Vereadoras e vereadores de Caruaru aprovam projetos e destacam demandas comunitárias na 49ª Sessão Ordinária

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 23/09/2025 20h03, última modificação 23/09/2025 20h03
Homenagens, proposições de lei e debates sobre educação, saúde, habitação e segurança marcaram a reunião do Legislativo
Vereadoras e vereadores de Caruaru aprovam projetos e destacam demandas comunitárias na 49ª Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto / CMC

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na tarde desta terça-feira (23), a 49ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, conduzida pelo presidente Bruno Lambreta (PSDB). A reunião foi marcada pela entrega de moções de aplausos, debates sobre temas sociais e comunitários, além da aprovação de projetos de lei e decretos legislativos.

Atendendo à solicitação do vereador Anderson Correia (PP), foram entregues moções de aplausos aos empreendedores André Luiz (“Deco Lanches”), Jhonnatan Matheus Silva de França (“Jhon Jhon da Batatinha”) e João Paulo de Andrade (“Paulinho da Sopa”). Os homenageados usaram a tribuna para agradecer o reconhecimento.

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) destacou os quase dois séculos de história do Legislativo municipal, refletindo sobre a construção da identidade política e social de Caruaru. Ele ressaltou a evolução do papel da Câmara, que hoje pauta debates relevantes da sociedade, como os do bairro Nina Liberato. O presidente Bruno Lambreta (PSDB) reforçou que a Casa é do povo e vive um momento de maturidade institucional.

Na sequência, Anderson Correia (PP) comentou as homenagens concedidas e ressaltou o papel do Legislativo em apoiar histórias de sucesso de empreendedores locais. Ele também registrou a visita de uma comissão de vereadoras e vereadores ao bairro Nina Liberato, ocorrida na segunda-feira (22).

Já o vereador Fagner dos Animais (PDT) iniciou sua fala com a leitura do Salmo 18 e abordou, visivelmente emocionado, questões políticas relacionadas a um processo que enfrentava. Na sequência, o vereador Mano do Som (PDT) também tratou do mesmo tema endossando as palavras do colega.

Em sua fala, o vereador Raminho Xavier (PSD) registrou a conquista da Associação do Sítio Antas, que viabilizou aproximadamente 50 residências na zona rural de Caruaru, representando um investimento de cerca de R$ 4 milhões em habitação.

Thiago Macaco (PODE) repercutiu o falecimento do bombeiro civil Genildo Barros de Lira, de 42 anos, que morreu após ser baleado ao tentar defender a filha em uma discussão com o vizinho.

ORDEM DO DIA

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade:

  • Projeto de Lei n.º 10.118/2025, de autoria do vereador Professor Jorge Quintino (PODE): institui o Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância, no Calendário Oficial de Eventos de Caruaru.

  • Projeto de Lei n.º 10.132/2025, de autoria do vereador Delegado Lessa (Republicanos): cria o Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação de sangue e de conscientização sobre sua importância.

  • Projetos de Decretos Legislativos n.º 2.191, 2.192, 2.197, 2.198, 2.205, 2.206, 2.210 e 2.211/2025, concedendo títulos honoríficos e medalhas de honra ao mérito a personalidades locais, de autoria dos vereadores Professor Jorge Quintino (PODE), Edmilson do Salgado (PSDB), Anderson Correia (PP), Tafarel (PDT), Cabo Cardoso (Avante), Thiago Macaco (PODE) e Hugo Leonardo Chaves (PODE).

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Fagner dos Animais (PDT) apresentou requerimento à Prefeitura de Caruaru para a realização de campanhas educativas na TV sobre adoção responsável, castração e cuidados com animais. Ele também pediu a prorrogação do último concurso público para profissionais da educação.

Mano do Som (PDT) relatou problemas estruturais nos acessos à Maternidade Santa Dulce dos Pobres, como mato alto, insegurança, falta de calçadas e condições precárias para pacientes e servidores que transitam por lá.

Na mesma linha, o vereador Gil Bobinho (PSB) reforçou preocupações com a infraestrutura da maternidade, além de relatar o encontro suprapartidário da Câmara com moradores do bairro Nina Liberato.

O vereador Cabo Cardoso (Avante) registrou a audiência pública realizada pela manhã sobre segurança pública e relatou recentes episódios de violência em Caruaru. Em aparte, o vereador Delegado Lessa (Republicanos) endossou as cobranças. Cardoso ainda destacou ações do Governo do Municipal na área.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira, 25 de setembro de 2025, às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).