Vereadores de Caruaru retomam atividades legislativas em Sessão Ordinária após recesso parlamentar

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 06/08/2025 09h05, última modificação 06/08/2025 09h43
a 36ª Sessão Ordinária marcou o início dos trabalhos do segundo semestre de 2025 com pautas voltadas à Sulanca, educação, saúde e mobilidade rural
Vereadores de Caruaru retomam atividades legislativas em Sessão Ordinária após recesso parlamentar

Foto: Vladimir Barreto

Na tarde desta terça-feira (05), a Câmara Municipal de Caruaru realizou a 36ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, marcando a retomada dos trabalhos na Casa Jornalística José Carlos Florêncio. A condução dos trabalhos foi iniciada pelo presidente Bruno Lambreta (PSDB), que iniciou sua fala reforçando o compromisso do Legislativo com a população caruaruense.

Durante a abertura, o 2º secretário, vereador Galego de Lajes (PSDB), fez a leitura de uma mensagem enviada pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), na qual o chefe do Executivo Municipal saudou os parlamentares e reafirmou o espírito de parceria entre os poderes.

EXPEDIENTE


O vereador Gil Bobinho (PSB), destacou a presença da senhora Fátima Amaral, presidente da Associação dos Confeccionistas, representando os sulanqueiros. O parlamentar demonstrou preocupação com a possível retirada dos comerciantes das calçadas e ruas nas imediações da Feira da Sulanca. Segundo ele, o espaço proposto pela Prefeitura de Caruaru ainda não apresenta condições adequadas para receber os feirantes, que pleiteiam permanecer no local até que a nova estrutura esteja pronta.

Na sequência, Silvio Nascimento (PL), informou que apresentou um projeto de lei que assegura o direito à livre manifestação individual e coletiva nas escolas públicas e privadas, contemplando expressões religiosas e culturais como forma de garantir um ambiente acolhedor e plural.

O vereador Edilson do MST (PT), fez um balanço de suas ações no primeiro semestre e abordou, em tom crítico, a tarifa imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pontuando os impactos políticos e econômicos da medida.

Raminho Xavier (PSD), agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde pela implantação de um aplicativo que facilita o acesso da população às informações sobre médicos e especialistas disponíveis nas Unidades de Saúde. O parlamentar também apresentou um requerimento solicitando a valorização dos produtos da agricultura familiar por meio de compras públicas e cobrou a execução de obras de calçamento nos arredores das escolas da zona rural.

O vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS), também abordou a  situação dos comerciantes da Sulanca, endossando a preocupação apresentada pelo colega Gil Bobinho.

GRANDE EXPEDIENTE

No Grande Expediente, o vereador Silvio Nascimento (PL) voltou a abordar a tarifa imposta pelos EUA ao Brasil, destacando os desdobramentos políticos.

Mano do Som (PDT) celebrou a reabertura da base dos bombeiros civis na Feira de Artesanato e falou sobre a necessidade de realização de concurso público para ampliar o efetivo da categoria, enfatizando a importância do serviço para a segurança local.

O vereador Fagner dos Animais (PDT), reforçou sua atuação em defesa da causa animal. Segundo ele, durante o recesso, realizou visitas a diversos bairros de Caruaru e reiterou a importância das castrações como política pública para controle populacional de animais de rua no município.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira (07), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).