Vereadores votam proposituras e homenageiam bombeiro militar

por Victor Vargas — publicado 04/09/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

A Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite desta quinta-feira (03) a sua 46ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Foram apresentados 35 requerimentos, a maior parte focada em obras de melhoria urbana, como colocação de asfalto, saneamento e calçamento. Dentre os destaques, o Requerimento nº 1586/2015, de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), aprovada por unanimidade. O vereador pediu que a Casa convide a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezespara vir à Câmara falar sobre o sistema operacional da companhia, dentre outros assuntos.

A noite foi de debates, entre eles a vinda do governador Paulo Câmara a Caruaru. O presidente do Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), falou da visita, que ele acompanhou, com foco nos problemas de segurança no município. “O governador não escondeu as dificuldades que o Estado está atravessando, principalmente no aspecto financeiro e também da violência. Ele disse textualmente que, mesmo com todas as dificuldades que o Estado atravessa, ele iria cobrar de todas as autoridades envolvidas com segurança mais ação no sentido de diminuir a criminalidade. Inclusive, eu criei uma comissão aqui na Câmara para que os vereadores visitassem as delegacias e fizessem um levantamento da real situação. Nós recebemos esse relatório, que já foi encaminhado ao secretário de Defesa Social, mostrando a situação de penúria por que está passando esse órgão aqui em Caruaru, principalmente as delegacias de polícia do nosso município”, detalhou o parlamentar.

Quanto a esse assunto, a Câmara aprovou a realização de uma audiência pública (em data a ser marcada) para discutir a falta de estrutura funcional nas delegacias de polícia, em Caruaru. A propositura foi do vereador Rozael do Divinópolis (PROS), membro da Comissão Parlamentar de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, que sugeriu ainda que a Casa convide o presidente da Associação dos Policiais Civis de Caruaru para dar o seu depoimento.

Homenagem – Além da votação de proposituras, a reunião teve um momento solene, de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “General Agnaldo de Oliveira” ao Cabo BM Gil Sormany Beserra Silva, propositura da vereadora Rosimery da Apodec (DEM) em reconhecimento aos inúmeros e relevantes serviços prestados por Sormany ao município na área militar.

Com as galerias lotadas por familiares e amigos do bombeiro, a solenidade foi emocionante, com o discurso da vereadora destacando a história de vida do cabo, que é deficiente visual e faz um trabalho singular na corporação de que faz parte. Nas galerias também havia muitos deficientes visuais e colegas de trabalho do militar. No agradecimento pela homenagem, Sormany ressaltou a importância da família, dos amigos e colegas na superação da condição que mudou sua vida, quando teve diagnosticado um tumor, que lhe tirou a visão e que poderia também ter impossibilitado sua carreira militar.

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara
Homenagemdois