Tribuna debate ensino municipal e retrata empenho dos legisladores de Caruaru para tornar a cidade mais sustentável

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 04/04/2019 23h05, última modificação 05/04/2019 11h29
Sistema educacional do município e projetos de lei que buscam sustentabilidade e transparência dos serviços públicos são focos de atenção dos vereadores da Câmara

Os discursos defendidos na reunião ordinária desta quinta (4), demonstraram a preocupação e avaliação dos parlamentares sobre o sistema educacional do município, insegurança e transtornos devido à dificuldade de trânsito por algumas vias do município, bem como de volta a questão, planejam criar instrumento para coibir omissão da Compesa perante os problemas de infraestrutura ocasionados no município por suas obras inacabadas.

Mas a tribuna, hoje, também foi palco de agradecimento coletivo em reposta a requerimentos atendidos em prol do desporto amador de Caruaru, que segundo vereador Tafarel foi fruto de empenho de muitos dos seus colegas. Comemoração pelas novas ambulâncias que passarão a atender o município e pelo importante papel que o Poder Legislativo de Caruaru tem exercido no âmbito da construção de políticas e leis para conscientização ambiental, bem como elaboração de textos que ajudam a aumentar a transparência com os gastos públicos.

Parlamentar pede audiência com secretária da pasta de educação na Casa
Retomando suas críticas sobre as obras de requalificação das escolas municipais e o projeto escola em tempo integral de Caruaru, o parlamentar Daniel Finizola (PT), solicita que a secretária Municipal de Educação do município possa ir até a Casa Jornalista José Carlos Florêncio discutir os critérios considerados pela gestão para execução dos referidos projetos.

Os vereadores Galego de Lajes (PSD) e Duda do Vassoural (PRTB) elogiam a dedicação da prefeita Raquel Lyra para com o ensino no município, mas pedem que o trabalho da equipe que atua na pasta seja avaliado com mais vigor. Pois acreditam que as falhas criticadas pela oposição, estejam relacionadas a inabilidade de alguns integrantes do grupo em concretizar os projetos idealizados pelo Executivo.

Galego e Duda ainda ressaltam os diversos avanços alcançados pela gestão e o parlamentar Bruno Lambreta também comemora a entrega de quase 500 óculos de graus aos alunos da rede pública municipal, com escolas contempladas tanto na cidade, quanto na área rural.

Mídias e propagandas do município deverão mencionar valor de investimento
O vereador galego de Lajes deve apresentar na casa um projeto que obrigue o poder público municipal a indicar o valor gasto com a produção das peças publicitárias, dentro da própria propaganda e pede apoio dos seus pares para aprovação do mesmo. “Vai funcionar como as informações dos letreiros ao final da propaganda eleitoral gratuita, por exemplo. Se for banner, vai ter que ter escrito no rodapé o valor que foi gasto com ele e a mesma coisa com a publicidade em rádio e TV”, descreve Galego.

A iniciativa que visa oportunizar ainda mais transparência com gasto público foi bem recebida pelo plenário e elogiada por parlamentares que já se manifestaram a favor do projeto. Marcelo Gomes (PSB), disse que a ideia do documento a ser apresentado pelo colega poderá alcançar escala nacional e ser copiada também por outros municípios.

Falta de iluminação e acesso aos bairros mais remotos preocupa parlamentar
O vereador Sérgio Siqueira fala sobre sua visita ao 4º distrito e relata que as chuvas enfrentadas nos últimos dias pioraram o acesso das comunidades do Nina Liberato, Lagoa de Pedra e João Barreto. A população se queixa dos constantes assaltos na localidade, já que os carros precisam praticamente parar para conseguir trafegar pelas vias esburacada, o que aliado a falta de iluminação, piora a situação de insegurança.

O vereador Bruno Lambreta (PDT) também reforça que a gestão municipal vai cobrar atitude da Celpe, que hoje é uma organização privada, mas vem se omitindo em dar resposta a população perante o que deveria ser de sua responsabilidade. A manifestação do parlamentar foi apoiada por outros vereadores que se queixaram da postura da companhia