Vacinação contra Covid-19 por Drive-Thru no Pátio do Forró e Disk-Vacina são temas abordados por Secretário de Saúde, durante sessão desta terça-feira (02)

por hebertoncesar — publicado 03/02/2021 09h00, última modificação 03/02/2021 11h40
Breno Feitoza apresenta plano de operacionalização da vacinação contra Covid-19 em Caruaru

Foto: Arquivo Pessoal Breno Feitoza

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu nesta terça-feira (02), o Secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza. Durante a sessão, detalhou e respondeu aos edis como está a vacinação contra a Covid-19 no município, atendendo pedido de requerimento do vereador Lula Torres (PSDB).

Entre os pontos abordados na apresentação do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, destacam-se a implantação do Disk Vacina para informações e agendamento de pacientes, centralização da imunização no Espaço Cultural Tancredo Neves e implantação de um Drive-Thru no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, ações que já estão sendo realizadas desde o final de janeiro.

Também foi destacado que equipes volantes visitarão em domicílios pacientes que moram em área descoberta e acamados. Além disso, afirmou que pretende-se ampliar o horário e locais de vacinação nos finais de semana e instalar centros de imunização de forma descentralizada em locais estratégicos. "Temos uma parceria com shoppings comerciais e os seus centros de compra, caso mais vacinas sejam disponibilizadas", pontuou Breno Feitoza.

Na primeira etapa, foram recebidas 2.964 doses da Coronavac. Na segunda, a estimativa será o recebimento de 2.560 doses da AstraZeneca e 566 doses da Coronavac. Ao todo, foram 9.620 doses recebidas e 3.490 doses aplicadas. “Existe uma previsão de receber nos próximos 15 dias mais doses a serem distribuídas aos municípios. Não há ainda um quantitativo, mas a prioridade serão os idosos que não foram na primeira fase de vacinação”, explanou.

Os vereadores Cabo Cardoso (PP), Lula Tôrres (PSDB) e Leonardo Chaves (PSDB) questionaram o Secretário sobre como será a operacionalização na zona rural da cidade. “O Disk Vacina foi distribuído para todo o município, mas os moradores da zona rural serão acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família. Os idosos dessa região serão imunizados nos seus domicílios. Cada unidade vai dizer, detalhar, qual será a estratégia de vacinação. Se for necessário, realizaremos a imunização individual em cada região”, ressaltou o Secretário de saúde.

Ao ser questionado sobre os números da pandemia em Caruaru pelo parlamentar Fagner Fernandes (PDT), Breno Feitoza destacou que, a partir da próxima semana, irá enviar um banco de dados trazendo, por exemplo, números referentes a testes realizados e taxa de ocupação de leitos. “Realizamos até o dia 1 de fevereiro, 48.164 testes. Destes, 15.130 testes foram positivos e 704 testes estão em investigação. 447 pessoas foram a óbito, no qual 58% são do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A faixa etária mais atingida são os idosos de 70 a 88 anos”, detalhou.

Os vereadores Ricardo Liberato (PSDB) e Perpétua Dantas (PSDB) perguntaram como será a volta das cirurgias eletivas. De acordo com o titular da pasta, foi montado um plano de operacionalização em unidades de saúde como a Casa de Saúde do Bom Jesus para se adequarem às normas sanitárias, mas que, gradativamente, os números de procedimentos cirúrgicos estão aumentando.

Siga acompanhando as sessões da Câmara, que são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão. Para mais informações sobre o Poder Legislativo de Caruaru, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

registrado em: ,