Vereadores votam hoje 36 proposituras

por Victor Vargas — publicado 30/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

34 requerimentos, um projeto de lei complementar e uma indicação estão na pauta de votações da reunião pública que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 9h desta quinta-feira (30). A reunião, geralmente realizada às 20h, foi convocada pela Mesa Diretora para a manhã de hoje por causa do feriado do Dia do Trabalho, neste 1º de maio.

O projeto de lei complementar está em 2ª discussão e é de autoria do Poder Executivo, que solicita alteração na Lei Complementar nº 34/2012, que instituiu o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública do Município de Caruaru – REFAZ/Caruaru. A única indicação a ser votada hoje é da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), que solicita ao governo do Estado a construção de banheiros masculino e feminino para deficientes no Hospital da Mulher.

Dos 34 requerimentos previstos na Ordem do Dia, 10 estão sendo reiterados, como os do vereador Gilberto de Dora (PSB), que solicita novamente complemento do saneamento e do calçamento nas ruas do Bairro José Carlos de Oliveira que ainda não foram contempladas, além de limpeza e manutenção no espaço da estação ferroviária e revitalização na praça da Rua 14 de Julho, no centro da cidade.

O líder do governo na Câmara, vereador Zé Ailton (PDT), também reapresenta requerimento para colocação deasfalto nas ruas Amélia Pontes, Saldanha da Gama, do Sapateiro, Tobias Barreto, Conceição, Capitão Luiz dos Reis e São Sebastião, todas no centro da cidade. Já o vereador Lula Tôrres (PR) reivindica, novamente, que a prefeitura faça parcerias para a colocação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas unidades de saúde de Caruaru.

Entre os demais requerimentos, destaque para o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que sugere criação de campanha de conscientização e de práticas orgânicas, utilizando o plantio de plantas repelentes em jardins urbanos. A acessibilidade é o foco do requerimento do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicita a implantação de brinquedos para crianças com necessidades especiais nas áreas de lazer do município, enquanto que a vereadora Rosimery da Apodec sugere envio de convite à secretária de Educação, Graça Rosal, para vir à Câmara falar sobre acessibilidade e a Língua Brasileira de Sinais nas escolas do município. Rosimery solicita ainda que, nos editais para contratações de empresas terceirizadas para complemento do SUS, seja exigido que os ambientes para atendimento sejam acessíveis a pessoas com deficiência.

Obras de infraestrutura são a tônica do maioria dos demais requerimentos, como o do vereador Antonio Carlos (DEM), que reivindica complemento do calçamento na Avenida João Soares Lyra, no Jardim Panorama, e os do vereador Nino do Rap, também do Democratas, que solicita calçamento nas ruas Jorge Amado, Doutora Francisca Alves Catão, Orlando Villas Boas e Antonio José do Nascimento, todas no José Carlos de Oliveira. Já o vereadorsocial democrata Alecrim intervém pela zona rural, pedindo construção de barreiro no Sítio Riacho da Palha, limpeza em barreiro localizado no Sítio Taquara de São Pedro e conserto na estrada do Sítio Capivara.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.