Vereadores debatem crédito complementar e cobram por melhorias nas obras de infraestrutura e saneamento

por LaisGuedes — publicado 16/12/2022 09h54, última modificação 16/12/2022 09h54

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 9413/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar um crédito complementar, no valor de até R$100 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. Na discussão realizada na sessão ordinária da quinta (15), os parlamentares ressaltaram a importância da transparência no destino da verba, além de expressarem a confiança no investimento, que trará benefícios para a população.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) citou a necessidade de maior transparência nas finalidades do projeto e foi complementada por Anderson Correia (PP) e Galego de Lajes (MDB).

Jorge Quintino (Solidariedade) e Aline Nascimento (Cidadania) reconheceram a preocupação e acrescentaram que, por se tratar de uma expectativa de crédito, esses esclarecimentos devem ser dados posteriormente. O presidente da casa, Bruno Lambreta (PSDB), lembrou que o crédito estava previsto no orçamento discutido previamente. Os demais vereadores parabenizaram a iniciativa da Prefeitura e expressaram a confiança em mais melhorias para a cidade.

Em seu momento na tribuna, Galego de Lajes (MDB) criticou as obras de saneamento básico em Lajes, Malhada de Pedra, Rafael e Terra Vermelha, onde de acordo com o parlamentar foram realizadas obras malfeitas e mal planejadas. Ele também denunciou a situação das estradas da zona rural, em especial, no Sítio Jacaré Grande e cobrou mais organização da Secretaria de Obras e mais fiscalização por parte da prefeitura.

Leonardo Chaves (PSDB) denunciou a situação do esgoto e as obras inacabadas e defeituosas na Vila Malhada de Pedra, cobrando maior posicionamento dos órgãos públicos. Também destacou a situação de uma casa abandonada na rua Dantas Barreto, no Indianópolis, que vem atraindo usuários de drogas, acarretando em violência no local.

Diante das críticas, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) reiterou o pedido de convocação do Secretário de Desenvolvimento Rural, José Manoel Pereira, ao plenário da Casa no próximo ano legislativo.

Outros seis projetos de lei e projetos de lei complementares de autoria do Poder Executivo foram aprovados por unanimidade pela casa. Além destes, mais 51 requerimentos e indicações foram aprovados pelos vereadores.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e pelas redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).