Vereadores discutem melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura na zona rural de Caruaru

por Fernanda Lira — publicado 06/02/2024 22h05, última modificação 06/02/2024 22h15
Colaboradores: Catiane Damas
Vereadores discutem melhoria da mobilidade urbana e da  infraestrutura na zona rural de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru discutiu, nesta terça-feira (6), pautas ligadas ao meio ambiente, mobilidade, demandas jurídicas e qualidade de vida dos moradores das zonas rurais. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), defendeu seu requerimento para realização de uma audiência pública para debater os gargalos das demandas jurídicas que prejudicam não só os advogados, mas penalizam a população de Caruaru que depende da justiça pernambucana. 

Lambreta explicou que as motivações derivam do anseio de assegurar os direitos da comunidade a uma justiça mais ágil e efetiva, bem como garantir melhor exercício das atividades jurídicas aos profissionais do ramo, destacando principalmente a irrazoável necessidade de deslocamento até Recife para resolver pelejas que poderiam facilmente serem tratadas nos Fóruns daqui, o que torna os processos ainda mais onerosos e até inacessíveis às pessoas de pouca ou nenhuma renda. Para ele, a audiência será um momento ímpar onde todos os lados envolvidos poderão apresentar suas questões e dificuldades para se chegar em um denominador comum. 

Zona rural

Lula Torres (PSDB) usou a tribuna para falar sobre seu requerimento que propõe a criação de um centro esportivo para a Vila Peladas. O parlamentar frisou que o lugar é central entre outras comunidades e que não há espaços como esse para promover melhor qualidade de vida aos moradores.

Mauricio Caruaru (PODE) retomou a pauta das estradas rurais de Caruaru, que continuam em condições difíceis, como as do terceiro distrito, e fez críticas a associações independentes, que segundo ele, tentam assumir o papel dos vereadores no desenvolvimento de requerimentos sobre demandas como esta.

Leonardo Chaves (PSDB) enfatizou que o trabalho desenvolvido nas estradas apresentam problemas de planejamento e execução, relatando ação de pessoas da comunidade que se dedicam de forma independente a cobrir os buracos deixados pelo poder público em troca de uma gorjeta ofertada pelos motoristas que trafegam no local e  reforçou que o momento mais adequado para reorganizar a execução e concluir a demanda é agora, no verão. 

Meio Ambiente 

Anderson Correia (PP) falou sobre o projeto do Governo Federal que trata da criação de salas verdes na educação pública. O vereador explicou que é necessário um credenciamento por parte dos municípios para que a ação aconteça, e apresentou um requerimento ao Poder Executivo, a fim de que as salas sejam habilitadas em Caruaru.

Cidadania

Ainda em sua fala, Anderson Correia tratou sobre a legislação que oferece aos servidores públicos, pais de crianças atípicas ou deficientes, o direito a jornada reduzida mediante apresentação de laudo que ateste a especificidade do filho e pretende batalhar junto ao município a extensão do benefícios aos servidores efetivos e comissionados municipais. 

Mobilidade 

Cabo Cardoso (PP) disse estar contente com a resolução da demanda no loteamento Amilson Afonso a respeito de mobilidade. Crianças, acompanhadas por seus responsáveis, precisavam atravessar a PE-95 para ir à escola pública Fernando Lyra e agora, após o pedido do vereador e o atendimento da prefeitura, o percurso do ônibus foi ampliado e o deslocamento perigoso não é mais necessário. 

Diversos

Outras discussões foram feitas pelo parlamento. A vereadora Perpétua Dantas (PV) ressaltou, entre outras questões, a importância do diálogo entre os comerciantes do Parque 18 de Maio e a prefeitura, acerca das novas dinâmicas estabelecidas no espaço que é destinado à comercialização. A parlamentar explicou que os trabalhadores não recusam as mudanças, mas exigem condições dignas para trabalhar. 

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.