Vereadores aprovam pauta e destacam criação de comissão parlamentar

por Victor Vargas — publicado 11/09/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h50

A 48ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária, realizada pela Câmara Municipal de Caruaru na noite desta quinta-feira (10), foi tranquila, com a aprovação de todos os vinte requerimentos constantes da súmula com a Ordem do Dia (consulte no Portal da Câmara). Além da aprovação das proposituras, os vereadores usaram a tribuna para abordar vários assuntos, principalmente relacionados a demandas da população nas áreas de saúde, educação e limpeza urbana.

O presidente Leonardo Chaves (PSD) destacou a greve nas universidades federais, deflagrada no dia 28 de maio, que conta com a adesão de mais de 40 instituições, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior. “Lamento o descaso do governo federal com as universidades públicas. Há mais de 3 meses os alunos estão sem aula, isso é um absurdo grande e um descaso com a educação desse país: as universidades fechadas por falta de repasse de verbas do governo federal!”, criticou o parlamentar.

Outra questão abordada pelo vereador foi a falta de água, principalmente na área do 3º Distrito. “Até o momento, não foi resolvido o problema de abastecimento de água da região do 3º distrito, principalmente de Malhada de Pedra, de Serra Velha, Saguim, Riacho do Veado, Guariba, Serra dos Pintos. São 16 comunidades que continuam sendo abastecidas por carro-pipa”, disse Leonardo Chaves, que defendeu a construção de um reservatório de grande porte para captar água para essas comunidades, aliviando os altos custos do município e do estado com o abastecimento por meio de carros-pipas.

Comissão – Os vereadores trouxeram ainda outro assunto ao plenário: a greve dos servidores do Detran, iniciada no dia 05 de agosto. O presidente Leonardo Chaves criou uma comissão parlamentar temporária para acompanhar o impasse com o governo do estado, o que está causando muitos transtornos à população. A comissão será composta por cinco vereadores: Rodrigues da Ceaca (PRTB), Gilberto de Dora (PSB), Carlinhos da Ceaca (PPS), Tenente Tiburcio (PMN) e Antonio Carlos (DEM).

O democrata, que é também líder da bancada oposicionista, destacou o papel da comissão. “É uma categoria que tem enfrentado problemas, que paralisou os serviços por conta das reivindicações não atendidas. Nós vamos verificar o que é que pode ser feito, vamos às Ciretrans conversar com os servidores para que possamos, nós também, cobrar do governo do estado uma resposta”, adiantou Antonio Carlos.

O presidente da comissão será o vereador Rodrigues da Ceaca. “Nós iremos fazer essas visitas a todas as unidades do Detran, inclusive os postos de atendimento no Caruaru Shopping e no Shopping Difusora, para avaliar de perto as irregularidades que estão acontecendo. [São] muitas pessoas na lista de espera para serem atendidas, não tem água para os clientes beber, ainda mais quando passam até três horas na fila aguardando o atendimento – são muitas irregularidades e isso tudo é muito preocupante. Por isso convocamos essa comissão interpartidária para que façamos essas visitas e possamos ajudar a melhorar esse atendimento à população de nossa cidade”, asseverou o parlamentar.

Feriado – Por conta do feriado da próxima terça-feira (15), quando o município comemora o dia da padroeira de Caruaru, Nossa Senhora das Dores, não haverá expediente nem reunião na Câmara. O presidente convocou-a para a quinta-feira, dia 17.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara