Vereadores chamam atenção para falta de acessibilidade na Avenida Agamenon Magalhães

por LaisGuedes — publicado 22/08/2023 21h08, última modificação 22/08/2023 21h08
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Na sessão ordinária do Poder Legislativo de Caruaru, ocorrida nesta terça (22), os parlamentares pediram mais atenção para locais da cidade que apresentam dificuldades para o tráfego de pedestres. O vereador Fagner Fernandes (PDT) denunciou que a manutenção do canteiro que percorre a Av. Agamenon Magalhães está impedindo a passagem das pessoas, devido ao isolamento das áreas. Val Lima (União) disse que irá apresentar à prefeitura a sugestão de aumentar a área de passagem para facilitar a movimentação. Cabo Cardoso (PP) apresentou requerimento para a instalação de passagens elevadas nesta e em outras vias de fluxo intenso.

Perpétua Dantas (PV) lembrou que os canteiros são inacessíveis para pessoas com deficiência (PCD) que apresentam dificuldade de locomoção, devido à falta de rampas. Em sua fala, a vereadora também solicitou que as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizem um levantamento do quantitativo de PCDs em Caruaru, com o intuito de destinar financiamento à políticas públicas destinadas a essa população. A parlamentar também destacou a falta de ações culturais e de lazer destinadas à juventude, dentre elas o projeto Nossa Avenida, que oferecia o espaço da Agamenon, aos domingos, para atividades de lazer.

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), destacou as ações da deputada estadual Débora Almeida (PSDB). Entre elas, estão a inclusão do nome da Professora Sinhazinha para o  Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco. Lambreta enviou para o gabinete da parlamentar o modelo de destinação de emenda para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores.

O vereador Fagner Fernandes solicitou ainda a presença do diretor da AMTTC, Cel. Edson Nóbrega, para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento dos radares eletrônicos, já que as informações continuam desencontradas. O decano Leonardo Chaves (PSDB) pediu providências do Poder Executivo para uma casa abandonada na Av. Agamenon Magalhães. Além disso, o vereador Val Lima destacou a visita que fará à cidade de Luiz Eduardo Magalhães (BA), para uma capacitação sobre confinamento e silagem — os quais, segundo ele, podem ser empregados pelos produtores da região.

A Câmara também aprovou em 2ª discussão o PL nº  9534/2023, que proíbe a contratação de pessoas condenadas por maus-tratos e abandono animal. O projeto é de autoria do vereador Fagner Fernandes.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.