Votação de proposituras e reconhecimento ao trabalho da imprensa na reunião pública da Câmara

por Victor Vargas — publicado 14/06/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Catorze projetos de lei, sete projetos de decreto legislativo, trinta e três requerimentos e uma indicação devem ser votados na 34ª reunião da 4ª sessão legislativa ordinária que acontece às 20h desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Caruaru. Dos catorze projetos de lei que vão ser votados hoje, dez são de autoria do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB), três do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) e um do vereador Nino do Rap (PSDC). Apenas o do vereador Nino não se refere a nominação de ruas. O vereador quer que seja instituída a Semana Municipal da Cultura Hip Hop. Todos estes projetos de lei precisam ser aprovados em duas discussões para seguirem para sanção do chefe do Executivo.

Já os projetos de decreto legislativo solicitam reconhecimento público, através da concessão de título de cidadania ou de medalha honorífica, a pessoas com comprovada prestação de serviços ou de contribuição para o desenvolvimento do município em sua área de atuação. Nesta categoria enquadram-se os profissionais que atuam no Departamento de Imprensa da Câmara, como os jornalistas Victor Vargas e Gabriela Kopinits, o repórter fotográfico Vladimir Barreto e o diagramador Cleômenes Filho, que trabalham diariamente para promover o acesso da população às notícias do Poder Legislativo e atuam ainda como canal de comunicação entre o público e os parlamentares. A autoria da propositura é do vereador Gilberto de Dora (PSDB).

Dos trinta e três requerimentos em votação nesta noite, dezoito são reiterações, como a do vereador Eduardo Cantarelli (PDMB), que solicita novamentecalçamento de várias localidades do município, além de saneamento, capinação e drenagem do canal do Bairro São João da Escócia. Já o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) reivindica mais uma vez pavimentação e calçamento de diversas ruas no Universitário, Cidade Jardim, São João da Escócia e Salgado. Também reiterando requerimentos o vereador Duda do Vassoural (PSDC). Duda solicita de novo desvio de percurso da rota de ônibus da Empresa Tabosa na linha Vassoural e divulgação pela Secretaria de Saúde se está realizando o teste de oximetria de pulso (Teste do Coraçãozinho) dentre os procedimentos neonatais.

Entre as demais proposituras, destaque para as do vereador Eduardo Cantarelli, para recuperação da iluminação pública da Avenida José Rodrigues de Jesus e do acesso ao shopping, no Bairro Indianópolis; a do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicita implantação de Unidade de Saúde da Família (USF) no Bairro Petrópolis; e a do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), que quer que o juiz competente reveja a decisão de não permitir a entrada de menores sem acompanhantes no Pátio de Eventos.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara