Vereadores de Caruaru discutem educação ambiental, cultura e ações do Executivo durante a 20ª Reunião Ordinária

por Yan Lucca publicado 22/04/2025 18h47, última modificação 22/04/2025 18h47
Parlamentares também homenagearam o Papa Francisco com um minuto de silêncio; temas como turismo, maus-tratos a animais e gestão da Feira da Sulanca marcaram os discursos
Vereadores de Caruaru discutem educação ambiental, cultura e ações do Executivo durante a 20ª Reunião Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

20ª Reunião Ordinária da Câmara de Caruaru

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta terça-feira (22), a 20ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. A sessão começou com um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, falecido na segunda-feira (21), aos 88 anos. O pedido foi feito pelo presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB).

Educação ambiental, cultura e valorização do turismo

O vereador Anderson Correia (PP) comentou um projeto de lei apresentado por ele que trata da atuação dos poderes públicos na promoção da educação ambiental e do bem-estar animal nas escolas da rede municipal. Conforme o parlamentar, a proposta “está em consonância com a Constituição Federal” e visa trazer o debate para dentro das salas de aula. Ele também defendeu a valorização do turismo local, citando o potencial da Serra dos Cavalo, Reserva natural na Vila Murici.

Enquanto o vereador Jorge Quintino (PODE) endossou o discurso de Anderson e anunciou uma novidade: a partir desta quarta-feira (23), a Biblioteca Pública Municipal Álvaro Lins passará a funcionar das 9h às 21h. Ele também apresentou um anteprojeto que propõe a criação de uma editora municipal em Caruaru, com o objetivo de valorizar a produção intelectual local. “Será um espaço de memória e valorização do conhecimento produzido na cidade”, afirmou.

O vereador Raminho Xavier (PSD) comentou a reunião que teve com o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, tratando da requalificação da Casa de Cultura José Condé. O parlamentar defendeu que o equipamento seja transformado também em um centro de apoio ao turismo, com a instalação de uma sala dedicada ao Museu do Poeta.

Ações do Executivo e articulações em Brasília

O vereador Cabo Cardoso (AVANTE) falou sobre a viagem de uma comitiva de vereadores a Brasília, onde se reuniram com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro e com o deputado federal Coronel Meira (PL). Ele elogiou as ações do Executivo em diferentes frentes na cidade.

Já o vereador Hugo Leonardo Chaves (PODE) destacou os trabalhos realizados na zona rural, com foco no fortalecimento da agricultura familiar. Ele também celebrou a criação da Secretaria Executiva da Primeira Infância, classificada por ele como um marco para o município, ressaltando a parceria entre Executivo e Legislativo.

Grande Expediente

No Grande Expediente, o vereador Gil Bobinho (PSB) destacou ações voltadas à educação municipal, como o seu requerimento para a realização de um censo escolar que irá mapear onde moram os alunos da rede pública.

O vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) utilizou seu tempo para comentar os 100 primeiros dias da atual gestão municipal. Ele apontou problemas persistentes, como a situação da Feira da Sulanca, que classificou como “entregue às moscas”. Lessa também mencionou a falta de conclusão das obras no estacionamento da feira, dificuldades no funcionamento de unidades de saúde e a situação do albergue municipal. Parte das críticas foi endossada por outros parlamentares, como Mery da Saúde e Fagner dos Animais.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima quinta-feira (24), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) em sapl.caruaru.pe.leg.br.

Assista na íntegra: