Vereadores aprovam projetos de lei e concedem medalha a jornalista

por Victor Vargas — publicado 02/06/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Doze projetos de lei, cinquenta e um requerimentos e sete indicações foram aprovados na 31ª reunião da 4ª sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na noite desta quinta-feira (02). Dois dos projetos de lei, de autoria do Executivo,  aprovaram a instituição do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e mudança na Lei Municipal nº 3.833/1997, que dispõe sobre o uso dos cemitérios públicos e particulares e os serviços funerários prestados no município.

Entre os outros projetos de lei também aprovados, de autoria dos vereadores, destaque para o do vereador Sivaldo Oliveira (PSDC), estabelecendo o direito da gestante ao acompanhamento por doulas nas maternidades de Caruaru; o do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), sobre o direito do aleitado materno; e o do vereador Gilberto de Dora (PSDB), para que bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares disponibilizem informações sobre a oferta e cobrança de couvert artístico, em local de ampla visibilidade.

Também aprovados os requerimentos do vereador Lula Tôrres (PDT), para a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Campos, e os do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB), para recuperação do asfalto da via que interliga os povoados do Juá e Patos e retirada de lixo, de entulho, saneamento, calçamento e iluminação pública do Loteamento Demóstenes Veras. Já o vereador Heleno do Inocoop teve aprovada construção de maternidade municipal de grande porte com UTI Neonatal e criação do Programa de Intercâmbio Educacional, enquanto que o vereador Carlos Santos (PRB) aprovou pedido para realização de audiência pública para discutir o extermínio da juventude negra. A lista completa de proposituras aprovadas está disponível no Portal da Câmara.

Homenagem – No início da sessão, após a leitura do Salmo 72 pelo vereador Carlos Santos e do expediente pelo primeiro secretário Sivaldo Oliveira (PSDC), o presidente Leonardo Chaves (PSD) destacou a propositura que irá apresentar para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Padre Antônio Jorge Guerra a D. Bernardino Marchió, bispo da Diocese de Caruaru, que está completando 25 anos de bispado. Ainda no primeiro expediente, a Câmara fez a entrega da Medalha de Honra ao Mérito José Carlos Florêncio à jornalista Nayara Vila Nova, repórter e apresentadora da TV Jornal, propositura do vereador Rozael do Divinópolis (PRTB).

O vereador, em seu discurso, ressaltou a trajetória profissional da jornalista, que também é moradora do Divinópolis. “Para mim é uma satisfação muito grande usar essa tribuna para falar de uma pessoa querida, uma celebridade em nosso bairro. Carismática, Nayara representa o jornalismo de nossa cidade com sua seriedade e decência”, afirmou Rozael. Com a plateia lotada por parentes, amigos e colegas de trabalho, a homenageada agradeceu a distinção. “Fiquei muito feliz e surpresa, lisonjeada com o reconhecimento do meu trabalho. Já estou há sete anos nessa estrada e amo o que faço”, disse a jornalista.

A próxima reunião pública ordinária foi convocada para a terça-feira (07), às 20h.

Fotos: Vladimir Barreto/AscomCâmara