Última sessão ordinária de 2023 contemplou discussões sobre saúde e políticas públicas

por Fernanda Lira — publicado 19/12/2023 23h40, última modificação 19/12/2023 23h46
Colaboradores: Risoni Santos
Última sessão ordinária de 2023 contemplou discussões sobre saúde e políticas públicas

Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (19), os parlamentares se reuniram para a última sessão ordinária de 2023, na Câmara Municipal de Caruaru. Saúde, infraestrutura, políticas públicas e outros temas foram destacados na tribuna. 

A Casa recebeu a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru, Raiana Rodrigues, que leu uma carta em nome da diretoria estadual da entidade, a fim de fazer reivindicações sobre o passe livre estudantil, direito que amplia a educação pública por meio da gratuidade no transporte. Bruno Lambreta (PSDB) afirmou que a Câmara está aberta para os estudantes e as discussões sobre seus direitos. 

O presidente da Casa, assim como outros vereadores, ressaltou o papel que o Poder Legislativo desempenhou durante o ano em prol de Caruaru, por meio de projetos de lei, requerimentos e indicações, com sensibilidade e atenção às demandas da população. 

Saúde

Ranilson Enfermeiro (PSDB) criticou a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco por não atender as necessidades dos pacientes que precisam de mais ambulâncias e macas para serem transferidos para o Hospital Regional. “Eu trabalho há 36 anos na saúde e nunca vi uma situação dessa”, denunciou o vereador, que reconhece o trabalho feito pelo governo estadual, mas disse estar indignado com a  falta de sensibilidade na demanda, pois poucos veículos e equipamentos resolveriam o problema. 

Políticas públicas

Anderson Correia (PP) apresentou seu requerimento que visa, a partir de um convênio do município com o governo federal, disponibilizar casas populares para os moradores caruaruenses de baixa renda. O parlamentar comentou a aprovação do projeto de lei nº 9.818/2023, de autoria do Poder Executivo, que isenta esses moradores de impostos e taxas em unidades residenciais, e destacou o papel importante do legislativo em políticas públicas como esta. 

Obras

O vereador Irmão Ronaldo (PROS) usou a tribuna para agradecer ao prefeito Rodrigo Pinheiro e ao secretário de Infraestrutura Urbana e de Obras, Andrews de Melo, por atenderem seu requerimento que solicitava uma rotatória na entrada do bairro Jardim panorama, onde circulam muitos veículos. Outras realizações foram comentadas pelo edil, que demonstrou satisfação com os trabalhos desenvolvidos durante o ano.

Nelson Diniz (CIDA) falou sobre sua indicação para a construção de uma escola no bairro Xique-xique, a fim de melhorar o acesso à educação no local que conta hoje com mais de 20 mil habitantes. Além disso, o parlamentar comentou ações estaduais pelo município , como o programa Morar Bem, em que a governadora Raquel Lyra entregou pessoalmente a chave de residências e títulos de propriedade, no sábado (16), à famílias caruaruenses. 

Encerramento 2023 e agradecimentos

O vereador Fagner Fernandes (PDT) destacou algumas ações parlamentares realizadas no decorrer do ano, como questões ligadas a saneamento e assistência de necessidades básicas dos moradores de Caruaru, além da pauta animal.

Mary da Saúde (PSD) agradeceu a equipe de comunicação da Casa, comandada pela jornalista Risoni Santos, pelo trabalho desempenhado. Aline Nascimento (CIDA) também fez agradecimentos, em particular a população que confia no trabalho desempenhado pelo Poder Legislativo. 

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), usou a tribuna, após alguns dias afastado por questões de saúde, para dizer que tem trabalhado por Caruaru com honestidade e força. Mano do Som (União Brasil) também afirmou seu compromisso com o povo, agradeceu a imprensa que transmite as sessões para a população e relembrou algumas de suas ações parlamentares. 

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.