Vereadores visitam Hospital Mestre Vitalino

por Victor Vargas — publicado 24/07/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

Uma comissão de vereadores, formada por Rosimery da Apodec (DEM), Gilberto de Dora (PSB), Rodrigues da Ceaca (PRTB) e Duda do Vassoural (DEM), estiveram essa semana no Hospital Mestre Vitalino – HMV. Inaugurado no ano passado pelo governo do Estado e administrado pela Fundação Altino Ventura, com recursos do SUS, o HMV é uma unidade referenciada, que presta atendimento a “pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPA ou Central de Regulação de Leitos de mais de 50 municípios da região”, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Os vereadores já haviam estado em outras unidades, como o Hospital Regional do Agreste, o Hospital São Sebastião e o Centro de Saúde Auditiva do município. O objetivo das visitas é verificar como estão o atendimento e as condições de funcionamento das unidades de saúde públicas de Caruaru.

O primeiro ponto observado foi a facilidade de acesso para pacientes portadores de deficiências. A vereadora Rosimery da Apodec, que preside a Associação de Pessoas com Deficiências de Caruaru e não conhecia ainda o hospital, aprovou o projeto, que contemplou estacionamento, rampas de acesso e até elevadores, “tudo dentro das normas da ABNT”. A vereadora considerou ainda toda a estrutura muito boa, destacando a limpeza, a organização e a identificação visual dos ambientes, feita em português e inglês, mas destacou que ainda há muito por ser feito. “Teve andares em que nós circulamos que só tinha um bloco de enfermaria sendo utilizado, onde tinham três enfermarias ociosas, que não estavam sendo utilizadas, que eram as enfermarias cirúrgicas, porque lá ainda não estão sendo realizadas cirurgias”, destacou Rosimery, que apontou ainda o encaminhamento de pacientes apenas mediante regulação como causa da baixa demanda. “Elespoderiamestar atendendo mais pessoas porque só tem 62% de atendimento, então ainda falta 38%, assim poderiam desafogar o Hospital Regional do Agrestel”.

O vereador Rodrigues da Ceaca classificou a estrutura do HMV como de primeiro mundo, com alto índice de satisfação tanto dos pacientes quanto dos funcionários. “As roupas de cama são trocadas duas vezes por dia, inclusive as dos acompanhantes, os pacientes tomam dois banhos por dia, têm três refeições certas ao dia”, apontou o edil, que já teve um familiar internado lá.

A opinião foi corroborada pelo vereador Duda do Vassoural. “Nós vimos que os pacientes estão muito satisfeitos em termos de atendimento, remédios não faltam, o ambiente é higienizado. Não encontramos lá ninguém que falasse mal do hospital”, asseverou o edil.

O vereador Gilberto de Dora, por sua vez, sublinhou a estrutura e a administração do hospital. “O HMV tem uma estrutura física modelo, pelos equipamentos médicos, a UTI, as enfermarias, os próprios leitos que são adequados para os pacientes poderem fazer exame sem que tenham que ser deslocados de um leito para uma maca, pois o próprio leito já é uma maca”, salientou. “Queremos agora mostrar à Secretaria de Saúde do Estado que é importante que se abra aqui um centro cirúrgico de imediato para cirurgia de transplantes de coração, para cirurgias gerais. Com certeza isso iria dar mais condições aos pacientes dos municípios de Caruaru e do Agreste, como também iria desafogar o HRA”, concluiu o vereador, que é integrante da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social da Câmara.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara