Vereadores de Caruaru se posicionam contra o preconceito direcionado a pessoas autistas

por Fernanda Kemilly — publicado 01/11/2023 12h23, última modificação 01/11/2023 12h23
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (31), o Poder Legislativo de Caruaru discutiu na sessão ordinária, questões ligadas à inclusão social, cultura e mobilidade. O recente caso da vereadora de Arcoverde-PE, que afirmou ser “castigo de Deus” uma criança autista, repercutiu na Câmara Municipal de Caruaru e os vereadores repudiaram o ocorrido. Os parlamentares Professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE), Anderson Correia (PP), Fagner Fernandes (PDT), Perpétua Dantas (PV) e Bruno Lambreta (PSDB) usaram a tribuna para repudiar o caso.

O projeto de lei que tramita na Casa e estabelece penalidades a quem discrimina pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) foi comentado pelo professor Jorge Quintino. "Autismo não é doença, não é castigo", enfatizou Fagner Fernandes, que afirmou se solidarizar com os pais das crianças autistas, como também reforçou que a tribuna deve ser um espaço para demandas de toda a população.

O vereador Mano do Som (UNIÃO BRASIL) fez críticas à dificuldade no atendimento de demandas e solicitações feitas pelos parlamentares ao executivo. Leonardo Chaves (PSDB) também reforçou que o seu papel enquanto parlamentar está sendo cumprido, mas que precisa ser atendido para que a população veja os resultados.

Mobilidade

A vereadora Perpétua Dantas enfatizou seu compromisso em fiscalizar a execução da construção de uma praça e do pavimento de ruas, no entorno da obra, no bairro Cidade Jardim. Leonardo Chaves também afirmou seu compromisso em persistir na demanda das estradas de Caruaru que precisam de manutenção.

Cultura

O Professor Jorge Quintino comentou sobre o andamento da biblioteca municipal de Caruaru. O parlamentar espera da obra a mesma evolução que diz enxergar em bibliotecas educacionais, ligadas a escolas. O vereador Quintino enfatizou que deve ser um espaço acessível a todos, com modalidade digital, alternativa em braille, entre outras exigências.

Ao usar a tribuna, o presidente da Casa Bruno Lambreta destacou, entre outros assuntos, o Título de Cidadão de Exu entregue a Onildo Almeida, por tudo o que o compositor representa.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.