Vereadores aprovam reajuste para servidores do Poder Legislativo

por Victor Vargas — publicado 02/03/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h53

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta terça-feira (01) – a sua 7ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa da 16ª legislatura. Três projetos de lei, quatro projetos de decreto legislativo, cinquenta e cinco requerimentos e três indicações foram discutidas, votadas e aprovadas pelos edis. O  projeto de lei de autoria do vereador Rozael do Divinópolis (PROS), solicitava a inclusão do evento religioso denominado “Festa de Santo Antônio” no calendário municipal. Os outros PLs aprovados, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, fixaram os subsídios dos vereadores para a legislatura compreendida entre os exercícios de 2017 a 2020 e definiu aumento de 9,47% sobre os valores dos vencimentos básicos dos servidores efetivos ativos da Câmara Municipal de Caruaru.

Os quatro projetos de decreto legislativo aprovados referiram-se a homenagens – concessão de título de cidadania e medalha honorífica – como o que o vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou pedindo a concessão (in memoriam) da Medalha de Honra ao Mérito José Rodrigues de Jesus ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

Dos 55 requerimentos em votação, 35 foram reiterações, a maioria focada em intervenções urbanas, com obras de calçamento e saneamento. Entre as reiterações aprovadas, destaque para a do vereador Marcelo Gomes reivindicando mais uma vez equipamento de todos os parques e órgãos públicos com bicicletários e criação de projeto de voluntários na municipalidade, semelhante ao projeto “Transforma Recife”. Já os vereadores Jajá (PMN), Duda do Vassoural (DEM) e Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, intercederam em favor da zona rural. Jajá pediu terraplanagem nos sítios Lagoa do Algodão e Encanto; Duda, abastecimento de água nos sítios Palmatória I e II; e o presidente Leonardo, recuperação e ampliação da Escola Cesarina Vieira, na Vila do Rafael, conserto no paredão do Açude de Serra dos Pintos, construção de CRAS no Bairro Agamenon Magalhães e construção de sede para abrigar o posto de saúde e o CRAS de Malhada de Pedra.

Entre os demais requerimentos os destaques foram a aprovação da propositura do vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB), para asfalto na estrada de acesso a Gonçalves Ferreira; as do vereador Eduardo Cantarelli (SD), para saneamento e calçamento do Bairro Luiz Gonzaga; a do vereador Lula Tôrres, vice-presidente da Câmara,  para reforma nas escolas José Florêncio Neto, no São Francisco, e Landelino Rocha, na Vila Peladas; e as do vereador Gilberto de Dora (PSB), para asfalto nas principais ruas do Jardim Panorama, colocação de placas indicativas nas paradas dos ônibus coletivos e arborização nas praças e artérias do Loteamento Adalgisa Nunes.

Por fim, entre os requerimentos aprovados, o do vereador Leonardo Chaves, reivindicando obras de saneamento e substituição da bomba por outra de maior capacidade para o abastecimento de água de Malhada de Pedra.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara