Trabalhador autônomo recebe Título de Cidadania Caruaruense

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 02/04/2019 12h00, última modificação 05/04/2019 10h54
Vaqueiro, como é conhecido nas ruas de Caruaru, ganhou espaço no mercado informal da cidade e teve seu reconhecimento por meio de propositura do Vereador Daniel Lula Finizola

A força de um homem e sua determinação para encarar os desafios. Estas foram as lições que os presentes no plenário da Câmara de Caruaru receberam na noite desta segunda-feira (01) durante a entrega do Título de Cidadania de Caruaru ao senhor Wagner Chaves, que é natural da cidade de São Paulo e residente de Caruaru há 10 anos. 

Com propositura do Vereador Daniel Lula Finizola (PT), a solenidade foi prestigiada pela Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, pelo Padre Silvânio, reitor do Santuário Mãe Rainha de Gravatá, e pelo presidente da Associação Caruaruense de Trabalhadores Autônomos, o senhor Eduardo Dantas. Além disso, foi presidida por Lula Tôrres (PSDB), vereador e presidente da Casa. 

O propositor da homenagem detalhou aos presentes todo apreço e consideração ao Vaqueiro, como é conhecido nas ruas de Caruaru, reconhecendo a batalha do vendedor e sua luta junto aos movimentos sociais na cidade. "Hoje homenageamos Wagner Vaqueiro por sua inteligência, capacidade de empreendedorismo, por sua liderança. Quando olhamos para você vemos uma pessoa criativa, um empreendedor. Parabéns por colaborar diariamente com a cidade de uma forma tão significativa. Com sua atividade você contribui para o desenvolvimento dela", declarou Daniel. 

A secretária Karla Vieira também foi à tribuna homenagear o novo cidadão da cidade. Na ocasião, aproveitou para externar a admiração que sente pelo ambulante e do orgulho que ele demonstra ter pelo trabalho que realiza. "Queria registrar que na primeira vez que encontrei Vaqueiro observei que ele era diferenciado, pois falava com muito entusiasmo e alegria sobre a atividade que desenvolve", lembrou. Ainda durante a fala, Karla, que também não é natural de Caruaru, pontuou sobre os laços criados com a cidade e a satisfação por poder se sentir parte do local que se escolhe para viver. "Você criou sua identidade nessa cidade. Eu não tenho dúvidas que essa cidade é grata a você e da sua gratidão a essa cidade", disse a secretária.   

Ao final da solenidade, o homenageado direcionou suas palavras aos presentes. Dedicou o título a todos os trabalhadores ambulantes da cidade, explicando que a luta solitária não faz sentido. "Mesmo sabendo que essa honraria é individual, o mérito é coletivo. Se eu tivesse que dividir essa honraria com as mãos que a construiu, sobraria um pedaço bem pequeno para mim", confirmou. Na oportunidade, Wagner Chaves ainda traçou um panorama sobre sua história, da gratidão ao seu primeiro patrão, dos desafios encarados nas ruas e da felicidade que sente ao oferecer um produto de qualidade e saudável aos seus clientes: "eu entendia que tinha que ganhar meu dinheiro, mas que precisava cuidar da saúde das pessoas", finalizou. 

O homenageado 

Wagner Chaves, conhecido como Vaqueiro, nasceu em São Paulo, 1981. Filho de metalúrgico Manoel e da professora Leidejane, com quem aprendeu a cozinhar aos 15 anos, ofício que tornaria sua profissão. Participou de Seminário, influenciado pelo seu tio, que é padre. Em 2000, começou a trabalhar em restaurantes, entre eles, restaurante chinês, italiano, churrascarias, hamburguerias, totalizando mais de 18 estabelecimentos. Em 2009, chegou em Caruaru, onde trabalhou no Tempero Baiano e se tornou proprietário do mesmo. Seu Jesus e sua esposa dona Rosa, seus patrões, custearam o curso de chefe de cozinha para ele, onde surgiu a oportunidade de trazer o restaurante para as ruas de Caruaru. Vaqueiro tornou-se uma referência, não só na gastronomia caruaruense, mas também entre os ambulantes, quando passou a vender, nas ruas caruaruenses, comidas populares com forma de preparo diferenciada e saudável.