Nota de repúdio da Comissão de Direitos Humanos contra atitude racista

por Comunicação — publicado 15/06/2023 13h10, última modificação 15/06/2023 21h00
Nós, Vereadores e Vereadora da Comissão de Direitos Humanos, vimos por meio desta Nota de Repúdio, rechaçar toda e qualquer prática racista e discriminatória, destacando a possível atitude que teria acontecido no Pátio de Forró, no último final de semana.

Essa violência teria sido contra uma mulher negra da Cidade do Recife, que veio fazer um passeio com os amigos nos festejos juninos do São João de Caruaru. Na ocasião, o suspeito da agressão (que é um advogado e professor) teria proferido, em via pública, palavras aviltantes e ofensivas por várias vezes à vítima, a chamando de “macaca”.

O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados no Século XXI, causando, diretamente, exclusão, desigualdade social e violência. Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos de pessoas por causa de sua etnia ou cor.

Dessa forma, é inadmissível que o maior e melhor São João do Mundo seja palco para violações de Direitos Humanos ou coadune com práticas racistas. Assim, repudiamos veementemente toda e quaisquer formas de violência.

Também aproveitamos essa nota de repúdio para externar nossa indignação com outra prática de violência que, infelizmente, é reiterada conta a dignidade das mulheres.

A violência de gênero humilha, avilta, injúria a mulher por sua condição de ser mulher. É uma prática machista fruto de uma cultura patriarcal e também não podemos tolerar ou banalizar essa violência, independentemente de quem seja o agressor. Seja dentro dos camarotes, no meio do pátio, em qualquer polo de animação, na cidade ou zona Rural, o São João é um espaço de alegria, de prestigiar nossa cultura, de festejos e principalmente respeito ao próximo.

Qualquer conduta racista ou machista, executada por quem quer que seja, sendo comprovada nas formas da lei, merece ser punida.

Não vamos admitir nenhuma forma de violência! Precisamos lutar e trabalhar por uma sociedade democrática, justa e inclusiva, e o Poder Legislativo estará vigilante e à disposição da sociedade sempre.

Comissão de Direitos Humanos:
Perpétua Dantas - Presidente
Fagner Fernandes - membro