Vereadores celebram os 167 anos de Caruaru e os 32 anos da CEACA

por Fernanda Lira — publicado 16/05/2024 21h30, última modificação 16/05/2024 21h31
Colaboradores: Risoni Santos
Vereadores celebram os 167 anos de Caruaru e os 32 anos da CEACA

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru debateu, nesta quinta-feira (16), o aniversário da cidade e da Ceaca - Central de Abastecimento de Caruaru, questões ligadas à segurança e infraestrutura, entre outras pautas, na Câmara Municipal. 

Na Sessão Ordinária, os parlamentares Maurício Caruaru (PODE) e Bruno Lambreta (PSDB) parabenizaram os garis brasileiros, neste dia (16) em que se celebra nacionalmente a profissão. Lambreta destacou o ensinamento de seu pai, que atuou como gari, de que toda a sociedade deve contribuir com a limpeza urbana. Também na tribuna, a vereadora Perpétua Dantas (Avante) falou dos desafios diários dos profissionais que realizam os serviços em meio a exposição ao sol e a insalubridade, pontuando a necessidade de valorizar a classe trabalhadora.

No encontro, foi convocada uma Sessão Extraordinária e os seguintes Projetos de Lei Complementar, do Poder Executivo, foram aprovados: nº 172/2024,  que cria duas classificações para os Eixos Rodoviários Urbanos - dentro e fora do perímetro urbano, e nº 173/2024, que permite maior objetividade nas redações legais para a realização de obras.

Aniversário de Caruaru

Em alusão ao aniversário da cidade, celebrado no próximo sábado (18), a tribuna foi usada pela mediadora e agente cultural do Memorial de Caruaru, Márcia Santiago de Albuquerque, para falar da história do município. Márcia contou um pouco sobre a formação de Caruaru, desde quando era uma fazenda pertencente ao senhor José Rodrigues de Jesus, até os dias de hoje, em que pessoas de 90 cidades circunvizinhas “vem para Caruaru, para negociar, ir ao médico e estudar”, destacou a agente.

Márcia convidou a população para visitar o Memorial, que funciona das 8h às 17h, de terça à sexta, e das 8h às 13h nos sábados. A agente destacou que a equipe do estabelecimento recebe pessoas de diferentes países e está de braços abertos para receber os caruaruenses.

“Uma cidade mais inclusiva, mais justa, que abrace a periferia e a zona rural” foram as palavras da vereadora Perpétua Dantas (Avante), ao expressar o que deseja para Caruaru, e complementou afirmando que “a gente está no caminho certo, com um governo que dialoga com essa Casa”. 

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), também fez uso da tribuna para falar do aniversário de Caruaru, relembrando sua trajetória parlamentar, em que sofreu perseguição política, mas não desistiu de exercer seu papel legislativo. “Eu tenho orgulho de dizer que contribui para a democracia”, expressou.

Aniversário da Ceaca

O vereador Carlinhos da Ceaca (PODE) debateu, na tribuna, o crescimento da Ceaca que completará 32 anos de existência, também no próximo sábado (18). O vereador destacou a persistência e o trabalho do ex-prefeito João Lyra Neto pela criação da central e parabenizou o prefeito Rodrigo Pinheiro pelas requalificações realizadas no espaço.

Segurança Pública

O vereador Cabo Cardoso (Avante) comemorou a chegada da Segunda Companhia  da Polícia Militar ao bairro São João da Escócia, fruto de uma articulação entre o Legislativo e o Executivo. Além disso, Cabo salientou que bairros circunvizinhos, como Salgado e Lagoa do Algodão, também serão beneficiados com mais rondas policiais por perto. 

Infraestrutura

Val Lima (PSDB) usou a tribuna para elogiar o trabalho realizado na cidade em relação a execução de obras e destacou a construção do asfalto que liga os bairros Inocoop e José Liberato.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (21). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.