Vereadores acompanham audiência da Secretaria de Saúde

por Victor Vargas — publicado 28/05/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

Os vereadores Carlos Santos (PRB), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Nino do Rap (DEM), Romildo Oscar (PSC), Gilberto de Dora (PSB) e a democrata Rosimery da Apodec (que também faz parte do Conselho Municipal de Saúde) participaram da 6ª Audiência Pública da Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Saúde na Câmara Municipal de Caruaru.

A audiência foi uma prestação de contas realizada quadrimestralmente, em atendimento à Lei Complementar 141/2012, do Ministério da Saúde, que estabelece que “Os Conselhos de Saúde, no âmbito de suas atribuições, avaliarão a cada quadrimestre o relatório consolidado do resultado da execução orçamentária e financeira no âmbito da saúde”.

A secretária em exercício, Wedneide Almeida, falou dos recursos recebidos e aplicados no setor, apresentou o número de atendimentos realizados e respondeu a perguntas da plateia. De acordo com ela, foram investidos R$ 46.554.694,00, realizados 653.958 atendimentos ambulatoriais e feitas 83.020 visitas domiciliares pelos agentes de saúde comunitários, na Estratégia Saúde da Família. A secretaria contabiliza ainda 23.524 acompanhamentos a pacientes hipertensos, 7.850 a pacientes diabéticos, 3.500 a recém-nascidos e 2.771 a gestantes.

A secretária destacou também a ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Família do Bairro Centenário, a construção da unidade de saúde do Demóstenes Veras e Novo Mundo, além do fortalecimento do Movimento Nascer Bem, de humanização no parto.

Estrutura – O município conta com 63 Unidades de Saúde da Família distribuídas na cidade e na na zona rural, 5 centros de saúde, 21 unidades de assistência especializadas (que compreende as policlínicas e centros de saúde especializada), 3 unidades de assistência pré-hospitalar (que são as UPAs) e 6 hospitais ligados à rede municipal: Hospital Regional do Agreste, Hospital Municipal Manoel Afonso, Hospital do Coração, Hospital Jesus Nazareno, Casa de Saúde Bom Jesus e Hospital Mestre Vitalino.

O vereador Gilberto de Dora, que é membro da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social, também focou nos avanços obtidos na saúde municipal. “Se virmos como a Saúde estava há oito anos, veremos a diferença”, disse Gilberto, que parabenizou os servidores pelo trabalho e aproveitou para fazer uma crítica: “O Governo Federal teve o ‘prazer’ de cortar R$ 20 milhões da saúde; ao invés de investir em recursos, estão tirando. A Saúde deve melhorar sim, mas tem que começar da ponta da pirâmide, começar lá de cima, do Governo Federal”. O vereador fez ainda uma sugestão: a que as outras secretarias municipais também façam uma prestação de contas regularmente, como a Secretaria de Saúde.

Gabriela Kopinits – Guanabara Comunicação/AscomCâmara