Parlamentares apresentam demandas da Zona Rural de Caruaru na Câmara de Vereadores

por LaisGuedes — publicado 13/06/2023 21h25, última modificação 13/06/2023 21h27
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Na tarde desta terça-feira (13), os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru destacaram matérias referentes à infraestrutura da zona rural e urbana, além de relatar situações na saúde, educação e saneamento da cidade.

Filipe José (PTB) apresentou uma solicitação para a criação de uma Comissão Permanente de Desenvolvimento Rural. O vereador também destacou as obras nas estradas e passagens molhadas, que estão recebendo serviços paliativos. Val Lima (União) e Aline Nascimento (CIDA) também destacaram o tema. A vereadora apresentou, ainda, uma indicação ao Governo do Estado pedindo a estruturação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) do município, que passa por falta de recursos e equipamentos.

O vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) fez um apelo à Secretaria de Desenvolvimento Rural solicitando a terraplanagem nos loteamentos Mestre Vitalino I e II e bairro Nossa Senhora das Graças, que, segundo ele, estão inacessíveis. Nelson Diniz (CIDA) enfatizou a situação de falta de luz e saneamento em Riacho Doce.

Educação

O concurso público municipal para as vagas de Auxiliar de Educação e Profissional de Apoio Escolar foi o tema do Professor Jorge Quintino (SD) na tribuna. O vereador solicitou que candidatos com ensino superior em Pedagogia sejam selecionados através de prova de títulos. Perpétua Dantas (PV) solicitou a subscrição do requerimento, enfatizando a necessidade de profissionais qualificados para o trabalho com estudantes com deficiência.

Saúde

Na tribuna, o vereador Nelson Diniz (CIDA) relatou uma situação no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - Boa Vista, na qual uma paciente grave esperou mais de duas horas para ser atendida. Ao indagar uma profissional do local se havia médicos, o parlamentar não obteve resposta e ainda ouviu ofensas vindas de um segurança aos vereadores da cidade. Izaac da Saúde (CIDA), presidente da Comissão de Saúde, disse que irá convocar os membros e demais vereadores interessados para fazer uma visita nesta e nas demais unidades de atendimento 24h.

Saneamento e infraestrutura

A falta de limpeza e capinação foi um dos principais temas na tribuna. Fagner Fernandes (PDT) destacou a situação no bairro Cidade Jardim e Wirton Lira, Filipe José tratou do Nina Liberato e Residencial Xique Xique e Perpétua Dantas cobrou mais esforços no Residencial Alto do Moura e Av. Rosa Cruz, no bairro São João da Escócia.

Fagner apresentou uma possível solução para o problema da capinação na cidade, a capina elétrica. O vereador exibiu um vídeo sobre o funcionamento do equipamento, que requer menos manutenção e trabalho braçal, afirmando que Caruaru pode pensar grande e inovar na questão.

Outros relatos referentes à infraestrutura foram de Leonardo Chaves (PSDB), que apresentou requerimento pedindo a instalação de contêineres de lixo em escolas e creches, a fim de evitar o descarte de dejetos nas ruas; e Mery da Saúde (PSD), que denunciou que a Compesa fez um serviço que destruiu o calçamento de diversas vias no Nina Liberato.

Outro tema tratado no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio foi a visita de uma comitiva do governo de Caruaru a Campina Grande (PB). Val Lima e Galego de Lajes (MDB) elogiaram a cidade e o prefeito Bruno Cunha Lima. Galego relatou que um dos assuntos tratados pelos dois chefes do Executivo foi a duplicação da BR-104 no trecho entre as duas cidades.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.