Vereadores assinam a ordem de serviço para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Caruaru

por Texto: Dayane Carvalho — publicado 01/06/2023 17h29, última modificação 01/06/2023 17h29
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Parlamentares, autoridades do município e do estado, e servidores do Poder Legislativo compareceram ao ato de lançamento da Pedra Fundamental e da assinatura conjunta dos vereadores para a construção da nova sede. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (1•), no futuro endereço da Câmara Municipal, localizado na Avenida Projetada, 01, no bairro Universitário. O momento marca o início da obra que tem área total de 2.965,14m2, com investimento de R$ 8.800.000,00 provenientes do Fundo Especial e de doações. A empresa responsável pela execução, após passar pelo processo licitatório, é a construtora Jacil Serviços de Engenharia Eireli. O prazo previsto para a construção é de 18 meses.

Os ex-presidentes da Câmara Municipal responsáveis pelo período de pré-projeto, Leonardo Chaves (PSDB) e Lula Tôrres (PSDB), iniciaram o momento. Leonardo narrou sua trajetória iniciada em 1963 e as transformações e ampliações que presenciou durante os anos seguintes. Enquanto era Presidente da Câmara em 2014, criou o Fundo Especial, através da lei n° 5510/2014, com o objetivo de construir o imóvel da nova sede. “Hoje damos início à realização de um sonho da Câmara Municipal de Caruaru”, afirmou Chaves. O trabalho prosseguiu na gestão do então presidente Lula Tôrres. O parlamentar deu continuidade ao compromisso de garantir um espaço que pudesse acolher melhor a população caruaruense.

O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, afirmou a necessidade da construção do novo ambiente para o Poder Legislativo. Pinheiro também demonstrou o impacto positivo da obra na geração de empregos e movimentação econômica da cidade. A Deputada Estadual, Débora Almeida, representou o Governo Estadual e parabenizou à todos os vereadores pela conquista. “Um legislativo forte representa uma democracia forte”, disse Débora.

A responsável pelo projeto arquitetônico, Marcela Marabuco, explicou as etapas previstas para a construção e ressaltou a importância de desenvolver um ambiente que possa receber a população com mais conforto. Marabuco salientou que o projeto foi pensado a fim de permanecer homenageando figuras ilustres e de manter símbolos que caracterizam o Legislativo caruaruense.

O Presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), agradeceu imensamente a todos os vereadores que passaram pela Câmara e contribuíram para que esse momento pudesse ocorrer. Incluindo o seu pai, Lambreta. “Com a construção da nova sede, estaremos cumprindo ainda mais com a nossa missão de atender bem a população".

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.