Valorização dos médicos veterinários é tema da Audiência Pública de quarta-feira (20)

por Dayane Carvalho — publicado 20/09/2023 12h54, última modificação 20/09/2023 12h54
Colaboradores: Risoni Santos
Valorização dos médicos veterinários é tema da Audiência Pública de quarta-feira (20)

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru promoveu nesta quarta-feira (20) a Audiência Pública sobre o piso salarial dos médicos veterinários do município. Fizeram parte da mesa a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Elisa Araújo; o Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários de Pernambuco (Simevepe), Jonathan Alisson; a gerente geral da Vigilância Sanitária, representando a Secretaria da Saúde de Caruaru, Letícia de Oliveira; e o propositor da audiência, vereador Anderson Correia (PP). 

Em sua fala, o Presidente do Simevepe mencionou a baixa remuneração dos profissionais. Segundo Jonathan, os veterinários do município têm um salário base de apenas 1.400 reais, valor abaixo do piso proposto. “Em alguns concursos promovidos pela Prefeitura, o valor chega a ser de apenas 1.300 reais”, comenta. A vereadora Perpétua Dantas acrescentou a discussão ao apontar que em comparação a outras cinco cidades de Pernambuco, Caruaru é a que pior paga aos profissionais. 

“O médico veterinário precisa ser valorizado para atender com dignidade todos os animais não-humanos”, comentou Anderson. O edil informou que um Hospital Público para os animais já está disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), mas que antes disso, é necessário garantir remuneração adequada aos profissionais da área. 

A importância da classe para a saúde dos animais e de todos os munícipes foi alertada pela Presidente do CRMV-PE, Elisa Araújo. A representante da Secretaria de Saúde também afirmou que o apoio aos profissionais é necessário para o combate das zoonoses. A esporotricose foi uma das doenças mencionadas, devido ao aumento de casos na população. “Os veterinários não são fundamentais apenas para a saúde animal, como também para a saúde humana e para o meio ambiente”, disse Jonathan Alisson.  

No momento das perguntas, a mesa foi questionada por um participante sobre o controle de zoonoses nos animais de grande porte. Correia comentou que está trabalhando para que sejam instalados microchips nessas espécies – como já utilizado em cachorros e gatos do município – para o controle e responsabilização dos tutores. 

O vereador Anderson informou que será enviado um ofício ao Poder Executivo municipal com as demandas e propostas debatidas na Audiência Pública. 

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.