Vereador repercute Projeto de Lei sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

por Comunicação — publicado 08/12/2021 08h56, última modificação 08/12/2021 08h56

foto: Vladimir Barreto

O parlamentar Nelson Diniz (CIDADANIA) falou, na tribuna, durante a reunião plenária da terça-feira (07), sobre o Projeto de Lei nº 9.191/2021, de sua autoria, que institui uma campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Diniz comentou sobre essa fase da vida, onde apesar da fragilidade pela idade avançada, testemunha-se muitas agressões e violências sofridas pelos pais e avós. “É de grande importância essa conscientização, para reduzirmos esses casos de agressões. Me entristece a violência sofrida por aqueles que cuidam de nós desde pequenos.”, concluiu. Perpétua Dantas (PSDB) parabenizou a iniciativa e afirmou que a luta pela pessoa idosa é permanente.

Ainda na ocasião, Dantas parabenizou os trabalhadores envolvidos com a Assistência Social e ressaltou a importância desse serviço, lembrando as dificuldades para o exercício da atividade. Em sua fala denunciou que o Centro Educacional Assunção não tem turma para acolher crianças e, em audiência com o MPPE, irá buscar as soluções devidas. Concluiu seu discurso com um comentário sobre uma indicação aos Deputados Estaduais e a Secretaria de Cultura do Estado para que haja revisão da distribuição dos recursos destinados à aquisição de bens e serviços culturais. Segundo Dantas, através de proposição da Rede Interiorana de Produções Técnicas e Artísticas (RIPA), demonstrou-se uma concentração de cerca de 90% dos recursos para a Região Metropolitana do Recife e o restante para todo o interior do estado de Pernambuco.

O vereador Cabo Cardoso (PP) comentou sobre pedido feito em reunião na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) para que haja um aumento da idade limite para ingresso em concursos públicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com mudança de 28 anos para 35 anos, o que permitiria o aumento do corpo funcional. O presidente da casa, Bruno Lambreta (PSDB) repercutiu esse encontro na ALEPE e comentou que fica evidenciado a importância dos legislativos municipais para o bem estar da população, e reforçou o pedido para a realização de novas reuniões com mais espaço para debates entre os poderes representativos.

Leonardo Chaves (PSDB), referendado pelos demais edis presentes, fez alusão à falta de água no município, principalmente na zona rural, que traz sofrimento à população. “Sonho em ver um dia Caruaru sair da mendicância do carro de água e ver a cidade toda abastecida e espero que esse momento chegue logo, para matar a sede do povo.”, falou Chaves. Ranilson Enfermeiro (PSDB) criticou a falta de macas nos hospitais de Caruaru e pede atuação do Governo Estadual, em nome do Secretário de Saúde, para a solução desse problema.

Na conclusão da reunião plenária, os vereadores Fagner Fernandes (PDT) e Cabo Cardoso pediram investigações sobre o caso do falecimento de paciente em uma das UPAs do município. “Não estamos acusando ninguém, o que queremos é que sejam abertas as investigações, para solucionarmos esse caso gravíssimo que ocorreu em nossa cidade.”, fechou Fernandes.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).