Vereadora visita Casa de Apoio à Gestante
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) visitou, na manhã desta sexta-feira (15), a Casa de Apoio à Gestante, que fica na Rua Saldanha Marinho, 325, no Maurício de Nassau. A instituição foi criada há dois anos pela prefeitura para dar “suporte às parturientes da zona rural ou da periferia que estão entrando em trabalho de parto para evitar que elas precisem se deslocar várias vezes de suas casas para a maternidade”.
No local, ainda de acordo com a PMC, as parturientes fazem suas refeições, tomam banho e são “acompanhadas por uma equipe de doulas, que são mulheres treinadas para proporcionar acolhimento, apoio físico e emocional às gestantes” e recebem também orientação sobre os cuidados com o bebê, amamentação e direitos previdenciários. Aos primeiros sinais de trabalho de parto, elas são encaminhadas à maternidade municipal, que fica perto dali.
“O acolhimento da equipe e os cuidados com a mulher são excelentes”, disse a vereadora, que considerou toda a dinâmica da casa muito boa. “Mas na questão da acessibilidade tem que melhorar, para poder receber a mulher com deficiência, a cadeirante”, retorquiu Rosimery, que disse que as visitas feitas a esses logradouros públicos vai servir de base para a sua ação legislativa em prol de mais acessibilidade para as pessoas com deficiências em Caruaru.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara


