Tribuna: Presença dos membros da UVB-PE e projetos como a regulamentação de cursos preparatórios na área da educação tomam centro de discussão na CMC

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 09/04/2019 21h56, última modificação 09/04/2019 21h56

Sessão ordinária desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Caruaru (CMC), foi brindada com discussão de relevantes projetos para a sustentabilidade do município, participação de vereadores de cidades vizinhas e membros da União dos Vereadores do Brasil; bem como apresentação de propositura que busca regulamentar cursos pré-vestibular e preparatórios para concursos públicos no município. E ainda teve um breve resumo do que se pode esperar na audiência pública que deve ocorrer amanhã (10), no plenário.

 

Vereadores recebem membros da UVB Pernambuco durante sessão ordinária

O Poder Legislativo de Caruaru, durante 18ª reunião ordinária do ano, acolheu o presidente da União de Vereadores do Brasil - seccional Pernambuco, o parlamentar da Câmara de Bonito Edmilson Renauth e demais membros da entidade, os vereador e presidente da Câmara de Riacho das Almas, Getúlio Cardoso para discutirem a possibilidade de a capital do agreste sediar o próximo congresso Nacional dos vereadores.

O presidente da UVB Pernambuco utilizou a tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, por intermédio de tempo concedido pelos vereadores anfitriões Sérgio Siqueira e Allyson da Farmácia, para explicar sobre a finalidade da criação da seccional estadual dessa organização nacional e a importância dos intercâmbios de experiências dos parlamentares dos mais diferentes municípios do país e do fortalecimento da classe dos vereadores, que segundo seu discurso, são os políticos mais próximos da população e devem estar preparados para atenderem diversas demandas e reclamações das comunidades onde atuam.

O convidado agradeceu o apoio e engajamento dos parlamentares de Caruaru, em especial o Sérgio Siqueira e Daniel Finizola e elogiou o presidente desta casa, o edil Lula Tôrres, pela presteza em atender a UVB com o intuito de viabilizar para que o próximo encontro nacional dos vereadores aconteça nessa cidade. Durante esses congressos, os vereadores se debruçam sobre temas delicados e polêmicos, como o da reforma da previdência, a exemplo do que foi discutido no último seminário, ocorrido em Maceió - AL, e tema bem atual como a fusão de diversos partidos e a atenção a pluralidade partidária defendida pela nossa carta magna – a Constituição Federal do Brasil que deve entrar na pauta do próximo evento.

Estudantes de Caruaru poderão ganhar reforço em suas preparações para ingresso na carreira pública e universitária

Em defesa da sua propositura que apresentará a essa casa, o vereador Ricardo Liberato usou o espaço da tribuna para explicar a necessidade de um projeto que oferte oficialmente aulas de revisão de disciplinas como português, Matemática, redação, língua estrangeira, conhecimentos gerais, física, química, entre outros, e estipule a carga horária para esse reforço na preparação dos alunos da rede municipal para concursos públicos e vestibulares para ingresso nas universidades.

Para o parlamentar, o sucesso do programa Cursinho Popular instituído pelo Executivo de Caruaru, que em apenas dois dias de inscrição alcançou a marca de cerca de 1.330 inscritos, justifica a preocupação do poder público em ofertar melhores oportunidades para que esses estudantes possam turbinar seus estudos.

Audiência pública com moto taxistas discute regulamentação de aplicativo para maior segurança dos usuários do serviço

Reunião proposta pelo vereador Edjailson da Caru Forró deve reunir profissionais moto taxistas regulamentados, sociedade civil e representantes do Ministério Público de Pernambuco para discutir ferramentas, que não só devem trazer mais comodidade quem utiliza o transporte em Caruaru, mas também deve conferir mais segurança para esses profissionais e seus passageiros, por meio de aplicativo que estará ao alcance de uma busca simplificada no celular e deverá conter todas as informações e dados cadastrais disponíveis para seus usuários.

A audiência está prevista para acontecer às 9h da manhã, desta quarta-feira, no plenário do Poder Legislativo de Caruaru. O evento é aberto para participação da população e conta com a presença dos veículos de comunicação do município e de quem mais tiver interesse de assistir e debater o tema proposto. Vale ressaltar, que como toda reunião do pleno da casa, essa audiência será transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook.