Vereadora assume presidência do Legislativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por Comunicação — publicado 08/03/2022 21h50, última modificação 09/03/2022 09h04
Vereadora assume presidência do Legislativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Vladimir Barreto

 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), cedeu a sua cadeira para que a parlamentar, Aline Nascimento (Cidadania), presidisse a Sessão Ordinária da terça-feira (08), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Em nome das mulheres caruaruenses Aline convidou a cientista social e empreendedora, Rosângela Augusta, para receber uma homenagem por esse dia tão significativo. A escolha de Rosa, como é conhecida na cidade, de acordo com Nascimento, veio a partir de sua trajetória e seu comprometimento com as mulheres. Ela lidera 14 mulheres em seu salão de beleza, entre elas, jovens aprendizes, e desenvolve trabalhos em instituições sociais. “Uma mulher empreendedora, corajosa, já revelou tantos talentos, com uma participação comunitária muito importante. Sou fã do seu trabalho”, afirmou a prefeita Raquel Lyra (PSDB), em vídeo apresentado no plenário da Casa.

O presidente Bruno, em seu momento na tribuna, ressaltou a importância de continuar lutando por mais direitos. “Ainda estamos distantes do desejado. As mulheres ainda ocupam poucos cargos efetivos na política e essa baixa representatividade feminina reflete no atraso de políticas públicas que possam reduzir a desigualdade de gênero”. Os demais edis também saudaram as mulheres e reforçaram a necessidade de continuar lutando por mais igualdade, respeito e políticas públicas. “Hoje é um dia de luta, de resistência, de ressignificação, da gente pensar o papel da mulher enquanto sujeito de cidadania em exercício pleno de seus direitos. Em mais de 100 anos, o Poder Legislativo de Caruaru teve apenas 8 representações femininas, ainda somos poucas”, afirmou Perpétua Dantas (PSDB).   

Ainda na ocasião, os parlamentares votaram 52 proposituras da ordem do dia. Fagner Fernandes (PDT) pediu destaque para o seu requerimento nº 679/2022. A matéria, subscrita pela bancada de oposição, solicita, ao Poder Executivo, a retirada do Projeto de Lei nº 9.243/2022 que trata da remuneração do Conselheiro Tutelar do município. De acordo com o vereador,  o texto do PL como está não contempla, nem valoriza o trabalho desses servidores. Na justificativa da propositura estão anexados quatro projetos, elaborados pela categoria, para que a prefeita possa avaliar e reenviar uma nova proposta à Casa Legislativa. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).