Vereadores aprovam proposituras e falam de cenário político municipal

por Victor Vargas — publicado 16/03/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h54

Com poucas pessoas nas galerias acompanhando o debate e a votação das proposituras constantes da súmula desta 11ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa, os vereadores apresentaram e aprovaram 41 requerimentos e 4 indicações. Entre os requerimentos aprovados, destaque para os do vereador Lula Tôrres (PR), para a construção de Jardim Botânico na Vila Peladas, reforma na Escola Professor José Florêncio Neto (Bairro São Francisco), passagem do carro fumacê na Vila Peladas e guarda municipal na feira livre do Bairro São Francisco. O vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) aprovou requerimentos para conclusão da UPA/Rendeiras e implantação de CRAS no Loteamento Novo Mundo, enquanto que o vereador Jajá (PMN) aprovou reiteração para obras de terraplanagem, saneamento e construção de creche no Sítio Encantos, além de construção de ponte entre a Vila Padre Inácio e o Bairro José Carlos de Oliveira, e o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (também do PSD), revitalização na praça da Vila do Rafael.

Também entre os requerimentos aprovados, o do vereador Eduardo Cantarelli (sem partido), para que os alunos da rede municipal de ensino recebam orientação nas escolas com relação à violência contra os animais; o do vereador Ranilson Enfermeiro (PTB), que pediu construção de Academia da Cidade no Alto do Moura; os do vereador Alecrim (PSD), que quer fiscalização do trânsito na Rua Bahia (Bairro Divinópolis) e revitalização da Praça da Criança, no centro da cidade; e o do vereador Edjailson da Caru Forró, que defende a junção das águas do Rio Pirangi com a Barragem do Prata como estratégia de combate à grave crise hídrica no estado.

Tribuna livre – O primeiro vereador a usar tribuna foi o líder da oposição, vereador Gilberto de Dora (sem partido), que em seu discurso falou da desfiliação do PSB e fez críticas pelo “jogo político” do prefeito do município, José Queiroz (PDT), em articular a candidatura do vice-prefeito Jorge Gomes (PSB) como seu sucessor e excluir a deputada Raquel Lyra (atualmente também filiada ao PSB), que já estaria com a palavra do governador Paulo Câmara para ser a candidata pelo partido em Caruaru.

O segundo a usar a tribuna foi o vereador Rozael do Divinópolis, que recentemente deixou o PROS. Em seu discurso, Rozael falou da sua filiação ao PRTB e disse que essa vai ser um campanha difícil, mas que está feliz com a sua decisão e consequente ida para o partido,que agora tem a maior bancada na Câmara, com quatro vereadores – além dele, Edjailson da Caru Forró, Rodrigues da Ceaca e Heleno do Inocoop. Por falar em Heleno do Inocoop, o vereador falou mais uma vez sobre a falta de segurança e os altos índices de criminalidade em todo o município. Para ele, a falta de estrutura das polícias e de iluminação pública em alguns bairros de Caruaru são fatores que estão contribuindo para a livre ação de criminosos.

Pedido de informação – O vereador Eduardo Cantarelli apresentou pedido de informação à prefeitura sobre as obras da policlínica da Morada Nova (antigo loteamento das Rendeiras), que se arrastam há quase 10 anos. O vereador quer saber quanto a prefeitura já gastou até agora com a obra, qual a empresa responsável pela construção e o prazo para entrega.

Apesar das críticas na tribuna, a reunião transcorreu tranquila. “As proposituras – que são reivindicações do povo feitas através do vereador – foram votadas e aprovadas. Ocorreu tudo na normalidade. Já no cenário político, se a gente fosse falar de futebol, eu responderia que agora embolou o meio de campo com essa decisão última do governador do Estado (em apoiar a pré candidatura do vice-prefeito Jorge Gomes em detrimento da deputada Raquel Lyra), mas nós vamos aguardar porque é um cenário que ainda deve ser modificado, outras candidaturas devem surgir até o final da semana ou daqui até as convenções dos partidos”, comentou o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara