Tribuna: 48 proposições foram votadas pelos parlamentares nesta quinta-feira (12)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 12/09/2019 19h50, última modificação 01/11/2019 12h28
Na oportunidade, mais 32 pautas foram apresentadas e seguem para apreciação e posterior votação em plenário.
Tribuna: 48 proposições foram votadas pelos parlamentares nesta quinta-feira (12)

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio promoveu, na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, reunião ordinária com  apresentação de 32 proposições durante o expediente e votação de 48 pautas na ordem do dia - entre projetos de lei, projetos de decretos, requerimentos e indicações. 

Durante a sessão, a Câmara recebeu o senhor Manoel Santos, Presidente do Sindloja, que gentilmente convidou os parlamentares para um congresso que acontecerá entre os dias 18 e 20 de setembro. O evento abordará o uso de novas tecnologias no âmbito educacional e está sendo promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Confira agora as principais pautas abordadas na tribuna:

Perda na Educação

O vereador e segundo secretário Ricardo Liberato (PDT) foi à tribuna lamentar o falecimento da professora Natércia Melo de Oliveira, que lecionou no Colégio Estadual de Caruaru, além do Sagrado Coração, Santa Inês, 7 de Setembro e da faculdade de filosofia. "O setor educacional de Caruaru deve muito a professora Natércia. Ela não foi uma simples educadora, foi protagonista numa época em que educação não era de fácil acesso, mas ela com abnegação e amor à profissão se empenhou com altivez", reconheceu o parlamentar.  

Leonardo Chaves (PDT) também usou seu tempo de fala para rememorar a brilhante carreira da professora e lamentar a enorme perda para a cidade. 

Multas e carros apreendidos

Sérgio Siqueira (AVANTE) criticou a política utilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Destra) em relação ao excesso de aplicações de multas. Segundo o parlamentar, vem recebendo diversas reclamações sobre a prática e entrou com pedido de informação para apurar o suposto abuso por parte dos agentes de trânsito de Caruaru. 

Na oportunidade, o vereador mostrou a situação em que os carros apreendidos se encontram no pátio da Destra, pontuando o valor cobrado pela autarquia para manter os automóveis lá e o descaso a que são submetidos. 

Nova Unidade de Saúde

O decano da Casa, o vereador Leonardo Chaves (PDT), comemorou o empenho do Secretário de Saúde, Francisco Santos, para a construção da nova unidade de saúde em Cachoeira Seca - que foi inaugurada esta semana - mencionando a importância deste ganho para toda a população da localidade.  

Ainda mencionou o compromisso da prefeitura com a melhoria da vida da população não só com a saúde, mas também na área educacional. "Há um comprometimento da prefeita para a construção de uma escola de referência para atender toda a comunidade. Agradeço muito pelo trabalho e compromisso", finalizou o parlamentar. 

Projeto do Executivo

A prefeitura de Caruaru enviou no dia 3 de setembro, em regime de urgência, o projeto de lei 8.347, que modifica a estrutura organizacional administrativa para alguns cargos do executivo. Após passar pelas comissões competentes, o projeto seguiu para a aprovação em plenário.

As duas votações aconteceram nesta quinta - vez que uma sessão extraordinária também foi convocada - e o PL foi aprovado por maioria, tendo a negativa de apenas dois parlamentares.