Vereadores aprovam criação da Semana do Hip Hop e reforçam críticas à prefeitura

por Victor Vargas — publicado 15/06/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Na 34ª reunião pública ordinária da 4ª sessão legislativa, realizada na noite desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Caruaru, os vereadores aprovaram a Ordem do Dia, com cinquenta e uma proposituras – catorze projetos de lei, seis projetos de decreto legislativo, trinta requerimentos e uma indicação. Dos catorze projetos de lei votados, cinco já tinham sido aprovados em primeira discussão e seguem agora para sanção do Executivo. Todos eles são de autoria do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB) e se referem a nominação de ruas na Nova Caruaru. Os outros projetos, aprovados em primeira discussão (voltando à pauta na próxima reunião), também dão nome a ruas na Nova Caruaru e no José Carlos de Oliveira. Outro projeto de lei aprovado também em primeira discussão foi o do vereador Nino do Rap (PSDC), para a criação da Semana e do Dia Municipal da Caruaru Hip Hop, a ser comemorado em 5 de novembro.

Aprovados por unanimidade também os seis projetos de decreto legislativo para a concessão do título de cidadania caruaruense ao empresário André Luís Dardenne Tavares (autoria do vereador Gilberto de Dora, do PSDB), ao Pastor Sérgio Bandeira da Cruz (autoria do vereador Edjailson da Caru Forró, do PRTB) e da Medalha de Honra ao Mérito José Carlos Florêncio, patrono da Casa, aos profissionais que atuam na assessoria de imprensa da Câmara, autoria do vereador Gilberto de Dora (PSDB).

Dos trinta requerimentos aprovados, dezoito eram reiterações, como a do vereador Eduardo Cantarelli, que solicitou novamente calçamento de várias localidades do município, enquanto que o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) apelou de novo pela pavimentação e calçamento de ruas nos bairros Universitário, Cidade Jardim, São João da Escócia e Salgado, e o vereador Duda do Vassoural (PSDC) pediu, mais uma vez, que a Secretaria de Saúde do município divulgue se está realizando o Teste do Coraçãozinho dentre os procedimentos neonatais. Entre as demais proposituras, destaque para a do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que defendeu a implantação de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Bairro Petrópolis, e a do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), que quer que o juiz competente reveja a decisão e permita a entrada de menores a partir de 16 anos sem acompanhantes no Pátio de Eventos.

Tribuna – Mais uma vez a tônica dos discursos foram críticas contra a prefeitura. O primeiro a falar foi o vereador Jajá (PSDC), que voltou a abordar o problema da falta de merenda das escolas da zona rural. Na quinta-feira passada (09), ele e o vereador Gilberto de Dora foram checar as denúncias. “Na Escola José Clemente de Souza, no Sítio Cachoeira Seca, as crianças estão passando fome! Na semana passada foram liberadas mais cedo porque não tinha nada para comer, a despensa vazia”, acusou o vereador.

Gilberto de Dora e Louro do Juá (PMDB) endossaram o discurso da oposição. De Dora, que é o líder da bancada, disse que havia sido informado por um funcionário da Secretaria de Educação que o almoxarifado foi limpo às pressas para que os vereadores não vissem os alimentos já vencidos estocados ali. “Isso foi na Secretaria de Educação, mas na escola esconderam a chave, sumiram com ela, disseram que a merendeira havia levado para casa, e só depois a chave apareceu. Abriram a despensa e a quantidade de alimento ali não dava para um expediente”, assegurou o edil. “Tive informação que nenhum vereador ou comissão parlamentar vai poder entrar em escola alguma sem prévia autorização da secretaria. Isso é uma ditadura!”, bradou Louro do Juá.

Depois das críticas à prefeitura, o vereador Duda do Vassoural (PSDC) mudou o foco e falou da falta de segurança na cidade. “Nós sabemos que o efetivo da polícia que tem aqui em Caruaru é pequeno. A cidade é grande, tem muitos bairros e o bandido não é burro, vai assaltar onde não tem polícia”, disse Duda, que sugeriu que a Guarda Municipal fosse armada para poder ajudar no patrulhamento da cidade. “Desarmada, a guarda não vai enfrentar bandido algum, não tem peito de aço”, concluiu o vereador.

Por sua vez, o vereador Zé Ailton (PDT), da bancada da situação, fechou o 1º expediente convidando a todos para a inauguração, na próxima quinta-feira, às 17h, da Estrada do Murici. A solenidade deverá ter a presença do governador Paulo Câmara. “Será um orgulho para nós estar lá, nessa conquista tão importante da Estrada do Desenvolvimento do Murici”, externou o pedetista, que contribuiu para a obra enquanto secretário municipal de Desenvolvimento Rural.

A próxima reunião pública ordinária foi convocada pelo presidente Leonardo Chaves (PDT) para a quinta-feira (16), às 20h.

Foto: Gabriela Kopinits/AscomCâmara