Vereadores aprovam proposituras e debatem problemas da cidade

por Victor Vargas — publicado 09/12/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52
A Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite desta terça feira (08), a sua 72ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Das vinte e cinco proposituras constantes da súmula com a Ordem do Dia cinco foram retiradas – quatro requerimentos e uma indicação. O primeiro a usar a tribuna foi o líder do governo, vereador Jaelcio Tenório (PRB). Jaelcio lembrou do Dia da Família, comemorado ontem (08) e ressaltou que “a família é um projeto de Deus e que quando se tem uma base familiar temos prosperidade”. O vereador destacou ainda a instalação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, iniciativa da prefeitura.

Por sua vez, o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) abordou a crise política que está assolando o país e as “duras críticas” contra a presidente Dilma Roussef. Segundo Heleno, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo da Cunha, está empenhado em denegrir a “moral e a conduta da nossa presidente, quando existem inúmeros problemas para serem votados”.

Na tribuna, o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) falou da importância do engajamento de todos no combate à dengue, na luta contra o mosquito Aedes aegypti, e destacou o empenho do governador Paulo Câmara (PSB) na causa, “pois já são 1.800 casos de microcefalia espalhados pelo Brasil afora”, sublinhou Rodrigues. Já o foco do discurso do vereador Carlos Santos (PRB) foi a mobilidade urbana, que ele defendeu como assunto que deve ser tratado com prioridade e cautela em Caruaru.

A mobilidade foi tema também do requerimento que a vereadora Rosimery da Apodec (DEM) apresentou solicitando que a prefeitura envie um projeto de lei à Câmara criando a Comissão Permanente de Acessibilidade, que seria uma comissão mista do poder público e de representantes de entidades ligados à questão. “O papel da comissão é unir forças para que todos, poder público e sociedade, possamos acompanhar as adaptações que estão sendo planejadas em prol da acessibilidade, verificando se estão sendo feitas da forma certa, e dando a nossa contribuição para que Caruaru se torne, de fato, uma cidade acessível para todos”, explicou Rosimery.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), considerou profícua a sessão, onde todos os projetos, requerimentos e indicações foram aprovados sem nenhum problema. “Tivemos hoje a discussão de projetos com foco na cidade e ouvimos também algumas denúncias sobre o mau atendimento de alguns fiscais da prefeitura, mas que deverão ser corrigidas o mais breve possível pela própria administração”, ponderou o presidente.

A súmula com todas as proposituras votadas nesta 72ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária pode ser consultada no Portal da Câmara.
Foto: Victor Vargas/AscomCâmara