Vereadores aprovam requerimentos e projeto de lei de concurso público

por Victor Vargas — publicado 13/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47

66 requerimentos, um projeto de lei e cinco indicações foram votados na 4ª reunião ordinária da 3ª sessão legislativa desta 16ª legislatura, realizada na última quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Caruaru. Entre os requerimentos, 36 foram reiterados, como os do vereador Carlinhos da Ceaca (PPS), que voltou a solicitar complemento do calçamento nas ruas Adélia Leal, Guarajara e Teófilo Otoni, no Petrópolis, e creche no Bairro Jardim Liberdade. O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) também reiterou requerimentos para calçamento nas ruas Senador Marcos Freire e São João da Escócia, no Salgado, e o vereador Lula Tôrres (PR) reapresentou reinvindicações para construção do Parque Botânico São Francisco de Assis e revitalização de praça no Bairro São Francisco e na Vila Peladas.

Já o vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) solicitou novamente obras de calçamento nas ruas Osvaldo Cruz e Daniela Perez e na Travessa Zacarias, todas no Posto Agamenon, e o vereador Edjailson da Caru Forró (PtdoB) reapresentou requerimento para construção de praça na Rua Maranata, no Salgado, e na Rua 14, nas Rendeiras, alémde requalificação do Riacho do Mocó.

Ainda na zona urbana, o vereador Rozael do Divinópolis (PROS) pediu novamente a revitalização da Praça José Vindú, no Divinópolis, asfalto na Rua Capitão Cardim, no Caiucá, calçamento na Rua Professor Luiz Bezerra, no Bairro Universitário, e a revitalização da praça defronte do Círculo Operário, no Bairro São Francisco.

Para a zona rural, o vereador José Ailton também apresentou reiterações de requerimentos, pedindo construção de passagem molhada entre o Sítio Campos e o Alto do Moura, creche e saneamento na Vila do Murici. Já o vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente do Poder Legislativo, reivindicou a urbanização das principais ruas do povoado de Malhada de Pedra.

Entre os demais requerimentos, também foram aprovados os do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), solicitando creche, colégio e praça no Loteamento Nossa Senhora das Dores, e os do vereador Nino do Rap (DEM), reivindicando colocação de asfalto nas ruas São Caetano, Safira, Professora Maria Vitorino e da Sé, todas no Bairro Centenário.

Foram aprovados ainda os requerimentos do vereador Lula Tôrres, para a implantação de programa de macroginástica no Parque Botânico São Francisco de Assis e melhoria no trânsito na 1ª Travessa Marechal Deodoro da Fonseca, ambos no São Francisco. Fluidez no trânsito também foi foco de requerimento do vereador Tenente Tiburcio (PMN), que pediu melhoria nas vias por onde trafegam os ônibus coletivos da cidade.

Já o vereador Duda do Vassoural (DEM) pediu construção de praça na Rua Manoel Lopes, saneamento e calçamento na Avenida do Canal, na 9ª Travessa Henrique Soares e na Travessa Henrique Soares, todas no Bairro do Vassoural, e o vereador Antonio Carlos, também do DEM, solicou o envio de projeto de lei de autoria do Poder Executivo Municipal de Caruaru disciplinando as atividades dos camelôs que atuam na cidade.

A zona rural também foi beneficiada com requerimentos aprovados do vereador Alecrim (PSD), que reivindicou conserto na estrada do Sítio Capivara até o Sítio Vasco e na estrada do SESI até o Sítio Xiquexique, além de urbanização no Sítio Encantado.

Entre as indicações, o vereador Gilberto de Dora teve aprovada a sua solicitação de reforma no Aeroporto Oscar Laranjeira, instalação de lombada eletrônica no retorno da BR-104, proximidade do campus/Caruaru da UFPE, e retorno com semáforo na BR-104, defronte da Transportadora Campinense. Outra indicação aprovada foi a do vereador Edjailson da Caru Forró, pedindo a implantação de tubulação do Sistema Camevô para interligar elevatória do Sistema do Prata.

Ainda na reunião, foi apresentado um projeto de lei do Poder Executivo definindo regras para o concurso público, que será realizado este ano, nas esferas dos poderes executivo e legislativo.

“A reunião foi tranquila, todos os itens da súmula foram discutidos e aprovados, com exceção de dois requerimentos retirados pelo vereador Ranilson Santos para calçamento de duas ruas, uma no Cedro e a outra no Alto da Balança, por já terem sido apresentados anteriormente”, disse o presidente Leonardo Chaves.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no site da Câmara.