Vereadores votam criação de polo cultural e anel viário no Salgado

por Victor Vargas — publicado 03/05/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Os vereadores da Câmara Municipal de Caruaru participam, às 20h desta terça-feira (03), da 23ª reunião pública ordinária da 4ª sessão legislativa ordinária. Estão previstos para serem votados três projetos de lei, quarenta e dois requerimentos e duas indicações. Os três PLs, já aprovados em primeira discussão, são de autoria dos vereadores Zé Ailton e Leonardo Chaves (ambos do PDT), e solicitam nominação de bairro e de ruas. Através do Projeto de Lei nº 6.872/2014, Zé Ailton sugere que seja denominado “Bairro Manoel Bezerra Lopes (Nezinho da Cipan)” a área que compreende o Sítio Campo Novo. Já o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, através dos PLs 7.032 e 7.033, pede que sejam denominadas de Rua Valdemiro Antônio da Silva (Miro) a atual Rua R 34 e de Rua José Adelson Tavares de França a atual Rua R 37, localizadas no Bairro Cidade Jardim.

Dos quarenta e dois requerimentos, vinte um são reiterações, como a do vereador Tenente Tiburcio (PMN), que renova pedido para revitalização da Praça Coronel Porto, no São Francisco. Também reiterando requerimentos o vereador Romildo Oscar (PTN), para construção de ponte ligando as ruas Saldanha da Gama e Antônio Martins, no Vassoural, e construção do canal Santa Rosa, localizado entre o Santa Rosa e o Vassoural. Por sua vez, o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) reitera pedido para instituição do Passe Livre estudantil e criação de um espaço para exposição das réplicas das comidas gigantes no Pátio de Eventos, enquanto que o vereador Heleno do Inocoop, do mesmo partido, reivindica nivelação das bocas de lobo da Rua Alferes Jorge e da Avenida Maria de Souza Monteiro Lopes (Inocoop), desobstrução da rede de abastecimento de água no Loteamento São José II (Rendeiras) e entrega de correspondências nas residências dos moradores do Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Já o vereador Zé Ailton renova requerimento para construção de uma ponte sobre o Rio Ipojuca, ligando o Bairro Indianópolis ao Pátio de Eventos, enquanto que o vereador Leonardo Chaves (PDT), presidente da Câmara, reitera implantação de parada de ônibus no acesso a Malhada de Barreiras Queimadas e construção de uma pista para a prática de esportes no entorno do campo de futebol no João Mota.

Entre as demais proposituras, destaque para as do vereador Nino do Rap (PSDC), que pede implantação de polo cultural próximo à Igreja do Monte Bom Jesus e de polo de hip hop na estação ferroviária, e a do vereador Tenente Tiburcio, que sugere a construção de anel viário entre as ruas Carneiro Vilela e Esdras de Farias, a oeste com as ruas Fagundes Vieira e Dr. Pedro Eustáquio, ao leste com a Rua Martins Francisco e ao sul com a Rua Governador Rosaldo Maia, no Salgado.

Ainda em destaque os requerimentos do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB) para a realização de manutenção, de pintura de faixas de pedestres e de poda das árvores somente aos finais de semana, melhorias na estrada de acesso a Gonçalves Ferreira e implantação de adicional de insalubridade aos agentes de saúde e de endemias. Já o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) pede calçamento da Travessa Arquimedes de Oliveira, no Jardim Liberdade, enquanto que o vereador Louro do Juá (PMDB) solicita calçamento da Antônio Amorim Santos (que dá acesso à BR-232), no Sítio Campos.

Ainda em votação na reunião desta noite duas indicações, ambas do vereador Zé Ailton, direcionadas ao DNIT. O edil reivindica construção de passarelas – uma em frente ao terminal rodoviário e duas sobre a BR-104, entre os bairros Maurício de Nassau e Nova Caruaru e entre os bairros Divinópolis e Boa Vista I e II.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara