Vereadores debatem mudanças na feira de Caruaru e abrem procedimento ético-parlamentar sobre o caso Kátia da Rendeiras

por LaisGuedes — publicado 23/03/2023 20h25, última modificação 03/05/2023 10h00
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos

Foto: Vladimir Barreto

Mudança do dia, estrutura e acesso às feiras do Parque 18 de Maio foram temas em discussão na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Caruaru. O tema, que vem se destacando devido às modificações em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, foi enfatizado pelos parlamentares, que chamaram atenção para outras problemáticas que atingem compradores e comerciantes.

Na sessão, também foi anunciada a abertura de um procedimento ético-parlamentar em desfavor da vereadora Kátia da Rendeiras (Republicanos). A comissão de Ética Parlamentar, presidida por Ricardo Liberato (PSDB), indicou Anderson Correia (PP) como relator do processo.

A estrutura do Parque 18 de Maio foi um dos principais pontos do debate. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), pediu por mais planejamento e sensibilidade nas questões da mudança da Feira da Sulanca, além de sugerir uma gestão mais independente e eficiente para o centro comercial. Nelson Diniz (Cidadania) defendeu o alinhamento entre as três cidades do Polo de Confecções, sugerindo que a realização durante a semana poderia facilitar a rotina dos comerciantes.

Lula Tôrres (PSDB) disse que a estrutura deficitária não atrai os compradores. Wagner do Santa Rosa (Republicanos) chamou atenção para a desvalorização do comércio caruaruense em relação às outras cidades. Leonardo Chaves (PSDB) falou sobre os engarrafamentos e dificuldades no acesso da feira, além de defender a mudança de local, para que haja mais estrutura e espaço para crescimento. Carlinhos da Ceaca (MDB) criticou as multas aplicadas aos compradores.

O vereador Anderson Correia apresentou novas proposições que debatem mobilidade humana: a criação de uma comissão parlamentar permanente e a instituição da Semana de Mobilidade Humana no município. As proposituras deverão ser votadas nas próximas reuniões.

Galego de Lajes (MDB) comemorou o abastecimento de água no distrito de Carapotós, além de citar outras demandas hídricas para a zona rural de Caruaru. Já o vereador Cabo Cardoso (PP) falou sobre segurança pública, destacando a violência na zona rural onde, em algumas comunidades, vêm ocorrendo assaltos frequentes e também solicitou um posto da Guarda Municipal na Academia das Cidades.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.