta de neuropediatras na rede pública da cidade.

Cultura

A vereadora Perpétua Dantas (PV) apresentou um voto de aplausos à Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra de Caruaru (Asfoc) por ocasião dos 110 anos de Luiz Gonzaga. O voto foi recebido pelo cantor e compositor Didi Caruaru.

Em sua fala na tribuna, o vereador Lula Tôrres (PSDB) discursou sobre a necessidade de estimular as crianças e adolescentes a valorizar a cultura. Ele citou a escola e os meios de comunicação como formas de fomentar a preservação das raízes culturais entre os mais jovens.

Caso de racismo

Na tribuna, Perpétua Dantas citou o caso de racismo ocorrido no Pátio de Eventos, no último final de semana. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, da qual a vereadora é presidente, publicou uma nota de repúdio sobre o ocorrido. Aline Nascimento (CIDA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, concordou com a declaração da colega.

Infraestrutura

Dentre as demandas de infraestrutura apresentadas pelos parlamentares, estão a necessidade de terraplanagem, no bairro Nossa Senhora das Graças, citada por Ranilson Enfermeiro (PSDB); a instalação de redutores de velocidade na estrada para Cachoeira Seca, destacada por Leonardo Chaves (PSDB) e também no acesso para Xique-xique, destaque de Nelson Diniz.

A requalificação de estradas voltou a ser tema no plenário. Mauricio Caruaru (PODE) disse que os buracos nos acessos do 3º Distrito criam oportunidades para a prática de assaltos, aumentando a insegurança no local. Leonardo Chaves, Filipe José (PTB) e Mery da Saúde (PSD) chamaram atenção para a ineficiência e material de baixa qualidade nas obras.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.