Três Projetos de Lei do Poder Executivo foram aprovados em sessões Ordinária e Extraordinária

por Fernanda Lira — publicado 26/03/2024 21h10, última modificação 26/03/2024 21h10
Colaboradores: Risoni Santos
Três Projetos de Lei do Poder Executivo foram aprovados em sessões Ordinária e Extraordinária

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (26), o Poder Legislativo de Caruaru aprovou três PLs do Executivo, na Câmara Municipal. As matérias, que passaram por duas discussões a partir da convocação de uma Sessão Extraordinária, são as seguintes: PL nº 9.852/2024, que altera o vencimento dos servidores públicos que ocupam o cargo de médico em Caruaru; PL nº 9854/2024, que visa reajustar os vencimentos dos auxiliares administrativos que são inativos no município e, também, o PL nº 9.853, que autoriza o uso do espaço Praça Fogueteiro Maurílio Mamoca - estacionamento do Machadinho, para realização de determinados eventos.

Outras matérias, do Legislativo, foram aprovadas pelos parlamentares na ocasião. Cabe destacar que a urgência na aprovação dos projetos, fazendo necessária a convocação de uma reunião Extraordinária, é decorrente do ponto facultativo na próxima quinta-feira (28), devido a Semana Santa. A próxima sessão ordinária, portanto, acontecerá na terça-feira (02).

Diversidade Cultural

No encontro, o representante da associação dos povos de terreiro de Caruaru, David Sebastian, esteve presente e usou a tribuna. A importância do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado anualmente em 21 de março, foi o principal tema explorado por David. 

Ao instituir a data por meio da Lei Federal nº 14.519/2023, “o governo reconhece a necessidade de preservar e promover a rica diversidade cultural que compõe a tapeçaria da nação brasileira”, expressou. Além disso, Sebastian fez um agradecimento especial ao Professor Jorge Quintino (PODE), ao dizer que enxerga o vereador como grande atuante na diversidade cultural de Caruaru, como também destacou o nome do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), para agradecer a todos que tornam a Casa Legislativa um espaço de diálogo. 

Mães pernambucanas 

A vereadora Aline Nascimento (CIDA) comemorou o Programa Mães de Pernambuco, anunciado nesta segunda-feira (25), pelo governo estadual. Aline destacou sua alegria em saber que cerca de 100 mil mulheres serão contempladas com a iniciativa estadual que visa combater a fome, por meio de um auxílio no valor de R$300,00. 

Acompanhe as atividades da casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (2). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.